Carro da semana, opinião de dono: Ford Ka 1.0

ford-ka-carro-da-semana-10

Meu nome é Wallace, tenho 27 anos, moro em Petrolina/PE e sou analista de sistemas. Sou apaixonado por carros desde de pequeno. Minha mãe dizia que quando eu ganhava algum brinquedo, por exemplo: “carros”, eu desmontava todo e montava de novo!

E não foi diferente 20 anos depois. Em 19 de maio de 2012, ganhei o meu primeiro carro zero 0 km.

Na época eu queria uma Gol G5 ou Celta, um carro até 30 mil reais! Minha primeira opção foi ir na Volkswagen, onde não fui bem atendido.

Lá ainda teria que dar 10 mil reais de entrada e o Gol G5 básico custava 29 mil reais. Pelado, achei um absurdo! Fui em minha segunda opção, a Chevrolet.

ford-ka-carro-da-semana-7

Chegando lá, fui bem atendido. O Celta Life, que custava 26,8 mil reais, apenas vinha com ar-condicionado, mas só tinha na cor vermelho ou prata, que não eram de minha preferência. Eu queria um carro preto ou branco.

Já cansado de procurar e achando que não ir dar certo, resolvi visitar a Ford com minha mãe.

Quando entrei na loja, o vendedor abriu um sorriso e disse: você veio buscar seu carro? Respondi: Sim !!! Então ele me mostrou o Ford Ka, que tinha acabado de ser atualizado com novos para-choques e lanternas.

A outra opção foi o Fiesta na cor prata, que de cara não gostei, por conta da tonalidade e do valor, que era de 32 mil reais.

ford-ka-carro-da-semana-6

Foi aí que resolvi negociar o Ford Ka 1.0 Flex cor preta e com ar-condicionado, vidros e travas elétricos, alarme, frisos laterais, tapetes, sensor de estacionamento, aparelho de som com altos-falantes e abertura do porta-mala no controle.

Ele saiu por 27 mil reais. Após duas horas de negociação, a documentação foi aprovada! Depois de 4 dias fui buscar o carro, felicidade a mil!

Depois de duas semanas com o carro, resolvi fazer a primeira viagem de 400 km.

Abastecido com álcool, ele fez 12 km/litro e mostrou um bom desempenho. Diferente da gasolina, que ficava mais econômico, porém, mais fraco nas saídas e ultrapassagens. De 2012 a 2015, minha preferência sempre foi abastecer com etanol.

ford-ka-carro-da-semana-8

Com 6 meses comecei a fazer algumas modificações.

Rebaixei o carro com molas esportivas, coloquei rodas aro 17 com pneus 195/40 R17 e xênon nos faróis de milhas.

Entrei no Clube do Ford Ka, onde fiz amizades e comecei a ter novas ideias.

Resolvi dar uma melhorada no interior. Coloquei bancos em couro bege, volante do New Fiesta, DVD e pedaleiras esportivas.

ford-ka-carro-da-semana-11

Depois veio o porta-malas personalizado com som interno!

Kits de duas vias, subwoofer de 12 polegadas, mega capacitor digital, 2 amplificadores e uma bateria de 100 amperes. Então comecei a participar de eventos automotivos na região e a competir!

Em 2014 veio a febre do estilo gringo no Brasil, adicionando então rodas largas com bordas para fora e pneus super finos!

Então dei “up!” nele, colocando rodas de tala 7,5 com pneus 185/35 R17 e troquei a suspensão por um conjunto regulável, rebaixando ele até 10 cm do solo, como manda o regulamento do Detran.

ford-ka-carro-da-semana-5

Pretendo vender ele no final de 2016, mas muitos perguntam: Você vai vender ele assim, todo equipado? Respondo que sim! Quero começar um novo projeto, mas com um carro maior, tendo 4 portas e motor 1.6 ou 2.0.

Hoje eu uso o carro apenas no final de semana, em passeios ou pequenas viagens.

Hoje ele está com 22 mil km rodados. Com o preço a gasolina e revisões altas da Ford, eu optei por trabalhar de moto. Tenho ele a três anos e apenas troco óleo e filtros.

ford-ka-carro-da-semana-3

Não estava nos meus planos um Ford Ka.

Como mencionei no início, eu queria Celta ou Gol G5, mas não me arrependo!

Hoje sou apaixonado por ele e pretendo continuar na família Ford. Tem dois modelos que me agradam bastante, sendo eles o Ford New Fiesta hatch e Ford Focus hatch. Não sou muito chegado em sedã.

ford-ka-carro-da-semana-2

Pontos Positivos: dirigibilidade, estabilidade, design, vários porta objetos ao longo do painel e assoalho, visibilidade ao volante, painel bonito e com conta giros.

Pontos Negativos: algumas peças internas são de qualidade ruim, os cintos traseiros diagonais são desconfortáveis, espaço para os passageiros atrás muito pequeno. o motorista tem que afastar o banco e fica em uma posição desconfortável, manutenção caríssima.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X