Home Usado da semana Carro da semana, opinião de dono: Toyota Etios XS 1.3

toyota-etios-vermelho (2)

Meu nome é Pedro, tenho 27 anos e gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com meu Toyota Etios 2013 XS 1.3 16v. Tudo começou no inicio do ano, quando meu então atual carro um Renault Clio 2005 1.6 16v Hi-Flex começou a apresentar os sinais da idade, demarcando território na garagem da minha casa com frequentes borras de óleo.

Então decidi que aquele era o momento de trocar de carro, então fui a diversas concessionárias com o seguinte perfil, não poderia ser 1.0, teria que ter ar condicionado, direção-hidráulica/elétrica, travas e vidros elétricos (de preferencia nas 4 portas), airbag duplo, ABS, boa altura do chão, espaço interno razoável pois tenho 1,91m, bom consumo no álcool, baixa manutenção, valor do seguro baixo, e o valor não poderia ultrapassar 40 mil reais.

Então fiz o que acredito que a grande maioria das pessoas devem estar fazendo, levado pela tentação de ter um carro bonito, fui até uma concessionária visitar o Hyundai HB20, fiz uma avaliação rápida de um modelo 1.6 com todos os itens listados acima, não incluía rodas e som, o valor ultrapassava os 40 mil reais, além disso eu achei a altura do carro em relação ao chão baixa, o espaço interno pequeno.

toyota-etios-vermelho (1)

Próximo passo foi o Chevrolet Onix 1.4 LTZ, fui a uma concessionária fiz o Test Drive de um modelo com MyLink, achei o motor fraco, apesar de ter achado a altura do carro boa e os itens de série interessantes, o valor ultrapassava meu limite, então resolvi seguir uma linha mais racional e fui ver o Nissan March.

Achei o carro bonito, apesar de ter um painel simples, esse também foi barrado pelo valor, então como dois amigos meus do serviço haviam acabado de comprar um Toyota Etios na mesma concessionária, me sugeriram dar uma passada na Toyota Sun North aqui em São Paulo, e procurar pelo vendedor Júlio, que desde o inicio foi muito atencioso, e me sugeriu a versão XS 1.3 que já trazia de série todos os itens que eu estava buscando, além disso a avaliação realizada no meu francesinho foi bem acima da realiza pelos concorrentes.

Então aceitei fazer um “Test Etios” o que realmente fez toda a diferença pois dentro da categoria dele apenas o Nissan March apresentava a direção elétrica, porém eu achei que a suspensão mais alta traz muito conforto ao carro, além do argumento de ser o segundo carro mais econômico do Brasil perdendo apenas para o Renault Clio 1.0. Hoje faz praticamente 6 meses que estou com o carro, vou dividir a análise em tópicos, para tentar facilitar a leitura.

toyota-etios-vermelho (3)

INTERNO

Acabamento Interno (+)

O acabamento interno do carro é simples, acredito que o design interno não é tão atraente quanto aos rivais, porém o design simples é compensado pela utilização de materiais melhores e encaixes precisos e sem rebarbas, se você observar o painel e as portas é possível encontrar 3 tipos diferentes de plásticos com tonalidades diferentes que transmitem uma sensação de requinte. No caso do meu os bancos são em couro, portanto não tenho como comentar a respeito do tecido oferecido originalmente pela montadora, o couro instalado pela concessionária no meu carro, é de excelente qualidade até o momento não apresentou nenhum tipo de desgaste ou desidratação.

Painel de Instrumentos (-)

O painel de instrumentos localizado na parte central é algo que eu particularmente não gosto, pois eu acredito que não é de fácil visualização, além disso eu sinto falta de um computador de bordo informando dados como consumo médio, consumo instantâneo, outro detalhe negativo é o tamanho do marcado de combustível que eu acho minúsculo, parece um reloginho daquelas da CASIO do inicio da década de 90.

Ergonomia (+)

Apesar de o banco do motorista não possuir regulagem de altura, a altura é boa e dependo da pessoa, essa regulagem pode ser suprida pela regulagem de altura do volante(escamoteavel), os comandos de ar-condicionado, vidros elétricos, abertura do porta malas, abertura do tanque de combustível, abertura do capô são de fácil acesso. Volante com boa pegada.

Porta-Trecos (+)

O carro possui inúmeros porta-trecos distribuídos pelo carro, algo que eu considero bastante interessante visto que é um carro de porte pequeno, possui 1 porta garrafas em cada porta que acomoda perfeitamente uma garrafa de tamanha maior, 2 porta copos no console central logo a frente do câmbio, 2 porta trecos atrás do freio de mão, e mais a um porta moedas atrás do cambio, 1 porta revistas atrás de cada banco e o porta luvas é refrigerado.

Som (+)

O sistema de som original é de boa qualidade, toca CD/MP3 e possui porta USB que reproduz músicas de aparelhos da Apple como Iphone e Ipod. Os 2 alto-falantes instalados na dianteira do veiculo em conjunto com os 2 tweeters fornecem um som agradável de boa qualidade.

Espaço Interno (+)

Como eu já disse antes, tenho 1,91m o carro me atende muito bem, assim como em todos os outros carros da minha casa, o banco fica sempre no final, com o banco ajustado para mim, é possível ir um adulto confortavelmente no banco de traz.

Porta-Malas (+)

O porta-malas eu considero pequeno, porém eu acredito que se o foco for um porta-malas maior vale a pena considerar um Etios Sedan pois o porta-malas é enorme, nas fotos que tirei coloquei uma mala de viagem da Samsonite 31 o maior tamanho, para mostrar que é possível acomodar uma mala dessas, porém não cabe muita coisa além disso.

toyota-etios-vermelho (6)

toyota-etios-vermelho (8)

EXTERNO

Pneus e Rodas (+)

No caso do meu modelo ele vem equipado com rodas de aço de 14 polegadas, com calotas, um detalhe que me agradou bastante é o fato dos pneus serem da PIRELLI pois eu considero a melhor marca de pneus, o perfil é alto o que confere conforto extremo.

Faróis (+)

Apenas o modelo top de linha XLS 1.5 vem com faróis de milha, como considero os faróis de milha um item de segurança comprei no Mercado Livre e eu mesmo instalei, achei o preço muito bom, saiu cerca de 110 reais com o chicote, botão e rele. A iluminação ficou excelente.

Pintura (+)

Diferente das demais montadoras a pintura metálica não é cobrada a parte, se você optar por um Etios Preto ou Branco, pagará o mesmo valor do meu, como acho que esse tom de vermelho esta na moda, e o carro ficou muito bem nessa cor, optei pelo vermelho.

toyota-etios-vermelho (5)

toyota-etios-vermelho (4)

MECÂNICA

Motor (+)

O motor é 1.3 16v todo em alumínio assim como o câmbio. A potencia é de 90cv e o torque 12.8kgf.m ambos no álcool, alias eu nunca abasteci com gasolina pois como o consumo dele no álcool é altamente satisfatório, nem me atrevo a testar na gasolina, o carro é ágil nas arrancadas, possui boa retomada, não perde força com o ar-condicionado ligado, já andei com 4 adultos no carro, e o carro encarou as ladeiras com tranquilidade.

Consumo (+)

O Consumo eu diria que é um dos pontos altos do carro, esse é o meu primeiro carro que o consumo coincide com o divulgado pela imprensa, como eu gosto de pisar um pouco, o consumo acaba variando entre 8 e 9,5km/l no álcool na cidade, já na estrada fica entre 10 e 11,5km/l.

Freios (+)

Os freios são ABS, e dispensam comentários, trabalham perfeitamente em conjunto com os PNEUS garantindo muita segurança.

Direção (+)

A direção é extremamente leve e com certeza foi um dos itens que me levou a comprar o carro.

toyota-etios-vermelho (7)

toyota-etios-vermelho (10)

toyota-etios-vermelho (9)

CONCLUSÃO

Estou muito satisfeito com o carro, acredito que a direção elétrica, a suspensão e o consumo fazem toda a diferença, pra quem nunca dirigiu um carro com direção elétrica sugiro fazer um teste drive no Etios, pois a diferença é realmente gritante, minha noiva costuma dizer que a diferença entre os carros com direção hidráulica para elétrica, é a mesma para caixa seca X direção hidráulica. Eu recomendo o carro!

14 itens avaliados:

Itens positivos = 13 (93%)
Itens negativos = 1 (7%)

Nota Final 9.3

Por Pedro Freitas



  • Cleiton

    O problema deste carro mesmo é o painel ahh lá balança mirizola, e exterior de um logan hatch. Mas no racional é uma boa escolha mesmo.

    No entanto, não troco meu HB20 pelo Etios.

    • PONCIO PILATOS

      só uma coisa a dizer: PARABÉNS pela avaliação.
      comprou o carro com lógica e não com o coração.
      em tempo, o 1.5 passava dos 40 paus??

      • duduguazzi

        Não sei no caso do comprador, mas aqui em Floripa o 1.5 tava saindo 41,5mil.
        Já no modelo 2014 agora temos o 1.5 a baixo de 40mil pois o XS passou a contar com o mesmo.

        • http://verdadesobrerodas.wordpress.com/ VERDADE_RODAS

          A avaliação foi boa, mas o que o dono do carro comprou e instalou foi farol de NEBLINA, e NÃO de MILHA.

    • https://www.facebook.com/michel.francisco.102 Michel Francisco

      E eu não troco meu civic lxs 2009 por nenhum destes populares que rondam a casa dos 40k. Faço 6,7 a 7 km/lt na cidade e 10km/lt na estrada, sempre com alcool, aqui no interior do PR to pagando R$1,76 no litro.

      • dudupruvinelli

        Acho que ninguém em sã consciência faria isso… rs

        • Xeneize87

          Mesma coisa com Hatches médios desse ano… I30 e Focus não tem comparação…

      • Maurilho

        Conheça um tal de Palio Essence e irá se manifestar (desculpe, seu fui grosseiro) minha mãe tem um destes Dualogic, é um carro pra lá de espetacular, anda mais que Bravo, claro que o conforto do Civic irá ser melhor, mas eu acho que é só isso. Mas concordo com você. Tenho um Siena HLX 2008, é um popular com motor e conforto de médio, mas pegue Etios sedan, Voyage, prisma etc. Nenhum chega aos pés do meu carro; sem falar que o consumo é satisfatório, faz 7 a 7,8 km/lt na cidade e 11km/lt.

    • MarcosObs

      Seja feliz…..mas detalhes como USB iphone e ipod, faróis de milha e outros mostram certo desconhecimento técnico. Seis meses ainda é lua de mel com o carro. E testar pois dois colegas possuem é aquilo que o pessoal chama "efeito manada", por isso gol é líder de vendas, por isso dizem por aí que Toyota é Toyota.

    • https://www.facebook.com/paulo.cavalcante1 Paulo Cavalcante Lopes

      parabens pela avaliacao!

    • KzR

      Concordo contigo. O painel tira toda a graça do carro. E é uma peça fundamental. Eu gosto de ter todas as informações ao alcance da vista com pequenos movimentos da visão. Também gosto de monitorar o giro do motor. No Etios, além de ser incômodo pode ser perigoso. Imagina tentar administrar a autonomia desse carro numa viagem?

      Não dá. Sinceramente não dá. Enquanto a Toyota não colocar um painel de vergonha ou pelo menos uma boa adaptação para o estilo convencional, por mais que se tenha um bom conjunto mecânico e bem montado, não vai vender bem como deveria.

      E nem ligo muito para exterior. Tanto que entre Etios e Clio, eu fico com o Renault.

  • daviddiniz

    Parabéns pelo carro.

    Também fui ver o carro em uma CSS da marca e gostei mas na minha opinião a Toyota deveria oferecer o ajuste elétrico do retrovisor para o modelo pois convenhamos em pleno 2013 ter que esticar todo para ajustar o retrovisor é complicado. Ah sim o Ar condicionado do carro é eficiente?

    • https://www.facebook.com/pedro.hof.9 Pedro Hof

      na época em que eu comprei ele ultrapassava os 40k…então nem cogitei, mas já ouvi falar muito bem, agora te falo que com relação ao motor, não sinto falta de um motor mais forte!

    • mjprio

      parece que o 2014 vai oferecer o equipamento nas versoes XS e XLS

  • birchip

    Parabéns pela aquisição Pedro, mas como vc escreveu, realmente o marcador de combustível e hodômetro é bem minúsculo.
    A reclamação é unânime e a Toyota deveria corrigir isso.
    <img src="http://imguol.com/2012/06/06/o-painel-centralizado-tem-velocimetro-desproporcional-e-um-marcador-de-combustivel-quase-invisivel-1338992285635_300x200.jpg"&gt;

    • Thiagusss

      espero que a TOYOTA tome providências, ninguém aguenta mais esse painel!!!!!!!!!!!!rssss

    • radiobrasilcombr

      Porque será que o fabricante coloca um velocímetro para até 200 km/h num carrinho desses? 160 se chegar.. e olhe la.

      • DinhoRoxx

        vai que alguém queira turbinar seu etios =]

        • Thiagusss

          mereceu meu joinha! uhsuhsauhs…
          agora que não podemos mais dar o positivo! temos que nos expressar assim!rssss

        • jaderf

          ué, tem por aí até picanto turbo, pq nao o grandioso etios? hehe

      • giovenardi

        o clio 1.0 16v aqui de casa marca 250! hahah nem jogando de um penhasco da isso hahah

      • O_Corsario

        Acho que por dois motivos: o primeiro é marketing mesmo, tem gente que olha o mostrador e acredita que vai até o fim. Não iria nunca, até pela relação de marchas.
        O outro motivo acho que é técnico. VOu dar o exemplo do meu carro, que tem final oficial de 190 e tantos km/h mas cujo velocímetro vai a inacreditáveis 260. Pq? Pq daí o fim da escala fica numa zona "morta", deixando as velocidades que vc mais usa em local confortável para a vista. SE a escala acabasse nos 200, velocidades como 120km/h ficaria num lugar ruim para olhar. COm a velocidade maior vc "espalha" mais a escala e deixa as informações mais importantes no lugar mais correto.

      • plyndagos

        E o grandioso Gol que marca 240km/h na 1.6? haha

    • KzR

      Esse painel tem que ir pro lixo. E pra ontem.

  • LenonSlater

    O importante é estar satisfeito e feliz com o veiculo, você comprou exatamente dentro das suas necessidades, e isso que diferente uma boa compra, parabéns !

  • deleted57631

    Quando é que vão lançar o Etios sem o painel Filizola?

    • Thiagusss

      como acabaram de dar um "tapa" no painel, acredito que virá somente no começo do segundo semestre 2014!…infelizmente….

      • KzR

        Pois só poderá ter boas vendas depois desse tempo. Até lá, muita coisa pode mudar.

  • Mel_Thorme

    Eu não compraria um Etios, apesar dele ter os requisitos básicos de segurança e estrutura que os demais concorrentes não tem. Air bag, 4 estrelas no Latin NCAP, freio ABS… essa deveria ser mesmo a preocupação dos consumidores!
    Mas, eu ainda sou seduzido pelo design.
    REsumindo, não tem como negar que o Etios é um carro muito bem feito! E bem feio!

    • Willy

      Concordo, carro feio da p****. Mas cada um tem o seu gosto, eu sentiria vergonha de andar com um carro feio desse na rua, por mais honesto que ele seja.

    • KzR

      Eu só não o compraria pelo painel interno e sua arquitetura. Aquelas saídas de ar juntas ficam grotescas.
      O exterior não me incomoda muito. Não é bonito, mas não é o fim do mundo. Umas lanternas melhores cairiam bem.

  • deleted57631

    O Etios tinha tudo para dar certo, com vários pontos positivos como segurança, conjunto mecânico, robustez, confiabilidade, consumo e pós-venda.

    Mas infelizmente a Toyota sem-vergonha quis colocar o painel central, eles têm que corrigir urgentemente isso. Ele seria o líder da categoria se corrigissem esse erro.

    E agora sem o sistema de curtidas, não vai ter os mesmos haters postando piadinhas repetitivas.

    E parabéns pelo carro. Essa versão é um dos melhores custo-benefício.

    • marciors01

      O problema não é o painel ser central, na linha C4 o resultado é bem decente, o problema é o painel tosco e mal projetado que foi colocado neste etios.
      Um dos pontos que ajudam em um painel central é o velocímetro digital, facilita muito a visualização.

      • femerald

        Pois é, se fosse bem projetado como o do C4 aí seria bem diferente e até inovador na categoria.

        • Rodrigo

          Inovador não é bem o caso, já que o Twingo lançou essa moda em 1993 (acho).

          Mas se fosse ao menos digital ficaria um pouco mais apresentável…

      • wasdyn

        Acho que o que facilita no C4 é o fato de ser digital, o que exige um desvio de atenção mínimo para ser interpretado. Já no caso do analógico creio que não tenha saída, tem que ser em frente ao motorista.

      • KzR

        O C4 se salvava porque conta-giros e, se não me engano, velocidade (mesmo e formato digital) ficavam em frente ao motorista.

        O Etios não teve nem jeito.

    • KzR

      Assino em baixo. A Toyota (assim como a Hyundai com o i30) se queimou porque quis economizar alguns trocados, achando que o gosto do brasileiro não deveria ser levado em conta face o projeto voltado ao consumidor indiano. Talvez nem eles gostem!

      Agora, se eu soubesse como tocar um carro sabendo sua velocidade, rotação de motor e nível do tanque de combustível com precisão razoável só de ouvido e visão, compraria um sem problemas.

  • Randzz

    Será tão difícil mudar o painel para onde deveria estar?

    • Thiagusss

      a toyota deu preferência à economia, aproveitou o projeto que já estava pronto há 2 anos e enviou para o
      BR…
      a dificuldade se chama "dinheiro"…rsss

    • KzR

      Em termos de vendas, não seria, já que seria para melhorá-las, talvez até compensasse o custo em se mudar o maquinário que produza o formato do painel.

  • TacodeSinuca

    Até que a morte os separe….amem!

  • LuccasVillela

    Também fiz um test drive, quase comprei, mas terminei indo de Palio por causa do cambio dualogic… Tbm ia comprar essa versão. Gosto do interior, só desgosto muuuito do fato de não ter computador de bordo e esse visorzinho minusculo de combustivel.

  • mãodegraxa

    Vai gastar pouco pra rodar! E isso é ótimo.
    Parabéns!

  • zeuslinux

    E o painel dele ainda é o antigo, com velocímetro em fundo branco. O atual já melhorou um pouco.

    O exterior do Etios é um pouco sem sal mas dá para melhorar bastante escolhendo uma cor bonita como esse vermelho da foto. O Etios com carroceria hatch para mim também é um pouco mais aceitável do que o sedã.

    E, vamos ser sinceros, quem compra carro barato quer mais é um meio de transporte que seja confiável. Eu tenho um carro bem melhor e mais caro do que esse Etios no momento e não posso ter 2 carros por falta de garagem, mas eu muito provavelmente compraria um Etios hatch desse como segundo carro econômico ou para dar de presente para minha mulher. Já tive Corolla e ele para mim também não tem nada de luxuoso, mas era confiável e não tive problemas mecânicos ou com o pós-venda.

  • carrocas_nao

    é impressãominha ou os comentários perderam o joinha?

    • Eduvinhas

      tbm notei isso

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Sim, perderam. Fizemos isso para desestimular os engraçadinhos que comentavam em todos os posts as mesmas coisas, só pra ganhar joinhas.

      • allan

        E mais uma vez os bons pagam o preço pelos maus.

        -.-'

      • Kenny_

        Eu acho que tá dando certo.

        Um post sobre o Etios sem aquelas 2 dúzias de piadinhas e insultos nos primeiros 30min é uma boa prova de que foi uma boa medida.

      • MarcosObs

        Mas corre-se o risco, daqui para frente, de termos 30 ou mais linhas abaixo do comentário com os caras escrevendo apenas: "Joinha". Já pensou nisto Eber ? Vamos ver como o povo se comporta.

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          Quem começar com "joinha" toda hora será avisado, e se continuar, será banido.

          • O_Corsario

            Eu sinto falta dos "joinhas", às vezes o cara disse exatamente o que vc queria dizer, o joinha era uma forma de manifestar isso sem ter que escrever outro comentário.

            • JPaulo10

              Concordo. Evitava que eu repetisse o comentário do outro, como agora.

              Acho que o nível aqui, diante do que vi em outros blogs, está bom, construtivo.

            • SilenceBass

              Concordo também..

              aproveito pra pedir desculpa sobre meu comentário do Chevrolet Trax, onde elogiei o Traxseiro da avaliadora no vídeo…

              perdão :(

      • https://www.facebook.com/luisgustavo.s.barreto Luis Gustavo Spern Barreto

        Não gostei, antes dava pra saber se mais pessoas concordavam com aquela opinião. Os comentários dos engraçadinhos eu pulava, não me atrapalhava.

      • Dadu_V8

        Então agora vai começar aquela V*******gem de "toma meu like"… kkkkkkkkk

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          Quem fizer isso vai ser banido.

      • radiobrasilcombr

        Sentirei muita falta do "dedão positivo" por aqui.

      • Thiagusss

        os que comentam em alguns posts e realmente merecem o "joinha" pelo bom comentário, infelizmente, também foram prejudicados, uma pena!

      • Bruno Alves

        Continua assim Eber, que daqui a pouco o NA vai pro buraco. Falando sério, sem querer ofender. Sei o trabalho que da para administrar o site e tudo, mas vocês estão só tirando e piorando as coisas. A qualidade está caindo muito. O site está perdendo todos os diferenciais de antigamente. Logo vai ser só mais um entre os vários sites sobre carros.

        • malcolm19br

          Eu já acho que foi um acerto ter tirado os joinhas, tinha muita gente escrevendo frase de impacto sem ter nada a acrescentar

        • Carlsson

          Pois eu acho que tirar os joinhas pra expulsar um pouco os piadistas de plantão tende a elevar a qualidade do site!

          • Diegorji

            Eu acredito ser o oposto, o site perde a sua origem e como foi dito acima será mais um no meio da multidão.

        • Psoos

          Penso igual. Isso é apenas o reflexo da fama. Não tem capacidade de conviver com todo tipo de gente e a forma mais fácil de resolver é a ditadura. Cada um deve ser responsável pelo que escreve, e não os adm quererem deixar os comentários que quiserem. As vezes, se esquecem que quem faz o site ser o que é, somos nós.

      • Marcelo_Machado

        Fez bem. Não sentirei a menor falta do joinha. Aliás, se não tivesse lido o comentário nem teria percebido.

        O importante é ler as matérias e ver o que as pessoas comentam. Quem se preocupa em receber joinhas nos comentários deveria procurar outra coisa para se sentir "popular".

        Só não gostei que agora pode-se fazer comentário sem estar logado. Isso abre espaço para gente que muitas vezes só quer tumultuar ou "causar" do que comentar seriamente.

        • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

          Comentários sem estar logado já faz mais de 1 ano que tá habilitado. Mas esses passam por nossa moderação e muitos deles são deletados todos os dias.

    • Pedro_Rocha

      Também não estou conseguindo visualizar.

    • TacodeSinuca

      Perdeu, ficou sem graça né?
      Antes era legal negativar, ai tiraram, ai pelo menos restava os positivos e tiraram também.
      Sinto um vazio, quando quero expressar com um positivo o comentario de alguém e não consigo :(

      • Renan21

        Pois é.. era bom quando falava algo e sabia que alguem concordava com vc. hehehehe
        Mas agora… ficou meio sem graça…
        Era bom quando tinha pelo menos os positivos.

      • Leandro1978

        Quando tinha o negativo, alguns engraçadinhos marcavam hora para dar negativos a todos, não importado o tipo de comentário. Por causa destas "crianças" o dispositivo foi tirado. Então, não satisfeitas, começaram a zoar os comentários para receber joinha. Então é aquilo, não sabem "brincar", que fiquem sem. Não vão mais acessar o NA? Ótimo, o nível sobe um pouco!

        • Louis

          Os "engraçadinhos" que negativavam sem motivo não atrapalhavam em nada.
          Acho que o pessoal daqui já tinha aprendido a não dar positivo para os chatos, não era necessário tirar este recurso… Qual o próximo passo, tirar os comentários ?

          • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

            Não atrapalhavam em nada? Muito pelo contrário. Sobre tirar os comentários, já fizemos isso no passado, quando chegou a um ponto insuportável. Se vai acontecer novamente ou não depende dos comentaristas.

            • Bruno Alves

              Eber, é só lembrar o que aconteceu quando vocês tiraram os comentários. O nível de acessos do site caiu.

        • Carlos_brown

          Concordo plenamente, parece que as crianças não queriam ver mais discovery kids e vinham pra cá ficar de palhaçada.

      • mariostefa

        concordo com vc taco

      • Diegorji

        Concordo contigo !

    • FlavioBlom

      Também não vejo.

    • Diegorji

      Um dado simples de saber se estão no caminho certo será a quantidade de postagens, eu acredito que irá reduzir. Quando nos logamos já está claro a intenção, "intense debate"…

      Os caras sabem que é necessário visualizações para continuar ganhando confiança no mercado, enfim, não concordo com as medidas tomadas , mas respeito.

  • marciors01

    Não entendi o march passar do valor, o modelo 1.6 já razoávelmente bem equipado parte de 34k ou 35k, um modelo bem completo não chega aos 40k.

    • duduguazzi

      Tbm não entendi, mas vai saber se a Nissan que ele visitou não estava cobrando ágio e de repente só tinha a versão top.
      Mas um March SR 1.6 ta saindo 40mil aqui em Floripa e considero um carro com mais atrativos, apesar do quesito segurança ser melhor no Etios.

      • Kenny_

        Até um tempo atrás o March só vinha com ABS na versão SR e o preço tabelado dela era de 42mil. Não sei quando o ABS passou a ser de série em todas as versões 1.6, mas pode ter sido isso.

        • Dragoniten

          Maio. :) 1 mês depois da compra do nosso colega.

          • marciors01

            Pois é, hoje compra-se o march com abs por 34k.
            Hoje a melhor compra até 40k são disparado new fiesta e 208, depois bem o hb20 que é muito melhor carro do que este etios.

            • Dragoniten

              Pra quem busca um carro 1.6, boa performance e econômico, com ABS/AB2 e o essencial no menor custo possível, acho que o March é a melhor escolha do segmento.

    • Andre

      No começo do Ano o March com ABS era só o top de linha, era em torno de R$ 42.000,00

    • Dragoniten

      1.6 com ABS de série só começou em Maio, depois da compra do nosso colega.

    • Rodrigo_Galera

      Idem aqui: meu pai comprou o SL e pagou R$ 40.000,00 na lata. O S sai ainda mais barato: a partir de R$ 37.000,00. E o 2014 já vem com air bag E abs…
      Considero o March 1.6 o melhor custo benefício do mercado (na sua categoria). O do meu pai já passou dos 90.000 kms e até agora, só alegria!

      • marciors01

        Hoje as melhores compras nesta faixa de 40k são new fiesta e 208, logo abaixo deles o hb20 mas já por 41k se não estou enganado, o march para valer a pena somente por um valor mais baixo do que este, a versão S 1.6 hoje custa 34k.

  • mmcinza

    Faltou a opinião sobre a TV?…rs…..brincadeira.

    Eu já tive Toyota e voltaria a ter outro, pois independente do modelo, os caras fazem uma carro 'pau pra toda obra'.

    Falar do painel, é chover no molhado, eu acho que a falta de regulagem de altura no banco e do cinto de segurança, me incomoda mais do que o painel em si.

    • duduguazzi

      Me incomoda tambem o que se ve numa das fotos, da região do freio de mão, onde não temos uma sequencia de acabamento mesmo que plastico e conseguimos ver o assoalho do carro. Acho isso extrema simplicidade não coerente com um carro de mais de 30mil.

  • Louis

    Ps.: Farol de neblina, e não milha.

    Particularmente, eu acho a lanterna de neblina traseira mais importante que o farol de neblina. Infelizmente, alguns carros têm o farol de neblina na frente, mas não tem a neblina traseira (minha Livina, por exemplo). Quando dirijo na neblina, eu ligo o farol de neblina e vejo pouca diferença, agora carro com lanterna traseira de neblina eu enxergo de longe! Meu carro do dia-dia (206 sw) tem a lanterna traseira de neblina, mas infelizmente o carro que eu uso para viajar não tem….

    • Lauro Sollero

      Achei que ninguém iria comentar o farol… eterna confusão entre farol de milha e neblina… e piora quando regulam o de neblina para funcionar como um de milha, cega todo mundo e o cara acha que está abafando…

    • Ughadoo

      Uso o farol de neblina apenas em três situações raras no meu uso: na neblina, com chuva MUITO forte e em estradas de terra. O luz traseira de neblina só é usada nos dois primeiros casos.

      Com chuva muito forte o uso do farol de neblina junto com o farol baixo melhora um pouco a visibilidade. Já o uso em estradas de terra é devido aos faróis de neblina estarem em uma posição bem baixa na frente do carro; eles geram sombras compridas nas irregularidades, melhorando a visão de buracos ou pedras próximas.

  • HenriqueHJ

    eu acho o etios um bom carro, beleza pra mim não é o fundamental, mas não compro, pois pra mim esta na faixa errado de preço. se quer parecer com o logan que fique na faixa de preços do logan.

    encaro ele tranquilo como carro de comprar pão. carro que não se usa pra viajar e que dá pra deixar em qualquer buraco. queria saber se o seguro dele é alto.

    • Gessy

      Existe uma diferença considerável entre Logan e Etios.

  • Mário

    Da a impressão de que o cara é vendedor, meio estranho esta avaliação.

    • Guerra

      x 2

    • Leandro1978

      Não achei. Eu testei o Etios (versão sedan 1.5) e tive as mesmas impressões do colega que comprou o carro. O senão mesmo fica por conta do painel, descentralizado e pouco ergonômico. Em relação ao acabamento, material utilizado, não é muito diferente, nem inferior ao que vemos no segmento. O problema mesmo é o painel.

      • JPaulo10

        O acabamento melhorou no modelo 2014.
        Colocaram "black piano" na parte frontal do painel, o estofamento melhorou, os instrumentos ficaram escuros com luz branca e azul clara.
        Mas não gostei do fato de não ter ajuste de altura. E dos valores cobrados.

  • Landrutt

    Parabéns pela compra, adquiriu o carro mais seguro do segmento. Seria certamente minha escolha caso eu quisesse um carro do tipo.

  • guilhermeccomp

    O resultado do Etios no crash test, pra mim, é o maior atributo dele. Mas dificilmente compraria um carro que, na minha opinião, é um tapa na cara do consumidor. É como se a toyota dissesse assim: "Tem a confiança da minha marca, mas você não merece um carro bonito, bem acabado e com um valor razoável…"

    • Kenny_

      Mas isso é pior do que o clássico "Toma aqui um carro bonito, com um acabamento meia boca, mecânica de 10~20 anos atrás e com economia na resistência estrutural "?

      • Guilhermeccomp

        Claro que nao, amigo. So acho que nao há problema nenhum em unir qualidade, beleza e preço justo num carro só… Falta vontade por parte das montadoras mesmo…

    • MarcosObs

      SAbe que este ponto para mim é negativo ? Calma, explico….na época ele não era produzido aqui. Ou seja, testaram umcarro que pode ser diferente…… Queria ver agora um novo crash do Etios.

      • Thiago

        Não era fabricado aqui? Até onde me lembro, o modelo vendido aqui sempre foi fabricado aqui, até porque esse motor Flex nunca foi fabricado em outro país. De onde veio sua informação? Agora fiquei curioso!

    • Dragoniten

      Faltou o botão de "joinha" agora pra você, seu comentário foi exatamente o que penso sobre o que a Toyota pensa do consumidor brasileiro.

  • bedotRJ

    Curti o relato. O colega tem um perfil de compra bastante parecido com o meu. Foi ver os mesmos modelos que eu considero para quando decidir trocar de carro.

    Em relação ao carro anterior, acredito que vá sentir falta do desempenho do Clio 1.6 16v. De resto, o Etios atende bem, principalmente na economia e no espaço interno, excelente mesmo na versão hatch (nesse caso, o porta-malas saiu sacrificado).

    Problema para quem tá interessado no carro: na linha 2014, essa versão XS 1.3, a que tinha o melhor CxB, não existe mais. Agora o comprador, pelo mesmo preço, leva apenas a versão X 1.3, que ganhou vidros e travas elétricas, conta-giros e o novo painel preto, mas ainda deve o som de fábrica. Versão XS agora vem apenas com motor 1.5, o que é positivo, mas a um preço bem maior.

    Obs.: cadê os joinhas?

  • https://www.facebook.com/murilo.custodiooselame Murilo Custódio Oselame

    Olha achei a avaliação tendenciosa.. realmente o cara elogiar o acabamento desse carro é piada.. pra mim enquanto nao mudarem esse painel ridículo eu nem entro na toyota.. por fora o hatch nem é tão feio.. já vi esse vermelho e achei bonito..

    • Brunocarro1998

      Não podemos misturar desenho com acabamento. Realmente o Etios tem um interior horrível, mas os materiais estam na média da categoria. Só o HB20 tem interior levemente melhor na categoria, pelo menos eu achei.

      • marciors01

        O 208 tem interior muito melhor e até mesmo o new fiesta está bem acima.

        • malcolm19br

          Nossa, eu entrei no New Fiesta e achei o acabamento uma porcaria, acredito que a montagem do Etios seja de muito melhor qualidade que o NF. O HB20 é meio modernoso e tal mas os materiais não me pareceram melhores que do Etios também não.

          • marciors01

            Malcom, sem dúvida hb20 e fiesta são melhores, e não estou afirmando que a montagem é superior, a critica ao interior do etios é o design terrível.
            É feio, horroroso e com instrumentos de leitura dificil, quem compra o etios precisa encarar aquele painel por horas todos os dias, é inaceítável.

            Brunocarro, o limite de valor do autor do texto era 40k, então estamos falando sobre carros até 40k.
            Até 34k eu ficaria fácil com o fiesta rocam, que no meu conceito é mais carro que o march minha segunda opção seria o march.

        • Brunocarro1998

          Sim, mas 208 e New Fiesta tem o público que deseja sair dos populares. Não existe New Fiesta ou 208 completo por 33.890 (versão mais vendida), infelizmente não. Quem dera se todo popular tivesse o acabamento de 208…

    • DinhoRoxx

      Eu não entrei num etios porem pelo que vejo em muitos comentarios o acabamento pode er classificado de duas formas o design e os materiais que são empregados, pode ser que os materiais que utilizaram nas portas e painel tenha uma qualidade superior ao dos concorrentes diretos

  • Guga

    O Consumo eu diria que é um dos pontos altos do carro!!! Como que um consumo desses é ponto alto??? entre 8 e 9,5km/l no álcool na cidade, já na estrada fica entre 10 e 11,5km/l. Não passa perto de "ponto alto" por ser 1.3 devia fazer uma média melhor!!

    • Ughadoo

      Entre 8 e 9,5 km/l no álcool na cidade pode ser uma média muito boa sim. O consumo na cidade depende de muitos fatores e é difícil comparar o resultado de um caso com outros.

      Já a média na estrada é mais fácil de comparar e essa sim parece estar devendo; tenho um Astra 2010 (motor 2.0 8V) e ele faz 10 km/l de álcool na estrada com ar condicionado ligado. Um automóvel menor, mais leve e com motor 1.3 16 V moderno deveria ter média bem melhor que a do meu carro.

  • Rafael

    Feio? Sim.

    Mas é economico, tem bom motor para categoria, bom pós venda e é completo.

    Se eu fosse comprar um popular hoje em dia, sem duvidas o Etios seria minha 1a opção.

    • MarcosObs

      Bom pós venda? Talvez por ser Toyota…mas como o Etios vai se comportar é uma incógnita. Essa parte do comentário devia ser deletada.

  • Vitão

    Sobre a nota 9?! Hmm…. Bom! O importante é ser feliz com o carro….. Hueheuehuehuehueh…..

    Carro é um meio de condução, mas deve ser bonito tbm, pois se aqui se paga muito caro para isso….. Mas nem por isso deve pagar um absurdo, sendo necessário achar um meio termo entre os dois….

    • Rafael

      "Carro é um meio de condução, mas deve ser bonito tbm"

      Descordo…não estamos falando de um esportivo de top de linha. Estamos falando de um veiculo popular de baixo custo que é meramente um meio de condução. O Etios pode até ser o mais feio de sua categoria, mas também é o mais seguro. Se pra você design conta mais que segurança…meu pesames.

  • fdf

    tenho um 1.5 xls, o carro é otimo, muito melhor que hb20… quem faz esses comentarios idiotas nunca dirigiram o carro, uma coisa e falar que o carro e feio, mas dizer que o carro é rui? pelo amor de deus um hb20 não tem 50% da qualidade de um etios.

  • PKuster

    O Etios hatch até que é aceitável, basta apenas a Toyota colocar um painel central, mudar aquelas feias saídas de ar e dar uma mexida na parte frontal do carro, oferecer uma regulagem de altura do banco do motorista e outros pequenos itens. Feito isso, um Etios hatch na cor branca ficaria bem interessante.

    • DinhoRoxx

      Acredito que mesmo um painel central parcial, mas com um design melhor ficaria bom ( apenas um velocímetro digital grande no centro e o resto na posição normal)

      • PKuster

        O painel central no mundo todo e especialmente no Brasil, não "pegou", isso é fato. Além do mais, é claro e evidente que força o motorista a desviar a atenção, quando o consulta, contribuindo para mais acidentes. Certamente a Toyota vai mesmo colocar um painel central no Etios, a própria mídia especializada já veicula isso, para 2014. Agora, o Eitos Sedan é feio de qualquer maneira.

  • laguiar

    Já saiu em alguns sites que o modelo 2015 deve receber um painel novo, morrendo esse central ai da Filizolla, e mesmo um pequeno facelift interno e externo (bem leve)… se a Toyota realmente fizer isso, pode ser que seja o ajuste necessário para o Etios deixar de ser carro de promoções mirabolantes e passar ser uma boa compra em todos os quesitos e ai sim conseguir se firmar no segmento.

  • Artur Attuy

    O Etios é um bom carro, com os itens básicos de segurança e conforto além de ser um carro com qualidade de construção japonesa, MAS…..se fosse pra escolher um carro até 40 mil, minha opção seria o New Fiesta 1.5 S.. tem motor potente, design moderno e atual, painel coerente além de ser Ford…não pensaria duas vezes antes de optar pelo Fiesta…

  • MuriloSoares

    Respeito a escolha, mas quando vi entrei neste carro, nada me agradou, mesmo sendo um Toyota, que aliás, não sabemos se o Etios realmente é um carro bom ou não, pois está a pouco tempo no mercado, costumo avaliar os carros com pelo menos 2 anos de mercado, é quando começam a parecer problemas crônicos do modelo ou não.

  • GUGASP

    Deve ser excelente, como todo Toyota.
    Meu pai tem um Corolla e não troca por outra marca por nada nesse mundo.
    Já eu, que tenho um Focus, nunca mais quero ter Ford, que tem pós-venda péssimo e revisões semestrais caras.
    Pena o Etios ser tão feio, tanto por dentro quanto por fora. Se trocassem o painel e lanternas traseiras venderia igual pão quente.

    • wasdyn

      Guga, acho que o "problema" das vendas do Etios é meramente estético. Para mim isso não faz diferença alguma, mas tenho certeza que muita gente deixa de comprar por não ser um carro bonitinho. Com relação ao painel, é algo que me incomoda bastante, mas creio que para o consumidor comum isto não seja um problema, seja até um motivo para dizer "meu carro é diferente, não segue essa mesmice".

  • Vinicius

    Se a Toyota fizesse um painel descente, e adicionasse os retrovisores elétricos (que não devem ser tao caros assim), o Etios seria a minha escolha nessa categoria.

  • TotForget
  • Toyota

    Horrível!

  • wasdyn

    Excelente review Pedro.
    Pelo que tenho lido e ouvido o Etios parece ser realmente a melhor compra da categoria. Além do ótimo desempenho nos testes de impacto (não citarei ABS e AB2 porque agora todos os carros terão) parece ter um bom motor, com torque e potência suficientes para os diversos usos e um dos melhores consumos da categoria, apesar do motor maior.
    As únicas coisas que realmente me desagradam nele (tendo em vista o que e como é um carro popular neste país) são o painel central e a falta de computador de bordo. Para mim o painel tem que ser de interpretação extremamente fácil, exigindo que o condutor desvie o mínimo de atenção da via possível para interpreta-lo. Com relação a sua coloração, gosto do básico preto no branco (pode ser um branco amarelado) com algumas coisas em outra cor (ponteiros, redline [se bem que acho que ninguém anda com um popular a 6.000 RPM], velocidades máximas mais frequentes das vias…) – essa moda de azul, além de feia, cansa pra caramba a vista e atrapalha a interpretação (se não me engano o Etios adotará este painel).
    De resto, parabéns pela compra. O importante é estar satisfeito com o que comprou – de nada adianta comprar o queridinho do momento se ele não atende às suas necessidades.

  • duhehe

    "Nota Final 9.3"

    Isso mostra a pouca exigência do nosso mercado.
    Não existe como dar essa ao Etios, o carro é muito ruim, não consigo chegar nem nos 7.

    • wasdyn

      É que ele utilizou como critério de avaliação pontos positivos e negativos, e não uma nota específica para cada tópico. Foram atribuídos 14 pontos, sendo 13 positivos (93%) e 1 negativo (7%), o que resulta numa nota de zero a dez. de 9,3.
      É claro que a nota foi feita de uma forma simples, não podemos achar que se ele entrar num Range Rover e der 9,9 estará dizendo que o Etios é quase um RR.

  • Alvaro Alves

    Esperava um consumo melhor, pois em casa temos um Peugeot 206 1.6 16v Flex 2005, que andando na cidade com ar ligado, pegando engarrafamentos e sempre andando bem. Ao comprar um carro desses, com um motor mais moderno, cilindrada e pesos menores, eu esperaria um consumo como o do 208 1.5 que chega fácil aos 10, 10,5 km/l com etanol.

  • mariostefa

    na foto onde aparece o painel filizolla, me fez lembrar o painel de um Bel Air de 1900 e qualquer coisa, que uma tia minha tinha

  • Gustavo

    Bom texto, mas acho que a forma de dar nota foi ruim, pois colocou todos os quesitos avaliados sob o mesmo peso (o painel central por exemplo está com o mesmo peso na nota final que os porta trecos…).

    Esse painel central para mim acaba pesando muito mais que qualquer outro quesito nesse carro. Eu acredito que teria até medo de dirigir um carro desses, pois eu olharia muito menos para o velocímetro que o habitual, assim como poderia acender alguma das luzes de alerta e eu nem perceber também.

    Acho o carro feio, com certeza, tanto internamente quanto externamente, mas se não fosse esse painel, eu até relevaria isso para ter os benefícios de mecânica e dirigibilidade. Porém, com este painel, simplesmente não dá…

  • Dragoniten

    March acima de 40 mil? Pegou bem a época em que o preço subiu. 1 mês depois da sua compra, todas as versões 1.6 ja vinham com ABS de série.

    Acabamento interno SEM REBARBAS? Estamos falando do mesmo carro? Quando fui na css da Toyota dar uma olhada no carro, quando coloquei a mão dentro do porta luvas pra ver o espaço e tirei, a rebarba da tampa ralou meu braço pra valer, de ficar vermelho.

    Você falou do HB20 que não vinha com rodas e som, mas na verdade seu Etios também não possui jogo de rodas de liga, então o problema do HB20 não era relacionado com as rodas, apenas o som e preço. Parece que colocou o defeito só pra listar uma quantidade maior de justificativas pra ter escolhido o Toyota.

    Quanto aos pneus, teria sido mais interessante se você tivesse colocad o MODELO dos pneus, pois colocar apenas a marca, é como dizer que você a VW é a melhor marca de carros, mas não dizer se você comprou um Passat ou um Gol. Quando fiz test-drive no Etios, lembro que os pneus utilizados eram os Cinturato P1, que por sinal são pneus horríveis em questão de performance e frenagem, simplesmente não condizem com a performance do ABS que equipa esse carro.

    Esse consumo não é lá tão surpreendente assim. Meu Rocam 1.6 andando normalmente, nem pisando muito nem pouco, faz os mesmos 8km/l no etanol, na ponta do pé é possível fazer 9~9,5km/l e na estrada consigo facilmente 11km/l andando a 100~110. 10km/l na estrada seria andando acima do limite de velocidade. A diferença é que o Rocam tem 13 anos de mercado e se eu precisar de mais performance, especialmente na estrada, é só afundar o pé no acelerador.

    O painel tem leitura HORRÍVEL, pois o ponteiro do velocímetro/tacômetro fica muito distante da "régua" de velocidade, então movendo a cabeça 20cm pra um lado ou pro outro, você varia 5km/h, o que faz uma puta diferença na hora de passar por um radar. Quando fiz test-drive em um, passei por uma lombada eletrônica com o ponteiro logo abaixo 60km/h, algo entre 55 e 60, mais pra 58, e a velocidade dada na lombada eletrônica foi de 52km/h. E só o motorista pode ver a velocidade, se o passageiro tentar ver a que velocidade estão… rs.

    Não acho que seja um carro maravilhoso como descrito, pra mim é mais do mesmo. Consumo bom, mas não excepcional, dentro da média, mas difícil de engolir por ser um motor moderno, com comando variável, de alumínio, mimimi, etc.

    • radiobrasilcombr

      Bem lembrado… velocimetro analógico TEM q ser visto de frente, se não ele "mente"

    • O_Corsario

      Nossa, falou tudo. Tbm reparei nestas coisas. E mesmo com o Pirelli anônimo e roda de ferro o conjunto ganhou "+".
      Só faltou informar se o dele ainda é da safra com a caixa de roda sem pintura.

      • arianoneves

        Não só a caixa de rodas, olhem por dentro do cofre do motor, economizaram na tinta! Então na CCS eles colocam um carro prata com o motor aberto, isso porque a cor do prime é um cinza parecido com o prata para não ficar tão na cara!

        • O_Corsario

          Tem uma série de tristezas, umas excentricidades que não entendemos: uma cordinha só para segurar o bagagito, macaco jogado embaixo do banco, falta de pintura, botão inacreditável para abrir o capô, um monte de pequenos desgostos que me deixariam cotidianamente infeliz com o carro pois são soluções que demonstram descaso. ISso para não voltar a bater na tecla do painel.
          Mas cada um é cada um. Talvez o cara nem tenha visto a ausência de pintura ou, se viu, pensou "ah assim se bater fica mais barato pois não preciso pintar aí" ou coisa do gênero.

    • Fabio_Tex

      Muito bem comentado!

    • Antonio_Brust

      Não sei por que a galera fala mal dos pneus Pirelli… sempre usei os Scopion ou Cinturato P4 e eles sempre duraram bastante, não eram duros e auxiliavam muito na capacidade de frenagem.

      • ThorBH

        Cinturato P4 e Goodyear GPS3, sinceramente não gosto dos dois, muito embora tenha de conviver por mais uns bons km com esse segundo.

        Prefiro um pneu mais silencioso e com mais grip…

      • Dragoniten

        Durar bastante é sinônimo de pneu bom pra você? Pneu bom é pneu que segura bem, seja na aceleração, frenagem ou curva que tenha uma durabilidade boa, mas não a melhor, pois pneu que gasta é pneu que segura.

        Os Pirelli não são pneus ruins, mas com tanto pneu importado bom atualmente, num preço melhor com o mesmo (ou melhor) nível de performance, não vejo motivos pra continuar comprando pneus nacionais que custam de 20~50% mais caro.

        Mas o P1 aí citado pelo dono do Etios, esse sim é um pneu nojento. Pneu de baixíssimo custo, assim como o Etios inteiro.

        • Antonio_Brust

          Acho o preço bacana…. eu uso pneu 205/65 R15 e consigo achar por volta de R$360 reais sendo que seus concorrentes só acho acima de R$400,00…

          Nunca passei sufoco com eles em curvas acentuadas, molhadas ou com freadas bruscas de emergência. Mas ele realmente é barulhento.

          • Dragoniten

            São coisas que devem ser pesadas de acordo com o uso de cada carro. Tenho um jogo de Maxxis Z4S 195/55 R15 e são tão confortáveis quanto os meus antigos 175/65 R14 GPS3 (Goodyear), mas a diferença de performance na chuva é ABSURDA. Com os Goodyear eu aquaplanava a meros 70km/h, coisa de perder totalmente a tração nas rodas dianteiras, enquanto que esses Z4S me permitem manter 100~110km/h e mesmo em poças moderadas o carro não perde a direção. E de bônus, é um pneu bem silencioso, mesmo a 120km/h. O que mais incomoda no meu carro é o ruído aerodinâmico (Ka 2009), mas o que mais eu poderia esperar de um popular? rs.

            O modelo Hankook K715 que meu irmão tem no Fiesta dele é absurdamente confortável, mas bem barulhento acima de 80km/h, com boa tração no seco e melhor que o GPS3 no molhado.

            Posso perguntar qual carro você tem? É uma medida "incomum" de pneu, imagino que seja um carro mais alto.

            • Antonio_Brust

              Opa!

              Eu tenho um Ford também, só que o Ecosport, instável por natureza.

              Em tempo, meu primo tinha um Paliozinho que tinha aqueles pneus 145/80 R13 da Fate, acho que originais de fábrica… cruz credo… era praticamente um pneu linguiça… o carro cantava a a 60km/h em curvas. Agora ele botou um 175 e está perfeito.

              • Dragoniten

                Nassss, já não bastasse ser Fate, 145 é brincadeira, hahahaha. Pra carros de baixa cilindrada os pneus 175 dão muita conta do recado, mas pra carros 1.3~1,4 o pneu 185~195 já dá uma boa diferença.

                Aqui em casa temos um Fit 2005 1.5 que vem de fábrica com 175/65 R14. Te digo que falta muito pneu, pois além de ser um bom motor, com bastante torque, o carro tem um peso considerável pra tão pouco pneu. Antes estava com os P6000 da Pirelli (que nunca mais quero ver na vida) e agora está com os meus antigos GP3, que são melhores no seco, mas tão ruins quanto o P6000 na chuva. Assim que der vamos colocar pelo menos 185 nele, pra dar uma segurada melhor, rs.

                A Eco realmente fica bem com os 205, pro peso dela deve dar muita conta do recado, só tem que tomar cuidado na hora de desviar de um objeto em velocidades médias/altas, pois acho que aconteceria o mesmo que a Hilux:

                [youtube IRT33AYBN1w http://www.youtube.com/watch?v=IRT33AYBN1w youtube]

                Abração, fique com Deus!

        • O_Corsario

          Hehehe meu carro veio com os P7. Quando acabaram, troquei pelos Pirelli Phantom… Pior coisa que fiz.
          QUando for trocar estes, estou pensando em experimentar da Continental.

          • Dragoniten

            Ouvi dizer que os Phantom são bons na chuva, mas extremamente barulhentos em velocidade de cruzeiro, é verdade? Qual seu carro? Conte-nos suas impressões sobre o pneu: Duro/macio, boa tração no seco/molhado, ruído, etc.
            Abraços! :)

            • O_Corsario

              Normalmente eu ando nas estradas com vidros fechados, então não me chamou a atenção.
              Na chuva não vi nenhuma diferença em relação aos P7.
              O que noto é que eles destracionam MUITO. Qualquer saída de farol ele dá uma derrapadinha. Se fizer uma curva mais forte ele canta mesmo.

              • Dragoniten

                Pneu passarinho ninguém merece, rs.

                Quando falo de ruído é o ruído de rolamento que aparece no interior do carro mesmo, geralmente acontece com a ajuda de um isolamento acústico precário (como é o caso meu meu Ka, rs).

                • O_Corsario

                  Hahaha falou tudo, pneu passarinho mesmo, como canta!
                  Mas este ruído nunca reparei, nem nos P7 nem nos Phantom. E olha que costumo andar com som desligado.

          • lachard

            Experimenta o Yokohama A-Drive, não vai se arrepender

    • valdemirjose

      Pois é amigo, eu assino embaixo.

      Esse tipo de "Avaliação" deveria passar por uma revisão antes de ser colocada no site, pois como essa que está aí não serve de referência pra nada, parece até uma AUTOBIOGRAFIA (afinal o cara nunca iria falar mal dele mesmo), desse jeito é melhor dizer que todos automóveis são perfeitos e vale a pena você comprar qualquer um deles.

      Quanto ao carro não precisa falar muito… ele tem design TOSCO, um painel MONSTRUOSO e acabamento PORCO. A única vantagem é a qualidade mecânica que mesmo assim não é nada de extraordinário (pra mim compará-lo ao HB20 1.6 chega ser uma ofensa).

  • http://twitter.com/thiagopiwenta @thiagopiwenta

    ¨ET¨ios, o pior é a traseira, parece bunda de japonesa, uma taboa. O Farol traseiro parece o olho do Lúcio Mauro Filho o Tuco da Grande Família.

    • daviddiniz

      Pior são aqueles carros cuja a sinalização traseira é quase invisível e precisa adivinhar o que é. Siena e palio Weekend "G4" são um exemplo.

  • radiobrasilcombr

    Comentário de roda de amigos…. O Étios é aquela mulherzinha feia, mas que faz bonito no rala-e-rola. huhahauhuaha

    • zeuslinux

      Aquela que você tem vergonha de sair de mãos dadas na rua e de apresentar para os amigos, mas que faz tudo que você quer na cama e ainda leva na cama um café da manhã gostoso no dia seguinte…

      O pior é que TODOS os carros concorrentes do segmento são como mulheres feias também, mas algumas com um cabelo pintado de louro, outras com chapinha, outras com sutiã de enchimento e calça de lycra para enganar os homens, etc.

      Você vai comprar enganado, pensando que é um carro de luxo porque o carro é bonitinho mas que não passa de ordinário.

      • radiobrasilcombr

        E no caso do Onix 1.4 com os faróis azuis, é como aquela maquiagem que mais estraga do que embeleza a dama rsss

    • O_Corsario

      Já eu acho que a "moça Etios" se destaca mesmo é pelos pais. Se não fosse o "papai toyota" ninguém comprava.

      • Fabio_Tex

        Excelente analogia!

  • Igor Queiroz

    parabéns pela sua coragem de comprar esse carro, mas como estamos em uma democracia que cada uym tem sua opinião e gosto…no mais só queria fazer uma pergunta, qual tv vc ganhou,ganhou mais alguma coisa? kkkk

  • sparcos_ds

    Na hora de escolher um carro zero KM, você apenas pesquisou o HB20, Onix, Nissan March e por fim acabou optando pelo Etios?

    Se fosse você com esses 40 mil antes de fechar a compra, olharia outros concorrentes interessantes na mesma faixa de preço, como o Fiesta Rocam, Renault Sandero, Novo Palio, Gol, Fox, Novo uno, 207 (não, 207 não rssssss), New Fiesta (dizem que é a partir de 38 mil, não sei se ainda está neste valor) etc.

    Mas se você preferiu o Etios e está feliz com a escolha é o que importa!, eu particularmente não compraria, acho que dos carros acima um Fiesta Rocam Hatch completo seria o mais racional (ou um seminovo de qualidade)

    • O_Corsario

      Eu tbm não mataria os "1.0" genericamente. Em alguns casos, EU (notem bem o EU) talvez preferisse ir com um motor menor e um interior decente.

      • LeandroL641

        Já eu, ao contrário do Corsario, abriria mão de um interior melhorzinho pra ter um motor maior

  • Flávio Aires

    Eu só vou comentar por consideração: patinho feio esse, hein!

    Contudo parabéns!

  • johnnyburanelo

    Se painel no meio fosse algo bom ia ser regra e não exceção!!!!

  • vitimsl

    Bom, o importante é que o autor ficou satisfeito. A cor realmente é muito bonita. Agora, esse painel é foda viu, não desce mesmo. Pra quem quer um carro pro dia a dia, é uma opção sim, pois HB20 e Onix estão caros d+, muito mesmo.

  • http://www.plugpixel.com Jonas Lemm

    Acho que esse carro deve ser bom, ele tem cara de resistente, e preço pelo padrão brasileiro até não tá tão ruim afinal é um Toyota, sinônimo de qualidade. Já vi alguns modelos hatch na rua e nem achei tão bizarro o exterior. O problema é esse painel de instrumentos centralizado, que me faz não ter a menor possibilidade de adquiri-lo. Na boa, já entrei num e não me vejo dirigindo um carro com painel central. E podem falar que tem outros que tem esse painel no meio mas pra mim não desce.

  • ARISTEU

    Olhando bem as fotos, tá no nível de um CELTA, só que como é toyota, as pessoas acham que tem requinte

  • O_Corsario

    Um detalhe: farol de neblina é uma coisa, de "milha" é outra.
    Enfim, o painel é tão ruim que até esta avaliação, que só puxou sardinha pro Etios, colocou como ponto negativo.
    De resto fica difícil dizer, quando queremos ver tudo cor-de-rosa, tudo fica lindo mesmo.

    • radiobrasilcombr

      Farol de milha vinha nos antigos Gol GTI, Escort XR3…

      • O_Corsario

        Pois é, e até hoje o pessoal confunde.

      • Carlsson

        Na minha autoescola ensinaram o que é milha x neblina, citando exatamente o Gol GTI, Escort XR3 e tals.
        Mas o povo vai pra autoescola e fica viajando na maionese ao invés de prestar atenção no que o instrutor diz, achando que "já sabe dirigir"

  • Bruno Alves

    Por mais que o Etios tenha várias qualidades, por no máximo R$ 40.000,00 eu ainda fico com um HB20 1.6 básico.

    • Marcos

      O hb20 1.6 ultrapassa os R$ 40.000,00 estabelecidos pelo autor.

  • Manuel

    Parabéns pela compra do ogro!. A Toyota está vendendo por qualquer preço, pois ninguém quer o carro.
    Já nasceu velho tanto por fora quanto por dentro. Bem feito para a Toyota. Achou que ia vender por causa da força do nome, mas pelo menos desta vez o brasileiro não engoliu mais um sapo!

    • MARCELOCAR

      Como o povo brasileiro é metido!

  • CharlesAle

    Não o compraria,achei esse carro um ultraje aos Brasileiros,feio,mal equipado(não tem retrovisor elétrico,absurdo)e tem o desenho bem anos 90,desculpa,mas não dá,iria ver se conseguia um 208,pois aprecio desenhos modernos e bonitos…….

  • JulienAvril

    Pera ai, pirelli melhor pneu do mercado?? exagerou um pouco né !

    • pug308

      Pensei a mesma coisa! rsrsrsr
      Vamos respeitar a opinião do amigo, mas prá mim um Michelin dá uma verdadeira surra em qualquer Pirelli…

      • JulienAvril

        Pelo visto michelin é unanimidade entre os gearheads!
        Aqui em casa alem do michelin ja passaram carros com: pirelli, bridgestone, toyo, goodyear, e continental.
        Definitivamente pirelli foi o pior deles!

        Sem duvida o michelin da um show nos outros, e outro que gostei bastante foi o continental.
        Ja ouvi falar muito bem dos pneus yokohama, mas nunca passou algum por aqui!

    • https://www.facebook.com/celso.shinader Celso Shinader

      Eu tinha pirelli no meu carro, depois coloquei Michelin xm2 é outro nível.

    • marciors01

      Um pouco não, muito, é um pneu duro e ruidoso.

  • Alfredo Luz

    Comprei um XS Sedan, atolando o pé o carro na cidade faz 9,5 Km/L com etanol, muito estável e confortável. Só mudaria mesmo o painel e colocaria um igual ao do Pallas, digital. Pode ficar no mesmo mesmo e colocaria um material melhor que não deixasse passar ruido para parte de dentro quando se passa por aqueles pedregulhinhos. As pedrinhas parece que estão batendo embaixo do seu banco. De resto assino embaixo nota 9.8

  • Froid_Dalton

    Vejo como único aspecto negativo no Etios o painel de instrumentos central. Se a Toyota adotar um cluster padrão, atrás do painel, com um design acertado, o carro vai saltar drasticamente nas vendas. Eu dirigi o Etios em um test-drive, achei o melhor se comparado com HB20 e Onix(dirigi ambos também).

    • marciors01

      Pontos negativos incluem o painel medonho, falta de alguns equipamentos básicos para um carro que se aproxima de 40k e excesso de ruído, o isolamento acústico é bem ruim.

  • leo

    O Etios é uma escolha puramente racional. Particularmente não me conformo com aquele painel de instrumentos no meio, é bizarro demais! Por fora tem um design bem feinho mas perde em feiura para o March, que é horroroso.

    • http://www.plugpixel.com Jonas Lemm

      Acho o March bem melhor em design do que o Etios, mas esse é bem maior por dentro. Acho que correria mais atrás e pegaria um Onix. O HB20 eu já to enjoado.

  • https://www.facebook.com/pedro.jccg Pedro Jccg

    e um bom carro, seguro, moderno, confortavel e altamente confiavel mas nao vende mais justamente por causa do preconceito idiota do brasileiro de comprar somente carro bonito… prefiro muito mais um carro com muitas qualidades e feio do q um " bonitinho" mas ordinario como muitos outros populares brasileiros e alguns chineses por ai "leia-se de todas as marcas chinesas exceto a jac"

    • JPaulo10

      Por R$ 30~40 mil, acho que podemos ter o direito de pedir um carro bonito.
      Mas tem uma coisa que eu comentei no J6: a Toyota deveria ouvir o consumidor quanto ao painel de instrumentos.
      Vi o modelo 2014: melhorou o acabamento, mas os defeitos que 100% dos consumidores reclamam prosseguem.

    • marciors01

      Pedro, além de ser um pouco feio por fora o problema mesmo é o interior, é horroroso, além disso é um carro ruidoso na estrada e deve alguns equipamentos básicos.

  • Vander

    Poderia ser direto e reto: Vc leva um carro igual aos outros,mas este leva o nome Toyota.Simples assim……Vou de Versa ou March…Se é pra fazer propag…..

  • Carlsson

    Esse quadro "opinião de dono" é mesmo um dos mais legais! Iniciativa muito boa, mesmo.
    Quanto ao carro… Eu não ficaria feliz em olhar pra esse painel todos os dias.

  • mjprio

    Eu vi o carro na css e achei muito bem construído, porém falta requinte e o painel é de difícil visualização, mais pelo mostrador de combustível pequeno e digital do que pela posição central. entretanto deve ser uma excelente "ferramenta' pois está se tornando o preferido dos taxistas, acredito eu que pela direção elétrica e o bom motor esperto e econômico. Se tivesse uma "casca" mais bonita, preços mais competitivos e interior mais luxuoso seria imbatível, pois o conjunto mecânico tem sido alvo de elogios

  • Guerra

    Olha gosto cada um tem o seu, mas depois de ler o relato onde só o painel é ponto negativo no Etios e baseado na maioria dos comentários acima, só tiro uma conclusão: A toyota fez que fez com esse carro que a lavagem cerebral já está dando certo.

    Olha quanta gente defendendo o carro aqui. O carro não mudou praticamente nada desde o lançamento e olha os comentários acima. Pessoal já está "gostando do Etios". Totalmente o contrário de alguns meses atrás. Reclamam reclamam mas são o puro retrato do consumidor brasileiro.

    Faz bem a Toyota em vender um carro barato com economias extremas por 40k. É só convencer que o povo compra. Sorte da Toyota que ela conhece o povo brasileiro. E tomara que venda mais e ela aumente os preços!!!

    Cada mercado tem o que merece e ponto.

    • mariostefa

      vc esqueceu da promoção da TV gratis.

  • Diegorji

    Nossaaa… tiraram até a opção de avaliar os comentários; notícias automotivas deixou de ser blog. Avanços obviamente, mas prefiro a versão original.

    Com relação ao carro não vale o que custa. Ser confiável não é uma caridade que qualquer montadora faça aos consumidores é mais que obrigação. Vejo neste carro uma simplicidade que não coaduna com o valor que é pedido.

    Os resultados do crash test cairam por terra com os novos métodos de colizão, caso fosse realizado hoje não conseguiria nem 1 estrela.

    Chegar na Garagem e ver isso e pensar que foram gastos 40 mil Reais…. muito desanimador morar no Brasil

    • marciors01

      Já escrevi tempos atrás, o NA deixou de ser um blog, até mesmo as avaliações são mais superficiais e muitas vezes benevolentes, hoje as avaliações do NA são iguais às que lemos nas revistas, a diferença é que aqui ainda temos o espaço para os comentários.

  • nelflu

    Eu nunca compraria um Etios. Nunca.

    Esse carro representa tudo de pior que existe na indústria automotiva brasileira.

    • marciors01

      Tudo não, é um carro seguro e isso ninguém pode negar, mas fica só nisso, é seguro.

    • fbmj

      Vouê confundiu o Etios com o Gol?

      • KzR

        Também não, né! Se for o G4…

  • Renan

    Hoje eu fui numa concessionária da Toyota ver o Etios. Queria fazer o test drive na versão com motor 1.5, mas como não tinha esse carro no modelo 2014 pra fazer test drive, eu deixei pra outro dia, pois quero testar o carro real que poderia comprar. Por isso, só pude ver o carro parado. E, dessa forma, não posso comentar sobre a dirigibilidade ou falar do possível erro de paralaxe do quadro de instrumentos.

    Pelas características visíveis com o carro parado eu me surpreendi. O acabamento é muuuuuito bom! Muito melhor do que o Onix, o Fiesta, e o March, que também vi no mesmo dia. Muito mesmo! O painel é um espetáculo (tirando o quadro de instrumentos). Muito bonito. As portas, os bancos e o espaço interno também são excelentes. Vencem tranquilamente qualquer outro compacto similar. O carro passa uma sensação de qualidade muito boa.

    Na minha opinião, ele pecou pela falta de retrovisor elétrico, de chave com telecomando na versão XS, e pelo preço alto. Quando fizer o test drive eu vou verificar o problema da leitura dos instrumentos e testar o motor. Mas o carro se mostrou uma ótima opção. Se for comprar um carro desse tipo, dos que vi até agora, só o March tem condições de concorrer com ele. Os outros não tem custo-benefício bom o suficiente para entrar na briga.

    (vale lembrar que dispensei o Fiesta e o Palio, além do preço alto, por questão de ergonomia)

    • JPaulo10

      Penso o mesmo. No meu caso, o sedã, não confio muito na Fiat e seu Grand Siena.
      O rocam, nem pensar (pós-venda e motor defasado).

    • marciors01

      Eu conheço o carro, já entrei e fiz test drive, o interior dele é dos piores do mercado, um lixo, as qualidades do carro se resumem à segurança, nada mais.
      E feioso por fora e horrível por dentro, é ruidoso, deve equipamentos, o motor 1.5 é fraco, principalmente considerando que ele disputa mercado com modelos com motores 1.5 e 1.6 muito superiores.

      • Renan

        É feioso por fora sim, mas pra quem já se acostumou com logan, o etios é tranquilo.
        E sobre o interior, você viu o 2014? O interior e o painel do anterior são muito feios mesmo, mas o acabamento do novo me pareceu melhor até do que o do corolla, fusion e sentra (que vi no mesmo dia, por curiosidade). A ergonomia se mostrou excelente, o que melhorou a minha percepção do carro.
        É claro que falo isso pelo que vi do carro parado. Andando, a minha opinião pode mudar.

    • Renan

      Bem, vim, depois de alguns dias, fechar meu comentário para deixar a referência certa para quem for pesquisar aqui no futuro.
      Fiz o test drive no Etios hatch 1.5 top de linha, e agora tenho uma opinião mais bem construída sobre o carro.
      Gostaria de dizer que me decepcionei com o carro. O painel e o acabamento são razoavelmente honestos, mas, visto no sol, eles realmente se mostram comuns, sendo que, na parte de cima, a qualidade é bem ruim mesmo.
      O motor 1.5 é bom, mas nada de mais. Nada que chame a atenção para o modelo top (obs.: não dirigi o 1.3 para poder comparar). A direção elétrica é inferior do que a do march, do c3 e do fiesta. Ela não passa muita segurança. A suspensão do carro fica na média de um carro velho. Mais uma vez, critico a sensação de segurança. Os outros carros que dirigi se mostraram muito mais seguros para controlar. Os bancos são confortáveis, mas nada de mais. Os instrumentos desviam sim o olho da pista. Eu, que olho o conta-giros o tempo todo, tive muita dificuldade de manter os olhos no quadro de instrumentos e na pista. Já o velocímetro é mais fácil de ver, mas mesmo assim achei desconfortável. Não verifiquei o problema de paralaxe no velocímetro. No conta-giros, provavelmente tem.
      Bem, em geral, o Etios se mostrou uma opção com um péssimo custo-benefício. Entretanto, caso as suas qualidades de manutenção se mostrem verdadeiras, pode ser um bom usado no futuro. Mas se o preço de revenda for alto (outra qualidade que comentam), a vantagem do vendedor se reverte num problema para o comprador.
      Não compro de jeito nenhum um carro de 42 mil dessa qualidade. 35 já começa a valer a pena.

  • Gustavobrt

    Os comentários feitos em horário comercial são de funcionários da Toyota e Concorrentes.
    Depois das 18hs é que as pessoas reais comentam. E aí fica a verdade.

    • O_Corsario

      hahaha vou começar a olhar o horário! FIcarei paranóico!!! rs

  • Marciomaster

    Parabens pelo carro, comprar um carro novo sempre dá uma satisfação especial em todos. Jamais compraria o Etios, pois acho feio, e isso para mim é quesito que pesa na ora da compra. Sobre a direção eletrica X hidraulica, posso te afirmar que as hidraulicas modernas estão de igual para igual com as eletricas, não é mais como antigamente.

  • Corvo

    É um carro com design mal resolvido (e antigo), acabamento mal feito, mal equipado, painel sem palavras e ainda é caro por tudo o que oferece e tem nota 9.3 segundo o dono rs ? Claro que ele tem pontos positivos, mas um pouco de imparcialidade seria melhor. Outra coisa, só viu 2 opções além do Etios ? Existem muitas opções por esses valores

    • radiobrasilcombr

      Imagina se ele comprar um carro BOM mesmo, que nota dará rsss

  • marcius

    Tinha tudo para estar na minha garagem, pena q é muito feio! e nao tem opçao de cambio automatico

  • Diego

    Parei de ler na parte em que dizia que o acabamento tinha um certo requinte por que trazia cores distintas.
    Só uma coisa PEDRO, você meresse mais. Todos merecemos.

    Esse carro NUMCA vai valer o esforço que vc gasto pra compra ele.

  • Anderson_sp

    Não comprou o Onix pois achou fraco e depois comprou um mais fraco que ele e achou ágil ? deveria ter descrito que se sentiu mais confortável ou prazeroso na condução no Etios, mas falar que o concorrente é mais fraco sendo mais potente não colou.

    • Ughadoo

      Tem um detalhe nos carros da GM que engana quem não conhece; o acelerador é de curso longo, então um movimento do pé, que em outros carros já estaria quase esgoelando o motor, aplica apenas uns 60% da aceleração nos GM. Ou seja, como o Pedro Freitas testou rapidamente o Onix, provavelmente não notou isso e achou o motor fraco.

      Creio que no Cobalt 1.4 a GM alterou o acelerador (depois de +/- um ano no mercado) para algo mais próximo da média do mercado. Nos demais, que eu saiba, continua no padrão da marca.

      Em tempo: acelerador curto ou longo é só uma escolha de cada marca – não é nem bom nem ruim. Pessoalmente acho que carros econômicos ou familiares ficam melhor com acelerador longo e esportivos com acelerador curto, mas essa é só a minha opinião.

  • JPaulo10

    Vander, eu estava comparando esses modelos, Etios sedã vs. Versa, no fim-de-semana. Resumindo,

    1. Sobre a compra, o Versa é mais barato, mas a Toyota valoriza seu auto usado na entrada.
    2. O interior do Versa é muito simplório, mesmo diante das (poucas) melhorias do Etios. Eu cogitei comprar via e-bay peças para dar um pouco de requinte no mexicano (botões de ar-condicionado, apliquês de black piano, etc.)
    3. O som do Versa é aquele conhecido desde 2008, embora o do Etios não seja muito diferente. Eu o trocaria, mas fora da ccs (A Nissan me passou R$ 3,5 mil pelo multimidia exposto).
    4. Espaço melhor para as pernas no Versa e para a cabeça e porta-malas no Etios.
    5. Desempenho elogiável do Versa, embora o Etios se saia muito bem para os 96 cv que tem.

    Compra racional por compra racional, feio por feio, prefiro o Versa.
    Mas aí li o teste de longa duração da 4Rodas:

    1. Versa –
    Filtro de cabine "sumiu" na revisão, a Nissan (em nota oficial) disse que não havia nenhum filtro no projeto, mas a ccs providenciou outro (de marca não-original!);
    Revisão deixou de mexer em itens que constavam no manual ("o filtro de ar aguenta mais 20 000 km"), ao mesmo tempo que empurrava serviços desnecessários;
    Defeito no trambulador do câmbio deixou o carro parado por 23 dias esperando peças e, quando consertado, descobriu-se que a peça defeituosa foi recauchutada, não substituida;
    No desmonte, disco de embreagem estava no finalzinho, cabeçotes com vazamento, amortecedores com vazamento, barra estabilizadora com ligações defeituosas.

    2. Etios –

    "Nada consta", nas palavras do editor da revista, sobre ocorrências com o carro (até 22 000 km.)
    Terminada a revisão do carro, o vendedor sugeriu que se trocasse o filtro de ar. Autorizado, deu desconto. A ccs não fez alinhamento, porque o considerou desnecessário. Nada cobrado.

    Não gosto do Etios, prefiro o Versa, mas fiquei desanimado.

    • O_Corsario

      No teste dos 100 dias (não é aquela maravilha mas enfim….) o Etios teve alguns senões e casos mal explicados, por exemplo dificuldade de pegar de manhã, rádio com funcionamento irregular, etc etc.
      De qualquer forma, isso não justifica os erros do Versa!

      • JPaulo10

        O Longa Duração pegou o defeito no rádio, eu me esqueci.

        Mais do que sacanagem de concessionária, meu real medo no Versa é a falta de peças.
        Trabalhei em logística de materiais. Ter estoque suficiente é imprescindível em qualquer segmento, um detalhe que Honda e Toyota cuidaram muito bem,
        Valorizo meu dinheiro suado. O pós venda é importantíssimo, para mim.

        • netovski

          Se teu medo de ter o Versa é falta de peças então pode fugir. É o preço que se paga pra ter um carro superior a qualquer um na categoria e faixa de preço.

          Um adicto arrombou o vidro do motorista em Agosto na tentativa (frustrada) de roubar o som do carro. Estamos até hoje aguardando o vidro que ao que a Nissan nos passou simplesmente não existe no Brasil. Está lá com um acrílico que a carglass colocou em cortesia.

          Ao menos o custo do vidro não foi nada exorbitante, é 190 R$ pelo genuíno na concessionária.

          E nem por isso eu deixaria de comprar um Nissan, o carro é simplesmente tudo de bom.

          O som que vem junto peca por não ter USB (mas tem entrada pra iPod e veio até com o cabo, vá entender) mas é MUITO bom, tem potência mais que suficiente, excelente definição de graves e agudos e é bem cristalino.

          • JPaulo10

            E quanto às revisões?
            Problemas, tal qual o descrito?

            • netovski

              O filtro de ar condicionado realmente não vem com o carro, é colocado na revisão dos 20 mil.

              Não fizemos marcação de peças como na quatro rodas então não posso dizer nada além de um atendimento ok. Como a garantia é de 3 anos e o carro daqui vai provavelmente atingir os 90 mil nesse período, eles estarão dando um tiro no pé se não fizerem a manutenção devida.

              O preço da revisão foi o tabelado e na nota constam os itens conforme previsto. O custo de revisão do carro é muito baixo até mesmo quando comparado aos populares 1.0.

              • JPaulo10

                Eles mencionaram "filtro de cabine".
                Volto a ficar animado com o Versa. Sempre apreciei os carros da Nissan.
                Grato pela informação.
                Boa Noite.

          • O_Corsario

            Um amigo meu tbm penou quando precisou de peças simples para seu Tiida, como lanterna traseira, que estourou numa batida.
            Trocou num Vectra GT-X.

        • marciors01

          Conheço pessoas que sofreram com falta de peças, um conhecido aguardou 45 dias pela tampa do porta malas de um fit, que é nacional…

        • O_Corsario

          A meu ver, a maioria das fabricantes parece bem atenta ao ponto de estoques e etc, algumas porém não cuidam ou se cuidam não conseguiram reverter a imagem criada em outros carnavais.
          E isso é mesmo fundamental, ficar com o carro parado pq não tem estoque é o fim!

  • netovski

    "[…]então resolvi seguir uma linha mais racional e fui ver o Nissan March.

    Achei o carro bonito, apesar de ter um painel simples, esse também foi barrado pelo valor, […]"

    O march 1.6 na versão S custa menos de 35 mil e o SV 37 mil, bem abaixo do limite de 40 mil. Não entendi.

    E vale ressaltar que o 1.6 da Nissan é O motor pra quem busca robustez e economia sem abrir mão de um desempenho mais que suficiente.

    • ThorBH

      que robustez é essa? Não vejo carro com esse motor em mineradora, empresa de logística, carreto e etc. Essa robustez não passa de uma mera suposição.
      Robustos pra mim são esses motores fires e zetec rocam's de frota que rodam 20-30k km sem trocar óleo, tomando *****da dia e noite e não abrem o bico. São vetustos? São, mas aguentam de cabeça baixa condições severas e trato rude.

      Quanto à economia, ela se deve mais ao baixíssimo peso do March, que pesa 100-200kg menos que seus concorrentes. Ao custo de tirar uma nota pífia no teste de colisão frontal do latin ncap.

      Me desculpa a sinceridade amigo mas na hora q li seu comentário me lembrei dos vendedores de css da Nissan pelos quais fui atendido. Afffff

      • netovski

        Características construtivas, velas feitas pra durar 100 mil km, não usa correia dentada, construído em bloco de alumínio.

        Olha a tabela de revisão e veja o que é trocado ao longo da vida útil do motor, basicamente só óleo e filtros.

        Aí você pega a tabela da Ford e percebe a quantidade de itens a ser trocados que denunciam a fragilidade do motor.

        Você pode não gostar da marca mas os motores da Nissan são superiores sim. Além de exigirem menor manutenção são mais econômicos e respondem bem devido ao seu comando variável de válvulas.

        • marciors01

          O ford rocam também não tem correia, usa corrente interna, assim como o duratec, ambos são motores muito bons, sendo que o nissan é mais forte e o rocam bem mais suave e silencioso.

  • https://www.facebook.com/kleiton.gomes.90 Kleiton Gomes

    Para mim, concordo com ele…Fiz a mesma pesquisa a dois meses e olhei todos, e pesquisei, acabei optando pelo sedan…Não me arrependo em nada…O carro está pouco rodado, com 5000km, …rodo bastante, e na ultima media, fez, 14,8km/l na cidade, pra mi é algo muitoooo bom…Agora viajarei 2mil km com ele, espero uma media acima dos 18…
    Muito bom o carro, só o que peca mesmo é o velocimetro, no mais ta 10…( Ps tenho um corolla modelo novo ) mas o etios de trabalho muito bom…

  • W_Costa

    Bom relato, realmente o mais importante é estar satisfeito, enfim cada um tem seu custo-benefício pessoal, no caso do Pedro Dias foi decisivo o peso da direção e espaço interno para seus 1,9m de altura. Eu também que tenho 1,8m levei essa questão (de espaço para a cabeça) como prioridade ao comprar meu Punto em abril de 2012, porém custou (antes das reduções de IPI) mais de 40 mil e tem todas regulagens de volante e banco possíveis (também é destaque em críticas positivas em posição de dirigir), na época algo bem raro por esse preço.

  • FiuzaLima

    A minha faixa de preço era um tanto menor que a do autor, minha namorada queria pagar no máximo 35 mil (em agosto deste ano) num popular novo "completo" (AC, DH ou DE, VE, TE, ABS e AB2). Onix LT 1.0 – 36.500 mil, HB20 Comfort Style 1.0 – 38.900, March S 1.6 – 36.500, Fiesta RoCam Hatch SE 1.6 – 34.900, Gol 1.0 – 32.900, Sandero Expression 1.0 – 35.500, JAC J2 1.4 – 33.900 e Etios Hatch XS 1.3 – 34.000.
    A Toyota avaliou um Fit LXL CVT melhor que a própria Honda numa troca hipotética por um Fit novo (bem como nenhuma das demais chegou ao valor pago na Toyota), demonstrou ter um plano de revisões melhor que todos os concorrentes citados (exceto o March, com bom plano de manutenção também) e, no Test Drive, o carro se mostrou muito bom, frente aos concorrentes, no quesito dirigibilidade.

  • Antonio Js

    O Problema principal do ETIOS não é a qualidade mecânica e acabamento e sim problemas pontuais como estética e posicionamento do painel que geram polemicas. no Três volumes o tamanho desproporcional do porta malas (ESTETICAMENTE) causa divergências. Tirando os problemas os dois são excelentes carros. A Toyota também deveria pensar num novo carro de entrada pois, pela motorização deste ele esta mais para um compact premium do que uma versão de entrada.
    A cerca de 10 anos enviaram unidades dos nacionais para análise no Japão, mas parece-me que o projeto foi abandonado e ou optaram por um projeto global de origem asiática e surgiu o Etios.

  • SilenceBass

    O visual do hatch me parece mais "acertado" do que o Sedan, na verdade não vejo tanta feiura assim no carro… claro que podia ser melhor, mas nada como um Agile e Cobalt da vida… ave maria !

  • Léo Hung

    Meu primo tem um Sedan. Pedi para estacionar o carro na garagem, para poder tirar uma casquinha :)

    Por fora, o carro até é tragável, não vejo nada demais (não acho esse monstro todo que dizem). Já internamente, o carro é feio, sim: os plásticos são toscos (padrão da categoria) e esse painel central realmente é esquisito e mostra o descaso do fabricante em um mercado que o trata como marca de luxo (o que não é, o que o pessoal do NA já está careca de saber). Toyota é carro popular. É o que o Fusca e a Brasília eram para nossos pais e avós antigamente (guardada as devidas proporções, obviamente): carros simples, mas que são confiáveis.

    Mecanicamente, não posso opinar, pois só estacionei o carro. Mas o pouquinho que dirigi, achei normal. Me lembrou um pouco o Logan do meu tio, em manobras (exceto o câmbio, que é mais molengo no Renault).

    Sinceramente, é um carro que eu só compraria por necessidade mesmo (assim como qualquer carro popular em nosso mercado, hoje).

    Precisamos nos respeitar, para que os fabricantes nos respeitem também.

    Ah, costumo ser o chato da família, aquele que sempre reclama de tudo e tenta convencer os outros a pensarem melhor e valorizarem seu dinheiro. :D

  • wislenramos

    Impressão minha ou o cara já está prestes a virar um fanboy? ¬¬

  • Pomarola

    É um bom carro na questão durabilidade, pois nessa parte a Toyota faz bonito. Mas dizer que um 1.3 não perde força com 4 adultos dentro e o ar ligado? Tá de sacanagem, meu C4 Picasso 2.0 16v com 143cv perde sensivelmente a força, imagine num 1.3. Nesse caso o único popular que não perder é o March pois o ar é elétrico.

    Mas esse carro poderia ser uma Ferrari por dentro, o que nunca vai deixar ele decolar em vendas é o excesso de falta de beleza dele, o carro mais feio vendido no Brasil atualmente, por fora e principalmente por dentro, que painel NOJENTO cara!

    • lachard

      Pois é, não quis comentar mas já que vc falou…viajei pelo interior de SP no 1.3 XS com mais duas pessoas, não fui dirigindo mas o AC muda completamente o carro, vira 1.0 além de não ser muito eficiente não, ele refrigera o porta-luvas para deixar o manual, óculos e etc sempre fresquinhos (????) e não refrigera bem os bancos traseiros mas isso é um mal geral dos "populares", agora que o cara forçou a barra não tenha dúvida, beirou o ridículo.

    • O_Corsario

      COmo é? March tem "ar elétrico"?

      • Pomarola

        Sim! O ar condicionado do March não é ligado ao motor e sim é elétrico, o que faz com que não roube potência do motor!

  • Julio

    Não entendi bem o motivo da troca do Clio, só por causa da gota de óleo?
    As pessoas não gostam mesmo de gastar com manutenção.

    • KzR

      Também achei prematura a troca do carro por causa de óleo. Aqui em casa temos um Palio 2004 bem saudável sem previsão de troca.

  • malatha

    Sinceramente, eu esperaria mais uns meses, juntava $ e partia para outro carro.
    Devia ter escrito o sentimente sobre a Toyota ter modificado o carro, e o seu já ser de uma "geração antiga".
    Daqui a pouco tempo, na 4Rodas vai aparecer, naquela seção de carros usados, que este seu carro atual é a geração que não deve ser comprada, já que no mesmo ano estreou um facelifht com melhorias.

  • Moonwalker_BR

    se o comprador gostou, beleza, mas acho um contra-senso dar o mesmo peso na avaliação para o painel e para itens como "pintura" ou "porta-trecos". Na minha opiniao, o fato do painel desse carro ser ridículo mata o carro.
    E o autor ainda perdeu a garantia ao instalar o farol de neblina por conta própria..

  • valdemirjose

    De 14 itens só tem um negativo? nota final 9,3? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Cara você merece um emprego na Toyota, ou você nunca teve automóvel na vida antes ou realmente não sabe avaliar um… :D

  • sérgio

    Acredito que a maioria dos comentários concorda que o carro tem um design questionável. Contudo, vi um vermelho na rua e achei bonito. Justifica a compra para quem quer um motor mais potente que os carros mil mas com um consumo próximo de um 1.0.

  • Silva

    Brasileiro não entende nada de carro mesmo….
    A avaliação está correta não por gosto que todo mundo usa o jargão "não se discute…", mas sim por fatos e esses não tem como modificar ou contrariar, pois são fatos…
    Motor 1.3 alumínio 16V com comando variável na admissão….
    Teste Latin NCap o Etios foi o único a receber 4 estrelas das 5 possíveis;
    Preço da manutenção baixo e das peças também;
    Motor e câmbio moderno e excelente além da direção elétrica progressiva;

    No Latin NCAP, crash-test realizado com 40% da frente do carro a uma velocidade de 64 km/h, o Toyotinha alcançou quatro das cinco estrelas possíveis, fato único entre os compactos já testados, entre os quais Celta, Gol G5, Uno, Classic e 207 tiraram uma estrela sem airbag (Agile e Clio tiveram a proeza de zerar estrelas, embora a etapa de testes em que caíram se tornou mais rigorosa) e os rivais com airbags (March, Palio, HB20, Gol) ficaram entre duas e três estrelas com dois airbags.

    Comparar Celta, Fiesta Rocam, Clio, Gol, Palio, ou quaisquer um desta categoria perdem principalmente no aspecto robustez, segurança, pós venda e manutenção, assim como seguro – não existe comparação…
    Já tive Gol 1.6 (2) -Pálio – Uno 1.3 e 1.o (o melhor da Fiat – Fiat 147 – Corsa – Celta – sem falar os de outro segmento como Siena 1.8 – Meriva – Zafira – Nissan Livina 1.8 (excelente) – Clio 1.6 Si (muito bom) – e digo que além de mim engenheiros e especialistas em segurança e manutenção e estrutural dizem, não por gosto, mas por fato, que é um excelente carro. – Falta várias coisas??? Lógico que sempre há o que melhorar…. até numa BMW ou Mercedes, sempre haverá…
    Feio?????? Aí sim é questão de gosto……. Mas comprar Fiesta Rocam e Celta e achar mais bonito vá lá (é gosto) mais achar mais carro…. aí são fatos e não há o que falar……….

    Mas brasileiro compra carro por impulso e não por segurança… compra IX35 mas não compra Mitsubishi Triton 4×4 ou Toyota Hilux ou SW por achar feio esses japoneses…..depois que precisar de peça e manutenção de longo prazo barata e rápida, aí é que são elas…. sem falar depois que precisar de segurança e robustez quando tu tiveres com tua família ou sozinho no meio do nada… aí eu quero vê beleza de tirar do enrosco……. Tive uma Toyota Bandeirante cabine dupla 4×4 com ar e direção – tava em Ilhabela e desci na encosta para ir em um estaleiro – tava chovendo – na volta a subida era íngreme – nem precisava falar é só ir ver as encostas em Ilhabela….. a lama passava da metade da roda – de um lado o barranco do morro – do outro a encosta que caia no mar……… reduzida 4×4 e o carro nem deslizou para os lados nem patinou nem escorregou – subiu como se não tivesse lama……. um amigo teve um Toyota em que o câmbio deu um problema aos 357 mil Km – fora da garantia e a Toyota e Concessionária trocaram sem custo pois falaram que esse câmbio era para durar mais de 1 milhão de Kms…….
    éhhhhhhhhhhhhh – vai falar isso numa das Grandes aqui do Brasil ou das Coreanas………
    Mas segundo a maioria isso se chama gosto e não fatos………..
    Até para saber a verdade a maioria dos brasileiros são enganados por sofismas…… (quando as mentiras de tanto insistirem e falarem se tornam "verdades"…)
    Sofremos por falta de parâmetros e por desconhecimento daquilo que realmente tem qualidade e daquilo que não tem…..
    Problema cultural…. não falo de inteligência, pois com certeza todos somos…….. falo que ainda não estamos acostumados com o que realmente tem qualidade por falta de vergonha de políticos e empresários desonestos que, em sua maioria, só vendem aqui no Brasil por falta de termos leis e consciência política e empresarial, em sua maioria, de forma que sejamos protegidos daquilo que não presta……..
    Até lá compraremos tudo sem sabermos se realmente é bom ou se é prejudicial à nossa qualidade de vida…..

    Feliz 2014 com Saúde e Paz

  • lucas

    Como faço para desativar o sensor que marca quilometragem????