Carro da semana, opinião de dono: Toyota Etios XS 1.3

toyota-etios-vermelho (2)

Meu nome é Pedro, tenho 27 anos e gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com meu Toyota Etios 2013 XS 1.3 16v.

Tudo começou no inicio do ano, quando meu então atual carro um Renault Clio 2005 1.6 16v Hi-Flex começou a apresentar os sinais da idade, demarcando território na garagem da minha casa com frequentes borras de óleo.

Então decidi que aquele era o momento de trocar de carro.

Fui a diversas concessionárias com o seguinte perfil: não poderia ser 1.0, teria que ter ar condicionado, direção-hidráulica/elétrica, travas e vidros elétricos (de preferencia nas 4 portas), airbag duplo, ABS, boa altura do chão, espaço interno razoável pois tenho 1,91m, bom consumo no álcool, baixa manutenção, valor do seguro baixo e o valor não poderia ultrapassar 40 mil reais.

Então fiz o que acredito que a grande maioria das pessoas devem estar fazendo, levado pela tentação de ter um carro bonito, fui até uma concessionária visitar o Hyundai HB20.

Fiz uma avaliação rápida de um modelo 1.6 com todos os itens listados acima, não incluía rodas e som, o valor ultrapassava os 40 mil reais, além disso eu achei a altura do carro em relação ao chão baixa, o espaço interno pequeno.

toyota-etios-vermelho (1)

Próximo passo foi o Chevrolet Onix 1.4 LTZ, fui a uma concessionária fiz o Test Drive de um modelo com MyLink, achei o motor fraco, apesar de ter achado a altura do carro boa e os itens de série interessantes, o valor ultrapassava meu limite, então resolvi seguir uma linha mais racional e fui ver o Nissan March.

Achei o carro bonito, apesar de ter um painel simples, esse também foi barrado pelo valor, então como dois amigos meus do serviço havia acabado de comprar um Toyota Etios na mesma concessionária (veja aqui Toyota Etios – defeitos e problemas), me sugeriram dar uma passada na Toyota Sun North aqui em São Paulo, e procurar pelo vendedor Júlio, que desde o inicio foi muito atencioso.

Ele me sugeriu a versão XS 1.3 que já trazia de série todos os itens que eu estava buscando, além disso a avaliação realizada no meu francesinho foi bem acima da realiza pelos concorrentes.

Então aceitei fazer um “Test Etios” o que realmente fez toda a diferença pois dentro da categoria dele apenas o Nissan March apresentava a direção elétrica, porém eu achei que a suspensão mais alta traz muito conforto ao carro, além do argumento de ser o segundo carro mais econômico do Brasil perdendo apenas para o Renault Clio 1.0.

Hoje faz praticamente 6 meses que estou com o carro, vou dividir a análise em tópicos, para tentar facilitar a leitura.

toyota-etios-vermelho (3)

INTERNO

Acabamento Interno (+)

O acabamento interno do carro é simples, acredito que o design interno não é tão atraente quanto aos rivais, porém o design simples é compensado pela utilização de materiais melhores e encaixes precisos e sem rebarbas, se você observar o painel e as portas é possível encontrar 3 tipos diferentes de plásticos com tonalidades diferentes que transmitem uma sensação de requinte.

No caso do meu os bancos são em couro, portanto não tenho como comentar a respeito do tecido oferecido originalmente pela montadora, o couro instalado pela concessionária no meu carro, é de excelente qualidade até o momento não apresentou nenhum tipo de desgaste ou desidratação.

Painel de Instrumentos (-)

O painel de instrumentos localizado na parte central é algo que eu particularmente não gosto, pois eu acredito que não é de fácil visualização, além disso eu sinto falta de um computador de bordo informando dados como consumo médio, consumo instantâneo, outro detalhe negativo é o tamanho do marcado de combustível que eu acho minúsculo, parece um reloginho daquelas da CASIO do inicio da década de 90.

Ergonomia (+)

Apesar de o banco do motorista não possuir regulagem de altura, a altura é boa e dependo da pessoa, essa regulagem pode ser suprida pela regulagem de altura do volante(escamoteavel), os comandos de ar-condicionado, vidros elétricos, abertura do porta malas, abertura do tanque de combustível, abertura do capô são de fácil acesso. Volante com boa pegada.

Porta-Trecos (+)

O carro possui inúmeros porta-trecos distribuídos pelo carro, algo que eu considero bastante interessante visto que é um carro de porte pequeno, possui 1 porta garrafas em cada porta que acomoda perfeitamente uma garrafa de tamanha maior, 2 porta copos no console central logo a frente do câmbio, 2 porta trecos atrás do freio de mão, e mais a um porta moedas atrás do cambio, 1 porta revistas atrás de cada banco e o porta luvas é refrigerado.

Som (+)

O sistema de som original é de boa qualidade, toca CD/MP3 e possui porta USB que reproduz músicas de aparelhos da Apple como Iphone e Ipod. Os 2 alto-falantes instalados na dianteira do veiculo em conjunto com os 2 tweeters fornecem um som agradável de boa qualidade.

Espaço Interno (+)

Como eu já disse antes, tenho 1,91m o carro me atende muito bem, assim como em todos os outros carros da minha casa, o banco fica sempre no final, com o banco ajustado para mim, é possível ir um adulto confortavelmente no banco de traz.

Porta-Malas (+)

O porta-malas eu considero pequeno, porém eu acredito que se o foco for um porta-malas maior vale a pena considerar um Etios Sedan pois o porta-malas é enorme, nas fotos que tirei coloquei uma mala de viagem da Samsonite 31 o maior tamanho, para mostrar que é possível acomodar uma mala dessas, porém não cabe muita coisa além disso.

toyota-etios-vermelho (6)

toyota-etios-vermelho (8)

EXTERNO

Pneus e Rodas (+)

No caso do meu modelo ele vem equipado com rodas de aço de 14 polegadas, com calotas, um detalhe que me agradou bastante é o fato dos pneus serem da PIRELLI pois eu considero a melhor marca de pneus, o perfil é alto o que confere conforto extremo.

Faróis (+)

Apenas o modelo top de linha XLS 1.5 vem com faróis de milha, como considero os faróis de milha um item de segurança comprei no Mercado Livre e eu mesmo instalei, achei o preço muito bom, saiu cerca de 110 reais com o chicote, botão e rele. A iluminação ficou excelente.

Pintura (+)

Diferente das demais montadoras a pintura metálica não é cobrada a parte, se você optar por um Etios Preto ou Branco, pagará o mesmo valor do meu, como acho que esse tom de vermelho esta na moda, e o carro ficou muito bem nessa cor, optei pelo vermelho.

toyota-etios-vermelho (5)

toyota-etios-vermelho (4)

MECÂNICA

Motor (+)

O motor é 1.3 16v todo em alumínio assim como o câmbio. A potência é de 90 cv e o torque 12.8 kgf.m ambos no álcool, aliás eu nunca abasteci com gasolina pois como o consumo dele no álcool é altamente satisfatório, nem me atrevo a testar na gasolina.

O carro é ágil nas arrancadas, possui boa retomada, não perde força com o ar-condicionado ligado, já andei com 4 adultos no carro, e o carro encarou as ladeiras com tranquilidade.

Consumo (+)

O Consumo eu diria que é um dos pontos altos do carro, esse é o meu primeiro carro que o consumo coincide com o divulgado pela imprensa, como eu gosto de pisar um pouco, o consumo acaba variando entre 8 e 9,5km/l no álcool na cidade, já na estrada fica entre 10 e 11,5km/l.

Freios (+)

Os freios são ABS, e dispensam comentários, trabalham perfeitamente em conjunto com os PNEUS garantindo muita segurança.

Direção (+)

A direção é extremamente leve e com certeza foi um dos itens que me levou a comprar o carro.

toyota-etios-vermelho (7)

toyota-etios-vermelho (10)

toyota-etios-vermelho (9)

CONCLUSÃO

Estou muito satisfeito com o carro, acredito que a direção elétrica, a suspensão e o consumo fazem toda a diferença.

Pra quem nunca dirigiu um carro com direção elétrica sugiro fazer um teste drive no Toyota Etios, pois a diferença é realmente gritante, minha noiva costuma dizer que a diferença entre os carros com direção hidráulica para elétrica, é a mesma para caixa seca X direção hidráulica.

Eu recomendo o carro!

14 itens avaliados:

Itens positivos = 13 (93%)
Itens negativos = 1 (7%)

Nota Final 9.3

Por Pedro Freitas

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.