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fiat uno mille Carro 1.0 nem sempre é o melhor para economia de combustível




Essa afirmação todos já sabiam ou pelo menos suspeitavam. O carro 1.0 foi uma ilusão criada pelo governo, para incentivar as pessoas a terem carros econômicos, mas em várias situações o carro 1.0 acaba sendo exigido demais, e gasta mais do que um 1.4 ou 1.6 gastaria na mesma situação.

A revista Auto Esporte fez uma matéria e analisou vários carros populares disponíveis no mercado, rodando sempre com álcool, em um percurso 55% urbano e 45% em estrada. Os resultados foram interessantes. Os carros 1.0 apareceram nos anos 90, e naquela época, já que não tínhamos tanta tecnologia embarcada nos motores dos carros, eles realmente eram bem mais econômicos que os outros carros. Alguns ainda tinham carburador, no começo daquela década.

Mas hoje, muitos carros 1.0 tem se mostrado mais beberrões que alguns modelos com motor maior, até mesmo 1.6!! Um Fiesta 1.6 gastou menos combustível nos testes do que vários carros 1.0, como o Gol, Fox, o próprio Fiesta, Palio Fire, Corsa e Classic.

O carro mais econômico do Brasil ainda é um 1.0, o Mille, mas ele é um caso a parte, por ser um carro extremamente leve. Nos testes da Auto Esporte, ele conseguiu fazer uma média de 11,5 km/l, com álcool. Uma média ótima. Uma coisa que a revista falou, sobre o gasto de combustível dos modelos 1.0, é que os carros ficaram mais pesados hoje em dia, por terem mais equipamentos de série e itens de conforto. Então, o motor 1.0 está deixando de ser tão vantajoso.

Se você anda com seu carro exclusivamente na cidade, pode comprar um 1.0 tranquilamente, pois ele consegue ser um pouco mais econômico que os 1.4 e 1.6. Mas se seus percursos diários incluem pegar um pouco de estrada, a vantagem do 1.0 desaparece. Compre um 1.4 ou 1.6, e terá um carro mais ágil e mais seguro, por pouca coisa a mais, muitas vezes apenas 2.000 a 3.000 reais. Parte desse valor a mais você vai ter de volta na hora de vender o carro. E tem outra: se você vai comprar o carro financiado, essa diferença talvez não dê nem 100 reais por mês. Ainda mais vantajoso.

Os carros 1.0 ficaram melhores, sem dúvida. O primeiro carro 1000 do mercado, o Uno Mille, tinha 48 cavalos. Hoje nossos populares 1.0 rendem mais de 70 cavalos, o que era a potência dos carros 1.6 nas décadas de 80 e 90. Ou seja, eles melhoraram bastante.

Algumas coisas que as montadoras hoje fazem não ajudam muito os carros 1.0 a serem econômicos. Pelo contrário, atrapalham. O motor é Flex. Então tem de ter uma taxa de compressão média, que não cause pré-detonação quando se usar gasolina. Então, rodando com álcool, o carro não é econômico como poderia ser. Um carro que use exclusivamente álcool pode ter uma taxa de compressão de até 14,5:1. Carros preparados, turbo, etc, tem taxas ainda maiores, de até 17:1.

Outro problema dos carros 1.0 é o câmbio. Ele é o mesmo em versões hatch, sedã e perua do mesmo carro. Isso não otimiza as relações de marcha para a economia. Bom, no final das contas, as montadoras não tem tanta culpa, pois é o governo quem inventou essa regra de carros 1.0 pagarem menos impostos. Se essa regra fosse mudada para carros até 1.4, teríamos carros bem melhores no mercado, talvez até mesmo mais econômicos!

Veja a tabela de carros analisados pela Auto Esporte. Lembrando: rodando sempre com álcool e em percurso de 55% urbano e 45% na estrada.

1) Mille 1.0 – 11,5
2) 206 1.4 – 11,0
3) Sandero 1.0 – 10,7
4) Siena Fire 1.0 – 10,5
5) Siena ELX 1.0 – 10,5
6) Ka 1.0 – 10,4
7) Logan 1.0 – 10,3
8) Celta 1.0 – 10,1
9) Clio sedã 1.0 – 10,0
10) Palio ELX 1.4 – 9,8
11) Palio ELX 1.0 – 9,8
12) Idea 1.4 – 9,8
13) Fit 1.4 – 9,7
14) Corsa 1.4 – 9,7
15) Fiesta 1.6 – 9,6
16) Gol 1.0 – 9,6
17) C3 1.4 – 9,5
18) Corsa sedã 1.4 – 9,5
19) Fox 1.0 – 9,5
20) Punto 1.4 – 9,4
21) Fiesta 1.0 – 9,4
22) Strada 1.4 – 9,4
23) Palio Fire 1.0 – 9,3
24) Corsa 1.0 – 9,1
25) Classic 1.0 – 9,0
26) Montana 1.4 – 9,0
27) Prisma 1.4 – 8,9

O que você acha destes números??

[Fonte: Auto Esporte]


  • LSFP

    1.0 é embuste, por isso eu nunca tive carro dessa cilindrada, sempre preferi ter um 1.6, os 1.4 também são bons, eles bebem só mais um pouco e em alguns casos são até mais econômicos que os 1.0 que são extremamente lentos
    O mercado está percebendo isso, pela primeira vez em anos os carros 1.0 representarão menos de 50% das vendas
    Eles só proliferaram porque o país passou por crises econômicas e todo mundo começou a comprar carros baratos, agora que o país está crescendo mais gente está procurando carros mais potentes

  • DR.CAR

    EM FALAR EM UNO ( VEJA O COMERICIAL DO MESMO E EMBAIXO VEJA O DO JETTA VARIANT) IMITAÇÃO PURA ( CARAS SEM CRIATIVIDADE VEY!!!!!! LINK: http://www.kibeloco.globolog.com.br/index.html?postId=632562

  • Rodrigo joi

    Na quatro rodas mesmo, testaram o novo gol na versão 1.0 e 1.6, a 1.6 foi mais econômica que a 1.0…
    Muitos motores 1.0 para ter um torque aceitável é preciso elevar bastante o giro do motor, com isso se consome mais, penso que motor 1.0 não precisa ser MUITO potente, mas tem que ter um torque razoável já em baixa rotação, isso que determinara o consumo … potencia é para velocidade (basicamente).

  • alfredo_araujo

    Esse fds eu estava no fim da serra de Petropolis e precisava ir para o Recreio.. O trecho é 80% estrada e 20% cidade..
    Tenho um Classic 1.0 2008..
    Ida e volta rodei 160 Kilometro e coloquei 17 litros de alcool.. uma media de 9.5 km/ litro a uma média de 110km/h
    Axei ruim nao !!!

  • IGAUM

    Mas TECNICAMENTE,, tem q ser bem avaliado o carro!!

    Um Mille 1.0 vai ser mais economico mesmo que um Fiesta 1.0… isso é claro e evidente, pois o Fiesta é bem mais pesado e tem q andar com giro alto.

    Para os consumidores leigos o teste é valido. Mas para quem conhece carro, como eu e, suponho, alguns aqui só vem reafirmar o q já sabemos.

    Só falta os fabricantes e o governo cairem na real e baixaren o imposto do 1.4 Litros, pois os custos de produção saum particamente os mesmos. :cool:

  • Vento

    Quem diria, com toda a tecnologia hoje em dia, as montadoras não conseguem fazer um carro tão leve como o Mille??. Nem o Celta, se colocar a média peso/potência. Meu mano comprou um Fiesta 1.0 2008, tá reclamando que não passa de 7.0 na cidade no álcool… :OoO:

    Abs;

  • cabronez

    Qual foi o percurso do teste?

    Se você morar em uma cidade com muitas ladeiras o 1.0 começa a ficar ainda mais beberrão simplesmente porque você vai ter que esgoelar o carro muito mais. Deveriam fazer testes antes de fazerem as leis para saberem quem é realmente o mais econômico pois nem sempre o de menor cilindrada o é, outra coisa também é como citou a noticia na época os 1.0 eram os mais econômicos hoje não, as leis hoje em dia precisam ser atualizadas pois a tecnologia está sempre avançando.

  • ikari

    Tenho um Peugeot 206 1.6 8v – Ele faz 12 km/l com gasolina na cidade – sem ar-condicionado e sem pisar demais.

    Acho q falta mesmo iniciativa das montadoras nesse sentido. O kia picanto é uma excessao.

    Mas com essa crise do petroleo quem sair na frente com um veiculo movido a agua ou ar vai ganhar $$$ e muito mais! É o futuro!

  • Felipe

    [Comentario #89648 sera citado aqui]

    Pior que um colega meu com um Fiesta 1.6 ta reclamando a mesma coisa

    Mas convenhamos, o Mille é leve pq não tem nada… meu pai tem um e parece que eu to andando numa caixa de papelão

  • Rafael FM

    CARRO TEM QUE SER 1.4 PRA CIMA .. :banana: :banana: :banana: :banana:

  • Cdjian

    Bom pessoal, esse teste é ótimo, mas na pratica, seu resultado deve ser bem relativo.

    Por exemplo, tenho certeza que eles testaram os carros acelerando na mesma velocidade, e andando na mesma velocidade em circuitos parecidos.

    Agora eu tava pensando..

    Minha mão tem um fiesta 1.6 flex…
    eu tive q andar que nem Tiozão, tiozão meesmo, pra conseguir fazer a media q a revista fala, e eu num dirijo assim normalmente. Não que eu corra, dificilmente passo de 120km/h, mas eu adoro acelerar o carro na hora de sair, sem esguelar, mais sentindo um pouco da potência…

    Se eu ando acelerando um pouquinho com o fiesta, sem a/c ligado, o consumo vai fááácil pra 6km/l cara… No 1.0, você pode andar pisando mais, é lógico que não vai se sentir tão satisfeito com a arranacada… mais eu realmente acredito que, pisando mais forte, proporcionalmente à potencia do motor, o 1.0 deve ser mais economico que o 1.6..

    Se você for um zézinho paciênte, ai blz, o 1.6 sempre vai ser mais economico, agora se você ficar irritado e sair pisando por um percurso… o combustivel vai sumir :D

    AGora, quanto aos 1.4, não tenho base de comparação…

    • JaRule

      Bah! Pior que é verdade…
      Possuo um Classic 2005 1.0 econômico até, mas se eu piso na arrancada… esquece economia!!
      Sem pisar na cidade andando que nem vovô (60km/h) ele faz, -+ 13,5… 14/Litro.

      Pretendo trocar ano que vem, mas estou em dúvida com os de motorização 1.4…

      Falouuu

  • eduardocarrilho

    Quanto a diferença entre o 1.0 e os 1.4 e 1.6, com certeza faz tempo que os 1.6 e 1.4 tem uma ótima média de consumo. Esta questão é até simples de entender, pois o motor 1.0 possui uma estrutura interna em geral surgida de motorizações maiores, e dadas as dimensões internas das peças que fica evidente que são mais frágeis e que tem desempenho limitado. O consumo foi corrigido com a tecnologia da injeção MULTIPONTO digital e outros avanços. Os motores 1. podem ter sido uma opção no passado com os carburadores e a limitação de potencia, mas hoje em dia a coisa mudou muito. Dou dois exemplos: A parati com AP 1.8 carburado tem 82 cv eum fox injetado AE 1.0 tem cerca de 75 cv. O monza carburado tinha 109 no alcool e o polo 1.6 tem cerca de 103cv. Isso explica bem o avanço de potência e formos avaliar a curca de torque aí o icho pega ainda mais pros 1.0. Não tem como um motor 1.0 conseguir uma relação diametro X curso que lhe dê potÊncia e economia.
    Só gostaria de saber se estas difernças de menos de 1Km/l nos carros não seria uma margem de erro e portanto a média de consmo seria igual??? Se o Eber puder ajudar?? Um abraço a todos…

  • Cdjian

    A minha “mão” NÂO! a minha “MÃE”!

  • IGAUM

    Uno é leve, pq alem de projeto mais antigo, o acabamento é parco e nao tem subchassi dianteiro, que eleva o peso.

  • luky

    Punto 1.4 fazendo 9,4Km/l ??????

    kkkkkkkkkkk

    E o FIT 1.4 faz mais do que 9,7Km/l

  • ALE

    excelente matéria.

    ela confirma o q nós, entendedores de carro, sabemos.

    Carro 1.0 eh buxa, so eh bom nas cidades com engarrafamento, pq qndo em retas nao se pode passar de 80 km/h senao o consumo vai lai embaixo e o motor fica batendo mais de 3mil rpm, uma barulheira infernal q passa a sensação de estar a 190 km/h.

    E outra cilada q foi mencionada no texto, são os carros flex. Dizer q o brasileiro optou por carro flex eh a maior mentira do mundo; simplesmente pq eu quero um carro de unico combustivel e nao existe no mercado. Chamam isso de opção ?!

  • helmygalindo

    O que acaba com tudo é essa compressão média feita para o carro suportar dois combustíveis. Houve um tempo não muito distante em que o Ka fazia quase 20km/l na gasolina, hoje esses numeros são impossíveis de se alcançar.[Comentario #89659 sera citado aqui]

    É, faltou o Kia Picanto nesse comparativo!

  • Vento

    [Comentario #89734 sera citado aqui]

    Concordo; sem contar que a nossa gasolina em média tem 23% de álcool, 40% de solvente e o restante 37% é de gasolina braba ainda!! Se nossa gasolina fosse como a dos hermanos argentinos, com certeza qualquer carro não flex e 1000CC faria uns 20km/l.

    Abs;

  • Luis.J.R.

    [Comentario #89644 sera citado aqui]

    Tem razão, o governo poderia mesmo abaixar o imposto para que carro 1.4 custace o mesmo que 1.0?É por isso prefiro comprar um carro 1.4 ou 1.6 usado ou seminovo do que um 1.0 nvo sem potencia e pode gastar até mais. :cool:

  • dmt01

    Ao contrário do que está escrito no texto, carros com turbo não podem ter altas taxas de compressão do motor (“Carros preparados, turbo, etc, tem taxas ainda maiores, de até 17:1.”). Eles devem ter taxas de compressão mais baixas, já que a mistura ar-combustível já entra comprimida no cilindro e uma alta tx de compressão poderia acarretar auto detonação. Para extrair mais potência de um motor turdo é necessário baixar a tx de compressão pq dai vc pode aumentar a pressão do turbo sem correr risco de auto detonação.

  • ary

    uno faz vantagem pq e leve demais. nao por tecnologiamas por canalhice da fiat. bota ele no euroncap.vao catar pedaçode dummie pra todo lado.alias quem vedeu ideia de motor mil foi as fiat.antes carro abaixo de mil pagava mais ipi.(na epoca para equilibrar gordini,850c.c, com fusca,1200c.c.”devemos a fiat essa praga de motor mil.

  • vagner

    [Comentario #89789 sera citado aqui]

    mais um intolerante cabeça pequena.Intolerância é uma atitude mental caracterizada pela falta de habilidade ou vontade em reconhecer e respeitar diferenças em crenças e opiniões. …

    :owmy: :owmy:

  • R2

    Esqueceram do Kia Picanto…
    Essa de carro 1.0 pagar menos imposto é ridiculo.
    Quem deveria pagar menos são carros com airbag, ABS, e cambio automatico, já que são mais seguros.
    Carro que deveria pagar mais são os SUVs que só circulam na cidade.

  • _Dan_

    Nunnnnnnnnca gostei de 1.0 [e nem tive]
    carro pra mim tem q ser
    1.4 16v
    1.6 pra cima…

    :clapp:

  • alessandro_170

    Meu gol total flex 1.0 bebe feito carro grande…
    Faz médias de 7,5 km/l andando normal. Se andar na pontinha dos dedos, entre 1500 e 2500 rotações da pra fazer uns 9 km/l. Curioso é que na rodovia, viajando a uma média de 110 km/h ele faz os mesmos 9 km/l.
    Já o uno flex 2005/2006 que tinha antes desse, viajando bem na manha (entenda-se, devagar…), chegou a fazer 17 km/l, rodando só com álcool.
    Esperava que esse meu gol fizesse pelo menos uns 12 km/l com álcool. Os carros da volks estão bebendo muito. :cavera: :cavera: :cavera:

  • Rafael

    O uno e a melhor aquisicao do pais em 2009 no meio popular, todos os testes sao feito de um modo mascarado. Se o foco de uma pesquisa sera “economia, porque nao sugerem andar do geito que queiram para chegar mais longe? Tem que colocar todos a 110 km/h? Tenho certeza que se o uno for de 75 a 80 km/h ele estara na sua praia e tera resultados acima dos 20km/l. Cada um tem sua caracteristica, porque se for pra avacalhar coloca o corolla com 1200kg, tala de roda 16 e 1.8 fazedno 17 km/l. haahhaha avacalha tudo. Teste desses aqui e pra poucos informados.

  • wilson

    eu fiz uma viagem no uno e ele fez uma media de 14 km por litro no alcool numa br numa média de velocidade entre 80 e 110 km h.

  • wolf weiss

    Que nada pessoal!
    Tenho um Omega 4.1 que faz 6,8 (uso misto) com gasolina aditivada e não reclamo.
    Afinal, posso andar mais de mil km sem ficar cançado. Ou seja, primeiro temos que avaliar a satisfação pessoal e depois o custo X benefício.

    • eumesmo

      Verdade!!!!!

  • Juliano

    Eu tinha um Diplomata, ele fazia 5 km/l na cidade e 9 na estrada original a alcool. Hoje tenho um Uno Eletronic 94 faz 11 na cidade e 15 na estrada na gasolina. A satisfação de dirigir um 4.1 era imensa, o ronco a potencia despejada cada esquina uma cutucada no acelerador e a traseira ja escapolia. Mas confesso que adoro dirigir meu uninho, esguelar marcha achei ele forte até, é estrangulada a rotação sim mas tbem comparado a um 4.1 de 4 marchas que nao passa de 4.000 giros no motor é chato ne, só que batia 190 facil, o uno ja dei quase 160 hahahaa. mas agora quero economia e a 100km/h ta ideal 15km/l. :cool:

  • Juliano

    Eu tinha um Diplomata, ele fazia 5 km/l na cidade e 9 na estrada original a alcool. Hoje tenho um Uno Eletronic faz 11 na cidade e 15 na estrada na gasolina. A satisfação de dirigir um 4.1 era imensa, o ronco a potencia despejada cada esquina uma cutucada no acelerador e a traseira ja escapolia. Mas confesso que adoro dirigir meu uninho, esguelar marcha achei ele forte até, é estrangulada a rotação sim mas tbem comparado a um 4.1 de 4 marchas que nao passa de 4.000 giros no motor é chato ne, só que batia 190 facil, o uno ja dei quase 160 hahahaa. mas agora quero economia e a 100km/h ta ideal 15km/l. :cool:

  • josué

    :inluv: iai gente meu nome é Josué eu tenho uma bicicleta linda

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  • JAIRO

    Estou no 3º gol 1.0, o 1º gol(um 1997-bolinha)… andei 250mil… sem problemas, muito econômico (média de 15km/litro, na cidade); 2º gol(ger/4) … andei 61mil… (um carro, diria estranho… em média 13km/litro, na cidade); o 3º gol (ger/5) muito gastador 11km/litro, na cidade), carro tem garra, o único problema são os acessórios: nos 500km, apresentou problema no vaso de partida frio(houve fissuras) que vazavam a gasolina, tive que retornar na revenda 3 vezes p/ resolver; apresentou problemas de infiltração de água no vidro dianteiro esquerdo, tb 3 vezes para resolverem… agora, recentemente fiz um higienização no sistema de ar condicionado… qdo fui ligar não refrigerou… retornei na manuteção, informaram que esta com escapamento do fluído…