Home Usado da semana Carro da semana, opinião de dono: Renault Sandero StepWay 2009

renault sandero stepway 2009 1 Carro da semana, opinião de dono: Renault Sandero StepWay 2009




Hoje, na seção Opinião de Dono você vê o relato do leitor Luiz Fernando Filho, que tem um Renault Sandero StepWay. Lembramos que se você quiser ver o relato do seu carro publicado aqui no NA é só nos mandar um email através da página de Contato, enviando um relato completo e detalhado, inclusive que fale dos pontos negativos do seu carro. Vamos lá:

Comprei o Sandero Stepway 0km em dezembro passado, ainda com IPI reduzido, e estou curtindo muito. O modelo é o intermediário somente com ar, vidro dianteiro, trava e direção, porém nas tratativas da compra acabei ganhando o vidro traseiro também. O veículo acabou saindo por R$ 46.600, relativamente pouco para o que a Renault está pedindo hoje, que é  45.590 por um modelo “pelado” somente com direção.

O Sandero é muito bonito externamente, chama atenção por onde passa. A Renault/Dacia conseguiu fazer de um veículo básico um carro de aparência superior, quase um “pequeno jipe”. Suas rodas de série aro 16 e sua suspensão elevada de 50 mm dão esse ar de carro “fora de estrada”. Os plásticos externos não são exagerados como os modelos Fiat Adventure, mas também não chegam a ser discretos.

renault sandero stepway 2009 2 Carro da semana, opinião de dono: Renault Sandero StepWay 2009

Seu motor 1.6 16v de 112 cv faz em circuito estritamente urbano com ar ligado média de 7.6 com etanol, e 10.2 com gasolina. Seu interior porém é pobre, acabamento fraco para um veículo de tal valor, muito plástico de qualidade moderada, grafismo e design ultrapassado no painel.

Seus botões de elevação dos vidros dianteiros no painel central são muito desconfortáveis, precisa de muito tempo a se acostumar, economia muito pobre da Renault que dá a entender hoje que irá mudar, já que o Logan nessa nova geração o transferiu para as portas (tanto dianteiro quanto traseiro).

A qualidade do tecido/forramento dos bancos é boa, em viagens de longa duração não chega a incomodar, além do que possui ajuste de altura que dá uma maior altura aos baixinhos, e para os mais altos também o carro é ideal já que tem um teto alto.

Porém o que mais me atraiu neste carro está no seu amplo espaço interno que é superior a todos os veículos de mesma categoria e faixa de preços, simplesmente espaçoso pra quem vai na frente e excelente para quem vai atrás, comporta três adultos tranquilamente, seu porta malas também não fica atrás: 320 litros, muito maior do que o concorrente da Volkswagen e inferior ao do Palio Adventure por razões óbvias.

Sua dirigibilidade é boa graças ao perfil dos pneus 195/60 16R que não transmitem a imperfeições do solo para o motorista, uma boa pedida para os buracos e depressões de nossas vias, além do que lombadas e obstáculos de médio porte são passados com certa facilidade.


  • T. Motta

    Tive a oportunidade de andar num Sandeiro quando meu irmão foi comprar o Symbol dele… a suspensão do carro realmente é exemplar, firme e absorve muito bem as imperfeições do solo.

    O Sandero, num geral, é um bom carro. Uma boa aquisição, num geral. O único concorrente a altura, na categoria, é mesmo o Fox recém lançado.

    No mais, essa moda de ter carros "aventureiros", para mim, é jogar dinheiro fora… mais vale pegar logo o Sandero normal e completo. Um carro acima de quarenta mil que nem ar tem, para mim, está fora de cogitação…

    Sandero, bom carro, mas o Stepway é desperdício. Para mim é a mesma proposta do Palio Adventure e CrossFox: mesmo motor, mesmo padrão de acabamento, suspensão modificada, muitos cacarecos inúteis a mais e um preço impraticável.

  • T. Motta

    Tive a oportunidade de andar num Sandeiro quando meu irmão foi comprar o Symbol dele… a suspensão do carro realmente é exemplar, firme e absorve muito bem as imperfeições do solo.

    O Sandero, num geral, é um bom carro. Uma boa aquisição. O único concorrente a altura, na categoria, é mesmo o Fox recém lançado.

    No mais, essa moda de ter carros "aventureiros", para mim, é jogar dinheiro fora… mais vale pegar logo o Sandero normal e completo. Um carro acima de quarenta mil que nem ar tem, para mim, está fora de cogitação…

    Sandero, bom carro, mas o Stepway é desperdício. Para mim é a mesma proposta do Palio Adventure e CrossFox: mesmo motor, mesmo padrão de acabamento, suspensão modificada, muitos cacarecos inúteis a mais e um preço impraticável.

  • T. Motta

    Tive a oportunidade de andar num Sandeiro quando meu irmão foi comprar o Symbol dele… a suspensão do carro realmente é exemplar, firme e absorve muito bem as imperfeições do solo.

    O Sandero, num geral, é um bom carro. Uma boa aquisição. O único concorrente a altura, na categoria, é mesmo o Fox recém lançado.

    No mais, essa moda de ter carros "aventureiros", para mim, é jogar dinheiro fora… mais vale pegar logo o Sandero normal e completo. Um carro acima de quarenta mil que nem ar tem, está fora de cogitação…

    Sandero, bom carro, mas o Stepway é desperdício. Para mim é a mesma proposta do Palio Adventure e CrossFox: mesmo motor, mesmo padrão de acabamento, suspensão modificada, muitos cacarecos inúteis a mais e um preço impraticável.

  • Pereira

    só uma correção, o stepway basico hoje tem ar/dh/vediant/te5p/alarme/compbordo/fneblina. Só com DH deixou de existir a partir do 09/10

  • T. Motta

    Tive a oportunidade de andar num Sandeiro quando meu irmão foi comprar o Symbol dele… a suspensão do carro realmente é exemplar, firme e absorve muito bem as imperfeições do solo.

    O Sandero, num geral, é um bom carro. Uma boa aquisição. O único concorrente a altura, na categoria, é mesmo o Fox recém lançado.

    No mais, essa moda de ter carros "aventureiros", para mim, é jogar dinheiro fora… mais vale pegar logo o Sandero normal e completo. Um carro acima de quarenta mil que nem ar tem, está fora de cogitação…

    Sandero, bom carro, mas o Stepway é desperdício. É a mesma proposta do Palio Adventure e CrossFox: mesmo motor, mesmo padrão de acabamento, suspensão modificada, muitos cacarecos inúteis a mais e um preço impraticável.

  • http://intensedebate.com/people/TMotta T. Motta

    Tive a oportunidade de andar num Sandeiro quando meu irmão foi comprar o Symbol dele… a suspensão do carro, realmente, é exemplar, firme e absorve muito bem as imperfeições do solo.

    O Sandero, num geral, é um bom carro. Uma boa aquisição, num geral. O único concorrente a altura, na categoria, é mesmo o Fox recém lançado.

    No mais, essa moda de ter carros "aventureiros", para mim, é jogar dinheiro fora… mais vale pegar logo o Sandero normal e completo. Um carro acima de quarenta mil que nem ar tem, para mim, está fora de cogitação…

    Sandero, bom carro, mas o Stepway é desperdício. Para mim é a mesma proposta do Palio Adventure e CrossFox: mesmo motor, mesmo padrão de acabamento, suspensão modificada, muitos cacarecos inúteis a mais e um preço impraticável.

  • Ivan

    Parabéns! Não deixa de ser um excelente carro em sua proposta. Se te faz feliz suprindo suas necessidades, isso é o que importa.

    Porém na minha opinião não teria coragem de pagar tal valor, compraria um Ecosport seminovo por 45 mil [ou 4wd], equipado por igual e sendo sim um verdadeiro jipe. [é claro que um jipe lite, mas foi concebido como tal, e não um carro menor transformado]

    Abraço!

    • FernandoVW

      Ecosport concebido como "jipe"? Aquilo é um Fiesta travestido de offroad… Até engana bem, tem um certo trabalho na suspensão (com tração 4×4 opcional), mas não passa de uma adaptação!

  • André

    Comparando com o CrossFox…o Sandero ganha no porta malas..porem o acabamento interno do Cross é muito superior (logico..poderia ser muito melhor (isso vale pra todas as montadoras com essa categoria) ) e o Cross tem muito mais Tecnologia, conforto, o motor também fica de igual pra igual (isso eu falo porque tenho um ;D ) lembrando que o motor da Vw seja inferior em cavalos (por mais que eu sinta que o Cross puxe um pouco mais), seu torque compensa e muito nas arrancadas e na força do carro quando precisa fazer retomadas. O stepway e o Cross tem bom espaço interno, porém pelo preço que se pagaria, na faixa dos 2 , compensa muito mais o Cross, pela tecnologia dos equipamentos e mais equipamentos de série(com uns mimos a mais e mais funcionais) e pelo acabamento, ja que ambos sao "Offroad " disfarçados.

    • http://intensedebate.com/profiles/fla3d Fla3D

      Acho que pelo comentário nem precisava dizer que vc tem um crossfox pq esta na cara… :p

      Eu não diria que ele é muito superior e muito mais tecnologia, isso é bem coisa de quem quer defender o carro que tem. Eu diria que os dois estão no mesmo nível e agora no modelo mais atual o crossfox ganhou no acabamento, antes era no mesmo nivel e o painel do fox era ridiculo. O motor 1.6 16v da Renaul é referência desse segmento, talvez só o da Kia consiga ser melhor, o EA-111 da VW perde em tudo para ele, novamente, só quem quer defender o que tem que vai dizer que ele é melhor em algo, e olha que eu tenho um Polo com o mesmo motor, mas consigo ver que existem produtos melhores do que o que eu possuo.

      Além do mais o stepway pelo menos vem com ar no modelo "básico" que eu vi anunciado no jornal, na mesma configuração o crossfox é uns 3 mil a mais, então fica difícil justificar a compra. Se bem que esses pseudo-aventureiros nunca conseguem justificar o que custam…

    • Fla3D

      Acho que pelo comentário nem precisava dizer que vc tem um crossfox pq esta na cara… :p

      Eu não diria que ele é muito superior e muito mais tecnologia, isso é bem coisa de quem quer defender o carro que tem. Eu diria que os dois estão no mesmo nível e agora no modelo mais atual o crossfox ganhou no acabamento, antes era no mesmo nivel e o painel do fox era ridiculo. O motor 1.6 16v da Renaul é referência desse segmento, talvez só o da Kia consiga ser melhor, o EA-111 da VW perde em tudo para ele, novamente, só quem quer defender o que tem que vai dizer que ele é melhor em algo, e olha que eu tenho um Polo com o mesmo motor, mas consigo ver que existem produtos melhores do que o que eu possuo.

      Além do mais o stepway pelo menos vem com ar no modelo "básico" que eu vi anunciado no jornal, na mesma configuração o crossfox é uns 3 mil a mais, então fica difícil justificar a compra. Se bem que esses pseudo-aventureiros nunca conseguem justificar o que custam…

      Ah, sem contar que o sandero da um banho no porta malas do fox, e aquele estepe do lado de fora só serve pra atrapalhar.

  • juniort9

    Ta me cheirando balela esse relato hein. Sem opiniões e credibilidade nenhuma.
    Além de desconhecer a versão "pelada" ao dizer que vem somente com Direção, quando na verdade acompanha A/C e Vidros Elétricos.

  • Coala

    Acho o Stepway brega.
    E sinceramente, carro pra "chamar atenção por onde passa" tem que ser no mínimo um BMW 118, Veracruz, MB CLC, etc….

  • http://intensedebate.com/profiles/fla3d Fla3D

    Legal a avaliação, acho que entre os pseudo-aventureiros o stepway é o mais interessante, mas ainda é um absurdo o que cobram pela imagem que o carro traz. O que mata ainda é esse interior como citado e, como eu comentei no tópico do Logan, a posição dos comandos do ar, temos que tirar o olho da estrada pra procurar os ajustes lá em baixo.

    Se eu pudesse escolher pegaria um sandero normal, motor 1.6 16v e a suspensão elevada do stepway pra passar em estradas ruins, sem as frescuras de plastico… pena que isso não existe. :p

    Pior é a notícia do lançamento do "modelo 2011" do Sandero com os comandos do vidro no mesmo lugar. Espero que a Renault esteja planejando uma mudança considerável do interior para a versão 2012 se quiser dar uma alavancada nas vendas.

  • http://pools.wordpress.com PoolS

    Particularmente eu não gosto. Porém não podemos esquecer que muitos compram carro que trazem um visual esportivo, mas por baixo do capô tem um motor 1.4!

    Até mais,

  • jccg

    considero o sandero uma excelente compra e confesso q quase ia comprando um… so n comprei pq n coube no meu bolso…

    mas ele tem grandes chances de ser meu proximo carro, eu adoro ele e ja entrei num…

  • Leonardo

    Gente, vamos voltar à realidade: Esse carro é um absurdo e uma aberração do mercado nacional. Paga-se quase 50k por um popular com ar-dir-vidro com suspensao elevada e pneu maior (quanto deve custar para as montadores fazerem essas modificacoes? 500 reais?)

    O crossfox, sandero stepway e similares são sinais mais do que claros de que o brasileiro não sabe comprar carro.

  • Pedro Lourenço

    Eu sou proprietário de um Crossfox 2009. Considero q essa versão é compatível com o Stepway atual em acabamento e tecnologia, nada muito extraordinário em ambos.

    Com relação à posição dos comandos dos vidros elétricos, a do Cross também é pouco ergonômica e difícil de se acostumar, apesar de ser na porta (eu constantemente, aciono os vidros traseiros ao invés dos dianteiros, aí tenho que olhar para os vidros das portas traseiras para saber se estão abertos ou fechados).

    Alías a melhor posição para comando de vidros elétricos, na minha opinião, é do Peugeot 206/207, fica entre os bancos dianteiros próximo ao câmbio do carro. É a posição que mais facilmente me adaptei a usar.

  • cleber

    Eu acho que pelo preço vc fez um bom negócio e ainda ganhou os vidros elétricos traseiros de cortezia,qdo os outros modelos da concorrencia vc tem que implorar por um jogo de tapete em cortezia,e eu concordo com as outras pessoas que postaram porque o que vale é seu gosto se estiver feliz com o carro é o que importa mas para mim só compraria um stepway ou crossfox se o preço de ambos completo fosse bem convidativo ou estivesse em alguma promoção com preço próximo as versões normais completas,fora isso vou de sandero ou fox 1.6 comuns mesmo,agora qto o interior todos os concorrentes estão no mesmo nivel o que vale mais nessa hora é ver qual deles,ou seja crossfox,stepway,ecosport estão com preço mais convidativo,e escolher o que mais satisfaça sua necessidade.

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Ricardo Paulo_Ricardo

    não se esqueça q a linha atual da fiat adventure possui blokeio de diferencial e é uma mão na roda em situações difíceis. se duvida é só procurar vídeos no youtube. eu mesmo fiquei impressionado com a eficácia do sistema. tipo até de dentro dágua o carro ja saiu num vídeo de uma praia na região dos lagos aki no rio. o carro tava até a janela de água e saiu. claro q ficou cheio d'água rs.

  • http://intensedebate.com/people/Paulo_Ricardo Paulo_Ricardo

    eu sou muito mais pagar 46 mil num stepway o q mais de 60 mil num ecasport pelado. só a altura já é semelhante, capacidade de carga também e o sandero é mais bonito :D

    acho um belo carro com proposta decente. só o acabamento interno q é um pecado (de modo negativo)

  • http://intensedebate.com/people/TMotta T. Motta

    Concordo, inclusive vi que é mais eficiente que modelos de S10 e Ranger a gasolina… mas, no final, não é por isso que se paga a mais, vide os modelos antigos… acho ainda a comparação válida.

  • gunaletto

    Sandeiros 1.6 tem passado por recal branco da Renault!
    É um zumbido que aparece na bomba da água,quando o carro vai a concessionáriapassar por manutenção,aproveitam paratrocar o aditivo laranja, por um amarelado e se o carro voltar com o mesmo ruído ai é trocada a bomba da água, poiso barulho no caso não sai mais e pode até vazar a bomba!
    Se seu carro começar a zumbir nabomba, ja sabe, concessionária nele!

  • FILE

    Tenho um Sandero Privilege 1.6 8v 09/09, concordo com as qualidades, o carro é muito bom quando comparado aos gols, palios e fiestas, que tem praticamente os mesmos preços ( já viram o preço do “novo”Fiesta). A 1ª e 2ª marcha são demasiadamente curtas, mas o mesmo é uma boa opção de compra dentro da filisofia da Renault (espaço e custoxbeneficio).

  • http://intensedebate.com/people/kikofar kikofar

    Acho engraçado é que o carro vem para o Brasil com a proposta da sua criação: ser um carro que entrega um pouco mais, custando menos. Mas aí, vem a mania do brasileiro de achar roda grande e meio centímetro mais alto na suspensão que o outro motorista o fazem estar num carro melhor… aí vem essas aberrações tipo "cross", "Adventure", "Escapade", "Trail", "Off Road" (essa é do Celta, a pior de todas!!!!)! Só nos resta lamenta. Pra mim, o carro ficou até bonitinho, não vou desfazer dele. Mas 46 mil reis num Dacia é de lascar!!!!!! Comprem um e tentem vendê-lo no mês seguinte… Acho que é uma informação relevante a desvalorização, que é muito grande nos Renault.

  • http://intensedebate.com/people/AJPINHEIRO AJPINHEIRO

    mão na roda mesmo,
    mas pagar 58-60k num palio alongado só pq tem bloqueio de diferencial, e revestimentos melhorados é freud!!!
    visto que nunca uma adventure locker vai servir pra esse fim que o bloqueio anseia que ela servisse…

    enfim, dar 60k na adventure locker já num é das atitudes mais inteligentes…coloca-la em situação totalmente off-road é pior ainda…

    nem o ecosport 2.0 4wd serve pra isso…
    estavamos eu e um amigo no Troller dele aqui no beach park e um cara caiu na besteira de botar o ecosport na areia…preciso nem dizer que o cara do eco pediu pro meu amigo puxa-lo com Troller,né?

  • Marcio

    A desvalorização depende da região, estou no sul do RS e entreguei na concessionária meu clio expression 1.6 16v completo semana passada por R$24.500, na concessionária de Porto Alegre a avaliação foi R$23.000, como paguei R$36.000 desvalorizou em dois anos e meio em torno de 35% entregando na concessionária, fiz isso para aproveitar a promoção do mégane por preço de logan.
    Vejo o mégane expression 1.6 que custa R$49.000 a preço normal por R$36.000 ano 2007, é preço de mercado em Porto Alegre, em três anos de uso perde menos de 30%, mesmo que no final acabe sendo vendido por R$34.000 isso resulta em desvalorização de 10% ao ano.
    Não considero ruim.

  • Marcio

    Complementando, clio expression completo 1.6 16v ano 2008.

  • FILE

    Concordo com o Marcio em MG a desvalorização do Sandero Privilege 09/09 não é muito grande. Paguei 38K no meu 0km, atualmente esta entre 33K e 35K. Eu até cogitava a idéia de trocar por um mais novo, mas como não houve nenhuma melhoria para este ano, ficarei com 09/09 mesmo. Já rodei 40.000km e até então não tive problemas com o mesmo.

  • Wiston

    Vale apenas mudar, conhecer novos veículos, ja tive carros da ford-,chevrolet,- wolkswagem, vou comprar um Sandero tech run , espero que depois de 03 anos consiga revender sem perder muito.