Carro da semana, opinião de dono: Honda Civic EX 2004

honda-civic-ex-2004 (3)

Olá pessoal do NA, meu nome é Cássio. Após ler a opinião de donos de Prisma, Onix e por último o Lifan X60, seguido de curiosidade de alguns colegas do fórum, resolvi registrar a opinião sobre meu carro, um Honda Civic 1.7 16V EX AT 2004 com 130 cv à gasolina.

Como ele já tem exatos 9 anos de idade penso que será útil apenas para aqueles que dispõem de baixo capital para comprar um carro.

Antes dele eu tive um Brava SX 1.6 usado e depois um Astra Comfort 2.0 Flex novo. Como eu pagava muito caro no seguro do Astra, resolvi trocar de carro e consequentemente subir de “nível”. Sou o segundo dono do Civic, comprado em 2006 já com 74 mil km.

Comprei na concessionária Honda de um diretor da mesma concessionária e que viajava todo dia para sua casa no interior, portanto bem cuidado e com todas as revisões feitas (junto com o manual).

Era meu primeiro automático e já tinha feito test-drive em um Civic manual, mas em um test-drive só se pode ter impressões iniciais, não se pode prever como será a convivência no futuro.

honda-civic-ex-2004 (1)

O preço do novo na época era cerca de R$60 mil, e com 2 anos de uso paguei quase R$42 mil. Na época o New Civic já havia sido lançado e quis aproveitar a desvalorização do Civic para comprar mais “barato”.

Eu pesquisei muito na internet sobre comparativos onde colocavam o Civic sempre no meio termo entre Focus, Corolla, Astra, Vectra, Megane e outros, mas naquela época as diferenças se resumiam em controle um-toque dos vidros, freio a disco, retrovisor fotocrômico, controle de válvulas, etc., e por isso sentia que qualquer um que comprasse seria bom.

GM não queria pelo alto seguro cobrado para mim, solteiro com 26 anos.

Carro da semana, opinião de dono: Honda Civic LX 2005

Francês não, pelo desencorajamento do meu pai. Fiquei entre Corolla, Civic e Focus, e pela simpatia pelos japoneses e design mais bonito optei pelo Civic, além de ser mais barato e com algumas soluções melhores como o VTEC e suspensão independente.

Engraçado que, quando peguei o carro na loja, os vendedores me parabenizaram e tiraram foto como se eu tivesse comprado um carro novo! Bem diferente de quando tirei o Astra 0 km. Está comigo até hoje e com quase 170 mil km, uma média de cerca de 18 mil km por ano.

honda-civic-ex-2004 (2)

Durante esse tempo viajei todo fim de semana e já fiquei um ano com ele praticamente parado. Pegou muita estrada de terra. Já girou a 8000 RPM e já enfrentou enchentes onde outros carros ficaram parados.

Tudo isso bebendo gasolina comum em 80% do tempo. Nunca sofreu nenhuma batida violenta, apenas “totózinhos”.

O carro, como podem pesquisar, não é a excelência em desempenho nem itens de conveniência, mas três coisas eu posso elogiar com conhecimento de causa: a qualidade dos projetos da Honda, a ergonomia (e conforto no geral) e aquelas respeitáveis letrinhas VTEC.

honda-civic-ex-2004 (4)

O Civic é realmente confiável, até hoje apenas dois problemas aconteceram: o sensor de temperatura do motor queimou e o pino de abertura da porta traseira quebrou. O primeiro foi super barato de consertar e o segundo, bem, o pino continua lá quebrado.

Tirando isso, o carro é confortável e dentro da cabine nada bate nem range, só se ouve o roçar do couro das portas e bancos que, diga-se de passagem, nunca mandei fazer tratamento e nunca ressecaram. Diferente do antigo Brava e Astra que a iluminação enfraquecia, motor morria e peças quebravam de dentro do carro.

O motor nunca deu problema também. No entanto é um carro já gasto e por isso sempre há peças a se trocar. Nesse tempo já troquei correia dentada, filtros de ar condicionado, troca de chave magnética, bateria, pneus, buchas, batentes, amortecedores, ajuste na caixa de direção, etc.

Desde 2008 não faço nada em concessionária, e num chute de meio de campo acho que devo ter gasto em média uns R$1200,00 por ano com manutenção. Há um tempo ouço bastante sons debaixo do carro, mas provavelmente são as peças já gastas pedindo troca.

honda-civic-ex-2004 (5)

Para quem for comprar qualquer carro com certa idade, sobretudo um médio, tem que levar em consideração que cedo ou tarde vai ter de fazer essas manutenções que, muitas vezes não são muito baratas. Nesse meio tempo, é só ir trocando o (barato) óleo da Honda e ser feliz.

Características do acabamento: os encaixes são perfeitos, não se vê rebarba. A parte superior do painel é de plástico duro com relevo, a parte central é emborrachado misturado com plástico duro e liso. No geral é agradável. O desenho do painel central acho simples para a categoria.

O volante é de couro e a buzina monotonal. A porta tem o mesmo plástico duro com relevo em cima, e no meio mistura de plástico com (boa parcela de) couro. No geral eu prefiro os materiais presentes no Corolla 2004. Tem descansa-braço.

O painel central tem iluminação branca e verde, e o painel de instrumentos tem iluminação permanente azul, branco e vermelho com borda cromada. Eu acho lindo esse painel e mais bonito que muitos carros novos.

honda-civic-ex-2004 (6)

Os bancos são macios e vestem bem o corpo e não sinto falta de ajuste lombar, aliás, é um dos poucos carros em que eu consigo ficar sentado por horas sem cansar a coluna, diferente do Corolla que acho a lombar meio afundada.

Porta-malas é o menor da categoria mas nunca senti falta de mais. O banco traseiro é mais deitado e é perfeito para viagens (já andei em Idea, Ka e outros carros em que o banco era quase vertical). No geral o carro é espartano, poderia ser melhor, mas eu gosto e é honesto.

Características de desempenho: faz de 0 à 100 em cerca de 13s devido ao câmbio automático de 4 marchas. Ele é ruidoso em altas rotações (o Corolla era mais silencioso) e a 120km/h se mantém à 2.750 RPM.

Como seu torque não é grande coisa, senti grande diferença quando saí do Astra e até mesmo do Corolla, mas o bichinho acorda quando passa de uns 4000 RPM e o VTEC trabalha.

honda-civic-ex-2004 (7)

Por ter 4 marchas longas e torque não muito alto, em qualquer subida na estrada o piloto automático adora reduzir para a 3a. Já corri muito inclusive na chuva, mas nunca brinquei de verdade com a estabilidade dele, mas quando estava com pneus Pirelli P6000 ele era extremamente seguro, agora que estou com pneus Maxxis ele sai fácil de frente e traseira.

No geral poderia ter um 1.8 com mais torque e menos barulho, mas me diverte mesmo assim.

Consumo: na cidade (São Paulo) faz de 8 à 9km/l com ar ligado direto. Em estrada faz de 14 à mais de 17km/l, mesmo com ar ligado e velocidade no limite da via ou superior.

Prós:

Posição de dirigir baixa com TODOS os comandos ao alcance da mão, conforto, qualidade de construção e motor, beleza, não é visado, seguro não é caro, VTEC.

Contras:

Menor torque da categoria, pouco porta-malas, motor ruidoso em alta rotação, falta de computador de bordo, não lembro mais.

honda-civic-ex-2004 (8)

Conclusão

Com suas qualidades e defeitos, posso dizer que esse casamento deu muito certo e continuo apaixonado pelo carro tanto quanto era antes. Se eu seria feliz com outro? Com certeza também sim!

Não é nenhuma Gisele Bündchen e muito menos uma Dercy Gonçalves, mas posso afirmar que é como sua esposa, namorada ou aquela sua amiga que você sabe que daria muito certo num relacionamento: é bonita mesmo sem maquiagem, sabe conversar, é inteligente, te conhece, você conhece, te diverte, você a diverte, te entende, você a entende, não tem frescura, topa qualquer parada, toma uma cerveja mas mesmo assim é feminina, e acima de tudo, é fiel, rs.

O texto ficou longo mas tentei sintetizar esses 7 anos de convivência. Nesse meio tempo já pensei em mudar o layout do painel com outro material, aumentar a potência e torque, mandar pintar ele todinho, mudar toda a iluminação, colocar central multimídia, mas no final, ele continua quase como o original, os únicos adendos foram engate para reboque (de verdade), sensor de ré e câmera DVR (que nem os russos).

Agora estou na pesquisa por quem será o próximo romance, com atenção especial ao Ford Focus hatch.

Abraços.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.