Opinião de dono: Suzuki Grand Vitara 4×4 2013

grand-vitara-1

Primeiramente gostaria de explicar porque comprei uma Grand Vitara, já que não é tão moderna quanto uma Honda CR-V e nem tão potente quanto uma Chevrolet Captiva.

Esta resposta é simples, queria um carro 4×4 e que coubesse minha família inteira e bagagem sem apertos.

Antes de comprar ela logicamente fiz test drive em todas suas concorrentes, como Honda CR-V (muito cara e não tinha nem bloqueio de diferencial que por onde ando é essencial), Subaru Forester (um carrão, mas não queria cair na mão da CAOA), Mitsubishi ASX (porta malas tá mais pra porta luvas), Dodge Journey (um espetáculo mas sem tração 4×4).

Também Chevrolet Captiva (também sem tração 4×4) e até mesmo de categoria acima, como a Chevrolet Trailblazer que estava com taxa zero e um preço de R$ 120.000, mas que não me atraiu muito devido ao seu elevadíssimo consumo, preço de peça e uma rolagem da carroceria excessiva em curvas.

Na hora da compra

Cheguei à concessionária Suzuki de Ribeirão Preto, olhei o carro e sinceramente não consegui me apaixonar, mas mesmo assim pedi pra vendedora para fazer um test drive, ai eu me apaixonei.

Devido a uma série de fatores como sua estabilidade graças a sua suspensão independente e sua tração integral, seu grande espaço interno por causa de seu grande entre-eixos, seu freio por ser disco ventilado nas quatro rodas, seu ângulo de entrada, saída e vão livre bons.

grand-vitara-3

A única queixa que fiz sobre o carro foi a respeito do acabamento que achei espartano demais.

Apesar de muitos reclamarem de seu desempenho, não vejo necessidade de mais do que isso para um carro off-road familiar.

Outro atrativo dele foi o preço, de R$ 97.000 com os opcionais, central multimídia e bancos em couro, ainda consegui módulo dos vidros e que pagassem R$ 27.000 (FIPE- R$ 27.500) na minha Chevrolet Zafira 2007 que estava com 180 mil km.

grand-vitara-4

Nove meses e 26 mil km depois, não tive nenhum problema com ela, somente a saída do ar condicionado que quebrou e a tampa do porta malas que fica batendo provocando um barulhinho interno.

Agora pra ficar mais fácil o entendimento, separarei minha avaliação em tópicos:

Consumo

O consumo é de 6 km/l na cidade, 9 km/l na estrada e 7,5 km/l na terra, que não é ruim considerando sua tração integral, só ando com ar condicionado ligado e seus 1600 kg.

grand-vitara-7

Desempenho

O desempenho, como já havia dito, é compatível com a proposta do carro, ele não sobra, mas também não falta (pelo menos pra mim que tinha uma Zafira).

Conforto

O conforto é muito bom pra 5 adultos, mais bagagem, e isso tudo graças ao seu longo entre-eixos.

grand-vitara-5

Tecnologia

Em tecnologia o Suzuki Grand Vitara é muito atrasado (veja também opinião de dono sobre Suzuki Grand Vitara 2010), pois usa um câmbio automático de 4 marchas, o som não tem entrada USB nem Bluetooth (problemas resolvidos colocando a central multimídia original da Suzuki), mas pelo menos tem controle de som no volante, teto solar, cruise control e faróis com projetores.

Segurança

Ele tem cinto de três pontos e apoio de cabeça pra todos, freios a disco e ventilados nas quatro rodas, tração 4×4, e um crash test bom. A única queixa nesse quesito fica por conta da existência apenas dos airbags frontais.

grand-vitara-6

Resumindo

O Suzuki Grand Vitara é um carro muito bom e confiável (eleito o nono carro mais confiável do mundo segundo uma pesquisa alemã).

Considerando minhas necessidades não achei opção melhor e nem mais barata.

Comprei, ficarei 5 anos com ele e recomendo a todos que estiverem procurando um SUV que aguente o tranco, seja no asfalto, cidade ou até mesmo em trilhas pesadas que só passam jipes.

Agradecimentos ao Luis Maiolini Bicego Pereira pelo relato.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X