Home Hatches Carro da semana, opinião de dono: Nissan March

nissan march opiniao dono 8 Carro da semana, opinião de dono: Nissan March




Olá pessoal, sou leitor diário do site Notícias Automotivas, e após ler diversas opiniões de donos neste site resolvi expôr minhas opiniões a respeito do Nissan March, tendo em vista o fato de ser um lançamento, o que desperta curiosidades, dúvidas e incertezas em relação ao modelo.

Já passei por Fiesta básico 2006, Celta Life completo 2007/08, e antes do Nissan, um Fiesta Class 2009. Sendo assim, seria interessante poder comentar comparações com estes carros os quais tive experiências. Adquiri o March S ao preço final de R$ 33.900,00, onde foi fator decisivo na compra o item não encontrado em outros automóveis pesquisados do mesmo preço, o Airbag.

Além também de se tratar de um japonês, que gera uma confiabilidade mecânica, junto aos três anos de garantia e certo “status” em um popular, se é que se pode dizer isso. Nesta versão, completa, temos o básico de um popular nessa faixa: Ar condicionado, vidros e travas elétricas, computador de bordo, preparação para som (fiação), direção elétrica, para-choques na cor do veículo, entre outros que serão descritos nesta opinião do dono.

Como fator importante na compra de um carro, por experiência familiar de acidente com “final feliz”, está o Airbag, não disponível em concorrentes que olhei como o Gol série Rock in Rio e um Fiesta completo. Como destaque, não tem como deixar de falar da direção elétrica.

nissan march opiniao dono 4 Carro da semana, opinião de dono: Nissan March

As balizas são feitas com intensa facilidade, mesmo em vagas que eu diria minúsculas. Na cidade oferece um conforto e tranquilidade na condução do veículo que nem se comparam a uma direção hidráulica convencional. Na estrada, visando a segurança, ela se firma um pouco mais, mas é difícil de ser percebida tal mudança se não prestar muita atenção. Realmente nota 10.

O cambio de cinco marchas mais a ré também merece elogios. Os encaixes são exatos e fica bem posicionado, quase esportivo, se não fosse pelo motor 1.0. Mesmo em baixas rotações, ele consegue movimentar bem o Nissan na cidade, não necessitando de reduções constantes.

Muito devido também ao tamanho do veículo, maior visivelmente que um Celta, inclusive com bom espaço interno quando comparado ao Chevrolet, porém, ligeiramente menor que Gol e Fiesta, principalmente no banco traseiro. Três adultos atrás é complicado.

O computador de bordo informa o básico. Relógio, quilometragem do veículo, Trip A e Trip B, consumo instantâneo, consumo médio e autonomia. Na cidade, com ar condicionado sempre ligado e andando com 2 e 3 pessoas, obtive média de consumo de 11,7 Km/l.

nissan march opiniao dono 13 Carro da semana, opinião de dono: Nissan March

Em um trecho rodoviário obtive média de 16 Km/l. Sempre com gasolina e ar condicionado atuando. Vale lembrar que o carro está com quilometragem rodada baixa, ainda não completei mil quilômetros. Como ponto negativo neste quesito, o tanque possui apenas 41 litros, sendo 10 de reserva. Ou seja, baixa autonomia. A título de comparação, no Fiesta Class já consegui na estrada autonomia de 650 km, com ar ligado. Na cidade, a autonomia gira em torno de 400 km. Acho pouco.

Habitáculo: as portas do Nissan March possuem um plástico rígido com um pequeno detalhe em tecido preto, pouco distinguível. Os comandos dos quatro vidros elétricos são bem posicionados, com one touch para motorista e possibilidade de travamento dos outros vidros.

Destaque pela presença dos retrovisores elétricos, não disponíveis em outros populares completos, porém ele possui uma localização um pouco incomoda, abaixo e a esquerda do volante. Temos um Tiida, onde os controles dos retrovisores são na porta, mais práticos.

O volante possui um bom acabamento e boa textura. O velocímetro e conta giros possui visualização objetiva. O indicador do combustível é digital, mas sinto falta do indicador de temperatura do motor. Interessante é a iluminação que indica portas abertas ou mal fechadas no painel.

Os controles do ar condicionado são simples, porém belos. O painel central, apesar dos bons encaixes, fica devendo no quesito beleza, com excesso de plásticos pretos. Ambos quebra sol possuem espelhos. A titulo de comparação, Fiesta Class tem acabamento melhor do painel. Destaque também para os porta copos na cabine. Três no console central e um em cada porta dianteira.

Para melhorar o acabamento, tenho procurado pelo kit multimídia do March, que na autorizada possui um valor bem salgado, mas já encontrei até por R$ 1.700,00. Deixa o painel com uma aparência melhor. O atendimento da Nissan aqui em Goiânia foi excelente, porém tive que aguardar por três semanas a chegada do carro.

As três primeiras revisões são feitas a cada dez mil km ou seis meses, todas com preços fixos disponíveis no site da Nissan. O seguro do veículo oscilou bastante, chegando a valores perto dos R$ 3.000, mas consegui fechar por R$ 1.200

Resumindo, temos como defeitos deste carro o acabamento que poderia ser melhor na versão S, baixa autonomia devido ao pequeno tanque de combustível e a pequena rede distribuidora Nissan. Porém, estes são facilmente superados levando-se em conta os itens de série que o March S oferece e o intenso conforto ao dirigir, proporcionados pelo bom cambio, motor honesto para um 1.0, a chave com fechamento automático dos quatro vidros e a impecável direção elétrica.

Valeu a pena? Para mim muito.

Por Tiago Guimarães


  • ARISTEU

    Parabens pelo carro e valeu pelas fotos e pela opinião aqui.
    Eu tenho vontade de pegar um March 1.6

    • bandaxadibar

      Parabéns pelo carro….fizeste uma excelente escolha….escolheu um carro com item de segurança ao invés de comprar o que a maioria do consumidor desinformado compra…comprar o gol, celta, corsa ou uno, pq são os que vendem mais e é uma das 4 grandes…. o simples fato de ter airbag, para mim é o grande diferencial em realação aos outros citados por mim aim,a mesmo que custe uns 2-3k a mais…A MINHA SEGURANÇA E DA MINHA FAMILIA ESTÁ EM PRIMEIRO LUGAR. Se todos consumidores fizessem como você, privar de itens de segurança, iriam sumir do mercado esses pelados que são umas carroças, mais carroças ainda comparando com as carroças que o Collor falava em 89!!!

      • http://lucrobrasil.wordpress.com/2011/07/12/campanha-contra-lucro-brasil/ lucrobrasil_boicote

        Existe Chevrolet Celta ou Corsa nos Estados Unidos? Não.
        Existe Ford Ka ou Fiesta Rocam nos Estados Unidos? Não.
        Existe Fiat Uno ou Palio na Italia? Não.
        Existe Volks Gol ou Fox na Alemanha? Não.

        Nissan March, vendido tambem no Japao, um dos mercados mais exigentes do MUNDO!

        Ah, só um detalhe. Embora o 1,0 seja motor frances, o 1,6 é motor japones.

        • Tripa-Seca

          Quantas estrelas em testes mais rigorosos que o Latin N-Cap esse "cidadão do mundo" tem nesses países?
          Existe March sem ABS nesses outros países? Não!
          Existe March 2 estrelas em crash-tests nesses países? Não!

          E motor por motor, no que o japonês é melhor que o francês? Ele não é melhor nem que o "inglês" (De Taubaté) Zetec Rocam..

        • Edson Roberto

          E existe sim Fox na Alemanha, assim como existe Palio na Italia…. Assim como tem Punto e Grand punto….

          E Existiu o Crosa C na Alemanha….

          • Skiegaard

            ia postar exatamente isso. Quase todos q o cara postou tem na Europa e todos com muito mais itens e ainda assim mais baratos q aki no BR

          • Dragoniten

            Mas pelo o que eu saiba, o Fox lá na Europa não vende muito, hahahaha. Ou vende e eu falei besteira?

        • BrunoMulsane

          Eu fiz o teste no march 1.6 e fiesta 1.6. Levei o ford. Por ser superior em tudo! Inclusive no acabamento, espaço, dirigibilidade e desempenho. Beleza é subjetivo, mas todos meus amigos, esposa e filhos, torceram o nariz para o march. Mas é um bom carro. Ah! O fiesta foi vendido em toda europa, inclusive na Alemanha, onde os consumidores são mais exigentes que os japoneses.

          • guustavooo

            Categorias diferentes, preços diferentes…

            • Tripa-Seca

              O Fiesta mais equipado que o March sai por 3 mil reais a mais que o amigo pagou, com motor 1.6 e ABS. Não acho que sejam de categorias diferentes. E mesmo que fosse, não dá para não dizer que o Ford não é mais negócio.

        • Tripa-Seca

          O seu nick é lucrobrasil_boicote, mas você defende um carro que em outros países é vendido mais equipado e bem mais barato. Você não é contra o lucro excessivo no Brasil então, você é contra um determinado grupo de montadoras. Fora desse grupo, os preços podem ser o dobro que aqui, que você não irá sugerir boicote…

          • pablo

            Muito bem observado e comentado =)
            Como sempre falo, o pessoal aqui é contraditório.

    • Paulo_T

      Muito legal… ficou mto bom…
      estou quase indo para a revisão dos 10 mil km com o meu… e até agora só alegria…
      o carrinho é confortável, muito economico e passa mta confiança…
      sem arrependimento nenhum… só elogios…

    • leosilvano

      Eu tenho um March SV 1.6. Faz os mesmos consumos que o Thiago Guimarães atribuiu ao 1.0 dele, e anda igual um foguetinho, pois são 111 cv para um peso de apenas 960kg. Na minha opinião, foi a melhor compra na faixa de preço, sendo um projeto moderno e global, frente às gambiarras nacionais encontradas nessa faixa.

      • Tripa-Seca

        Gambiarras como aquela de 1996, que se mostrou mais segura no crash-test.
        O que ser global valeu se ele é inferior ao que é vendido no mundo?
        O que ser moderno valeu se ele ficou atrás de um projeto de 1996?

      • Paulo_T

        entao leosilvano… o consumo vai mto de como anda tbm né…
        eu por exemplo, ja fiz 17 km/l… mas semana passada andei bastante na Bandeirantes, entre 100, 110km/h…. 100% do tempo com ar… pela minha medição, faria mais de 20km/l tranquilamente… o problema é q voltei pra cidade… aí estragou tudo… mas é ótimo… estou ganhando um tanque por mes com relaçao meu carro anterior, que era 1.6…
        e sobre o march 1.6, fiz o test-drive nele… é um foguete mesmo… mto legal…
        abraço!

    • dadopuf

      Dica para colocar um Multimidia no MARCH com camera de ré, gps, tv digital, dvd, telefone, ipod etc. Como a entrada de som é de 2 din, encaixa perfeitamente a central multimidia universal, eu comprei a da MOTOR One, no Paraguai por 900 reais e paguei 300 para instalar já com o conetor 16 vias para não cortar o chicote e não perder a garantia.

      Tenho um March 1.0 s e um novo UNO, March ganha em tudo. 0 a 100 uno 17 seg, March 13 Seg, conforto e acabamento. Uno está com 3000 Km cheio de barulhos. March 2000 KM nada a fazer nota 10.

  • fschulz84

    Belo relato.

    Meu pai está interessado em trocar o Ka dele em um March, parece que por essa faixa de preço, o nível de equipamentos está muito dentro de aceitável, poucos são os populares com vidro elétrico nas 4, retrovisores elétricos e AB2 nesta faixa de preço.

    Meu irmão tem uma Livina com direção elétrica, acho fantástico a leveza das manobras na cidade!

    Gostei muito de seu relato, foi bastante detalhista!

    Abraços!

    • Tripa-Seca

      Poucos? Não são todos, mas a maioria aceita vidro nas 4…Principalmente nessa faixa de preço, 34 mil reais…

      • fschulz84

        Aceitar é uma coisa! Já vir de série na versão é outra…

        Algumas das 4 grandes, até em veículos muito mais caros, sequer vem com vidros elétricos nas quatro (vide Idea Adventure de 53k).

        O March não é um primor ou referência no nível de opcionais, ainda falta um ABS pelo menos, mas por essa faixa, você mal consegue pegar Gol com AR DH.

        Sandero que julgo uma boa opção, só tem retrovisores elétricos e vidros elétricos nas 4 na Privilége (mesmo sendo 1.6, o preço salta pra mais de 40k).

        Não acho o March barato, assim como não acho nenhum outro barato, eu particularmente não compraria porque preferiria com 34k pegar um Old Focus Ghia 2008 muito bem conservado, mas para meu pai, que tem um Ka 2009 1.0 e possui outro carro maior (e irá trocar este por um outro), creio que o March seria uma opção boa para ele, que mora no interior de SP e só usaria este carro no trajeto casa x trabalho (15km de estrada).

  • Giorgio

    Um carro honesto. Não tão ruim quanto seus concorrentes, nem tão bom. Na média, oferecendo um pouco mais. Mas peca pela falta de ABS, que é muito importante. Mas nessa faixa de preço, é a melhor opção se não levar em conta usados, que seria a minha opção. Se encontra carro com pouca quilometragem e mais itens por esse preço. Me surpreendi por ele ter recebido um bom atendimento, só ouço falarem mal das concessionárias da Nissan.

    • HenriqueHJ

      sobre o atendimento das css nissan, eu só tenho a elogiar. pelo menos pra mim esta no mesmo nivel da honda. se tivesse que optar por um carro hoje, eu optaria pelo nissan e não honda.

      • Giorgio

        Ótimo, é bom saber que ainda existam exceções.. Estou esperando abrirem uma concessionária Nissan aqui na minha cidade para poder saber por conta própria. Me interesso bastante pelos Nissan's.

    • AutoIng

      Aqui as concessionárias Nissan têm atendimento bem satisfatório, aliás bem melhor que a Chevrolet da qual peguei trauma. Mas realmente isso varia de cidade pra cidade, geralmente a culpa em si não é da montadora e sim da administração das lojas mesmo.

      • Giorgio

        Também peguei trauma uma vez da Chevrolet, não sabem ter uma boa relação com o possível consumidor. Infelizmente, não é toda concessionária que realmente parece se importar com o cliente.

    • Wandersound

      Ao que parece ele já era cliente da nissan quando comprou o march, então o atendimento muda…

      • Giorgio

        Sim, mas se ele não tivesse sido tratado bem na primeira vez, ele teria comprado o carro?

      • adolfofrota

        O atendimento das duas concessionárias Nissan de Goiânia, a Renauto Japan e a Katana são excelentes e até me surpreende alguns relatos de leitores que foram mal atendidos em outras lojas. Pelo menos aqui em Gyn o atendimento é nota 10.

    • mandabala

      Resumiu bem: ' Um carro honesto'.

    • tatiana

      o abs é mesmo mt importante…tenho um do mesmo modelo (inclusive tirei o meu no mesmo dia da concessionária)do amigo aí de cima, preto tbm. só q o meu eu tem banco de couro nos bancos, portas e volante ,carpete de vinil (inclusive no porta-malas e sobre o extintor),sensor de estacionamento, som , insulfilm e frisos. Mas os pneuse o motora…poxa, faz uma diferenca…hehehe

  • Mjscaruaru

    Sabia decisão "Daniel San".
    .

  • Racer2001

    Parabéns pela compra. O carro pode não ser nenhuma maravilha, e surpreendeu negativamente a todos com sua nota baixa no LatinNCAP, mas ainda assim é – juntamente com o Clio – a melhor opção de carro popular disponível atualmente no Brasil.

    • lucasfs87

      que diga-se de passagem, o motor do march é o mesmo do clio 1.0! Igualzinho o meu, até os dutos! Motor muito bom, acima dos 3000 rpm anda forte

      • nightwishjp

        Todo mundo fala bem do clio. To pensando seriamente em comprar um 2006 privilege que eu vi na CSS por 16,500.

        Mas tava pensando em procurar um 1,6. Acha q é melhor achar ou o 1,0 da conta?

        • h1ghland3r

          Pegue o 1.6 16V, é um valor valente para o Cliozinho, todo mundo que teve um é só elogios.

        • Racer2001

          O 1.0 do Clio é valente e muito econômico (se for o 1.0 8v à gasolina, que a Renault ainda disponibilizava no Clio em 2006, o consumo é melhor ainda). Mas para quem anda com o carro cheio o 1.6 será uma melhor opção, claro. Aí depende da necessidade de cada um.

        • lucasfs87

          Amigo, o motor 1.0 pra mim (sempre ando com amigos) dá conta sim, só o ar que pega muita força do motor, ai ele realmente peca. Se vc for usá-lo vazio e sua cidade não precisar tanto do ar no carro, vá de 1.0 senão pegue o 1.6 e divirta-se MUITO com um carro de muito motor e pouquissimo peso. o 1.6 anda muito mesmo, faz frente a golf e não passa vergonha com astra 2.0

          • nightwishjp

            putz, é uma dúvida cruel. Eu normalmente ando sozinho ou com minha namorada no carro, mas sempre tenho de andar no ar porque aqui o calor é infernal (joão pessoa). Queria saber o consumo do 1,6, mas se o 1.0 fizer 17 km/l na cidade, aíiiiiiiiiiiiiiiiii. Tem condição não…

            • lucasfs87

              Meu amigo quase conterrâneo (meus pais são de campina grande) o dia que um clio 1.0 fizer 17km/l na cidade no Brasil as coisas estarão muito boas! meu clio faz 11 na cidade e 17 na estrada, gasolina sedan com ar ligado 80% do tempo. se vc usa sempre o ar ache um 1.6 e repito: vai se divertir muito com o 1.6 nos dias que não ligar o ar.
              abraço

              • nightwishjp

                Mas queria ter uma noção do consumo do 1.6. O cara fez um privelege sedan 1,6 2006 por 19mil pra mim. Fiquei empolgado. Até ABS e EBD ele tem…

              • Racer2001

                Não é lenda, não. O Clio 1.0 8v à gasolina faz praticamente 17km/litro na cidade mesmo. Claro que com o ar-condicionado desligado.

                Essa versão do Clio ainda era vendida em 2006. Depois a Renault passou a fabricar somente o 1.0 16v. Pra completar, vieram os flex. Aí o consumo piorou, mas ainda assim tem um bom consumo atualmente em comparação com os outros populares.

  • Rodrigo

    Parabéns pelo relato, Tiago. Estou cogitando seriamente um March 1.0 como carro para o dia-a-dia na cidade. Qual a diferença desse kit multimídia? É só o rádio no painel?

  • PauloPGomes

    O Carro é interessante, só não tenho ele como opção pois não tem ABS nem como opcional. E acho estranho elogiar a mecânica "japonesa" do March sendo que o 1.0 é Renault.
    Mas enfim, bela avaliação!

    • Tripa-Seca

      hehe…comentei embaixo exatamente isso: Japonês é confiável, e francês não. Que diferença.

      • Racer2001

        Talvez isso valha para Citroen e Peugeout, mas não para a Renault, cujos carros têm mecânica muito confiável. Mais confiável do que os carros das quatro tradicionais, na minha opinião.

        • Tripa-Seca

          Tenho em boa conta a Peugeot, que já tive. E Citroen, teoricamente usa a mesma base, com melhorias. Para mim, dos melhores motores que temos, são os 1.6 das francesas.

          • simoloko

            Os melhores motores de até 2000cm³ são o Toyota 2.0 e o Ford 2.0 Duratec – isto já foi debatido e confirmado em clínicas de engenharia com gabarito de Arnaldo Keller e Bob Sharp.

            • Tripa-Seca

              Bem, já vi outros jornalistas de respeito (Do Bestcars também, como o Bob Sharp já foi), fazendo a lista dos 10 mais…Da lista do jornalista, eu tive 3 motores: Mercedes 1.9, Peugeot 1.6 16V, e Zetec Rocam 1.6, que aliás, são os melhores motores que tive mesmo. Outros destaques que tive foram o Rocam 1.0, Fiasa 1.0, VW 1.3 a ar (Era gostoso sair os primeiros 2 metros depois do semáforo com o Fusca na frente de outros carros, heheh), Fire 1.3, AP 1.8. O piores foram Fire 1.0, e o motor do Tipo 1.6. Menção honrosa ao Endura 1.0, pela economia,e o atual VHT, que acho honesto.

              • Edson Roberto

                Só digo que quanto a Citroen e seu C3 eu tbm posso dizer que é bom e duravel. Tenho um com 73000km de pura alegria e silencio a bordo.

                Pelo menos o motor 1.4 é bem honesto e as manutenções são baratas. E diferente do que era antes, se encontra peças do motor fora da CCS.

            • Corvo

              Não conheço muito desse assunto de motores, mas num comparativo em oficinabrasil, o motor 2.0 da Ford apagou depois de um tempo sendo forçado (entrou em modo segurança), não acontecendo o mesmo com o 2.0 da Citroen.

              • BestCarBrazil

                Tenho um C4 e é me dá muito contra-tempo problema na caixa de transmissão automática direto.. Francês perdeu os créditos aqui. Um amigo meu deixa 1.000 reais na oficina mensalmente por causa do seu 206 peugeot. Já Renault creio que tenha mais crédito, e Nissan Versa e March são show !

      • Wikle

        Pelo menos com relação aos motores, tanto o 1.0 como os 1.6 da Renault disponíveis no Brasil são muito elegiados, costumam ter um ótimo rendimento e pouca manutenção.

  • Tripa-Seca

    Amigo, o Fiesta completo não só tem air-bag, como ABS! Você quis dizer o Fiesta no mesmo valor do March, não é?

    "..Além também de se tratar de um japonês, que gera uma confiabilidade mecânica, junto aos três anos de garantia e certo “status” em um popular, se é que se pode dizer isso…"

    Não vou comentar a parte do status, mas você diria que o Gol ou nosso antigo Corsa são alemães? O Palio e o novo Uno Italianos? O Fiesta e o Focus ingleses? O 206 1/4²,6678 francês? O March é tão japonês quanto esses citados pertencem a essas nacionalidades. E é engraçado esse conceito que se tem da tecnologia japonesa aqui, principalmente comparando a franceses: Franceses ganham F1, WRC, Le Mans…Franceses salvam os japoneses da bancarrota (Aliás, um brasileiro)…E a tecnologia japonesa é confiável, e o pessoal torce o olho para os "franceses" feitos no Paraná….

    Ah, claro, esqueci de parabenizá-lo: Boa aquisição e uma boa escolha. E uma pergunta: Não ficou meio chateado com o resultado do crash-test do March?

    • Wandersound

      O Japão é o país da tecnologia e as marcas japonesas tem fama de confiabilidade e durabilidade por aqui (menos mitsubishi na durabilidade). Então tudo isso ajuda. mas concordo com relação as francesas, são muito injustiçadas.

      • Tripa-Seca

        Eu sei, eu mesmo gosto de Sony…Mas o Iphone, por exemplo, é o estado da arte em acessibilidade. E é produzido na China. Certa vez li algo aqui que acho que até faz sentido: Os primeiros japoneses que aqui aportavam, como Civic, Corolla/Corona, Vivio…Eram mais confiáveis que Laguna, Renault 19, 106, Clio…
        E assim se fez a fama…MAs e os Renaults antigos, ou carros baseados em Renaults, como por exemplo, o Corcel (Gordini também, não?)?

        • Edson Roberto

          Lembra que brasileiro tem memoria curta para isso? pois bem….

    • flaviomm

      Bom… muita verdade no que você disse. Todo mundo aplaude até hoje a Maclaren Honda, Williams Honda, Lotus Honda… e esquecem dos Williams Renault, por exemplo.
      Mas convenhamos… você conseguiria vender 100 mil Sentras CVT, 250 mil Altimas CVT… GT-Rs, 370Zs, Pathfinders, Muranos, Frontiers, Armadas, Versas, Maximas, Infinitis M, FX, G… mas acho que não conseguiria emplacar um francês sequer nos Eua.
      Merecem todo o reconhecimento os PSA e Renault. Só que os carros Nissan-Infiniti, em sí, sempre foram bons demais… a empresa é que era ineficiente (sugiro a leitura do livro do Carlos Ghosn).
      E a industria japonesas fez fama com os Toyota-Lexus, Honda-Acura, Mazda, Subaru, Mitrubishi, Suzuki… e isso traz prestígio sim… ainda que já não tenha a mesma aurea que cercava a tecnologia japonesa de 10-15 anos atrás.
      Abrs!

    • Marcelo_Machado

      Engraçado que o March é feito no Mexico para mercados emergentes e usa motor frances. Pior deram uma "brasileirada" nele e ficou menos resistente que o Micra para venderem nos mercados emergentes.
      Onde tá o Japones ai?!?
      Propaganda realmente é a alma do negócio!!!!

      • MajorAutomotivo

        É que o projeto é japonês e o carro também é vendido por lá, no Japão.
        Mas, é fato: o March vendido no Brasil é produzido no México e usa motor da Renault.

    • Julio_F

      Eu pensei a mesma coisa.
      Ainda que o carro fosse realmente feito no Japão, colocar que "ele é um japonês" como critério de compra me parece um exagero. O único país que me impõe respeito considerável quando se trata de automobilismo ainda é a Alemanha. Não que amanhã eles não possam mudar a política da Audi, Mercedes e BMW e começarem a produzir produtos com qualidade inferior ao Tata Nano para os emergentes. Esse Audi A1 mesmo talvez seja o começo de uma queda de qualidade. A tradição da marca vale sim, mas muito mais que a procedência do carro ou a tradição da marca, o que vale é o carro em si. Tem que ver, dirigir e dizer se gosta ou não.
      E eu discordo de você. Tenho um XPeria Arc S e prefiro o meu Arc com Android do que um IPhone. Gosto é gosto, rs.

      • flaviomm

        Hahaha… Julio!
        1. tenho um xperia arc da sony ericsson… e não comprei um iphone (minha namorada fez pressão… inclusive porque ela tem um).
        2. dirigi o audi a1, 1.4 turbo… achei um carro meia boca… é leve e acelera bem… de resto, carro comum, acabamento simples, mediano, custava mais 90 mil reais (antes do aumento do i.p.i)… e muito apertado.
        3. eu colocaria voyage brasileiro como alemão safadinho mesmo… e o jetta 2.0, 8v, de ferro, eixo de torção na traseira, com 116cvs/120cvs como outro exemplo de alemão meia boca..

  • andre_0102

    Boa opção, uma pena que o Picanto ficou mais caro(IPI), daria um bom comparativo entre os dois c/ preços parecidos…

    • pablo

      Não foi só IPI, já que ele 2 vezes antes e mais uma terceira no IPI. Além disso, ele subiu 20% e o impacto do IPI é de algo próximo a 5% no preço final.

    • Cil

      O Picanto com o ABS teria tido tudo para agradar, sendo a segunda opção em termos de mini-me, justamente depois do completíssimo 500. A KIA perdeu o bonde da historia, que ficou beeeeeeeeeeeeeeem mais cara… tipo 30% mais cara. Ehehehheehehe

  • flaviomm

    PARABÉNS!
    Tenho 02 Nissans em casa também (Sentras).
    Meu cunhado comprou um March, 1.6, branco, completo. Está aguardando.
    São importados, mexicanos… e com isso tem vantagens e desvantagens.
    Parabéns!

  • feu

    Bela aquisição! parabéns!

  • vitimsl

    É um carro honesto, mas o visual do interior não desce… Pelo preço, é uma boa compra.

  • jonathan1985

    ótima aavaliação! Estava aguardando pela opiniao do dono de um March.

    Me interessei pelo carrinho mas fui DUAS vezes atrás do mesmo e o atendimento da Nissan sempre foi PÉSSIMO.
    Fiquei até irritado com a segunda vez que fui atendido, muito má vontade, vendem um Nipo-Franco-Mexicano achando que tao vendendo uma Ferrari…
    Pensei até em mandar um email pra Nissan relatando, mas depois cheguei a conclusao que não vle a pena…
    Só pra se ter uma ideia a SULBRA, concessionária Nissan em Novo Hamburgo tambem revende Renault, basta ir à loja do lado (Renault) que o atendimento é TOTALMENTE diferente…

    MAS, de qualquer forma o carrinho me parece muito interessante, principalmente pelos ítens que o amigo dono de um citou…

    Parabéns pela aquisição!!

  • Turbo_Car

    A Nissan criou uma expectativa danada ao lançar o March. Vendo as fotos amadoras, sem maquiagem, fica claro que ele não é nada mais do que um popular. Mas ainda sim acho que é a melhor escolha da categoria. Parabéns!

  • CanalhaRS

    Boa avaliação tiago. Obrigado!
    Na minha modesta opinião, o melhor compacto do mercado, imbatível em CxB.

  • Marcelo_Machado

    Realmente o March nessa faixa de preço de entrada até uns 30.000,00 parece ser uma das melhores opções.

    Parabens pela avaliação, mas tenho uma correção!
    As revisões são a cada 10.000 Km OU 6 meses, então em 3 anos de garantia vc fará 6 revisões e não 3 como vc citou!!!!

    Essa é a GDE CILADA!!!! Vc faz 2 revisões por ano independente de qtos Km rode. Vc tá pagando bem por esses 3 anos de garantia.

    • AutoIng

      Sim, porém as revisões são baratas, e de qualquer forma quem não troca pelo menos o óleo a cada 6 meses? Sempre tem um gasto semestral. Não foge muito não da manutenção de qualquer outro popular, se você colocar no papel.

      • Marcelo_Machado

        Uma coisa é trocar o óleo, que vc pode fazer onde quiser, onde melhor lhe convier. Posso fazer à noite, sábado, domingo, e sai mais barato que na ccs.
        Outra é fazer "revisão" na ccs, ter que marcar hora, só de 2a a 6a feira, ficar horas sem o carro e pagar mais caro por isso. Só pq a marca e a ccs querem faturar em cima de vc.

        Revisão a cada 6 meses tô fora, não caio nessa arapuca. Não compro carro com essa OU 6 MESES nas revisões.

        • Tripa-Seca

          O problema para mim não é só preço de revisões. Precisa ver o custo de itens de desgaste natural, como freios, pastilhas…

      • Edson Roberto

        O C3 que possuo é por 10000km apenas. Não tem limite de meses para isso… omesmo vale para a Peugeot por exemplo.

        • Fla3D

          O óleo não é 10mil ou 1 ano? Meu fit é assim pelo menos.

  • Acelerando

    Tiago, o relato foi bom, mas gostaria de saber sobre o comportamento dinâmico, sendo mais específico:
    - O ruido interno na cidade e na estrada – comparável ao fiesta e celta?
    - a suspensão é dura e transmite as irregularidades do piso? Parece com o fiesta ou o celta?
    - nas lombadas e valetas – o carro passa tranquilo ou raspa em baixo?
    por enquanto é só. Abçs.

  • mikaelbrian

    eu respeito pessoas que tem unos, gol, carros que estão na msm faixa que esse e ñ compram o mach, mas isso é so pesquisar é muto simples as pessoas vão nos carros mais roubados e pq tem nome de 3 letras, e pior elas sabem que isso é verdade e msm assim vão nesses carros, coisa que ainda ñ descobri é o pq disso

    • mandabala

      Entendo um pouco essa dúvida, isso vem do mercado fechado que existia no Brasil, hoje com essa abertura muitas pessoas têm medo de 'e se' o carro não emplacar? 'e se' não tiver peça para troca? 'e se' desvalorizar muito? Então as antigas continuam vendendo muito, pois mesmo se um carro 2011 der um problema em qualquer biboca você encontra a solução e peças 'recauchutadas'… ainda há o estigma do Carro do Povo, mas com o aumento da concorrência e da renda as pessoas vão se permitindo a apostar nesses novos produtos e acabando com esse monte de "e se".

      • AutoIng

        Aí é falta do consumidor pesquisar, pois o March 1.0 usa motor Renault fabricado aqui mesmo há mais de 10 anos e com manutenção simples e barata atualmente. Não tem muito segredo a mecânica do March não, é bem mais simples e acessível que de um Picanto por exemplo.

        • mandabala

          Então, até estava falando sobre os insucessos da Peugeot, as grande maioria compra as informações vendidas na Televisão apenas, ficando muito limitadas as informações passadas. Com a internet isso tende a mudar. Um bom exemplo é a própria Nissan com propagandas massivas do Versa e March, diretas e pulverizadas na mídia aberta, principalmente. Carros bons como Bravo , 408 e New Fiesta passam despercebidos por falta de MKT, pois isso ainda vende muito.

    • Tripa-Seca

      Amigo, há muito, muitos fatores envolvidos na escolha de um carro, que muitas vezes as pessoas não levam em conta. Sim, as pessoas tem que pesquisar, mas vejo que muitas vezes não fazem isso e ainda acham que sabem tudo. Quer um exemplo? Já que você falou de roubo, vamos falar de seguro. Quantas vezes eu não li aqui pessoas que disseram que não comprariam Gol porque o valor do seguro era um roubo, que a diferença permitia comprar carros melhores…Sabe quanto eu paguei no seguro do meu Gol? 200 reais a mais que o amigo pagou pelo March, com a seguradora "VW", que na verdade é o Mapfre. Que diferença absurda é essa, onde um tem seguro barato, e o outro é roubo? Por conta de 200 reais? Mas como eu dizia, há outros fatores na escolha do carro.

      -Rede de concessionárias: Quem comprar o carro de 3 letras precisará viajar na hora das revisões? A abrangência da rede autorizada dos carros de 3 letras ainda é maior que o mexicano.
      -Valorização do usado: As vezes a revenda de uma marca paga mais no usado do cara, diferenças que eu já vi chegarem a 5 mil reais! Nessa categoria, esse valor permite Ar e direção, ou ainda direção e HSD. Isso faz diferença na hora da compra.
      -Restrições bancárias no banco da fabricante: As vezes a pessoa está com o nome limpo, mas não tem um bom histórico no banco do fabricante. E passar para outros bancos e financeiras, geralmente é pagar mais nos juros.
      -Composição dos pacotes de opcionais: As vezes a pessoa olha o preço de um carro que possui em uma promoção direção hidráulica, vidro-elétrico e outros, e compara com o preço de um carro pelado da concorrência. Só que as vezes, para você colocar ar no carro da promoção, você gasta um valor que no carro da concorrência você colocaria o ar e todos os opcionais que o carro da promoção tem. Esse é o caso do March, que com alguns pacotes ficará mais caro que o Palio Fire com os mesmos opcionais, e sem ABS. É o caso do Gol também, que custa 28, tem um pacote de HSD de 2500 reais, mas você só consegue tirar um Gol da concessionária com HSD por 36 mil reais.
      -Promoções: Quando fui comprar o Gol, Novo Uno e Celta estavam com o mesmo valor, de 28 mil reais. Acho que o Gol, igualando o preço desses dois, uma opção superior.
      -Oferta de opcionais: Tem colega meu que deixou de pegar um carro porque não oferecia o opcional que ele queria. Se a pessoa não abrir mão de um ABS, por exemplo, o March, assim como o Ká, Mille, o Celta e o Clio, passam a ser opções descartadas

      Veja bem, o carro do amigo acima é bem equipado, mas não custou 30 mil. Subiu 6 mil reais do preço de tabela (Ou 4 mil?), e dado a configuração inicial já ser bem razoável, acredito que ele pagou caro em alguns pacotes (O que mencionei no item de política de pacotes). Talvez nesse valor outros 1.0 viriam com equipamentos similares (O Palio Fire saíria mais barato, por exemplo), e o March não teria uma relação custo-benefício melhor.

      Entendeu agora o que pode levar uma pessoa à escolha de um modelo que VOCÊ considera melhor?

    • Julio_F

      Realmente não dá pra entender a cabeça de alguns consumidores. Eu sempre priorizaria um carro com maior número de ítens de série, conforto e segurança e uma direção que me agradasse, independentemente da marca estampada.
      Pessoalmente, contudo, tenho sérias restrições aos carros japoneses quando se trata de design. Eu nunca olhei um carro japonês que eu tenha realmente gostado do design. Seja Nissan, Honda, Toyota, Mazda, Mitsubishi. Acho muito particular deles. Para não falar que são todos, o Accord da Honda me agrada. E alguns carros vendidos nos EUA com as marcas Acura e Infinity também (um ou outro só, outros deles também acho estranhos), mas via de regra eu não gosto.

  • exmarujo

    Diz assim o dono do March: Além também de se tratar de um japonês, que gera uma confiabilidade mecânica. Alguêm por favor diga ao homem que o carro "Japonês" é feito no México e o motor é Francês (Renault)

    • Sedici

      Na verdade o motor é argentino (argh)

  • italofigueiroa

    Lembrando que as revisões deverão ser feitas a cada 10.000km ou 12 meses sim. Apenas a troca de óleo é que deve ser feita a cada 6 meses, caso não atinja a quilometragem de 10.000km nesse período…

    A título de simulação, durante 12 meses, se o carro rodar 10.000km nesse período, deverá fazer uma troca de óleo com 6 meses e uma revisão. Caso o carro rode 10.000km em 6 meses, deverá fazer também uma troca de óleo e uma revisão, mas a única diferença será o lapso temporal de cada operação.

  • hyundaielantra

    Péssima escolha. Esse carro tem acabamento pior do que Uno!!! Quando ele falou que os comandos do ar eram bonitos já vi que era barbada. Não do 1 ano para esse carro virar um mico com o antigo Megane.

    • Tripa-Seca

      Cara, achava os comando de ar do Gol muito bonitos, que até se passavam por de outra categoria. Mas sabe que comando de ar achei também bastante sofisticado? Do Celta novo! Olha, para eu elogiar o Celta, exceto pelo design que sempre achei bonito, é complicado…
      E do March não é mais bonito que desses dois.

      • Fla3D

        Pior que é, acho que é a única coisa que presta no interior do celta. :D

        • Tripa-Seca

          Eu nunca tinha visto…Sabe como é díficil achar Celta com ar!! heheh…
          Mas uma coisa que dou valor é justamente os comandos que mexemos com frequência: Comando de ar, do vidro, volante, chave de farol e câmbio. Nesses acho que vale o "acabamento", a textura, e a precisão de toque. Painel emborrachado não faria diferença nenhuma para mim. O volante do meu Fiesta Street era perfeito. A alavanca de câmbio ruim, e os comandos de ar regulares. Os vidros eram bem posicionados, assim como a chave de farol. O Gol G5 tem volante péssimo, boa alavanca de câmbio, vidros e chave de farol bem posicionados. Palio tem volante excelente, alavanca de câmbio ruim, comando de ar ruim, comandos de vidros e faróis bem posicionados.

  • Corvo

    Esse carrinho tem um bom custo-benefício, mas não acaba de me agradar, fora o decepcionante crash-test, mas sem dúvida melhor que Ka, Celta e Palio

    • Tripa-Seca

      O Palio ganhou 3 estrelas com air-bag, e montando o Fire com HSD, fica mais barato que o amigo aí pagou no March. E sem air-bag, ganhou uma estrela a menos, mas os valores ficaram próximos.

  • marcoalves1970

    O carro é legal mas, os preços q eles oferecem no site não existem, sempre q vc chega la os preços não 2000 reais a mais q no site. O seguro tb é salgado, do meu fiesta mod. 2012 pago 740 reais o ano.

  • Marco_Aurelio

    · menos de 1 minuto atrás
    Eu quase comprei um carro desse. Só acabei desistindo porque os testes de colisão frontal detonaram este modelo (como todos os outros existentes no mercado brasileiro). Ainda mais agora, que li uma reportagem que o March brasileiro tem 25% menos resistência na lataria que o Micra. Definitivamente, no Brasil só entra o restolho do velho mundo. Todo mundo quer lucrar em cima do consumidor brasileiro, literalmente "k-h-ando " na segurança a ser proporcionada ao usuário tupiniquim. A Nissan nesse ponto pisou na bola, e pisou feio. SEGURANÇA É TUDO. Achei que a Nissan seria mais honesta. Decepcionou geral.

    • lorim_ce

      e comprou qual?

    • BestCarBrazil

      Não é a Nissan que pisou na bola e sim a administração brasileira da marca no país.

      • Tripa-Seca

        Hã? Seria a mesma coisa que dizer que não é a GM que pisa na bola, mas a Chevrolet Brasil…
        O caso dos recalls do Gol? Não tem nada a ver com a VW, é a administração da marca no Brasil!!
        E o cara que reergueu a empresa nasceu aonde mesmo?

  • JCsr

    Não simpatizo com o March. Acho ele horroroso e o acabamento é bem fraco. Essas calotas que ficam salientes são cabulosas. A vantagem é o air bag duplo de série mas o crash test com resultado desastroso foi ridículo.

    • heliobarbosa

      que dó, que dó, de gente q compra carro pela beleza…

  • lndnfsu2

    eu gosto do March, mas acho que a Nissan ta pecando em muita coisa com ele…

    a falta de ABS, a economia no aço e pontos de reforço da estrutura e na falta de items como CVT e quem sabe ate um motor menor que o 1.0, ja que existe em outros mercados

  • GMV20

    Já vi um March na rua, é bonito. Mas bonito que nas fotos.

  • Skiegaard

    BOm review, bom carrinho tbm.
    Queria uma avaliacao dele contra o Kia Picanto.

  • BrunoMulsane

    No meu caso eu preferi o ford fiesta 1.6 que o march 1.6. Acabamento, espaço, dirigibilidade e desempenho, no fiesta é melhor. A direção do fiesta não é eletrica, mas a dirigibilidade é superior no ford. O carro anda sobre trilhos. Não inclina jamais a carroceria. Tudo com muito conforto e silencio. Optei pela versão class com 3 anos de garantia, PC de bordo, duplo air bag, ABS, farois de neblina, My conection, rodas de liga leve, vidros e travas elétricas. Isso tudo por R$36.900!! O march é um bom carro, mas o fiesta me parece outra categoria. A falta do ABS é imperdoável no Japonês. Sem chance!

    • Fla3D

      Pensei o mesmo, não entendo a falta de ABS no March, ponto para a Ford nesse quesito, acho que é a melhor compra nessa faixa de preço que vc pagou.

    • Xico Pires

      Concordo plenamente. Além de que o Fiesta é mais bonito, né! Tanto exterior como o interior, sem dúvida. E Ford é carro bom também. Não desmerecendo o March, mas acho que quem compra é mais pela novidade, pra ter algo diferente e pessoas apontando na rua. Eu mesmo já corri atrás de um na rua com meu Clio pra ver e não gostei.

  • igorbess

    tenho um igual, mesma cor, mesmo modelo, mesmo preço… sendo que consegui o som de graça [não era de fábrica, mas pelo menos era um piooner com usb], parabéns pela compra…

  • Akira3214

    Não querendo ser chato mas esse motor não seria francês? O mesmo do Clio, Sandero?

    • Tripa-Seca

      Esse mesmo…Só falaria que o motor tem tecnologia japonesa se fosse CVT+Wankel….heheh

  • CaduRamires

    Ótimas considerações. Também tenho um carro da Nissan, e o comando dos espelhos retrovisores fica mesmo mal localizado. Sem falar no acabamento interno que poderia receber materiais de qualidade maior. Quem sabe na próxima geração…

  • _biolog_

    Honesta a avaliação. Ao menos não falou que o carro é bonito (sujetividade virgula – quero ver quem acha o interior de um Mille mais bonito que de um Bravo…). Aliás, vê-se bastante positivismo no Thiago: "Os controles do ar condicionado são simples, porém belos. " Na falta de qualquer coisa bonita no carro, achou algo que lhe agradou.

    Outra coisa ruim é o fato de ser menor pode dentro do que o Gol. Putz, o carro é um ovo e mesmo assim apertado? Celta nem vale, porque é o menor carro do Brasil por dentro…

    Agora, legal o fato de ter direção super leve. Ao menos isso e o AB2 (e a garantia) salvam o pequeno ovo.

  • marciors01

    Este interior não é ruim para o march, fica devendo sim no versa que completo passa dos 40.000.
    Também lamento informar que o acabamento do march é superior ao do fiesta, o fiesta tem um painel mais enfeitado mas a qualidade dos plásticos inferior, principalmente nas portas.
    O desempenho do march também é bem melhor, motor mais forte e menor peso, a diferença em favor do march é bem grande.
    Outro ponto é o preço, até gostaria de saber onde existe um fiesta com estes equipamentos por menos de 37k, aqui chega próximo dos 40k, por 37k somente sem abs ou airbag.
    40k eu não pago por um fiesta, mais 3k e podemos comprar um punto 1.6 ou fox 1.6, ambos com abs e airbag, são carros superiores ao fiesta.
    O fiesta tem realmente uma boa estabilidade, mas a suspensão traseira é muito ruim, lembra a dos modelos citroen, bate seco e não absorve nada, em piso irregular é uma tortura para quem viaja atrás.

    • nelflu

      aqui no RJ, o fiesta 1.6 com ar, dh e ve ta 33900 e com mais 2 mil reais vc leva abs e ab2.

      tdas as css estão com anuncio disso no jornal.

  • Dragoniten

    Amigo, parabéns pelo teste e opinião :D

    Acho que seria legal, se você tivesse disponibilidade, fazer um blog sobre o carro, assim podemos acompanhar todos os problemas, soluções, detalhes e velocidade de atendimento da concessionária :D

  • rodrigolim

    Parabéns pelo carro, e muito bom os comentários. Eu ainda não vim um pessoalmente e pelas fotos me pareceu uma boa opção. Só não curti o painel central…

  • JhonFerrari

    Parabéns, comprou um dos melhores populares do Brasil!

  • CesarVenancio

    Me desculpem os "intusiastas" , mas não vejo nada , absolutamente nada de qualidade que possa justificar alguem falar em um dos melhorres populares ou melhor compra. Por exemplo, por R$33k vc compra o novo Palio 1,0 com ABS e AirBag que ao meu ver é MUITO mais seguro que este patinho feio. 2 estrelas com AirBag. Isto deveria ser uma vergonha! Onde que ser um japones é um diferencial positivamente? Mecanica de Clio seria o diferencial?
    Feliz ano novo e sorte aos que compraram o mico , ops , march!!

  • KleberVasco

    Realmente, o Palio com uma estrelinha no crash test de 2010 é muito mais seguro!!

  • imagensparasempre

    Estou adorando o March, simples assim!

  • Edmur

    Acabei de comprar um march rio…
    Recebo ele dia 17/6/2013…
    Volto p relatar sobre o carro …