Usado da semana

Carro da semana, opinião de dono: Peugeot 307 SW Feline 2006/2007

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Olá pessoal, meu nome É Fausto, tenho 21 anos e a dez meses adquiri uma Peugeot 307 SW Feline 2006/2007. Atualmente o carro está com 115.000 km rodados. Li sobre essa transmissão AL4 e tinha ou tenho ainda receios sobre ela… nos papéis do carro vi algumas notas fiscais de reparo no câmbio no valor de R$ 4.000.

Adoro o rodar macio do carro e as trocas super suaves do câmbio. No modo manual por incrível que pareça existe uma velocidade certa para passar a marcha sem tranco. Por exemplo de 2º para 3º a 40 km/h a suavidade até impressiona, mas acima de 40 km/h o tranco incomoda.

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CONSUMO

Trabalho com formaturas, ou seja, visito muitas cidades então calculo percursos de 50% cidade e 50 % estrada. Na estrada me encho de orgulho, nesses 10 meses ainda não entendi como a pessoa paga R$ 80.000 em um carro sem piloto automático. Mas enfim, na estrada com o porta malas carregado faço incríveis 14,5 km/l a 100 km/h, mas a alegria dura pouco na cidade a média é 4 ou 5 km/l andando a 20km/h (ando nesta velocidade pois procuro residências e etc.)

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DESEMPENHO

Está aí outro fator que me encho de orgulho, gosto dos bons 20 kgfm de torque em baixa do 2.0 16v com 143 cv… e às vezes não me orgulho porque considero o câmbio na posição Drive bem burro. Ultrapassagens que seriam facilmente feitas em 4º ele reduz 3º e se não bastasse subir o giro desnecessariamente ele fica segurando o giro por alguns longos segundos… me fazendo tirar o pé do acelerador por uma ou duas vezes para ele passar a marcha. Irritante.

Existe a posição S que para mim, não serve para nada… esse câmbio não é nada esportivo e o medo de dar pau ainda me atormenta.

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SEGURANÇA

Para falar a verdade nem sei quantos airbags tem este modelo no mínimo uns 4. Cinto de três pontos para todos. Muito estável, superseguro freia bem até demais.

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EXTERIOR

A dianteira é idolatrada enquanto a traseira é do famoso tipo me ame ou me odeie. E falando em dianteira é angustiante quando vejo uma valeta…passar sem ouvir o raspão só se for a 10 km/h ou MENOS! Coisa que é algo muito comum na minha cidade de São José do Rio Preto/SP.

Uma ressalva para os retrovisores que são rebatidos automaticamente… as vezes o do passageiro não abre totalmente tendo que os fechar e abri-los internamente para eles ficarem na posição correta…coisas da idade. Lâmpadas de luz baixa já queimaram umas umas seis vezes em menos de um ano…. brincadeira não?

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INTERIOR

Bancos superconfortáveis para quase 120.000 km estão muito bem cuidados. A qualidade dentro da cabine impressiona, o painel é emborrachado, macio quase nada desgastado. Volante novo e o que incomoda é o controle do som… particularmente detesto essas opções dos franceses em colocar a maioria dos comandos atrás do volante. Nesse quesito os Fords e VW são os melhores.

O rádio é um fiasco…. Sem USB, sem MP3, sem Aux, o que salva é o sinal das estações, um dos melhores que já vi. Os alto-falantes darei um desconto pela idade, mas são péssimos. O computador de bordo é razoável.

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A abertura da parte interna do teto panorâmico faz um barulho. Como se fosse esteira de tanque de guerra! Mas dou um desconto pela idade… tirando o barulho funciona 100%. Os bancos individuais atrás são um show de mobilidade, mesinhas atrás dos bancos e o porta malas…gigante.

O estepe tenho que manter dentro do carro, pois o antigo dono tinha medo de roubo pois morava em São Paulo. E acabou perdendo a peça que o fixa em baixo. Tem tanta porta objeto que até me surpreendo com coisas que guardei e esqueci. O ar no manual é ok, no automático gela demais.

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DEFEITOS

Além dos espelhos já citados, adquiri o carro com 88.000 km e então com 95.000 km um vazamento de óleo apareceu após a troca do mesmo… ficava uma mensagem de *STOP PRESSÃO DE ÓLEO INSUFICIENTE* levei na concessionaria me cobraram absurdos 550 reais pois disseram que teria que passar scanner para achar o problema e substituir todos componentes do filtro.

Levei numa mecânica de confiança da empresa… resultado: sensor de óleo *cebolinha nova* 45 reais + 30 reais de mão de obra = 75 reais e a mensagem sumiu!

Resumindo para um solteiro é um exagero de carro, são muitos acessórios por um preço honesto. Logo vou mexer no óleo da temida caixa e seja o que Deus quiser!

Por Fausto Leal

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  • Daniel

    Bacana!

    Encontrar relatos de japoneses com mais de 100k rodados é fácil. Sempre bom ler donos de outras marcas compartilhando estas informações.

    Parabéns e boa sorte com o câmbio quando for mexer.

  • João Cagnoni

    Muita gente compra carro francês e faz manutenção em mecânico de R$30, depois fala que o carro não presta… Mas enfim, tenho algumas considerações: 1- Câmbio indeciso: já atualizou o software em concessionária desde 2012? O meu mudou da água pro vinho, ficou simplismente perfeito. 2- Câmbio que mantém o giro alto: coisa de quem não conhece o carro. Ele mantém o giro alto nas ultrapassagens (o que é ótimo), se você não quiser isso, é só triscar o pé no acelerador que ele passa de marcha. 3- Consumo na cidade: deve ser o seu modo de condução, pois eu moro em SP e faço 7~8km/L com trânsito e ar ligado (o meu tbm não é flex). Já ouvi falar que os flex fazem 5~6. 4- Freia bem: esse carro tem a mesma distância de frenagem do Camaro, não existe nenhum outro médio que freie igual. Isso já me salvou muitas vezes (tenho um C4 / clone do 307). 5- Essa “passadinha de scanner” da concessionária atualiza todo o software de injeção é câmbio. Vale muito a pena! 6- Ar automático: Em 15°C vai gelar muito mesmo, principalmente pq o ar é progressivo. Aqui eu deixo em 22°C. 7- A avaliação ficou muito incompleta, você não citou quase nenhum dos equipamentos do carro. Só pelas fotos dá pra ver que o carro tem ar dual zone, sensor de chuva, farol automático, retrovisor eletrocrômico, freio a disco nas 4 rodas, ABS + EBD + AFU, etc.

    • Mayck Colares

      Tenho um Citröen com o câmbio parecido (não é o mesmo) enfim, quando tô na estrada, pronto pra fazer a ultrapassagem aperto o botão S ele reduz na hora pelo menos uma marcha, ultrapasso e desativo ele de novo. Pra mim é bem mais fácil q colocar no manual e reduzir.(é mais simples apertar 1 botão.)

      • Eduardo Gregório

        Em quase todos os automáticos afundar o pé no acelerador também faz essa redução, conhecida como kick-down.

        • Mayck Colares

          Gasta uns 2 litros de gasolina e reduz de 2 até 3 marchas no link down até o fundo…e ai?

          • Eduardo Gregório

            O gasto extra deve ser muito mínimo, em 1 segundo de pé no fundo ele já reduz.

            Em relação a quantidade de marchas, geralmente no modo “S” ele reduz uma para deixar um pouco mais esperto e no kickdown ele reduz até a marcha que deixaria em torno de 5000 RPM.
            Cada um tem seu uso, para uma tocada esportiva concordo em usar o S, já para uma ultrapassagem não vejo porque não utilizar o kick down.

            • Mayck Colares

              To te explicando que se eu aperto o botão ele reduz instantaneamente da sexta pra quinta que já é mais que suficiente pra ultrapassagem. Eu sei que se precisar o kick down tá lá.

      • RyanSX

        Você faz igual ao meu pai, ele prefere fazer assim também, mas eu prefiro reduzir na alavanca e deixar o giro alto, depois coloco de volta para o “D” e pronto. Tem o Kick-Down, mas ao aliviar o pé ele ja reduz as marchas na hora ainda mais sem o modo Sport. O meu no caso é um 308 AT6.

    • Estevam

      Amigo, concordo plenamente com seus comentários. Lá em casa temos 2 felines Hatch um com 103k e o outro com 124k e já fiz a atualização do software em ambos. É impressionante como muda o comportamento e o consumo. Um é 07/08 e o outro 08/09. Moro no DF e ando em torno de 20km ao trabalho. O meu é flex e está com 103k e na cidade faz 9,5km por litro com gasolina, no computador de bordo e no bolso também. Na rodovia faz uns 12Km por litro andando a 120km/h. Adoro o veículo e não tenho a menor pretensão de trocar por outro no momento. Se isso ocorrer tem que ser por um veiculo com as mesmas características e a um preço para mim aceitável que hoje seria em torno de R$ 45.000,00 a R$ 50.000,00. O 308 seria o substituto imediato, porém o considero muito feio, aquela trazeira não me convence e não faz parte dos meus planos também. Abraços

      • Colorado

        ta bom de consumo, é 1.6? o meu 2.0 AT sofre pra fazer 4 com alcool na cidade, ando triscando o pé no acelerador, quanto ao 308, pegaria um THP branco, mas não zero

        • Estevam

          Não. Feline 2.0 AT. Aqui no DF álcool não compensa, então só gás. E acredite sempre faço uso dos 143CV que o bichinho tem. E uso o botãozinho “S” sempre que necessário. E as vezes também brinco um pouco com ele no modo “sequencial”, para relembrar os velhos tempos né. O carro está bem regulado e a manutenção em dia. Faço serviço na mesma oficina há 19 anos. Confio plenamente. Abraços.

        • edumeoli

          a diferença de consumo é também pela localidade. brasília é tudo plano e qualquer lugar tem longas retas, pouquíssimos cruzamentos. é quase consumo de estrada. tenho um 207 automático, faz entre 8,5 e 10 no álcool, mas em brasília.

    • Fausto Leal

      Joao sobre o mecânico……não procuro o mais barato se fosse assim…eu continuava andando de gol! QUE culpa eu tenho que ele cobrou só 30 reais… kkkkkk
      Mês que vem vou gastar mais de 1800 com a troca das correias e a troca dos fluidos e limpeza do sistema de arrefecimento!
      Sobre segurar o giro e etc…eu não gosto deste modo de condução do carro pois já é um cambio de idade……gosto de guiar o carro tranquilo e sereno sem ser um piloto de estrada com a maioria é!!!
      zelo oque é meu…e se por ventura der um problema maior no cambio ….não terei como pagar!
      sobre tudo oque o carro tem não comentei para não estender o texto e ficar chato!!
      as fotos falam por si só! ;)

      • Edson Fernandes

        Mas porque esse medo todo??? O carro não está rodando normalmente?

        Sobre a troca de oleo, eu nao sei qdo o antigo dono fez a manutenção, mas troque-a sempre de 40000km em 40000km que vc não terá dor de cabeça.

        Ainda acho que vc não vai ficar com esse carro muito tempo…pois é muito medo sem necessidade.

        • Marcos Souza

          Pois é, a galera tem medo de câmbio at pq ouviu de conhecidos que tal câmbio quebrou e etc…mas vai ver o dono tinha usado por 100mil km e nunca trocou o óleo do câmbio.
          Fui na gm pra ver um barulhinho chato no meu e falei q já to com quase 60mil e o manual fala pra não trocar o óleo do câmbio nunca, só se baixar. O mecânico disse q se o manual não pedia, não precisava fazer…to pensando em levar numa mecânica especializada e pedir pra trocar pra mim mesmo assim

          • DougSampaNA

            eu tive 1 corsa 1.6 AT, no manual constava troxa de 40 em 40 mil ou a cada 2 anos, faça a troca que é muito mais barato do que baixar câmbio depois.

        • lightness RS

          Oleo de 40 mil em 40 mil????????? pqp da onde tirou isso ?

          • Edson Fernandes

            Hehehe respondi errado é de 4000km em 4000km…rs

      • vinicius

        1800 para trocar correia e liquido de atrefecimento… 😱😱 com 600 reais vc faz isso em um mecânico. Obs: o motor 2.0 16v precisa de ferramenta de fasagem, leve em oficina de qualidade. Troque do C4 a pouco tempo, foi 200 reais de mão de obra mais 325 reais do kit correia dentada.

        • Fausto Leal

          nao é só trocar a correia…e a limpeza do radiador mas sim um check up geral ….alem da troca do óleo do cambio

    • Edson Fernandes

      Só para citar mais um: 6 air bags…rs

    • O câmbiozinho AT4 no 208 novo funciona bem demais. Muito suave nas trocas (até mais que o do C4 THP), e não se sente desconforto com a falta de marchas em trânsito urbano.
      A única ressalva fica quando você vai reduzindo a velocidade atá abaixo dos 40 e tem que dar uma pisada mais forte. Aí ele vai pra primeira marcha, o que gera um certo desconforto. Já na rodovia… bem, o giro em velocidades mais altas não é o ideal. A falta de uma marcha a mais pelo menos é sentida.

  • tiago

    Show de bola o carro. Na época do lançamento tinha coisas que nenhum da categoria dele tinha, mas o pessoal preferia o “reliability” do Fielder.

  • Teto panoramico, acho que foi um dos primeiros do mercado. Deve ser gostoso viajar com ele.
    .

    • Fausto Leal

      ao amanhecer e ao entardecer é indescritível a sensação! mas durante o dia o calor do sol na cabeça obriga deixar fechado!!!!

      • Edson Fernandes

        Curiosidade: O forro é eletrico na SW?

        • Fausto Leal

          sim, a ultima foto mostra o botão * E A CHAVE PRA DESLIGAR O AIRBAG *aonde dando uma rápida segurada ele fecha sozinho, dando toque ele fecha ao seu gosto!

          • Edson Fernandes

            Bacana! Não sabia que desde a SW era eletrico! Bom saber. Que peninha que seu carro “perdeu” as rodas originais. Ele fica bem mais bonito que as rodas do 206/207.

            Porém logo mais vc resolve isso.

            • Fausto Leal

              comprei assim…já confesso que de inicio achei muito bonita essas rodas…seii la empolgação de garotao….deve ser pq sai de um gol g5 com calotas aro 14′ mas nesses 10 meses trombei com umas 3 307 sws e percebi que algo esta errado hahaha

              • Edson Fernandes

                Tranquilo…rs

                O lado bom de rodas menores, éque vc consegue conciliar mais conforto de rodagem. Quando colocar (se colocar) rodas maiores, perceberá que ele ficará mais firme. (e mais caro para trocar pneus…rs)

  • StationW

    Belo carro, parabéns! Sempre me interessei pelo modelo, pelos acessórios, design, marca e por ser perua hahaha

    Você já orçou a troca de óleo da caixa? Tem uma especializada em troca de óleo na minha cidade que pede R$1200, achei um absurdo!

    • Adolfo Frota

      Tenho curiosidade de saber qual o procedimento de troca de óleo da caixa. Acho que esse de 1200 deve ser aquele com procedimento de duplo ou triplo enxague, por isso o preço bem elevado, pois alguns litros servem apenas para limpeza mesmo. Mas também já vi oficinas que somente trocam o óleo usado por outro, mas sem o procedimento de enxague.

      • _oliveira

        Já li que a partir de 40 mil km… esse enxague é tipo “obrigatório”.. se não quiser estragar o cambio…

        • Adolfo Frota

          então o preço não deve estar fora da realidade (caríssimo, claro).

        • Estevam

          Amigo tenho um 307 hatch feline 2008/2009. Já está com 102k eu o peguei com 26k. Troquei uma “parte” do óleo somente quando tive que troca os solenoides de pressão do câmbio aos 40k muito comum neste veículo. La em casa temos outro com 124k e também já troquei esses solenoides aos 43k. Faço serviço numa oficina aqui no DF, chama-se Bianchini auto center há mais de 19 anos e confio plenamente neles. O óleo sugerido e que foi colocado (3 litros) foi o do câmbio do Honda CIVIC. R$ 42,00 o litro em setembro de 2012. Até hoje não tive mais nenhum problema e também não troquei mais o óleo. Faço revisão de 6 em 6 meses e sempre, sempre mesmo e peço para conferir o óleo do câmbio e a resposta até o momento é de que está tudo em ordem e não é necessário trocar o óleo. Proxima revisão para dezembro e 2015. Abraços

      • StationW

        Também tenho essa curiosidade, desconheço o procedimento.

      • Louis

        Na Livina, aos 100 mil km, levei em um mecânico especializado em cambio AT que apenas trocou parte do óleo, esgotou 1 vez pelo parafuso do carter e colocou óleo novo. Acho que pra trocar “totalmente”, só “enxaguando” mesmo, porque o conversor de torque não dá para abrir.
        Paguei barato, acho que foi uns R$ 300,00 , e como o mecânico era especializado em cambio AT, espero que o procedimento esteja correto.

        • Adolfo Frota

          fiz isso no fit tb aos 80 mil, mas tenho visto mecânicos como o adg q realizam a troca com enxague.

    • Fausto Leal

      já esta agendado o temeroso dia…. vou fazer uma revisão completa como já citei acima…..se não tiver sustos vai beirar os 2000 com troca dos fluidos,,, cambio DH, motor, e uma revisão no sistema de arrefecimento que esta bem sujo!

      • Janduir

        Veja se usa o óleo do Civic… fora o relato acima, tenho um amigo que também trocou pelo da Honda e não teve problemas…

  • T-800

    Uma dica sobre as lâmpadas:
    Não sei se é o seu caso, mas eu tinha o mesmo problema quando comprava “lâmpadas de supermercado”, ou ainda lâmpadas sem marca conhecida.
    Meu carro não era um Citroën, mas ele parou de queimar lâmpadas quando eu resolvi colocar originais de fábrica (ou paralelas do mesmo fabricante que fornece para a montadora).

    Isso eu aprendi depois de até mesmo trocar o conjunto ótico sem conseguir resolver o problema.

    • Darlon Anacleto

      Exato, mesma coisa com o meu. E a surpresa: a lâmpada original é mais barata que xingling.

    • Louis

      Qual lampada você acha boa? Tenho colocado Osram, mas queima direto também…

      • T-800

        Gosto das Philips, mas se vc puder, experimente um par original de fábrica.

        Em tempo:
        Sei que é de conhecimento comum, mas é sempre bom lembrar que nunca devemos tocar no bulbo das lâmpadas, pois as impurezas desse contato ficarão no vidro da mesma, que com o calor resultante do funcionamento, tendem a danificar o componente.

        Caso isso não resolva, faça uma inspeção no conjunto ótico do veículo, pois se estiver com algum ponto de apoio ou mola avariados (decorrente de uma colisão por exemplo), a vibração interna tende a ser maior do que o normal, o que reduz drasticamente a vida útil das lâmpadas.

        E como normalmente esse é o componente mais caro de todo o sistema, recomendo uma avaliação muito criteriosa antes de condená-lo, pois nem sempre o problema é com ele. Antes disso veja o estado da fiação, dos interruptores, caixa de fusíveis, terminais (esses são grandes vilões que costumam ser ignorados), etc.

        E claro, até o alternador com o regulador de voltagem defeituoso pode causar queima prematura de lâmpadas, então, vale aqui uma inspeção também, que costuma ser rápida e normalmente gratuita em um bom auto-elétrico.

        Outro item que nem faz parte do processo, mas que costuma aumentar bastante a vibração dianteira dos veículos, são os coxins de motor e câmbio danificados, e como esses itens costumam ser baratos, sua substituição costuma trazer maior conforto, e em alguns casos resolvem até aquela trepidação creditada à embreagem nas saídas a partir da imobilidade.

        Acredite, já vi gente trocar a embreagem boa de um carro que estava somente com o coxim do câmbio quebrado, por causa da vibração.

    • CorsarioViajante

      Fato! E lâmpadas são bem baratas, vale a pena até cotar no balcão de peças da concessionária.

    • Fausto Leal

      só coloco as originais amigo… deve ser problema elétrico!!

      • T-800

        Pode ser sim amigo.
        Faça um check-up no sistema, assim vc consegue identificar melhor o problema.

    • Yuri Ravitz

      Eu tenho o mesmo problema no meu 307 hatch, mas no caso é com as lanternas. Queima muito luz de freio e de posição, sendo que só coloco lâmpadas boas. E pela quantidade de 307 que vejo nas ruas com lâmpadas de lanterna queimadas, parece que é um ponto fraco do carro mesmo…

      • Fausto Leal

        VERDADE

      • oscar.fr

        Verdade, impossível ver um 307 que não esteja com a luz de posição queimada

    • Edson Fernandes

      Não fale paralelas, nesse caso genuínas.

      • T-800

        Existem regiões que entendem melhor esse termo, quando se referem às peças do mesmo fabricante que fornece pra montadora e não são adquiridas na rede concessionária.

        O Brasil é grande meu amigo…

        • Edson Fernandes

          Eu sei disso, mas vc pode dizer que também é original fora da concessionaria…rs

          Paralela dá a impressão que é uma peça que veio da China cujo vc não tem ideia da qualidade e durabilidade…rs

          • T-800

            Ah, mas aí é mais fácil chamar de Xing Ling, pois esse termo não deixa a menor dúvida sobre a procedência asiática do componente, rsssss.

  • Rude Voleur

    E raro ver um desses por aqui, mas sempre que eu vejo me deixa com umas gotinhas de baba escorrendo xD

    • duhehe

      Você acha para comprar 307 baratinho, mas não gaste o resto do dinheiro, você vai usar para consertar ele as N vezes que ele ia quebrar.
      Um excelente carro para se usar, já tive varios peugeots e citroen ( 206, 307, 207, 2x C3) mas que quebra, quebra.

      • Edson Fernandes

        Quebra ou dá manutenção como qualquer carro?

        Porque meu C3 e Xsara provaram que não são problematicos.

        • Marcio Andriani

          Xsara hatch??? Junto do D3, Ds4 seriam os Citroens que compraria….

          • Edson Fernandes

            Exatamente! Xsara hatch! Tive um 2.0 automatico que me deu muita alegria por 3 anos. No começo um pouc ode dor de cabeça com mangueirsa do sistema de arrefecimento, troquei tudo e depois disso, usei o carro até para ir trabalhar.

            • oscar.fr

              Poxa, Edson. Tu não está mais com o teu Xsara? :/
              É um carro que eu babo até hoje quando vejo.

              • Edson Fernandes

                Não estou mais…
                Agora somente com o Fluence….rs Chegou em uma situação onde não havia sentido ter 2 carros em casa e então fiquei apenas ocm um ele.

                • oscar.fr

                  Pelo menos tu estás com um senhor carro. Agora mesmo voltando para casa um Xsara verde me passou. Que carro lindo para o seu tempo.

                  • Edson Fernandes

                    Lindo mesmo e da geração com frente baixa (N6) eu acho lindo (e é o que eu tinha).

                    Verde, Azul e vermelho… são as melhores cores em minha opinião.

                    Sobre o Fluence… realmente não tenho do que reclamar, carro silencioso e confortavel. Não é expoente em estabilidade, mas está longe de ser ruim, mas era o que eu esperava dele (mas na estabilidade ele é muito bom perto do que eu lia, pois o meu rodar com ele em test drive nunca me acusou um carro ruim de estabilidade e agora como dono comprovo que não é ruim, mas claro que é bem mais limitado se comparado a carros como Focus).

  • D01S

    Dirigi um C3 de um conhecido com esse câmbio AL4 por alguns dias. A primeira coisa que me incomodou muito com o câmbio é o fato de ele reduzir para primeira marcha com o carro ainda em movimento, gerando um tranco e fazia isso toda vez que eu parava num semáforo, por exemplo. Lá pelo terceiro dia com o carro o câmbio surtou e as luzes do modo neve e do modo sport ficaram piscando no painel, como o carro ainda andava normalmente resolvi seguir até em casa. Ao parar em um semáforo em uma subida, só quando fui arrancar que descobri que o câmbio estava travado em segunda ou terceira marcha. Senti a vida em slow-motion. Ao chegar em casa, deixei o carro desligado por alguns minutos e tudo voltou ao normal.

    • Caue

      Ou seja, estava dando tranco pq o cambio estava com problema.. esse seu conhecido precisa trocar os solenoides pq se piorar vai te que trocar o cambio..

  • renanfelipe

    NAVE! Tenho uma miniatura (207sw) rsrs
    Só não curti as rodas do 206 (opinião minha), parecem muio pequenas pro carro… coloca as originais do 307 aro 16 (Equinoxe) que vai mudar da água pro vinho hehehe

    • StationW

      Também não curti muito as rodas, mas tem bastante opções da peugeot 16″ e 17″ que ficam show! Também tenho uma miniatura 207sw rsrs xrs 2012

      • renanfelipe

        Sim, a Peugeot tem rodas Lindas. Coloquei as do 308 na minha, ficou show!

        http://i1115.photobucket.com/albums/k553/renanzacarias/Estrada_zps58bgt2wm.jpg

        Sonho mesmo é a 407sw, mas ainda não tenho condições de manter a criança, então por enquanto fico na minha rsrs

        • Colorado

          Ficou show, queria por no 307

          • renanfelipe

            Vlw! Essa roda é top. Quando coloquei babei como se tivesse comprado um carro novo rsrs

            • MaCaRyS

              Muito bom gosto cara, troquei minha 206 sw por um 207 passion e coloquei as rodas do 308 mas aquela raiada aro 16 … ficou show!

              • Vattt

                Posta uma foto!!! Tenho uma 207 cinza grafito, e estou pensando em fazer algo por ela, pq vender não compensa!!!

                • MaCaRyS

                  Aro 16 com 205/45 (fui obrigado a utilizar espaçadores na traseira).

                  • renanfelipe

                    Essa roda fica muito melhor no 207 que no 308 rsrs. Show. Estranho precisar de espaçadores com roda Original Peugeot… a minha 17 não pega em nada.

                    • MaCaRyS

                      Cara também acho que ficam melhores no 207 rsrs, agora vendo melhor a caixa de rodas parece ser menor que da SW, o aro 15 com pneus 195/50 ficava de boa, já com essa tala no aro 16 sem espaçador não tinha acordo, pegava internamente.

        • Vattt

          Ficou show, tenho uma 207 SW. Dai vou me desfazer do meu Fit e dar uma geral na SW, acho que vou optar pela equinox mesmo. A minha perua é cinza grafito, dai penso em por as rodas na cor chumbo também.

    • Fausto Leal

      pessoal comprei ela assim ..e por coincidência quero colocar as rodas do 207 do amigo ai kkkkkkkkkkkkk
      só não tive $$$ as dilmas ainda!!!

      • renanfelipe

        Não tá fácil mesmo, eu tbm namorei elas por um bom tempo até comprar rsrs. Pode por que não vai se arrepender, vai ficar lindo! Sou suspeito, mas pra mim é a melhor roda da Peugeot rsrs. No teu deve dar pra colocar pneu perfil 50, nem perde muito o conforto…

  • CorsarioViajante

    Relato honesto! A moral para mim é que é um bom carro mas o tempo (e os quilômetros) passam e, lógico, deixam suas marcas. MAs é uma bela perua!

    • Marcelo Amorim

      Ja tive uma Megane Grand Tour por quase 2 anos e me deixou muitas saudades,olha que ja tive Civic e Corolla.

      • MaCaRyS

        Imagino Marcelo, a Grand Tour além de linda (minha opinião) é um carrão, aquela suspensão e os bancos te deixam muito confortável, motor, câmbio e opcionais bem honestos.

        • Marcelo Amorim

          Bom era os amigos na epoca,me chamavam de louco por sair de carro japonês pra francês,resumindo,até hj sinto saudades,achasse uma 2013 da ultima que saiu em um preço de ocasiao,compraria de olhos vendados novamente,manutençao da minha foi o básico,como pastilhas,oleo e filtros.

        • oscar.fr

          Além do 208 do dia a dia, temos na família uma Mégane GT 2013, uma das últimas vendidas, e preciso discordar apenas em relação ao conforto dos bancos. Na fileira traseira é, de fato, confortável, mas para motorista e carona deixa um pouco a desejar. Talvez porque o 208 tenha bancos maravilhosos e muito confortáveis, mas é im ponto da Mégane que poderia ser melhor. No mais, também acho um carrão, sobretudo, muito confiável e manutenção apenas os custos das revisões.

    • Edson Fernandes

      Mas o curioso é o dono ficarcom todo esse mdo do cambio sendo que já rodou mais de 20000km com ele.

  • Leonardo Teixeira

    Tenho uma do mesmo modelo, sao 6 airbags ao total, carro fantástico, muito confortável e como moro em Maricá-rj, tudo que eu faço e pela rodovia então o consumo e magnífico pra um 2.0at, não troco o meu por nada hoje em dia, está com 85mil km 2007, vou ficar com ele por uns 4 anos. O som realmente e ridículo de ruim, não da pra trocar o rádio se não desregula o PC de bordo, tem um adaptador no mercado livre de 300 reais que adiciona bluetooth, USB e aux, mas não tive como comprar até hoje.

    • Linkera

      Se eu não me engano, este rádio é o RD4. Se for o RD4 ele tem uma saída auxiliar na parte traseira do aparelho (virado pra dentro do painel). Se for este você pode comprar um cabo p2 x p2 e deixar ele no porta luvas para espetar o celular ou qualquer dispositivo com saida de fone (ipod, mp3 player,…). O único porém é que pra ativar esta função tem que passar no scanner, aí só na ccs ou numa especializada.

      • Leonardo Teixeira

        Sim, fui na css e me cobraram a hora do serviço, 200 reais, nesse caso colocaria mais 100 e colocaria o adaptador que vem tudo e é só encaixar na disqueteira que já está habilitada

        • Linkera

          Se tiver alguma especializada que tenha o scanner na sua cidade dá uma passada lá, com certeza não vão te cobrar uma hora técnica num trabalho de 10 minutos. Agora, se não tiver, aí não tem jeito, tem que morrer na CCS e nessa idéia ridicula de hora técnica.
          Sugestão, já que a hora técnica vai estar paga, exija que eles façam algum outro serviço no carro, revisão, qualquer coisa… porque eu já vi meu mecanico fazendo e posso afirmar que passar o scanner é um trabalho ridiculamente fácil e rápido.

      • Fausto Leal

        comprei um aparelho que usa no cinzeiro! uma blz!!! :)

        • Linkera

          Já tive este aparelho também. É um baita dum quebra-galho mas quem quer qualidade de som tem que fugir deste aparelho. Como ele transmite via FM ele está muito sucetível à interferências e a qualidade em si não é lá das melhores, mas dá pra escutar numa boa =)

          • Fausto Leal

            tem que ter paciência com o quebra galho mesmo em uma rodovia se vc estiver na estação 107.5 e chegar em uma cidade com essa frequência….vira uma meleca kkk

      • Vinicius

        O RD3 tem também, mas o adaptador é diferente.

  • Colorado

    Não entendi o rodar macio, meu 307 é duro pra caramba, parece um carro rebaixado, existe alguma diferença na suspensão do SW para o Hatch? quanto ao consumo, o meu faz em media 4.5 no alcool, mas pisando vai a 3.5 km/l

    • Louis

      Pelo menos no 206, se não me engano, a suspensão do SW é 5mm mais baixa e com calibragem um pouco mais macia em relação ao hatch.

    • Fausto Leal

      olha eu tinha um gol g5 e acho ela muito mais macia….. E CONVENHAMOS EXISTE UM ABISMO ENTRE ELES!!!

      • RafaCtba

        Sem dúvidas. Sai de um Gm Corsa Hatch 4p pelado ano 2000 para um Honda Civic do mesmo ano. É um abismo sem ponte mesmo.

    • Charlis

      Pois é … eu também fiquei curioso.
      Eu já tive o 307 hatch, e ele era muito mais duro que meus atuais Civic e Fusion (que são duros pra caramba tambem), e o peugeot, conseguia raspar igual ou mais que o Fusion nas valetas …

      • Colorado

        ja perdi a placa da frente entrando numa garagem pra fazer o contorno, o carro eu nao considero baixo, so o parachoque dianteiro mesmo

        • Fausto Leal

          vejam nas fotos a minha placa dianteira esta dobrada de tanto raspar!!!!!!

        • Edson Fernandes

          Colorado, o ajuste de suspensão da SW é mais macio até porque está em um ajuste europeu. Ela e sim mais macia que o hatch. Só que na hora da reposição é uma cacetada o preço que pedem no amortecedor.

          Ainda que sirva para o hatch, acho que o preço inviabiliza. E olha que coisa interessante, o amortecedor traseiro do 307 deixa o C4 hatch mais macio e mais estável

    • Vinicius

      Cara, a suspensão é dura mesmo. Agora, convenhamos, fazer curva com ele é uma maravilha!

      • Colorado

        ah se é!! esse carro gruda no chao

        • Fausto Leal

          NO FINAL DO viaduto na minha cidade é uma descida e existe uma curva tao fechada que as vezes brinco com ela a 90km/h ou 100 kkkkkkkkk….no meu ANTIGO GOL BRINCAVA tambem mas nunca passei dos 60 kkkk
          coisa de muleke

    • oscar.fr

      Também acho meu Peugeot, um 208, bem durinho. Seria interessante dirigir esta 307 SW, pois temos em casa a concorrente dela, a Mégane GT, e o rodar é um pouco duro.

  • Diógenes P P Filho

    Não vejo o porquê dos brasileiros serem tão preconceituosos com carros além dos 1000.000km. Qualquer carro bem cuidado e com dono zeloso passa disso fácil!

    • Caio Henrique Alves Nascimento

      Porque muitos brasileiros gostam de carro “zero”,baixa km,etc e não entendem q se o carro roda,viaja,acumula histórias ele vai ter km… E como você bem disse,bem cuidado passam anos e anos muito bem…

    • CorsarioViajante

      Não é bem preconceito, é que não existe milagre, conforme o tempo e os quilômetros passam lógico que afeta o carro, especialmente nas nossas péssimas ruas. Não é nenhuma “bomba” como alguns exageram, mas lógico que a vivência deixa suas marcas. Neste relato mesmo dá para ver isso.

    • BillyTheKid

      Verdade, em outros sites vejo muitos estrangeiros falando que “100 mil km não é quilometragem alta”, já se for um carro japonês pode ser o dobro disso sem problemas.

      Acho que isso é reflexo de como a galera gosta de aparecer aqui no Brasil, sempre querendo trocar de carro, além de que muitos simplesmente não fazem manutenção preventiva e dão muita dor de cabeça para futuros donos, o que reflete em preconceito contra carros usados.

      • leaozin

        O problema são as condições que os carros enfrentam no Brasil, bem pior do que na maioria dos lugares, digo ruas/donos displicentes.

    • Zé Mundico

      O problema é que além das nossas ruas e estradas vagabundas, geralmente o pessoal não tem condições de dar manutenção preventiva e vai empurrando com a barriga até acontecer alguma coisa. Depois o cara ainda sai dizendo que o carro “não presta” e que a manutenção é “caríssima”….rsrsrsrsrs

    • MaCaRyS

      Minha antiga 206 sw que o diga, continuava macia, impecável internamente e econômica, vendi com apenas 190.000 km XD .. era flex 2007

  • Vinícius Barreto

    Era meu sonho de consumo essa perua,
    mas nunca peguei por conta de manutenção e preço de seguro.

    Parabéns pela compra, nunca tinha visto vermelha.

    • oscar.fr

      Infelizmente, qualquer carro nesta faixa de mercado (médio) e com esta idade terá custos de manutenção elevados se comparado a um popular.

      • Fausto Leal

        amigao faz 10 meses que estou com ela….
        a unica coisa que gastei nela..foram 280 em uma bateria de qualidade e um check up nos faróis e um sensor de oleo…nem deu 400!! tirando isso IREI gastar numa manutenção preventiva quase 2000…..

        anteriormente tive um vw gol 1.0 2009 com 95km tive ele por 1 ano e 6 meses
        FAMOSO BATEDOR DE TUCHO…..nesse tempo troquei o kit de embreagem…o ar deu pau duas vezes…..a bomba deu problema 2x….tudo bem que a segunda bomba de combustível estava com defeito mesmo…MAS…..fora os cabos de velas …..que levei em varias oficinas….e nunca resolveu o problema com faíscas ao liga-lo em um dia mais úmido!!!
        ee ja ia esquecendo….a mocinetica troquei duas vezes do mesmo lado!!

        vamos as contas …
        kit embreagem…500 colocado!
        ar 300 + 900 de um compressor novo!
        330 bomba combustível!
        200 as duas trocas de mocinetica.

        quase 2500 em problemas apresentados!
        ….mas vai de carro para carro….

  • Minerius Valioso

    Gostei do relato, mas esperava um conteúdo mais rico e detalhado.

    • Fausto Leal

      não escrevi tudo oque tem pq achei que ficaria chato.. mas postei fotos bem detalhadas!!

      • Minerius Valioso

        Para mim não ficaria chato. O pessoal daqui também gosta de bastante texto sobre o carro, principalmente se for um diferente, como o seu.

  • Gollun

    O consumo na cidade é alto desse jeito?

    • Fausto Leal

      muito e olha que ando quase parando!

      • Zé Mundico

        Deve ser justamente porisso que gasta tanto…..o normal seria fazer entre 6 e 7 km/l.

      • duhehe

        o meu era só gasolina e fazia igual o seu … 4… 5 km/l
        Esse pessoal que faz 7 … 8 .. não sei oq estão fazendo..

        • Fausto Leal

          sabe pq eles fazem essa media?? nunca tiveram um ahahaha *minha opinião* gente que não teve a experiência comenta pelos cotovelos….já dirigi um c4 pallas…e nunca passou disso 4,5 ou 5 na cidade!

        • Vitor Yohan Casaes

          Ele tem esse consumo mesmo? Esses números são de v6 praticamente.

          • Fausto Leal

            andando forte com ela na cidade faz 3 3,5

            • Gabriel Oliveira

              mas tb, olha a média de velocidade de vcs, 15km/h… meu 408 2.0 faz 7,5km/l na cidade numa média de 17km/h. Se ficar muito tempo parado ele gasta mesmo e vai pro registro do computador

  • xman

    Não se esqueça de trocar o óleo da direção hidráulica e do Câmbio Automático a cada 40 mil Km. Lembre de comprar o filtro também.

    • Fausto Leal

      vou fazer isso semana que vem! já orcei tudo certinho!

  • Agenor Souza

    Este carro definitivamente não é macio. É da velha escola francesa de carros com suspensão firme, barulhenta e que dá pancadas secas…

    • Colorado

      no meu caso, 307 hatch, retiro apenas o “barulhenta”, o carro chega a incomodar pessoas que andam comigo, que estao acostumados com os carros brasileiros geralmente molengões, porem pegando uma estrada boa e sem ondulaçoes, da um prazer enorme em dirigir

      • Agenor Souza

        Me expressei mal…o “barulhenta” a que me refiro é que não existe acabamento interno que resista às pancadas secas da suspensão…começa tudo a bater.

        Mas hoje em dia, a tecnologia evoluiu muito. Os eixos de torção (Corolla, Sentra, etc.) conseguem a proeza de conciliarem conforto com boa estabilidade.Idem para a suspensão do Focus, do Jetta, …

        • Fausto Leal

          a uncia coisa que minha 307 bate é a tampa do porta malas …já tentei de tudo….. é muito chato.. mas fora isso…é um silencio!

          • RafaCtba

            É mal de perua…rs

          • Gabriel Oliveira

            compra aquelas espuminhas ou feltro e cola no trilho, fiz isso em algumas partes do acabamento do 408 e acabou barulho

      • Camilo Varotto

        Suspensão vai de acordo com o uso. Aqui em casa tem um corolla XEI 13/14, e ele é ótimo em ruas com paralelepípedos muito suave, mas na estrada… inclina para um lado pro outro e vai. Se tem lombada e buraco, passe devagar se não bate mesmo, principalmente a dianteira, nas lombadas tem que passar numa velocidade abaixo da média. O 408 13/14 da minha tia é o contrario, faz curvas que é uma delícia, lombadas? Pode passar a vontade, ele sobe e desse numa suavidade danada, não é como o pulo do corolla. Buracos eles se equivalem. Mas no paralelepípedo ele vibra bastante.
        Detalhe que influencia nas diferenças:
        Corolla 205/55 R16
        408 225/45 R17

        • Colorado

          Corolla é um tapete voador comparando com um Pug 307, desconheço os 308 e 408, mas devem ter o mesmo comportamento de carro frances

          • Gabriel Oliveira

            corolla é meio chato na estrada, 408 é bem superior nesse ponto

  • JoãoAVR

    Já dirigi um 307 hatch Feline AT que um primo meu tinha. O acabamento do carro era uma coisa a parte, quase não se via plásticos duros, tudo soft touch.
    Pelo preço que custa não se acha outro com níveis de acabamento, equipamentos, segurança e desempenho do 307. E o consumo era na casa de 7km/l na cidade (SP).
    O que eu estranhei foi o cambio meio bobo, quando ia passar em lombadas parece que o cambio desengatava, e quando voltava acelerar tinha um delay e depois dava um tranco. Independente do quanto estivesse pisando no acelerador.

  • Fanjos

    Ta ta ta
    Fiquei sabendo que teve aumentos gordurosos na montadora que detêm os MELHORES CARROS DO MUNDO!!…bora trabalhar a matéria ae pessoal!

    • Charlis

      10 mil no Pilantrinha, não?
      Achei pouco, quero mais.

  • Mauro Schramm

    Tive um 307 SW MT ano 2005. Considero um melhor carro que já tive: espaçoso, versátil, bem acabado, bem equipado e econômico.

    Ao contrário do autor do relato, prefiro os controles de som em suportes atrás do volante do que botões no mesmo. Assim eles ficam posicionados sempre no mesmo lugar e não gera confusão quando o volante está girado. Também não tinha reclamações quanto a qualidade do som dos auto falantes.

    Vendi o carro com 90.000 Km e a única peça que tive que trocar além dos itens de consumo foi um suporte do motor.

    • FFS

      Já tive carro com os comandos satélites, e também prefiro assim.

  • Mr. On The Road 77

    AL4: assustando seus donos desde mil novecentos e internet discada.

    • Colorado

      Powershift: assustando seus donos desde que o pau de selfie foi criado.

      • Zé Miranda ∴

        kkkk
        Detalhe
        A ford tirou o nome, agora é AUTOMÁTICO SEQUENCIAL
        Sacanagem

        • FFS

          Igual ao Focus sedan…trocaram o nome e querem passar como um novo carro.

      • Fausto Leal

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
        SEMPRE TEMOS UM SUCESSOR NÉ PARCEIRO

  • guiPSA

    boa tarde, ótimo relato, a galera que tem preconceito não conhece a marca e nunca tiveram um, leva em mecânico de esquina que não sabe mexer em carros com tecnologia, dai sai falando mal, todos que conheço que tem PEUGEOT falam bem dos carros e marca, falam de toyota e honda, mais leva em qualquer mecânico pra ver se vai ficar bom também, já vi corolla com 155 mil km e ter que fazer motor, outros com problemas elétricos, na suspensão, civic então da muito problema em suspensão, todas marcas dão problemas, na minha opinião as francesas são as melhores, pena o brasileiro ser tão tapado assim, na europa, asia e oriente médio as francesas são muito elogiadas, só aqui que não, até na Argentina, Paraguay, Uruguay e Chile as francesas são ótimas, ai que temos que parar pra olhar, pesquisar e analisar pra ver se o brasil que está correto e o resto do mundo errado, pesquisem e vejam, não vai na onda dos outros e MIMIMI, EU SÓ COMPRO FRANCÊS POIS SEI O CARRO QUE SÃO, estou no meu 5° francês, tive um MEGANE SEDAN 1.6 2001 E UM 306 1.8 2000 e tenho atualmente um 306 2.0 1994, um 307 1.6 2002 e um CLIO SEDAN 1.0 2008, lembrando que o megane vendi com 186 mil km original só manutenção normal e desgaste normal sem quebras, e o 306 1.8 2000 com 197 mil também. PODEM FALAR OQUE QUISEREM, NÃO LIGO, OQUE IMPORTA QUE TO ANDANDO DE CARRO BOM, BONITO E BARATO.

    • Vinicius

      Meu amigo, até em Portugal e na Espanha são elogiadas!

    • Cesar Mora

      Não acho os franceses tão bomba assim.. mas é inegável que dão mais problemas de ordem eletro/eletrônica e alguns casos específicos mecânicos ( suspensão de Peugeot, Câmbio A4L)
      tive dois franceses um velho e um novo, e o velho deu mais problemas que outros carros velhos que eu tive, o novo deu mais problemas que outros carros novos que eu tive… eles são carros muito legais de andar, mas são mais frágeis na média sim… ai depende do dono aceitar esses ônus em troca do Bônus de ter um carro mais equipado, confortável e barato que a concorrência…

      Sobre a opinião em outros países, nos EUA e Japão os franceses não se criam… dois mercados BEEEM importantes globalmente… não deve ser a toa..

    • Ernesto

      A certo, o Fausto mesmo, o do relato, disse que achou uma NF de serviço no câmbio com o valor de R$4.000,00. Não dá problema não. E é barato de manter. Rsrsrsrs

  • Zé Miranda ∴

    Ô louco meu!

    Espaçoso e completo esse carro.

    É incrível como pessoas que visitam diariamente sites automotivos, leem mensalmente revistas automotivas etc AINDA TÊM PRECONCEITO com determinados carros, achando que um Pejo é mais bomba que uma porcaria de um VW.
    Incrível.

    Obs.: concordo completamente que piloto aut. é INDISPENSÁVEL, ainda mais com os limites de velocidade e radares.

    • Fausto Leal

      eu sai de um gol g5……kkk

  • Paulo Henrique

    Estou fazendo do meu Corolla, já tem mais de 10 páginas só de elogios e ainda to na metade.

    • Atley jackson

      KKKKKKKKKKKK
      A ZUEIRA NÃO TEM LIMITES …

    • Colorado

      o carro mais sem graça da historia

  • pedro rt

    se fosse eu nesse carro de quase 10 anos nao mexia em nada so dava uma boa lavada por dentro e por fora e um bom polimento, vendia esse carro e compraria um hatch 1.6 melhor do q gastar muito com peças e manutencao q nao vale apena pelo preço q o carro custa no mercado q por ser PEUGEOT vai la pra baixo

    • Fausto Leal

      VENDER COMO TEM 30 PARCELAS HAHAHAHAHA

      • Colorado

        qual banco financiou, ta pagando quanto de juros

    • FFS

      Vai sair de uma SW para comprar um hatch,1.6 e apertado…

      • Jurandir Filho

        com menos potência e com 1/5 dos equipamentos, ah, e mais caro…

        • Fausto Leal

          né….NEM comento só observo!

  • Gran RS 78

    Belo carro e muito raro por aqui. Fiquei impressionado com o espaço interno desse modelo, até parece uma minivan! Parabéns pelo seu carro. Pagou quanto por ele?

    • Fausto Leal

      estou pagando 48x de 790 ahahaha

      • Gran RS 78

        Melhor que qualquer carro popular Okm com certeza.

        • Fausto Leal

          quase comprei um palio fire 2015 0km por esses valores que pago!!!

          • Gran RS 78

            Não tem nem comparação, vc está melhor servido nesse belo 307 SW.

    • Edson Fernandes

      Na realidade, foi a tentativa da Peugeot para o modelo. Ela quis mesmo deixar com tais soluções. Perceba que ao contrário do 307 hatch e sedan, esse tem bancos individuais traseiros.

  • Vinício Villar

    Gostei muito dessa cor, nunca tinha visto! Com essa frente nova só vejo preto e prata. Uma curiosidade, o seguro para este carro é muito caro?

    • Fausto Leal

      bom no meu caso tenho 21 anos e sou solteiro sem muitos bens no nome…bom na verdade nenhum bem ahahaha beira os 2 mil!

      • Vinício Villar

        Está ótimo esse valor!

        Ah, meu carro também estava com a qualidade dos auto falantes duvidosa, se for trocar te recomendo da marca JBL. Custam um preço bom e tem uma qualidade muito boa! Ah, outra coisa, uma amiga tem um 307 também e instalou uma caixinha com entrada P2 e USB na gavetinha embaixo do rádio e como ficam ligadas nele mesmo a qualidade fica muito boa.

  • Edson Fernandes

    Bacana…. o cara reclama de coisas que o carro nem apresenta e coloca isso como um medo futuro. Todos que já tiveram problemas com a caixa geralmente não tem novamente. Isso porque houve mudanças de componente que evita o problema novamente.

    Sobre trancos: Creio que seja mais relacionado ao aumento de rotação do que exatamente um tranco. Não estranhe se ver isso em outros modelos.

    Acho estranho que os acabamentos do local de botões esteja tão desgastado. Quando a quebrar o cambio usando em modo esportivo, fique tranquilo, se houver quebra, isso pode acontecer em qualquer regime de rotação e aumentar o giro para as necessidades, não faz mal ao cambio e muito menos ao motor. Ele tem uma escala que vai até 6000rpm (cambio automatico) e portanto, é uso de modo comum.

    • Colorado

      antes de comprar o 307, olhei um c4 pallas, ambos 2010, estavam com esse desgaste no local dos botoes da porta do motorista

      • Edson Fernandes

        Mas acentuado como esse das fotos,?

        Porque eu já muito 307 bem rodado mas com essa lateral impecavel. (já os bancos parecem ser ruins de material na lateral)

        Olha, eu namorei durante muito tempo os C4 hatch, mas cheguei a conclusão que não valeria a pena o preço pedido, porque apesar de muita gente citar desvalorização, na pratica ele não tem tanto quanto citam. E o preço que queria pagar obviamente era mais biaxo do que pediam na epoca.

        Gostaria de pegar um 2013 em diante devido a melhoria do cambio automatico no periodo.

    • Fausto Leal

      suponho que forçar, exigir, submeter o carro a regimes altos de rotação e blablablabla…ira desgastar tais peças mais ligeiro do que andar tranquilo e sereno! ;)

      • Edson Fernandes

        Depende. Vc cita não usar o modo esportivo por nada. Eu já ao contrário, penso que se for necessário, use.

        Uma coisa é utilizar por muito tempo forçando componentes, outra é vc utilizar em necessidade. E te digo mais: Não adianta nada pensar que não usar o modo esportivo mas esticar as marchas (em uma necessidade) irá te poupar do desgaste, mas as vezes fazer o carro ganhar giros faz bem ao motor e inclusive ao cambio que sempre vai ponderar a pressão de oleo exercida.

        Antes que vc imagine que eu esteja te convidando a dirigir esportivamente, eu também sou de dirigir tranquilamente, porém quando necessário faço uso de mais rotações para não ter nenhum problema.

        Situação comum comigo é quando estou na pista da direita e quero realizar uma ultrapassagem. Se houver um certo movimento, eu costumo acelerar mais forte para realizar a ultrapassagem sem causar problemas para o condutor que esteja já na esquerda em um momento mais rapido que eu. Ou em aclives acentuados.

        No meu C3 era comum em situações como essa poder esticar até 5000rpm (podendo reduzir uma ou duas marchas), já no meu atual, 4000rpm é muito…rs mas é porque tenho maior sobra de motor.

        • Fausto Leal

          Legal ouvir relatos de alguém com mais tempo de al4 hahahah….
          confesso que vendo os comentários da galera fiquei muito mais tranquilo envolvendo funcionamento e manutenção…
          vlw

          • Edson Fernandes

            Eu não acredito que vc terá problemas com o cambio.

            Sobre o AL4, é mais experiencia com a turma do Xsara mesmo (e meu conhecimento sobre PSA por diversas fontes e até carros que tive). O meu Xsara mesmo usava cambio ZF de 4 marchas (modelo 4HP14), te digo que ele é bem rapido e costumava atender a minha necessidade.

            Mas por ter apenas 4 marchas, vc tbm deva conhecer os buracos de troca de marcha em algumas situações.

            Abs

    • Vinicius

      Pois é. Meu 307 AT 04/05, hoje de uso secundário e com 104.110 km, está com a AL4 perfeita. Já vai para a troca de óleo daqui a pouco, novamente. Quest;ao de manutenção. Tranco? Em quase oito anos que o carro está comigo, acho que foram uns dois.

      • Vinicius

        Esse aqui:

        • RafaCtba

          Carro muito bonito.

          • Fausto Leal

            em quem ano eles ganharam a grade nova?

            • Vinicius

              Nos modelos 2006/07, aqui no Brasil, salvo engano!

      • Edson Fernandes

        Por isso eu disse…. porque “tranco” mesmo, é quando vc toma um “soco” contra o banco… e não acredito que seja esse caso… seja a desaceleração seguida da entrada do conversor se adequando ao novo ajuste (troca de marcha). O AL4 tem essa caracteristica se vc rodar em regimes mais altos de rotação.

  • Meu irmão tem um 307 2007 com pouco mais de 100 mil km rodados. Tirando a frente de “roçadeira” (kkk) que raspa em qualquer coisa, está muito feliz com o carango, também. O dele tem câmbio manual.

    • Fausto Leal

      roçadeira isso ai! kkk

      • kkk. O que tem de 307 com a borda inferior da placa dobrada por baixo do para-choque… rs. O C4 do modelo antigo também não fica atrás.

        • Edson Fernandes

          Sabe o que o pessoal faz? Tira a placa do parafuso inferior e só deixa no superior (e fica pareendo um coelho dentuço).

          • Fausto Leal

            hahahahahah nunca pensei nisso

            • Edson Fernandes

              Eu acho que fica feio esteticamente, mas tudo isso para a pessoa não raspar. Eu já vi o pessoal trocando de placa (comprando menor) para evitar raspoes na placa.

              Fico eu imaginando qdo vejo 307 rebaixado que “gostoso” que deve ser rodar por aí.

  • 1945_DE

    É isso ai Amigo. Nada melhor do que um perua gostosa para se aproveitar. Mas veja se tira essas rodas do 206 dela. Ela merece uma roda 17.

    • RafaCtba

      Iria falar a mesma coisa em relação as rodas. Essas aro 15 do 206 ficam pequenas na 307 SW. Essas do modelo da foto com pintura escura é show de bola.

  • Max

    Aí é casamento na certa!

    • Fausto Leal

      casei bem não acha?

      • Max

        Com certeza. O carro é bastante completo!

  • Atley jackson

    Parabéns pelo carro e pelo relato.
    Só que em 2007/2008 nenhum carro vinha com USB, me corrijam se estiver enganado…
    E ande sem medo com o câmbio, um amigo meu teve problema com ele e gastou R$ 1.700 p deixar zerado novamente.

  • Ancelmo Henrique

    Lindona essa 307 sw, não conhecia, parabéns!

  • Roger Bersch

    Quase comprei uma 2008, allure, tinha teoricamente 32 mil km rodados, estava inteira, perfeita, não tinha nenhum detalhe interno, como esses riscos e desgaste nos botões que apresenta esse, até por ter 100 mil km, estava tudo indo muito bem, até que, não havia nenhuma revisão no manual, já assusta mas tudo bem. Mas liguei o motor e fui obrigado a desistir, estava MUITO barulhento, mais do que meu carro atual que é 2001, fui ver outros e, apesar de mais rodados estavam mais silenciosos o motor. Fique bem chateado, gostei muito do carro, mas acho que era um carro de uso diário para pequenas voltas, sem manutenção alguma durante os 7 anos de vida dele. Desde então até olhei alguns carros, mas o teto panorâmico, 6 airbags, esp…complicado. Nada mais me chamou a atenção. As vezes penso que devia ter arriscado, mas pagar 28 mil em um carro e correr o risco de ter problemas em médio prazo, nem digo curto, pois esse seria coberto pela garantia da loja…

  • Pedro Henrique

    Belo carro!

  • Cassio

    Já cogitei comprar um. Gosto do carro, mas não confio.

  • Cassio

    Já cogitei comprar o 307 hatch, a perua e até o conversível. Gosto do carro, mas não confio e sem confiança, prefiro não arriscar.

    • RafaCtba

      O 307 CC é lindo demais, mesmo fora de linha.

  • Marcio Andriani

    Nossa um Peugeot de 115.000 inteiro….e com câmbio AL4…..vão ter uns comentaristas aqui neste site que vão chorar……Uma boa idéia era uma seção de testes de carros usados acima de 100.000 km e mais de 3 anos, acho que faria sucesso….

    • Vinicius

      Pois é! Existem muitos.

      • Fausto Leal

        LEGAL MESMO SERIA

  • RafaCtba

    Belo carro. Mas ainda tenho pé atrás com o cambio AL4. Um amigo meu tinha um 307 hatch com esse cambio e o mesmo teve problemas a caminho de Florianopolis. Acabou com as férias dele e com a paciência dele. Bom, não posso também generalizar. Tem cambio AL4 que não dá problema e se alinha bem ao motor 2.0 16v. É mesma coisa que falar que todo Fiat Marea é “bomba”. Tem casos e casos.

    • Fausto Leal

      recentemente fiz 2000 km com ela e foi uma delicia…. andei 30 KM de estrada de chao!! COMETI UM CRIME mas foi tudo perfeito.só acho que o al4 rouba muito do rendimento do bom motor 2.0……já dirigi um c4 pallas MT e comparando os 2 em arrancada ..na verdade nem da pra comparar….

  • Hygor Mayrink

    Legal, meu carro eh um 307 Griffe e identifiquei varios pontos do seu relato com meu carro. O ABS desse carro eh o melhor que ja tive oportunidade de usar, nao trava nem na terra e o carro para muito rapido e firme. Anda muito e ainda continua um carro muito mais equipado que varios carros de hoje em dia. Meu carro dentro da cidade (MG, cheia de morro) faz em torno de 8 a 8,2Km por Litro… nao fiz a atualizacao do software ainda, mas pretendo fazer pelos comentarios. Ja pensei em vender e pegar outro, mas quando veja as opcoes fico um pouco desanimado, pra pegar algo superior ao que eu tenho, terei que gastar uma grana alta, entao por enquanto fico com meu 307 mesmo rsrsrs

  • Vattt

    Pois é, gostaria de encontrar uma SW dessas pra mim, mas no nordeste é raríssima. Dai, juntar bom preço com qualidade fica difícil.

  • DougSampaNA

    amigo, vai trocar óleo da caixa? Faz bem.. mas lembre de avisar ao mecânico que quando trocar o óleo, zerar o sensor de qualidade do óleo, senão a caixa com óleo novo ficará com choque de informação e não funcionará, pode pesquisar no youtube sobre especialistas da AL4, encontrará a informação assistindo os videos, felicidades.

    • Fausto Leal

      ja vi tanto video e ja li em tanto forum que daqui a pouco eu mesmo vou abrir uma oficina de al4 kkkkkkk

  • Ilson

    Admiro muito o carro!!! Tenho um Sedan de mesmo ano, e não penso em trocar de carro, macio, espaçoso(cabe um corpo no porta mala, rss), uma coisa que admiro do porta mala é que são molas e não aquela haste horrivel que tem no Logan e no Voyage que amassa as malas e outros objetos que tiver lá dentro, e com isso você ganha espaço inteligentemente, dirigibilidade então nem se fala.
    Não tem barulho no motor(gosto muito da manta que tem dentro do capô, manta de feltro na cobertura da bateria e ), o meu é manual e é ótimo e rápido nas trocas de marcha(não tem que ficar forçando o carro). AS arrancadas da gosto de sair na frente.
    Porta luvas refrigerado e com iluminação interna e que não foi comentado na reportagem. Uma coisa que foi citado e que sempre elogiei no Peugeot, não são peças plásticas rígidas no painel, é um material que é de ótima qualidade. O acabamento do carro é muito bom Quando penso nisso vejo assim, Eles(PSA) incrementam o carro com tudo, te mimam com opções e não com opcionais que já deveriam ser de fábrica em outros carros. Vide Exemplo Protetor de carter.
    A acústica do carro é uma coisa sensacional, quem tem pode dizer isso.
    Ponto negativo que nunca me acostumo é a frente longa e baixa(eventualmente raspo em lombadas e ou desnivel de calçadas e rampas – e isso é horrivel) e no meu caso nao tenho sensor de ré, é que a traseira é alta do carro e ele é muito comprido e dá uma falsa sensação de distancia, e sempre tomo cuidado ao estacionar de ré, já raspei o carro varias vezes.

    Quanto ao banco traseiro do sedan, ele tb é rebatido, pois só assim consigo levar uma bicicleta deitada dentro dele.
    Cinto de segurança para tres passageiros no banco de tras e ou se forem duas pessoas, abaixar o encosto de braços(banco)para os passageiros.
    Revisoes sempre na consessionaria e nada de absurdos, Tabela fixa. Excelente atendimento.
    A única coisa que me aconteceu agora é que a minha chave deu pane no chip e isso deve ser caro para trocar…..
    De resto já tive voyage e entrei num logan e tou fora(plastico duro, carros sem segurança nenhuma, principalmente de estabilidade e esses sim barulhentos, tinha medo de trocar de marcha e quebrar o cambio.
    Esse é o tipo de carro que se fizer as manutenções devidas o terá para sempre, já fui em mecanicos que ficam impressionados e elogiam o carro pois não dá problema(tipo toyota)
    Meu proximo (quem sabe se a Dilma ajudar) será o 408…e que aqui em Curitiba tem muito rodando, o carro é belissimo.

    • Fausto Leal

      perfeito parceiro….bem nessa mesmo!!!!
      gosto muito de perua….ja pensou uma 408 sw??? me endividaria para o resto da vida para ter uma rsrsrsrs

  • Magno

    Sempre achei um charme esse teto panorâmico …

  • Gabriel Oliveira

    po, eu gosto dos comandos atrás do volante, mas entendo que os 308/408 ainda usam esse mesmo volante e tão precisando de novos

  • Marcelo Calza

    Eae ! Sobre o barulho do teto é só passar um pouco de óleo singer nas canaletas que resolve, o câmbio é assim mesmo como falaram aí em baixo é tirar o pé e t riscar novamente que ele passa a marcha ! No óleo do motor quando for trocar adicione militec 1 uns 400 km antes da troca que o mesmo baixa o consumo e melhora no desempenho ! Tb pode COLOCAR 7ml no compressor do ar ( em loja especializada ) não necessita trocar o gás ! Troca do óleo da direção tb é bem vindo pois o motor da direção é salgado quando estraga ! No mas é um excelente carro, carro não, NAVE ! espero ter ajudado!