Carro da semana, opinião de dono: Chery QQ 2011/2012 branco

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Olá, meu nome é Pedro, moro em Uberlândia/MG e sou proprietário de um Chery QQ 2011/12. Acompanho o NA desde 2009 e venho acompanhando também, além da Avaliação NA, a avaliação “Carro da Semana, Opinião de dono”.

Antes tinha um carro que todo mundo já conhece, então não me interessei muito em falar o que muitos já sabem. Esperei passar a “lua de mel” com o carro, que está durando até hoje, para relatar minha experiência com meu primeiro carro chinês.

O antecessor do QQ era um Novo Uno Way 10/11 preto, que infelizmente não me deu alegrias (a não ser quando saiu da concessionária) e este foi o principal motivo da troca “repentina” em outro carro.

Acabou a garantia e só iria dar despesas e mais despesas com tantos problemas, foi aí que comecei a pesquisar um novo carro. Fui na Ford, Volkswagen, Renault, Nissan e outras, e acabei pensando em um carro chinês.

Na primeira vista não simpatizei com os carros da Chery (veja a opinião de dono sobre o Chery Face) de maneira alguma, até então tinha um sério preconceito com relação aos carros chineses. A Effa passou vergonha em um teste de longa duração e fez por acabar com a mínima confiança que alguns tinham em carros chineses.

Mas aos poucos resolvi acompanhar a trajetória do carrinho e me surpreendi positivamente. Ser um carro chinês já é um “peso”, agora com um carro chinês mais barato do país (na época) a desconfiança aumenta e muito.

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Mesmo assim fui acompanhando a opinião dos donos e vi que não era um carro tão ruim assim, até que despertou a curiosidade e fui conhecê-lo pessoalmente. Aí tive outra grata surpresa, gostei muito do que vi. Para o segmento estava um pouco acima dos outros, então resolvi fazer um test-drive que consolidou a compra do carro no dia 23/11/11 no valor de R$ 24.990.

Escolhi a cor branca (tinha amarelo e preto também) e, como é versão única, tem tudo que se pode imaginar pro segmento dos populares: AC, DH, vidros (one touch nas quatro portas)/travas/retrovisores elétricos, desembaçador e limpador traseiro, alarme, conta giros, painel digital, airbag duplo, freios ABS com EBD, som com MP3, entrada USB/auxiliar/cartão de memória, faróis e lanternas de neblina, módulo de subida dos vidros, abertura interna do porta malas/tanque de combustível, banco bi-partido, entre outros.

O carro é minúsculo por fora, mas por dentro o espaço surpreende, só não tem um porta-malas decente (190 litros). O painel digital é muito bonito e os instrumentos tem fácil visualização.

O acabamento é simples e razoável, melhor que alguns concorrentes, mas com algumas rebarbas (tampa do volante mal encaixada e porta luvas desalinhado). Pelo menos não “aparece” a lataria nas portas como o Ford Ka e Fiat Mille, sua área de tecido (veludo) é boa.

Até o momento com 12 mil km rodados nenhum “grilo” em geral, sua cor clara dá sensação de mais espaço, mas suja muito fácil.

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A direção hidráulica chega a parecer elétrica de tão leve, um perigo na estrada. O ar-condicionado gela muito bem, e rapidamente. Os vidros elétricos são one touch e fecham quando o alarme é acionado.

O tecido dos bancos é bom, e eu particularmente acho bonito o “desenho”, apenas são desconfortáveis em viagens mais longas e sujam muito fácil. Tem vários “porta trecos” além de porta-mapas nas portas, porta copos, porta revistas. O banco traseiro conta com 2 apoios de cabeça, cintos retráteis e é bipartido.

A suspensão é muito macia (os chineses gostam) e não é adaptada ao solo brasileiro, assim não filtra muito bem as irregularidades do solo. Até agora não apresentou ruídos, o carro também já foi em estrada de terra alguns vezes ao longo do ano.

A posição de dirigir é ótima, com todos os comandos à mão, e a visão é bem ampla. O desempenho é acima da média dos 1.0, mesmo tendo apenas 68 cavalos, não decepcionando nas subidas, sendo ágil na cidade e embalando bem na estrada.

O motor é 1.1, 16 válvulas DOHC com bloco em alumínio.

O ponto mais criticado do carro (pela imprensa “especializada”) é a estabilidade, dando a entender que qualquer curva o carro irá tombar ou se algum caminhão passar ao lado vai te jogar pra fora da pista.

Posso afirmar que não é tão crítica assim a estabilidade, em altas velocidades sim, chega a assustar em certos momentos pela leveza da direção, o carro fica bem “bobo” mas não sofre tanto com ventos laterais. Isso tudo é ocasionado pela suspensão “gelatinosa” e também pelos pneus 155/65/R13 que ajudam no consumo, mas prejudicam o comportamento do carro.

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O comportamento na estrada (mesmo sendo um carro urbano) é bom. A ressalva fica apenas para a estabilidade mesmo, mas como disse um bom tempo de viagem as costas doem, o motor também é “barulhento” e chega a incomodar. O câmbio emite ruídos nas trocas de marcha e é muito curto, além de sentir um “click” quando a marcha entra.

O comportamento na chuva também é bom, com ressalvas também, a velocidade do limpador é bem devagar, e o freio ABS é fundamental. O consumo é o ponto alto do carro, fazendo 15,7 km/l na cidade e 19,1 km/l na estrada.

Seu visual remete a um pokemon, a frente forma um “sorriso” que não combina de jeito algum com a traseira, a lateral é feia com aquelas rodas de ferro prata, recentemente pintei elas de preto brilhante e coloquei as calotas do Ford Ka 2008, ficou “menos feio”. Chama muita atenção até hoje.

Mas como nem tudo são flores, com 3 meses o carro apresentou seu primeiro problema. A buzina (parece de moto) não funcionava de manhã, mas isso foi solucionado na primeira revisão com a troca e até o momento não falhou mais.

Por falar nisso, o pós venda da concessionária de Uberlândia até o momento não tenho nada a reclamar, não atrasaram a buzina que estava em falta no estoque (em 2 dias chegou) e sempre atenderam muito bem.

Em resumo, é um bom carro urbano/segundo carro, mas tem muito pra melhorar, como a suspensão e as rebarbas no acabamento. Ele carece também de um isolamento acústico melhor, seu atrativo é o custo-benefício como todo carro chinês, mas falta realmente um compromisso maior da marca com o consumidor (peças, serviços, preços) e, claro, sempre com a pulga atrás da orelha com relação à segurança em carro chinês, ainda mas um popular.

Não é o melhor carro do segmento, mas está em algumas coisas “anos-luz” na frente, oferece muita coisa por preço de carro “pé de boi”, só falta mostrar realmente que é um bom e durável carro.

Pontos positivos

Preço
Equipamentos
Pós venda
Motor/Desempenho
Consumo
Posição de dirigir

Pontos negativos

Suspensão
Porta Malas

Por Pedro Rodrigues

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.