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Carro da semana, opinião de dono: Volkswagen Golf Comfortline 2014/2015

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Olá leitores do NA, eu tenho 30 anos, sou médico, moro no Rio de Janeiro e acompanho esse site diariamente desde 2010. Na época, eu estava procurando meu primeiro carro e eu não entendia muito sobre o assunto, porém sempre gostei de automóveis. Hoje em dia, eu sou quase que uma “referência” do assunto na família.

Naquele ano, não havia muitas opções interessantes entre os carros populares e eu acabei decidindo comprar um Sandero 1.0 Expression completo devido ao espaço interno e por ser um pouco mais altinho (minha esposa influenciou na escolha…). O preço foi fechado em R$ 34.000.

O Sandero nunca me trouxe grandes problemas, porém não promovia grandes emoções na direção (acabei me arrependendo por não ter comprado um modelo 1.6). Finalmente, em outubro de 2013 lançaram o tão aguardado Golf geração VII e foi paixão à primeira vista. No entanto, eu tinha outras prioridades na época e acabei adiando a compra.

Em julho desse ano, decidi trocar de carro e as opções foram Golf, Focus hatch, i30, HR-V, Renegade e Fit (excluí o Cruze, pois não gosto do seu design e acabamento, e os sedãs em geral, dos quais não gosto muito). No entanto, cometi o erro de visitar primeiro as concessionárias da Volkswagen em busca do Golf.

Fui a três lojas da Volks e acabei comprando o último Golf 1.4 TSI de uma concessionária que estava fechando. O valor foi acertado em salgados R$ 74.000 por um modelo preto, Comfortline 2014/15, sem opcionais (ganhei apenas os tapetes e o insulfilm e coloquei bancos de couro à parte). Acabei nem visitando outros modelos, pois eu já conhecia todas as qualidades mecânicas, a segurança, a dirigibilidade e o acabamento do Golf quando comparados às outras marcas.

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O Golf não oferece “frescuradas” na versão Comfortline e é mais caro que os concorrentes. Os itens que mais fazem falta são os paddle shifts e os controles no volante. Até o “Pandero” (apelido carinhoso) tinha controles atrás do volante.

Muitas pessoas discordam e acham os faróis desse modelo muito parecidos com os do novo Fox, mas eu gosto muito do design discreto e clean da Volkswagen.

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O carro apresenta de série: ABS com EBD, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, controles de estabilidade e tração, 7 airbags (2 dianteiros com desativação do passageiro, 2 laterais, 2 de cortina e 1 de joelho para o motorista), alerta de perda de pressão dos pneus, rodas de liga-leve aro 16”, assistente de partida na subida Hill Assist, bloqueio eletrônico do diferencial “EDS” e “XDS”, direção eletromecânica, freios com sistema Multicollision Break, sistema “Start-Stop” com recuperação de energia de frenagem, Sistema infotainment “Composition Media” com tela touchscreen de 5,8”, sensor de aproximação e Bluetooth.

O motor é 1.4 TSI turbo, com potência de 140cv (somente a gasolina) e torque de 25, 5kgfm a 1.500rpm. A transmissão é automática DSG Tiptronic, de 7 marchas e o carro faz de 0 a 100 km/h em 8,4s.

O consumo fica em aproximadamente 9,0 a 11,0 km/l na cidade e 12,0 a 15,0 km/l na estrada, dependendo de como você anda. Não sei se é por eu sempre ter andado com um 1.0, mas a diferença é brutal, o Golf anda muito. Quem sabe eu não acabe comprando um GTI algum dia.

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PONTOS POSITIVOS:

· Boa ergonomia;

· Bom consumo médio se comparado com os concorrentes;

· Bons sistemas de som e Multimídia;

· Design;

· Dirigibilidade;

· Macio ao dirigir (esperava encontrar um carro com a suspenção mais dura);

· Modelo relativamente incomum nas ruas ainda, chamando a atenção às vezes;

· Ótimo acabamento;

· Ótima dupla mecânica x câmbio DSG;

· Ótima visibilidade;

· Segurança.

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PONTOS NEGATIVOS:

· Custo alto da manutenção (pelo que tenho lido) ;

· Custo alto do seguro (R$ 4.400,00) ;

· Não é Flex (apesar de nunca ter usado álcool) ;

· Porta-malas pequeno (313 litros) ;

· Preço salgado.

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CONCLUSÃO:

Estou muito feliz com o carro e tenho muito prazer em dirigi-lo. Achei muito elevado o custo do seguro (não sei o motivo), porém não fiz nenhuma revisão ainda.

OBS.: O leitor pediu para não ser identificado.





  • celso

    Apesar de não gostar muito desse segmento, acho pouco provável alguém comprar o Golf Comfortline e ficar decepcionado, mesmo com os pontos negativos enumerados na matéria.

  • VORTEC REDNECK

    Nunca tinha visto um comfortline pelado por dentro. Que decepção viu! Lembra Fox e Gol na espartanidade. Não sei se o fantástico conjunto mecânico e de segurança poderiam suprir essa simplicidade se fosse eu o comprador. Outra defeito grave desse carro que o persegue desde os modelos anteriores é o custo alto de seguro. Uma pena que os manolos gostem tanto desse carro quanto as pessoas que curtem carro. No mais, o proprietário se continuar sendo um bom médico, vai sim conseguir chegar ao GTI em breve. Aí sim ele vai se apaixonar pelo modelo. Sonho de consumo!

    • Pacheco

      Primeira vez q vi o modelo de entrada. Só vi os top na rua.

    • thi

      Decepção ?? Eu aco muito bonito

    • saosao

      Também me decepcionei por dentro.
      No meu caso, que prefiro comprar carro usado, jamais compraria uma versão básica. Iria somente nas mais tops.

    • Leandro

      Tenho um Focus Titanium 14/14 e pago R$ 1800 de seguro, tá louco pagar 4.400,00. O Golf é um excelente carro, agora esse interior do Confortline é brincadeira, lembra muito um gol.

      • Gustavo73

        Trocou o black piano pelo acabamento em alumínio e virou outro carro?

        • Leandro

          Na verdade o highline tambem lembra o de um gol, kkkkk

          • Gustavo73

            Então está tudo em casa. E o Gol bem na fita, afinal o Golf é um dos carros mais vendidos do mundo. E muito elogiado.

            • Leandro

              Sim, um excelente carro, isso não se discute. Agora design é subjetivo, nao agrada a todos. Abcs

              • Gustavo73

                Isso sem dúvida, a final o que seria do azul se todos gostassem do verde. Mas é só uma brincadeira se o Gol tivesse metade das qualidades do Golf não estaria na situação que está hoje no mercado.

                • Leandro

                  Sim , Vw esta pagando pela ganancia com o gol, vendo os concorrentes oferecendo vários itens e mesmo assim querendo vender pé de boi a peso de ouro..

                  • Gustavo73

                    Em 2013 falei que a VW não poderia continuar por muito tempo vivendo de Gol, e na época já dizia que ele não valia a pena.

      • alex

        A galera exagera um pouco, esse interior é bem parecido com o do Passat 2010.

        • João Cagnoni

          Em foto de montadora até o novo uno fica bonito.

          • Pacheco

            Hahahaha… verdade. E essa dai é aquela versão que vc paga uma nota e ninguem valoriza na revenda.

          • Derek

            Este nem com a foto da montadora…

      • Bartolomeu

        O painel é todo emborrachado. Dirigi um Fit 2015 da minha mãe por uma semana, quando peguei meu Golf 2015 Confortline levei um susto, o acabamento do Golf é muito superior.

    • Gustavo73

      Tocou o black piano por imitação de alumínio em alguns pontos e os bancos em Alcântara pelo de tecido. Não vi nada diferente do que a concorrência oferece.em modelos na mesma faixa de valor.

    • Alvaro Guatura

      O interior dele está ótimo, o problema é o preço cobrado.
      Se fosse 59.990 estaria justo… mas 74 mil? Jamais.

      • Zoran Borut

        E agora com motor 1.6 16V por apenas 75 mil.

      • Ernesto

        60.000? Um Golf 1.4 TSi DSG? Qual carro da mesma categoria, automático, está por 60.000?

      • David Ferreira

        cara 60 mil e um sandeiro rs saporra e um golf 1.4 turbo tsi saporra e economica arranca e corre muito fora a segurança do carro e a tecnologia da plataforma e da suspensão ele ta ate barato um audi a3 com esse motor custa 120 mil o carro e mais feio que ogolf por dentro olha os fiat t jet 1.4 turbo que não e tsi e custam 60 mil ? acho que nem o punto “t jet” custa isso sem cambio de 7 marchas dsg nem 1.4 (TSI)

    • Bartolomeu

      O meu é Golf 14/15 0 Km Confortline manual 6 marchas preto, paguei R$ 69,5 mil em Maio/15. O seguro ficou em R$ 1600, franquia R$ 1600, Bonus 7, Campinas SP, Bradesco seguros. A media de consumo cidade/estrada é de 14 Km/l, estrada entre Campinas e Zona leste de São Paulo (125Km) faz 17 Km/l no percurso. Coloquei couro nos bancos, portas, custou R$ 1500, fica outro carro no acabamento. Primeira revisão custou R$ 240. Na mesma seguradora e perfil um Highline DSG o seguro sairia por R$ 3200, talvez pelo alto custo de cada lanterna Led que custa R$ 2000 e uma possivel troca do cambio DSG em caso de batida que não sai por menos de R$ 20 mil. O carro anda muito, na estrada a velocidade que o carro estabiliza é 140 Km/h, dificil segurar velocidade mais baixa. Teve que trocar o mecanismo eletrico de fechamento do ar. Media de consumo nesses 7 mil Km que rodei é de 14 Km/h. Proximo carro, GTI.

      • Artur

        Meu cunhado também tem um Comfortline manual e é só elogios. O engraçado é que o dele tem sim os comandos no volante e ele comprou o carro sem qualquer opcional (não sei porque o da matéria não possui). O consumo do dele não é tão bom quanto o seu, mas ele anda por estradas bastante ruins (viaja constantemente de SP para GO, em função do emprego) e tem o hábito de pisar bastante! rsrs
        Tenho um Civic 2012, também manual, e a performance dele não chega nem perto da do Golf. É um excelente carro, sem dúvidas. Compraria um fácil, não fosse o alto preço que ainda pedem por ele no mercado de usados…

        • Bartolomeu

          Quando comprei paguei R$ 69,5 modelo 14/15 0 Km, um usado manual 14/14 do mesmo modelo na iCarros estavam pedindo R$ 69, isso decidiu a minha compra pois o que perde é a desvalorização e não o valor pago. Em relação aos controles no volante existe um pacote de opcional. Se teu cunhado viaja de SP para GO imagino que deva rodar a uns 180Km/h pois a estabilidade é tamanha que dá para soltar a mão do volante nessa velocidade. Talvez devido também a direção eletrica progressiva. O carro é super economico, porem se ficar toda hora arrancando forte aproveitando o alto torque em baixa rotação, o ponteiro da gasolina abaixa rapidinho.

  • Ribeiro

    Conheço um cara que cuida do carro quando vejo que tem jornalzinho p/ não sujar o carpete… Tenho o Highline, e o que pegou na escolha foi o motor….

    • duduEAS

      Ou se nao quando sai do lavajato, muitos lavajatos fazem isso e a primeira coisa que faço é tira-los kkk

      • Rodrigo Pasini

        Mas está certo fazer isso no lavajato, eles entram no carro com os calçados molhados ou até sujos, então colocam o jornal para não sujar novamente o carpete.

        • duduEAS

          Sim, não ha nada de errado nisso .

    • Willy Augusto

      Tenho um Highline também. Nunca usei e nunca usarei o jornalzinho. Acho um incomodo muito grande ele escorregando, amassando e muitas vezes, quando molhado, ainda esfarela. Mas mantenho os tapetes sempre muito limpos, batendo a sujeira e limpado aos finais de semana.

      • Ribeiro

        nele não uso também… mas coloco o tapete de borracha por cima rsrs…

        • Pacheco

          Fiz isso na Captiva… interior caramelo e fiquei com dó de sujar… kkkkkkk

  • mauricio

    salgado ta é esse preço hoje em dia

  • Rafael Ribeiro

    É um bom carro, mas ele comprou por paixao mesmo. Mas de resto a categoria de hatchs médios não está bem servida. Temos apenas 2 modelos mesmo, focus e golf, mas por esse valor só o focus 1.6 que não se compara em termos de desempenho ao golf tsi 1.4. Ou ele procurando até encontraria um focus se 2.0. A não ser que o cara queira encarar um 308 thp, ou se meter na burrada de comprar o bravo tjet que anda menos que golf e focus. Mas ainda sim é um bom carro. Só as rodinhas 16 que matam.

    • Oli

      “…rodinhas 16…”. A manolagem tomou conta do mundo mesmo. Roda de 17 é coisa de boy de vila.

      • Rafael Ribeiro

        Tem nada a ver cara. Simplesmente um carro desses tinha que usar uma 17. 16 até gol e voyage vem hoje em dia nas versões completas. E quer dizer que carros esportivos são manolagem?? Roda maior, melhor a dirigibilidade dele.

        • duduEAS

          Roda menor com pneu maior: Maior altura do perfil do pneu , carro mais macio e menos suscetível a danos devido nosso asfalto lunar. O que tem a ver o gol e voyage usar rodas 16? Entao se um renegade usa 18 o compass tinha que ser 19, o cherokee 20 e o grand 21?

          • Rafael Ribeiro

            Que roda 16 não é mais algo exclusivo pra manolada. Hoje até carros populares usam 16

        • duduEAS

          Mas concordo que as 17 sao bem mais bonitas ( gosto pessoal )

          • Rafael Ribeiro

            O golf e focus tem até a opção de usar as 18″, mas aí já acho muito grande. Já dirigi vários carros com 17 e são ótimos.

        • Dirigibilidade não tem a ver com tamanho de roda (Embora tenha relação com a largura do pneu). As rodas grandes no superesportivos era para dar espaço a discos de freio maiores. Gol e Voyage do seu exemplo acima não melhoram a boa dirigibilidade dos mesmos.

        • Alvaro Guatura

          Tinha sim, usar 17, 18, 19… na pista de corrida do videogame. E não no mundo real.

          Concordo com o conceito de vila.

        • Thales Sobral

          Tá confundindo as coisas… Normal.

      • Bittencourt

        Para de falar besteira…

      • Bruce Wayne

        Virou é? conte-me mais a respeito…

    • Duda Haddad

      A roda 17 realmente é um show a parte, mas nas nossas ruas é tenso. meu antigo i30 com roda 17 sofria muito nas ruas do interior de minas. hj tenho um focus com roda 16, da p encarar melhor as lunaticas ruas da cidade onde moro. pensei em por 17 no focus quando comprei, mas desisti por causa do conforto.

    • Leandro

      Paguei 77 mil no meu titanium 14/14 zero.. se ele pesquisasse mais…

      • Robinho

        o que na minha opnião é de longe uma opção muito melhor.

        • Leandro

          Ok, qual o outro hatch médio melhor que o Golf ou Focus?

  • Magnus Norman

    Como é possível colocar “à parte” bancos de couro em carros com air bags laterais? Não seria perigoso impedir que eles inflem na direção correta?

    • Rafael Ribeiro

      Acredito que se você instalar o mesmo modelo que os originais não deve ter problema

      • Leandro

        Não dá pra colocar não, vai inutilizar o air bag.

    • Ribeiro

      Na css falaram que não teriam como colocar, apenas perdendo o airbag lateral… fiquei com o de Alcântara mesmo

    • radiobrasil

      Pesquisei sobre isso quando tinha um Captiva e queria couro. DESISTI! O risco de dar “M” é muito grande.

    • Pacheco

      Tem q instalar em local com a maquina certa. Poucos lugares fazem. Em sp só conheço a tapeçaria alemão

    • Matheus Cavalheiro

      Também fiquei curioso.

    • FerSaccon

      Tem muitos carros que o airbag sai de uma parte plástica instalada na lateral do banco. Nestes casos não há revestimento por cima desse mecanismo – logo não faz diferença se é de tecido ou couro. Pelo que vi em fotos, o banco do Golf tem o airbag embutido nele. De qualquer maneira, existem tapeceiros especializados que fazem a troca sem inutilizar os airbags laterais.

      • Pacheco

        Exatamente… precisa de um maquinario especial.

    • Mr. Pennybags

      Na região dos airbags eles usam algo chamado “costura podre” que tem menor resistência e permite que os mesmo inflem sem problemas. Mas alguns estofadores dizem que fazem e não fazem de fato…

  • fschulz84

    No atual momento, no segmento dos hatches, só mesmo Golf e Focus podem ser considerados, eu penderia mais para o primeiro atualmente.

    Parabéns pelo carro e apesar do acabamento inferior a versão Highline, eu tenho certeza que o ótimo conjunto mecânico compensa e muito!

    • Rafael Ribeiro

      Com a chegada do 1.6 e o capamento de alguns itens pela VW, atualmente o focus é um produto superior. Até porque a Ford equipou mais o focus e manteve o preço nas versões se e se plus. Já o golf manteve o preço do 1.4 tsi mas agora com motor 1.6 de gol, tiptronic e eixo de torção (até nos 1.4), o pouco c x b do golf já era

      • Pacheco

        A 1.4 tbm perdeu a suspensão?

        • Rafael Ribeiro

          Sim. Só a GTI manteve. O audi a3 nacional também perdeu.

          • Pacheco

            Nossa… então vale mais a pena procurar um semi-novo que rodou pouco.

        • Quem perde a suspensão é o Jetta! hehe

          • Mr. Pennybags

            perde o eixo inteiro!kkk

      • Gustavo73

        Equipou melhor o Focus 1.6.?

        • Leandro

          Sim, veja a lista de equipamentos da SE

          • Gustavo73

            Eu vi 2 airbags abs, esp rodas17, faltam mais airbags controle do deferencial, CMM e motor ecoboost. Logo se ganha alguns equipamentos e se prede outros.

            • Leandro

              Me equivoquei, quis dizer o SE Plus. São 4 air bags, controle do som no volante, couro nos bancos, roda 17″… perde em air bags e por ser manual.

              • Gustavo73

                Airbags outros controles eletrônicos, CMM e no motor. Lembrando que custa 75 na versão manual, mesmo preço de tabela do Golf Confortline manual 1.4 tsi. Essa é a questão para ter alguns equipamentos se perde outros logo não é mais equipado. Agora é aguardar os preços e equipamentos de série do Golf 1.6 para fazer as comparações.

  • Pacheco

    Primeiro Golf com rodas aro 16 q vejo. E achei feio. Kkkkk
    Mas é um excelente carro. Parabens.

    • João Martini

      Eu disse que existe! Rs
      E não são poucos.

      • Pacheco

        Foi mesmo… mas eu nunca vi ao vivo. Serio mesmo. Acho tão lindo esse carro.

    • Willy Augusto

      Eu tenho um Higline com rodas 16. Queria as 17, sim. Trocarei? Não. Rodo 30 mil km por ano em SP, já tive aro 17 e gastava uma fortuna com pneu e concerto de rodas.

      • Pacheco

        Concordo… eu tive uma Zafira com roda aro 16 e vivia ja arrumando roda. Quando comprei a Captiva com aro 17, mas pneu de perfil alto, eu ganhei uma solução incrivel. Até os pneus duravam mais.

        As bolhas aconteceram no Golf e Classe A da Quatro Rodas.
        Pensando no uso diario, a roda aro 17 ou 18 nunca é vantagem.

        • Alexandre

          Gastei 400 mangos prá endireitar as quatro 17 de um C4L. Primeiro carro q tenho com roda deste tamanho e só vi vantagem na beleza.

          • Pacheco

            Pois é… concordo contigo. Na Zafira eu sempre estava arrumando roda. Foram duas rodas e mais de 4 vezes pra oficina.

            Na Captiva e na Cherokee esses problemas acabaram. A Captiva eu usava pneus 235/65R17 e na Cherokee 265/65R17.

            Com esse perfil, acabou problemas de amassados e batida seca em buracos.

    • gveralonso

      Por fotos fica estranho o tamanho da roda, mas ao vivo a coisa muda.

      • Pacheco

        Sim, preciso ver pessoalmente. Mas nunca vi.

        Até pq o tamanho final deve ser o mesmo ou pouquissima coisa diferente. Porem a roda maior sempre da um aspecto melhor no carro.

        É que nem a Evoque… aquelas com as rodas maiores fica mais bonito, porem pra qm usa no dia-a-dia sabe que o perfil maior da mais conforto e menos problemas com amassados.

        • gveralonso

          Exatamente.

    • Artur

      Já eu acho que roda 16″ pro Golf estão de bom tamanho. Não ficam “vazias” no vão do paralamas e também não fica parecendo um “hot wheels”.
      Além disso, gosto mais do desenho dessas rodas do que o design das 17″. Opinião pessoal, obviamente.

  • Murilo Soares de O. Filho

    Deveria ter o controle de som no volante por esse preço, no restante o que pesa é o valor do seguro do Golf, sempre foi um problema. Quanto a manutenção, o VW modernos são bem caras (modelos médios pra cima)! No mais um excelente carro.

  • Joaquim Grillo

    afffff carro que não vejo graça nenhuma muito caro pelo que é…só paga emblema mesmo, o seguro é caro e falta muitos opcionais que concorrentes mais baratos mas é muito bom ver um cara colocar os pontos fracos de um carro que muitos acham que é insuperável e não é bem assim os que idolatram demais são muitos os fanzetes e digo que tem muitos que acham lindo até os defeitos do carro

    • Gustavo73

      Quais equipamentos que concorrentes mais baratos tem além do que esse tem?

      • Joaquim Grillo

        c4 lounge que para mim só perde pelo controle de estabilidade

        • Gustavo73

          Múltiplos airbags, outros controles eletrônicos, motor turbo injetado, Start&Stop…

        • C4 lounge não é hatch, não dá pra colocar no mesmo balaio

      • saulo

        Eu só consigo ver o volante multifuncional e as rodas 17, nao tenho certeza se esse modelo possui comandos para o som e controle de cruzeiro atrás do volante, se não, é mais uma coisa faltando, mas do resto, o Golf dá de levada na concorrência, principalmente pelo conjunto mecânico.

    • o conjunto mecânico do Golf é inquestionável. Lógico que o carro tem pontos fracos, mas não pensaria duas vezes entre o Golf e o Focus, ficaria com o 1° sem dúvida.

      • Pacheco

        O Golf com o motor Turbo realmente ficou otimo. Ele é bem economico e anda bem.

    • Ernesto

      7 air bags. Qual concorrente mais barato tem?

  • “A transmissão é automática DSG Tiptronic, de 7 marchas” -> Na verdade é uma transmissão automatizada. E o nome dela é “DSG Tiptronic” mesmo?

    No mais deve ter uma dirigibilidade excelente mesmo.

    • Leo

      Acredito q câmbio DSG é uma coisa e câmbio tiptronic é outra, apesar de ambas serem da VW, uma é automatizada de dupla embreagem e a outra é automática sequencial…
      O tiptronic ficou muito famoso no golf e passat do fim dos anos 90 e início dos anos 2000… virou sinônimo de câmbio automático ou automatizado na VW, ou seja, todo câmbio VW q nã é manual as pessoas o chamam de tiptronic

      • Pacheco

        E tem a fama de ser um cambio muito robusto e de manutenção facil. Tanto que um Audi Tiptronic vale mais do que um Multitronic que tem fama de cambio ruim.

        • Mas a manutenção desse câmbio é exorbitante! Já vi Audi A4 sendo vendido pelo valor do conserto do câmbio. Ou seja, era uma doação.

          • Pacheco

            Sim… vc acha inumeros Audi A4 2003 Multitronic por 10 mil reais… carro documentado só pelo cambio.

        • Artur

          O Tiptronic da VW nada mais é do que o Aisin da Toyota que equipa até o Renegade.

          • Pacheco

            Serio mesmo? Então é por isso que esse cambio tem manutenção facil e conhecida e todos procuram os modelos com esse cambio.

            Audi Multitronic é mais mico que Classe A Semi-Automatico.

            • Artur

              Na verdade mesmo, acho que “Tiptronic” é a denominação que a VW usa para praticamente todos os seus modelos de câmbios automáticos/automatizados.
              No site da VW nos EUA, eles mencionam “DSG Tiptronic” para o câmbio do Golf GTI.
              O que eu sei é que esse câmbio automático convencional de 6 marchas que vai ser utilizado no Golf nacional é Aisin, assim como vários outros “Tiptronic” com conversor de torque de 6 marchas que a VW utiliza (como o do antigo Golf, geração 4,5).

      • Compartilho do seu raciocínio, Leo. Fiquei na dúvida da nomenclatura mesmo. Olhei no site “monte o seu” da VW eles utilizam essa nomenclatura do post (Automática DSG Tiptronic – 7 velocidades).

        • Pacheco

          É que erroneamente alguns consideram o cambio sequencial como Tiptronic.

          A Citroen mesmo falava q era Tiptronic Porsche.

          • Mr. Pennybags

            Na vdd a citroen sempre deixou claro que o cambio é Aisin. O que é da Porsche é software de gerenciamento do câmbio. Os “jornalistas” é que passavam a info errada.

  • Rodrigo A.

    Pontos Positivos:

    – Motor e Câmbio

    – Segurança (sete airbags, EBD etc…)

    Acho que é só isso. Sinceramente é muito difícil comprar carro no Brasil pelo melhor custo-benefício.
    Comprar um carro 0km pela razão tem que ter muita paciência e pesquisar bastante, senão abaca comprando pela emoção mesmo.

    • Jeanphil

      Que outro hatch médio seria pela razão? Estamos sem opções no mercado…Focus 1.6, Golf 1.6 ou Cruze “credo” cheio de plástico?

      • Artur

        Se a VW for esperta e lançar uma versão do Golf com motor MSI 1.6, câmbio manual, bem equipado (pode até ser 2 airbags no lugar dos 7 do Comfortline) e com preço em conta (até uns R$ 60 mil), vai vender igual pão quente.
        Não sei como vai ficar o desempenho do Golf com motor 1.6, mas tenho um primo que tem a versão antiga (geração 4,5), com motor 1.6 e vários equipamentos (até teto solar), e não reclama do desempenho – pelo contrário, é apaixonado pelo carro! rsrs
        Ele, sem dúvidas (assim como várias outras pessoas), seria um potencial comprador dessa versão (caso venha a existir).
        O duro é que já estão dizendo por aí que a versão com motor 1.6 e câmbio automático vai sair por aproximadamente R$ 75 mil. Assim, creio que a versão de entrada com câmbio manual fique na casa dos R$ 65 ~ 68 mil.
        Por esse preço, como o segmento está em baixa, vai ter gente que prefira comprar um SUV de entrada (2008, Ecosport, Duster, Renegade, HRV etc.), porque “está na moda”…

  • Ricardo

    Uma informação interessante. O cara queria desde um hatch à um “suv” compacto. E assim, muitos brasileiros compram esses carros altos sem realmente necessitarem, simplesmente para rodarem no trânsito urbano com a desculpa de que todos os outros “raspam” em valetas ou quebra-molas. Mas não é bem assim, pois há muitos hatches e sedãs que tem uma boa altura elevada do solo. Parece ser uma modinha mesmo esse lance de comprar um carro altinho. Coisa mais sem graça…

    • Rodrigo A.

      Eu não sei quem inventou que brasileiro é apaixonado por carro, brasileiro compra pra mostrar para os outros. Compra o que está na “moda”.

      • Jeanphil

        A grande prova disso é o HRV, que vende porque é altinho é bonitinho…aí vc entra no carro e percebe que é um carro simples e cheio de plástico…

    • kravmaga

      Eu já passei por isso e voltei atrás. E tive uma Captiva, crossover médio superior a esses SUVs pequenos da moda (HR-V, Renegade, Duster, Ecosport).

      Por isso não condeno quem ainda não teve um crossover (porque SUV para mim só é SUV se tiver tração 4×4, suspensão alta +20 cm e pneus para off-road) e está louco para ter um.

      Eu também achava erradamente que teria um porta-malas maior que um hatch ou sedã equivalente (que só é verdade se vc rebater os bancos, tal como num hatch, pela altura maior do teto), que a diferença de desempenho e consumo não iriam ser tão grandes e que poderia passar sem dó em lombadas e buracos na pista.

      O pneu de perfil alto te permite passar nos buracos e lombadas um pouco mais rápido sim, mas mais por mérito do pneu do que da suspensão, que tem que ser ainda mais firme do que um hatch ou sedã por causa do maior peso do carro e maior altura (para o carro não inclinar demais nas curvas). Mas também não dá para passar direto em lombadas ou cair em buracos muito fundos. O comportamento da suspensão dos crossover atuais está muito mais para carros de passeio do que para a de jipes e utilitários off-road.

      • Pacheco

        Eu tive uma Captiva com pneus 235/65R17 e ela me livrou de inumeros problemas de suspensão e rodas amassadas. Uma vez no RJ eu caio num buraco que até hj me doi de lembrar.

        Sem falar as ruas lunares de SP, onde eu conseguia andar com segurança e sem preocupação. A Zafira com aro 16 eu amassei duas rodas umas 4 vezes.

    • Gustavobrtt

      O duro é que tem muita cidade com problema de enchente, cidades litorâneas, aí faz sentido ter um carro um pouco mais alto.

      • Pacheco

        Se for pensar dessa forma, já tem que ter um Troller com Snokel e o espirito aventureiro. kkkkkkkkk

        • Mr. Pennybags

          Falou tudo, @pa@disqus_6EL2vmCfbC:disqus. Nego compra o carro pelo que EVENTUALMENTE PODE VIR A ACONTECER…

  • Marcos Lopes

    Parabéns pela compra !
    paixões …
    esse carro não me desperta nada em termo de paixão …acho o designer ultrapassado e sem graça, pequeno , seguro alto, ‘VW’ etc …
    mais … paixões são paixões …respeito quem gosta !

    • Artur

      Acho que você quis dizer “design” amigo (= desenho, projeto). “Designer” (= desenhista, projetista) é a pessoa que realiza o “design”.

      • Marcos Lopes

        sim ! claro ! grato ! corrigido !
        mais o “Designer” também deve ser ultrapassado pois sempre faz o mesmo design !!!

  • Gran RS 78

    O volante sem os controles ficou com aspecto de carro popular, inadmissivel a falta deles em um carro de 74 mil reais.

    • Pacheco

      Eu não sinto falta… sei lá, nunca curti.

      • Gran RS 78

        Eu sinto falta, especialmente para abaixar o som, atender o telefone etc. E como eu disse, nesse preço tinha que ser item de série em todos os modelos.

        • Artur

          Também tenho um carro com controle de som no volante. Pus uma CMM muito boa no lugar do som original (com touch e etc.) e mesmo assim continuo a fuçar no som (aumentar/baixar volume, avançar/voltar faixas, trocar estações de rádio, funções da CMM etc.) pelos botões no volante. É muito mais cômodo e depois que o cara acostuma até estranha quando pega um automóvel sem.
          Achei economia porca da VW mesmo não ter botões no volante nesse carro. Engraçado que meu cunhado tem um Comfortline manual, o dele não tem opcionais e o volante tem os botões…

  • Antonio

    Eu tenho um Volkswagen Golf Highline e acho interessante alertar os possíveis clientes com outra coisa que muitos esquecem de falar, seja por querer ou não: o carro tem um delay muito grande entre o momento em que você pisa no acelerador e do carro andar de fato. Eu tenho um DS 4 também e quando peguei o Volks costumava até derrapar com a roda as vezes porque eu pisava e o carro não andava, aí pisava mais forte e ele (quando ia) acelerava com um foguete. Alguns canais que abordam isso dizem que essa demora é porque a nossa gasolina não tem uma qualidade tão boa quanto a da Europa, não sei se é verdade. Conforme o tempo passa é uma coisa que você vai se acostumando mas não acho plausível elogiar tanto a mecânica do carro quando se tem um problema visível como esse além do fato de ele não freiar muito bem.

    • BMAlves83

      Interessante pelos números técnicos pelo menos fiquei com a impressão que ele não teria “turbolag” pois 80% do torque já aparece aos 1500rpm

      • Antonio

        Não sei se é turbolag o termo mas essa delay tem sim e é algo bem “aparente”… tem gente que aposta que com o motor Flex futuro isso acabe como aconteceu com o Audi A3 nacional.

        • Marcos Souza

          O dalay pode ser no acelerador eletrônico. Na VW eles não podem atualizar o software pra melhorar? A GM fez isso

          • saosao

            Software? VW? xiiii…

            • Artur

              kkkkkkk boa!

          • kravmaga

            No mercado tem uma caixinha que você pode conectar no acelerador e ele muda a curva de sensibilidade do pedal (Sprint Booster). Não corta nenhum fio e pode ser conectado e desconectado pelo próprio usuário.

          • Antonio

            Menor idéia cara.. Não tenho um grande conhecimento mecânico, rs. Só falei isso porque é algo que qualquer um consegue notar (até minha mãe de 69 anos percebeu isso..)

        • Pacheco

          Isso dai é no acelerador eletronico.

          Pode ser pq ele tem muita eletronica. Qm teve os primeiros Citroen (C3, Xsara Picasso) sabe que vc aperta a buzina e ela toca só depois. Isso era por causa da BSI que atrasava a leitura.

      • Gustavobrtt

        pode ser a diferença da marcha lenta 850~900 rpm até 1500 rpm deixe o carro meio estranho. Ou programação do acelerador eletrônico mesmo.

    • Jeanphil

      Eu também tenho um Golf 1.4 TSI Confortline e concordo que tem um “delay” exagerado e chato quando você pisa no acelerador, mas qual carro não tem? Quanto ao freio eu descordo, acho que freia muito bem!

      • RED883

        Experimenta andar com o cambio em “S” por um tempo e verá que o delay é do acelerador e da programação do câmbio para economia.
        Eu já aprendi a “conversar” com o cambio e não noto mais esse problema e quando quero o carro mais arisco ando em “s”, mesmo não querendo correr.

        • Felipe

          Também tenho o carro e é isso mesmo. No D ele ta programado pra economia e demora um pouco pra reagir na hora de pisar fundo. No S a reação é praticamente instantânea. Quando preciso de desempenho rápido já ponho no S e vou embora.

      • Antonio

        Então cara, eu não tenho muita experiência em carros automáticos mas além do Golf já dirigi quatro outros veículos e até agora não achei nenhum com um delay tão forte que nem esse.. Sobre freios só um eu considerei pior que o Golf dos que digiri: Suzuki Grand Vitara, mas é um carro bem mais pesado. Até o novo i30 1.6, que tinha um desempenho bem ruim, freiava bem mais que o alemão.

        • RED883

          Considere que este Golf que dirigiu/dirige esteja com problema no sistema de freios, pois estando em ordem eles são ótimos.

          • Antonio

            O carro fez revisão semanas atrás e está tudo ótimo com ele.

            • Bruce Wayne

              Curti a sinceridade.

            • Thales Porto

              Estou surpreso com o seu comentário, pois na minha opinião o Golf tem uma capacidade de frenagem exemplar, basta verificar os testes já realizados por várias revistas e sites para perceber que o Golf precisa de pouco espaço para estancar sua velocidade. Seu carro deve estar com algum problema no sistema de freios ou, até mesmo, nos pneus.

              • Antonio

                Ele fez revisão algumas semanas atrás e está tudo bem. As vezes sou eu que estou “mal acostumado” por conta do DS4.

                • Thales Porto

                  Pode ser, até porque tudo na vida é questão de referência. Eu, por exemplo, troquei meu Focus hatch 2014 por um Golf 2015 e achei o conjunto mecânico deste último muito superior, inclusive os freios, os quais seguem o padrão de frenagem alemão (embora o meu seja mexicano).
                  Abraços.

    • kravmaga

      Eu notei esse delay no acelerador quando fiz test drive e, apesar de achar o desempenho do Golf 1.4 TSI já muito bom e o suficiente para mim, acabei optando mesmo pelo Jetta TSI, onde não sinto esse delay e nem tanto a transição quando o turbo enche. Talvez seja por causa da cilindrada maior e torque um pouco maior, não sei. Dirigi na ocasião também o A3 com motor 1.4 e não senti o mesmo lag no acelerador que o Golf, talvez pelo ajuset ser mais para esportivo do que para economia.

      Outra coisa que achei bem ruim no Golf foi o preço dos pacotes, que faziam o carro chegar a ter preço maior do que o Jetta. Por mais que a plataforma do Golf seja mais moderna e o acabamento um pouco melhor (especialmente nas portas), isso que já citei, somado ao fato do porta-malas do Jetta ser um dos melhores da categoria dose sedãs médios, me fez optar pelo Jetta.

      Mas o meu coração ainda bate pelo Golf porque sempre gostei mais de hatches do que de sedãs. Se o Golf tivesse um porta-malas tão grande quando o do Cruze hatch, seria excelente. Acho o Golf GTI lindo mas a fama dele de carro de playboy me fez temer o seguro, além da questão do espaço, já que só posso ter 1 carro na família.

      Quanto ao motor não ser flex eu acho ótimo e melhor assim para mim, até porque no RJ o álcool nunca compensou e, mesmo quando tive carro flex, só colocava gasolina por causa do preço e maior autonomia do tanque. Além disso, não acredito que os motores flex consigam ser ajustados para ter desempenho e economia bons com gasolina. São carros a álcool que toleram gasolina e todo ajuste deve ser feito para álcool.

      • Antonio

        Então cara, o desempenho do A3 sedan melhorou sim com o novo motor flex. A revista Autoesporte fez uma reportagem sobre a nacionalização do modelo e eles comentaram que agora ele tem 150cv ao invés dos tradicionais 122 e ganhou torque também, diminuindo o 0-100 em 0,9 segundos (o que é um número considerável). Sobre esse delay diminuir foi o que o “Dudu” do canal TopSpeed do Youtube comentou mas ainda não fiz o test-drive no Audi pra saber.

    • SportGP

      Não freia muito bem? Estranho, pois nos testes da mídia especializada ele freou melhor que o Ds4, chegando dos 100 a imobilidade em 35,8 metros. Só ficou atrás dos premium nesse quesito.

      • Antonio

        Estranho porque em um comparativo do CP entre Golf e Focus que fala: Em compensação, as frenagens foram bem melhores do que antes: apenas 37,2 metros até a parada completa, vindo a 100 km/h (se referindo ao Focus). Sobre o DS4 eu garanto que o Citroën freia melhor.. Vai fazer um ano que estou com o carro e percebo isso claramente. As vezes você está pegando informações de canais diferentes, o que pode trazer uma divergência nas medidas caso você as comparar..

        • Mr. Pennybags

          Tb tenho certeza que o citroen freia melhor. o C4L ganhou tds os comparativos de frenagem entre os sedãs médios. Na família temos um DS5 e achei a frenagem excelente.

    • Iran Borges

      Concordo plenamente. Quando fiz o test drive esse delay me decepcionou um pouco. Saí da concessionária achando que o carro não tinha uma arrancada tão vigorosa assim.

    • _William

      Pensei que veria uma enxurrada de críticas dirigidas a você quando li seu comentário criticando alguns aspectos do Golf.

      • Antonio

        Acho que é porque tenho o carro, rs. Ou então podemos ser otimistas e acreditarmos que os leitores passaram a avaliar os carros de forma um pouco mais imparcial.. Torço pela segunda.

    • Alexandre

      O C4. Thp também tem este lag. É bem chato e demora a acostumar. Eu acredito que isto poderia ser ser melhor e já vi este aparelho q liga no chicote do acelerador, mas como meu uso e mais para passeio não achei necessário.

      • duduEAS

        Tenho um 408 thp e tambem sinto esse lag.

    • gveralonso

      Emílio Camanzi testou o Golf na Alemanha e no Brasil e disse que esse delay existe, eu quando testei achei o ó andar no carro, em movimento é espetacular, mas, para arrancar você acelerar e o carro demora arrancar, além do pequeno turbo lag que existe até as 1500 RPM. Com câmbio de 6 marchas isso não vai existir mais, um dos motivos para a VW trocar.

    • Mr. Pennybags

      Tive Golf TsI Highline e esse delay me irritava muito. Na estrada para ultrapassagens me fazia perder o timming direto…

  • Marcos Souza

    Bom relato, suscindo e direto. Gosto do golf mas não o teria por dois motivos: seguro muito alto e muito visado para roubos;
    Achei que o 1.4 tsi fazia mais de 15km/l na estrada. Não que seja um consumo ruim, mas acho que deveria ser melhor pela tecnologia embarcada.
    Quanto as respostas do câmbio que um colega relatou no dele, as vezes é a configuração do acelerador eletrônico que está com delay, talvez na VW eles melhorem isso atualizando o software igual a GM fez com o cruze e o Sonic.

    • RED883

      Cota o seguro para o teu perfil, eu fiz isso e comprei o Golf, pois para mim o seguro foi de apenas R$1900,00, mesmo valor dos demais carros da faixa de preço dele.
      O consumo varia bastante conforme o motorista, em estrada já fiz médias de 13 a 21 km/l e na cidade de 7 a 12 km/l.

  • MG

    Falando em Golf, o Jetta sumiu do ‘Monte o Seu’ no site da VW, será que vem aumento por ai??

    • CorsarioViajante

      Ou finalmente vai aparecer o jetta 1.4 TSI?

  • saosao

    Cara, que belo tamanho de vaga hein, só dá pra abrir uma porta, se tiver um carro ao lado.

    • kravmaga

      Deve ser vaga de apartamento novo. Hoje em dia essas construções estão ridículas, Parece que fazem vaga para Celta, Fiat 500 e Up! pelas medidas.

      • Gustavobrtt

        na verdade a largura de vagas sempre foi esta, até por normas, o problema é que os carros ficaram maiores/largos.

      • Alexandre Maciel

        Up ainda deve ser grande para as vagas atuais. Elas são feitas para Chery QQ e olhe lá.

  • Alexandre Maciel

    Parabéns pelo carro e, principalmente, parabéns pela consciência na hora de escolher um veículo e saber dar valor ao dinheiro, fato que posso inferir da sua referência ao elevado custo desse modelo. Digo isso porque tenho um primo médico e, mesmo com outras questões que deveriam ser prioritárias, como por exemplo a aquisição de imóvel, ele, um ano depois de sua formatura, à época optou por comprar um Fusion V6 AWD de salgados 120 mil reais quando, ao ser questionado pelo mesmo, observei que seria mais interessante pegar um carro com valor de até 75/80 mil reais e o restante investir como parte de pagamento para aquisição de um imóvel na planta.

  • SportGP

    Sem dúvidas um excelente automóvel, que proporciona muito prazer ao dirigir. O cidadão ainda aproveitou a hora certa, enquanto o carro ainda tem suspensão multilink e cambio DSG. Porque quando virar nacional vai piorar bastante.

  • Jose Nunes

    Cada dia mais acho que fiz minha única compra na vida boa de um carro zero que quando for vender não vou perder dinheiro, um golf hightline 2014/15 por 74mil, na época preço de tabela estava em 82. Os paddal shift no volante é só pra ter mesmo, quando você tem dificilmente você irá usar, itens como ar automático, lanternas traseiras em Led são muito mais legais que o citado pelo leitor

    • Excelente preço mesmo. a lanterna do highline é mto bonita msm, mas acho o paddle shift bem útil, não? de vez em quando para esticar

    • duduEAS

      Quem disse que nao vai perder? Em dois anos a inflacao foi de quase 20% e vc acha que esses 74 mil de ontem valem igual hoje? O que voce ganhe ai talvez ( nem sei se tava valendo ainda ) é a isenção do ipi .

  • Sassá

    4,4k pilas de seguro…..e até que deu sorte, pois a média 5,5k! cês não vive.

    • RED883

      Relativo, pago 1900 no meu.

  • Realmente, pelo preço do carro no Brasil a VW tinha que colocar pelo menos os controles no volante de série.
    Eu vi o interior dum desse comfortline na CC, na época que estava aventando a possibilidade de comprar, mas tava mto caro pras minhas posses.
    Porém, é como o UP TSI: pela mecânica e segurança, dá pra abrir mão de perfumarias numa boa!

  • Sassá

    Bom camarada, bote uns orbitais 19 e rebaixa esse sapão!

  • Drone gibim

    Mesmo sendo a versão de entrada Golf é Golf.

    Considerando que tem todos os opcionais de segurança ele fica acima dos nacionais equivalentes.

    Este carro é muito acertado e lindo, pena o seguro ser proibitivo na maioria dos casos.

    Parabéns pela escolha.

  • Marcos

    Por isso não consigo entender o consumidor brasileiro, acha o produto caro e paga! Por isso estamos vendo Corolla custar mais de 100mil, Hilux 190mil… e o Golf com estes faróis simples parece mais Gol e Voyage do que Fox. Acho o carro um dos melhores da categoria, mas nada justifica um preço tão alto!

    • Qual alternativa então? Andar de ônibus? Se for falar usado então compare o preço dos usados daqui com os usados de outros países para ver se ainda é um preço justo.

      • Jeanphil

        Boa! O pessoal fala do preço, mas não temos opções! Por menos de 70 mil só compramos populares e hatches “premium”…Quanto aos usados, nem todos têm paciência, tempo e/ou conhecimento de mecânica para procurar um…

      • Marcos

        Alternativa? Simplesmente não compre! ou você ainda não sabe valer o seus direitos? eu não tenho que ficar comparando nada, meus meios de transporte não se limitam a somente carro ou ônibus! só que se está caro, não compre! simples assim!

        • “…meus meios de transporte …”
          Entendi: Então você e suas necessidades são o padrão para julgar a escolha de todos os outros? Já pensou que as pessoas podem ter necessidades diferentes da sua?

          • Marcos

            Se você souber interpretar textos, verá que não julguei a escolha dele em nenhum momento, isso é você que está dizendo! Porem se está caro não compro, simples assim! Entendeu? ou vou ter que desenhar?

            • Hehehe… A velha arrogância brasileira: Se você não concorda com algo, é claro que você não entendeu, não soube interpretar o texto. Não amigo, eu entendi o que você disse, mas simplesmente não concordo. Acostume-se com isso: Nem todo mundo vai concordar contigo. Mas você poderia ser mais coerente COM O QUE VOCÊ MESMO escreveu: No primeiro post, fala do consumidor brasileiro, depois fala das suas necessidades e que não está julgando a escolha dos outros. Francamente…

              • Marcos

                Analfabetismo funcional, outro grande problema brasileiro! Nem vou pontuar porque você literalmente vomitou pelos dedos! Não entendeu nada do que EU disse! Continue assim… parabéns!

                • Hahah… Porque está tão nervoso? Acabou os argumentos? Leia mais que você consegue participar de uma discussão até o final sem colocar a bola embaixo do braço e partir para dentro de casa…

                  • Marcos

                    Nervoso jamais! Nos dias de hoje não dá para perder tempo com pessoas que não sabem interpretar texto e ainda afirmar o que você não falou! Estou dando risadas com tamanha ignorância!

  • Christian Balzano

    Eu acho um carro legal. Só não vejo ele com o status que os brasileiros atribuem a ele. Ele é um carro normal na europa e nos Estados Unidos, perfil de gente jovem, por aqui é para pessoas bem sucedidas. E muitas vezes lá fora ví o Golf muito mais básico do que esse, até de calota. É uma pena sermos vitimas de uma tributação ridícula, sobrepreço, e por fim acharmos esse carro um luxo.

    • Leandro

      Nos EUa tem ford fusion e toyota camry de calota… Mas o preço de carro no Brasil é muito alto mesmo, oq ue torna um carro como Golf símbolo de status no Brasil.

    • Hox

      Só quem não sabe o que é carro de luxo acha que o Golf é um. Na Europa, como você bem disse, é quase como um Gol, um carro popular que vende muito, tem preço acessível para o público ao qual se destina. No Brasil os índios tupiniquins acham que é luxo.

      • Se ele tiver a relação preço/salário médio da Europa deixarão de pensar que ele é luxo. Não é questão de ser índio, mas de ter coerência cara-pálida.

    • Se custasse proporcionalmente ao salário do brasileiro o mesmo que lá não teria esse status. Não é o consumidor que põe o preço no carro.

  • Ricardo Gasparino

    Jesuis!!!. O seguro é mais caro que da BMW!

    • kravmaga

      Seguro varia muito de pessoa para pessoa (o tal perfil), idade, da região onde a pessoa mora e da seguradora.

      Eu p.ex. pago menos de 2900 no seguro do meu Jetta TSI 2015 completo, com valor segurado maior do que esse Golf da matéria, e olha que moro no Rio de Janeiro capital. Mas tenho perfil de seguro máximo, moro em área nobre do Rio, tenho garagem em casa e no trabalho, além de ser mais velho do que o rapaz do artigo.

      Mas quando tinha por volta de uns trinta anos também eu desisti do Golf na época por causa de seguro. Acabei comprando um Astra, que não tinha muitos anos de lançado ainda e o seguro ainda era barato. Depois a vagabundagem passou a gostar de roubar o Astra também e o seguro começou a aumentar.

      • sepchampions

        Meu caso é a prova do tal perfil, 23 anos, -1 ano de cnh, N. Fiesta titanium de 62k o seguro era 5.5k, Fluence priv. 2012 de 50k o seguro era 5k.

  • Corvo

    Parabéns pelo carro. Podem faltar alguns equipamentos das versões mais caras, mas a segurança dele prevalece. O que não admito é não ter um simples controle de som no volante !

  • Magno

    Soh de ver , achei ele bem “simplao” … os faróis sao mesmo idênticos aos do Fox .. nessa versão ele parece mesmo um “Foxao”

  • David Ferreira

    CARA PUNTO T JET 70 MIL É ACEITAVEL O GOLF TA BARATO PESQUISA SOBRE O GOLF NAO OLHA FOTOS OLHA TEMPO DOS CARROS DESEPENHO EFICIENCIA ECONOMIA TENOLOGIA E SEGURANÇA AI TU VOLTA E DIS SE TA CARO OBS COMPARA UM AUDI A3 AMBIENTE COM ESSE GOLF DAI VC VAI ACHAR BARATO

  • Jorge

    Apenas um detalhe no comentário do amigo acima:
    Não existe tapete de cortesia. Os carros já saem das fabricas com os tapetes. Os vendedores, de forma desleal, diz pro comprador que vai dá-los por cortesia. Isso me foi dito por um gerente de vendas de uma concessionária Mitsubishi, quando comprava um carro.
    Ahh, estou com um Golf TSI DSG highline com pacote elegance. Carro show

  • João Gabriel Fernandes Leonel

    A dirigibilidade compensa o preço do modelo.