Home Usado da semana Carro da semana, opinião de dono: Ford EcoSport 2009

ford ecosport freestyle 2009 1 620x465 Carro da semana, opinião de dono: Ford EcoSport 2009




Fala pessoal, tudo bem? Depois de adiar várias vezes, resolvi tomar vergonha na cara e redigir um artigo sobre o nosso carro. Vou tentar ser o mais sincero e neutro possível. Pois bem, fazem três anos e seis meses que possuímos – com muita felicidade – uma Ford Ecosport FSL 1.6 do 09/09, que está, neste exato momento, beirando a barreira dos 50 mil quilômetros originais. Como o veículo foi comprado zero, não há o que falar de seus antecedentes, pois bem, vamos ao que interessa.

Pode parecer até brincadeira para várias pessoas que falam mal das Ecosports. Dizendo, muitas vezes, que o carro é ruim, é uma batedeira e etc. Bem, com a experiência de quase quatro anos que estamos com o carro, posso dizer que foi um dos melhores carros que já passaram pela nossa garagem, dentre GMB, FIAT, VW, Mercedes, etc.

Confesso que o pós venda das concessionárias Ford não são 5 estrelas, mas isso não podemos creditar inteiramente a Ford, e sim a rede de concessionárias que você comprou o carro. De 2009 para cá, o carro não apresentou nenhum problema crônico ou coisa do tipo, pois lembro-me que na época, costumava-se ouvir defeitos em caixa de direção, embreagem e barulho interno. As vezes que precisamos de atendimento nas concessionárias foram para revisões, que diga-se de passagem, demoram além do esperado!

ford ecosport freestyle 2009 3 620x465 Carro da semana, opinião de dono: Ford EcoSport 2009

IMPRESSÕES

Desempenho: Como a maioria deve saber, estamos falando de um carro de mais de 1.200 kg, com um motor 1.6. Sim, já dirigi o modelo 2.0, e é muito mais esperto que o 1.6, mas posso afirmar que o motor faz bem seu trabalho, é um bom motor para quem necessita de um desempenho razoável, dificilmente é necessário reduzir para 4º marcha em aclives. Em resumo, é suficiente para a proposta, já que sabemos que ele não é nem um pouco off-road.

Consumo: Ah, aqui o bicho pega, amigos. O carro bebe bem, considerando que eu não bebo bebidas alcoólicas, ele bebe demais! No álcool, faz em torno de 5 na cidade e 9,8 na estrada. Na nossa ótima gasolina, chega a fazer 12 na estrada. Eu considero um consumo alto.

Acabamento: Igualmente ao consumo, penso que o acabamento é outro ponto fraco da Eco, o interior é um pouco mais bem cuidado que o fiesta rocam, mas ainda assim é sofrível para um carro de (na época)56 mil dilmas. Nem tanto por rebarbas ou peças mal encaixadas, que são poucas, mas sim pela qualidade do materiais usados, o painel consegue ser mais rígido que a lataria! Brincadeiras à parte, não é algo que não estamos acostumado no nosso mercado, mas poderia ser bem mais bem cuidado. Além de alguns pequenos grilos que encontrei a fonte e resolvi rapidamente.

Conforto: Bem, acredito que não só eu, mas boa parte de quem conhece os veículos das Ford, irão concordar que a Ford faz veículos confortáveis, além dos bancos serem te um tecido relativamente bom, os bancos da frente até que mantem você firme no banco em curvas mais fortes, considerando que tenho 1,85m e 79kg, acho bastante confortável, inclusive viajo sempre, muitas vezes mais que 300km de viagem e não chego morto, minha coluna agradece o ajuste lombar que há no banco do motorista.

ford ecosport freestyle 2009 2 620x465 Carro da semana, opinião de dono: Ford EcoSport 2009

Estabilidade: Esse é um ponto que há muita divergência de opiniões, mas basta usar um pouco do bom senso para ver que a Ecosport é sim estável! E não adianta falar do aviso no para-sol do carro, pois ainda não vi um SUV que não tenha esse aviso, até mesmo a Captiva V6 que é um pouco esportiva, possui esse aviso. Mas o fato é que sim, o carro é estável em curvas, não sai de traseira fácil nem de dianteira, ele é bem previsível. Vale lembrar que tomamos como referência carros altos, de centro de gravidade alto. A carroceria não rola tanto quanto se pensa. Obviamente não estamos num Focus da vida, mas ele atende bem ao que se propõe.

Conclusão: De um modo geral, é sim um bom carro para sua proposta, nesse caso, era, pois chegou a nova geração. Mas para quem está à procura de um bom carro, seguro, estável e parrudo, indico as Ecosports a partir do ano 2008, onde foram resolvidos vários problemas crônicos! Além do mais, você consegue encontrar modelos 2.0 XLT manual por 30 mil reais.

Por Rubens Villaça





Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.