Home Usado da semana Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005




Tínhamos um VW Gol 1.0 MI Plus básico 1997 quando trocamos pelo Fox 1.6 2005 flex ano passado. O escolhido foi o Fox pelo fato da minha mãe ter problema de coluna e precisava de um carro que desse uma posição de dirigir mais elevada e que possibilitasse que as pernas ficassem mais na vertical. O carro tem AC, retrovisores com ajuste elétrico, os quatro vidros elétricos, trava e alarme, abertura do porta-malas com abertura no botão da chave e botão interno. Faltaram só os faróis e lanterna de neblina, rodas de liga leve, ABS e airbag.

O propósito do carro é basicamente o uso dentro da cidade, geralmente com um passageiro. Trabalho, casa, faculdade, com uma viagem por mês a uma cidade vizinha, a 40 km, quando minha mãe visita minha avó. O consumo com gasolina fica em 10,5 km/l, no perímetro urbano sem ar condicionado e 10 km/l com ar condicionado. Quanto à calibragem dos pneus, fiz inúmeras combinações e preferi 32 libras na frente e 29 atrás. Os pneus são o Pirelli Cinturato P4 175/65 R14.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

A posição elevada de dirigir, muito diferente do Gol 1997, exigiu um pouco de adaptação dos motoristas do Fox aqui de casa – eu, minha irmã e minha mãe. A janela traseira é um pouco pequena, semelhante a do Punto, mas não chega a atrapalhar na baliza. A suspensão tem um bom curso, mas a traseira é um pouco dura demais e incomoda quem vai atrás (por isso 29 libras, tentativa de deixar mais macio). Na estrada, a 120 km/h a traseira fica muito solta e é preciso algumas correções com o volante. Acredito que seja um comportamento normal de carros altos, pois meu pai já teve um Meriva e acontecia a mesma coisa.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

A direção hidráulica é suficientemente leve, mesmo com o veículo parado. O ar condicionado é muito bom. O motor 1.6 abastecido com gasolina rende 101 cavalos e 14,3 kgfm (à álcool 103cv e 14,5 kgfm) é mais que suficiente para o uso urbano. O tanque de combustível de 50 litros dá uma autonomia de um pouco mais do que 500 quilômetros.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

O espaço interno é condizente com a propaganda da época: “gigante pra quem anda”. Eu tenho 1,88 de altura e com o ajuste do banco do motorista para mim, eu ainda tenho bastante espaço no banco de trás. Mas as espumas dos bancos são finas e pouco confortáveis, principalmente atrás. Nos bancos da frente, a espuma é um pouco melhor, mas aí eu achei que a largura da parte superior do banco e muito pouca. O apoio de cabeça e duro. No espaço para as pernas do passageiro dianteiro um espaço onde é um porta objetos bem grande (era para ser o porta-luvas), esse espaço tem uma borda muito proeminente que acaba batendo bem no joelho. Se não tivesse nada ali, o espaço para as pernas seria muito maior. O Fox não tem o porta-luvas propriamente dito, mas tem a gaveta embaixo do banco do motorista, que cabe o manual do carro e tem um espaço para por o estojinho do radio e nada mais, pois a parte de trás é baixa e quando fecha a gaveta, cai tudo nos pés de quem está atrás.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

Do lado direito do banco do passageiro dianteiro, no pequeno espaço entre a porta e o banco, há um porta-objetos pequeno, que mais parece um lugar para segurar eventuais objetos que possam cair dos bolsos. A alavanca para movimentar os bancos para frente e para trás fica numa posição muito boa, logo atrás dos joelhos, bem ao alcance. Já a alavanca para regular a altura do banco do motorista fica no lado esquerdo.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

Logo abaixo do volante, no painel, há uma espécie de apoio para objetos que não utilizo para nada, pois a carteira, por exemplo, fica solta e correndo de um lado a outro e pode cair no chão.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

Nas duas portas da frente há o porta-copo, ou “porta-garrafinhas de água”, e mais um espaço estreito onde cabe a carteira ou jornal, por exemplo. Nas portas de trás não há os portas-copos. No console central, à frente da alavanca do cambio, também há dois porta-copo que quando ocupados por garrafinhas de água, esbarram na mão quando se engata as 1ª e 5ª marchas. A alavanca do cambio fica numa altura que permite apoiar a mão e procurar uma rádio que esteja tocando algo de bom.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

O painel dessa geração da Volks é lamentável, o mais feio da história na minha opinião. Não tem o medidor de temperatura da água do motor e o tacômetro é pequeno (pra não dizer minúsculo). O acabamento interno é muito ruim. O plástico das portas e do painel é de um tom de cinza deprimente e fácil de arranhar. Uma parte que envolve a coluna de direção é de outro material, mas mais fácil ainda de arranhar.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

As portas fazem os típicos barulhos de plásticos encostando um no outro. A porta traseira direita quebrou um suporte do cabo que abre a porta e precisou ser colado. A porta esquerda da frente já sofreu dois ajustes por causa do vidro, que quando aberto completamente, batia nesse plástico. O suporte da haste do amortecedor que abre o porta-malas está com ferrugem (!).

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

O porta-malas é bom, fundo e eu quase não uso. Além do rebatimento para ampliação do espaço total do porta-malas, o banco traseiro desliza para frente.O banco traseiro não é bipartido, mas não me faz falta. Já usei o Fox para fazer pequenas mudanças.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

A abertura do porta-malas pelo botão da chave tem uma desvantagem. Vou explicar. Eu pretendo por alguma coisa lá dentro. Destravo o carro e aperto no outro botão da chave para abrir o porta-malas. Ao chegar ao porta-malas como puxa-lo para cima?

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

Não tem um puxador, maçaneta ou um espaço para por a mão. Tem que enfiar os dedos na fresta do porta-malas. Os Fox que não tem abertura interna do porta-malas têm um “pegador” em volta da onde coloca a chave. Mas tem uma peça por dentro que facilita fechar a porta (não mais que obrigação).

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

E sobre aquele caso do banco “guilhotina”, a meu ver, é besteira. Têm dois adesivos colados na parte de trás do banco, próximos às alças, com instruções claras de uso, sem contar o manual de instruções. Mas não estou defendendo a Volks!

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

Neste primeiro ano com o carro foi trocado uma luz de ré, duas luzes de freio, uma luz do farol baixo, as luzinhas do brake light, sensor do pedal de freio que faz acender a luz EPC, óleo, filtro de ar, 2 pneus novos e a coifa da homocinética que estava vazando graxa. Logo será preciso trocar os amortecedores. No geral, estou satisfeito com o carro, mas já penso em trocar por ou Chery Face ou Peugeot 207.

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

 Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Fox 1.6 2005

Por alyalysson


  • Caetano

    Perfeita a sua avaliação,tive as duas versões do fox,que eram o city 1.0 2p 05 e agora tenho um prime 1.6 e o unico defeito desse carro nas versões mais antigas antes da reestilização e o painel de instrumentos horrivel e o acabamento das portas pior do que de carro velho,e qdo comprei o meu fox atual a 3 meses atrás me surpreendi com a qualidade do acabamento interno,até agora estou gostando,e acho que vc tbem ao trocar esse atual desse uma olhada na versão atual,pois acho que vai gostar.

  • nunes_01

    lamentável mesmo esse painel, o novo fox melhorou 1000%.

    • engineer

      bizarro também o porta-malas, você vê a lata das caixas de roda! e olha que é o 1.6, imagine o 1.0…

    • Thgfelipe

      se eu Avaliar meu Palio vcs Choram ( junto comigo)

  • sadala31

    Eu iria é de Corsa 1.4. Acabamento muito melhor que esse Fox e um motor muito econômico e que puxa muito bem. .

  • Thgfelipe

    Show de bola essa avaliação, vc deveria dar uma aula ao dono do Civic da avaliação passada.

    • Vogue

      Ele tinha que dar uma aula pra aquele mano la , que o pai dele tinha trocado um carro por um azera e pagado a vista , hduasdhasud

      • Thgfelipe

        verdade, avaliou o carro do pai, bem mau e porcamente ainda

        • alyalysson

          avaliei o carro da mãe, mas tá valendo. obrigado.

  • HCO

    Acho que nunca na história um carro evoluiu tanto de uma geração para outra como o Fox.
    Eu amo a VW mas tenho que confessar que esse Fox antigo é ridículo e podre (minha opinião)
    Já a geração nova ficou muito linda,outro nível de tecnologia e qualidade.
    A única coisa que sobrou do Fox velho foi a marca e o nome.

    • Sias

      Sobrou bem mais do que isto, já que a carroceria é a mesma, assim como a mecânica, mas com certeza melhorou muito.

      • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

        Na verdade o Fox já deveria ter o que existe no atual. Só foi uma sacanagem para lucrar ainda mais e agora botar o preço nas alturas.

      • edvarvilarneto

        sobrou o logo da vw que pra mim é suficiente para passar bem longe.

    • alyalysson

      puuuuutz esqueci de falar disso… é uma porcaria de entrar em esquinas, atrapalha muito!

  • fudencio10

    Bem completo,um dos melhores.

  • frodinho

    Pra um carrinho que não pesa muito esse motor 1.6 deve cair bem, agora convenhamos… Esse painel de Biz aí é de doer nos olhos…

    • alyalysson

      anda bem sim com esse 1.6

  • JJJJunioRRRR

    O problema da estrada, a 120 km/h que parece que a traseira fica muito solta é o caso do vento lateral que em carros altos e estreitos temos a impressão que a traseira começa 'a dançar. Acredito que seja só impressão, mas por via das dúvidas não acho seguro esses tipos de carros e por isso não compro.

  • _Hofmann_

    o acabamento dos vw "baratos" é realmente lamentável. já quebrei um porta-luvas de um gol g4 táxi com uma facilidade incrível. foi só bater o joelho sem muita força que o porta-luvas simplesmente espatifou no meio (sem-querer, obviamente, é por causa da minha altura de quase 1,90 e o banco estava muito pra frente quando entrei). o fox eu não achava grandes coisas antes da reestilização, mas mesmo assim, já era melhor que o gol.

    • http://www.twitter.com/edsonfern Edson Roberto

      Relaxa, isso não é mal só de gol não. Um amigo no seu Fox novo, foi fechar a tampa do porta luvas e teve de bater um pouco mais forte (porque tinha o manual e só ele ficava "espremido". Nisso a tampa caiu com o suporte quebrado.

    • engineer

      Isso é mal de todo VW, até no Polo há economias incompreensíveis, fazendo o carro virar uma escola de samba de ruídos internos com pouco tempo de uso.

  • BlueGopher

    Para melhorar a estabilidade na estrada, sugiro agüentar a traseira dura e colocar 32 libras atrás também.
    Segurança não tem preço.
    Ótimo post.

    • alyalysson

      cara, já fiz isso. mas com mais pressão nas rodas de trás "dança" ainda mais.

  • Churrass

    Acamento do novo fox foi da agua suja pro vinho

  • Robson Rogerio

    Parabéns pela avaliação, achei bem completa e imparcial.

    • alyalysson

      minha maior preocupação era ser imparcial.
      obrigado.

  • Guerraex

    Legal a avaliação, muito bem escrito e completo. Agora na minha opinião, eu iria de Chery Face ao invés de 207… apesar de ser chinês o custo benefício é muito bom. Já o 207 o pessoal reclama muito do carro e ainda não terá o nível de equipamentos do Face. Eu arriscaria.

    Flwwww

    • alyalysson

      pois é eu to de olho na avaliação que o Eber tá fazendo.

  • Rodrigo_Galera

    Meu pai já teve um. EITA CARRO DURO! Consegue ser mais duro do que o Gol! E esse problema com a porta traseira aconteceu com ele e com o meu chefe também! E você tem duas alternativas: ou troca a pela de plástico INTEIRA, ou cola. Eles também COLARAM. Eu digo e repito: os carros de entrada da VW aqui no Brasil são uma LÁSTIMA. Hoje meu pai tem um Golf Sportline e está feliz da vida, o carro nunca apresentou nenhum problema e tem uma acabamento bem decente pra categoria.

    • Rodrigo_Galera

      Não, era hidráulico sim. Quando eu digo "duro" estou falando da suspensão. Gol e Fox são campeões em desconforto. Numa viagem longa, você sofre e muito. Outros carros populares são mais macios, apesar da "molecada" reclamar que o carro não tem tanta estabilidade nas curvas. Mas quem é que faz uma cursa CORRENDO numa rodovia? São carros de PASSEIO e não de corrida. Então essa suspensão dura feito pedra não faz sentido…

  • felipesfc87

    O acabamento da VW é sofrível, nunca vi tanto plástico em um carro, acho que só no gol mesmo.
    VW é jetta pra cima, abaixo disso n rola.

  • Turbo_Car

    Olha o perigo do achismo… "Quanto à calibragem dos pneus, fiz inúmeras combinações e preferi 32 libras na frente e 29 atrás."
    Camaradinha, engenheiros estudaram anos, frabicante do automóvel e do pneu gastaram milhões de dólares em testes para chegar a configuração mais segura possível e você, que não é engenheiro, em passeios de fim de semana resolveu simplesmente que a melhor calibragem seria 32/29… francamente, viu? Respeite o manual! Se não o tem, informe-se na concessionária. Não é só a sua segurança que está em jogo.

    • http://carrosinuteis.wordpress.com Sinatra

      Como se a calibragem fosse uma medida absoluta, e não sofresse variações em sua eficiência diante das mais diversas variáveis.
      Temperatura média durante o uso, qualidade do pavimento, estilo de direção do condutor, qualidade do composto do pneu utilizado, carga do veículo e outros fatores influenciam no que vem a ser a calibragem ideal. O que os engenheiros que especificam as informações no manual fazem é uma estimativa do ideal para o condutor médio, o que é algo bastante relativo e superficial. Querer condenar o cara por simplesmente alterar uma ou duas libras na calibragem (sendo que na prática ele sentiu melhoria no comportamento dinâmico do veículo) é meio non-sense.
      E esse argumento de que "engenheiros estudaram uma vida toda e passaram noites sem dormir para que isso fosse assim" é tão válido que Fox arrancava dedo, motor de Gol fundia com menos de 5 mil quilômetros, roda de Stilo voava e acelerador de Corolla travava. Engenheiros não são deuses, e manual de automóvel não é específico a ponto de prever exatamente as condições de uso de cada veículo e o estilo de utilização de cada condutor.

  • MythBH

    Vendo essas imagens eu me pergunto (peço desculpas a quem tem): QUEM EM SÃ CONSCIENCIA PAGAVA MAIS D 35 MIL NISSO ZERO KM? Nossa, por isso não comprei na epoca, é simplorio demais, o plastico denota ser vagabundo, nem pra VW da um ar menos simplorio no desenho das portas e painel pra disfarçar a má qualidade. Os banco parecem duros so de olhar. Olhando so o interior falaria q esse carro deveria custar quando muito 22 mil….. tb não falo q os carros q eu tive são otimos, pois estou preso nessa meleca de país como todos aqui, mas me recuso a comprar isso.

    • fudencio10

      O mesmo cidadão que paga 35 em um UNO.

    • wolfburger

      Sabe como resolver seu problema?

      Procure o consulado mais proximo. A não ser que vc esteja literalmente preso claro.

      • MythBH

        Pois é meu caro, minha vontade é essa…quem sabe um dia, mas por enquanto me vejo preso aqui!

  • robertomanfrin

    Legal a avaliação tenho um Fox Plus 1.6 2007, o carro apresentou os mesmos defeitos, só nao concordei com a gavetinha pequena… não e tao pequena assim né …rssss da pra por bastante coisa la, guardo o necessario, acho que ela atende as necessidades (manual, documento do carro, carteira, celular, um pano)…. o que não gosto no carro é realmente o acabamento das portas e painel, que por sinal tem alto nivel de ruido, moro no interior de SP e quando ando em ruas de paralelepipedo é desanimador… mais de forma geral estou muito satisfeito com o carro, pramim …. Carrão mesmo… e gostaria de troca-lo por um novo Fox Prime com teto :D mais é isso ai…fiquei contente em ver a avaliação do Fox!

  • F1SC4L

    Tive um igual este porém dourado, gostei muito vendi para o sogro e peguei um 307, só achei estranho ele beber mais que o 307 comparando que o da peugeot é bem mais pesado e largo!

  • IsrVasconcelos

    Excelente avaliação.

  • jonathan1985

    Muito boa avaliação! Parabéns!

    Pelo que imagino dos valores que o cara cogita, EU, pensaria bastante no C3, acho que vale mais que face e 207…
    Ou ainda o Sandero…

    • alyalysson

      to de olho nesses dois também :)

    • Cleberson

      C3 é um baita carrinho, é meio afeminado mas tem muita coisa bacana (eu tenho um, pena que tá na oficina, hehe, me embolei com um civic num trevo :/)

      vou pedir pra fazer um review do meu C3 quando ele voltar da oficina (:

  • Paulo_Ricardo

    esse carro é um lixo e o banco "guilhotina" passou por recall verifique se o seu passou por esse recall porque pode acontecer um acidente.

    eu jamais poria minhas mãos nesse troço.

    acabamento porquinho, por que meu classic q tá tudo no lugar sem nenhum arranhão e nem ferrugem e é do mesmo ano que esse fox. além de estar com mais de 100 mil km rodados.

    ou seja: o carro é um lixo.

  • wolfburger

    Muito boa avaliação.

    Também concordo que o modelo novo é lindo.

  • rodrigorsr

    Há alguns meses vendi meu Fox 1.6 2006 com 55 mil Km. Concordo que o acabamento não era bonito, mas mesmo assim, estava longe de ser mal-acabado, como todos adoram dizer e apedrejar o carrinho. Não era barulhento por dentro, não tinha riscos nas portas e muito menos na coluna de direção. A gaveta sob o banco também nunca "vazou" o conteúdo pros pés dos ocupantes do banco de trás. Como moro em São Paulo, o consumo apresentado era bem acima do amgio do post.

    Era um carro confiável e gostoso de dirigir, apesar de excessivamente duro. Em 4 anos de uso, meu único "problema" com ele foi logo no finzinho, quando uma peça do break light se queboru e fazia bater no vidro e no teto, fazendo barulho em cada desnível de asfalto ou buraco que pegava.

  • Mostarda_69

    Pra abrir a tampa do meu GOL que é o mesmo sistema desse FOX, puxo pelo limpador, mas acho falho, não gosto assim, prefiro meu antigo carro um corsa hatch dos atuais, que tem uma pequena maçaneta.

    • alyalysson

      vacilo não ter um puxadorzinho para abrir o porta malas…

      • Alexandre

        Pois é, alguns modelos de Fox tem o puxadorzinho e como o porta malas destrava juntamente com a trava central, esse sistema é muito melhor do que ter o botão na chave. (na chave do meu Fox tem o botão que trava e o que destrava as portas)

  • Weisser

    Eu tenho um Fox do mesmo ano, só que 1.0, e confirmo e assino em baixo tudo o que o rapaz disse. Até o mesmo problema na porta traseira direita eu tive (tenho ainda).

    Bem, o interior dos modelos antigos do Fox é realmente espartano… de dar raiva. Fiquei p… da vida qdo o carro ferveu uma vez prq ele simplesmente ñ tem termostato. Só lhe avisa que vc está fervendo qdo realmente já foi.

    Pra mim, o melhor atrativo msm é o espaço interno. Pra alguem alto (1,93), ele é o carro em que eu melhor me senti até agora. E pretendo, quando a vida do meu atual findar-se, pegar um modelo novo, preferivelmente 1.6 (não q o 1.0 seja ruim, + ele é um tanto sofrível…)

  • jonny_rj

    Muito boa avaliaçao, parabens. Mas o carro eh sofrivel , qualidade porca. Agora impressionante como os carros da volks queimam luz de freio e brake light com facilidade! Quase todos q vejo rodando aqui no Rio estao com alguma luz queimada inclusise das novas geraçoes de toda linha Volks. Meu astra que nao eh propriamente um grande carro ce vai p/ seis anos de uso nunca queimou nenhuma! De problemas so queimou o motor de abertura da mala e combustivel o que foi pessimo pq se eu estivesse na estrada ta fuuuuu rs

  • Mike

    Cara, agora eu me assustei! Que carro horrível! Que acabamento péssimo! Nem forração no porta-malas o bixo tem! Tenho um fiesta hatch 2008 completo, acho um ótimo carro pra sua categoria. O acabamento também não é bom, mas ganha desse fox. Sem contar o preço que voce paga: volks geralmente é mais carro. É só sair por ai pra ver preço de golzinho, é de assustar!

    Conclusão: to rindo a toa com o fiestinha heheheh

  • ThorBH

    ele é realmente bem carinho, mas mto prático. Eu já carreguei uma lavadora de roupas de 7kg (dentro da caixa) num Fox 1.0 que tive, coube relativamente bem. Creio que a condução do 1.6 deva ser gostosa, pois o 1.0 sofre para empurrar o carro.

  • dielveio

    (falta de)Qualidade Volkswagen em todos os detalhes.
    Nada mais normal.

  • Del

    Quando a preguiça me abandonar, avalio meu carro…

    A propósito, EXCELENTE avaliação.

  • Anderson_Silva

    Esse carro é 100% reciclável, tirando o bloco do motor tudo é plástico com acabamento péssimo e ainda falam mal do Fiesta e Ecosport, esse carro é horrível !

  • rodrigo

    meu fox é 2006 1.6 completo , pega 120 km brincando , nao bebe muito , o meu nao faz barulho nenhumm , dentro dele , muito conservado , eu curti demais o meu

    muito satisfeito

    ws é ws

  • Fabio

    Tenho um ano 2007, concordo e número e grau com a avaliação e com alguns comentários, o carro é muito ruim!

  • Valter Quintino

    Gostaria de saber sobre a suspensão dianteira, que pela manhã ao sair ou passar em uma lombada ou ondulações o porque dela Ranger tanto, qual seria a solução do problema, já fui em varios mecânicos e está dificil o barulho.

  • https://www.facebook.com/anne.dragoi Anne Dragoi

    nossa ainda bem que encontrei esse tutorial uauuu que me livrou.eu ia comprar um desses dai mas depois dessas opiniões estou fora acho que vou de celta ou corsa 1.0 mesmo,valeu! aliás o q vcs acham do celta ou corsa usado mesmo 2008 ou 2009?