CAOA Finanças Governamental/Legal Montadoras/Fábricas

CAOA é investigado na Operação Acrônimo

caoa-logo

A Operação Acrônimo, criada pela Polícia Federal para apurar a compra de portarias do governo federal para o setor automotivo, está investigando o empresário Carlos Alberto de Oliveira Andrade, dono da empresa CAOA, importadora, distribuidora e montadora de veículos.

Na operação da PF, R$ 2,5 milhões foram apreendidos em um dos endereços de CAOA, na capital paulista. Chamado para depoimento sobre o dinheiro, o empresário diz não ter conta bancária, por isso guarda valores em casa. O montante seria usado para pagamento de funcionários, manutenção da residência e gastos com a família, alegou Carlos Alberto.

A investigação quer apurar se CAOA teria comprado portarias federais que beneficiariam sua empresa através de incentivos fiscais. O empresário teria pago R$ 2,8 milhões ao empresário Benedito Rodrigues, o Bené.

Este, por sua vez, teria negociado os benefícios fiscais com o ex-ministro Mauro Borges em sua gestão no MDIC (Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior) e atualmente estaria ligado ao também ex-ministro do MDIC e atual governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel. Todos os envolvidos negam conduta irregular.

A defesa de CAOA explica que o empresário já chegou a declarar à Receita Federal um montante de R$ 5,2 milhões guardados em casa no ano de 2014. No caso do pagamento à Bené, a alegação é que se trata de serviços de marketing prestados à montadora.

[Fonte: UOL]

Agradecimentos ao Felipe Melo.





  • Pedro coimbra

    posso ser leigo nisso tudo mas eu acho que os preços praticados pela caoa na venda dos azera nos anos 2012 eram MUITO baixos… deve ter caroço na importaçao desses carros!
    78 mil num carro v6 de mais de 5 metros com 8 airbags e farol de xenom zero km era muito barato mesmo 3 anos atraz se comparado com o preço de camry e accord que na epoca eram de 120k

    • Pacheco

      Concordo, mas acho que ali era mais questão de marketing do que de treta… o q eu acho estranho é o crescimento que a CAOA teve e existir duas Hyundai hj no Brasil.

      E chegou a hora dele pagar por tanta mentirada tbm… o caso Veloster foi o maior deles.

      • Nelson Oliveira

        Acho que até meu prisma 1.4 beberrão anda mais que esse Veloster.

      • Pedro coimbra

        cara é lamentavel mas o caso do veloster nao é nada
        esse cara da caoa já até adulterou documentos para fazer carros 2011 serem vendidos como 2012 uma vez ….

        • !Marcelo Surf!

          Ele ainda vende carros zero quilometro até ano modelo 2012, ou seja, pega aquelas porcarias de protótipos de testes, dá uma lavada, faz a revisão, troca os pneus, zera a quilometragem e vende como zero, lamentável

          • xman

            A maioria desses casos são carros de leilão (sinistrados ou não).

            • !Marcelo Surf!

              SQN, se fosse de leilão estaria dentro da legalidade mas ano passado eu peguei 3 casos que foram faturados direto pela css

      • Whering Alberto

        As duas Hyundai que você fala é a divisão de nacionais e importados?

    • Nelson Oliveira

      Acho que ainda não tinha o Innovar Auto, e o dólar chegou a bater 1 e pouco. Alías, não só a hyundai, mas a kia, com seu Cerato e Picanto, também vendia muito bem. Pensar que, até uns 10 anos atrás ou mais, o número de carros importados era considerável no Brasil. Já vi gente sair de ômega pra ônix, ultimamente

      • Cyro

        se as coisas continuarem como estao, vai ter é muita gente saindo de médio e grande para popular

      • Pedro coimbra

        nao concordo com vc
        se a kia vendesse o cerato na epoca com as mesmas sujeradas que a hyundai usava nao custaria 49900 um cerato de entrada em 2012
        naquela epoca a diferença entre um cerato (sedan compacto) e um azera (sedan grande) era de menos de 30 mil!
        hoje essa diferença mais que dobrou

      • 0terceiro

        De Ômega australiano ou do Nacional?

        Pois, se olhar pela FIPE, um Ômega nacional
        deve custar menos de 30% do preço
        do Ônix LS zero Km.

    • Deivid

      Esse preço baixo era na época do lançamento, em meados de 2008 ..
      Corrigindo esse valor monetariamente chegamos na cifra de 118 mil reais.
      Valor de um Fusion em sua configuração ‘média’

      • Pedro coimbra

        lançou por 100 mil pq meu amigo comprou um top na epoca com 108 mil (pagou 8 de agio)
        e quando saiu de linha custava 74
        como esplica essa queda?

    • Holandês Louco

      O custo do xenon é dinheiro de pinga no preço do carro… US$ 100 e olhe lá…
      Mas o resto realmente era muito barato….

      • Pedro coimbra

        digo isso pois é um equipamento que só vem em carros realmente caros no brasil
        diz ai o carro mais barato que conhece que vem com xenon! aposto que passa de 100 mil

    • Alvaro Guatura

      Não tem nada de errado, não podemos achar que bom e certo é o que custa caro, que se está barato não presta.. esse pensamento afeta a política dos carros chineses

      • Pedro coimbra

        cara o carro é bom mas esse dono da caoa é pilantra.
        tua vó nunca te falou que quando a esmola é boa demais tem que desconfiar do santo?
        esse criminoso fez muita sujeija envolvendo a declaracao da potencia dos velosters e a adulteraçao de documentos de veiculos subaru aqui no brasil.
        nao é pra menos que a Hyundai nao deu o dominio da HMB pra ele e agora a policia ta na cola dele.

    • Cyro

      teve uma epoca tambem que veio azera que foi proibido de chegar aos EUA ….

      • ObservadorCWB

        ???? Explica ? Azera proibido ? Desconheço esta informação.

    • afonso200

      2011 amigo, em 2012 ja tinha super IPI,,,,,,um azera 2011 era mesmo preço que um Elantra 2.0 e com muito menos equipamentos

    • afonso200

      meu 2011

    • afonso200

      agora adesivei o teto e apliquei spray envelopamento no parachoque traseiro, pra dar enfase as duas ponteiras de escape de 20cm de largura.

    • ObservadorCWB

      Quanto estava a cotação do dólar na época ? Era a “entrada” da marca (lembre que o Azera era mais caro no lançamento). Este caso, em específico, mostra em quase duas décadas o único automóvel com preço justo de nosso mercado. O que era para ser a regra virou exceção.

    • Gran RS 78

      Nao era os preços do Azera que eram baixos e sim o dos concorrentes que eram altos.

    • Junoba

      Acho que foi la pra 2008 que o Azera custava 78k.

  • DevXav

    Surpresa = nenhuma.

    Tudo que “cresce rápido demais” aqui igual essa empresinha chula e outras mais por aí pode saber que tem treta política no meio.

    • Pacheco

      Realmente… do nada ela cresceu. E acho estranho no Brasil ter duas Hyundai. Pra mim tem coisa ai.

      • Rodrigo A.

        Do nada também não, né. O grupo CAOA começou em 1979.
        Mas que tem rolo aí não tenho dúvidas.

    • CignusRJ

      Quer mais informações sobre este caso? Então é bom procurar no “O Antagonista”.

      Muita coisa vai rolar nesta operação já que estas MPs (4 até agora suspeitas, 2 assinadas pelo Lulla e 2 pela Dilma), envolve o vice presidente da ANFAVEA, um dos filhos do Lulla, o atual governador de Minas Gerais, além da Dilma que já teve seu depoimento marcado pela PF entre outros.
      .

      • Edson Fernandes

        E também suspeita que o Lula possa estar como mandante de operações.

      • 0terceiro

        Eu queria entender porque tanta gente na net escreve “Lulla” com dois “L”,
        se o “Lula” ex-presidente é com um “L” só.

  • Gavlan The BeerMaster

    E ainda tem gente que defende os incentivos fiscais, trágico nessa republiqueta da banana…
    O certo seria a aplicação uma política tributária reduzida… Isentar imposto é financiar pixulecos.

    • Wolfpack

      Contra incentivo fiscal de todos os tipos e para todas as empresas. Isso é chamado roubo, desvio de recursos, e não incentivo fiscal.

      • Gavlan The BeerMaster

        Que no caso é mesma coisa, incentivos não são a solução, por que geram esse tipo de situação, agora uma carga tributária menor, isso sim é a solução, por que quanto menos se arrecadar melhor para o controle fiscal, por que o estado vai ter menos o que desviar, contudo, logo, portanto, será obrigado a investir essa grana, por que se desviar vai faltar e se faltar, vai se saber o por que nesse caso corrupção.

        • Edson Fernandes

          Para mim, quem sofre com aumento ou baixa do imposto é o consumidor. Eles deveriam fazer as coisas para não cair nas costas do consumidor, mas tudo é praticamente penalizando o consumidor…

          • Gavlan The BeerMaster

            Fazer o que em um sistema comercial engessado, alguém tem que levar a chibatada…
            Engraçado que, quando as coisas estavam andando para o rumo certo com a invasão de carros chineses trataram de dar um fim bem rapidinho nessa farra da “livre concorrência” mesmo dentro de um mercado altamente regulado…

            • Edson Fernandes

              O mais engraçado é que as proprias fabricantes com isso se enforcaram sozinhas. Não dá para entender.

              • Gavlan The BeerMaster

                Acho que é o olho maior que a barriga.

  • JP_SP

    Bem que a Subaru poderia aproveitar a deixa e assumir a operação do Brasil.

    • EDUVINHAS

      Tanto a Subaru como a propria Hyundai.

  • inuyasha

    Subaru Caoa e Mitusubishi Souza Ramos etc……

  • Thiago Porto

    Se continuarem investigando vão ver que tinha muito mais treta envolvendo essas MP.
    Mas deixe quieto pq não quero ter de depor! kkkk

  • V12 for life

    Não tem conta bancaria kkkkkkkkkkkkkkkkk conta outra.

    • PerobaC

      Conta bancária é coisa de gente trabalhadora e assalariada.

      “Offshore” é o termo mais correto para esses engomadinhos …

  • Vinicius

    Pelo próprio nome da operação, é evidente que iriam investigá-lo.

    • No_Name

      Kkkkk boa!

  • No_Name

    É maracutaia por onde quer que a gente olhe nesse país, salve-se quem puder!

  • Alvaro Guatura

    É esperto, tem conta em nome da mulher, do filho, da mãe… já prevendo processos

  • Wolfpack

    Ah que novidade! Este Sr Carlos Alberto desde sempre é picareta. Por isso, a imagem da Hyundai ficou manchada no Brasil, por este Grupo Caoa, que vende Subaru e Ford. Vergonha!

  • Wolfpack

    E ainda tem gente que defende o PT.

  • xman

    Vamos fazer novos acrônimos para os nomes abaixo:

    P.T.
    C.A.O.A.
    L.U.L.A

  • Nissan Sentra

    Já estava mais do que na hora, agora é a hora perfeita para a Hyundai e a Subaru largarem esse grupo, principalmente a Hyundai.

  • wandsberg

    Serviços de marketing? Peróba neles!

  • Gran RS 78

    Espero que ele perca o comando da importação da marca Hyundai, pois seria ótimo ter a própria marca atuando no segmento de modelos importados no Brasil, assim como ela faz com a linha do HB20.

  • Pedro Cunha

    O cara tem uma grande empresa e não tem conta bancária?? Peraí…tem algo errado aí….