Carro da semana, opinião de dono: VW Jetta TSI 2012

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Olá companheiros do NA, venho aqui relatar um pouco das minhas experiências com meu Jetta TSI, tentarei passar seus pontos positivos e negativos de forma imparcial para que os leitores tenham uma impressão real deste veículo.

Aquisição

Lembro-me muito bem do dia 8 de setembro de 2012, eu saí de casa com minha esposa e nosso Focus GLX 1.6 10/11 para procurar nosso novo filho (carro). Estávamos à procura de um veículo sedan, com bom motor para viagens, mas principalmente automático, pois minha esposa havia tirado sua 1ª habilitação e estava (ainda tem até hoje) com muita dificuldade com a embreagem.

Deparamo-nos na Ford com um Fusion SEL 12/12 prata com 6.000 km rodados (ainda com garantia) por R$ 66.000, foi paixão a primeira vista. Andei no carro e fiquei ainda mais cativado pelo seu espaço, conforto e silêncio ao rodar.

Pedimos uma avaliação do nosso Focus e pagavam R$ 33.000, ficamos desmotivados pela avaliação, mas outro vendedor da mesma loja resolveu pagar R$ 36.000 no nosso carro para ficar para si e resolvemos fechar o negócio ali mesmo.

Tudo estava muito bem, em clima de lua-de-mel até nossa primeira viagem. Fomos de Maceió a Aracaju (300 km) com o Fusion e ele não apresentou problemas, o problema estava no câmbio automático tradicional que demorava para reduzir as marchas em ultrapassagens (não defeito do câmbio, mas costume próprio) e eu, que gosto muito de dirigir e sentir o carro, fiquei muito entediado pela falta de uma troca manual.

Exatamente 3 meses depois de comprado o Fusion, convenci novamente minha esposa a trocar de carro, que também não se adaptou a seu exagerado comprimento e diâmetro de seu volante. Fui a Toyota (Corolla), Honda (Civic), Ford (Focus), Chevrolet (Cruze) e Fiat (Línea).

Todas agradavam pelos carros, mas sempre tinha um “se não fosse…”. Comum a todas era a avaliação de nosso Fusion, com 9.000 km na época, que não passava de R$ 55.000. Algo que considerávamos inadmissível.

Enfim fomos na VW testar o Jetta sem muita esperança. O vendedor nos apresentou um Confortline que estava no showroom, gostamos muito de seu design discreto, mas continuava com o insistente “se não fosse…” que desta vez visava seu criticado motor 2.0 8v.

Ainda mais quando perguntamos o preço daquele exemplar e ele nos informou R$ 72.000 (branco, automático, teto e couro bege). Quase corremos da concessionária quando ele começou a falar do modelo Highline, com motor de 200 cv entre outros mimos.

Perguntamos o preço e ele informou R$ 92.000,00 (branco, couro bege, teto e rodas com detalhes pretos). Ele continuou dizendo que tinha ele para entrega em apenas 2 dias, além de ter o do gerente de mesmo modelo e cor para test drive, me dava emplacado e poderia ver com carinho a avaliação do nosso Fusion.

Muito surpreso ficamos com a avaliação (R$ 62.000) e depois do test drive no Highline não tivemos mais dúvidas… Este será nosso próximo carro. Dois dias depois estava eu saindo da concessionária com esta máquina.

Motor/câmbio

Fácil falar deste item, pois é o destaque do carro e o item mais elogiado pela crítica neste veículo e com toda razão. O motor tem muita força, são 200 cv de potência e 28,6 Kgfm de torque, muito ágil além de silencioso, mas não muito econômico. Não sei como se retira 9,5 km/l na cidade neste carro como informa as fichas técnicas na internet.

O carro faz no máximo 8,5 km/l sem ar ligado com gasolina aditivada e de forma geriátrica (como tenho 200cv debaixo do capô esperando o peso do meu pé e não usarei de vez em quando?), com ar 100% do tempo consigo no máximo 8 km/l (diferença que considero grande para um motor potente deste). Na estrada faz na média 11,5 km/l andando entre 120 e 140 km/h com ar ligado.

O câmbio DSG de dupla embreagem também é outro show de tecnologia, são trocas muito rápidas, sem tranco e sem hesitação. A opção de troca manual na alavanca ou no volante é divertidíssima, ainda mais na estrada em uma ultrapassagem, sinto total segurança com a velocidade da manobra.

No modo Sport, o conta giro chega a 6.500 rpm tão rápido que a vista quase não acompanha, as marchas são trocadas rapidamente e voltam a subir com fôlego de um jogador de futebol de 18 anos. O velocímetro é igualmente rápido, 100 km/h chega mais rápido que o palavrão na língua com a arrancada desta máquina.

Minha crítica para este conjunto vai para o barulho de “caixa de ferramenta” (muito citado em várias matérias e que realmente acontece) que ele faz em pisos irregulares, baixa velocidade e baixo giro (apenas com estes três aspectos juntos), por exemplo a 20 km/h em 2ª marcha o carro está a mais ou menos 1.300 rpm no modo Drive…

Para resolver isso eu já tenho um macete; coloco em modo manual e volto para a 1ª marcha, o giro sobe para uns 2000 rpm e os barulhos cessam.

Reparei também que este problema dá em maior intensidade na 2ª marcha, com menos intensidade na 3ª, mas nunca nas outras… talvez pelo ruído dos pneus na 4ª, 5ª e 6ª ou a falta de muito balanço em 1ª. Na próxima revisão relatarei o problema para a concessionária e veremos qual será a solução (ou não).

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Suspensão

Esta é a parte que poderia ser foco da maior de minhas críticas por ter uma suspensão muito rígida para a realidade das ruas brasileiras, chegando a tornar seu andar um pouco desconfortável dependendo do nível de asfalto, ou falta dele, que se esta atravessando.

Contudo enxergo que isto é uma característica do carro e é o preço a se pagar por ter um conjunto voltado para a esportividade.

Gosto demais de sua estabilidade e tenho total ciência de que isso se deve a rigidez de sua suspensão aliada aos pneus e geometria do veículo.

Equipamentos

Este modelo é recheado de equipamentos, mas julgo não ser completo, sinto a falta de bancos elétricos (que são opcionais) com memórias pré-programadas (que não tem nem como opcional), pois eu tenho 1,83m e posiciono o banco de uma forma, já minha esposa com seus 1,62m, posiciona o banco com todos seus ajustes completamente diferentes (pelo menos ela não mexe nos ajustes de volante).

Apesar disso, o veículo é muito completo, são seis airbags, ABS, controle de tração e estabilidade (falta um botão para desligá-lo), controle de som e telefone no volante, piloto automático, CD para 6 discos com MP3, USB e Bluetooth (que troquei por uma central multimídia com DVD e GPS e encostos de cabeça com telas em LED).

Tem ainda ar digital bizone com saída traseira, sensor de estacionamento na traseira e dianteira com gráfico no rádio (muito útil), vidros elétricos com one touch nas 4 portas, recolhimento do retrovisor elétrico (muito útil para vagas apertadas e nas ruas), rebatimento do retrovisor direito com engate da ré (muito útil, pois as rodas são muito bonitas para arranharem), rodas 17”, entre outros muitos itens.

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Segurança

Com seus seis airbags, ABS e controles de tração e estabilidade, considero um veículo muito seguro tanto para mim quanto para Pedro, meu filho de 2 anos que anda em sua cadeirinha presa no cinto de segurança.

O carro oferece ancoragem tipo ISOFIX, mas ainda não encontrei nenhuma cadeirinha com este dispositivo aqui em Maceió regulamentada pelo INMETRO a venda.

Design

Este item eu considero o mais pessoal de todos nestas avaliações, falar de design é falar de beleza e cada um tem seu patamar de beleza ideal. Considero o design do Jetta muito bonito, discreto e charmoso, este veículo não chama tanta atenção pela exuberância como um Veloster, nem passa tão despercebido como um Civic 2014 (em minha opinião).

Mas ele gosta de chamar a atenção e por respeito pelo seu desempenho e charme. Não compro carro para chamar atenção de “A” ou de “B” e sim, compro o carro com o design que eu goste e não vá cansar em pouco tempo pelos seus exageros.

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Custo/Benefício

Como a empresa em que trabalho me pega e me deixa em casa com seu veículo, uso o Jetta apenas para uso particular, não rodo muito (média de 850 km por mês), portanto posso julgar o custo/benefício dele como bom, pois o que teria que ter um carro para justificar R$ 92.000??

Na estrada ele dá show e me deixa plenamente satisfeito, na cidade ele bebe um pouco quando o clima esta quente, mas tem muito conforto e agilidade e isto também me deixa satisfeito. Devido a isto não reclamo do seu custo vendo o benefício que ele esta me trazendo e vislumbrando a realidade de preços de veículos no Brasil hoje.

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Defeitos apresentados

Assim que tirei o carro da concessionária, o forro da porta do carona soltou alguns pinos, problema resolvido com a troca do forro num prazo de 30 dias.

Com 5 dias de uso, a direção desalinhou sem explicação, depois de levar a concessionária, me informaram que o agregado não estava muito bem apertado o que causou o problema, agregado apertado, a concessionária não acertava mais o alinhamento perfeito da direção.

Depois de 3 tentativas levei em outra loja especializada neste serviço e problema resolvido. Toda vez que chove o som da buzina modifica ficando mais fina, algo que parece até engraçado, mas esta me deixando chateado com a VW.

Reclamei quando deixei o carro para a 1ª revisão (6 meses) e me informaram que tinham resolvido um pequeno problema no aterramento da buzina, voltou a acontecer e levei o carro em outra concessionária, me informaram a mesma coisa, mas semana passada com uma chuva mais forte voltou a acontece e retornarei a concessionária assim que tiver tempo.

No fim do mês passado, no caminho de Recife, perto da cidade de Cabo-PE, bati num buraco (que parecia um poço de tão grande), estava a uns 140 km/h e foi uma pancada que pensei que tivesse desmontado o carro !!!

Quando parei o carro vi um amassado na roda, mas o pneu estava intacto. Continuei viagem percebendo claramente que afetou o alinhamento e balanceamento das rodas, portanto, eu não passava mais de 100 km/h por segurança.

Chegando a Maceió, pedi o desempeno da roda amassada visualmente e um check-up geral de suspensão. Para minha surpresa, a suspensão nada sofreu, meu gasto foi somente com o desempeno de duas rodas (a dianteira e a traseira que pegou no buraco) e novo alinhamento e balanceamento.

Considero estes problemas, além do barulho do câmbio já relatado anteriormente, poucos e não muito graves (com exceção do que eu causei na estrada), por isso meu nível de satisfação com o veículo tende a aumentar, porém a mesma com concessionárias VW só cai.

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Conclusão

O Jetta hoje esta com um pouco mais de 13.000 km rodados, até o momento o carro é excelente, estou satisfeitíssimo como nunca fiquei com nenhum outro carro que já tive, são muitos elogios principalmente ao conjunto motor/câmbio.

Algumas críticas para o consumo com ar ligado e acredito que não posso reclamar muito da suspensão, pois acho que o defeito esta mais na qualidade do asfalto brasileiro.

Não vejo no Brasil uma concorrência real para ele até R$ 100.000, pois o Civic e o Corolla que chegam perto dele (EXS e Altis) tem motores iguais aos modelos mais baratos. Não deveriam nem competir com o Jetta TSi, seus concorrentes poderiam ser BMW, Mercedes e Audi que tem melhor acabamento, refino e presença, porém mais caros e menos motor.

O único que agora consegue fazer frente a ele é o novo Fusion 2.5, que tem um câmbio sequencial por um botão que é uma piada de tão ruim (o botão), mas é muito bem equipado e bonito, além de seu irmão o Titanium que passa de R$ 100.000 como os concorrentes alemães já citados.

Espero ter acrescentado,

Por Leonardo V. Rocha

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.