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Olá, visitantes do Notícias Automotivas. Meu nome é Davi, tenho 25 anos e, neste depoimento, tentarei destacar os principais detalhes do meu carro, um Honda Fit EX 1.5 manual ano 2007. Não sou fã de marca nenhuma, este é meu terceiro carro, sem repetir marca (Ford Fiesta, Chevrolet Classic e Honda Fit). Se trata da versão topo de linha e última reestilização do antigo modelo do Fit, que foi até 2008.

Nesta reestilização de 2006 para 2007, o Fit EX ganhou novos para-choques, novos tecidos nos bancos (ficaram pretos) e faróis com fundo prata (antes tinham máscara negra). O painel também sofreu algumas alterações, como novo aparelho de som embutido, volante revestido em couro e nova grafia no painel de instrumentos, ao estilo “blackout” que se ilumina logo ao abrir a porta do veículo.

Além dessas alterações, outros detalhes diferenciam o Fit EX dos outros modelos como piscas nos retrovisores, rodas de liga leve exclusivas e o pingo azul no emblema “FIT” colado no porta malas. O emblema com pingo vermelho se refere a outras versões, todas com motor 1.3. O motor 1.5 com tecnologia VTEC também é exclusivo do Fit EX.

A ESCOLHA

No começo de 2012, vendi meu Classic 2007, juntei minhas economias e cheguei ao valor de R$ 28.000,00 para meu novo carro. A intenção inicial era subir de categoria, partindo para um médio seminovo. No entanto, com este valor, eu poderia pegar um popular zero km 1.4 ou 1.6 e financiar o restante, e teria a segurança de estar adquirindo um veículo novo e a garantia da fabricante. Porém, eu continuaria com um popular que em 1 ano estaria seminovo. Também fiquei com a sensação de que seria muito investimento (nas minhas condições) para não me sentir totalmente satisfeito, pois gosto muito do conforto de carros médios e mais equipados.

Então comecei a procurar hatches médios 1.6 ou 1.8 pouco rodados (até uns 40 mil km), completos, com seguro acessível e relativamente econômicos, pois meu uso é de 90% na cidade. Os veículos que considerei foram Ford Focus, Nissan Tiida e Peugeot 307. Destes, o Focus era o mais racional economicamente, além de ter sido meu sonho de consumo possível pelos últimos anos. Então comecei uma busca frenética pelo Focus ano 2007/2008 perfeito, e até encontrei alguns em ótimo estado, um pouco abaixo do valor que eu tinha para gastar.

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Durante as buscas pelo Focus, conheci um Honda Fit casualmente, e me encantei pelo carro internamente. Apesar de não ser um legítimo médio, oferece um conforto igual ou superior a veículos mais caros, era mais equipado do que o Focus 1.6 que eu procurava e mais valorizado no mundo dos seminovos. Minha mulher também se apaixonou pelo Fit e nossas buscas mudaram de foco. Os principais diferenciais na escolha pelo Fit foram os equipamentos de segurança de série (air bag e abs quase impossíveis de encontrar no antigo Focus 1.6), desvalorização e economia de combustível. Em relação a manutenção e seguro, os dois se equivalem, segundo minhas pesquisas.

Como meus carros anteriores eram 1.0, desta vez eu queria algo acima de 100 cv de potência, então apenas considerei comprar o Fit EX que tem motor 1.5 e 105 cv. O carro que eu nunca notava na rua e não dava nada para ele, passou a ser bonito e charmoso aos meus olhos. Olhei diversos Fits na cor preta, que é minha favorita. Os conservados e com câmbio CVT estavam acima de 30 mil reais, e eu não queria financiar nada. Até que encontrei um manual com 37 mil km rodados, em estado de novo, com todas as manutenções carimbadas no manual, inclusive a de 40 mil km que o antigo dono havia acabado de fazer para vender, além de 4 pneus novos. O valor era o que eu podia pagar, então fechei negócio e voltei de Honda Fit para casa.

MANUTENÇÃO

Desde que comprei o Fit, apenas gastei dinheiro com um pneu que furou e a revisão dos 50 mil km, que saiu em torno de R$ 250,00. As revisões do Fit são feitas de 10 em 10 mil km ou ano em ano e são relativamente baratas, exceto a de 40.000 mil km e seus múltiplos (80, 120, etc.), onda há ajuste de válvulas e outros detalhes que encarecem a revisão. Estas saem na faixa dos R$ 900,00 ou mais.

Na hora de comprar um Fit seminovo, precisa se atentar a algumas questões como, por exemplo, as revisões carimbadas no manual. Caso não faça, pode trazer surpresas desagradáveis com prejuízos bem mais altos. As demais revisões não passam de 400 reais, e valem a pena serem feitas na concessionária que faz um serviço de qualidade. A revisão de 50.000, saiu mais em conta fazer na própria Honda do que em oficina de confiança.

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PONTOS POSITIVOS

ECONOMIA: O principal destaque do Fit é aquele que todos sabem: economia de combustível. Meu Fit é monocombustível (gasolina) e manual. A média na cidade, com ar ligado em 50% do tempo, é de 13 km/l. Andando sem ar e com o pé bem leve, é possível passar dos 13,5 km/l na cidade. Na estrada, o último consumo que marquei ficou em 15,5 km/l. Um detalhe interessante é que o Fit é econômico em qualquer versão, seja com motor 1.3 de 80 cv ou 1.5 com 105 cv. As versões com CVT são mais econômicas na estada, pois mantém o giro do motor bem mais baixo em altas rotações.

ESPAÇO INTERNO: O espaço interno do Fit é incrível. Parece que a Honda desenhou o veículo pensando no máximo de espaço útil. É possível acomodar bolsas até embaixo do banco traseiro, onde há um espaço vazio. O banco traseiro possui sistema UTL, com mais de 10 combinações sem a necessidade de remoção. Rebatendo o banco traseiro, é possível carregar 1.321 litros de bagagem.

PRECISÃO CÂMBIO MANUAL: A precisão do câmbio manual do Fit também é digna de elogios. Parece que estamos com um pequeno joystick nas mãos, e a troca de marchas é intuitiva e legal. Minha mulher, recém habilitada, fez auto escola com um Fox e ficou impressionada com a qualidade do câmbio do Fit. Arrisco a dizer que é o melhor câmbio manual que já experimentei.

ACABAMENTO: O acabamento do Fit é simples, porém de bom gosto. O painel é todo em plástico rígido texturizado, que dá boa impressão visual e ao toque. As portas seguem o mesmo ritmo, com área de tecido preto fácil de ser limpo. Os bancos são confortáveis e ficaram mais bonitos na cor predominante preta.

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PONTOS NEGATIVOS

5ª MARCHA: Talvez o único ponto em que a Honda não acertou no modelo com câmbio manual, é a relação da 5ª marcha onde a mesma é curta demais. Embora econômico na estrada, seria possível ser ainda mais se a 5ª marcha fosse mais longa. Andando a 100 km/h, o giro do motor está a 3.100 rpm, e a 120 km/h fica com 4.000 rpm, causando um certo desconforto em viagens mais longas. O Fit EX com CVT tem números bem mais animadores nas mesmas situações. A 120 km/h, ele marca apenas 3.050 rpm.

SUSPENSÃO: A suspensão do Fit é bem rígida e causa desconforto ao passar pelas irregularidades de nossas ruas. Poderia ser um pouco mais macia para não prejudicar tanto o conforto. No entanto, essa rigidez da suspensão, somada a proximidade que o veículo tem do solo, o deixa sobre trilhos no asfalto. É impressionante a estabilidade do carro em curvas e em altas velocidades. Talvez seja tão bom de curvas quanto o Focus, que é famoso por isso. Então a suspensão pode ser um ponto positivo ou negativo, dependendo do estilo que o condutor preferir.

SOM: O rádio original do Fit EX é muito bonito, porém não toca MP3 nem tem entrada USB. Na época, era pouco usual um carro vir com estas funções. No entanto, é possível adquirir um aparelho específico no Ebay que se conecta atrás do rádio original do Fit EX e tem funções USB, auxiliar e cartão de memória, podendo ser controlados pelo display do rádio. Acho que vale mais a pena fazer este procedimento do que trocar o rádio original e que combina com o interior do carro, por algum outro qualquer. As 4 caixas de som do Fit apresentam qualidade média.

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DESEMPENHO

O Honda FIT EX tem motor 1.5 16v com comando variável VTEC e 14,2 kgfm. Com peso de 1080 kg, a relação peso/potência fica bem interessante, com 10,3 kg/cv. O carro tem motor de sobra pra andar na cidade, basta pisar fundo que a resposta é imediata, principalmente se estiver acima de 3000 rpm, quando o VTEC entra em ação. A aceleração de 0 a 100 é feita em 10s.

RESUMO

Me surpreendi com o Honda Fit. Era um carro que eu nunca cheguei a considerar, até conhecê-lo melhor casualmente. É muito confortável, econômico e útil para o dia a dia, e pretendo ficar com ele mais uns 2 anos para depois, quem sabe, ir de Focus ou New Fiesta.

Além do meu Honda Fit, tenho experiência com o New Fit flex manual 1.4 do meu sogro e posso afirmar que meu veículo tem qualidade de construção superior, incluindo acabamento, desempenho e consumo. A suspensão do New Fit é mais macia, porém não transmite a mesma estabilidade do antigo Fit. Hoje, eu não compraria um Fit zero km pois a Honda pede caro demais por este carro, que foi simplificado. Com 55 mil reais, escolheria outro veículo. Mas, no mundo dos usados na casa dos 20 ou 30 mil, o Fit é uma excelente compra.

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PRINCIPAIS ITENS DE SÉRIE:

Direção elétrica
Ar condicionado / Ar quente
Travas e vidros elétricos nas 4 portas
Volante revestido em couro
Air Bag duplo
ABS com EBD
Rodas de liga leve aro 14
Retrovisores elétricos com repetidores se seta
Travamento automático das portas
Abertura do porta malas pela trava elétrica
Alarme

Por Davi Pablos


  • Cagão

    Esse ajuste dos tuchos é que eu não consigo entender na Honda! Hoje todas as montadoras que eu tenho conhecimento trabalham com tuchos hidráulicos.

  • http://www.youtube.com/watch?v=ifp3L0xYmF4 lucrobrasil_desisto

    Eu adoro esse carro, é muito conforto, versatil, e com boa visibilidade. Só a suspenção que é dura.

    • gcarlos

      É, a suspenSão é um pouco dura mesmo, notei ao dirigir o de um amigo meu.

    • ohasi

      Temos um 1.4 8v 2005 em casa, antes do facelift e do encurtamento do cambio manual. Fiz uma viagem de BH a Taubaté em SP, com 4 pessoas e bagagem, o carrinho fez 16 km/l andando até 120 KM/h (3300 RPM +/-). Um espetáculo. Na volta, utilizei o ar condicionado e pisei mais e a média caiu para 14,5 km/l.

      Ele é duro, raspa fácil em valas e desníveis, e acho o acelerador eletrônico muito lento, mas no geral é um projeto muito bem feito, racional e perfeito para cidade. Pena que a honda cobre por ele um preço absurdo.

  • anderson_sp

    Carro bom e bem equilibrado, pena que é muito visado e o seguro não ajuda.

    • Thiagusss

      o texto comenta do seguro mas não fala o valor, por quanto sai? alguém sabe?

      • anderson_sp

        Então eu fiz por aqui:
        http://www.meuseguromaisbarato.com.br/

        E deu R$ 2.700 na época e era um 2008.

        • Thiagusss

          tudo isso!??!…acredito que atualmente seja mais barato…

          • anderson_sp

            Então, varia de idade, cep, garagem, km rodada e por aí vai, o meu saiu caro pois moro do lado de uma rodovia.

    • FernandoO

      Depende do perfil, região e se há bonus. No meu caso, ficou barato (US$ 1,000, para um 2009.)

      • HenriqueHJ

        mil dolares? na cotação de hoje sairia 2,200 reais.

  • 20civic04

    ta sabendo do RECALL?Fits 04-08

  • João

    Sempre gostei do Fit, achar um pouco rodado que é uma tarefa dificil, mas pelo menos aqui em SP, FIt = carro de mulher e Fit = Carro de gente que não sabe dirigir, é incrivel como se ve Fit fazendo Hgada no transito ahahah, mas é um bom carro e otimo texto.

    • Igor

      Verdade Cara como tem gente que dirige mal com um Fit na mão não são o caso de todos mas a maioria sim meu amigo tem um Honda Fit e o cara corre como se tivesse em Bravo T-Jet e faz cada coisa que nem mulher faz

    • CelKitem

      Pura bobagem, moro tambem em SP e ando por bairros e cidades perifericas da regiao oeste e motorista ruim nao tem cor, raca e nem condicao economica, pode ser qualquer um mas motoboy complica um pouco mais ja que "nao tem lei" de transito pra eles.

      • xunda

        perfeita colocação

  • fip_mengo

    Excelente avaliação! Parabéns! Não sabia que o Fit era um carro tão bom !

    • Darwin

      pode acreditar que é bom, tenho um igualzinho mas com câmbio CVT, é exatamente o que ele relatou no post. Apesar de eu achar que ele nao arrasta tão fácil assim não como dizem, é só ter cuidado, e olha que andar com ele socado de bagagem na BR-101 no trecho de SC é complicado por causa dos desníveis e remendos de pontes, mas não arrasta não.

      O meu não está tão econômico quanto deveria, faz média de 13km/l cidade/rodovia, ja esteve melhor há 3 meses atrás quando comprei, tinha acabado de ser feita a revisão dos 60 mil km, praticamente novo para o ano que foi pego.

      Arranca super bem o carro, confortável, cheio de porta-trecos mesmo, impressionante como arrumaram tanto espaço pra guardar qualquer coisa. Já levei dentro dele uma bateria inteira + bagagens de duas pessoas, em outra viagem já levei duas bicicletas + bagagens também, com os bancos deitados a 90 graus.

      Pena que o novo fit não é mais CVT o automático e bebe de mais, fora o preço de um novo… se compra um Sentra 2.0 CVT nesse caso.

  • Leandro1978

    Saudade dos meus (só que ambos eram 1.4 – primeiro 2007 e o segundo 2011)…

    "Hoje, eu não compraria um Fit zero km pois a Honda pede caro demais por este carro, que foi simplificado": Exatamente por isso não peguei outro no ano passado (foi roubado, pretendia ficar mais uns três ou quatro anos com ele).

  • fschulz84

    Os primeiros Fits (2004-2008) eram muito bons e econômicos. Mesmo sem gostar deste segmento, eu confesso que quando dirigi um destes, achei uma solução incrível por parte da Honda.

    Já dos novos (2009 em diante), já não posso dizer o mesmo…

    Parabéns pelo carro!

  • Rodrigo_Luan1

    Eu acho o FIT um bom carro, mas ele é caro. Com o dinheiro de um FIT 0km se compra caros bons.

  • Duda1565

    Melhor custoxbenefício no Brasil. Fit 2004-2008.
    Por custoxbenefício entende-se: Durabilidade das peças, preço das revisões, economia de combustível e ainda um certo luxo e segurança.

    • nightwishjp

      Por isso que ando atrás de um CVT. Mas não tenho sorte, só pego sambados.

      • Duda1565

        Até acha, mas com valores mais salgados.

        • Edson Roberto

          Nem sempre. Um colega de trabalho conseguiu um que eu procurei durante MUITO TEMPO: Um fit EX completinho com CVT e cor VERMELHA. O carro estava com 37000km rodados comprovados na propria Honda. SE tivesse encontrado, teria trocado meu C3 (que é de mesmo ano) por esse. Curiosamente tem até o farol de neblina que esse da noticia não possui também.

    • PabloBahia

      Concordo plenamente, meu amigo tem um 04 e o carro é incrível, não dá um problema.

      • Duda1565

        Estava comprando um carro para o dia à dia do escritório, e estava olhando um 207 1.6, top de linha, com 29.000km. O carro batia até a alma. Na mesma loja, um Fit 2004 com 89.000km, que ao passar pelo paralepípedo não emitia um barulho sequer.

        • Edson Roberto

          Isso é relativo.

          Eu já andei em Peugeot 206 com 110000km sem barulhos e com o Fit do meu tio com 48000km rodados que estava uma escola de samba. Se encontrar um sambado seja um ou do outro modelo, vc vai se dar mal. Acredito que isso vale para qualquer carro usado de má procedencia.

    • RMN14

      Por isso que não vendo o meu….peguei 0km em 2007…é o 1.5 CVT….até hoje, com 120.000 km não me deixou na mão…só faço as revisões na Honda e nada de dor de cabeça….pretendo ficar uns 2 ou mais anos ainda…

      • Duda1565

        Faz bem. Meu cunhado tem loja de carros, e vendeu um igual ao seu, mas com menor km, por 34.900,00. O carro ficou 3 dias na loja….

  • dudupruvinelli

    Bá, que baita texto! Gostei demais! Parabéns pelo carro e pela racionalidade na compra. Eu gosto do Fit, mas é como você falou no final do texto, a Honda cobra MUITO caro por ele. É um carro bonito, prático, econômico, excelente para, na minha opinião, alunos de faculdade, que usam o carro diariamente e gostam de viajar de vez em quanto sem gastar muito dinheiro. O fit é quase um médio mesmo, mas em qualquer país ele é considerado um compacto, concorrente do "new" fiesta, sonic, 208 e cia. Deveria começar nos 39k (ainda mais a versão DX, que não vem ABS) e custar no máx. 55~57k na versão top. Uma coisa que deixa irritado é o rádio que os fits novos tem, como o da versão Twist. Porque não colocam o original, que é muito mais bonito e ergonômico? E já ouvi muita gente dizer que o antigo era melhor mesmo. Parabéns pelo relato bastante completo e sem o emocional.

  • Felix_S

    É um bom carro, mas está beeeem longe de ser comparado a um médio

    • dudupruvinelli

      Depende do aspecto… o preço dele é de "médio".

      • Darwin

        preço de médio, espaço de sedan grande, hehe. Vale muito apena.

  • Salvatore

    Um carro muito bom mesmo. Eu fiquei muito interessado no adaptador do som, você tem no seu carro? Seria possível você me passar qual o modelo ou o link do ebay para eu poder adquirir o correto?

    • PabloRJ

      O aparelho é esse: http://www.ebay.com/itm/USB-SD-SDHC-MP3-CD-Change

      No fórum do clube FitFans tem tutorial e dicas sobre instalação, na parte do Faça Voce Mesmo. http://www.fitfans.com.br/forum

      Mas não tem mistério, é só puxar o rádio pra fora e conectar atrás dele. Qualquer loja de som faz isso, ou em casa mesmo se tiver habilidade e ferramentas.

      Eu não tenho ainda instalado, pois comprei errado, com o conector macho, enquanto precisa ser FEMEA. Dinheiro jogado fora… mas vou comprar de novo, com o conector correto. Foi falta de atenção na hora da compra.

    • Darwin

      eu comprei um simples cabo auxiliar que encaixa atrás do som original e fica a outra ponta pendurada pra engatar iPod, mp3 Player, etc. Más está dando mal contato na ponta agora. Paguei 30 pila no mercadolivre

      • PabloRJ

        Mas como fica a qualidade com esse cabo? Na época que comprei o aparelho, fiquei sabendo desse cabo mas me falaram que a qualidade de áudiuo diminui um pouco, além de não ter como controlar as faixas pelo rádio.

        • Darwin

          a qualidade achei que não mudou nada não, mas é verdade, não da pra controlar as músicas pelo radio, só pelo dispositivo conectado a ele mesmo. Mas isso não me incomoda, pelo menos o som original do carro fica ali, combina com ele e é bem interativo.

  • Felipe

    "Porém, eu continuaria com um popular que em 1 ano estaria seminovo. Também fiquei com a sensação de que seria muito investimento (nas minhas condições) para não me sentir totalmente satisfeito, pois gosto muito do conforto de carros médios e mais equipados."

    Desculpe, mas tenho de discordar se foi de tal forma que usou o termo, porém carro não é INVESTIMENTO igual imóveis e terrenos que valorizam, e sim BEM DE CONSUMO, que perde o seu valor ao longo do tempo.

    Parabéns pelo seu Fit.

    A Honda recebe muitos elogios no seu serviço autorizado, que é uma das poucas exceções em relação as outras marcas. Se você fosse escolhesse o Focus, eu indicaria as versões Ghia mais antigas, pois são mais bem-equipadas, já possuem o airbag duplo e os freios ABS de série, além das primeiras unidades da 1ª geração serem mais bem-acabadas.

    E aí pessoal, vamos boicotar os carros 0Km vendidos a preço absurdo e comprar usados mais seguros e equipados assim contribuímos menos para essas pragas, e nem me venham falar da Venezuela.

  • vinicius

    Já tive um 04 LXL 1.4 CVT, o carro é "bom", Mas ñ é tão econômico como falam, ele faz 11, 12 km/l da estrada andando normal 120, 130 km/h, na cidade faz 10 km/l com ar ou sem ar, ñ muda, é muito duro até um Fiat Uno tem mais conforto de suspensão.
    O meu foi comprado com 94 mil/km com todas as revisões feitas em CSS, e foi vendido com 128 mil, fiquei com ele por 2 anos. Neste tempo tive que trocar:
    4 pneus(normal manutenção), Sensor de Rotação (que custou 275 rais), 2 Bieletas (não lembro o preço) e 2 amortecedores dianteiros (não lembro o preço) para 2 anos e 34 mil/km rodados, achei que foram muitos problemas, para um carro com 128 mil km rodados. Meu antigo Astra tinha 138 mil/km e nunca deu esse tipo de problema.

    Mas tirando esses problemas, o carro era muito bom. Motor elástico, câmbio um show a parte, era bem completo.

    Meu perguntaram se compraria novamente um Fit. Eu respondi hoje em dia não. Porq temos carros bem melhores em nosso mercado.

  • JoãoRS

    Melhor carro que já tive e/ou dirigi. apaixonante esse carro!! só quem teve um sabe como é bom o honda fit

  • Fellipe

    Fit I-Vtec 1.5 pede Automático CVT. Sempre… 110km/h há 2900rpm.

    • Darwin

      igual ao meu

      • xunda

        igual ao meu (2)

        melhor carro na faixa dos 28~30 mil, fácil.

  • suguii

    Bom carro… meu primo pegou um igual ao seu meses atrás e só ouço elogios por parte dele…

  • Bikudin

    Parabens, vc adquiriu um ótimo carro, tb estou a procura de um usado. Esse carro pra mim não tem ponto negativo, nem preciso falar mais.

  • Renato M.

    tive um 2003… vendi com 230 mil km rodados, vc ligava, e ele dava partida de primeira, motor super silencioso, também sempre fazendo as devidas manutenções, hoje em dia compraria um fit twist… ficou muito bem acertado!

  • guispader

    Cara, eu sinceramente acho o interior da dupla Fit/City muito simplificado, mas sinceramente, prefiro (e em breve devo adrquirir) um city do que o new fiesta. Andei no new fiesta titanium e achei o desempenho muito bom, mas o acabamento (carro zero com contaminações na pintura!), espaço interno e rede de concessionárias é muito inferior à Honda. A Concessionária Ford aqui da cidade é simplesmente inaceitável e rodar mais de 400 km para ir em outra também. Já a Honda daqui tem uma avaliação de 4 em 5 estrelas na classificação de concessionários. Revenda, manutenção, paddle shifts (não que eu morra se não tiver), 4 estrelas no NCAP com essa carroceria que está aqui há muito tempo (o new fiesta nacional eu quero ver se vai refazer o crash test), me levam, sim, a pagar mais por um Honda city, quando poderia comprar um new Fiesta, ou um jurássico Golf, ou um Nissan ou Renault. (Fiat nem foi cogitado por experiências anteriores).
    Ainda dei uma de doido e eventualmente paro um dono de City na rua e pergunto pra ele do carro, e até agora, depois de umas 8 ou 9 "abordagens", não tive nenhum denegrindo ou decepcionado com o carro e sim elogiando muito.

  • Omar

    Concordo com a avaliação do Davi Pablos. Tenho um Fit Ex 2005 com CVT. O comprei em 2008 com 47.000 rodados, hoje está com 128.000. Fiz todas as revisões em concessionárias e o carro não dá problema, só troquei o básico: pneus, paletas do limpador, disco e pastilhas de freio, etc. Além da suspensão ser um pouco dura o carro é baixo e se tiver pesado pode raspar em quebra-molas.

  • lugavioli

    Parabéns pelo relato, perfeito. Já tive um Fit 2005 EX CVT …..carro excelente e só abastecia com Podium, era melhor na estrada do que um Santana 2.0 2003 raridade que eu tinha, estabilidade, desempenho e excelente cambio. Comprei com 19 mil km e vendi a um cunhado com 80 mil km,….está com ele até hoje e com mais de 140 mil km….somente trocando o básico e essencial. Depois deste custo benefício e da retirada do cambio CVT do New Fit fui obrigado a abandonar o Fit e partir para outro grande CxB, Azera 2011 top comprado por 79 mil. Esse é outra maravilha, uma nave. Com esse aconteceu a mesma coisa do New Fit, o novo Axera veio muito caro e não é mais um bom CxB….no futuro quem sabe terei muitas dúvidas ao trocar…vai depender muito do preço de mercado….temos aí Jetta Tsi, Fusion Ecoboost e veremos quais os próximos player do segmento. Achar um FIt Ex CVT bom sempre é difícil e caro mas vale a pena. Se tivesse que comprar um segundo carro seria esse sem dúvida.

  • lexbh

    Nunca tive paciencia pq gosto de carro com espirito, e esse carro nao tem nenhum huahuaeae, é um carro totalmente racional. Não combina comigo :p

  • Salvatore

    Obrigado Pablo! Vou "fuçar" o tópico do Fitfans e procurar comprar o certo.
    O meu Fit é o EX 1.5 CVT, é uma pena a Honda ter abandonado esse câmbio, ele é de uma suavidade sem igual, fora a economia de combustível. Temos ele desde zero e é um dos últimos de 2008. Até hoje sem surpresas, com = ou – 53,000 Km.
    Abraço

  • HenriqueHJ

    a manutenção dele começa a ficar elevado depois de 50 mil km. o básico que é a troca de óleo, filtro e verificação de items sai barato, agora qualquer coisa fora isso é facada atrás de facada. eu achava que a suspensão dele durava mais, acho que dura bem se voce andar devagar na cidade e em pistas boas. mas desde os 40 mil km. só tenho trocado pneu (troquei logo por uma michelin, o que vinha original o bridgestone não dura nada), amortecedores, bandeja, bieletas, coifa da homocinetica, calço do motor e etc, bateria (estou na terceira bateria)….. com 80 mil km. a embreagem quebrou e me deixou na rua e agora com 100 mil km. o compressor do ar-condicionado ta começando a morrer e trocar uma nova na concessionaria sai a bagatela de quase 4 mil reais. não é ruim o carro mas não é uma "brastemmmmp".

    lembrando que faço todas as revisões nas css da honda.

    no meu caso carro honda inquebravel é lenda!

    só para ter uma ideia, a luzinha azul do botão que liga o compressor do ar queimou, e para trocar custaria 150,00 reais, deixei ele apagado mesmo.

  • HenriqueHJ

    a manutenção dele começa a ficar elevado depois de 50 mil km. o básico que é a troca de óleo, filtro e verificação de items sai barato, agora qualquer coisa fora isso é facada atrás de facada. eu achava que a suspensão dele durava mais, acho que dura bem se voce andar devagar na cidade e em pistas boas. mas desde os 40 mil km. só tenho trocado pneu (troquei logo por uma michelin, o que vinha original o bridgestone não dura nada), amortecedores, bandeja, bieletas, coifa da homocinetica, calço do motor (esse um bloco de borracha 450,00 reais) e etc, bateria (estou na terceira bateria, bateria na css é mais barato que uma fora)….. com 80 mil km. a embreagem quebrou e me deixou na rua e agora com 100 mil km. o compressor do ar-condicionado ta começando a morrer e trocar uma nova na concessionaria sai a bagatela de quase 4 mil reais. não é ruim o carro mas não é uma "brastemmmmp". palheta limpador troco a cada 18 meses aproximadamente, mas esse eu aprendi, já que a honda não troca o conjunto todo, somente a borracha basta comprar a borracha nas css honda e trocar voce mesmo.

    lembrando que faço todas as revisões nas css da honda.

    no meu caso carro honda inquebravel é lenda!

    só para ter uma ideia, a luzinha LED azul do botão que liga o compressor do ar queimou, e para trocar custaria 150,00 reais, deixei ele apagado mesmo.

  • HenriqueHJ

    a manutenção dele começa a ficar elevado depois de 50 mil km. o básico que é a troca de óleo, filtro e verificação de items sai barato, agora qualquer coisa fora isso é facada atrás de facada. eu achava que a suspensão dele durava mais, acho que dura bem se voce andar devagar na cidade e em pistas boas. mas desde os 40 mil km. só tenho trocado pneu (troquei logo por uma michelin, o que vinha original o bridgestone não dura nada), amortecedores, bandeja, bieletas, coifa da homocinetica, calço do motor (esse um bloco de borracha 450,00 reais) e etc, bateria (estou na terceira bateria, bateria na css é mais barato que uma fora)….. com 80 mil km. a embreagem quebrou e me deixou na rua e agora com 100 mil km. o compressor do ar-condicionado ta começando a morrer e trocar uma nova na concessionaria sai a bagatela de quase 4 mil reais. não é ruim o carro mas não é uma "brastemmmmp". palheta limpador troco a cada 18 meses aproximadamente, mas esse eu aprendi, já que a honda não troca o conjunto todo, somente a borracha basta comprar a borracha nas css honda e trocar voce mesmo.

    lembrando que faço todas as revisões nas css da honda.

    no meu caso carro honda inquebravel é lenda!

    só para ter uma ideia, a luzinha LED azul do botão que liga o compressor do ar queimou, e para trocar custaria 150,00 reais, deixei ele apagado mesmo.

    sobre a qualidade, é verdade o que falam que a qualidade do material do primeiro modelo é superior ao do segundo modelo.

  • Filipe_GTS

    Só aqui na internet que falam mal de City porque custa caro, mas na vida real é um excelente carro. A rede de concessionárias Honda tem ótima fama, e faz jus a isso.

    • guispader

      As pessoas falam que a manutenção é cara, mas fui fazer a revisão de 30.000 km de um polo hatch 2008 e sabe quanto saiu? 1200,00 Reais!!! Se a dona do carro tivesse ido sozinha tinham empurrado nela, tirei um monte de porcaria e ainda saiu por 600 paus. Cara, é um hatch manual, sem pastilha pra trocar, nada!! Fui na mesma concessionária e perguntei a respeito de valor de revisões e etc… "não tem como saber…só na hora" ou seja, nada de tabela, nada…. Vw tá bem difícil de comprar…..

      • Filipe_GTS

        Estranho, eu tenho um automóvel VW e no setor de revisão tem uma tabela enorme colada na parede com os valores de todas as revisões de quase todos os carros. Digo quase todos porque pude ver Gol, Fox, Polo, Golf, Jetta e derivados (Spacefox, Saveiro, etc.). Não continha dados de Fusca, Tiguan, etc. Mas mesmo assim, pros carros "nacionais", os mais comuns, estavam todos os valores lá, das primeiras 5 ou 6 revisões, aproximadamente.
        No meu carro, nunca cobraram 1 real acima do valor tabelado.
        Acho que vc acabou caindo numa concessionária PICARETA, que existe em todas as marcas..

  • Envemo

    Este foi o carro mais eficiente já produzido no país. O que tive tinha câmbio CVT e fazia 20 Km/l a 80 Km/h completamente carregado, impressionante! Ao se transformar em "frex", perdeu parte do encanto que foi COMPLETAMENTE quebrado com a nova geração que consome 30% mais combustível do que a geração anterior (versão 1.4 com câmbio automático convencional). Se encontrar um 2008/2008 CVT com bom preço eu compro novamente.

  • mottervictor

    Quer vender??

    • http://danielgmrs.com.br Daniel Gmrs

      "[..] e pretendo ficar com ele mais uns 2 anos para depois, quem sabe, ir de Focus ou New Fiesta."
      Resposta: Não

  • janduir

    Concordo contigo, já tive 2 Honda seminovo, eles até que demoram a quebrar (falo de peças não muito comuns, tipo alternador, etc), mas quando quebram, lá se vai toda a economia, peças caríssimas…

  • HPJ

    cara, aqui em casa estamos no 2o fit, e eles conviveram entre si juntos por 2 anos, um era 04 e o outro 08.
    Sobre a suspensao, isso acontece mesmo, um fit ia pra roca todo final de semana até ser trocado pelo civic, agora o fit 08 que vai pra roca todo fds….
    A suspensao do 04 era 6 em 6 meses tinha que trocar a bieleta, mas colovamos paralela, 40 reais tava novo, a do fit 08, faz um ano q vai pra roca, e ate agora original a suspensao!! e esta com 80 mil km, compramos com 40 mil km.
    Bateria ambos ja trocaram, o fit 08 esta na segunda bateria….
    Lembro q numa revisao fez um reparo de um pequeno vazamento de fluido de oleo em algum lugar, que custou um pouco a mais na revisao….
    O ar condicionado apesar de usar muito pouco, tbm ja reparei que perdeu potencia,,,,
    Ambos só foram feitas revisoes na CSS.
    Os gastos em ambos foram só isso tbm…. suspensao (barato) bateria e revisao… no fit mais novo foi revisao e bateria, pneus agora vai colocar o segundo jogo, pois trocamos com 40 mil, e agora vamos trocar novamente!

  • Rennan

    se vc acha a rotação do Fit alta.. é pq vc não dirigiu os motores 1.6 da peugeot/citroen. com 90km ja está com 3000 rpm

    • Edson Roberto

      Realmente, a rotação é alta.

      Sabe o mais curioso? Mesmo nos carros menores, praticamente a diferença de rotação do 1.5 para o 1.6 é pequena. Meu C3 que é 1.4, consegue ter uma rotação menor se comparado ao motor 1.6 que equipam os modelos.

  • Ze SP

    Tenho um Fit 2008 (versão antiga) que dizem que é melhor que o new fit. Realmente eu diria tranquilamente que em termos de aproveitamento de espaço é o melhor carro que existe. Qdo preciso chegar cedo no centro de sp, antes das 6h30 para evitar rodizio ou achar lugar na rua, fico dormindo dentro do carro que vira uma superfície plana, praticamente uma cama ambulante, kkkkkkk. Não conheço outro carro com tamanho de gol e espaço interno de uma cama.

  • FabianoSR

    Estou querendo trocar meu New Civic EXS 2007 por um Fit EX CVT 2007 pois quero comprar um imóvel e portanto preciso de um carro mais econômico e depois de ler seu relato fiquei mais confiante com este possível troca.
    Muito obrigado por compartilhar sua experiência conosco.

    • Edson Roberto

      Pensa em vende-lo esse EXS mesmo sem troca? Que cor é esse modelo? Esse ano ele ainda é monocombustivel certo?

  • Automania

    Esse carro é um ÓTIMO USADO. Há tempos tenho procurado um automático 2008 pouco rodado, mas está difícil encontrar na minha cidade.

    • CefasFer

      Aonde vc mora? Procura em cidade pequena.. eu morava em Sao Paulo e achei um em Ponta Grossa PR novinho. 2008 Preto, com 37 mil km fui lah e comprei na hora! O carro cherava novo ainda, impecavel. Procura em cidades menores q o pessoal dirige menos, em Sampa ou qualquer outra cidade grande eh bem dificil mesmo de encontra.

  • FernandoO

    já estou no meu segundo FIT, sem reclamações. O primeiro está com meu pai, com quase 100.000Km, sem problemas e ruidos. Uma pena que o 0KM é exagerado de caro….

  • Victor Oliveira

    Tenho um CVT 2008 EX, gasolina, em excelente estado. Tenho outro carro, de categoria bem superior. Mas o Fit eu só pretendo vendê-lo para um ferro velho quando ele acabar. Não antes disso.
    Precisa dizer algo mais?

  • AlexandreCE

    Você não teve problema de rangido na embreagem.

    Tenho um New Fit e adoro o carro… estou segurando ele até não sei quando porque está difícil achar um carro com preço razoável e com os mesmos atributos.

    O que destaco no New Fit:

    - direção elétrica
    - ar condicionado congelante… excelente mesmo
    - estabilidade muito boa
    - boas respostas do motor para quem se ocupa de entender o funcionamento de um veículo 16v
    - bancos com couro que acolhem o condutor
    - sistema ULT
    - espaço amplo
    - muitos porta-objetos… inclusive o melhor de todos, na lateral, perto da saída de ar, ideal para colocar copo ou garrafa
    - revisões, como falou, relativamente acessíveis, com exceção da de 40 e os múltiplos subsequentes

    Negativos:
    - barulhos internos
    - rangido na embreagem (isso se corrige através de um ajuste)
    - peças caras

    Peguei o meu com quase 20 mil e agora ele tem pouco mais de 55. Não sei se seguro por mais uns 15 (1 ano e meio) ou se parto para um New Fiesta perdendo espaço, porta-objetos, cinto de 3 pontos e encosto no meio do banco traseiro, bancos bipartidos, sistema ULT, qualidade do atendimento das css Honda.

  • Edson Roberto

    O que eu penso é…. vai depender do que vc procura no modelo. Eu sinceramente não consigo enxergar ainda mais na quilometragem do seu, se for comprar um Fiesta até o S 1.5. Vai ter mais motor? vai sim. Vai ter um carro mais novo? Vai ter sim.

    Mas até que ponto em tudo que citou vale a pena? Pois sinceramente não vejo racionalmente razão para abrir mão daquilo que vc dá mais valor. Eu particularmente só compraria as versões 1.6 com powershift justamente por conta do cambio e por ser economico, pontos em que considero superior ao meu C3 nesse quesito.

    Mas a propria montagem do Fiesta nacionalizado me pareceu inferior ao meu C3. Não esperava por isso.

    • AlexandreCE

      Pois é… minha ideia seria pegar a SE 1.6. Foi o que estabeleci como limite de preço.

      Quanto ao powershift, preferiria não optar pelo veículo com esse câmbio devido aos inúmeros problemas enfrentados lá nos EUA. Quem dá uma olhada vez ou outra no Fiesta Faction acaba não simpatizando tanto com o powershift. Pelo menos até ter notícias de que ele é realmente confiável, acho que o descarto. Falo isso principalmente pela complexidade de reparo e quantidade reduzida de peças de substituição, o que pode ser verificado no site oficial de peças da Ford dos EUA.

      No mais, outro fator que pesa em favor do Fit é o engate do câmbio… como o autor do texto falou, realmente é muito bom, sem arrastados, sem meio-termo… o câmbio simplesmente encaixa sem deixar dúvida ao condutor sobre o que o mesmo está fazendo…

    • AlexandreCE

      Edson… você e o facebook me convenceram.
      https://www.facebook.com/fordnewfiestabrasil?filt

      Com tanta reclamação a respeito desse Fiesta, acho que vou batalhar um outro Honda usado, como vinha inicialmente pensando.

      Sem contar, pelo que notei, o tratamento oferecido pelo pós-venda da Ford é similar ao que recebi da GM quando tive um Classic. Na Honda sou tratado como gente e tudo sobre o que reclamei durante a garantia foi atendido. Aliás, a Honda sempre me tratou de maneira exemplar, ouvindo, ligando, comunicando, dando a devida atenção e, efetivamente, buscando resolver todo e qualquer problema.

      Como não pretendo abrir mão disso, de repente é melhor mesmo eu evitar a troca pelo Fiesta neste momento.

  • Akira

    O ar do Fit não é eleétrico??

  • Skiegaard

    Bom relato, bom carro. Eu sempre procurava um FIT desse LX manual pra comprar e nunca achava um em aparente bom estado como o seu. Bela aquisição.

  • Dragoniten

    Legal, mas…

    Estabilidade de Focus em curvas? Forçou violentamente a barra. O Fit tem um sério problema de understeer, ele perde a frente muito fácil, mesmo com chuvas leves.

  • xunda

    ele nao quis dizer investimento no sentido bancário, de ganhar dinheiro, e sim investimento de capital num bem de consumo, como vc exemplificou, assim como investimos em segurança, educação, lazer, e não temos retorno financeiro.

  • http://twitter.com/LGPrimo @LGPrimo

    Excelente a avaliação feita pelo Eber. Tenho um Fit EX 2008 – CVT. Comprei 0km e hoje ele está com 30.000 km rodados, 90% deles em estrada, totalmente zerado. É realmente um excelente carro, com baixo consumo de gasolina, mecânica confiável e eficiente.

    Como foi observado, a suspensão é realmente firme, o que garante boa estabilidade no asfalto e certo desconforto nos buracos. Dois detalhes que me incomodam são: o vidro elétrico de um toque somente na janela do motorista e o alarme que não sobe os vidros automaticamente. Coisas que o modelo topo da linha deveria ter.

    O câmbio CVT é uma mãe. Suave e sem trancos, já que não possui marchas. Ele oferece um conforto que me faz pensar em jamais voltar a tocar em um câmbio manual. Simples e eficiente, garante segurança nas ultrapassagens e nas descidas das serras. Mordomia pura.

    Não trocaria o meu 2008 pelo modelo 0km. Um Fit 0km só valeria a pena se oferecesse mais equipamentos e melhor acabamento que seus concorrentes em preço. Não devia cobrar mais, somente pela reputação que conquistou.

    Pelas fotos que vi do novo Fit, que será lançado em 2014, a Honda continuará cobrando caro, sem oferecer o acabamento e os equipamentos equivalentes. Quando trocar o meu 2008, partirei para outro modelo, em busca do custo-benefício que tenho agora.

  • Roberto

    Excelente comentário, comprei um usado 2007/2007

    estou gostando muito

  • Danilo

    Estou já a algum tempo pesquisando e estou com muita vontade de comprar. Mas tenho receio pelo que comentam dos preços das peças.
    Tenho o dinheiro pra comprar um modelo 2006 à vista, porém, meu salário não é muito alto (R$1500 ~R$1800) e fico com receio de não conseguir arcar com a manutenção, apesar de eu não ter outros custos mensais como aluguel, por exemplo.
    Na sua opinião, vale a pena eu arriscar?

  • kasdre

    David, boa noite. Poderia me ajudar? tenho um FIT 2008 onde preciso de MP3 no som. No seu review acima, no quesito som vc falou de um aparelho que pode fazer esta função. Vc citou "No entanto, é possível adquirir um aparelho específico no Ebay que se conecta atrás do rádio original do Fit EX e tem funções USB, auxiliar e cartão de memória, podendo ser controlados pelo display do rádio." Grato. kasdre@hotmail.com

  • fernando

    tem como adaptar o volante do fit modelo novo, no antigo?? tipo o volante do 2009 para frente nos 2008 para tras? se alguem puder me ajudar, des de que não atrapalhe o air bag…. grato