Home Marcas Ford Carro da semana, opinião de dono: Ford Focus GLX 2011/2012 (17 fotos...

Nós do NA gostaríamos muito de publicar um relato completo a respeito do seu carro… que tal fazer assim como o leitor que mandou este relato sobre o seu Focus e nos mandar todos os detalhes sobre seu carro e a história dele? Fale conosco pela seção de Contato do site!

Olá leitores do NA, tenho um Ford Focus GLX 2011/2012, e gostaria de lhes mostrar como tem sido minha convivência com o carro, a fim de ajudá-los na escolha de um novo carro, pois quando o comprei, não achava muitas informações úteis sobre o Focus.

A escolha

Nosso carro anterior era um VW Voyage Comfortline 1.6, o qual só fui substituído pois foi roubado, após 1 ano e 7 meses de uso, e menos de 20 mil km. Queria um carro completo, e que tivesse freios ABS. Mas a compra não foi tão fácil, pois tinha que atender de forma hierárquica os seguintes requisitos: preço das revisões, confiança na marca e custo benefício.

Pensei num Nissan Tiida Sedan, mas além de não ter ABS, o preço das peças é alto (um amortecedor custa 900 reais, enquanto o do Focus custa 303 reais), e por conta disso foi descartado. Quase comprei um Fiat Bravo, mas foram as condições de financiamento que me fizeram optar pelo Focus, que estava sem juros, e peguei o 2.0 por preço de 1.6.

Sim, o acabamento do Bravo é bem melhor do que o do Focus. Outro motivo que me fez optar pelo Focus, é que durante o test-drive o Ar-condicionado do Bravo era muito fraco, e mesmo com o difusor para quem vai atrás, era significativamente inferior ao do Focus. O Hyundai i30 e Citroen C4 Hatch foram logo descartados pelo alto preço de manutenção.

Ao receber o carro

O carro veio com o apoio de braço da porta do passageiro dianteira com uma bolha, e a borracha que fica abaixo do vidro do motorista raspando na porta traseira, o que dificultava fechá-la, o que foi resolvido pela Ford em garantia. O que eu gostei, é que diferente da VW, a peça fica reservada pra você ir trocar quando quiser, já na VW, se você não for levar o seu carro para reparo logo quando a peça chega, eles a vendem.

Itens positivos

Ao me interessar por comprar o Focus, inicialmente quis o que tinha motor 1.6, mas ao navegar em sites de compra e venda de carros, vi pelo mesmo preço em outra concessionária um Focus 2.0, e cobriram a oferta onde comprei (CAOA Morato).

O Focus GLX 2.0, tem agora muitos itens que antes era só da versão Ghia, ou hoje, a chamada Titanium, como por exemplo o Botão Ford Power, o som com Bluetooth, sensor de chuva e sensor crepuscular. É um carro que é muito gostoso de dirigir, macio na medida certa, graças ao trabalho da suspensão multilink. É Bem estável.

A direção é eletro-hidráulica que oferece a possibilidade de escolher o peso entre Comfort, Normal e Sport. Na pista não se vê muita diferença quando se está no modo Sport, mas na cidade, o modo confort faz toda a diferença no prazer de guiar. A Ergonomia dele é excelente, viagens longas não são cansativas fisicamente.

Os bancos são macios e confortáveis na media certa, com tecido de qualidade. Me surpreendi quando em uma viagem de feriado em que ficamos 5 horas parados não fiquei cansado, coisa que acontece num Fiat Uno em 30 minutos (sei disso porque usei o novo uno por 15 dias, que era da seguradora) [retirar a parte em vermelho se achar desnecessária]. Tem sinto de três pontos para todos, e encostos de cabeça do tipo vírgula, que ajuda na visibilidade traseira.

É o primeiro 16 válvulas da família, então de início estranhei as arrancadas mais lentas. Tem o comando variável de válvulas, mas não faz milagre. O jeito é se adaptar e esticar um pouco mais na saída, o que contribui para o alto consumo. Mas o desempenho ainda é muito bom.

Nunca usei etanol, mas na gasolina, está fazendo 7 km/l com o ar ligado e no trânsito. Não sei se a quilometragem influi no consumo, mas está com pouco mais de 6 mil km rodados. Mas na estrada chegou a fazer 17 km/l, com o ar ligado. Gostei do Som, pois tem qualidade e o Bluetooth é muito útil.

Os sensores de chuva e farol são muito úteis, parece que são itens bobos, mas é muito cômodo não ter que ficar regulando a velocidade do limpador do para-brisa e nem ter que acender o farol quando se entra numa garagem, ou mercado. As palhetas flat blade são bem eficientes. Não fazem barulho e limpam muito bem.

O espaço é bom em largura para quem vai atrás, quanto ao espaço para a cabeça, não é lá essas coisas. Tenho 1m e 65cm e quando entrei num Focus Titanium (com Teto solar) minha cabeça encostava no teto. No meu Focus GLX, sem teto solar, não tenho problemas, já que o forro é mais fino em virtude da ausência do mesmo, mas pessoas mais altas podem vir a raspar a cabeça.

O painel é muito bonito e sóbrio. Um dos materiais é macio, e o recorte do airbag do passageiro não é muito evidente, o que na minha opinião deixa o visual melhor. Por mais incrível que possa parecer, é bem difícil de raspar a frente. Imagino que isso seja resultado das rodas de aro 16. Não tenho problemas com a altura do solo, na cidade, pois em estrada de terra não é difícil raspar embaixo.

As portas travam já nos 7km/h, o que é bom quando saio com o carro no trânsito, pois no Voyage, que travava a 25 km/h (se não me engano), podíamos ficar 15, 20 minutos com as portas destravadas sem perceber. Tem garantia de 3 anos, sem limite de quilometragem.

O Porta malas é até que grande para um Hatch. Ao contrário do Bravo, tem a boca do porta malas bem grande, o que facilita na hora de colocar coisas grandes e/ou pesadas. Outro item que faz diferença, é o retrovisor interno, que é eletrocrômico, isso é, fica esverdeado quando a luz bate no espelho.

Assim como no Chevrolet Cruze, há um acabamento no interior das portas que impede que a lataria do carro apareça, que contribui para uma melhor harmonia no interior de forma geral. Os pneus vem com uma espécie de faixa de proteção, que fazem com que a roda fique “mais para dentro”, e funciona muito bem evitando pequenas raladas na guia.

O volante é de quatro raios, que proporciona uma posicionamento melhor e mais seguro das mãos. A manopla de câmbio é posicionada perto das mãos do condutor, o que torna o trocar de marchas mais confortável.

Itens negativos

Não gosto de os painéis das portas dianteiras serem diferentes das portas traseiras. Na frente tem um plástico de qualidade, e atrás, já é plástico rígido. Não há porta-copos para que vai atrás. Embora não me faça falta, não tem piloto automático, que seus concorrentes têm.

Para regular o banco é preciso abrir a porta, pois o espaço para o braço é pequeno. A qualidade de montagem não é das melhores, e a pintura veio com algumas falhas. O aerofólio manda bastante sujeira para o vidro traseiro, mas não chega a ser algo que incomode.

Problemas

Quando o carro tinha 3 mil km rodados fiz uma viagem de 700 km, onde passei por pavimento muito ruim e algumas estradas de barro, o que foi a provável causa de uma alagamento embaixo do carpete, na parte do passageiro dianteiro. Só percebi quando fui limpar, mas era difícil de ver, pois encharcou somente o material de isolamento. Levei o carro para a concessionária, que demorou mais ou menos uma semana para concertar o dreno do ar condicionado que havia soltado.

Mas ainda havia a necessidade de trocar o carpete, que demorou mais 3 semanas para chegar, e na troca ainda arranharam algumas partes plásticas nas colunas B, devido ao fato de os bancos terem sido retirados para a realização do serviço. Ainda, estragaram o acabamento que fica abaixo do painel, no lado do passageiro, que às vezes cai quando se tira os tapetes para a limpeza.

Ao olhar o compartimento do motor, percebi que havia óleo vazado ao redor de um reservatório, que era da direção hidráulica. Foi resolvido no dia seguinte, era uma borracha de vedação mal instalada. (O consultor justificou o problema, dizendo que o carro tinha esse tipo de defeito porque foi produzido na Argentina)

Ao reclamar do estepe, que tinha pequenos rasos pontos de ferrugem , o consultor prontamente disse que resolveria. Ao ir pegar o carro no mesmo dia (na mesma ocasião em que levei o carro para arrumar o vazamento do dreno) chequei o estepe, que era O MESMO.

O consultor disse que poderia trocar por um de outro carro novo, mas que todos estavam enferrujados, e tentou me convencer de que não adiantaria. Foi aí que o lembrei que o carro tem garantia de 3 anos e que eu pediria a troca quantas vezes fossem necessárias. No final foi realmente trocado junto com o carpete, pois tive que esperar para vir um estepe não enferrujado da fábrica.

Manutenção

O Preço das revisões é menor do que o dos concorrentes, assim como o das peças. A primeira revisão custou R$ 245,00, que incluiu troca de óleo e do respectivo filtro. Ficaram com o carro por 9 horas para realizar a troca do óleo. O consultor sempre promete ligar para dizer que o carro está pronto, o que nunca acontece.

O mesmo aconteceu com o novo carpete, o apoio de braço, a borracha externa da porta e o estepe (que tinha pequenos indícios de oxidação), quando tive que ligar frequentemente para saber se haviam chegado, e quando chegou não fui avisado.

Vídeo do Focus GLX 2011/2012

Concessionárias

Visitamos uma Chevrolet, na qual, eu poderia saquear os carros que ninguém viria nos atender, e quando veio alguém após eu ter educadamente solicitado a uma recepcionista arrogante, não fez muita questão de vender o carro, mostrar versões, enfim, apresentar o produto que tinha. Isso foi na Chevrolet Carrera Butantã em SP.

Em seguida, fui na Fiat Sinal Morumbi, na qual fui destratado, pois tive que solicitar atendimento 3 ou 4 vezes para que alguém me fizesse o “ favor” de abrir o porta malas do Bravo, que estava sem bateria, portanto, a tampa do porta malas não abria.

O vendedor que me atendeu de má vontade, sumiu sem dizer nada e depois de 10 minutos apareceu com o carro do test drive, e, na confiança de que eu não sabia nada, quis me vender uma série de acessórios caros e inúteis (estéticos).

Ainda interessado no Bravo, e decepcionado com o atendimento, fui na Fiat Ventuno, na qual fui bem atendido, mas o vendedor, de má fé, tentou me empurrar um carro sem freios ABS, ( uma das poucas unidades de Bravo sem este equipamento, pois agora esse item é de série), me convencendo que carros sem freio ABS são melhores.

Recentemente, fui à primeira concessionária onde eu fui ver o Fiat Bravo, para conhecer o Grand Siena, e fui prontamente atendido por um vendedor bem atencioso. Antes de sair, dei uma olhadinha no Fiat 500, e o mesmo vendedor que me atendeu quando fui ver o Bravo veio em minha direção e de forma arrogante me disse que eu estava quebrando o carro e ainda disse que os botões só funcionariam com o carro ligado, quando na verdade eu estava regulando o banco.

Já na Ford, fui bem atendido na venda, mas como em todas as concessionárias, os vendedores não sabem nada sobre os itens se série dos carros, você compra um carro às cegas. Na entrega do carro, um funcionário que não conhecia do carro veio, de má vontade entregar o mesmo, que estava sem os parafusos anti-furto que eu já havia comprado.

Se eu não conhecesse o equipamento, ia sair de lá sem saber de nada. Ao questionar, aí sim me explicaram a situação, dizendo que o acessório estava em falta. Ressalto que a pessoa que apresentou o carro, realmente não o conhecia, hora, dizia que o farol tinha sensor crepuscular, hora dizia que não, não explicou sobre a direção eletro hidráulica, sobre o sensor de chuva, nem sobre a localização e utilização do botão de corte de combustível, e os “truques” do alarme. E se mostrou incomodado por eu perceber que ele não era qualificado para apresentar o carro.

O carro veio com um tipo de pequeno corte no painel, perto do para brisa, o qual nem questionei, já que eu não queria que fizessem mais danos ao carro. Enfim, mesmo com os problemas, gostei muito do carro, e recomendo. Espero que meu breve relato ajude vocês leitores na escolha de seus carros.

Por William Pontes



  • http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4 lucrobrasil_desisto

    Otimo carro. A dirigibilidade dele é imbativel. Muito estavel, muito confortavel, e silencioso. Vale ainda lembrar que tem o Focus GLX Plus, da qual agrega porta copos no banco de tras, banco em couro, acabamento das portas melhorada, porta luva refrigerada, bancos eletrico pro motorista, entre outras que não lembro. Ah, e sensor de estacionamento por 400,00 da pra por em qualquer versão.

    Da ainda pra colocar grade cromada (frente) e regua cromada (traseira) igual do Titanium. No mercadolivre custa 200,00 ambos. Parece besteira mas fica muito bonito MESMO! O que eu acho mais bizarro é uma porcaria de CrossFox 52mil vender o mesmo do Focus. Parece que estou sendo repetitivo, mas toda vez que eu vejo CrossFox na rua, eu passo mal de nojo, pena, e revolta. O pior é que o dono acha que está desfilando com aquilo. Oh My God.

    Acumulado do ano dos hatchs: (até ontem)

    Hyundai i30 = 5735
    Ford Focus = 4858 (CrossFox 4567) Arg! Ganhando até do Golf da propria montadora. kkkk Essa país já era.
    Volks Golf = 3269
    Nissan Tiida = 3167
    Fiat Bravo = 2410
    Citroen C4 = 2274

    Todos os modelos acima custa apartir de 53mil em media. Com exceção (como sempre) a Nissan Tiida que custa 47mil e ainda por cima sem juros.

  • LuccasVillela

    Acho esse carro bem legal e bonito… Sem dúvidas mais espaçoso que o C4 Hatch, mas não ficaria com um carro que faz 7km/l de gasolina de jeito algum… Meu C4 hatch 1.6 (que dava conta do recado, pq o C4 só tem 1200kg) fazia 10km/l com gasolina e 7/8 com alcool, poxa… Outra coisa que me incomoda é o acabamento das portas. Essa maçaneta é muuuito feia :/

    De resto, carro bem bacana e o comportamento dinamico deve ser melhor que todos os outros concorrentes, como dizem.

    • TTropicthunder

      Seu C4 era automático e fazia 10 km/l?

      • MM_

        Não. Se o dele era 1.6, só pode ser manual

        • LuccasVillela

          Isso, isso… o meu era manual. Mas o 207 AT da minha mãe, com o mesmo motor faz 9/10km/l com gasoslina. (ok, é um carro compacto).

          • TTropicthunder

            Estou a procura de um carro automatico mais economico e pense no Sentra.

            Quando vc flw no C4 assustei mas é manual. VlW!

            • duhehe

              Eu tenho um tiida automatico

              Ele faz 12 km/l na estrada e 10 na cidade com gasolina ! … Nada mal, para as realidades brasileiras

              • LuccasVillela

                Eu ia sugerir ao TTropic o Tiida, que apesar de ser 4 marchas, pelo que costumo ler, é economico, com seu depoimento, ficou melhor ainda de afirmar. Acho que junto com o Sentra (e novo Civic) são os AT menos beberrões (médios, claro).

                Acho uma pena tudo isso, porque eu até teria um carro automático, apesar de preferir manual… Só que não dá pra ter carro beberrão, acho muito ruim ter que ir ao posto deixar nossos suados milhões, hahaah. Sou pão duro com questão de gasolina, confesso.

              • TTropicthunder

                Sério? 10 na cidade?

                Cara vou olhar isso.

                Se o focus nao fosse tao beberrao era ele mesmo… mas o Focus fazendo 6 km/l é igual uma TR4…

                Estou querendo gastar no máximo 50 mil mesmo… penso até em pegar um usado… Vi um focus guia com 20 mil km rodados e o carro é show… mas o consumo…

                Vlw pela dica amigos.

              • flaviomm

                Estranho o texto do dono do Focus.. ao dizer que amortecedor do Tiida custaria 900, enquanto do Focus 300. Do meu Sentra custou 350. Acho que deve haver algum engano.

            • Dragoniten

              O Sentra é muito econômico na versão automática, no caso, CVT, se comparado aos concorrentes.
              E o desempenho daquele 2.0 também não faz feio… Faça um test-drive ^^

              PS.: não sou vendedor da Nissan, sou gosto de compartilhar meus conhecimentos

    • Loducaregis

      O carro pelo visto é ótimo, mas 7km/l na cidade é foda !!! Meu amigo tinha um Focus 2.0 e não aguentou 6 meses !!! Fora isso o carro é um dos melhores, fora que ele usa a mesma plataforma do Volvo C30 !!!

      • Felix_S

        O Focus é meio gastão mesmo, só que me desculpe mas não é nada que não dá pra aguentar. No etanol (com ar ligado) o meu faz 5,2 se ficar só trânsito pesado e até 6,4 se pegar trechos rápidos. Na estrada até 9,0. É gastador, mas são 148 cv e 1.300 kg.

        • Filipe_GTS

          Povo acostumado a andar de 1.0. Pra ter motor 18~2.0 tem que ter uma sobra no fim do mês pra bancar o consumo, é a realidade. O Civic também faz 7km/l de gasolina.

          • h1ghland3r

            Mas há carros 2.0 AT que não tem esse consumo, e deveria servir de exemplo, e não comentar como todos desse motor tenham esse consumo.

          • Loducaregis

            Cara eu falo isso pq tenho uma Fielder 1.8 16v AUTOMATICA com 136cv Flex que usando GASOLINA (to há mais de 1 ano sem por álcool) faz 10,5 na cidade e 14km/l na estrada !!

    • DougSampaNA

      Realmente 7km/l é gastão demais, motoresneste nivel de consumo devem ser descartados pelos brasileiros, que vão a m…. estes fabricantes que acham que poem qq motor no carro que os idiotas abaixo do Equador vão achar maravilhoso.
      Eu estou odiando meu New FIT AT 1.35 16v não fazer nem 8,5 km/l na cidade na gasolina, isso de pé leve, se enfiar o pé 7,0 a 7,5 km/l.
      O caro é espaçoso, gostoso de dirigir, mas Honda Fit GASTÃO nunca mais.

      A Honda está tão sem vergonha que nem manda pesquisa de pós compra na casa da gente mais.
      Fabriquetinha viu!

      • LuccasVillela

        Não me fala isso que me assusta, troquei meu C4 Hatch 2011 por um OLD Fit 1.4 MT, mas tô conseguindo números bem diferentes dos teus… Na cidade oscilo de 12,5 a 13,5 km/l e na estrada (Rio-SP-Santos, ida e volta) consegui 16,5 na ida e 14,9 na volta… Achei ótimo.

        Falando essas coisas só me traumatiza mais ainda com cambios ATs.

        • DougSampaNA

          NAÔOO Lucas, eu falei do NEW FIT, o OLD eu tb tenho com cvt, e faz média dentro de Sampa com ar ligado 50% do periodo de 1 tanque mais de 11 km/l na gasolina; na estrada tenho média maxima de 20,25; medido SP a Sorocaba, ida e volta, média 100 km/h; nunca cosegui mais que isso.
          O NEW Fit é que é ruim !!!

          • LuccasVillela

            Eu entendi, menino! O CVT pelo que dizem é economico, mas não existe mais :( Espero que o proximo Fit seja bom de consumo então :/

      • Loducaregis

        Valeu pela dica, pois estava pensando em pegar um Fit no lugar do meu outro carro, mas pelo visto não vai ter como mesmo ! Só pra esclarecer… teu fit é 1.4 ou 1.5 ??? Pq falam que o 1.5 é mais econômico que o 1.4 !!!

  • AndredeAzambuja

    Boa compra! Sou mais o Focus do que o i30 atual.

    • Cezarskinner

      Foi uma pena esse carro demorar tanto para chegar ao Brasil.

  • PauloEFS

    Parabéns pelo relato.

  • CharlesAle

    O carro é ótimo,o ruim ,como sempre são as CSS,pessoal despreparado para fazer o básico,vender carro,que dirá uma manutenção….mas o focus realmente é um carro honesto e muito bom……….

  • erickalan23

    Cara tenho um focus mono 2009 e 1,77 de altura, não tenho problemas em raspar a cabeça no teto, acho que isso acontece com você por ter que deixar o banco muito pra frente e acaba raspando na descida do teto para o parabrisa.
    E o consumo eu não sei como é o do flex mas o meu mono tá com 23mil km e tá fazendo 8~9km/l na cidade, então acho que com o tempo o consumo melhora!

    • wiliamp

      o problema é no banco de trás, na frente é tudo ok. Espero que o consumo melhore!

    • Gregori_Costa

      eu tenho 1,85 e tambem não tenho problemas, inclusive consigo regular a inclinação do banco sem ter d abrir a porta, provavelmente deve ser por motivo de regulagem do banco como vc falou.

    • andreHHX

      Apesar de ser uma referência, não acho útil medir consumo na cidade, pois o tempo parado em congestionamento influencia demais na média de consumo, e essa variável muda muito de uma cidade para outra, de um horário para outro. Na prática, comparar consumo urbano é comparar laranja com banana.

  • eduardogege

    Gostei da sinceridade! O ponto que me desagrada no Focus é a simplicidade no acabamento, mas na parte mecânica é bastante interessante.

    PS: No meio do texto tem um comentário do autor que não é necessário aos leitores. [retirar a parte em vermelho se achar desnecessária]

  • alexnicolini

    Também tenho um igual, mas Vermelho Paris. No entanto, meu carro engasga em baixas rotações, e não tem revisão que dê jeito. Agora me prometeram um engenheiro da Ford para avaliar o problema. Alguém já teve esse problema com o Focus 2.0?

    • Antidumping

      Já atualizou a injeção alguma vez nas CSS?

    • flaviomm

      Esse defeito ficou famoso no Focus… em baixa rotação. Será que já não tem solução?! Pesquisa em foruns, comunidades, etc.

  • AraujoRibeiro

    Concordo, não comprei por pensar que a manutenção seria no padrão Fordeano, mas pelo relato, vejo que é razoavelmente compatível com os preços praticados por outros modelos.
    Parabéns pelo veículo.

  • CarlosGrossi

    Esse negócio de Vendedor de concessionaria é foda, mas dei muita sorte quando comprei meu Peugeot no inicio do ano, leigo no assunto, perguntei ao vendedor se a concessionaria fazia cristalização da pintura, ou seja, dei a chance pro cara me fazer de bobo com um serviço que é loucura fazer em carro 0Km. Mas o cara me falou pra não fazer nada disso, que é o tipo de serviço pra carro com pintura velha e que o carro que ele tinha me vendido ja vinha com a pintura perfeita e que na preparação para entrega eles dão uma bela encerada no carro e que era só renovar a cera depois de um tempo.

    No geral o atendimento da Bordeuax daqui de BH foi digna de elogios na minha opinião, eles pegam o nome do cliente logo na porta da ccs e dizem que e pra ficar a vontade que o vendedor vem atender, e de fato, menos de 3 minutos o vendedor ja estava do lado explicando e oferecendo o Test Drive.

    • DougSampaNA

      Ainda existe profissional que não se desespera pra bater meta e diz oque precisa ser dito; eu penso que um bom atendimento e honestidade são suficientes pra que naturalmente as vendas aumente; isso é coisa de boca a boca, um bom vendedor de carro normalmente não é esquecido pelos seus clientes.

  • Vmario85

    Muito bom o relato, detalhista e com um vídeo "show", parabéns pelo carro!

  • vitimsl

    Olá William Pontes.
    Parabens pela compra, tenho um idêntico ao seu (menos pela cor, que é prata). Também estou muito satisfeito com o meu Focus. Só achei estranho o consumo urbano, no meu, consigo 9 km/l 100% cidade e com ar ligado sempre, isso na bomba e no computador de bordo, que é muito preciso.

    • wiliamp

      Nossa! 9 km/l! está com quantos km?

      • vitimsl

        Kra, hj ele está com menos de 2500km… Antes tinha um Bravo e ele fazia um pouco menos, em torno de 8,8 nas mesmas condições. Fiquei muito contente com o consumo. Mas fica claro que na cidade, não extrapolo em momento algum, ando sempre na manha, tranquilo, mas com ar ligado sempre, as vezes ate a noite.
        Já na estrada, não consigo boas médias, mas não costumo andar devagar não, piso mesmo!!!!!!!

    • Gregori_Costa

      O computador de bordo dele é bem preciso mesmo, erra por muito pouco.

    • Acelerando

      Não estranhe o consumo não, com esse percurso urbano que ele anda por 20 minutos a menos de 25 km/h deve derrubá-lo. O autor poderia comparar o consumo com o Voyage no mesmo percurso e mesma forma de dirigir.

    • BCA_83

      7/1 achei pouco… 9/1 na cidade com ar é realmente muito bom e acho possível… agora o autor falou em 17 na estrada com ar num frequixfil??? Com todo o respeito, DUVIDO DE QUALQUER 2.0 FLEX DO MERCADO fazendo isso, mesmo rodando na gasosa!!!!!! Para ser sincero, "não flex" 2.0 fazendo isso daí já seria assustador… só comparando, fit 1.4 gasolina, um dos carros mais econômicos acima de 1.0, faz em torno disso!!!

      • andreHHX

        Acho que a falta de parâmetros inviabiliza a interpretação desse dado: 17 km/l na estrada.

        Isso significa que o autor, caso usasse um Uno Mille nas mesmas condições em que conseguiu 17 km/l, faria 26 km/l.

        Pra ver média na estrada tem que contar trecho de ida e trecho de volta pra anular o efeito da topografia, e andar pelo menos uns 200 km para não ter distorções, ou seja, até que o consumo médio estabilize.

        • Filipe_GTS

          Pois é, vai que ele calculou os 17km/l em um treço de descida de serra, hahah. Pra ser uma média bem feita tem que ser com um tanque inteiro!

          • wiliamp

            foi em descida de serra mesmo que eu medi o consumo.
            Coloquei isso no relato pq foi o máximo que consegui, e sim, era uma viagem longa, com apenas 3 passageiros.

  • marcio233

    Bom carro. Dirigi um desse mesmo no RJ e é notória a estabilidade e o acerto da suspensão, equilibrada entre o conforto e estabilidade. Compraria um também, uma vez que a Ford sempre trabalha com uma boa margem de desconto para ele e o sedan.

  • maycu7

    vou de bravo facil…

    • AventadorMan

      O que não entendo é pq ainda tem poucos bravos, acho o carro bem bonito, fiz drive nele gostei bastante, mas pra quem precisa de espaço atrás game over hehehh

      • geoshina

        e pelo câmbio automatizado.

        E uma dica para o corpo editorial do N.A.: corrigir os erros gramaticais. No texto está escrito "sinto", quando o correto é "cinto".

        • Marcelo_Machado

          Eu já prefiro disparado o Automatizado, ao conversor de torque de 4 marchas feitos para o carro te levar.

    • KzR

      O Focus deve ter boa dirigibilidade mas internamente não me agradou. O Bravo por outro lado me agradou tanto no conforto a bordo quanto no conforto ao rodar.

  • rbergesch

    Muito boa análise!
    Parabéns pelo seu carro!
    Muito bonito!

    OBS: acho que a redação da NA deveria corrigir alguns pequenos erros de português!

  • press019933

    Fui numa concessionaria conhecer o Bravo Tjet, e também passei pela situacao de um vendedor nada atencioso. Também não pudia abrir o porta mala, porque estava sem as chaves (e nem tentou ir busca-la). Aliás, foi a segunda concessinaria Fiat com o mesmo problema. Como posso constatar, é um padrão Fiat de atendimento mesmo.

    • AutoIng

      Que nada, a GM tem um histórico horrível por aqui também, assim como da VW ouço muitas reclamações. Ou seja, essas coisas são regionais. Já a Ford aqui era um lixo antigamente, e hoje em dia têm me surpreendido pelo bom atendimento, foram muito atenciosos comigo nas últimas vezes. Como se vê isso pode variar muito de região pra região.

      • Leosena

        Recentemente, quando fui com minha noiva conhecer o New Fiesta Hatch, também me surpreendi com o atendimento em uma revenda Ford em Goiânia/GO. O vendedor, além de muito atencioso, conhecia todos os detalhes do carro e suas versões. Além disso, demonstrou grande conhecimento do mercado e em nenhum momento procurou "queimar" os concorrentes do mesmo segmento, chegando inclusive a elogiar nosso automóvel atual, um Polo 2009. Enfim, nossa primeira experiência com uma revenda Ford foi bastante positiva. Para mim atendimento é tudo.

    • Marcelo_Machado

      Olha, eu fui em várias ccs Fiat em umas fui tratado com descaso como o Willian, mas em outras fui muito bem atendido pelo vendedor. Mas mesmo sendo bem atendido eu sabia muito mais do carro do que eles.

  • Giorgio

    Muito bom o relato, e o Focus realmente é uma opção boa, pena que tem muitos vendedores que acham que todo mundo é otário. Eu até consigo me divertir quando percebo que sei mais sobre o carro que o próprio vendedor.

    Ps.: eu só tomaria um pouco mais de cuidado quanto ao português, "sinto" (quando se quer dizer cinto) e "concertar" (que não existe) são erros comuns até, mas é melhor evitá-los.

    • fernandez_esp

      concertar existe, mas não com esse sentido. Concertar: por em ordem, compor, etc.
      Consertar: por em bom estado, reparar, etc.

      • Giorgio

        Opa, erro meu então. Valeu pela correção!

  • fschulz84

    Bom.. Eu estou pesquisando um destes…

    Mas to querendo um Ghia mono 2009… Atualmente tenho um GL 2008 e conheço algumas pessoas que tem o MK 2,5.

    Andei em um Titanium e em vários GLX… A única coisa que acho que pioraram no Focus Mk 2,5 foi o acabamento…

    Do antigo, o painel é todo revestido em um material que parece couro, dá um toque e uma classe interessante e outra coisa que percebi é que parece que os MK1 e MK1,5 são mais estáveis…

    Mas enfim, não é por que tenho um, até na época em que comprei, eu pesquisei muito, dirigi os mais diversos carros do segmento com valores próximos e posso afirmar com certeza de que fiz a melhor compra.

    Tanto é que estou querendo sair de um e comprar outro!

  • YoOdEx

    Esse tratamento de concessionária é de chorar! Quando atendem não sabem nada do carro, falam um monte de bobagem e tentam empurrar coisas inúteis..

    • KzR

      Numa css da Chevrolet que visitei tinha um vendedor que dizia que o Camaro fazia 0-100 km/h em menos de 4seg. É mole?!

  • jpmocellin

    O Focus tem comando de válvulas variável? Achei que fosse só coletor de admissão variável.

    • AutoIng

      Exatamente, muita gente confunde os dois. O que ele tem é coletor de admissão de geometria variável, o que já ajuda bastante.

      • Rafa_el

        Ele não tem comando variável mesmo não.

        Se tivesse um comando variável desde a versão 1.6 seria uma opção ainda melhor.

  • Moy

    Belo carro e relato!

    O que chama a atenção é o fraco atendimento das CSS.
    Não sei que tipo de seleção fazem pra contratar e nem o treinamento que é dado. E ainda chamam o vendedor de consultor.

    Certa vez entrei numa CSS Ford (Caoa) e quando me sentei pra conversar com o vendedor, a primeira coisa que ele me disse foi: Não gosto de perder negócio! (PQP !!! Isso é coisa que se diga a um cliente?)
    Então sugeri e ele me vender o carro pela metade do preço, que o negócio estaria feito e ele não perderia o cliente.
    Em seguida pedi para falar com o gerente e ele disse que o mesmo estava ocupado.
    Na saída dei uma volta pela CSS e vi o gerente lendo jornal na sala dele.

    Ou seja, os caras têm tanta certeza que o cliente vai entrar e comprar, que nem se preocupam em atender ou se atualizar sobre os produtos.
    E em parte eles estão certos. A maioria entra, vê o plano de financiamento e compra. Sem fazer nenhuma pergunta "difícil" ao "consultor".

    • O_Corsario

      "Então sugeri e ele me vender o carro pela metade do preço, que o negócio estaria feito e ele não perderia o cliente. "
      EPIC WIN! kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Sias

    Olha só o detalhe do Nissan….os carros com melhor "custo x benefício", até precisar de peças.

    Sobre o Focus acho muito bom, mas queria um sedan, quase fechei em um em 2010. Realmente os vendedores sabem pouco, mas ocorre em quase todas as concessionárias.

    • TTropicthunder

      Resumiu bem tudo sobre os carros da Nissan…

  • Leandro1978

    Bom relato. Achei alguns pontos "engraçados":

    – "o carro tinha esse tipo de defeito porque foi produzido na Argentina"… Mas hein?!

    – " todos (estepes) estavam enferrujados"… Estamos regredindo? Pois nos anos 1970 era comum ter carros com menos de 30.000 km com pontos de ferrugem (O Corcel de longa duração da Quatro Rodas teve pontos de ferrugem nas portas com esta quilometragem). Se não me engano, alguns Honda Fit apresentaram problemas de ferrugem sob os bancos.

    – "carros sem freio ABS são melhores"… Brincadeira, né? Vendedor vem me falar isso eu dou risada na cara (se tenta me enganar, não tem porque manter o respeito).

    – "eu estava quebrando o carro"…Você não sabe que o 500 é de brinquedo?…rs…

    Impressionante o despreparo geral das concessionárias. Me pergunto de quê adianta as montadoras gastarem milhões (algumas bilhões) para desenvolverem seus produtos, se não há investimento em dos pontos mais importantes, que é o contato com o consumidor.

    • O_Corsario

      Argentina tem péssima fama, conversando com muita gente da área sobre o assunto canso de ouvir gente falando que "carro argentino é bomba ou mal-construído". Se é mito ou verdade, difícil dizer.
      Essa do ABS doeu.
      E CSS oscila bastante. Tem algumas muito boas, mas a maioria é realmente ruim. Fiquei impressionado ao comprar meu carro, na entrega veio um mecânico me "explicar" e o cara sabia TUDO sobre o carro, realmente faz a diferença.

      • Gregori_Costa

        Quando peguei meu Focus na CSS tinha um cara especifico p/ entrega de carros, e ele sabia muita coisa, num digo td pq eu nem sou de perguntar muita coisa, prefiro ler o manual.

      • mjprio

        Sou vítima disso, meu classic veio da Argentina e em menos de 1 ano verifiquei a direção hidráulica ruim(e foi de fábrica mesmo vazamento nos o rings- só descobri uma semana depois do termino da garantia), problemas na injeção, queima de luzes do painel e um pneu horroroso de cingapura. Isso porque eu trato bem o carro e uso peças originais. Os estofados já estão em estado lastimável.

        • DaniloSouza

          Isso é um problema chamado GM. hehe

      • Sias

        Lá em 1996…quando meu pai comprou uma D20 0km, a GM tinha passado a montagem dela para a Argentina. Muitos defeitos de montagem: desde fora de geometria (muito fora mesmo) até parafusos soltos pela carroceria, coisa que não tinha ocorrido com a C20 que ele também tinha comprado 0km, só que montada aqui.

      • GUGASP

        Mais ou menos. A Hilux é argentina e é excelente. Mas o Focus pode melhorar em termos de construção sim. O meu tem o mesmo problema do revestimento abaixo do painel do passageiro..

        • Pedro_Rocha

          Por essas e por outras o pessoal prefere pagar mais caro à Toyota e à Honda mas receber realmente o que comprou. Comprei um Corolla no ano passado e o carro não apresentou nenhum defeito. Para um carro tirado zero é inadmissível ocorrerem tantas falhas.

          Meu próximo carro deve ser um GM, mas fico ressabiado com esses relatos de mal-atendimento fora da supracitada dupla japonesa.

    • fkas

      O curioso é que TODO Focus é feito na Argentina, assim como vários outros carros de praticamente todos os fabricantes nacionais.

      • mjprio

        Mas eu não sei o que acontece, veja meu relato acima!!

    • aleneo2

      preocupa nao, uma vez um vendendor queria me vender um 207 automatico, a desculpa dele é que era para aproveitar que essa era uma unidade com motor 1.6 falei que nao existia 207 automatico 1.4 o vendedor teimou comigo e disse que ja tinha vendido 3 naquela semana. (nao existe 207 automatico 1.4). depois dessa virei as costas e fui embora rindo….

  • silasrana

    Excelente relato mesmo. Também temos um Ford Focus GLX 2.0 aqui em casa, porém 10/11 e sedan.
    O carro é realmente fantástico e, acredite, passamos pela maioria das coisas descritas no relato. Pelo jeito a coisa está feia no pós venda da Ford mesmo.
    Tivemos um problema com o câmbio manual do nosso, antes dos 1000km. Em uma viajem para SP (Salão do Auto – 2010), por vezes o cambio não engatava nenhuma marcha. Só fazendo bastante força. Precisei de duas visitas à concessionárias para que resolvessem. O problema era um anel de vedação da caixa de câmbio que estava 'mordido' e deixava o óleo da caixa vazar. Com menos óleo e, mais fino por causa da temperatura de funcionamento, dificultava as trocas. Depois de trocada a vedação e o óleo, nunca mais tivemos problemas com o câmbio. Já trocamos o amortecedor, em garantia, também.
    Sei que o consumo é variável e depende do jeito de dirigir do motorista, do relevo, transito e ar condicionado, mas, aqui em minha cidade, em percurso 100% urbano, consigo médias de 9,5 a 10km/l de gasolina com o Focus 2.0, com uso moderado do ar. Na estrada, o máximo obtido foi 15km/l. Médias que considero aceitáveis.
    Enfim, em 2010 era a melhor compra que meu dinheiro poderia fazer. Pesquisei Linea, Vectra, Focus e alguns outros modelos e a melhor custo x benefício foi na Ford.
    Até hoje, meus únicos poréns em relação ao carro são as revisões de 6 em 6 meses. Hoje o carro tem 18 mil km e, até o fim de abril, precisarei fazer a revisão de 1 ano e 6 meses, no valor de 400 e uns quebrados. Já a revisão de 2 anos, que deveria fazer em Outubro, provavelmente não farei, pois não acho necessário gastar quase 1000 reais num carro que provavelmente nem terá 20k km rodados. Outro ponto negativo é a maior desvalorização do segmento (no meu caso, dos Sedans), como já foi mostrado aqui no NA, com tabela comparativa e tudo.
    Como disse é um carro honesto e com um ótimo acerto mecânico. Porém, certamente hoje não seria mais minha opção. Por preço semelhante, acho que conseguiria um carro mais completo e seguro que o Focus.

    • fabteixeira

      Você citou o meu maior problema em comprar o Focus. Ia até escrever um post pro NA, mas faltou tempo.
      Considerando pessoas que andam 10.000km em um ano, em 3 anos, você é obrigado a fazer 6 revisões no Focus, contra 3 no Cruze, no Bravo, no i30, no 308, etc. Somando os preços tabelados, são R$ 2.000,00 a mais de gastos com o Ford, fora ter que lidar com um pós-venda nesse nível.
      Sugestão imediata pra Ford melhorar o pós-venda: espaçar as revisões a cada 10.000km ou um ano. Se não há como melhorar o pós-venda, pelo menos obrigue o cliente a voltar menos.
      Mas pedi o carro assim mesmo. Pela venda direta o desconto valia o gasto a mais com revisões, e teria um carro de maior qualidade. Tô na espera do meu.

    • Luciotz

      Também tenho um Focus GLX 1.6 10/11 hatch e o carro é muito bom. Tenho conseguido consumo de 12km/l com gasolina, em transito misto (40%cidade-60%rodovia) e ar-condicionado moderado.
      O que me impressiona é coincidência com os problemas com o pós-venda da FORD.
      Na primeira revisão, com preço fixo de R$ 205, o consultor passou o orçamento de R$ 700, lógico que recusei, exceto limpeza do ar e alinhamento e balanceamento (o que me arrependi de ter aceito). Na entrega, o carro voltou arranhado e como é preto imagine a minha alegria. Mas, como tive um desgaste muito grande com a css, pois o carro ficou 3 dias na css, sem contato com o consultor (eu ligava para ele e nunca me retornou a ligação) deixei para lá e prometi nunca mais voltar na Smaff Ford Taguatinga (em Brasília).
      Na segunda revisão, descobri que o alinhamento e balanceamentos pagos na primeira revisão não foram feitos, pois os chumbos utilizados no balanceamento das rodas estavam com aquela marcação da fabrica. A css Slaviero (em Brasília) cumpriu o preço fixo, deu um desconto e ainda fez o alinhamento e balanceamento de graça.
      Além de tudo, as revisões a cada 6 meses são terríveis, pois quem anda pouco acaba gastando muito, o que não compensa o valor menor da manutenção como descrito pelo William.
      Como a garantia é de 3 anos, se deixar de fazer alguma das revisões por tempo, você perde a garantia, por isso tome cuidado Silasrana se o seu Focus ainda estiver na garantia.

      • silasrana

        Sério, também não sabia que o nível do pós venda estava neste nível que li aqui. Geral reclamando e, não só da Ford. Aqui em casa temos Ford e Renault e digo por experiência própria que este último não tem decepcionado quando o assunto é pós venda. Pelo menos não até agora. Na Ford, o engraçado que o dono do tópico reclamou, você reclamou e eu também. Em nenhum caso os funcionários NUNCA retornavam pra dizer que o carro havia ficado pronto ou que peça havia chego. Incrível isso. Tanto que das últimas veses eu nem ligo de volta no fim da tarde. Simplesmente apareço lá.
        Em compensação não posso reclamar com relação à tal 'empurro-terapia'. Nunca me ofereceram nada além da revisão fixa. E, mesmo se oferecerem, não aceitaria.
        Então Luciotz, meu carro está na garantia ainda sim, porém to pensando sériamente em abrir mão do último ano dela. Afinal, como eu disse, 900 reais eu acho bem salgado para uma revisão em que o carro terá 20mil km e não terei certeza se tudo foi trocado como o manual manda. Não sei. Estou analisando as possíbilidades ainda…

  • O_Corsario

    Isso é Ford no Brasil, bons carros mas péssimo atendimento. Desisti de comprar um Focus por isso.
    E fiquei impressionado, quantos defeitos! O "alagamento" foi causado pelo dreno de AC solto, é isso? Ainda bem que tem a garantia, mas mesmo assim é chato ter que ficar voltando toda hora para cosnertar.
    Só senti falta de mais impressões ao dirigir, embora neste ponto praticamente todos sejam unânimes (mas eu sempre tenho medo de unanimidades….)
    E triste ver como ainda tem empurroterapia, tentando te convencer a ficar com um pneu enferrujado!!

    • Marcelo_Machado

      Eu tb achei o carro com muitos defeitos em tão pouco tempo. Lembrei do relato de um chines que teve aqui mesmo no NA.
      Fora que com um atendimento desses teria mudado de ccs e reclamado na fábrica por muito menos.

      • h1ghland3r

        Lembro desse relato do chinês, e o cara ainda tava morto de feliz o_0.. Para um carro comprado zero km e com essa quantidade de defeitos, ficaria com pé atrás. Acho o Focus bonito, com mecânica confiável, mas de fato só devo olhar com bons olhos quando chegar o New Focus.

  • Gregori_Costa

    Tenho um 1.6 2010. Gosto muito do carro, na epoca estava de olho nele e no i30, na hora que cotei o seguro num tive duvidas.
    Lembro de ter falado pro vendedor quando olhei o carro, "vocês tem um otimo produto, pena que não sabem vende-lo."
    Espero ancioso pelo novo Focus, com certeza se manter as qualidades do carro devo encarar mais um.

    • mjprio

      Gregori, o que vc acha do desempenho do 1.6? Atende? Sou um apaixonado crônico por automóveis , mas não necessito de um carro que faça 220km/h, nem 0 a 100 em 7 seg neste momento, mas que pelo menos me dê segurança pra ultrapassar com família e bagagem; e que não sofra com A/C ligado, ou seja quero fugir dos 1.0. Vi aqui em Manaus por 55 mil completão exceto o couro que é acessório. Ele é econômico?

      • Gregori_Costa

        Opa, eae MJ. Olha, eu moro em Brasilia, e por aqui quase tudo é plano, então o 1.6 me atende bem, por não conhecer a cidade não sei como é ai em Manaus, eu acho ele econômico, faço sempre medias d 13,5 Km/l, mas ando sempre em vias de 40 a 80 km/h e com ar ligado pouco tempo, pego poucos engarrafamentos, mas se pisar com gosto ele bebe bem.
        Quanto a ultrapassagens ele costuma dar conta do recado, sem grandes surpresas, tem bons freios e passa sensação de confiança. Eu o recomendaria, mas até por estar perto de mudar acho que seria vantajoso esperar um pouco, por uma grande promoção.

        • mjprio

          Valeu pela dica, Greg, mas se vc pensar que um palio economy que eu aluguei mal faz 8 por litro de gasolina a 120, não tá nada mal. o consumo do Focus, até porque quem passa pra essa categoria tem que se acostumar com um consumo um pouco maior. Aqui em Manaus me ofereceram um 0km completo 1.6 com ABS sem couro por 55 mil. Não sei está coerente, mas se eu pedir o 2.0 vai pra 64!!!

          • Gregori_Costa

            Sem duvidas o Focus é economico para o peso dele, ele faz praticamente o mesmo que eu fazia com meu carro anterior que era um polo sedan. Minha unica reclamação real sobre o carro que esqueci de comentar antes é que a 3000 rpm o barulho do motor é grande, e isso p/ viajar pode incomodar um pouco.
            Quanto ao preço, eu paguei isso no meu em 2010, então creio que esteja no preço. Recomendo fazer um teste drive nele, no i30 e no cerato p/ vc veja bem como ele é comparado aos concorrentes.

    • Rafa_el

      Essa daí será um encarada daquelas bem boas. Também tenho planos para o novo Focus.

  • rodrigolim

    Faltou um Ar Digital nesse painel heim…

    • mjprio

      É opcional nos 2.0 GLX. Alias, agora o 2.0 GLX com todos os opcionais fica praticamente igual ao extinto Guia

  • marcello7007

    Pos venda e venda da Ford é terrivel deixei de comprar no lançamento por esse motivo mas ainda vou comprar um, uma pena esse teste o carro ser mecanico e nao automatico, como eu disse na epoca esse carro em outra marca ia vender muito pela politica de vendas ,pos venda nao sei pq nunca tive carro da ford,

  • fkas

    Gosto deste tipo de texto, mas confesso que isso me assusta um pouco. É que em quase todos as pessoas falam de problemas que tiverem com seus carros ainda bem novos (ou mesmo logo após a antrega) e de problemas de relacionamento e/ou demora de atendimento nas concessionárias, e isso termina assustando quem, como eu, se acostumou com um carro que virtualmente nunca deu qualquer problema e com tudo nas concessionárias resolvido no máximo no dia seguinte (e só duas vezes… Na maioria eu coloco o carro de manhã e pego à tarde…).
    Deixa eu explicar: Tenho um Cerato 2008 (automático, do modelo "antigo") que está com 4 anos e 71 mil Km, e em todo este tempo ele só apresentou dois "problemas": Um batente de amortecedor quebrado (detectado pela concessionária na revisão de 40.000Km, sem que eu reclamasse) e a bomba do lavador do parabrisas que parou de funcionar. Só! Nada além disso apresentou qualquer problema ao longo deste tempo… nem ferrugem, nem infiltração, nem motor, nem câmbio, nem parte elétrica… Nada!
    E em todas as vezes que o levei a uma concessionária (só revisões, que faço religiosamente), o atendimento foi primoroso e RÁPIDO. Exceto em duas situações, sempre deixei o carro pela manhã e peguei pela tarde. As duas vezes em que só o peguei no dia seguinte foram exatamente na revisão de 40.000Km (o batente não existia e chegou no dia seguinte) e na de 60.000Km (onde se trocam todas as correias e os tensores, e por isso demora mais).
    Aliás, minto: Quando o comprei ele demorou mais que o combinado para chegar, mas após vencer o prazo acertado a própria concessionária me cedeu um carro dela para que eu ficasse usando, e após o novo prazo ter "furado" o próprio DONO da concessionária "tomou" as chaves do carro emprestado e me deu as do carro DELE (um Magentis novo em folha), dizendo que o atraso era inaceitável e que eu ficaria com o carro dele até o meu chegar…
    Em 4 anos e 71.000KM meu carro nunca queimou uma lâmpada, ou ficou com o ar condicionado parado, ou teve uma infiltração, ou teve um friso (ou qualquer parte do acabamento) solto. Até a palhetas dos limpadores são originais e funcionam impecavelmente, sem riscos, manchas ou ruídos, e mesmo as pastilhas de freio (sempre sobrecarregadas em um carro automático) nunca foram trocadas! E eu não "carrego o carro nas costas"… Meu carro pega estrada, carrega coisas, anda em estradas de terra (aliás me surpreendeu nelas), eu realmente USO o carro.
    Só que chegou a hora de trocá-lo, e eu quero algo mais potente e equipado que um Cerato, e aí é que vem o mêdo. Será que vou voltar a me aborrecer com esses defeitos que todo mundo relata nos seus posts?

    • MM_

      Isso tudo é muito relativo e vai de concessionária para concessionária. Em geral não tem a ver com a marca.

      Se essa kia é tão boa, eu tentaria comprar outro carro dessa marca. Por outro lado, já não posso falar o mesmo.

      A kia perto de casa é uma das piores CCS que já vi na vida. Fui lá 2 vezes e não volto nunca mais.

      Da mesma maneira existem 2 GM's perto de casa. Uma Viamar e outra Vigorito. A Viamar é mais próxima, mas não entro lá nem pra ir ao banheiro. A Vigorito é excelente e foi um dos motivos que me fizeram comprar um GM.

    • Marcelo_Machado

      Dentro da mesma marca existem ccs bem diferentes, umas muito boas, outras horriveis.

      Meus últimos carros 0Km não deram nem 1/10 de problemas como esse relatado no post.

    • h1ghland3r

      Você tem que se lembrar tmb que existe a questão sorte, tem gente que pega um carro bom desde o começo *seu caso* e outros que pegam carros problemáticos desde o começo. Olha, com a sorte e pouco gasto que você já teve, nem pensaria em trocar seu Cerato. Acho que o valor da manutenção mais alta para ficar com ele mais uns 3 anos não compensa o investimento de um novo com esses preços cobrados atualmente :|

    • janduir

      É meu amigo, por isso evito carro zero. É caro, e em 2 carros que tive – ford e gm zeros, tive esses probleminhas. Depois comprei um Corolla Se-g 2003 com 50.000km e vendi com 120.000km e não tive nada de dor de cabeça. Somente preventiva. Por isso que a japonesada (e Coreanos) está dominando os EUA. Você roda muito e o carro não dá zebra…

  • mjprio

    Gostaria de saber do proprietário quanto ele pagou, pois eu tenho visto uma diferença de até 9 mil reais de um 1.6 pra um 2.0, ambos GLX completos e com cambio manual, uma vez que o mesmo disse que pegou o 2.0 pelo preço de 1.6, em média 54 mil reais

    • wiliamp

      R$ 57.490,00

      • mjprio

        Mas esse preço é basico??? Pois eu vi um a 64 aqui em Manaus

        • wiliamp

          Não é o GLX. O GL não tem maçanetas, aerofólio e frisos na cor do carro, não tem vidros elétricos traseiros, nem regulagem de altura e profundidade do volante, nem direção eletro hidráulica, nem sensor de chuva e de faróis. Os vidros também não tem abertura e fechamento global junto com o alarme. Acho que também não tem porta luvas refrigerado

  • franciscogurgel

    tenho um i30 e acho o acabamento muito superior ao do focus! materiais emborrachados, tudo muiiiito bem acabado!

    • Bravox225

      Depende do ponto de vista né companheiro! Todos os médios tem um bom acabamento, dai varia de acordo com as necessidades do comprador.

    • Carlos_DNB

      Mas o acabamento do Focus também possui partes emborrachadas.

    • felipesfc87

      Ai é questão de gosto então, pq eu qdo entro no i30 acho o painel estremamente frágil, eu olho e parece aqueles mp3 xing ling, faz tudo, mas parece q n faz direito. N to falando de material ruim, pq n é, concordo com vc, mas me passa essa sensação.

    • Ricston

      Já entrei nos dois carros e concordo com você. O acabamento do I30 parece-me superior.

  • carpinha

    Rpz, o relato do carinha foi bom sim.. bem detalhado, mostrando virtudes e defeitos do carro.

    Tenho um Vectra GTX Automático e to pra fazer um relato desse tipo.. ta quase pronto, falta soh aparar as arestas haha!

    Mas, o que eu queria comentar eh esse atendimento q ele teve nas concessionárias. Que coisa porca, credo! Eh bem como falaram: fazem o produto e acham q ele se vende por si só, por isso q nao treinam os funcionarios da maneira correta.

    Eu desisto na mesma hr de comprar algo se eu for mal atendido, ainda mais um bem desse valor. Um dos motivos q me levaram a comprar um Vectra foi pela marca GM, pois gosto muito e sou mto bem atendido na concessionária que frequento, e sempre quem me atende é o mesmo mecânico (apesar de conhecer todos da oficina da concessionária).

    Bom, forte abraço e parabéns pelo relato!

    • wiliamp

      Gostaria muito de ver o seu relato do Vectra GT. Cogitamos um vectra gt quando fomos roubados, (usado), mas fiquei sabendo que os mais novos precisam de retífica cedo. Gostaria de saber + sobre… :D

    • andrebritoleite

      Tenho um tb, só que GT manual.

      Estou curioso quanto ao seu relato!!!!

      Abços!

  • Bravox225

    Ótimo post! Acho que bravo e focus estao pau a pau neste segmento, tenho um bravo só estou esperando fazer a primeira revisão pra poder postar aqui na opinião do dono tudo sobre ele!

  • fernandez_esp

    Eu acho que influencia muito o atendimento da css a concorrência do entorno. O bairro que moro tem uma praça com VW, Ford, Nissan, Jac e Peugeot. Você colocou o pé em qualquer uma delas já vem alguém em sua direção.
    Não tive problemas na compra do meu Focus. Só passaram um dia da entrega combinada. Ligaram duas vezes para saber se havia algum problema e se estava satisfeito. O único problema que eu considerei grave no atendimento foi a corretora de seguros, que tinha um nível bemmmmmm fraquinho.

  • caiobrandao

    Até que é bonito, mas prefiro o I30 :)

  • mauricar20

    "Tem sinto de três pontos para todos, e encostos de cabeça do tipo vírgula, que ajuda na visibilidade traseira."

    Cinto.

  • Dupas

    Meu pai comprou a Captiva V6 dele nessa Carrera no Butantã, no dia que fomos buscar ela, demoraram mais de 3 horas pra entregar… Mas, pelo menos, a diferença de preço pra concessionária daqui de Araraquara era de mais de 10 mil reais.

  • vidgal

    Esse problema de dreno do ar cond do focus, paresse ser crônico. Já tive dois focus (2002 e 2011) aconeceu este problema.

  • felipesfc87

    Tenho um ghia, carrão mesmo.
    Mas vc sofre do mesmo mau que eu e todos os donos de FORD, o pós é uma porcaria. Até hoje meu carro não funciona com IPOD, e ng sabe o pq.

  • Rafael Fontana

    Parabéns pelo post William, estou em vista de comprar um usado desse modelo, vou ler a matéria depois, mas já queria deixar meu agradecimento!!

  • DaniloSouza

    O Focus 1.6 ta em promoção aqui no RJ, por R$ 53.9k com Air-bag e ABS.

  • rharruda

    Concessionária é apenas terceirizada da montadora e como todo serviço terceirizado não segue as determinações devidas, eles entram nessa pelo lucro, então cobram o máximo que puderam para fazer um servicinho medíocre, além de viverem de mentiras. Eu tenho nojo quando entro em uma concessionária, aproveito e falo de itens que o vendedor nem imagina que existe. Quando começo a fazer perguntas sobre o carro, o vendedor fica irritado, fica falando: ''vamos fechar?'' eles gostam que vc chegue na cc e diga: quero esse aqui, vou financiar em 60x sem entrada, onde eu assino? Então quando for comprar um carro, pesquise muito antes de comprar e seja cara de pau, se não gostou fale: está caro, não gostei do acabamento do carro, não gostei do seu atendimento.

    • Ricston

      Sinceramente, no meu caso, vendedor (ou "consultor") é a coisa mais inútil desse mundo. Como vou pedir para a pessoa mais suspeita "aconselhar-me" ou me informar em minha compra? O certo é fazer isso mesmo que você disse. Informe-se. Entre na internet, veja relatos de donos, avaliações, etc, etc.

      Se eu vou à concessionária, estes detalhes já foram solucionados e a questão fica só por conta de "sentir" o veículo mesmo.

  • Felix_S

    Parabéns pelo relato, ficou bem bacana. Tenho um hatch GLX 2.0 10/11 e gosto muito do carro. Tirando a oficina, que o pessoal é meio relaxado.

  • Gui_Dias

    Se um vendedor me disser que carro sem ABS é melhor, acho que eu levanto e vou embora na hora.
    Faço questão de dizer pra ele que num país louco por automóveis, onde uma boa parte da população entende razoavelmente ele (profissional do ramo) dizer um abusurdo desse é impossível de engolir…tenso!

    Eu sou chato demais com atendimento :P

  • Filippeyke

    Não acho o preço da manutenção do i30 cara…

    Paguei nas de 10 mil e 20 mil km, R$ 210 cada uma.

    • h1ghland3r

      Manuntenção de 10 mil e 20 mil km também nem conta, são sempre baratas na grande maioria das fabricantes. O negócio normalmente começa a complicar a partir de 40 mil km.

      • Cristiano_RJ

        Negativo. Já fiz da 40, 50 e 60 mil km. Na última, paguei cerca de R$ 400 com a mão-de-obra. A manutenção do i30 já foi cara, logo no início, quando não tinha tabela de preços definida. Principalmente aqui no Rio as autorizadas se uniram para combinar preços abusivos, tipo de manutenção de carro premium. Hoje isso não acontece mais.

        • h1ghland3r

          Cara, pense no trabalho que deu pra achar esse post pelo iPhone para te responder rsrs.. Entao blz, bom saber que a manutenção não é mais cara, eu acompanhei mais pelo início mesmo. Não sou mto fã da Hyundai por isso não acompanho tanto quanto outras marcas.

  • fmcosta

    Gostei muito do relato, e gostaria de fazer algumas considerações:
    – Acho que as oficinas da Ford devem ter uma tara por destruir o interior do Focus dos clientes, ou então o plástico interno é que extremamente vagabundo mesmo e só de olhar feio já risca… Toda vez que o meu pára em revisão, volta com mais riscos no acabamento. Incrível.
    – O consumo em estrada do Focus 2.0 é muito bom e em cidade muito ruim. O meu é automático mono, e já fiz os mesmos 17 km/l com ar ligado, só que nas Marginais Pinheiros e Tietê sem congestionamento e na velocidade limite (90 km/h). Em estrada sozinho faço na média de 15 km/l, e com 5 pessoas + bagagem sem dó de enfiar o pé fiz 12,5.
    – Não concordo que é difícil ralar a parte de baixo, o meu rala até na calçada de casa se não fizer um monte de manobras e olha que ela não é tão inclinada assim pra justificar… Tive um Civic 1996 que parecia um kart de tão baixo e não ralava. Acho que deve ser por ter suspensão mais mole que o Civic.
    – O dreno do ar condicionado é problema crônico do Focus, o meu também soltou e encharcou o assoalho.
    – O custo de manutenção do Focus é bem baixo. O meu está com 54 mil km e até os pneus ainda são originais, acho que vão chegar nos 60 mil… Fora óleo e filtro só trocou as pastilhas de freio dianteiras porque em carro automático gasta mais, não tem jeito.
    Acho que o único carro do porte e padrão do Focus que eu pegaria no lugar dele é o Lancer (fiz um teste drive e achei um tesão), mas o preço é proibitivo.
    Abraço!

    • douglasrecruta

      fmscosta, o que o Wiliam ( meu irmão) quis dizer, é que raspa muito fácil, é que houve um erro de português mesmo. Esse carro é muito baixo, adoro ele, mas é uma desgraça em estrada de terra! passamos por uma que mesmo só com o motorista o carro raspava, e tem lugares que nem subia por ser pesado, e obviamente os pneus não ajudaram. é, o focus só faz show mesmo no asfalto! kkkkkkkkk

  • djowl

    Tenho um focus old 2009, com 30000km..e o carro é 10. A ford melhorou muito e me atende bem na regiao…

    Mas a toyota daqui e a honda ( tem um civic em casa ) ainda são melhores e o produto parece ser melhor montado que a ford. Fui trocar nesse focus novo 2 ou 3 vezes e em todas eu achei que a montagem e acabamento involuiu.

    Mas, nao posso reclamar do old…carro barato e sensacional…o perigo agora e comprar um carro de 60-70 mil e nao ser tao bom quanto esse velhinho…

    • h1ghland3r

      Taí, mesma opinião que a minha a respeito de trocar bons carros "antigos" por atuais.

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Belo carro esse Focus, prefiro ele ao i30, mas o Bravo parece ser um bom carro também.
    Gostei da sinceridade no texo mas faltou uma revisão hein.

    • Cristiano_RJ

      Preferir o Focus ao i30 tudo bem, mas o Bravo?

  • freemontomaisvendido

    O povo dá muito azar mesmo. Nas concessionárias Fiat sempre fui bem atendido em especial a Italia Barra e Azzurra. Para mim o Bravo é o melhor do segmento, e o preço é bom, em torno de 53.000. O Dualogic está em torno de 55.000.

    • Cristiano_RJ

      O Bravo não é o melhor do segmento pelos seguintes aspecots: motor, suspensão e câmbio automático. No mais, ao ser equipado como os rivais, o preço do Bravo sobe assustadoramente. Isso sem falar que, por vender pouco, tenderá a desvalorizar mais. O seu bom custo benefício só ocorre na versão essence básica, sem opcionais que o encareçam.

  • GUGASP

    Tenho um Focus GLX mec. 2.0 Flex 2010/2011 que está com 35 mill km.
    O problema do revestimento abaixo do painel o meu também tem.
    O motor Duratec é excelente, mas não faz mais do que 12km/l de gasolina na estrada.
    O carro tem um barulho de suspensão dianteira crônico (um "cloc" quando passa em lombada). Já foi trocado amortecedor (colocados uns amarelos) em um recall branco mas o barulho voltou. Segunda feira levarei na Ford Simão em Bauru-SP para rever isso.
    Outro ponto negativo é a suspensão traseira que desalinha com facilidade e causa desgaste de pneus.
    De resto é excelente. Anda muito, é super estável, ótimos freios e sistema de som acima da média. Volante com 3 modos de condução, o som abaixa sozinho quando você diminui a velocidade com mais força, etc.
    E concordo com os colegas que a maioria dos carros argentinos tem acabamento e montagem das peças abaixo da média.

    • flaviomm

      Pois é… multilink é mto bom para conforto e dirigibilidade… mas não sei em termos de resistência (tivemos Civic e Focus multilink… e tenho Sentra eixo de torção). Abrs!

  • Chubergs

    Bom, é óbvio que o leitor esse não passou nem perto de uma css da Hyundai para dizer que as manutenções do Focus são mais caras do que as do I30. A CAOA tem tido sérios problemas de marketing nos últimos tempos, mas quanto às revisões. Fiz a minha revisão dos 10.000km tem 3 meses e paguei exatamente o valor de tabela: R$220,00. E pelo que sei, 220 é menos doq ue os 245 pagos por ele. Aumenta, mas não inventa amigo!

    • wiliamp

      Sim Chubergs, passei numa css da Hyundai e o atendimento foi ruim o suficiente para eu decidir não adquirir um caro hyundai. A css que fez a revisão do i30 da Quatro rodas cobrou quase 4 mil reais pelo jogo de pneus. Todo carro tem a 1ª revisão barata.

      olha quanto custaram as revisões do carro da QR: REVISÕES: 10 000 km – 344 reais (Caoa Norte, São Paulo); 20 000 km – 979,44 reais (Caoa Robert Kennedy, São Paulo); 30 000 km – 834,70 reais (Caoa Guarulhos, São Paulo); 40 000 km – 955,50 reais (Caoa Edgar Facó, São Paulo); 50 000 km – 2 590 reais (Dapevel Santos, SP)

      Segue o link se quiser conferir: http://quatrorodas.abril.com.br/carros/duracao/hy

      já no site da ford, os preços das revisões do Focus são bem menores, que são respectivamente ( de 10 em 10 mil km até os 60 kil km) R$ 240, R$320, R$428, R$980, R$ 408 e 822

      Segue o link se quiser confirmar: http://www.ford.com.br/servico_cliente_revisao_pr

      • Cristiano_RJ

        Isso é coisa do passado. Como falei lá em cima, no início, entre o lançamento e o ano de 2010, não havia preços tabelados das revisões e os concessionários pilantras cobravam o que queriam. Eram preços abusivos, como se tivéssemos fazendo manutenção em carros premium. Porém, de 2011 pra cá, com os preços tabelados essa situação mudou. Levei ferro nas primeiras manutenções do meu i30, mas dos 30.000 km até os 60.000 km os preços foram razoáveis. Na última paguei com a mão-de-obra cerca de R$ 400. Via a tabela até os 100.000 km e os preços não mudavam muito.

  • Marcelo_Machado

    Muito bom e completo o relato.

    Só fico pensando uma coisa. Vejo tanta gente falando mal da Fiat, mas meus últimos carro foram Fiat e não tiveram nem 1/10 de defeitos apresentados por esse Focus. Mesmo um ou outro problema que me fez levá-lo à ccs fui bem atendido no geral, pois qdo não me atenderam como gostaria reclamei no SAC da Fiat e o atendimento na ccs mudou da água para o vinho. Mas nunca voltei onde fui mal atendido. No meu carro atual fui muito bem atendido tanto na venda como no pós venda na ccs perto de onde trabalho que até escrevi elogios à ccs no site da Fiat de da própria ccs elogiando os funcionários que me atenderam

    Afinal qdo sou mal atendido reclamo mesmo, mas qdo sou bem atendido acho justo elogiar.

  • YuriRS

    Aquele forro caindo, que porcaria, por que nao arrumar direito? CArro novo com isso!! Impressionante!!

  • 430scuderia

    Eu comprei um Focus titanium automatico a mais ou menos um mes, eu também tava na duvida do bravo t-jet, mas como esta emplacando muito pouco decidi optar pelo focus mesmo, e fora que fizeram um preço muito bom.

    Carro é muito bom, a unica coisa que peca no carro é o cambio de 4 marchas e a falta de um controle de tração o encosto central de braço, para os bancos da frente, achei que deveria ser em couro, mas é de um material emborrachado não muito confortavel, abrir o capo com uma CHAVE!?!? custava colocar o botão parar abrir por dentro?

    Fora esses detalhes, o carro é exelente.

  • flaviomm

    1. Parabéns pelo carro!!! Dirigir Focus é prazeroso, como poucos carros.
    2. Tivemos um 2005, da geração anterior: mto gostoso para dirigir, mas foi um show de horror em termos de confiabilidade… não sabia a hora em que podia ficar na rua. Não tive problemas com montagem, acabamento, etc.
    3. Não sei se carro montado na Argentina é garantia de qualidade. Não sei se é superior aos montados no Brasil.
    4. Achei estranha a informação de amortecedor de Tiida por 900 reais, enquanto o do Focus custa 300 reais. Do meu Sentra, custou 350 reais (cada).
    5. Outra coisa: não dava para evitar a Caoa, não? kkkk.
    Abrs!

    • douglasrecruta

      o desconto falou mais alto!

  • flaviomm

    1. Ótimo post. Ajuda a entender o que tem sido crônico nesse carro.
    2. Vendedora atenciosa. A última era tão atenciosa… que saí com ela… kkk… mesmo após horas de negociação desgastantes… já que sou mão-de-vaca).
    kkk.
    3. Boa sorte na revisão!

    Abrs!

  • AndersonSM

    O focus 2.0 flex não tem comando variável de válvulas. Possui coletor de admissão variavel, talvez por isso seja um pouco fraco em baixa rotação.

  • vitimsl

    atrc,
    tenho um 11/12 tb, só que GLX. A embreagem realmente é pesada, isso é normal nesses Focus mecânicos. Dizem que nos primeiros (monocombustivel), que tinha a caixa importada, a situação é ainda pior.
    O único problema que tive no meu carro foi a moldura cromada que fica na extremidade do capo que começou a se soltar na parte superior. Trocaram na garantia e não demorou nem 5 dias pra chegar a peça… tirando isso, só alegria!

  • fep

    Meus parabéns, esse carro é muito bom, e em particular, é mais bonito que o sedan.

  • atrc

    Complementando o relato apresentado, eu também possuo um Focus 2011/2012, modelo Titanium, e os problemas são similares. No caso de os defeitos não terem aparecido no meu carro, apareceram no carro dos meus amigos que também os compraram na mesma época.

    A questão do ar condicionado é bastante comum, inclusive, um vendedor falou que a depender do modelo a Ford já possui uma espécie de aviso de recall interno, recomendando que estes modelos sejam vistoriados sempre que aparecerem para as revisões. O problema é que não somos avisados sobre isso. Só fiquei sabendo porque o carro de um amigo ficou alagado.

    Algumas coisas que ocorreram em meu carro:
    1. Barulho incessante dos forros das portas mal encaixados e que são resolvidos, mas uma semana depois voltam a aparecer;
    2. Barulho ao abrir o teto solar em uma das funções;
    3. Barulho nos bancos dianteiros;
    4. Pedal da embreagem muito rígido;
    5. Por 4 vezes o carro quase não deu partida;
    6. Comando de voz não funcionava, tiveram que trocar toda a central.
    Acho estranho um carro com apenas 6000km apresentar mais problemas que meus antigos carros com 50000km…

    Excluindo estes detalhes, eu acho um carro sensacional, quase comprei um Tjet à época, porém ao dirigir ambos os carros, não tive dúvida!

    O consumo tem sido muito bom para um carro 2.0, até o momento ele tem variado entre 10,6 e 11 km/l.

    Quanto ao atendimento da concessionária só tenho duas reclamações:
    1. A vendedora que me atendeu era bastante atenciosa, porém ao solicitar o contrato para fecharmos o negócio, ela praticamente esqueceu o cliente, falo isso porque ficaram algumas coisas pendentes e ela sempre jogava a responsabilidade para outro colega ou para o gerente.
    2. Solicitei que uma determina pelicula fosse instalada, todavia, quando cheguei para buscar o carro eles haviam instalado a pelicula errada e tive que esperar para finalizarem a nova instalação. Para minha surpresa, quando o carro chegou, novamente a película instalada estava errada. Retornei à concessionária para a troca e esta ficou cheia de bolhas. Além disso, desconfio que os barulhos dos forros das portas foram causados por conta dessa brilhante instalação.

    Vamos ver se na revisão do fim do mês todos os problemas serão resolvidos.

  • yurimarrocos

    Nessa faixa de preço eu prefiro o Bravo Absolute 1.8… Eu acho que tinha algo de errado com o bravo que dirigiu pois o ar condicionado do bravo é excelente, fora o motor E-Torq que é FANTASTICO.

    • Cristiano_RJ

      O Bravo Absolute "só" tem três problemas:

      1- Câmbio automatizado Dualogic, que é inferior aos dos concorrentes, ainda que estes tenham câmbios de 4 marchas.

      2- Motor 1.8 E.TorQ de 132 cv. É o mais fraco da categoria (considerando os concorrentes 2.0). Não é à toa que ficou atrás nos testes de desempenho de todas as revistas especializadas.

      4- Sua suspensão traseira não se compara à do Focus e do i30, que utilizam a configuração multilink, mais sofisticada.

  • Alex_Schmidt

    Ford Focus – NUNCA MAIS !!!!

    Focus sedan Ghia 2009 automatico: Fiquei feliz por longos 3 meses, depois disso vários problemas, barulhos, acabamento, cambio, liq de arref. que desaparece (e não tem vazamento), amortecedores, teto solar e nenhuma das 5 concessionárias em que levei (o carro passou mais de 40 dias dentro das concessionárias, somando todas as idas durante o 1o. ano) conseguiu resolver esses problemas. Desisti de tentar resolver esses problemas a agora só faço as revisões obrigatórias da garantia. Não queria mas tive que apelar pra justiça, depois de tentar o 0800, a área técnica, a área de vendas da concessionária que me vendeu o carro e novamente o 0800, que só sabe dizer "leve no distribuidor". Isso não adianta nada, pois tentei por quase 2 anos ! Não satisfeito, fiz contato com a regional Ford e tentei resolver com a ajuda dos "engenheiros de campo", que também não conseguiram resolver os problemas. Para mim, que só tive Ford nos últimos 10 anos, é no minimo lamentável além de péssimo pra fidelização de cliente (se é que isso interessa à Ford Brasil). Não recomendo o Ford Focus para ninguém com quem converso. Não é possível ter que contar com a SORTE ao se comprar um carro EM GARANTIA. Entendo que são defeitos de um produto e que deveriam ser solucionados pelos representantes do fabricante (assim determina o "contrato" chamado garantia do produto), e que tanto o fabricante quanto eles falharam ao não resolvê-los. O carro pode ser excelente, mas de nada adianta se seus eventuais defeitos não são resolvidos. http://www.reclameaqui.com.br/2558658/ford/novo-f

  • Carlosr2011

    O cara estressou em um UNO em 30 minutos? Estranho. Apesar de ser um projeto antigo e popular o UNO tem uma ótima ergonomia e visibilidade;
    Acho o Focus um excelente carro: plataforma volvo, etc, mas 7KM/l na gasolina tô? tô fora…

  • julianamdc

    Ninguém teve problemas com a luz do airbag? Tenho um focus GLX 1.6 e já perdi as contas de quantas vezes fui até a concessionária pra atualizar o software… Dizem que é um problema no chicote do airbag que passa por debaixo das poltronas dianteiras. Ou seja, eu ajusto a poltrona e a luz do airbag acende….

  • MARCELO TAVARES

    Olá!!! Boa tarde! Parabéns pelo ótimo carro e belissímo vídeo. Gostaria de saber se esse carro,glx 2.0(2011/2012) ,se o som possui entrada USB? VALEU,ABRAÇOS…

  • Roberto

    Ao olhar o compartimento do motor, percebi que havia óleo vazado ao redor de um reservatório, que era da direção hidráulica. Foi resolvido no dia seguinte, era uma borracha de vedação mal instalada. O mesmo ocorreu com meu focus, problema já sanado na revisão!

  • Dácio

    Comprei um FORD FOCUS 2012, e, à princípio, quando cheguei em casa e observei mais atentamente a forração das portas (espaço muito grande entre o forro e a lataria da porta) e acabamento do painel, fiquei desiludido. Em poucos dias de uso o acabamento que fica entre a coluna de direção e painel de instrumentos começou a soltar, e ao recoloca-lo notei que o encaixe dele não é nada preciso. Adiante, mangueira do A/C quebrada. Na concessioária, queriam que eu deixasse o carro por uma semana. Questionei, então, sobre o carro reserva, uma vez que o periodo superaria o especificado na garantia, no que me foi dito que só teria direito a carro reserva se o meu tivesse chegado em um guincho. Liguei no 0800 do fabricante, outra decepção. Por fim, conseguiram a peça em uma cidade próxima em dois dias. Quanto aos defeitos de acabamento citados acima, o técnico quis me convencer que por ocorrer em todos os veículos da linha FOCUS (conforme constatei), eram normais. No geral, não gostei do carro. Antes tinha um Vectra, e nunca tive nehum desses problemas. Vou voltar para a GM. A concessionária? NAVESA, em Anápolis – GO.

  • Osvaldo Fontão

    Excelente veículo, comprei o meu no dia 13/08/13, está com 1.500km é idêntico ao modelo avaliado, um GLX 2.0, e só tenho elogios para falar sobre ele, super macio, confortável, estável e possui um motorzão onde os mais experientes em motor 16v logo descobrem que estão diante de um motor muito elástico e potente, e gosto muito do interior do carro, sóbrio e bem acabado, a Ford só pecou em não colocar material cromado nas maçanetas internas, um grande pecado, diga-se, para um modelo do nível e segmento do Focus, de resto, só alegria ao dirigí-lo, é aquele tipo de carro que vc fica doido para chegar a hora de andar com ele.

  • marzulli

    tinha um 2010/2011 1.6 vendi com 60.000km, sem nenhum problema, comprei um 2012/2012 2.0 que esta com 20.000km, ampos coupe, otimo tbem.
    recomendo os 2 motores sao otimos, em minha opniao o melhor custo benefio disponivel.

  • Arnaldo S.

    Tinha um vectra GT 2010, fui sorteado ao comprar as pressas uma das poucas unidades sem ABS, Airbag, farol de milha, em fim, andando de vectra GT e sabendo que a saveiro Super Surf 2008 q também tenho na garagem era mais completa, isso foi me desanimando pra kct. Recentemente troquei meu Vectra em um Focus Sedan 2.0 2012. Eu achava que tinha motor antes nos 142cvs do vectra, mas esse motor é muito superior, com 148cv e uma boa economia! carro completíssimo sem dúvida recomento a todos, comprei e não me arrependo.

  • pedro_bh

    concordo… eu tive um Focus 2003 e rodei 85.000 com o carro…

    só alegria…. infelizmente o mercado não reconhece….
    alias nem mesmo a ford respeita seu melhor carro….

  • Cristiano_RJ

    Cara, os problemas do Bravo são os seguintes:

    1- Motor 1.8 E.TorQ de apenas 132 cv. É evidente sua desvantagem em relação aos concorrentes equipados com motorização 2.0. Por isso que o Bravo só fica interessante quando em sua versão mais básica, que concorre com os hatches de entrada com fracos motores 1.6.

    2- Suspensão traseira por eixo de torção. Focus, i30 e Impreza possuem suspensão traseira independente, do tipo multilink, mais sofisticada.

    3- Se você visa uma versão automática, o câmbio Dualogic do Bravo é o pior da categoria. Em que pese o fato de a maioria dos modelos deste segmento terem câmbios automáticos de apenas 4 marchas, ainda assim são superiores ao automatizado de cinco marchas e uma única embreagem, mais adequado a modelos populares e não a modelos médios.

  • Cristiano_RJ

    Agora, se você está visando o T-Jet, esta é a melhor opção para quem quer um Bravo. O problema é que tem que levar ela no osso, porque se for equipar direitinho (teto, GPS, kit high tech, rebatimento dos retrovisores, bancos em couro e múltiplos air bags), ele supera os R$ 80 mil. Caríssimo! Ainda mais se for pensar que um Peugeot 408 THP custa menos, é maior e anda mais, só que com câmbio automático!

  • http://www.noticiasautomotivas.com.br Roxmmp

    Entendo perfeitamente, e concordo com os fatos que você pontuou, mas ainda digo: Hyundai e Caoa ainda não são mais visadas e vendidas pois basicamente atendem só as capitais.
    Sinceramente gosto mais do Focus nessa categoria, só que coisas como 3 cores no sul-coreano entre outros detalhes as vezes podem pesar em favor do hatch italiano. O importante é que exista muita concorrência, assim todos saem ganhando.
    Abraços

  • Cristiano_RJ

    "O importante é que exista muita concorrência, assim todos saem ganhando."

    Concordo plenamente!