Home Governamental/Legal Carro com defeito poderá dar direito a um reserva

Garantia de algumas marcas de carro e moto no Brasil é similar a de um simples eletrodoméstico. Muitos consumidores compram carros 0 km e muitas vezes com apenas um ano de garantia e mais nada. A promessa de que é nacional e de que não quebra é maior balela contava até hoje!

Quebrou na rua? Azar! Se não tiver seguro, terá que pagar pelo reboque até uma revenda. Depois disso, pegue um táxi ou ônibus para voltar para casa e também nos dias em que o carro fica parado. Alguns têm sorte e pode contar com outro carro para trabalhar ou se divertir, mas a grande maioria não.

Para mudar essa realidade do quinto maior mercado do mundo, um projeto de lei de autoria do deputado federal João Maia (PR-RN) já foi aprovado pela comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da câmara federal.

O projeto prevê que um veículo novo que apresentar defeito, o proprietário terá direito a um modelo reserva idêntico ao que possui. Isso acontecerá apenas se o concerto demorar mais de 10 dias.

Mesmo assim é um período grande de transtorno para o proprietário… De qualquer forma é um avanço. O projeto entende que um veículo novo deve ter pelo menos seis meses de uso ou até 30.000 km rodados.

As montadoras serão obrigadas a disponibilizar o veículo reserva mesmo que sendo alugado. Caso não haja disponibilidade de uma locação por parte da montadora, o proprietário poderá alugar um veículo com as despesas sendo pagas pela marca.

A lei prevê que tanto montadoras quanto importadoras deverão fornecer esse carro reserva em caso de defeito de um recém adquirido nos moldes acima citados. Agora o projeto de lei vai para a comissão de Defesa do Consumidor, e de Constituição e Justiça e Cidadania.

Se aprovado, vai ser mais um motivo para as montadoras e importadoras elevarem ainda mais os preços dos carros. No entanto, se as vendas caírem o prejuízo não será dos consumidores, mas de quem está vendendo. Então…

[Fonte: Portal do Trânsito]



  • Ricardo_Vieira

    Haha, imagine quem compra carros exclusivos ou aquelas edições limitadas?
    Vai ser duro achar um idêntico hein!
    De qualquer forma, é um bom avanço, pra começo!!

    Caraca, tantos anos e só agora alguém se moveu pra isso? Eê Brasil!

    • evtdesign

      Achar um identico também não né! Carro reserva não significa que seja igual ao modelo que você comprou, mas um que supra as necessidades de locomoção enquanto o seu está no corserto…

      É uma boa notícia, e diferente do que é citado no texto, não acredito que isso aumentaria o valor dos veículos, acho que forçaria um aumento na qualidade, isso sim.

      Porém, eu duvido que isso chegue a virar lei. Só acredito vendo.

      • http://www.noticiasautomotivas.com.br/ sphix3000

        Exato! Quem estiver com uma BMW Série 3 parada, não vai se importa de pega uma Série 1.
        Eu pelo menos não me importaria…

        E sobre o projeto de lei. É muito interessante mesmo! Existem certos projetos, esse por exemplo que deveriam ser votados pela população através de algum tipo de referendo popular eletrônico (para facilitar).

        • TMZ

          Assim tudo bem.
          O duro é o cara ter um omega e ele derem um celta MPi (Mais Pelado Impossivel) pro dono do omega.
          Aí num dá né!!!!

          • guiboracini2

            nossa, nao importa, só de vc estar com um carro, nem se for um mille. ja esta otimo, evita andar de onibus, gastar dinheiro com taxi, ou alugar um outro mille por 70 reias diarios…

            • Herumor_

              já vi esse tipo de coisa com seguradora, a pessoa bate o carro (pode ser qualquer carro, mas pelo menos um que tenha DH e AC) ai a seguradora (ou css) quer dar um carro reserva pelado… se é uma pessoa que ta acostumada com DH vai se uma tortura e aqui onde eu moro (Bauru – SP, pouco antes de chegar no inferno) é um pouco impossível andar sem AC e não pensar que está pagando os pecados…

            • Edson Roberto

              Pera lá.

              Eu não trocaria meu carro atual por um que não fosse com os mesmos itens que o meu carro possui. Essa coisa de se contentar com pouco NAO PODE acontecer! E se fosse o caso dito acima, de pegar um Serie 3 e me dessem um MILLE, eu de acordo com a noticia processaria a montadora.

      • EricoKutz

        "…..o proprietário terá direito a um modelo reserva idêntico ao que possui…."

  • Dharo Lima

    Com o gol g5 que eu comprei em janeiro , era melhor comprar o gol e vim o reserva de brinde , trágico. ¬¬"

    • Herumor_

      Gol G5 tem que comprar e já marcar as "consultas" e "operações" no dia que sai da css hehehe

  • expresso222

    Este projeto parece daqueles em que os deputados fazem para comover os lobistas para desembolsarem dinheiro para não passar!

    • Romulo_Max

      A ideia seria até boa, não fosse o detalhe da gente saber que a probabilidade disso dar certo é mínima… Até a pessoa conseguir provar que o defeito é de fabricação a garantia já acabou ou então não vai ter carro reserva pq o modelo já até saiu de linha.

      PS. Por favor, conSertem aquele "concerto".

      • RafaSprenger

        De fato Romulo, concordo plenamente contigo, farão o possível e impossível para dizer que foi erro do proprietário, meu primeiro carro era um popular 1.0, quando chovia simplesmente o carro virava um pântano por dentro, como na minha cidade metade do ano é frio e chuva, o carro ficou com um cheiro horrível em dois meses, levaram cerca de 02(duas) semanas para tapar a porcaria do vazamento, ou seja, Ford (Ka) entre outros populares que tem uma boa fama de quebra, além de ter minha antipatia, tento convencer quem compra a pegar outros modelos melhores, ao menos se esta lei já tivesse a um ano e meio atras em vigor eu não precisaria ter atravessado a cidade de ônibus

      • Paulo_Aralde

        Meu Celta com 800 km rodados (2 semanas de uso) começou a fazer um barulho estranho no motor, como se fosse tucho. Levei na ccs que comprei (Capricho Veículos), e o mecânico pediu pra eu deixar o carro lá pra ele dar uma olhada, pq não tava conseguindo identificar o problema. A ccs disponibilizou um carro pra me deixar em casa e beleza. Dia seguinte eles me ligam, dizendo que teriam que trocar o cabeçote do meu carro. Beleza, tava na garantia mesmo, falei pra trocar e perguntei mais ou menos quanto tempo levava o conserto. Me disseram q era mais ou menos uns 10 dias, então eu perguntei se tinha carro reserva. Aí vem a merd@: me disseram que, como o carro havia chegado rodando na oficina, eu não teria direito a carro reserva!!! Fiquei uns 6 dias ligando direto na Chevrolet, falando com Deus e o mundo, e me diziam que não tinha como, e tal. E nisso o carro não era consertado porque "a fábrica não tinha a peça para troca" (cabeçote de VHCE? bela fábrica heim). Aí, finalmente consegui que me autorizassem o maldito carro reserva, não sem antes ouvir toda aquela balela que "era exceção" e tal. Beleza, liguei no dia seguinte pra saber onde pegar o carro e surpresa: a locadora era na cidade vizinha (Só pra constar, aqui em São José dos Campos tem loja da Localiza, Unidas, Hertz e mais algumas pequenas)! Novamente, toca ligar pra droga do SAC da Chevrolet. Nisso já tinha passado 15 dias e nem tinham aberto o capô do meu carro. Depois de muito custo consegui fazer com que me entregassem o carro alugado no meu serviço. No fim das contas, acabei ficando mais 15 dias com o carro reserva, e meu carro foi entregue no limite da minha paciência (30 dias, segundo o PROCON).

  • clubdomarea99

    resumindo, isso vale somente pra carro zero ou semi novo?

    • Giorgio

      Um carro com seis meses ou 30.000 km. Acho que não precisaria ter sido comprado zero, só tem que estar dentro dessas exigências.

      • Edson Roberto

        Giorgio, sem duvida deve ser de 0km para 6 meses de compra ou até 30000km desde que seja 0km. Senão, o primeiro dono pode surrar o carro e o segundo comprador pode exigir um direito invalido. Até porque comprou um carro todo detonado de uma pessoa e não diretamente da motnadora.

  • Claudioelite

    De forma simples e direta. Podem ter certeza de uma coisa. Se isso for aprovado o custo dessa nova operação será passado ao consumidor de alguma forma.

    Sabe o que eu gostaria de ver? Um projeto que fizesse a VW e a FORD acabar com esse lance de REVISÃO SEMESTRAL. Tenho um TIGUAN, fez um ano agora. Ta com 3100 km. Quando fiz a revisão de 6 meses tinha 2700 km. Ou seja, rodei apenas 400 km em 6 meses. Agoro tenho que trocar o oleo? Fala sério. Essa troca deveria ser daqu a 6 meses

    ABSURDO. ABUSO..

    É isso ai

    • thales_sr

      Você quer dizer, a VW, Ford, GM, Fiat, e praticamente todos os fabricantes de automóveis né… Todos especificam distância percorrida ou tempo, sabia que todos estavam de pilantragem!! Opa, acho que não né… Isso tem um motivo de ser.

      • archinho

        a renault não é assim, por exemplo, mas é a cada 10mil km, somente. pra grande parte das pessoas, isso da 6 em 6 meses… se dão de um lado, tomam de outro, essas montadoras. mas como dizem "ruim com elas, pior sem elas", porque andar de onibus não dá, ainda. e metrô só tem aqui ou ali. somos refens ¬¬

    • Cleiberst

      Quanto aos demais itens de revisão, relacionados a peças cujo desgaste previsto é relacionado a um uso mais intenso, concordo contigo.
      Apenas quero sugerir atentar para o óleo (e filtro) porque oxida e pode perder parte de suas características ao longo do tempo. Tenho dúvidas entre seis meses e um ano (algum colega pode postar o tempo correto), que seria o período recomendado para se manter a confiabilidade do lubrificante.

      • Edson Roberto

        O valor geralmente para carros que rodam pouco é de 1 ano para oleo. Mas nesse caso, tem que trocar o filtro pois senão o filtro "antigo" suja o sistema e inclusive do novo oleo.

    • http://www.imovelnacional.com.br andreLunkes

      O fato é que óleo tem data de validade dentro do motor, independe se o carro anda ou fica parado, o mesmo vale para gasolina, que não pode ficar muito tempo parada no tanque.

  • Diego Casagrande

    Se aprovar uma lei desta eles vão fazer umas 1.000 revisões antes de lançar um modelo e na pós-fabricação dos modelos.

    • Giorgio

      Por que? Mesmo se for aprovada, o cara vai comprar o carro, vai dar defeito, a montadora vai ficar enrolando até acabar a garantia. Duvido muito que isso vá dar certo, todos sabemos como a justiça por aqui é lenta. Lei nem existe, a menos que seja em prol do dinheiro, nunca em prol do consumidor.

      • Diego Casagrande

        É verdade Brasil é tudo lento mesmo. Mas como eu falei se aprovar, creio que é mais vantajoso a montadora dar mais atenção aos seus projetos do que enrolar, como o projeto diz, que se passar de 10 dias a revisão a montadora terá que fornecer um carro igual ao do proprietário. Quer dizer mais estoques nos pátios, carros novos sendo usados e como podemos saber dificilmente terá comprador que irá comprar estes carros reservas a não ser que vai para leilão ou feirão de usados isso é um desperdício para as montadoras, tipo se na VW quebra 10 carros por dia como exemplo, serão 50 carros "novos" que irão perder por semana, certeza que não será um bom negócio para as montadoras. MAS como você disse no Brasil é tudo lento e corrupto, dificilmente irão aprovar este projeto e lá no congresso está o MR. MANTEIGA, está mais do que provável que não irá ser aprovado.

        • evtdesign

          Carros novos sendo usados como reserva não, com certeza vai ser um frota como a de uma locadora. Serão usados, e bem usados. Vai achando que ela vai te emprestar carro novo e depois vender…

  • lcsmoretto

    Esta aí uma ótima oportunidade de negócios!
    Revisãozinha de preço fixo a cada 1000km resolve o problema!
    :D

  • Dragoniten

    "O projeto entende que um veículo novo deve ter pelo menos seis meses de uso ou até 30.000 km rodados."

    Não seria ATÉ 6 meses de uso ou 30 mil km?

  • jpcasella

    A ta, mais de 10 dias parados? Simples, eles pegam o carro fazem uma gambiarra e botam pra rodar!
    O certo seria, ficou mais de 12 horas parado? Carro reserva!

  • CanalhaRS

    Se o lobby das montadoras consegue fazer o governo até de cavalinho, imagine barrar essa lei…uma barbada.Cabeça fraca de quem acredita que isso vai acontecer.

  • AutomotiveEngg

    Sem reservas, o texto assume tom abertamente tendencioso, tentando fazer crer, com a propaganda explícita do parlamentar em questão, que seu projeto de lei, caso aprovado, trará benefícios concretos aos consumidores!

    Lembremos sempre:

    "There is no such a thing as a free lunch!"

  • Gui_Nunes

    A Nissan já tem isso, por 2 anos tens direito a um carro até 15 dias, até com o march, e eles dão qualquer carro deles.

  • [Shw 1981]

    Bom se fosse também em caso de colisão as peças que demoram para chegar

  • leoleeo

    Demorou, mas achar um carro idêntico é complicado…

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Bom demais para ser verdade, parece mais um projeto para chamar a atenção e atrair votos, pois eu sinceramente dúvido que algo nesse naipe seja aprovado e vire lei.
    PS: Nada mais justo, já que por aqui compramos um carro e pagamos 3 financiados ;)

  • fkas

    Sem querer ser chato, mas ja sendo: "se o CONCERTO" durar mais de 10 dias"… Sera que esta orquestra aguenta tocar este tempo todo? O bom de um "concerto" de 10 dias e' que o cara tem o que fazer enquanto espera seu carro sair do "CONsERTO" de 10 dias…
    Como este e' um orgao de imprensa, precisa ter mais cuidado com a ortografia.
    (De novo pedindo desculpas pelos acentos… Ainda nao consegui configurar esta coisa…)

    • Turbo_Car

      Nao adianta, fkas, os redatores do NA são teimosos. Nunca retificam seus textos, não importando o erro.

  • duhehe

    Essa lei ai é boa para pararem de vender carro sem o minimo de controle de qualidade ..

    Monto.. não desmontou ? .. entrega pro cidadão e seja q se Deus quiser … na mão dele ele se vira ..

    se vigorar essa parada .. é ai que as chinesas puxam o carro daqui de vez.

  • mikaelbrian

    é isso msm deveria ter essa lei a tempos, tem tantos relatos de pessoas com carros com menos de 30mil rodados alguns até com nenos de 10iml com rodados apresentando problemas de cambio, q demoram 2 meses pra consertar melhor falando trocar o cambio e ter q esperar 2 ou 3 meses para trocar o cambio, caso do fusion.

  • Readgis

    No Brasil, a falta da lei é a lei do lugar…

    E as empresas internacionais (e nacionais) só seguem o fluxo.

  • MajorAutomotivo

    Nós do RN te conhecemos João Maia. E o DNIT também. Mas, a ideia é boa.

  • EricoKutz

    Já é um grande começo! Mas como toda lei no Brasil tem um furo…..

    A concessionária vai fazer de tudo p/ deixar o carro pronto antes de 10 dias. Você pagou caríssimo num carro zero e vai ficar 10 dias a pé porque o carro teve defeitos de fábrica? A culpa é do consumidor?

    Comparar Brasil com países "sérios" já cansou né?! Mas em alguns países se você mandar seu carro p/ revisão a CC deixa um carro reserva p/ você durante o período que seu carro ficar lá. Detalhe, sem custo extra.

  • killbean_2011

    Que besteira, deputado não tem o que fazer mesmo !

    Alguém aí pode dar um exemplo de algum país desenvolvido que tenha uma lei assim ??

    Sempre tem um deputado querendo reinventar a roda no Brasil, fica jogando pra torcida, e a galera acredita.

    Deputado é tão bonzinho, cheio das boas intenções, mas sempre esquece de verificar o impacto negativo dessas leis absurdas, depois é o povo que paga !

  • igualmenor

    eu ainda acredito, mesmo que os carros aumentem de preço, que as pessoas não pararão de comprar veículos!

    "O projeto prevê que um veículo novo que apresentar defeito, o proprietário terá direito a um modelo reserva idêntico ao que possui. Isso acontecerá apenas se o concerto demorar mais de 10 dias."

    *esse conSerto é com s heim #ficaadica

  • FFFuel

    É absurdo!
    É o tipo de medida que se aprovada, vai trazer mais custos do que ganhos à população em geral!

    Eu gostaria de um projeto de lei que obrigasse a todos os deputados e vereadores trabalhar 5 dias x semana, 8 horas x dia, pelo menos!!!!

    Ah… e tirassem todas as regalias que eles têm. Isso sim!
    Aí sim nossa vida iria melhorar!

  • RAFAMP

    Sou Contra. Não existe almoço grátis, como diria o bom velhinho de Chicago Milton Friedman. É óbvio que as concessionárioas vão repassar o custo ao consumidor. Além disso, isso é apenas uma burocracia a mais para quem quer ser concessionário…