
Ainda este mês, alguns modelos da família Palio ganharão o câmbio automatizado Dualogic. O Palio ELX, o Siena HLX e a Weekend Adventure Locker terão o item como opcional. O motor é sempre o 1.8.
Logo depois, a Idea também passará a ter o Dualogic como opcional. A Fiat entrará com uma nova opção de cor para os modelos inéditos, uma chamada vermelho magna. A informação é dos blogs Autos Segredos e Motor Gerais.
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui

naskah
9/07/2009 as 14:05
Finalmente algo bom para os modelos mais simples!
espero que o valor nao seja mais do que 2mil a mais
falando no dualogic… podia vir para o punto! junto com o ar digital, que se nao me engano só tem como opção no t-jet!
quero ver a concorrencia…
FM
9/07/2009 as 16:36
Não. O punto tem como opcinal o ar digital em todas as versões, menos na 1.4 “pelada”. Pra ele so falta mesmo esse cambio robotizado e motores melhores.
Leo.
9/07/2009 as 14:10
Legal, mas no mínimo, os carros com o dual vai ficar uns 5 mil mais caro.
Gustavo C
9/07/2009 as 17:00
Não, 5 mil é preço de automático convencional… O automatizado custa na faixa dos 2 mil.
wellison
9/07/2009 as 20:13
Finalmente,demorou, até foi discutido semana passada na materia do Polo IMotion sobre carros mais baratos com cambio automatizado.
O preço concerteza ficará entre R$ 2.000 e R$ 2.500.
LkS
10/07/2009 as 12:02
por esse preço fica interessante!
rafael.pereira
9/07/2009 as 14:37
Câmbio automatizado, cor nova…
Não gosto muito dos carros da Fiat, mas bem ou mal é ela que joga as tecnologias nos segmentos mais populares, coisa boa!
Dodge
9/07/2009 as 19:00
Pois é, concordo totalmente. Se for ver a lista de cores que a FIAT oferece em seus carros é imensa, enquanto as outras se retringem ao monocromático!
Agora, colocar o dualogic nos populares é realmente um grande passo, e até a VW (que só dorme), tb vai adotar essa tecnologia e usar um cambio automatizado produzido pela italiana Magneti Marelli (Dualogic) no Polo.
Gustavo C
10/07/2009 as 08:11
Magneti Marelli = Fiat.
cxgalera
10/07/2009 as 06:28
Pra mim… É a montadora q melhor “engana” o povão…
Uno é um Fiat 147 (Basta olhar os 2 por baixo)…
Palio e Siena é Uno (Com suspensão traseira diferente)
E até Idea, Punto e Linea… São baseados no Palio !!!!
Cambio legal mesmo… Realmente mais interessante q um automático de verdade… É o CVT !
Gustavo C
10/07/2009 as 08:12
Então Linea = 147? Bela teoria… Mas passa longe da realidade :)
RViana
9/07/2009 as 14:47
Tanto o Rafael como o Naskah foram muito felizes nos seus comentários, já não era sem tempo essa tecnologia chegar aos outros carros da Fiat, pena q o Punto ainda não recebeu pois na minha visão um compacto premium deveria ter recebido o dualogic a bastante tempo.
Ainda bem q aos poucos as montadoras estão percebendo q os brasileiros estão adeptos a essas teconologias e o mercado irá provar isso, afinal de contas chega de ficar mudando de primeira para segunda marcha em congestionamento…rsrsrsrsrsrs
Rodrigo_BSB
9/07/2009 as 14:48
À medida que as grandes marcas vão oferecendo novidades para o nosso mercado, vão caindo alguns mitos, como dizer que brasileiro não gosta de câmbio automático/automatizado, como aconteceu com o carro quatro portas, que em duas décadas atrás quase nenhum carro oferecia, por conta de um episódio com um modelo.
Espero que a iniciativa de incluir esse cambio em carros menores se estenda à todas as marcas. Se fizer sucesso, certamente as outras vão correr atrás. Está nas mão da FIAT, só depende do valor a ser cobrado.
Rodrigo_BSB
9/07/2009 as 14:49
À medida que as grandes marcas vão oferecendo novidades para o nosso mercado, vão caindo alguns mitos, como dizer que brasileiro não gosta de câmbio automático/automatizado, como aconteceu com o carro quatro portas, que em duas décadas atrás quase nenhum carro oferecia, por conta de um episódio com um modelo.
Espero que a iniciativa de incluir esse cambio em carros menores se estenda à todas as marcas. Se fizer sucesso, certamente as outras vão correr atrás. Está nas mãos da FIAT, só depende do valor a ser cobrado.
rafael.pereira
9/07/2009 as 14:53
Só espero que no futuro nosso mercado não fique que nem o americano na questão de câmbio. Carro manual lá é coisa rara! E pra quem gosta de dirigir com mais controle é mais divertido o manual.
fl4v10r04l
9/07/2009 as 15:14
para quem gosta de dirigir manual (nos EUA) existem os esportivos, que é a lógica certa!
Como no Brasil um esportivo de sangue custa mais que uma cobertura, a saída é disponibilizar versões esportivas e com cambio manual dos carros comuns (como Civic Si, Punto Tjet)
Porque ninguem merece mais passar 1 e 2 em engarrafamento nas grandes cidades!
cxgalera
10/07/2009 as 06:08
Concordo plenamente…
No Japão… É a mesma coisa… 95% dos carros… São automáticos ! Quem tem carro manual por lá… É mal visto… Coisa de “boysinho” q pode é causar acidentes por aí !
E desculpem a sinceridade…
É coisa de idiota dizer q um câmbio automático é ruim !!!
Mais uma das idiotices brasileiras… Como desprezar motores 16V… Como desprezavam (No passado) carro 4 portas…
Felizmente está mudando !
Pena q nesses “modernos” automatizados de VW e Fiat (O da GM tbém)… Os horríveis trancos nas trocas de marchas tbém são item de série !!
Fora q são muiiiiiiiiito menos confiáveis (Durabilidade) q um automático de verdade !
Ainda mais esse da Fiat… Q funciona com motorzinhos elétricos !
E nossa… Gol e Palio com câmbio manual… Realmente q “tesão” danado dirigir uma coisinha antiquada dessas !!! kakaka !
Gente… Q nível !!
Só brasileiro mesmo pra botar um rodão num Golzinho… E ainda achar q tá abafando !!!
Paulo Costa
10/07/2009 as 06:46
Como assim Cristiano?
O Câmbio Easytronic é usa puramente atuadores elétricos….
e o Dualogic atuadores eletro-hidráulico para as trocas de marcha….
cxgalera
10/07/2009 as 06:12
Ainda mais com carro 1.0 !!! Ou da VW !
De uma esquina a outra…
É 1a. 2a. 3a. !!! 1a. 2a. 3a. !!!
MM
9/07/2009 as 15:25
É coisa rara pq ninguém quer.
Em 2006 estive numa concessionária VW pra comprar um Passat e eles tinham um manual com bonus de quase US$ 4.000, o que se você considerar que o preço médio desse carro é de US$ 25.000, dá um desconto de mais de 15%.
Além do que a maioria dos cambios modernos oferece a opção de trocas manuais, para quem quer “dirigir com mais controle”.
leobozo
9/07/2009 as 15:15
câmbio automático é um caminho sem volta, até hoje é raro no Brasil por causa do preço e só…
cmoret
9/07/2009 as 15:36
Cambio automarizado é outra gambiarra da indústria nacional para enganar consumidores inexperientes que acham que estão comprando um carro automátivo.
Cambio automático de verdade, não tem embreagem como o automatizado. Onde já se viu trocar “embreagem” de carro automático?? No automatizado, com 70 mil KM no máximo você vai ter que trocar a embreagem.
Sem falar que no automatizado não tem freio-motor, nem rapidez e maciêz de trocas como num automático de verdade.
dallebu
9/07/2009 as 16:38
Sinto muito mas voçe esta errado. O cambio automatico convencional esta cada vez menos usado pela industria automotiva. E mais um cambio para carros como BMW Serie 7, Mercedes Classe S, Audi A8 etc. Na Europa o cambio automatizado (que la e chamado de robotizado) esta virando moda, e nao è uma gambiarra brasileira. A Fiat la tambem tem o Dualogic disponivel na maioria dos carros, a Citroen tambem, a Toyota tambem, a BMW tambem (SMG) entre outros… Agora a evoluçao desse cambio e o de dupla embreagem, o mesmo tipo de cambio so que com duas embreagens e tem trocas de marcha rapidissima (olhe o video do nissan gtr aqui no NA) e é usado em carros mais esportivos. A lista fica maior. Tem Audi (S-tronic), BMW (DKG), Porsche (PDK), Volkswagen (DSG), Nissan (?), Ferrari (?) usa na California, Ford e Volvo (Powershift) e a Fiat vai lançar DDC no Alfa Romeo Mito. Serà que è gambiarra nacional? Acho so que as montadoras estao colocando o Brasil ao nivel da Europa!
Gustavo C
9/07/2009 as 17:04
É o contrário, o automático convencional está caindo em desuso. Até mesmo modelos de luxo estão usando o automatizado (porém nesse caso com dupla embreagem). Na Europa o automatizado foi lançado há uma década e foi sucesso absoluto, por lá você encontra esse câmbio em todos os carros, até mesmo nos Mercedes.
cxgalera
10/07/2009 as 06:19
Disse bem…
Europa e suas tradicionais maluquices !!!
EUA e Japão não !
Nem se compara um automático de vedade com um cambiozinho destes….
Nem se compara !
Os trancos destes daí… Estão lá… Pra fazer qquer um esquecer do q é um carro realmente confortável !
cxgalera
10/07/2009 as 06:38
Mas verdade seja dita…
No Palio… Seria muito interessante mesmo !!! Nesta faixa, preço é quase tudo !
Tomara q não tenha o mesmo destino dos AirBags do Palio…
Onde menos de 1% dos carros vendidos saem com ele da fábrica…
E não é coisa de preço não…
É ignorância do brasileiro ! Um cambio automático… Custa tanto… Qto um ar-condicionado !
rogeriuslima
10/07/2009 as 09:43
Primeiro o cambio automatizado era uma gambiarra made in Brazil, agora é mais uma maluquice europeia. Vai entender…
IGAUM
10/07/2009 as 13:36
NÃO SENHOR.
É utilizado extensamente por muitos carros europeus. Tanto Opel quanto Fiat e Alfa Romeo. Ou seja, COMEÇOU NA EUROPA bem antes de chegar no Brasil…..
Alias, se nao me engano o primeiro carro com cambio automatizado a vir para o Brasil foi a Ferrari F-355 berlinetA F-1
Depois veio em 2003 o Alfa 146.
E ATÉ OS CARROS DE Formula-1 USAM cambio automatizados, semelhantes ao que temos hj no Linea.
Mas essas cambios nao são do tipo H, mas sim Sequencial, porém o acionamento é eletro-hidraulico tal como os nossos automatizados.
Gustavo C
9/07/2009 as 15:54
Boa notícia, o câmbio automatizando chegando aos modelos de entrada… Se chegar com preço bom, tem tudo pra mudar a preferência nacional. Chega de sofrer em congestionamentos!
dallebu
9/07/2009 as 16:46
Ainda esqueci que os cambios F1 das Ferrari F430, 599GTB e 612 Scaglietti sao automatizados de mono-embreagem. O Alfa Romeo 8C Competizione tambem usa automatizado com so uma embreagem, o Maserati Granturismo tambem, O Quattroporte tambem, os Lamborghini tambem, o Alfa Rome 147 usa o Selespeed, o 156 tambem usava. E so pra completar, TODOS os carros da Formula 1 usam cambio automatizado. E tao ruim assim?
cxgalera
10/07/2009 as 06:41
O Palio tbém p correr ???
Xiii! Apanho feio do Celta (Campeão) no campeonato brasileiro de rallye !
Isso deixa bem claro… A enorme desvantagem desses câmbios em relação aos automáticos de verdade…
Só estão em carros baratos ou esportivos (Onde conforto não é prioridade).
Iniciativa muito válida no Palio…
Ridícula no Linea !!!
duhs2dany
9/07/2009 as 18:39
Bebedor conciente vindo por ae. Aguardem.
cxgalera
10/07/2009 as 06:44
Pior q vc tem razão…
No teste da 4Rodas… O automatizado da Fiat (Magnetti Marelli) bebeu bem mais q a versão normal ! E andou bem menos !
Curiosamente…
O automatizado da GM (Bosch) não apresentou muita diferença de consumo. E nem de desempenho !
Gustavo C
10/07/2009 as 08:15
Por outro lado o sistema da GM dá muito mais trancos, é super desconfortável.
Guilherme D
9/07/2009 as 19:05
Esse câmbio sim promete!!!
Ele tem as posições corretas para “subir” e “descer” a marcha, sendo que o “+” fica pra trás e o “-” fica pra frente. Ao contrário do câmbio da VW que vai sair no Polo E-Motion que tem as posições invertidas e fica péssimo para dirigir…..já dirigi um carro assim e realmente desagrada…
Essa versão da Fiat vai dar de 10 na VW. São pequenos detalhes que fazem toda a diferença!
pablorocha
9/07/2009 as 22:47
Muito boa a noticia, parece que a Fiat está querendo surpreender o mercado a cada momento, será a Volks, GeMe e a Ford a seguirão ?
cxgalera
10/07/2009 as 05:46
Bela novidade… :)
O q q Fiat tem contra câmbio automático de verdade ?
Como é raro um Fiat ter isso… Atualmente nenhum no Brasil !!!
Pô ! Até Chevette e Classic já tiveram câmbio automático de verdade !
cxgalera
10/07/2009 as 06:46
Pior…
Esse câmbio da Fiat (Magnetti Marelli), além de não oferecer o conforto de um automático de verdade…
Faz o carro beber mais e andar menos !
Curiosamente… O automatizado da GM (Bosch)… Não prejudica tanto consumo e nem desempenho !
Teste 4R !
Gustavo C
10/07/2009 as 08:20
1) o sistema da GM dá mais trancos, conforme vários testes;
2) câmbio automatizado é um sucesso na Europa, está matando o automático convencional;
3) a Fiat VENDE esse câmbio pra diversas empresas, inclusive Opel (embora aqui a Meriva use sistema da Bosch).
4) se automatizado fosse tão ruim, Mercedes e Audi não o usariam em seus sedãs de luxo (e até o pequeno Smart usa, com embreagem única e tudo).
Leo.
10/07/2009 as 10:06
Pena que só vai ter nas versões ELX do Palio.
Podiam ter colocado no Fire também.
IGAUM
10/07/2009 as 13:29
esse manja!!!
é realmente o Palio é igual ao uno por baixo né!!! INCLUSIVE O SUBCHASSI NÉ!!!
Ow meu amigo, vai aprender mais coisa antes de postar babela! Uno tem suspensao McPherson e APENAS 2 TIRANTES amarrados ao monobloco. Já o Palio tem um subchassi (que muito mecanico chama de “agregado”)
Fora a suspensao traseira que é diferente…o monobloco, o trambulador de marchas….etc…etc…
Ou seja… vc falou merda!