Carro da semana opinião de dono: Mitsubishi Pajero TR4 2007

pajero tr4 13

Bom dia pessoal, já estava devendo um tópico sobre a nossa Pajero TR4. O carro só é usado em finais de semana porque usamos um carro da firma (Gol G5 1.6) no dia-a-dia, portanto a Pajero é mais usada em finais de semana, passeios, viagens e etc.

Ela foi comprada em abril de 2009, marcava 28.000 km, hoje ela esta com quase 45.000 km, até agora nenhum defeito apresentado, as revisões da Mitsubishi são caras, a dos 30.000 custou 900 reais e a dos 40.000 custou 500 reais, mas são bem feitas apesar de empurrarem alguns serviços desnecessários.

Até aqui ela tem se apresentado como um carro robusto, foram algumas trilhas de leves para médias e o carro não demonstra isso (apenas o protetor de cárter amassado) nem um barulhinho de acabamento nem nada.

Vou falar de cada item em tópicos para ficar mais organizado…

pajero tr4 14

Desempenho:

O carro não empurra nada em baixa, por isso o cambio é curto, se quiser andar rápido tem que aproveitar as marchas.

É um 2.0 16v longitudinal 4G94 de 131 cv e 18 Kilograma Força Metro de torque, o grande problema como eu disse é que os dois só aparecem em alta, inadequado para esse tipo de carro em que muitas vezes o mais adequado é um propulsor diesel.

Só para constar esse motor é o mesmo dos Lancer e Galant antigos, mas a preparação é diferente. O 0-100 já fizemos em 14 segundos.

Despesas Gerais:

Fora as revisões caras, ela gasta bastante, na cidade ela não faz mais que 6 km/l, na estrada 10 km/l com ar-condicionado desligado, tudo bem que a aerodinâmica é ruim, o carro é pesado e tem cardã, mas é muito exagerado, o Kadett 97 2.0 do meu pai fazia 14 km/l na estrada, será que 10 anos depois não conseguiram fazer um motor mais econômico (e olha que Kadett nunca foi referencia em economia)?

Os pneus também são caros, como os nossos Scorpion ATR não dão conta das trilhas estamos prestes a trocá-los por um jogo de BF-Goodrich MUD e dificilmente se acha eles por menos do que 600 cada, os originais dela devem custar em torno de 450, 500, lembrando que são 225/75 R16.

Conforto:

Para um jipe é ótimo, o carro tem um bom conforto na cidade e não enverga demais nas curvas rápidas, claro que não vai ter o equilíbrio de um carro baixo, mas enfim…

Os bancos dão bom apoio e são macios, a única restrição é que pessoas grandes não andam com conforto atrás, até o acesso é ruim, para os mais baixos também não é muito legal porque o cinto de segurança é alto e não tem regulagem, então se você ficar perto da janela ele vai pegar no pescoço.

Dirigibilidade:

É fato que ela freia bem, vide testes feitos na Anchieta sob chuva @120 km/h, a estabilidade é melhor do que se imagina, principalmente com o 4X4 ligado, não é um carro baixo, mas é ótimo perto das Ranger e Hilux da firma.

Por motivos óbvios o carro não é bom em alta velocidade, balança bastante, devido à aerodinâmica de parede. A direção hidráulica é bem calibrada, leve na cidade, e firme em altas velocidades.

Segurança:

Mediano, as MT após 2008 tem AB2, mas até 2007 só tinham do motorista, é o nosso caso. ABS e disco nas quatro rodas são de série ( a 2008 tem tmb EBD). Pelo preço podia ter 4AB +ABS + EBD. Também faltam encosto de cabeça e cintos de três pontos para o quinto passageiro.

No EuroNcap esse carro (lá aparece como Pajero Pinin) teve 3* em segurança, levando se em conta que é um carro com projeto de 1994 considero um ótimo resultado.

Acabamento:

Os materiais não são de primeira qualidade, mas é aceitável pela proposta do carro.

Pelo menos a montagem é muito boa, pois não faz barulho nenhum, por falar nisso o isolamento acústico também é bom, quase não sem ouve o motor na cidade com o vidro fechado.

Som:

Kit duas vias na dianteiras e dois coaxiais de 5″ atrás se não me engano, e aparelho Blaupunkt com logo Mitsubishi. O som não é dos mais potentes, não é som para você ligar no churrasco no fds, mas tem uma qualidade boa pra dentro.

É bem equilibrado por ser aparelho original, não é abafado nem chia muito, a menos que você aumente bastante o volume.

Off-Road:

Aqui ela vai bem, o sistema de tração é excelente, 4X2, 4X4 On-road (bom para chuva), 4X4 Off-Road (diferencial central bloqueado, bom para lama, gelo e superfícies escorregadias em geral) e 4X4 reduzido (para quem não sabe, a reduzida deixa o cambio curtíssimo (câmbio de Celta).

Assim o carro entra na lama a 15KM/H a 5.000RPM (ou seja, com mais força) a estrutura é reforçada e suporta muito bem as exigências propostas, a única coisa que incomoda é que a suspensão é um pouco mais baixa do que devia.

Isso pode ser resolvido com calços de 2″ na dianteira e molas dianteiras da Courier na traseira, um diferencial traseiro blocante como o da Mitsubishi L200 Outdoor também ajudaria bastante em situações em que o carro fica com uma roda dianteira e uma traseira no ar.

Os pneus originais não prestam na lama, mas é algo fácil de se resolver. Enfim, o carro tem potencial.

Abraços

Por leo.est

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.