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 Carro da semana, opinião de dono: Peugeot 206 1.4 Presence




Hoje tirei a manhã para avaliar o meu Peugeot 206 1.4 Presence, comprei o carro a mais ou menos 6 meses, até agora só me deu alegrias. Mas vamos falar do que realmente interessa: o meu Peugeot é equipado com um motor 1.4 8v de 75cv, acredito que foi projetado para não passar sufoco nas subidas, pois o 206 1.0 tem 70cv, já seus concorrentes diretos como Gol 1.0 (71cv com Etanol) e Palio 1.0 (71 cv com Etanol), o que eu acho pouquíssima diferença, porém o torque do 1.4 se diferencia bastante do 1.0.

Vamos aos números:

Peugeot 206 1.4 8v: Torque: 12 mkgf a 2800 rpm
Peugeot 206 1.0 8v: Torque: 9,5 kgfm a 4200 rpm

 Carro da semana, opinião de dono: Peugeot 206 1.4 Presence

Sua suspensão é equipada com molas helicoidais e amortecedores pressurizados, Dianteira: Independente, do tipo McPherson, já a traseira é equipada com barras de torção com braços arrastados. Seu freio é do tipo, disco na frente e tambor atrás (Peugeots mais equipados vem com ABS nas 4 rodas). Sua direção é hidráulica do tipo pinhão e cremalheira, andando na rua é bem tranqüila, mais eu acho meio dura quando vou fazer manobras paradas.

As rodas rodas são de ferro e calotas aro 14; 175/65 R14 sua furação é de 4×108. Equipamentos, no meu caso o 206 é completo só não tem Ar-condicionado (Que eu acho um crime), o acabamento do 206 é bem simples porém muito bom para a categoria, o painel e porta são de plástico duro, porém as portas e a tampa do porta luva vem com uma forração de pano, o que da um ar de mais bem acabado ao carro.

 Carro da semana, opinião de dono: Peugeot 206 1.4 Presence

O meu 206 veio com direção hidráulica, regulador de altura de bancos, regulador de altura do volante, regulador de altura dos faróis (série), vidros dianteiros elétricos e computador de bordo, Brake-light (série), cintos de segurança dianteiros pré-tensionados (série), conta-giros (não sei informar, mais creio que seja de série), lanterna traseira de neblina (série), alarme de chave no contato (série), alarme de luzes acesas (série), filtro de pólen (não sei informar mais creio que seja de série), tomada 12V (opcional), pára-choques na cor da carroceria (série) e desembaçador e limpador do vidro traseiro.

Conforto, o Peugeot 206 tem um motor bem silencioso e tem uma suspensão bastante equilibrada, o que faz ele se sair bem nas curvas. Em uma viagem que fiz há uma cidade próxima de Brasília, um conhecido meu foi com seu 206 1.0, e ficou bem clara a diferença de motores, os 5cv de diferença quase não influenciam mais a diferença de 2,5kgfm deixa bem claro quem é que manda.

 Carro da semana, opinião de dono: Peugeot 206 1.4 Presence

O porta malas é um tanto agradável com seus 233 litros dá para fazer compras e colocar um som (meu caso) o tanque de combustível é capaz de armazenar 50 litros, com uma média de mais ou menos 13Km/L na gasolina, o espaço interno é bem agradável para os ocupantes da frente, já para os ocupantes de trás é mais apertado, quem tem pernas grandes fica encostando os joelhos no banco do motorista.

O desempenho do 206 1.4 é agradável, para a motorização ele tem uma boa pegada e consegue fazer ultrapassagem sem muito esforço. Uma coisa que me deixa bravo é que as peças (pára-choque, frisos, tampa do capô) não encaixam perfeitamente, em algumas partes da para botar quase o dedo dentro, um vacilo da Peugeot porque mostra a falta de cuidado com o acabamento externo do carro.

 Carro da semana, opinião de dono: Peugeot 206 1.4 Presence

Uma das coisas que me chama atenção é o painel, muito bem equipado com as indicações bem localizadas e as cores bem definidas, é fácil visualizar tudo. No banco de trás a lata que envolve a roda não chega a atrapalhar o espaço dos passageiros, dando assim mais espaço para os ocupantes e um conforto melhorado.

A visibilidade do 206 é muito bacana, seu vidro amplo da uma boa visão da estrada, já no painel com acabamento em plástico duro e de baixa qualidade, se destaca o computador de bordo, com várias funções (caso o player seja de fábrica aparecem as estações e tudo mais) como temperatura, autonomia entre outros.

Eu particularmente estou satisfeito, mais o que pesou foi a manutenção, que é pesada mesmo! Isso é um ponto negativo para o carro, peças caras, mão de obra cara, particularmente acredito que pelo preço a manutenção é de nível de carros superiores.

Como vimos recentemente o 207 passou vergonha no teste de colisão, acredito que o Peugeot 206 não seja lá tão diferente do seu sucessor, a ausência de Air-Bag no meu 206 me deixa preocupado caso ocorra uma colisão, se ocorrer estou lascado, em uma viagem noturna as luzes do farol são bem posicionadas e um auxiliar excelente é o regulador de altura, no meu caso uso xenon, aí nem se compara com as lâmpadas convencionais, minha luz normal já é mais forte que o farol alto convencional, por isso não posso falar muito sobre esse assunto, mais o regulador de altura de farol é um item muito legal, pois dá pra regular a distância da iluminação na pista.

Defeito todos os carros tem, eu particularmente estou satisfeito, lógico que não se compara ao um Ford Fusion (meu outro carro) mais como uso apenas para ir resolver alguns problemas e ir para a faculdade ele me atende bem.

Texto de Rafael T


  • dexter2004

    Incoerência Detectado!…O cara tem Fusion e um 206 basicão….Está longe um para outro.

    Só for da familia ai está certo. ( Já falei isso uma vez aqui, carro do papai e da mamãe , não vale!)…

  • Rprata

    Já tive um 206 1.0 16v. o carro é show de bola, o unico problema é a manutenção (no qual nunca me deixou na mão). O porta malas é pequeno, mas pra quem é solteiro e gosta de som, é um bom porta malas, pois pode colocar som a vontade, uma vez que o estepe é do lado de fora e também que o carro tem uma boa acústica.

  • renanmister

    Muito bom esse carrinho……..desempenho exelente….dependendo do modelo, é bem completinho…..
    Dirigi um desses um tempo atrás…….gostei…..

    • ccoala

      Gostei das calotas do 207, combinou. Agora as maçanetas cromadas eu tiraria.
      Tenho um SW flex, e gosto dos "mimos" que o carro tem, como regulador da altura dos faróis, ao engatar a ré com o limpador dianteiro funcionando, o limpador traseiro funciona automaticamente, velocidade do limpador de parabrisa varia conforme a velocidade do carro, luz interna apaga / acende de forma gradual, etc.
      E o acabamento interno, pelo menos no meu, não faz ruído como dizem por aí.

    • Wellison_

      O desmpenho mesmo é no torque, o meu Palio Fire Economy tem 75cv, a diferença é no torque de 9,5 kgm, mas para um 1.4 poderia ser melhor!

  • Rodrigo_D

    será que esta certo isso 1.4 75cv ????? sei nao hein……… deve se um poquinho mais isso ai……. nao ia ser soh 5cv de diferença de um 1.0……. "é completo mais não tem ar" hahahahahha jah tive um carro assim só que era um versailles, tinha tudo nele, soh faltava um ar condicionado……… como eh que um carro sai com todos assim, quase todos os opcionais mais nao vem ar…. po….. vidro eletrico, retrovisor eletrico, trava eletrica, diração hidraulica…. essas montadoras…..

    Mais vou dizer… o 206 é o carro mesmo….. barato e economico……. problema eh que parece que desvaloriza rapido…..

    • mouraleo

      Na verdade, o certo é; 80cv gasolina e 82cv álcool.

      • tandre_br

        Isso é no flex. O a gasolina é 75cv, mas é mais econômico que qualquer 1.0.

        • mouraleo

          Hum, é verdade…desculpe…pensei que se tratava de um 1.4 flex.

  • loxa

    Ja tive dois Peugeot 206, porem ambos 1.6…… todos eram muuito bem equipados….. tenho muitas saudades……. eram carros fantásticos, principalmente o primeiro, ano 2003, primeiro modelo a desembarcar por aqui…..

    so fiquei com uma duvida: tem certeza que o cinto tem pre-tensionador?! Isso geralmente so tem em carros com airbag….. GERALMENTE….. ta escrito no manual isso? Se tiver, otimo! Eh um item de seguranca importantissimo!!!!

    Ademais, parabens pelo carro!

    • tandre_br

      Tem sim!

      Eu tive um 206 2000, sem airbag, e tinha. Descobri na prática :p

      • L.

        Fato, tive um 206 1.0 2001 sem airbag e também descobri na prática o prétensionador. Mas os "novos 207" já perderam este item.

    • Paulo_Ricardo

      cara meu fiat premio velho tinha pré tensionador, nunca tive carro sem isso. o meu classic tem.

      • loxa

        Voce sabe o que eh pre-tensionador por acaso, meu amigo?

        • Paulo_Ricardo

          sei

          confundi tensionador com pré tensionador

          • loxa

            Tensionador todo cinto tem, senão nao seria cinto de segurança! hehehehe

            O pré-tensionador é um dispositivo pirotécnico que recolhe o cinto de segurança na hora da batida, fazendo com que o corpo da pessoa fique mais preso ao banco, evitando choques com o painel….

            Pois mesmo com o tensionador padrão do cinto ele tem uma folga muito grande…. o pré-tensionador puxa o cinto pra trás, evitando essa folga, aumentando a proteção do motorista…..

            Pré-tensionador + Airbag = 500% a mais de chances de sobreviver numa batida =)

  • JJJJunioRRRR

    O que mata o carro é a falta de ABS / Air Bags, a manutenção que sempre foi caríssima e o valor de revenda (péssimo), no meu caso não compraria, prefiro comprar um carro médio um pouco mais velho e completo (principalmente quanto 'a ítens de segurança), como um Civic (não o New!), um Corolla, um Mondeo …

  • Fla3D

    Teria que fazer uma correção: o antigo 1.0 com motor renault era 16v. E verifique alguns "mais" que saíram no lugar do "mas", só uns detalhes pra ficar melhor a avaliação.

    O importante é que vc está satisfeito com o carro, eu tive um 206 tb e gostava enquanto ele não dava problema, depois minha única alegria foi quando eu troquei ele por um polo. Só nunca achei o porta malas de 230 litros algo agradável, mas se o objetivo é colocar som aí tanto faz. E concordo quanto a visibilidade dianteira, mas acho a traseira um pouco prejudicada pelas colunas largas.

    Também não acho que combinou muito as maçanetas cromadas, mas aí é gosto de cada um, acho que precisaria adicionar mais alguns elementos cromados pra elas não ficarem sozinhas.

    Gosto mutio do design do 206, impressionante como a peugeot conseguiu estragar com o 207 nacional, mas pior ainda é ver um agile na mesma foto que o 206, da pra ver o abismo que existe entre um design bem resolvido e um pessimo.

    • Livmeup

      Também notei o "mais" no lugar do "mas"…
      Tenho um 207, apesar de criticarem o design, ele me agrada. (sei que é um 206 na base).
      Saí de um Clio e, no 207 o espaço é mais apertado para quem vai atrás. Já havia dirigido o 206, no 207 a suspensão ficou macia demais, o carro sofre até com ventos laterais… Mas estou muito satisfeito com o carro.

  • GMV

    Eu pensei que o 1.4 desse Peugeot fosse de 82cv.

    • Luis_Henrique

      82 cv é na versão flex!

      Agora falando do carro em si, eu também gosto muito do 206, já tive 2 e não me deram dor de cabeça… Anda bem, é economico, tem boa dirigibilidade e acabamento e nível de equipamentos bem melhor que a maioria dos concorrentes.

      Em relação a suspensao, realmente era um ponto criticado por muitos mas no meu caso rodei 70 mil km com um deles, includive fazendo viagens e tudo e a suspensão não deu problema! A única coisa que não gostava era a tendência de sair de traseira, apesar da suspensão mais esportiva…

    • tandre_br

      O Flex é. Mas como todo flex, bebe horrores, prefiro com 75cv e econômico.

      • eds2010

        E o melhor, no modelo a gasolina o mais importante é mantido… o torque… na versao flex aumentaram a cavalaria, mas o torque saiu de 12,3 para 12,5… que "diferença"!

    • Rah990

      Somente a versão Flex que subiu para 82cv.
      Tenho um 08/08 também Presence 1.4, mas na cor Cinza Cendré, sou segundo dono desde os 5.000km do carro. Nunca deu problemas, e o acabamento interno do carro realmente é acima dos padrões dos carros de entrada nacionais.
      A revisão eu não considero tão cara assim, esse foi o meu primeiro carro então não tenho referência para os outros nacionais de entrada. A primeira revisão ficou na casa dos 400 reais e a segunda, com descarbonização do motor e fluídos aditivados, ficou em 700 reais (com alinhamento e balanceamento das rodas inclusos).

  • Milton-GT

    Uma dúvida que eu tive, esse Pegeout 206 foi comprado usado?

    Avaliação de carro usado, para mim, não tem validade, porque existem muita diferença entre as manutenções que os diferentes proprietários deram.

  • moleque_piranha

    Eu tive um 206 1.4 2005 gasolina por 4 anos (comprei zero) e o barulho do motor é muito alto! Invade o carro de uma maneira absurda.

    A suspensão era muito dura e tinha um monte de barulho interno, de peças mal encaixadas batendo umas nas outras. Tive que colocar borrachinhas pra diminuir os barulhos. E isso nao era somente no meu, um amigo meu tem um 2006 que tem os mesmos barulhoes internos.

    Tirando esses inconvenientes, nunca tive problema mecânico. Alguns amigos meus tem (ou já tiveram) este carro e, de um modo geral, as reclamações foram poucas.

    Eu tenho 1,95m e conseguia dirigir bem o carro. Na época, foi o carro que me senti melhor, em termos de ergonomia (comparando com gol, fiesta, corsa, clio modelos 2005). Mas era quase impossível alguem ir atrás de mim, tinha que ser uma pessoa bem pequena, pq eu jogava o banco pra trás no maximo e o abaixava bastante.

    Obvio que em viagens longas eu ficava com a perna doendo e me sentia cansado.

  • tandre_br

    Credo, um 206 Presence sem AC. Raridade total, mas no sentido negativo da coisa.

  • tiards

    Não compraria um carro desses, mas esse 206 é mais bonito que o 206,5 rsrs

  • runner81

    Tive um feline 1.4 2007, O carro era muito bom, porém, amortecedores estourados com 17.000 Km, excesso de barulhos internos e desvalorização alta me fizeram vender o carro, Fiquei 2 anos com ele, mas gostei bastante. Teria outro peugeot sem problemas.

  • Del

    Avaliação legal.

    Mas como o rapaz disse: "…no meu caso uso xenon, aí nem se compara com as lâmpadas convencionais, minha luz normal já é mais forte que o farol alto convencional…"

    É lamentável.

    Eu como não sou adepto do insulfilm, tenho que aturar essas porcarias com esses faróis xenon desregulados quando cruzo com um deles na estrada ou quando tem um parado atrás do meu carro, mandando esse facho de luz desordenada nos meus retrovisores laterais.

    • ismajunior

      Também detesto faróis xenon genéricos. Já reparou que carros de luxo com xenon de fábrica não ofuscam?

      • NANNDO_SP

        pois é, geralmente o farol não é projetado para lampadas xenon e acaba ofuscando a visão de quem vem no sentido oposto mesmo regulado pra baixo, já alguns importados o farol já é feito pra xenon assim não ofusca e tem diferença na lâmpada tambem pois as genéricas mais baratas ofuscam bastante. As pessoas que colocam não estão nem aí ou não tem noção que podem causar acidentes, pois atrapalha bastante! em alguns casos parece que o cara tem prazer em sair cegando todo mundo na rua, tem um vizinho meu que tem uma Santa Fé com farol e milha tudo Xenon xingling, o facho vai na lua!!! já xinguei ele umas 10x e o cara não ta nem aí.. deve tomar xingo direto rsrsrsrs

      • DCald

        Xenon de fabrica é outra coisa… olha uma BMW, Mercedes… o corte da luz é bem delimitado, não ofusca nada…. geralmente usam refletores elipsoidais… no refletor de "superficie complexa" de lente lisa ou no caso em que o refletor é liso e a lente é que comanda o foco (dos carros mais antigos) fica uma droga mesmo, pois esses farois são projetados tendo como base o ponto focal da lampada (que nas halogenas é bem definida)… tanto é que o faixo alto é dado somente pela mudança desse ponto focal (em lampadas que atendem o alto e baixo)… o que acontece com a lampada de xenonio é que ela não tem o foco bem definido e dai vai refletir pra todo canto no farol, gerando o foco disperso que ofusca qualquer um….

        Outra comentario, no texto o autor fala que a regulagem do farol é para controlar o alcance da luz… bom… de certa forma é… mas, na verdade, a regulagem de altura serve para compensar quando o veiculo está carregado (e dai a traseira abaixa e a frente levanta, levantando tambem o farol)…

        Muita gente regula isso completamente errado… geralmente essa regulagem tem 3 ou 4 posições… para regular corretamente, vc deve deixar na posição do foco mais alto (geralmente é o 0) e regular normalmente… então quando mudar a posição, ira baixar o farol… Tem gente que coloca numa posição intermediaria para regular e depois usa a regulagem para subir o farol… (e ofuscar todo mundo)…

        • Paulo_Ricardo

          o vectra q eu tive deu curto na regulagem do farol e eles ficavam subindo e descendo o tempo todo, chegava a ser muito engraçado kkkkkkkkkkkkkkk

          pior q custou um dinheiro arrumado essa merda.

      • Marcelinho

        O négócio q mais atrapalha num é a lampada q tabém ajuda mais a falta do bloco eliptico do farol aquela bolinha q os astras BMW,A3 e outros varios modelos possuem aquilo redus bastante a luminosidade do fexo de luz e se bem regulado ñ ofusca os importados com xenon geralmente tem regulagem automática esperimenta depois abaixar qdo o xenon de um deles estiver ligado pra vc ver c o fexo ñ é exatamente = aquele golzinhos e palhos com xenon e lampadas lisas faz o teste!

  • Gustavo Miranda

    Um amigo meu do trabalho tem um igual a esse, pretinho 1.4, ele é muito bonito, da Peugeot, depois do antigo 407, é o Peugeot que eu mais gosto, o interessante é que, mesmo sendo um design de 1997, não ficou datado, mesmo sendo radical, o que é muito difícil de acontecer, pena que a Peugeot enfeiou ele com o exagerado visual narigudo e "zoiudo" do 207.

    • DCald

      Realmente, dessa epoca de 96-98 tivemos varios carros bonitos… uma listinha dos que eu acho que superaram o tempo, ou seja, o desenho continuou atual mesmo depois de vencida a "validade" do projeto: Alguns exemplos são 206, Vectra, Astra, Focus

      • Paulo_Ricardo

        não sei se vc concorda, mas o brava também e marea week hehehe

  • Caetano2010

    Concordo com vc que atrás o carro é muito apertado msm,para um passageiro ir atrás confortávelmente só se ele não tiver perna do contrário esse está ferrado,a manutenção tbem é um pouco mais cara que outros carros do msm segmento ex palio,gol,fiesta e corsa,e vc já deu uma olhada no seu estepe hj,porque o msm não pode estar lá,por causa da facilidade de se roubar o estepe desse carro,que fica embaixo do carro e do lado de fora,qto ao ar cond tem gente que gosta e outros que não gostam,mas msm assim acho que vc vai pelejar para vender esse carro,pois é o primeiro que vejo sem ar.

    • DCald

      Esse negocio de penar pra vender sem AC tem um pouco de lenda… tudo depende de onde vc vende o carro… claro que se estiver no RJ ou em Cuiaba vai ser impossivel vender sem AC….
      Agora, eu já tive carros completos sem AC, na epoca que eu fazia faculdade em São Carlos, não usava AC, então comprei um carro sem AC… o AC aumentava 3500 reais no preço do carro (8-O) e na hora de revender o carro, um carro com AC valia apenas 500 reais a mais que outro sem AC… bom, depois mudei para Curitiba, e aqui tbm não é necessário AC em 360dias do ano (nos outros 5, só usar o outro carro que tinha AC)… resultado, vendi o carro sem AC por aqui (e por um otimo preço, o carro estava muito bem tratado e vendi rapido e até acima da tabela) comprei outro 0km sem AC… até agora, só reclamei de não ter AC 2 vezes em viagens que fiz para o interior de SP… bom, mas como ele é o 3o carro aqui em casa, se for pra algum lugar que realmente precise do AC, só usar o outro carro…

    • PauloECosta

      Profético! Demorei 6 meses para vender o meu sem ar aqui em Brasília também! Apesar de estar com a pintura linda e a mecânica irrepreensível, quando diz que é Peugeout e sem ar o pessoal desanima.. vendi por 3000 abaixo da tabela Fipe

      • tandre_br

        Exato. Já o meu completo eu passei pra loja pelo valor de tabela, mesmo estando muito rodado, como troca.

  • Peeeeeeeeeh

    Na segunda foto tem um Trágile preto atraz , estragou a foto rçrçrç

    • MarcosMV

      QUEIMA !!!

    • GustavoTeles

      Vixa! tomei até um susto kkkkk'

  • loxa

    na verdade os primeiros modelos na epoca do lancamento em 2002 e 2003 tinham uma suspensao "europeia"….. era MUITO dura…. mas os modelos "novos", ja em 2006 tinham uma suspensao super macia….

  • Die_BL

    quem vai GOL G5 ou PEGEOUT 206?

  • felipe_pereira

    pra 1º carro é uma boa pedida, é um bom carro, foi um dos nacionais mais bonitos que tivemos… em termos de motor esse carro é agil, já dirigi um, e o carro é bonzinho…

  • marciors01

    O 206 realmente é mais bonito, mas o 207 tem um câmbio macio acionado por cabos, suspensão reforçada e mais macia além de um acabamento interno impecável para a categoria.
    A mudança na aparência e textura dos plásticos mudou completamente o interior do carro, o 207 tem um interior bonito demais.
    Apesar da aparência eu ficaria com o 207.

  • wolfburger

    Corrigindo o autor o Gol tem 72 cv com gasolina e 76 cv no etanol.

  • GustavoTeles

    Nunca fui muito fã desse carro.. mas tenho que assumir que ele tá melhor que Gol e Palio… aliás, a roda é de ferro mesmo? porque ela tá bonita pakas :D

    • Rud

      Como assim melhor que o Gol ,cara vc tá louco, é um ótimo e excelente carro, além de lindo, mas já passou fase é um projeto dos anos 90, o Gol é totalemnte novo e segue tendencias muidiais como a linha de situra alta por ex. além do que a manutenção é muito mais barato que a do 206.

      Outrra coisa o Gol tem muitomais revenda do que 206, digo isso estava quase comprando um 206 e pesquisei muito sobre ambos.

      • GustavoTeles

        Mas na minha opinião ainda continua melhor que Gol e Palio.. Simples assim

        • eds2010

          Alias Rud, ser um projeto dos anos 90 não quer dizer que é um projeto ruim. Se pensarmos que o Gol G5 foi pouca coisa melhor que um Palio que tem plataforma de 1996 no crash test, pode ter certeza que o Gol não é sinonimo de melhoria. O 206 provavelmente com air bags deve ser até superior que o 207 pela utilização de materiais melhores e numa batida poderia ser superior ao Gol.

          Portanto, não adianta nada dizer sobre o desenho do carro e a questao de ergonomia se na parte de segurança o carro peca como outros varios do Brasil.

    • ccoala

      Acho que é a calota do 207

      • GustavoTeles

        Tá certo, fail meu, tava vendo d um pc onde a luz tava clara… agora to num pc onde tá dando pra ver direito…

  • Paulo_Ricardo

    tá aí um dono de 206 dizendo que a manutenção ébem cara depois da garantia (e realmente é) enquanto tem alguns aki q diz q é lenda…

    carro sem ar eu não chego nem perto aki no rio e pior q muitas vzs só o ar não ajuda, tem que ter um filme com controle UVA, UVB senão as vzs não gela por mais q o ar seja bom.

    bem… não passo sufoco com o meu quanto a isso hehehe

    • tandre_br

      Pastilha de freio R$30 (Paralela nacional) R$50 (Original), correia dentada R$50, poly-v R$40, amortecedor R$120 cada, balança R$100, bieleta R$20 (paralela), R$40 (original), coxins do motor ~R$45 cada.

      Não acho cara de forma alguma, ainda mais levando em conta a baixa frequencia de troca.

      • Paulo_Ricardo

        se vc acha isso barato…

        mas acho que tem coisa errada nesses preços, onde vc pegu eles e mora aonde?

        aki no rio é caro

        mas o maior problema nem é tanto o preço das peças que vc troca com frequência e sim algumas que se der defeito, já era, naum acha mais.

        • tandre_br

          Pode comparar com manutenção de qualquer outro carro que ofereça o mesmo nível de confiabilidade, ele é dos mais baratos.

          Cara, isso é aqui no Rio, em algumas lojas especializadas em importados e alguma coisa da própria concessionária (O amortecedor :p ). O Rio é o MELHOR lugar pra se ter PSA, tem inúmeros fornecedores de peças baratas e de qualidade, tipo RioParts (Especializada PSA e Renault), só pra citar um único exemplo (que já atende em quase tudo…)

          Pra quem mora em outros estados, o MercadoLivre tem preços BEM semelhantes, e tem ótimos fornecedores online, tipo a Nafil.

          Eu rodei ~80000km, dos 60000 aos 140000, num 206 e não troquei nenhuma peça duas vezes, exceto as de desgaste, óbvio. E nada eu fiquei esperando peça, no máximo esperei até ter tempo de ir na loja comprar.

          O ÚNICO serviço caro dos 206 é a retífica do eixo traseiro, lá pros 120-150 mil km, que sai uns R$600-800 já com mão de obra.

          E a única coisa que não se acha pra comprar novo a preços razoáveis caso você destrua são os bancos, mas acho que isso é de qualquer carro.

          • eds2010

            Aproveitando só para ter citado, eu tenho um C3, e como algumas peças sao compartilhadas entre os dois carros, o C3 tbm tem preços semelhantes… no meu caso, a Correia dentada custou 47 reais e o freio custou 40 reais ambas peças genuinas. (ou seja, da fabricante que faz as peças para a PSA).

            E em relação ao ar condicionado, eu já percebi que carros 1.0 pelam muito para gelar principalmente em transito (parece que o ar condicionado funciona adequadamente enqto se acelera o carro, se ficar no anda e para do transito, parece que diminui a eficiencia do condicionamento do ar). Já carros 1.4 para cima que eu tenha testado e comparado perante aos 1.0, percebo que a diferença e bem nitida e o carro pode até perder eficiencia de motorização mas o ar continua gelando muito bem. Sou de SP, mas já fiquei durante 1 ano no RJ e nesse periodo os carros que aluguei me deram essa base.

            • Paulo_Ricardo

              eu posso dizer q o ar do meu classic 1.0 funciona melhor que da minha antiga palio adv 1.6 16v.

              mas no anda e para se vc já não tiver rodado um bocado a coisa dificulta mesmo, isso é relacionado a potência da bateria do carro, por isso recomendo que use sempre uma de 60A pra carros com ar q esse problema diminui.

              no caso do meu carro por exemplo mesmo com a de 60A com o ar em pleno funcionamento durante o anda e para a buzina não funciona. por isso tem q acelerar constantemente pra funcionar bem e também tá relacionado ao alternador, um alternador mais eficiente melhora o desempenho.

              • tandre_br

                Credo!!!

                Mais uma história preu contar: Classic, carro "muito bom", que a buzina não funciona no calor no engarrafamento.

                E o ar nem é grande coisa, você diz que precisa de película pra gelar direito (Em outro post, não ache que eu esqueci :p) no calor.

                A bateria não é usada com o carro ligado, quem fornece energia é o alternador. A bateria só é usada se o alternador parar por algum motivo.

                • eds2010

                  tandre,
                  Na verdade o que se passa é que o ar condicionado para carros 1.0 funciona diferente de carros 1.4 para cima. Ele precisa ser mantido com o motor em giro para que suporte a corrente e demanda de funcionamento. Quando o Paulo se refere a bateria, é que o carro utiliza o alternador para recarregar a bateria o que em um carro 1.0 utilizando outros itens embarcados (como direção hidraulica entre outras coisas) faz o carro realmente pender na eficiencia do ar.

                  Bem, como conhecimento de causa, o pior carro nesse quesito é o Gol G4… que qualquer anda e para (que considero no Rio algo bem menor que SP) o ar para gelar o suficiente vc tem que deixar o ventilador ligado em uma posição quase no limite para que qdo se perde a eficiencia ao menos vc nao passe calor. DEsconheço o funcionamento do ar do Gol G5.

                  • tandre_br

                    Nossa, eu respondi várias coisas pelo e-mail e pelo visto não chegou nada :P

                    Eu sei disso com o ar condicionado em 1.0, mas buzina parando de funcionar no calor / engarrafamento com ar ligado pra mim é nova!

          • Paulo_Ricardo

            bem…

            faz mais de 4 anos que fechei minha auto peças rs. tô meio desatualizado então…

  • jonas

    Tenho um 206/2003 com todos estes itens, direção,ac,regulagem de altura de farol, regulagem de altura do volante,desembaçador,limpador de vidro traseiro, vidros elétricos, um visor no painel que indica dia/mês/ano/hora e avisa quando alguma porta esta aberta, sinais sonoros que avisan do esquecimento de luz ligada/ de chave na ignição, tem controle de travas na chave e um bom acabamento interno com um certo conforto no desenho dos estofados. Daí fica difícil comparar com outros "populares", eu que já tive um gol e um ford ka.

  • DanielPilfer

    Meu pai teve três 206 até trocar por um Fit, baita carrinhos valentes. Ele rodou em média uns 80 mil kms com cada um, e nunca o deixaram na mão, só fez manutenção preventiva indicada no manual.

    Aliás, minha visão dos carros franceses é completamente oposta à do mercado, acho que os carros há muito já aguentam bem demais o tranco das nossas ruas e estradas. O primeiro carro que eu utilizava era um Clio 1.0 2003 que também era robusto pra kct.

    Agora, o pós-venda de Peugeot/Citroen realmente é um lixo, por isso os carros desvalorizam tanto e eles dificilmente fidelizam o cliente.

    • tandre_br

      Depois de dois franceses, mais de 100.000km neles, e rumo a um terceiro em breve, é a minha visão também.

      Mas eu nunca dependo de pós-venda de concessionária: Se eu depender do da Toyota pro meu Corolla, tô ferrado do mesmo jeito.

      E a PSA consegue QUALQUER peça em menos de uma semana, o que já é bom o suficiente pra mim… Sendo que a maioria já fica no estoque.

      • eds2010

        Olha, eu digo que em questao de concessionaria, como elas fazem parte de um dono (porque em certas regioes é uma mesma pessoa que é dona da concessionaria) eu digo que é uma questão de concessionaria para concessionaria. Aqui em São Bernardo a da Citroen chamada "Saint Bernard" é muito boa com seu pos venda e minha consultora tecnica (sim é uma consultora dedicada para seu veiculo) ela já até sabe o que eu preciso fazer no carro. Eu que logicamente escolho o que deve ser feito, mas ela sabe me dizer as coisas quando aparecem de problema e se aparecer. Com certeza lá, eles me fidelizaram como cliente.

        Seja por correções e soluções, mas também pelo otimo atendimento. A de Poços de Caldas – MG é mto boa, inclusive se o carro vai ficar o dia inteiro na concessionaria, eles te levam ao seu serviço ou lugar onde vc vai ficar e depois te buscam. Duvido que outro lugar faça isso (para carros mais populares). Eu fico pensando se não vale a pena avançar para um carro superior ao meu sendo da mesma marca mas semi novo… pagaria um pouco mais apenas e pegaria um superior (que já que comparamos entre desvalorização, pegaria um ja desvalorizado).

  • lucasfs87

    aff.. o cara fazer avaliação do 206 tendo um fusion….???? enfim, cada louco com sua mania….

  • ahotsuru

    tive um 206 Feline completo… ótimo carro… ótimo acabamento… com computador de bordo… completo… realmente a manutenção é cara… mas pelo menos o carro nao te deixa na mao. Agora tenho um 307 que ja esta desatualizado mas também é um otimo carro.

  • GarfieldMix

    Cara, tb tenho um 206 Presence e vou te corrigir:
    O 206 não tem nem frisos nem borrachões (dianteiro e traseiro) na cor do veiculo..a cor original deles é preto, por isso vc achou que fosse na cor do veiculo. Só é pintado na cor do veiculo nas versões mais caras.
    Ele não tem computador de bordo..aquele visor mostra só data, horário e se mantiver o cd player original o nome da música.
    Ah, também mudei a calota do meu pra calota do 207, mas em breve ponho umas rodas de 17" hehe

    O 207 peca por não ter regulador de altura do farol..a Peugeot tá cada vez mais RIDÍCULA..até isso eles tiram pra aumentar a margem de lucro deles.
    ¬¬

    • eds2010

      Garfield,
      Quando fui pesquisar entre 2007 e 2008 carros para trocar o meu ex Uno 1995 ELX, passei por diversas concessionarias. Pelo menos o modelo Sensation (de entrada do 206) 1.4 já flex, tinha algumas funções de computador de bordo sim. Hodometro parcial, hodometro total, autonomia do tanque de combustivel. Só não tinha de consumo médio. Outro item bobo, mas a peugeot sempre ofereceu no 206, foi o limpador traseiro com desembaçador de série e ar quente. Os modelos 1.0 atuais não oferecem isso de série, normalmente é um valor de 200 reais a mais para obter ambos (na Fiat é mais caro para obter, mas fazem descontos onde o desconto da o acrescimo do item).

      Abraços,
      Edson

      • GarfieldMix

        Po o meu que é 2006 não tem não, se vc tá falando pode ser que os mais novos tenham.
        Limpador traseiro é uma das coisas boas do 206, além dele tem mts coisas que seus concorrentes diretos não têm.

        Abs!

  • Luiz Fernando

    Já tive um desse. E realmente ele anda mto mais q qualquer 1.0. Mas a manutenção é absurdamente cara.

  • nunes_01

    eu gosto do design…

  • DouglasGT

    206 é Lindo. Nao é atoa que fez muito sucesso Lá fora.

    Sou Fã do 206 :)

  • Krestu

    Foda que esse 1.4 é muuuuuito manco, o menos potente e de pior torque do mercado….
    Coloquei o Corsa 1.4 Econo do lado desse aí do meu amigo e ele ficou com vergonha.. 1kgf a mais de torque e 23cv a mais de potência..
    E o bixo ainda reclama que não faz nem 7km/l na cidade, enquanto o Corsa passa fácil dos 8. Fora que o 206 é duro demais, suspensão, direção, câmbio, mais barulhento.. Cansa fácil.

    • eds2010

      Olha… discordo… o peso x potencia do peugeot é muito bom. Mas o Corsa, tendo um 1kgf a mais de torque faz a diferença. Vale lembrar que a relação de marcha também é importante para o carro. E os PSA tem relações longas, no caso do Corsa é mediana a relação deixando o carro mais esperto. Mas pegue por exemplo um Agile ou Prisma e vc já verá que o comportamento apesar do motor mais forte ser diferente. As marchas sao mais longas e os mesmos andam menos que o proprio Corsa.

      Mas enfim, cada um com suas escolhas… eu no caso gosto muito dos corsas C.

  • LevyOliveira

    Muito bom..

  • Eddu13

    Parabéns Eber pelo seu Peugeot, eu adoro o 206 meu sonho é comprar um Quiksilver. :D

    Só uma sugestão tira as calotas e deicha a roda de ferro preta a mostra, eu acho mais bonito.
    Caso você não goste beleza.

    • sam_85

      nao eh do Eber nao hehe

      • Eddu13

        HUAHUAHUA Achei que era dele.

  • stoukz

    206 é massa

    mas 75 cv achei paia

    se botar do lado do celta 1.0 perde

    celta 1.0 é outra coisa paia tmb

    hdshhs

  • fdantasdesa

    Possuímos um 206 2003, além do Cerato 2010 e do Fox 2008 que já comentei por aqui… Cara, o carro não é novo, tem lá seus 55.000 km rodados, mas tá dando chulé no Corsa que foi embora no lugar dele! Anda mais, grita menos, o motor é mais manso, estável (o câmbio do GM VHC é um lixo)… Essa história de manutenção cara eu ainda não vi… cesta de manutenção de suspensão dele sai por 1500 reais (sem pneus) mais ou menos, enquanto que o Fox consumiu 2400,00 com o jogo de pneus, após uma porrada fenomenal num buraco que antecipou essa manutenção.

    Bom, no geral o carro tá entregando bastante pro que se esperava dele (afinal veio usado pra gente)… Ou seja, por enquanto só elogios, veremos se continua assim ;D

  • rBvix

    quem dera meu 206 fizesse 13, n passa de 8 na gasolina :/

    • tandre_br

      1.4, só gasolina? Tem alguma coisa errada, óleo, velas, filtro, essas coisas simples.

      Se for flex, eu não estranharia, porém, nunca vi um flex econômico.

      • rBvix

        eh flex mas desde 0km ele sempre foi assim.

        • eds2010

          Nossa tem motor 2.0 nesse peugeot? que consumo horrivel. Meu C3 1.4 faz medias faceis de 10 a 12km/l na cidade com transito pesado. E olha que é flex.

        • tandre_br

          Flex é assim mesmo… Não vai passar muito disso não. Nunca vi ninguém com flex e consumo bom. O só gasolina faz 13 fácil, nas mesmas condições. É o mesmo problema do Civic: A PSA DESTRUIU o consumo quando transformou em flex (Mas aumentou as vendas, então eles pouco se importam.)

  • Rennan

    Já tive um 206 2000 1.6

    ele até me preocupou um pouco por ser importado,

    era muito bom o carrinho, o motor era bem esperto, e nunca me deixou na mao,

    agora troquei por um C3, estou bem mais contente agora

    ao contrario da opiniao de muitos… trocaria por um outro frances sem problemas,,,

  • GarfieldMix

    Outra coisa terrível no 206 é o resultado do crash test: fizeram com o 207 (inclusive foi divulgado aqui no NA) e o sem air bag ficou com apenas 1 estrela.
    Tenso..

    • tandre_br

      Porém o 206 (Com airbag, claro) tem 4 estrelas na EuroNCAP.

      • GarfieldMix

        Dai minha revolta: o 206,5 brasileiro foi testado e ficou com 2. o europeu ficou com 4.
        *****, será que a vida de um europeu vale mais que a nossa ?!?!?!

  • MINQiz_

    Também moro no sudoeste! :D
    A observação que fizeram em relação ao extinto motor 1.0 da peugeot está correta.
    Ele é 1.0 16v e não 8v.

  • LEOFX182

    Eu tenho um Palio 1,5 96/97, ta velho o carro, então to querendo trocar, e estava querendo pegar um 206, mas detonaram tanto o carro que fiquei com medo, uma das coisas é preço da manutenção, e pq quebra muito, então pensei em pegar um golf 1,6 2001 ou 2002, que tem manutenção cara tambem, mas acredito que quebre menos, até pegaria outro Palio, mas um completo como o meu sai muito caro.

    • tandre_br

      A manutenção do Golf é BEM mais cara, seguro idem, e quebra tanto quanto: Ambos são carros bem confiáveis.

      • Victor Hugo Mulsane

        Golf é uma joia, amigo. Na familia temos um 2001 sportline. O carro nunca deixou ninguém na mão, a não ser por um pneu furado com minha mãe. A manutenção é bem barata, muito inferior ao 206. Golf é outra vida. Conforto, silencio. Melhor até que 307!! Fato. Não se iluda, amigo. Todos peugeots são bonitos, mas qualidade nunca tiveram. O 307 pode ter um painel mais bonito e moderno do que o do golf, mas quando se anda nos dois a notável diferença à favor do golf é nítida! Suspensão deliciosa! Ótima estabilidade, não dá solavancos em buracos. 307 qualquer oscilação no asfalto se ouve no habitáculo. O único carro que chega aos pés e até é melhor que o golf é o focus. Ja andei em I30 bom também, mas falta robustez e acabamento. Revisões absurdas! Sem dúvidas focus vai ser meu próximo carro.

  • Victor Hugo Mulsane

    Pug nunca mais!! Gente não comprem carros dessa marca. Tive um 206 1.6 flex feline. A única alegria que tive foi quando vendi. Acabamento péssimo, suspensão fraca, problemas com o setor da direção, motor fumava e manutenção carissima! Isso porque ele era novo, imagina se fosse velho. Preço das revisões absurdas. Quando acabou a garantia, foi quando começou a dor de cabeça. Preço de peças absurdos, comparando-se com uma BMW 325i 94 que possuimos em casa. A diferença é que ela raramente da defeitos, não é descartável. Certeza se fosse para comprar um carro para andar no transito, como o amigo do teste, Compraria, corsa, palio ou fiesta. São infinitamente melhores. E não é só a linha 206, são todos da linha pug. Tenho um amigo que tem uma 307 station. Ele tem até medo de viajar, de tantos defeitos que ela da. Manutenção de mercedes, mas não durável como um. Pensem bem.. é bonitinho, mas ordinário.

  • LevyOliveira

    Bom carro.

  • BELLIZZI

    Tenho 55 anos e já tive pra mais de 60 carros,meu último foi um Astra e um Monza……Hoje tenho um 206 1.4 flex de82cv ano 2008,o carrinho é simplesmente ESPETACULAR!!! posso dizer sem dúvida alguma que em custo e beneficio foi o melhor que tive entre os 60 que já tive!!! bom de tudo,super equipado de fábrica e com muito conforto,viajo eu minha esposa e meu filho com o maior conforto e tranquilidade,estou com ele desde zero e esta com 35000 km,NUNCA,eu disse NUNCA me deu problema!!! vale resaltar que também sempre fiz todas as revisões como manda o manual do proprietário! sendo assim,qualquer problema que poderia vir aparecer foi detectado nas revisões,assim como a manutenção preventiva inibe qualquer problema normal que poderia vir a surgir! lógico que desgastes naturais são comuns,como do sistema de escapamento que se deteriora pricipalmente por causa do alcool! porém também so o troquei com mais de 20000 km…..e ao valor de 75 reais o silencioso! ehheh brincadeira né!! Emfim, agora vou vende-lo e compra um outro mais novo,LÓGICO que um 207 sem duvida alguma…..RECOMENDO A TODOS……

  • Diego

    Tenho um 206 Moonlight 1.4 2008, atualmente com 70.000km.

    Sou apaixonado pelo carro. Ao longo destes mais de 5 anos com ele posso dizer que o saldo foi positivo. Deu alguns pequenos problemas, fáceis de resolver, como qualquer carro com esta idade.

    O que me chama a atenção nele é que ouço tantas críticas de quem nunca teve um, mas todos os mecânicos que visitei sempre elogiaram muito o carro.

    Embora o carro continue belo, o projeto está defasado. Ainda mais o meu, que não tem air bags ou abs. Ainda assim, ele cumpre exemplarmente seu papel de carro para o dia-a-dia, com muito conforto e segurança. Imagino as versões mais equipadas, com ar digital, retrovisores elétricos, sensores de chuva e crepuscular, etc.

    O motor não falta na cidade e é econômico na estrada, mas é beberrão na cidade e falta um pouco na estrada rs

    É um carro ótimo para modificar. Trocar rodas, faróis, lanternas, etc. Ele fica bem com tudo, meus amigos acham o máximo. Se você se liga na beleza do carro, é uma ótima opção. Desempenho, isso é com o 1.6 16v, mas o 1.4 é valente e robusto.

    O 206 é um carro para quem gosta de carro. Para quem se interessa por manutenção preventiva, para quem não gosta de ficar na mão das concessionárias (que, via de regra, são careiras e ruins) e constrói sua pequena rede de fornecedores e mecânicos, para quem aprecia mais a segurança que ele passa numa curva do que no desconforto que ele transmite ao passar numa cratera.

    O que me chamou a atenção nesse leão foi, não nego, a aparência. Mas, ao longo dos anos, ele me provou ter muito conteúdo.

  • ian

    teu carro tem 80 cv com gasolina e 82 com etanol se for flex , caso nao seja e 75 mesmo de 2006 em diante todos 206 1.4 tem 82 cv igual ao meu que e 1.4 2007