Cara de um, focinho…. de outro

12/05/2010

novo fox 2010 1 Cara de um, focinho.... de outro





Fico imaginando aquele cidadão que compra um carro de alguns milhares de reais e ao olhar ao redor, descobre que este tem a mesma “cara” do carro popular da esquina. O dono do carro popular não se incomodará, mas o outro, não deve ficar nada contente.

Esta “nova” mania das montadoras já está começando a incomodar. Será somente a busca por uma identidade global para seus produtos, redução de custos ou falta de criatividade de seus profissionais?

novo polo europeu ganhara versoes esportivas so em 2010 Cara de um, focinho.... de outro

O fato é que esta moda do “Ctrl C + Ctrl V” já faz parte do cotidiano de praticamente todos os centros de design das principais montadoras. Mas uma, em especial, está exagerando. Você deve conhecer o Fox, o Polo, a Sharan, o novo Polo Sedan… se não os conhecer, corre um sério risco de confundi-los, pois estes tem a mesma “cara”.

volkswagen sharan 2011 1 Cara de um, focinho.... de outro

Não estamos julgando, se estes carros são feios ou bonitos… o problema está na padronização excessiva, que os deixam sem personalidade. Em outras épocas, as montadoras ocidentais reclamavam que os chineses copiavam seus modelos. Hoje, eles continuam copiando descaradamente, mas agora os chineses têm um novo concorrente… as próprias montadoras.

Texto de Fabio Costa Fernandes

Clique abaixo em +1 e Curtir para nos ajudar a promover este artigo







Por +Noticias Automotivas





NA no Salão do Automóvel: Troller T4, o off-road nacional com a cara de sempre   O estande da Troller está ao lado do estande da TAC no Salão do Automóvel de São Paulo. Coincidência? Quem....

Tem algum carro importado que seja regulado para o uso da gasolina no Brasil?   A sua pergunta deve ser respondida levando-se em conta o que você quer dizer por carro "importado". Você se refere....

Pesquisa de satisfação nos EUA nomeia Hyundai Azera e Lincoln Navigator   A empresa de consultoria AutoPacific mostrou os resultados de sua pesquisa de satisfação entre os donos de automóveis.O prêmio que....

Citroën C3 e-HDI mostra a cara para o mercado europeu   O mercado europeu está cada dia mais dedicado a reduzir as emissões de CO2 e o consumo dos automóveis, sendo....

Cadillac CTS 2008: a partir de 32.245 dólares   O Cadillac CTS 2008 ainda não foi lançado mas já temos as informações de preço do modelo. Elas foram postadas....

BMW G 650 GS 2012 ganha nova cara e mantém preço de R$29.800   Quem diria alguns anos atrás estaríamos falando de uma moto BMW “made in Brazil”. Pois é, mas essa é a....

Porsche Panamera tem mais um dono famoso no Brasil, Seu Jorge   O cantor Seu Jorge é famoso e tem dinheiro, então pôs em prática aquilo que sua conta bancária lhe permite....

Novo Voyage com frente de Tiguan, ficou muito bom, não?   Olá Eber....Bem, eu nunca comentei alguma notícia do seu blog, porém não deixo de ver pelo menos 5 vezes ao....

New Beetle 2009 teria cara de Porsche??   Mais uma renderização da AutoBild. Esta é a imagem do VW Beetle 2009, que de acordo com eles, terá uma....

Árabe ricaço manda cromar sua Ferrari 599 GTB   Nós, pobres mortais, ficamos aqui morrendo de inveja desses ricaços que além de ter dinheiro pra comprar uma Ferrari 599....

83 comentários sobre “Cara de um, focinho…. de outro”

  1. Thyago disse:

    Faltou falar da touareg e da tiguan que são iguais ao gol…..

  2. André disse:

    PRIMEIRO LEIO UMA MATERIA TOTALMENTE SEM NEXO..
    AGORA VEM UM COMENTARIO PIOR AINDA!

    FALA SERIO! NM TEM NADA PRA FALAR POSTA PORCARIA!

  3. pedro disse:

    Realmente a VW esta rídicula nesse tipo de coisa, pois não somente por fora como por dentro. Eu não ligaria muito por isso se tivesse um carro caro da VW e ter um outro barato parecido, mas isso demonstra incapacidade de fazer algo diferente.

    Quer criar identidade de marca, ok, mas faça algumas alterações sutis nesse design, seja no perfil, na traseira enfim, alguma coisa para ser um pouco diferente. A BMW tem seus carros parecidos, assim como a Audi, mas tem uma ou outra diferença que vc nota e destingue, diferente do copia e cola de algumas marcas, não somente a VW.

  4. Rafael disse:

    Realmente, estao muito iguais. Eu possuo um Fox novo, e pra mim, acho otimo ele ter cara de Polo Europeu como citado na reportagem, por ter o visual muito bonito, porém, se fosse feio, eu não gostaria não! Mesmo sendo superior ao meu.

    Vou dar um exemplo, o Novo Uno pra mim ficou surpreende. Não gostaria que tivesse a cara do Palio, mesmo o Palio sendo superior, pois considero o Uno Novo mais bonito. Acho que vai de caso a caso.

  5. Normalmente concordo com os posts do Jalopnik, mas neste vou ter de descordar.

    Isso é identidade da marca. Não é questão de CTRL+C CTRL+V.
    É como identidade visual de produtos. Você não vai ver um produto da Coca-Cola que destoe do resto da comunicação deles. Ou um produto da Apple que tenha cara de PC.
    Não é preguiça de Designers e muito menos questão de dizer "em outras épocas". Este conceito de integração não era usado a 10-15 anos atrás.

  6. Normalmente concordo com os posts do NA, mas neste vou ter de descordar.

    Isso é identidade da marca. Não é questão de CTRL+C CTRL+V.
    É como identidade visual de produtos. Você não vai ver um produto da Coca-Cola que destoe do resto da comunicação deles. Ou um produto da Apple que tenha cara de PC.
    Não é preguiça de Designers e muito menos questão de dizer "em outras épocas". Este conceito de integração não era usado a 10-15 anos atrás.

  7. Guilherme disse:

    Não sei pq.. mercado brasileiro, não serve de base. Aqui, só o Fox, que é parecido com o Polo Europeu. O que ainda existe dúvidas, que venha pra cá. Agora, se vc falar de itens, aí sim eu concordo.. eu tenho um Golf Sportline 2010, e o meu carro, não tem itens, que o Gol e Fox tem. Como volante do Passat CC e abertura da mala com comando interno.

  8. Rafthehay disse:

    Discordo também. Cara, olha os carros da Peugeot nos anos 80/90. Eu adorava, mas por favor, era tudo igual. 106, 306, 406, tudo a mesma cara. É sim a questão da identidade, mas nos modelos principais isso é comum mesmo, você compra modelos, mas acima de tudo compra a marca. é ela que tá no centro da grade, é ela que aparece primeiro no nome do carro.

    Outra coisa, o dono do carro "top" achar ruim, é sinal de que ele comprou o carro pros outros verem que ele tem o modelo top. Alguém que entenda um mínimo de carros vai saber que esse dono de carro top tem uma máquina boa, e não um popular que quer parecer alto nível. Comprar carro pros outros verem? Hmph, prefiro ouvir zoações de amigos mas dirigir por exemplo um 205 com sua suspensão independente traseira, direção leve e o que mais faz desse carro o carro da década, dos anos 80, do que comprar um carro "arrasa-quarteirão" com cara de mau pros playboys ficarem babando.

  9. Rodrtigo disse:

    Que M#$%&* … Sem palavras!

  10. Herman disse:

    Concordo com o eduardo prox.
    Esse esforço em "copiar" a identidade visual de diferentes categorias em uma mesma marca nada mais é que um esforço pra diferenciar seus produtos das demais montadoras.
    A Ford é uma das que mais aposta nessa filosofia, com o famoso New Edge estudado primeiramente no GT90, e agora com o Kinetic Design inaugurado no Verve.
    A mim me agrada muito esse estilo de desenhar e projetar carros.

  11. Bruno disse:

    KKKKKKK……
    Tá sem assunto hoje né.

  12. Rodrigo Bernardo disse:

    Concordo com o post de cima, acho que isso serve para indentificar a sua marca, o exemplo mesmo é VW, que alguns anos atrás usava uma indentidade muito parecida com a Audi, a grade integrada e em forma de V, e preguiça dos Designers não concordo, acho que eles fazem um bom trabalho, a difereça fica em gosta ou não do novo desenho, e preguiçosos são os chineses que copiam os modelos na cara dura, e que o mundo ta acostumando com isso que acho muito errado dos países.

  13. Raphael disse:

    eu sinceramente acho legal os modelos, de uma mesma montadora, terem o mesmo lift!

    isso eh uma característica predominante nos dias atuais. Mas, gosto é gosto!

  14. Marcos disse:

    Discordo veementemente. Texto péssimo, que fala contra uma coisa deveras básica, que é identidade, extremamente necessário no mundo de hoje, com muitas marcas sem padrão e excesso de informação.

  15. Concordo com vc Eduardo.
    É só olhar para a BMW, ou a Mercedes, e até msm para a Opel.
    Fiat com a Bravo e Punto, e agora possívelmente o Palio.

  16. Rodrigo disse:

    Eu concordo que a VW está exagerando. Identidade visual é uma coisa. É legal ter pra reconhecer os carros da própria montadora/marca. Mas o que está acontecendo na VW é que não é só identidade. É cópia mesmo. Não tem NADA que diferencie uma frente de outra entre seus modelos novos. Você olha SOMENTE para frente do Novo Fox, por exemplo e não sabe se é Fox, Polo, Golf… Muito igual.

    Punto e Bravo são claramente da Fiat sim pela identidade visual. Mas têm diferenças que deixam CLARO que um é um e outro é outro. VW tá devendo isso.
    GM também tem sua identidade, mas não significa que todos seus modelos são iguais.
    Ford tem seu estilo Kinetic em seus modelos, e nem por isso Novo Focus tem a mesma frente do Novo Fiesta (ou Verve).

    VW, menos, por favor.

    • Fred disse:

      No caso do novo Focus, não compare o vendido aqui com o novo Fiesta que virá e sim com o próximo Focus, cujo desenho já foi divulgado. Acho muito parecidos. Na verdade as escolas não copiam, elas criam um conceito que lhes agrada e utiliza como diretriz para os diferentes modelos.

    • Daniel disse:

      O farol de neblina no Fox é redondo enquanto o do Polo europeu é "trapezoidal" (meio arredondado no canto exterior)

  17. Pedrows disse:

    Este é um dos motivos pelo qual eu não curto carros da Volkswagen. Não vejo isso como identidade visual da marca, pois para mim a frente de todos os carros parecem ser idênticas.

  18. ERRADO! Uma coisa é identidade da marca, outra é cópia, isso é cópia. Na Fiat 500, Bravo e Punto tem a mesma identidade, mas ñ são CÓPIAS uns dos outros.

  19. Giro disse:

    Concordo com vocês. É isso que dá conceder o direito de pessoas comuns, sem conhecimento, mandarem notícias para um site de jornalismo automotivo sério. Mas enfim, nem é preciso mais ser jornalista hoje em dia pra escrever matérias…

  20. Denis disse:

    Exatamente. Quando eram só as marcas de luxo que o faziam ninguem reclamava.
    uma BMW serie 3 é igual à 5, 7, etc.
    Não acho isso ruim.
    Para mim péssimo é comprar um Novo Uno e não identificar identidade de marca nenhuma nele, muito menos da bem sucedida escola de design italiana. Aliás o Uno é um perfeito carro "genérico", sem graça e uma afronta ao que o Uno significou no passado, quando criado por Giugiaro.

  21. Como assim cópia? Eles não são iguais pra começar. Ou você vai dizer que o Jetta é igual ao Fox e o Fox igual ao Gol?

  22. Rodrigo disse:

    Eu concordo que a VW está exagerando. Identidade visual é uma coisa. É legal ter pra reconhecer os carros da própria montadora/marca. Mas o que está acontecendo na VW é que não é só identidade. É cópia mesmo. Não tem NADA que diferencie uma frente de outra entre seus modelos novos. Você olha SOMENTE para frente do Novo Fox, por exemplo e não sabe se é Fox, Polo, Golf… Muito igual.

    Punto e Bravo seguem a nova identidade visual da Fiat sim, mas nem por isso são cópias um do outro. Têm diferenças entre eles que o fazem ser únicos.
    GM também tem isso, e olha que eu nem gosto da GM.
    Ford tem seu estilo Kinetic, e nem por isso Novo Ford e Novo Fiesta (Ou Verve) são exatamente iguais vistos de frente.

    Menos VW.

  23. DigoSSA disse:

    Identidade uma ova. Isso é uma cópia excessiva e descarada com um único intuito de baratear os custos de produção. Diminui o valor dos projetos e de produção (mesmo farol p/ todos – ridículo!). Já repassar a diminuição de gastos pro consumidor que é bom, nada!

  24. Só porque os faróis são parecidos não significa que são os mesmos. Tente cambiar o farol de um pro outro e veja se encaixa.

  25. Felipe disse:

    Acho que nesses 3 modelos a Voks exagerou sim. No design anterior, Polo, Jetta, Tiguan, Golf tinham semelhanças, mas cada um tinha a sua personalidade própria. Mas ao ver esse farol praticamente igual nos três carros, realmente é exagerada a padronização. Nesse sentido concordo q é falta de criatividade sim.
    A Fiat consegue manter a identidade sem fazer com que os carros percam a personalidade, vide Punto e Linea.

  26. Rodrigo_Jaydee disse:

    De frente são, desconsiderando o resto.

    Estamos falando de cópia da FRENTE do carro.

  27. Clayton Bode disse:

    Eu discordo do colega Felipe. Essas que vc mencionou tem uma padrão de design sim, mas o Opel Corsa, por exemplo, tem traços semelhante ao Astra, mas não é tão semelhante à ele. Idem pra comparação entre Astra e Insignia. Ter um padrão é deixar formas de personalidade. Mas a VW tá deixando os produtos muito iguais. Não é questão de ser bonito ou feio. Mas se parar pra pensar, se estes modelos estivessem todos disponiveis ao Brasil, seria motivo para as pessoas começarem a pensar duas vezes em comprar um "Polo Santana" se ele tiver a mesma cara do Fox. E então ele poderia ser um novo "Mégane", carro bom que ninguém compra. Quem entende de carro, como a maioria de nós no NA, sabe os distinguir, mas o leigo não.

  28. SamukaGT disse:

    Eu não concordo com o texto, os modelos podem até ter a mesma cara (a Peugeot faz o mesmo também), mais se eu tivesse por exemplo um Polo na minha garagem com a cara do FOX, eu não tava nem ai, eu sei que são categorias diferentes tecnologia e etc, e vou ficar me incomodando com uma besteira dessas.

    Na minha humilde opinião isso ai não afeta em nada nas vendas, acho até legal mais fazer caso com isso e perca de tempo.

  29. Glauco disse:

    A wolks está com este sério problema sim!
    Mas lembramos que temos a chevrolet.
    Celta, Corsa, VECTRA….embora não tenham a frente igual, mas são bem parecidos.

    O pior é você ver um vectra parecido com um celta, sacanagem né?

  30. leandro disse:

    A cultura do "control c + control v" não foi inaugurada pelas montadoras, pois quem acompanha as notícias divulgadas nos sites automotivos já está acostumado com essa prática.

  31. Cíntia disse:

    Então o que dizer da peugeot? Além da mesma cara, parece ser tudo o mesmo carro, só muda o tamanho. Claro dei uma exagerada, mas que parece, parece.

  32. João Melo disse:

    Eu sempre achei isso da VW. E não vem de hoje. Faz tempo que ela lança uma identidade visual e a copia em todos os seus modelos.

  33. SamuelDC disse:

    Não por nada não. Mas apesar de padronizado, esse novo visual da VW ficou muito bom. Esses novos faróis são demais!!! Inclusive, talvez por ironia, o popular Fox é o mais lindo de todos os três.

  34. Fabio D disse:

    Apoiado! E isso não vem de hoje, já é tradição. Vide Mercedes-Benz e BMW… Os veículos sempre foram semelhantes, e nem por isso os designer são 'acusados' de usar Ctrl C e Ctrl V nos designs… Vale o debate, mas nesse ponto não concordo! =)

  35. Pedro disse:

    O cara foi extremamente infeliz nesta notícia.

  36. José R disse:

    Vocês precisam de um revisor de textos urgentemente.
    Leio o site há bastante tempo, mas não vejo melhora na qualidade do que é publicado.
    Eu tentei me segurar, mas não me contive. É uma crítica construtiva.

  37. Pedro disse:

    Samuka, concordo, tem a ver com identidade da marca, o cidadão que criou o texto foi extremamente infeliz.

  38. Nitrobot disse:

    Então, aproveito pra citar AUDI e BMW que fazem carros muuuuito parecidos, à primeira vista.

    Se a Alfa Romeo voltar à plena ativa no Brasil, aí sim, praparem-se para ver carros com IDENTIDADE própria.

  39. Guilherme D. disse:

    Por fora ainda vai, mas o pior é a Amarok com interior de Gol…

  40. Almeidaplx disse:

    Que o Jetta é igual ao Fox não, mas que o Jetta é bem parecido com o Polo.
    Como diria meu pai, o Jetta é um Polão.

  41. Dan disse:

    Eu concordo que a VW está exagerando. Identidade visual é uma coisa. É legal ter pra reconhecer os carros da própria montadora/marca. Mas o que está acontecendo na VW é que não é só identidade. É cópia mesmo. Não tem NADA que diferencie uma frente de outra entre seus modelos novos. Você olha SOMENTE para frente do Novo Fox, por exemplo e não sabe se é Fox, Polo, Golf… Muito igual.

    Punto e Bravo são claramente da Fiat sim pela identidade visual. Mas têm diferenças que deixam CLARO que um é um e outro é outro. VW tá devendo isso.
    GM também tem sua identidade, mas não significa que todos seus modelos são iguais.
    Ford tem seu estilo Kinetic em seus modelos, e nem por isso Novo Focus tem a mesma frente do Novo Fiesta (ou Verve).

    VW, menos, por favor. [3]

  42. Cristiano disse:

    O Passat CC e o Scirocco são os modelos da VW que considero mais originais.

  43. Márcio disse:

    A Toyota tem esse mesmo "problema" que a VW… Se vc olhar depressa não sabe se é um Camry ou um Corola. Não curto não. Na verdade para mim os carros de uma mesma marca nem precisam ser parecidos. Tipo o Uno que não tem nada a ver com o Palio que não tem nada a ver com o Punto… Um elemento visual ou outro igual tudo bem, mas cada um no seu nível.

  44. Pedro Gomes disse:

    Na verdade, os olhares realmente atentos reconhecem o padrão, assim como as diferenças entre os modelos…
    Quem não liga muito pra design ou não leva muito isso em conta, na hora da compra, não repara esses detalhes mesmo.
    Conheço gente que, por não se apegar ao design em si, confunde um Peugeot 206 com um 307.
    Lembro-me da vez em que uma grande revista automotiva comparou um Gol G4 com um Monza "Tubarão" (?).
    Semelhança ou um olhar não-apurado?

    • Rodrigo_Jaydee disse:

      No caso da atual identidade da VW, é semelhança demais… assim como os Peugeot…
      Olhar não apurado? Como, se até quem entende de carro não sabe qual modelo que é até dar uma segunda olhada?
      E digo isso pois os leitores do NA na sua maioria ENTENDEM de carro, e a "briga" aqui está pau a pau entre a cópia e a identidade visual. Na dúvida, fica a sensação que é cópia…

  45. gutz disse:

    agora conta uma do Ari toledo…po, os carros tem a mesma identidade visual da marca há anos, e isso começou com marcas luxuosas, BMW e Audi. Os porsches também tem isso. Não vejo nada de novidade nesta matéria..se fosse publicada nos anos 90…

  46. Josoé disse:

    Tá bom.. então compre uma grade frontal de polo e vai instalar em um jetta pra ver se cabe….
    Po, os comentários aqui já foram melhores… tem cada topera…

  47. Summers disse:

    Eu acho q pessoas q veem um carro apenas como um meio de locomoção, de fato, não irão se incomodar com isso, mas pra pessoas q assim como eu, possui "carros correndo nas veias" isso desagrada e MUITO, afinal de contas como a VW por exemplo, vc não pode mais escolher um veículo pelo qual vc ache mais bonito, mas vc é obrigado a optar pelo q melhor lhe favorece, tipo: "ah, quero um compacto mais alto, vou de Fox, tenho mais grana vou de Polo" afinal de contas, é tudo igual, só muda a traseira….

    As ditas "identidades visuais" são até bem vindas, desde q um carro não seja igual ao outro como nos VW, Sou a favor de identidades visuas como a da extinta Pontiac, onde até eu me lembre todos os seus modelos, desde os das épocas jurássicas, possuiam uma "barra vertical" bem saliente em suas grades frontais, ou a BMW com sua grade frontal sempre dividida em 2 tbm, enfim…. Isso q estão fazendo hj, é no mínimo decepcionante….

  48. Tiago disse:

    Num sei…axo q eh falta de criatividade dos profissionais da VW mesma….tds os carros da VW tem a mesma frente!!!! …..Isso não eh uma identidade, pois todas as marcas tem algo parecido nos modelos, soh q a VW esta fazendo td igual!!! FATO …..vlw

  49. Gustavo Miranda disse:

    Bom, nos anos 70 até os 90 todos os Mercedes tinham aquele escudo enorme na frente, mas cada um tinha sua configuração particular que o deixava com personalidade própria, bem como a Opel, onde dá até para agrupar em famílias cada geração de sua linha de carros, mas sempre cada um com sua personalidade marcante, até mesmo na época do Kadett D, o nosso Kadetão. Ascona, Rekord E2 e Senator A eram terrivelmente semelhantes com o Kadett, mas em cada um a proporção faróis x grade x parachoques eram peculiares.
    Já Audi e VW estão exagerando mesmo, a cara do Polo foi replicada à exatidão nos demais. Se os próximos focinhos de Gol G5/Voyage e Polo/Polo sedã atuais seguirem a linha do novo Polo, teremos dez Polos diferentes no mercado…

  50. Aproveitando: Prefiro carros com frentes parecidas mas com design equivalente ao Europeu, do que dar asas para projetos como o Celta e o Agile.

  51. ismajunior disse:

    Copiar o Polo é um baita elogio.

  52. Henrique disse:

    Para você que não sabe, o Jetta é o Golf sedan geração V. O novo Fox é cópia descarada da frente do Golf geração V.

  53. Vê um Fox e depois um Polo [europeu de entrada] de frente, se vc conseguir distinguir eles, é só por conta do teto algo mais alto no Fox.

  54. Daniel Morais disse:

    Nova Jetta Variant tem a frente muito parecida com a do Fox 1.0

  55. visitante disse:

    nao vejo problema algum

  56. hamiltonmcf disse:

    Quem se preocupa com essa história de carro caro parecido com carro barato é quem compra carro pra mostrar aos outros que tem um carrão. Quem compra um carro pra si mesmo escolhe de acordo com os atributos do carro que lhe convem, independente de ser parecido com um carro mais barato ou não. Quem gosta de CARRO, e não de APARÊNCIA, sabe que um Tiguan e um Gol tem a cara parecida, e daí, se eles não são nem de longe a mesma coisa!!!

  57. Hangel disse:

    Concordo tbm com Eduardo!
    isso é identidade da marca, não sei se chego a ser "exagerado" mas eu considero essa linha de pensamento elegante, alinhar os padroes de design de cada carro da marca, mesmo pq essa inspiração vem dos luxuosos alemães já citados aqui como BMW, Mercedes e Audi.
    agora dizer q a volks anda usando mesmo farol em todos carros é roça!
    huaahuahuahauahu
    O farol da Sharan não cabe no Fox!

  58. Hangel disse:

    Fiat 500 não tem mesma identidade visual do Bravo e Punto, o que tem em comum é que são da Fiat! Paulo, ele é retro e remete ao 500 original… se fosse identidade o Bravo e Punto seriam retro também hauahuhuaa

  59. Philippe disse:

    Falando em VW, qual é a previsão de chegada do novo Polo no Brasil? Alguém sabe?

  60. Franklin disse:

    Isso é corte de custos, meu irmao trabalhava na ford em camaçari, e tudo o que eles fazem é voltado pra redução de custos, assim fica facil. Pra que fabricar 3 farois pra 3 modelos de carros se dá pra fabricar apenas 1.

  61. Freire disse:

    Para quem gosta, digo, Ama carro essa situação é orrivel você paga muito mais para ter exclusividade, então chega o esses que não entendem de carro nenhum, que são a maioria e confunde seu carro com um popular, isso é chato, sou da opinião que cada um no seu quadrado, ok.

  62. Claiton disse:

    Também não entendi esse post. Concordo com vc e ia escrever a mesma coisa. Isso é a identidade da marca. Observe a GM com a nova grade, que forma a nova identidade dela. A Ford com o estilo Kinetic de seus modelos. A Kia e a Hyundai a mesma coisa.

    E falando em chineses, já foi-se o tempo que eles copiavam as outras marcas. Eles agora, estão contratando estúdios de design europeu pra desenhar seus modelos, com personalidade própria. É óbvio que ainda se encontra modelos mais antigos parecidos com os ocidentais, mas eu vejo que esse procedimento está mudando, bata olhar os carros chineses atuais.

    E tem mais, hj todos os carros se parecem, praticamente, independente da marca. Pq todas elas seguem uma mesma tendência de estilo, porém sempre mantendo a identidade da marca.

  63. Pinhao disse:

    Massa é colocar uma roda do GTI num golzinho, fica show

  64. Alceu disse:

    Eber, você sabe que não é só a VW que faz isso. Esse tipo de texto, parcial desse jeito, só faz piorar a qualidade dos comentários e incitar ódio a determinada marca. Em um blog que diz rejeitar comentários fanáticos, um texto parcial desse jeito não faz o menor sentido.

  65. sauipe disse:

    Nem consegui ler todos os coments… mas não dá para comparar a VW com a FIAT. Na FIAT os carros são até parecidos, na VW são iguais!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
    Mas que M****
    VW = TRASH!!!!!!!!!

  66. Sauipe disse:

    Coloque umas milhas retangulares da "TG Polly" e tenha um "sensacional" Polo europeu!!! hahaaa!!!
    VW = Piada!!!!!!!!

  67. Ronaldo disse:

    A VW sempre teve a característica de ter um design sóbrio.

    . Desde que seja bonito, não vejo problema em carros com desenhos parecidos.

  68. FernandoVW disse:

    Aí sou eu que tenho que discordar quando vc fala que "conceito de integração não era usado há 10-15 anos"
    Me diz se vc consegue diferenciar um BMW série 5 e série 7 de (ano 2000) de frente a não ser pelos vincos do capô?!
    A série 3 começou a se diferenciar no final dos anos 90 e levou as outras por tabela.
    O mesmo digo dos Audi (80, 100, 200) e um pouco menos com a Mercedes, só pra ficar com as montadoras alemãs…
    Não havia identidade de marca e integração?!
    Na minha opinião pessoal, só acho que a VW tá passando um pouco dos limites no caso do Fox/Polo/Sharan…

  69. Marcus disse:

    muito tempo atraz eu falei aki (antes de os coments serem desativados)
    e repito:
    alguem ai ja viu como os carros da AUDI nao tem uma diferenciação significativa…???
    agora que eles colocaram um farol diferente no A8.. mais o a4, o a6 e o a8 eram MUITO parecidos ha uns 2 a 3 anos atraz… eu que me considero um fan de carros vez ou otra nao conseguia ver diferenças… logico que existem, como o tamanho, os motores, e so ALGUMAS linhas… mais olha o novo a5 sportback.. eu tive a sensação de ter tido um dejavu e visto um a6 um pouco modificado… (lembram q a nova geração do A6 tinha uma nova linha de coupé?)… uma outra marca que eu nunca fui muito fan.. e nunca reparei nos modelos, mais quando resolvi reparar foram os carros da SAAB.. e achei tudo igual (com as devidas diferenças minimas), so mudando a carroceria..

    logico que eu acho errado diferenciar extremamente, pra manter o “DNA” da marca.. mais essa coisa que a audi, a saab e agora a vw (entre outras) fazem… as vezes me deixa triste…
    tem tempo que o mercado automobilistico nao me surpreende (em design)…

  70. thiago disse:

    Olha os fiateiros ai…acho bom nosso escritor ai olhar bem para as fotos,nelas ele vai perceber que nao sao iguais,os desenhos sao diferentes,farol auxiliar e diferente,como os detalhes das BMs…

  71. Alceu disse:

    Opa, o Rodrigo respondeu ao Eduardo, né? Dããã.

  72. Christiano disse:

    Eu demorei uma vida…

    Pra acostumar com essa grade quadrada dos FIAT !

    Me parecia carro dos anos 80 !

Deixe um Comentário

Você precisa fazer o login para publicar um comentário.