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ford ecosport freestyle 2009 1 620x465 Carro da semana, opinião de dono: Ford EcoSport 2009




Fala pessoal, tudo bem? Depois de adiar várias vezes, resolvi tomar vergonha na cara e redigir um artigo sobre o nosso carro. Vou tentar ser o mais sincero e neutro possível. Pois bem, fazem três anos e seis meses que possuímos – com muita felicidade – uma Ford Ecosport FSL 1.6 do 09/09, que está, neste exato momento, beirando a barreira dos 50 mil quilômetros originais. Como o veículo foi comprado zero, não há o que falar de seus antecedentes, pois bem, vamos ao que interessa.

Pode parecer até brincadeira para várias pessoas que falam mal das Ecosports. Dizendo, muitas vezes, que o carro é ruim, é uma batedeira e etc. Bem, com a experiência de quase quatro anos que estamos com o carro, posso dizer que foi um dos melhores carros que já passaram pela nossa garagem, dentre GMB, FIAT, VW, Mercedes, etc.

Confesso que o pós venda das concessionárias Ford não são 5 estrelas, mas isso não podemos creditar inteiramente a Ford, e sim a rede de concessionárias que você comprou o carro. De 2009 para cá, o carro não apresentou nenhum problema crônico ou coisa do tipo, pois lembro-me que na época, costumava-se ouvir defeitos em caixa de direção, embreagem e barulho interno. As vezes que precisamos de atendimento nas concessionárias foram para revisões, que diga-se de passagem, demoram além do esperado!

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IMPRESSÕES

Desempenho: Como a maioria deve saber, estamos falando de um carro de mais de 1.200 kg, com um motor 1.6. Sim, já dirigi o modelo 2.0, e é muito mais esperto que o 1.6, mas posso afirmar que o motor faz bem seu trabalho, é um bom motor para quem necessita de um desempenho razoável, dificilmente é necessário reduzir para 4º marcha em aclives. Em resumo, é suficiente para a proposta, já que sabemos que ele não é nem um pouco off-road.

Consumo: Ah, aqui o bicho pega, amigos. O carro bebe bem, considerando que eu não bebo bebidas alcoólicas, ele bebe demais! No álcool, faz em torno de 5 na cidade e 9,8 na estrada. Na nossa ótima gasolina, chega a fazer 12 na estrada. Eu considero um consumo alto.

Acabamento: Igualmente ao consumo, penso que o acabamento é outro ponto fraco da Eco, o interior é um pouco mais bem cuidado que o fiesta rocam, mas ainda assim é sofrível para um carro de (na época)56 mil dilmas. Nem tanto por rebarbas ou peças mal encaixadas, que são poucas, mas sim pela qualidade do materiais usados, o painel consegue ser mais rígido que a lataria! Brincadeiras à parte, não é algo que não estamos acostumado no nosso mercado, mas poderia ser bem mais bem cuidado. Além de alguns pequenos grilos que encontrei a fonte e resolvi rapidamente.

Conforto: Bem, acredito que não só eu, mas boa parte de quem conhece os veículos das Ford, irão concordar que a Ford faz veículos confortáveis, além dos bancos serem te um tecido relativamente bom, os bancos da frente até que mantem você firme no banco em curvas mais fortes, considerando que tenho 1,85m e 79kg, acho bastante confortável, inclusive viajo sempre, muitas vezes mais que 300km de viagem e não chego morto, minha coluna agradece o ajuste lombar que há no banco do motorista.

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Estabilidade: Esse é um ponto que há muita divergência de opiniões, mas basta usar um pouco do bom senso para ver que a Ecosport é sim estável! E não adianta falar do aviso no para-sol do carro, pois ainda não vi um SUV que não tenha esse aviso, até mesmo a Captiva V6 que é um pouco esportiva, possui esse aviso. Mas o fato é que sim, o carro é estável em curvas, não sai de traseira fácil nem de dianteira, ele é bem previsível. Vale lembrar que tomamos como referência carros altos, de centro de gravidade alto. A carroceria não rola tanto quanto se pensa. Obviamente não estamos num Focus da vida, mas ele atende bem ao que se propõe.

Conclusão: De um modo geral, é sim um bom carro para sua proposta, nesse caso, era, pois chegou a nova geração. Mas para quem está à procura de um bom carro, seguro, estável e parrudo, indico as Ecosports a partir do ano 2008, onde foram resolvidos vários problemas crônicos! Além do mais, você consegue encontrar modelos 2.0 XLT manual por 30 mil reais.

Por Rubens Villaça


  • Diegorji

    Cheguei a cogitar em adquirir uma Ecosport, mas depois de dirigir fiquei decepcionado com o motor, este veículo é muito pesado para o Zetec Rocam.

    Eu acredito que o interior da Eco seja um dos mais cuidados em sua faixa de preço, automóveis como o Duster chegam a causar náuseas de tão simplório pelo que custa.

    • Leandro1978

      O acabamento do Duster segue o padrão do Sandero e Logan, carros da Dacia, marca de baixo custo. O que gosto dele é seu espaço interno frente ao Eco. Mas ainda sinto falta de uma perua nesta faixa de preço.

      • http://autoprojecoes.blogspot.com/ Guilherme_BMW

        Tem Palio Weekend e Spacefox (apesar de que nessa faixa de preço é Palio Adventure e Spacecross).

        Mas eu concordo que mais opções (ou pelo menos, opções mais recentes) seriam bem vindas.

        • Leandro1978

          Como disse, sinto falta de uma perua nesta faixa de preço…rs… Sei delas, até as acho razoáveis, mas cadê a da Ford, a da GM, as da PSA, etc? Só duas opções ou ir para minivans ou suvs, não me parece ser opção, se você me entende…

          • JPaulo10

            Infelizmente, a moda americana reina: SUV, SUV, SUV …

    • Rubens

      Como eu disse amigo, o1.6 é apenas razoavel, mas estamos cogitando a nova eco e o duster, e dessa vez, sem duvidas iremos de 2.0

    • Heitor

      No meu caso a ECO é uma FreeStyle 2012 1.6 e posso dizer que foi o carro mais confortável que já dirigi,… fiz longas viagens de 500km e chego inteiro, sem stress. Diferente do meu sieninha 2006 que eu chegava quebrado, trilhado d+, alias, nem o honda fit 1.4 chega no nível da eco em conforto de suspensão, nem o polo sedan 2011. Quanto ao consumo, a Ford recalibrou o Zetec e consigo fazer 14Km/L na estrada ~110Km/h e 9.5Km/L na cidade (c/ engarrafamento), não uso álcool pois aqui não vale a pena em Recife.
      Minha sincera opinião. Forte abraço a todos.

  • Leandro1978

    Parabéns pela compra. Pessoalmente não sou muito fã de suv, mas me parece que ela cumpriu as suas expectativas e é isso que importa. Gente que critica a compra pouco importa, pois é o dono quem usa e é dele o maior interesse no comportamento do carro. Uma dúvida, o estepe na tampa traseira atrapalha nas manobras? Com gasolina na cidade, o consumo também deixa a desejar? Só como curiosidade sobre consumo de carro, outro dia li uma reportagem em que analisaram o consumo de dois carros, um Fiesta 1.0 e um Focus 1.6. No popular, o consumo após três anos de uso, representava 39% de seu custo. O resto é manutenção, depreciação, seguros e impostos. No Focus, o combustível representa 34%.

    fonte: "o baixo peso do consumo"

    • Rubens

      Amigo, posso te dizer que o Pneu atrás serve de "sensor de estacionamento" já que se vc for beeeeeeeem carinhoso, ele não arranha nem amaça nada :) cansei de utiliza-lo como sensor, já que vc não tem como ter muita noção do espaço restante.

      • Alex Johansson

        Espero que você não use esse "sensor" em manobras de estacionamento entre dois carros. hehehehe
        No mais, parabéns pelo carro. Se você gosta, te agrada, te serve, é o que mais importa. Opinião cada um tem a sua e portanto chegar a um consenso não é das tarefas mais fáceis.
        Abraço.

        • rubensvillaca

          Isso ai meu amigo! hehe sim, uso "carinhosamente" em carros que obstruem minha retirada da vaga :) Falando serio, dá pra usar sim com outros carros, é só ir bem devagar mesmo, não acontece nada, testado e aprovado :)

  • Mr. Car

    Dirigi muito um da firma. Bom carro. Se dirigido como carro de passeio (e não "pilotado", como alguns querem fazer), dá numa boa para não se preocupar com o aviso no para-sol. Mas que depõe contra o carro ler aquilo, isto depõe, he, he, he!

    • Leandro1978

      Isso é uma coisa que acho engraçado. Parece que as pessoas acham que um carro deste porte e altura vai ter desempenho de um sedan ou perua. Questão de física, né? Tudo bem, tem modelo que possui o "abecedário em letrinhas de segurança", que, de certa forma, acabam compensando (ou procuram compensar) isto, mas não é o caso, não só do Eco, como em muitos modelos e diria que até alguns acima dos R$ 100 mil.

      • dudupruvinelli

        O que que diz afinal nesse parasol?

        • rubensvillaca

          Amigo, é som um lembrete pedindo para evitar manobras bruscas acima de 160km/h.

          • dudupruvinelli

            HAHAH Obrigado.

        • RicRB

          Está assim escrito no pára-sol do Ecosport: "veículo de uso misto com centro de gravidade elevado. Recomenda-se evitar manobras abruptas e velocidade excessiva". ( Ou mais ou menos isso rsrsrs)
          Como o centro de gravidade do carro é mais elevado, por ser um utilitário esportivo, há um risco maior de capotamento em mudanças bruscas de direção!!
          Mas sejamos sinceros: óbvio isso, não??! rsrs Só a título de curiosidade, aviso este, que foi retirado do novo Ecosport!!

          • Leandro1978

            Óbvio para quem conhece só um pouquinho da física (aquela da escola mesmo), mas o consumidor…bem, é o mesmo que pede educação, mas sempre elegeu quem não está disposto a gastar com ela…

        • msbiel13

          veículo com centro de gravidade elevado , evitar manobras bruscas em velocidade alta ( tenho uma eco identica a da matéria )

        • gcarlos

          Não tem na ficha técnica, né?

      • arianoneves

        Falando no ESP ele não procura compensar, ele compensa mesmo! deveria ser obrigatório esse item em todos os SUVs

        • dudupruvinelli

          Deveria ser não só de série, mas do conhecimento do possível comprador de uma SUV. RAV4, CRV, Sportage, Tucson, EcoSport, IX35, Sorento não vem com ESP na versão de entrada.

    • Rubens

      Exatamente isso amigo!

  • HumbertoRR

    Nas vezes que dirirgi, gostei muito do carro. Tenho amigos que já estão no terceiro Ecosport.

  • thales_sr

    Os bancos não seguram bem não… Os do Celta seguram melhor que o do Ecosport. Além da faita de locais para apoiar o cotovelo ao segurar corretamente o volante, fazem com que os ombros cansem bastante em viagens. Fiz muita viagem de 700 km com o Celta e chegava inteiro no destino. Com o Ecosport, depois de 400 km eu já não via a hora de chegar. Ergonomia não é o forte do carro.

    • Rafael_rec

      Mesmo com o volante torto do Celta você chegou inteiro ao fim da viagem?

      • Four Rings

        Ergonomia pior que a do Celta não existe. Até Mille tem posição mais correta ao volante! O Celta é grotesco nesse ponto.

      • thales_sr

        Sim, perfeitamente inteiro. Percebo que muita coisa aqui é falada e se espalha feito erva daninha, muita gente repete sem nem ao menos ter dirigido o carro. Do jeito que falam, se eu não conhecesse o carro, ia pensar que tem que se dobrar todo pra dirigir o Celta. Na verdade, os pedais é que ficam um pouco à direita, mas em estrada normalmente só se usa o pé direito, não dá pra notar tanto esse desalinhamento (que também não é esse absurdo todo como uns bradam por aí).

        • Rafael_rec

          Eu uso um celta como segundo carro e posso afirmar que o volante é muito torto, não estou falando de alinhamento com o assento, estou falando de dirigir com o braço esquerdo mais esticado que o direito. Se no trânsito urbano chega a ser incomodo, imagina em uma viagem de 700 km? Com relação aos pedais eu não vejo falta de alinhamento, o problema é a falta de espaço no lado direito devido ao painel, e no lado esquerdo por conta da caixa de roda.

          • thales_sr

            Pois é, o celta foi meu carro por 5 anos, e não tive nenhum problema com alinhamento de volante nele, principalmente da forma que você relatou… O trânsito urbano incomoda, seja com o carro que for… Viajava tranquilamente com ele, e sem nenhuma facilidade de DH, VE, etc… Só tinha ar condicionado.

    • luizcrjr

      Fala sério cumpadi, o celta é um dos carros mais desconfortáveis que eu já dirigi.

      • Ricardo Rangel…

        Desconfortável e instável! Esse merecia um lembrete no para sol… "acima de 80km/h, risco de perda de controle"!

        • marciors01

          Fiz uma viagem com um prisma e nunca mais, cheguei destroçado, além do volante torto, a falta de estabilidade e da traseira bandoleira (caso do prisma) o console não deixava descansar o pé, fica grudado no acelerador, segunda pior viagem da minha vida, a primeira foi com uma fiat ideia.

        • thales_sr

          Sinceramente, não sei onde achou essa instabilidade toda. Em alta velocidade o carro fica barulhento (queria o que em carro barato? Isolamento de Rolls Royce? rs), mas cansei de colocar mais de 140 km/h nele e não sentia instabilidade. E nas curvas nada de cantar pneu, fazia com segurança. No limite, saía de frente.

      • luan

        Nao compro carros populares. Mais se fosse comprar, seria um celta, pq gol e palio penam pelo desempenho do celta.

        • Four Rings

          Melhor algo um pouco mais rápido, ou algo com um mínimo de conforto/egonomia? Eu iria no último caso. O Celta está abaixo do limite do aceitável.

      • thales_sr

        Pra você ver como é o Ecosport… Carro bom de mecânica, mas qualquer curva tem que procurar onde se segurar, pois o banco não tem apoio lateral. No novo melhoraram nesse quesito, mas ainda não considero suficiente, o new fiesta é muito melhor nesse quesito. Lá em casa tivemos o Ecosport 2007, só para ter o parâmetro.

    • CharlesAle

      A Eco pode não ser grande coisa em ergonomia,meu irmão tem uma e já dirigi bastante ela,mas comparar com celta não dá,sou dono de prisma e sequer me dá vontade de tirá-lo da garagem!!!a Eco é um carro robusto e de baixa manutenção,sempre disse isso e o relato só corrobora isso………

      • thales_sr

        Pleno acordo quanto à parte de robustez e baixa manutenção. O Eco lá de casa não era bem tratado no quesito manutenção preventiva, e a única coisa que deu defeito foi a bobina de ignição, todo o resto funcionou muito bem, entregamos o carro em 2012 sem nenhum problema. Nada a reclamar da mecânica do carro.

    • Richard

      Quer comparar um projeto/plataforma de 1983 com volante torto e suspensão sem subchassi com um dos idos dos anos 2000 ? Fala sério. Prefiro o banco macio do Ecosport ao volante torto e o banco quase colado no chão e sem espaço entre as pernas do Celta.

      • thales_sr

        Banco macio? Qual ecosport você dirigiu? O 2007 que tivemos não tinha essa maciez não… E nada de apoios laterais: Fazer uma curva era procurar algum lugar pra se segurar senão ia parar na porta do carro.

        Esse seu relato parece que simplesmente você olhou a ficha técnica do carro e saiu pra descer a bomba. Não procure ficha técnica, se importe com o resultado final… Carro é mais do que a soma de componentes.

        • Richard

          Sim, banco macio. Tive um Fiesta Rocam 2012 e realmente os bancos não tem o "apoio lateral" e o carro inclina um pouco nas curvas, agora dizer que o Celta é melhor que o Ecosport (também cabe o Fiesta Rocam) em termos de conforto em viagens longas é demais. Como sou alto e o Celta não preza nada em ergonomia, um lixo. Em viagens de 300 km sempre saia com as costas doidas por conta do volante torto. De que adianta ser bom em curvas, uma direção direta, um banco que realmente segura você nas curvas, mas uma suspensão mais dura que pau brasil e péssima posição de dirgir, com problemas de saúde (coluna) no futuro? Minha namorada também tem um Celta e reclama constantemente dos problemas de dores na coluna por conta da péssima posição de dirigir deste lixo chamado Celta.

          • thales_sr

            Pois é, digo e repito pra quem quiser ouvir… rs
            Quanto ao Fiesta/Ecosport inclinarem nas curvas, não notei esse comportamento acentuado (todo carro inclina com força G lateral, então é normal), mas realmente não achei nada demais.

            Sobre o Celta, simplesmente me "vestiu" muito bem, não me cansava nada em viagens, e ainda brindava com um belo consumo. A suspensão eu nunca achei dura. Meu carro atual (Polo) é bem mais duro, o Celta era até bem macio. Mas vale lembrar, o meu era um modelo 2005 (cara de Vectra B), com pneus 165/70R13. O atual sofreu algumas mudanças (o carro em si é o mesmo, mas alguns detalhes mudaram), pode ser que tenham trocado a especificação de molas/amortecedores, e as rodas aro 14 de agora tenham deixado o carro mais duro mesmo. Talvez sejam mudanças pedidas pelos maires compradores de Celta no Brasil, a NET e Telefonica… :P

    • rubensvillaca

      Amigo, tem certeza que já dirigiu a ecosport por mais de 300km? Meu irmão possui um celta, o qual eu só faltei chorar para que ele não comprasse, mas ele é aquele tipico brasileiro que só quer q o carro ande. Simplesmente não há nem comparação!Não que a eco seja exemplo de ergonomia, mas são muito melhores sim!

      • thales_sr

        Sim, tivemos um Celta de 2005 a 2010, Ecosport de 2007 a 2012. Dirigi bastante os dois, sendo que o Celta era o "meu" carro, e o Ecosport o carro "do meu irmão". Mas rodei bastante nos dois. O Celta "vestia" melhor que o Ecosport, mesmo não tendo equipamento nenhum (não tinha DH, VE, TE… só tinha AC. O Ecosport era "completo", sem ABS e AB2). Todo mundo lá em casa achava a mesma coisa. Só reclamavam quando o Celta estava com os pneus dianteiros descalibrados, pois a direção ficava pesada.

    • jnasser

      Tem certeza que o Celta aguenta 700km ?

      • thales_sr

        Absoluta. Aguenta 50 mil km (que foi o que rodei com ele), depois não sei pois o vendi. Mas entreguei inteiro, sem nenhum barulhinho e com o motor tinindo. O que manutenção feita no tempo não faz! rs

    • bva

      thales, fala serio, 700 km com o celta e ainda chegar inteiro. Tive um e com 180 km que andava chegava no destino acabado com dor no ombro por causa do volante torto. Celta nunca mais.

      • thales_sr

        Sim, rodava 700 km, e não foi uma ou duas vezes. Pegava esses 700 km (ida e volta, total 1400 km) umas 3 vezes no ano, minha família é da Bahia e eu estudava em Sergipe. Pode ser que pra o seu tamanho o Celta ficasse desconfortável (pra gente grande realmente não dá), mas mesmo sem muitas regulagens (o banco só anda pra frente e pra trás, o volante só gira… rs), dava pra encontrar uma boa posição de dirigir no Celta. O Ecosport tinha um banco muito menos amigável.

  • granrs78

    Tive uma Ecosport 2.0 aut. 2009 que so me deu alegrias. O acabamento era pobre, mas nao possuía barulhos ou coisa parecida. Eu recomendo a compra, pois pelo preco de uma usada, vc leva um carro bem honesto e se for o modelo 2.0 aut. ainda agrega conforto do cambio automatico e motor bem esperto.

    • rubensvillaca

      Isso mesmo companheiro, eu sou adepto do manual, mas quem gosta de aut, consegue na faixa de 35k uma 2008 ou 09 xlt 2.0!

  • LenonSlater

    Ótimo relato amigo, bem imparcial, tivemos aqui em casa 2 modelos, uma 2004 1.6 e dps uma 0km 2007 Aut 2.0, foram 5 anos sem muitos problemas, muita gente fala muito sem nunca ter nem entrado e dirigido um modelo desses, hoje temos um cruze e ñ penso em voltar para um modelo "pseudo-altinho" Porém eu recomendo! Parabéns.

    • rubensvillaca

      é isso ai amigo, já aqui estamos pensando em pegar a nova ou o duster, estamos mais cautelosos pois estão chegando os PUG e GM !

    • marciors01

      Não tenho um eco mas conheço muito bem, já dirigi algumas vezes e não teria de forma nenhuma, ao menos o antigo, o novo talvez, gostei muito de dirigir o new fiesta mas não dirigi ainda o eco.
      O carro parece bom, mas pelo preço compra-se um hatch ou sedã médio que são carros superiores, vale a pena somente para quem REALMENTE NECESSITA de um carro mais alto.

  • Diego

    Para as buraqueira do BRASIL é um carro ideal , mas n creio que seja melhor que uma MERCEDES.

    • dudupruvinelli

      Acho que era um Classe A.

    • rubensvillaca

      Cara, era um mercedes A190, acredite, o carro era semi novo, mas deu mais problemas em 2 meses do que a eco deu em 2 anos! Trocamos o carro com 4 meses!

      • Louis

        O Classe A era um bom carro, só pecava nos preços de peças e manutenção.

  • anderson_sp

    Apesar do acabamento ruim, pela proposta dele de ser um compacto "altinho" ele serve, tanto é que vende bastante, sobre desempenho não tem como comparar com carros menores porém mais ágeis igual alguns gostam de colocar Celta competindo até com Golf 2.0.

  • http://twitter.com/marcolucio84 @marcolucio84

    Tenho uma 2011 e está com 30 mil Km rodados! Não recomendo! O motor é fraco para viagens e bebe muito, a Ford obriga revisões semestrais independente da quilometragem quando o normal é um ano ou 10 mil quilômetros um absurdo que me fez perder a garantia do carro, além de ser um roubo, já tive problemas no Ar-Condicionado e nas travas dos encostos dos bancos traseiros.

    • dudupruvinelli

      Minha irmã tem um ka e já teve problema no ar condicionado também, não gelava… E quanto as reviões, é ridículo mesmo…mas como o ka só tinha um ano de garantia nem fez muita diferença.

    • rubensvillaca

      Um ponto que não gostei da ford, as revisões!, mas me seguraram apenas por um ano, que foi o ano da garantia, depois, só manutenção preventiva fora da css.

    • http://twitter.com/marcolucio84 @marcolucio84

      Eu perdi a Garantia porque a Eco tem 3 anos, e não sabendo que a revisão era semestral (coisa mais sem sentido) eu não fiz e quando fui fazer com um Ano me disseram que não poderiam arrumar o ar pois estava fora da Garantia. Lamentável, Ford aqui nunca mais…

  • TacodegolfGTI

    Bela avaliacao, rapida, e construtiva, ja tive um 1.0 supercharged, so nao coloquei fogo nele porque minha namorada iria terminar comigo.

    • rubensvillaca

      Obrigado cara! aaaah, as 1.0 SC, se você não tocou fogo, provavelmente entregou pra alguem né? :)

  • suguii

    Engraçado que é um carro que nunca gostei, pra mim é só um Fiesta mais alto, mas por algum motivo, gostei de dirigir a Ecosport da minha chefe, que tinha câmbio AT… achei que era lento pra responder, mas até que o bichinho tocou bem…. achei que ficou pau a pau com o meu 307 AT (eu sei que tem diferenças, antes que joguem pedras em mim…), o que pesa é esse consumo exagerado…. bebe mais que o nosso ex-presidente…. kkkkkk

  • dudupruvinelli

    Interessante avaliação… estou adiando a minha faz uns meses também auhah.

  • Walter

    Eu adiei tanto a minha avaliação que praticamente fizeram para mim hahaha temos a mesma Ecosport, ano, cor, rodas, igual daqui em casa, só que ganhamos o letreiro no capo que fica muito bonito, xD Avaliação segue a risca oque pensar sobre o carro , muito bem feita, e o carro é muito bom.

    • rubensvillaca

      haha oque me motivou foi saber que ninguem havia feito ainda, mas ja estava vendo a hora de alguem o fazer! Ai tomei vergonha na cara! aaaaah, algo que gostaria de colocar nela seria o letreiro e o farol mascara negra das 2012!

  • Jeff

    Eu quase peguei uma 2.0 Automática completa (Bancos de couro e todas siglas que puder imaginar, AB, ABS, VT…) 2010/2010 por quase 39 mil. Achei um carro bacana, ainda mais para um primeiro carro. Parabéns pelo autor e obrigado por dividir sua opinião.

    • rubensvillaca

      Disponha! Vai sem medo, após 2008 as ecos estão super seguras, já vi cada acidente feio com elas cara e pude notar que a construção estrutural é muito boa! alias, o unico que eu vi morrer, morreu pq estava sem cinto e batei a cabeça em tudo que era canto, mas estruturalmente estava OK.

  • betão

    Tive uma 4×4 2004. Era muito barulhenta, isolamento acústico falho, muito barulho de vento na carroceria, o joelho batia no painel, porta malas pequeno, aquele estepe inviabilizava muitas vagas de estacionamento, uma burrice estar pendurado lá atrás, por ser 4×4, amortecedor, escapamento, lonas, e alguns detalhes eram um parto para achar reposição, e a cereja do bolo, tanque reduzido para caber o diferencial trazeiro. Motor 2.0 não era tudo isso, pouca coisa melhor que o 1.6, pouco mesmo. Caro o reparo do freio abs 250 no comum 1100 no abs. Vibrava o cardã, embreagem pesada.
    De positivo: visibilidade, torque em baixa, consumo em estrada razoável, de 11,5km/l, a 4×4 em alguns casos, como pista escorregadia era ótima, no barro, esquece.

    • rubensvillaca

      Como eu disse cara, realmente as primeiras ecos era problematicas, mas 98% dos problemas foram resolvidos na reestilização de 2008!, o pessoal do club do escosport que tem 4×4 não troca por nada :)

  • Filipe_GTS

    Todos que conheço que possuem esse carro reclamam do consumo. Todos têm/tinham o modelo 1.6.
    Pesado, pneus grandes, grande área frontal são os vilões.
    Outros senões são o portamalas pequeno e estepe pendurado, que causa barulhos incômodos.
    NO mais, carro bacana!

    • rubensvillaca

      o consumo realmente deixa a desejar viu, mas os colegas do clube do ecosport disseram que no caso da FSL, quando se troca os pneus por pneus para estrada, não mistos, o consumo melhora alguma coisa, espero que sim, pois estou para trocar os pneus

  • RodWH

    Resumindo, o Focus anda mais, bebe menos, é mais espaçoso, tem mais porta malas, faz curva melhor, é bem melhor acabado e tem as mesmas capacidades Offroad da Eco: zero.

    • Ricardo Rangel…

      Conordo. Não vejo vantagem alguma pagar preço de um Focus para comprar um carro inferior (um Fiesta), de categoria inferior! Um veículo criado originalmente para ser uma minivan do Fiesta e que no Brasil fora "promovido" a off road (só no visual).
      Eu não me vejo tendo um deses, mas há quem goste de Crossfox, o que dizer de uma Ecosport?

      • Edson Roberto

        A questão não é ter vantagem ou não é gosto da pessoa. A pessoa acaba comprando de repente por ser justamente alto e isso agradar mais na condução mesmo que abra mão de outros atributos do Focus.

        Se eu perguntasse isso para meu tio, ele diria que prefere o Eco justamente porque mora em um sitio. Um Focus por mais confortavel e completo que seja em comparação ao Eco, ele iria abrir mão por justamente ter uma altura não compativel por onde ele mora. Ele praticamente acabou com um parachoque de um Fit que teve e depois que comprou um Sandero Stepway isso não ocorreu mais.

        Eu acredito que há mercado para todos, mas muitos gostam da disposição que os carros altinhos empregam. (eu acho uma compra mais racional um Duster ou um Ecosport do que os demais adventures que nem altura do solo em comparação aos modelos "civis" possuem).

  • Tosca16

    Um carro honesto para sua época por isso era o líder disparado, aliás não tinham concorrentes por isso a Ford usou e abusou do Ecosport. Nitidamente o carro de hoje é melhor que esse modelo, o design é complicado por que não é unanimidade há quem prefira o modelo antigo como esse esteticamente , mecanicamente é um carro bom, pseudo off-road como todos da categoria ainda dá pra de leve sair um pouco da rotina e tentar encarar coisas de leve fora de estrada .

  • Brunocarro1998

    Acho a Ecosport um carro razoável, muito bom para se comprar usado. Tenho um conhecido que tem uma 2008 e nunca teve problemas com o carro.
    Obs: Foto 2 – Saudades resolução.

    • rubensvillaca

      haha foi cara, perdi o foco!

  • Bruno_Carros

    "o painel consegue ser mais rígido que a lataria!"

    O pior é que isso é verdade! Eu tenho um EcoSport 2.0 4WD 2011 e me arrependo pra caramba de ter pago R$ 65.000,00 por esse abacaxi!

  • RafaelPimenta

    Meu pai tem uma 2.0 aut 2012 (modelo antigo ainda) e diz que esse foi o melhor carro que ele ja teve. anda muito bem (colocou 180km/h na dutra sem muitos problemas), é economico se considerarmos que é um 2.0 aut, faz normalmente 13km/l ou ate 14 na estrada e com gasolina. ele ta bem novo ainda, tem apenas 15mil rodados, mas realmente o painel é muito rigido, poderia ser melhor. mas do antigo fiesta rocam 1.6 2004 que agora é meu, para essa eco, ele disse que teve muitas vantagens.

  • André

    Quando meu pai comprou nossa Eco FreeStyle 09/09 o focus era recém lançado, porém possuía o motor apenas a gasolina, ou seja, como negócio seria um mico. Então ele preferiu a ECO só pela altura (estava saindo de uma S10 2005 executive) – na época me revoltei. Apesar do roubo que o EcoSport representou, afinal nada nele justifica o preço (R$ 58.000,00), o carro ja possui 65.000km rodados e só fizemos troca de peças que se desgastam naturalmente, diga-se de passagem não são caras. Já tive um fiesta rocam 1.0 e sim, o Eco não passa de um fiesta alto, digo isso sem exageros. Nada difere, em qualidade, o interior dos dois carros.
    Hoje meu pai gosta tanto do carro que quer trocar em um novo, porém para mim neste momento o novo ECo Sport é um tremendo mico, afinal não é possível que em breve a Ford não implemente a atualização nos motores que já existem no new fiesta e novo Focus (que virá). Além disso continua sendo apenas um fiesta alto visto que o acabamento é decepcionante e na minha cidade a versão Freestyle custa R$ 65.000,00 (um assalto a mão armada).
    Emfim, até gosto do carro – não deu defeito até agora – mas na faixa de preço um corola cai bem melhor…
    ah, quanto ao steep é só frescura de quem reclama, pois não atrapalha em nada, é até melhor de retirar (tive um sandero e seu step embaixo do carro é um atraso de vida)…já dirigi sedã com visibilidade traseira bem pior.

  • msbiel13

    eu tenho uma eco freestyle 2009 e aqui são minhas opiniões sobre o carro :

    pontos fortes : manutenção , conforto , suspensão , estabilidade e o som que é bom

    pontos fracos : acabamento , motor apenas suficiente , porta malas e cambio um pouco impreciso as vezes ( principalmente na primeira e ré )

    no geral : um carro bom pra quem quem quer um carro alto sem gastar muito

  • kikofar

    Meu pai comprou uma, pra minha surpresa na época, em 2009. Disse pra minha surpresa porque ele sempre gostou de peruas (teve 4 Belinas e 1 Royale) e nunca se interessou muito por SUV's.

    Até o momento, a sua Eco 1.6 tem se comportado muito bem. Na verdade, aí veio outra surpresa. Ele rodou relativamente pouco nela (40 mil kms em 4 anos), mas sempre roda por estradas ruíns para visitar minha avó e também meu irmão, esse último morador de uma cidadezinha bem pequena no interior do ES. O acabamento vem aguentando firme, sem barulhos, apesar de inacreditáveis quebra-galhos como pedaços de espuma colados entre o apoio e a tampa do porta malas. A suspensão também mostra-se dimensionada para o uso em nosso terreno-brasilis. O espaço interno para 4 pessoas, especialmente se for uma família com 2 crianças ou adolescentes é satisfatório. Não dá pra negar que a Ford fez bem o dever de casa nesse carro que, como dizem muitos, foi o salvador dela no nosso mercado. Mas…. é claro que dá pra melhorar e muito e não posso falar do novo, pois não o conheço à fundo… pode ser que melhoraram em alguns quesitos.
    CONTINUA…

  • kikofar

    Pra mim, 3 grandes defeitos da geração anterior eram a suspensão macia demais, proporcionando um 'rolling' da carroceria que assusta um pouco. Inclusive, em relação ao aviso no parasol, meu pai até hoje brada em tom alto e raivoso que se ele tivesse visto aquilo na concessionária, nunca teria compra o carro! rsrsrs. Outro ponto negativo de destaque é a vedação deficiente da porta traseira contra a poeira e, por fim, ao contrário do que o autor do post disse, o escalonamento das marchas, sobretudo porque com 3 pessoas à bordo é necessária a constante redução para terceira marcha em qualquer subida… e quando se fala nas estradas de Minas Gerais, isso é ainda pior…. rsrsrs

    No frigir dos ovos, para quem quer 'ficar mais alto' no trânsito, entrar no mundo dos SUV's/utilitários sem ter que gastar 90, 100 mil de cara, é um carro muito bom. Obviamente, pela maturidade do projeto, os modelos pós-2008 (face lift) apresentam melhorias em relação aos exemplares do modelo anterior, cujo acabamento era muito mal falado, além de outros detalhes como a lente dos faróis que amarelam/embassam com muita facilidade. E é imperativo dizer também que os modelos usados 'supercharger' são micos e verdadeiras moscas brancas, difíceis de achar e também de se vender.

    • rubensvillaca

      amigo, não sei se ai em MG as subidas são mais "violentas" mas já carreguei 5 adultos, de Goiana-PE até Pipa-RN e posso dizer que há subidas e só foi necessario reduções para 4º, obviamente pegava um embalo até 120km/h e ele ia diminuindo, quando chegava a 80km/h, reduzia e ele não descia mais.

  • Ricardo Rangel…

    Edson, gosto é algo intangível. Mas o aspecto que mais irrita nesse tipo de pseudo aventureiros é que 90% das pessoas sequer os colocarão numa mísera estrada de terra e os compra por força de uma imagem criada de algo que eles jamais entragarão! Acima mesmo há um depoimento de um ex proprietário de uma Eco 4×4 que não se dava muito bem na lama! Eu mesmo já encarei (e encaro) milhares de km em estradas de terra com carros comuns sem nenhuma dificuldade, sejam elas secas ou enlameadas. O X da questão é que nós Brasileiros desconhecemos as categorias automotivas e com isso, nos empurram aberrações que prometem mas não cumprem com o prometido. São esportivos de "decreto", basta colocarem adesivos na carroceria e tcham… São o suprasumo da performance, só que não! São esses pseudo aventureiros etc… Imagine o quanto lucram com esses carros! Um Fiesta custa a partir de 39mil. Quanto uma Eco mais barata custa? 55mil? Mas como havia escrito antes, se há quem goste de um hatch com plásticos pendurados e pneu nas costas, o que dizer de um hatch disfarçado de suv!

  • roberto

    Tenho uma 2009 4 x 4 , estou satisfeito; lógico que possui coisas que poderiam ser melhor, mas acredito que possua mais pontos positivos do que negativos. É bem diferente do fiesta hatch como pode parecer para alguns, a começar pelo peso. Quanto ao consumo, bebe um pouco mas também não é um absurdo.

  • marciors01

    No caso do teu tio se justifica, ele precisa de um carro mais alto, mas a quase totalidade dos ecosports rodam somente na cidade e fazem o mesmo serviço que faria qualquer carro hatch, perua ou sedan.
    Claro que entra gosto pessoal mas no meu conceito o gosto pessoal deveria pesar mas não ser definitivo, deveria haver um pouquinho da razão na escolha de um carro, eu não me importo se o carro é um crossower (e não suv como chamam, ix35 e crv são crossowers), perua, hatch ou sedã, eu SEMPRE avalio o que o carro me oferece e quanto ele custa, a falta desta porção de razão na escolha dos carros é que faz do nosso mercado esta baderna que um compacto invade a faixa de preços de um médio, e até oferecendo menos equipamentos.
    Para quem usa o carro na cidade existem várias opções superiores, superiores estéticamente, em acabamento, desempenho, equipamentos, espaço interno, porta malas e segurança.
    Quem compra um duster ou eco para usar na cidade em trajetos normais não usa de nenhuma razão para a compra do carro, é puramente emocional, resume-se a acho o carro lindo ou adoro jipinhos, e isso vale também para quem compra um crv, ix35 ou sportage, gosto de jipinhos, digo isso porque são inúmeros sedãs ou hatches muito superiores em quaisquer aspectos que possamos comparar, desempenho, acabamento, equipamentos, segurança, conforto…..
    Estes crossowers não valem o que custam, os preços estão tão altos porque são carros da moda, o consumidor gostou e os fabricantes descobriram que ele pagaria mais do que o carro vale, e poderia até fazer reduções de custo como utilizar motor menor e menor quantidade de equipamentos que ainda assim teria demanda.

  • Armando Chaves

    Tenho um Eco 2012, XLT 2.0 aut. e nada tenho a reclamar, aliás, é um ótimo SUV, bebe um pouco sim, mas… quem não bebe?

  • hudson bastos

    ola estou pra comprar meu primeiro carro tenho 25 anos e estou pesquisando tudo mas tudo que posso antes decomprar..
    a ideia principal.. new fiesta sedan ou focus seminovo..não quero carro zero..prefiro usado completo do que novo pelado..
    como tenho filha e uma cachorra bem grande (são bernardo)
    carro será pras coisas simples não uso direto e viagens de vez em quando!
    achei um ecosport 2009 1.6 freestyle completinho por 32 mil..e estou lendo muito a respeito..quero aopnião de quem tem não de curioso
    vale a pena escolher um eco ao invés de um sedan??

  • Anônimo

    No meu caso a ECO é uma FreeStyle 2012 1.6 e posso dizer que foi o carro mais confortável que já dirigi,… fiz longas viagens de 500km e chego inteiro, sem stress. Diferente do meu sieninha 2006 que eu chegava quebrado, trilhado d+, alias, nem o honda fit 1.4 chega no nível da eco em conforto de suspensão, nem o polo sedan 2011. Quanto ao consumo, a Ford recalibrou o Zetec e consigo fazer fácil 14Km/h na estrada e 9.5Km/h na cidade, não uso álcool pois não vale a pena aqui em Recife.
    Minha sincera opinião. Forte abraço a todos.