Carros com câmbio automático sempre tem aquele fantasma de problema rondando os pesadelos de seus donos. Muitos modelos mais antigos, se tiverem que ter o câmbio automático trocado, isso pode custar quase o valor do carro inteiro.

Como saber então se o meu carro com câmbio automático está com problemas ou não? Na verdade, esse componente mostra sinais de ter problemas antes de eles ficarem muito grandes. Nesse momento, consertar a peça fica bem mais barato do que esperar pra ela ficar ainda pior.

Preste atenção aos sinais que seu carro dá a você. O carro funciona assim como nosso corpo. Quando temos dor de cabeça, espirramos ou coisa parecida, é sinal de que algo errado está acontecendo. Olhando por baixo do carro, verifique se a caixa está suja de óleo por fora. Com isso, detectamos um vazamento.

Verifique também o chão de sua garagem. Óleo no chão nem sempre é óleo do motor. Pode ser óleo do câmbio. Se o pingo for meio avermelhado, pode ter certeza que é óleo do câmbio, pois ele não é negro e sim meio vermelho, meio marrom claro.

Se quando o carro faz as trocas de marcha, você percebe que ele treme ou dá pequenos engasgos, aí pode estar o sinal de outros problemas. O câmbio automático sempre tem que funcionar de maneira suave e sem trancos, sem barulhos diferentes.