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Carro da semana – Opinião do dono: Hyundai HB20S 1.6 Comfort Plus 2015

hyundai-hb20s-branco-usado-semana (1)Há um ano relatei no NA minha busca por trocar de carro e levar outro 0 km pra casa. Estavam sendo vendidas as últimas unidades com IPI reduzido, e minha escolha final, como dizia, ficou entre um Etios Hatch 1.5 XS e um HB20S 1.6 Confort Plus por uns R$ 10 mil a mais.

Levei pra casa a segunda opção, sem arrependimento até então. Venho hoje dar minha opinião sobre o carro, considerando também o meu anterior: um VW Gol G4 2013, que é bem mais modesto, mas traz saudades em alguns momentos.

A linha HB20 se destaca primeiramente no estilo, que costuma agradar ao público em geral. Meu pai chegou a perguntar se era importado, mas não é, e por isso o número de concessionárias é bom.

Os atendentes são simpáticos e prestativos, mas a loja e assistências são burocráticas com os horários. Apesar disso, foi melhor (e muito) que a concessionária Volks. Enquanto escrevia esse texto, me ligaram para agendar a revisão, o que não tive em nenhuma das duas revisões do meu antigo carro.

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Apesar disso, no primeiro problema mecânico que tive (e único até então), essa boa impressão sofreu uma queda: a quebra do reservatório do fluido de freio gerou estresse, e precisei ameaçar ir ao Procon para ver o problema resolvido.

Ao todo, foram oito dias sem o carro, por uma peça que o próprio consultor alegou ser fácil conseguir. Ao final, problema solucionado.

A HMB oferece (ou oferecia na época) um carro reserva no caso de manutenção no HB20 no primeiro ano. Diferencial positivo, fruto de uma parceria entre Hyundai do Brasil com a locadora Movida, pouco conhecida, mas que também apresentou um bom trabalho.

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Porém o processo para conseguir esse carro foi demorado. A Hyundai veio pegar meu carro em casa, eu tive que ir até a locadora para retirar outro modelo. Demorei três dias para conseguir um Logan.

Na primeira revisão, feita poucos dias antes dessa publicação, a Hyundai Bari, onde também fiz a compra do carro, foi muito melhor que a concorrente da Volkswagen, em preço, tempo e atendimento.

Ao custo de R$ 185,00, contra os quase R$ 250,00 cobrados pela VW, a revisão completa foi feita em duas horas, comigo acompanhando o serviço do lado de dentro da concessionaria, sentado em um sofá, com ar condicionado, TV, cafezinho e muito conforto.

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Na Volks, foram quase três dias, não trocaram uma borracha de vedação do para-brisa dianteiro que havia solicitado, e o atendimento foi péssimo do começo ao fim, uma grande decepção.

Acredito que a maior reclamação que tenha sobre meu HB20S seja a pintura. Muito frágil, ela ganha uma “cicatriz” diferente a cada rodovia que cruza. A parte da grade pintada em preto está cheia de pequenas manchas brancas, onde um bom polimento não fez efeito.

O problema é relatado por outros proprietários também. É principalmente nesse ponto que citei meu velho Gol como um exemplo a ser seguido: 15 mil quilômetros rodados com ele e nenhum defeito na pintura.

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Um dos destaques positivos do HB20 (também compartilhado por outros donos) é o nível de ruído e vibração. O motor é mais silencioso e vibra menos do que de qualquer outro similar que tenha dirigido.

Em um momento de distração, por exemplo, deixei o motor “morrer” em um ponto movimentado da cidade e só percebi quando acelerei e o carro não foi. Em outro carro, vibração e som do motor desligando seriam perceptíveis, mesmo com o barulho do trânsito no lado de fora.

Por dentro, é agradável em quase tudo. Ele é menor que a maioria dos concorrentes, mas ainda assim tem bom espaço interno. O porta-malas também menor não deixa muito a desejar, mas falha com o sistema de fechamento por hastes articuladas.

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O painel é de bom gosto, bonito e funcional. Não é difícil se entender com as dezenas de funções, a não ser o Bluetooth, que não conecta fácil.

Traz porta-malas com dispositivo antissequestro, comando de som e de recebimento de ligações no volante e um painel com informações bem precisas. Incomoda a pequena quantidade de porta-trecos e a falta das alças-de-segurança, disponível apenas na versão topo de linha, segundo o vendedor.

O interior é bonito, como disse, mas a qualidade dos materiais usados me faz sentir saudades do Gol. As costuras dos bancos desfiam com facilidade, os plásticos ganham riscos com pouco esforço, e qualquer mancha no estofado é fácil de surgir e quase impossível de sair.

Para o padrão do segmento, é bastante confortável. Tem um rodar mais macio que outros da categoria que tive a oportunidade de dirigir, como Logan, Etios Sedan, Ka+ e Voyage, todos 1.5 ou 1.6.

Bem acertado em ajustes de altura e profundidade dos bancos. O câmbio manual é curto e tem troca precisa. Eficaz no desempenho, bom de frenagem e melhor de potência e aceleração que maior parte dos rivais, não me faz sentir falta da sexta marcha colocada no modelo 2016.

Juntando isso à boa aerodinâmica, se torna agradável de dirigir. Ao mesmo tempo, é bastante econômico, chegando a superar os 17 km/l na estrada e os 12 km/l na cidade.

Pois bem, se indico ele pra quem pensa em comprar um? Sim. As qualidades do carro e do atendimento pós-venda são inegáveis e se você gosta dos pontos que elogiei, não vai se arrepender.

Se eu trocaria meu HB20S por outro? Não. Mas digo isso mais pela vontade de conhecer a concorrência do que pelas poucas decepções que tive. No geral, é um bom carro. Ele oferece tudo que se busca em um compacto nacional, e tudo o que se acha na maioria.

Se você estiver pensando em comprar algum desse segmento, vai com certeza pensar nele. Como se diz, ele agrada “à anjos e demônios”. Enfim, de todas as problemáticas, o Hyundai HB20S é bem resolvido.

Por Gilberto Belin.





  • Audi a5

    Saudades do acabamento do gol G4? Sério isso?

    • T1000

      pois é, ele também escreveu que gostou do silêncio…, mas tive uma leve impressão que ele não gostou de não ouvir o barulho do motor…

    • Thiago Porto

      Olha, estou com um Gol MSI 1.6 14/14 cedido.

      Serio, o acabamento e padrão dos materiais é de dar pena.

      O motor puxa bem, o consumo é bastante adequado mas é só dirigir o carro por um dia que você invariavelmente se sente de volta a década de 90..

    • Thiago Porto

      Olha, estou com um Gol MSI 1.6 14/14 cedido.

      Serio, o acabamento e padrão dos materiais é de dar pena.

      O motor puxa bem, o consumo é bastante adequado mas é só dirigir o carro por um dia que você invariavelmente se sente de volta a década de 90..

    • Edinaldo_Tapica

      Pra tu ver como tem gente pra tudo: Prefere a robustez do que o requinte/qualidade…

  • SDS SP

    Parabéns pelo carro e pelo relato. O HB20 não é excelente em nada, mas no geral leva vantagem sobre os outros concorrentes da faixa de preço, em especial nas versões 1.0L. O Que anda assustando é o elevado custo da apólice de seguro aqui em SP, o que indica que o carro está virando o queridinho até do “amigo do alheio” também…

    Uma pergunta: O acabamento é tão ruim assim? a ponto de ficar abaixo do Gol G4 (o pior gol já fabricado, na minha opinião)?…

    • Paulor1899

      Mesmos caso do Corolla, não é excelente em nada mas ganha na média.

    • th!nk.t4nk

      Pior que tive a mesma impressão com o HB20. O tecido dos bancos é bem ruim, e os plásticos parecem de qulidade inferior aos concorrentes também. Junte a isso o painel (bem feinho), e dá a impressão do interior não está à altura do exterior. Uma pena, considerando o que o carro custa.

      • O painel do HB20S é considerado bonito pela maioria. Quanto ao tecido dos bancos, melhora nas versões Style e Premium (tenho um Premium há dois anos e 4 meses, sem nenhum fio solto e tecido muito bom).

        Sobre o aspecto visual dos plásticos, é muito mais bonito que a média da categoria… Etios, Palio e Gol mesmo tem um aspecto bem empobrecido ante o do HB20S, ainda que o do coreano risque facilmente (não ocorre comigo).

        • th!nk.t4nk

          Comparando com estes eu concordo Dimithri. Eu me referia na realidade ao que é ofertado na faixa de preço do HB20S especificamente (mas nesses tempos de Voyage a 60 mil, ok, você está certo). O estofamento soltando fios eu mesmo presenciei no carro de um colega (e ele nao tem cachorro, embora tenha um filho pequeno). Dito isso, eu ainda considero uma boa compra e um carro superior à maioria dos concorrentes sim. Foi uma evoluçao no mercado sem dúvida.

        • Edinaldo_Tapica

          Discordo. Prefiro o acabamento do meu Palio (modelo novo diga-se de passagem, não o Fire…). Inclusive no que concerne à qualidade dos plásticos, diferença de tonalidades etc.

          • O do Palio é considerado um dos piores da atualidade, com plásticos sofríveis e design duvidoso, além de rebarbas.

    • Bittencourt

      Quando entrei pela primeira vez no de minha mãe, até gostei da padronagem, mas não do material dos bancos; creio que a HMB poderia melhorar esse aspecto mesmo.

    • edbil

      Olha, tive um HB20S do mesmo modelo que o dele só que um ano mais antigo. Não sei de onde ele tirou essa do acabamento. Opinião é muito pessoal , sabemos disso , mas sinceramente. Acabamento VW é um dos piores que tem. O HB20 é bem superior. Apesar da quantidade de plásticos eles são de melhor qualidade.

      Sobre o seguro. Cara, o sistema de alarme dele é precário. Só na versão top tem controle de perímetro e a sirene do alarme é facilmente acessada ao abrir o capô. No meu caso o cara abriu o carro , abriu o capô a arrancou o chicote do alarme sem problema. Na ccs, para consertar, só vendem o conjunto de chicote completo por “módicos” 1.100 reais.

      Vendi meu HB20S com 30.000 km e hoje tenho um New Fiesta.

      Como o amigo que redigiu o texto. Também não tenho interesse em voltar para Hyundai. O carro tem seus méritos , alguns defeitos mas a rede autorizada é horrorosa.

    • Vagnerclp

      Furtaram um do meu colega de trabalho, na porta da empresa.

  • Luiz G. P. Kenappe

    Queria saber mais sobre a suspensão traseira e se andando carregado tem o comum problema do final de curso prematuro.

    • Cláudio Lima

      O Meu é 2013,hatch. A suspensão traseira é uma vergonha.

      • Luiz G. P. Kenappe

        O meu é 2015 e parece que o amortecedor não vai chegar aos 40mil.

    • T1000

      o meu é 2014 hatch, nada a reclamar.

    • O meu 2013/14 não chega no fim de curso. A linha Premium e a atual utilizam rodas aro 15 de série que são as essenciais para esta suspensão, o que infelizmente todas as demais, ate ano passado vinham com aro 14.

      • Luiz G. P. Kenappe

        O meu esta com os aros 15 por ser a versao For You e mesmo assim ocorre o final de curso. Se tiver 2 atras fica praticamente seco sem molas.

        • Que chato isto. Faço viagens com o meu, com a família, mala cheia, dois a três adultos atrás e nem por decreto desce, como vejo alguns com aro 14… fica sensivelmente mais justo, mas nada que desabone o conforto e a rodagem… e olha que eu sou exigente – tenho um Fluence como parâmetro, bem como meus carros anteriores.

    • Bittencourt

      O de minha mãe é 1.6 2016 e achei a suspensão um tanto barulhenta em ruas com depressões, mas nada demais. Ah, também achei que ele quica muito nessas ruas! Talvez isso esteja ocorrendo devido ao novo ajuste da suspensão.

      • th!nk.t4nk

        Mas é o hatch ou o sedan? De repente a mudança na suspensao traseira seja maior do que se imagina. O hatch é famoso por dar a impressao de que vai desmontar todo em cada quebra-molas.

        • Bittencourt

          Hatch…acabei de ver um comparativo do 2016 e continuam reclamando da suspensão traseira, muito voltada para o conforto, sacrificando seu curso; apenas dois ocupantes e ela continua dando batente.

    • edbil

      Alguns modelos tem este problema sim. Não sei se corrigiram nos modelos mais novos.

  • Rdassis

    Pode isso Arnaldo ?…..Saber opinião sobre um carro de alguém que saiu de um Gol ! é complicado !

    • Khusller

      Toda opinião do dono mesma reclamação… Querem um cara de 18 anos falando do seu primeiro carro ou alguém experiente que já dirigiu vários carros ? O normal desde que não seja colecionador é vender um carro X e comprar um Y melhor que o anterior.

    • Murilo Rodrigues

      O cara podia ter saído de um Fusca qual o problema disso? Coloca ai o relato do seu Porsche Panamera Turbo ARGUMENTE…..cada uma viu.

  • Rafael Prado

    Lendo o texto, tenho por min que ele não sabe o carro que tem, se o espaço interno é o menor, como pode ser bom!!!! o cara deve ter 1,60m, ou seja, qualquer FIAT 500 para ele ta bom. O final é o melhor, se indica para alguém !!!! Claro que sim, ele sente saudades do Gol g4, qualquer coisa que ele comprar está otimo, afinal ele não avalia carro, ele apenas o usa por um pequeno tempo e KM. Ainda virá o tempo, caso ele fique com o carro, de ver a falta de peças, a suspenção dura, e etc. no mais valeu por escrever para o NA.

    • Edson Fernandes

      Mas isso é o curioso. Ele disse que ele é mais macio que alguns modelos e de longe, o Etios é bem mais macio que o HB20S.

      Isso me chamou atenção. Podem falar bem mal de tudo do Etios, mas a parte de rodagem do carro é realmente muito boa.

      Ele é um dos poucos compactos onde o rodar é macio porém estável.

      • Franco da Silva

        Pior que ninguém consegue falar mal de nada do Etios, exceto do fundamental: as formas!!!

        • Edson Fernandes

          Fala mal? Bem, não é criticar a toa ok?
          Mas não gostie dos bancos… são curtos e estreitos, o painel obviamente, a montagem do material plastico que qdo vc pressiona um botão ou mexe em haste ele “amassa” junto.

          Mas ele tem muitos aspectos positivos: Rodar confortavel, motor esperto (1.3 e 1.5), cambio razoavel, boa frenagem e embreagem macia.

          Porém aquela saida de ar para o passageiro, falta de porta objetos, entre outros detalhes como a beleza do carro, me incomodam. E hoje o preço dele não é uma pechincha e nas versões de entrada ele é pobre de equipamentos. Além do que, ele perigosamente assume preço proximo de compacto premium o que eu faço ele ser eliminado pelos adjetivos desses modelos.

        • Eu critico o acabamento, os plásticos, a aparência e o aspecto pobre em geral do Etios, todavia, o rodar é confortável.

      • Portuga Goleta

        O Etios é um excelente carro feio pra caramba. O quanto ele é bom (pra categoria, claro) ele é feio.

        • Edson Fernandes

          Concordo. O problema é que as versões de entrada ficaram bem caras. E entãopor isso ele não ao menos para mim, vale por tudo (que deixa) que oferece.

        • Thiago Porto

          Esse posto era do Velho Logan ( e não estou falando da serie da Marvel sobre o Wolverine)rs.
          Mas aí a Renault fez o upgrade para o modelo novo e agora não tenho criticas à fazer.
          Ok, vá lá, o motor não rende aquela cavalaria toda que o Marketing adora explorar, mas convenhamos, o motor tem um torque danado.

        • Renato Dias

          O Etios consegue ser feio por fora e por dentro. Triste.

      • Thiago Porto

        Nunca dirigi, sequer andei em um, tenho essa curiosidade sobre o Ethios já que quanto tentei conhecer o carro a Toyota quase me expulsou da Loja! kkkkk

        • Edson Fernandes

          Otimo saber disso! Porque em todas as oportunidades que fui na Toyota fui mal atendido! todas as CCs uma diferente da outra! (contabilizo 5 já)

          Vc viu meu email?

          • Thiago Porto

            Mandou outro?
            se mandou, não chegou, mande de novo!

            • Edson Fernandes

              Ok! Vou enviar! mas a resposta seria em concordar com vc! rs

    • Bittencourt

      Respeito à opinião alheia é importante; cada um com seu uso, necessidades e impressões.
      Isso anda faltando por aqui.

  • gregorioalan

    Ele deveria ter dito no começo do texto que sentia saudades do gol, assim teria parado de ler antes… rs

    • th!nk.t4nk

      Também me espantei quando li, mas pensando bem nao é tao absurdo em relação a alguns detalhes. Exemplo, tecido do banco começar a desfiar. Isso é muito brochante num carro novo, dessa faixa de preço. O Golzinho é rústico, lógico, mas não solta pedaço também.

      • edbil

        Acho que o problema dele foi isolado. Eu peso 115kg. Meu HB20 não teve problema algum no banco. Inclusive neste ponto dou nota 10 p ele. A espuma tinha boa densidade e me deixava bem confortável.

  • Leonel

    Obrigado por expor sua opinião e experiência. Curiosidade: por que chegou a ir ao Procon ? Não queria prestar assistência ? Se sim, o que alegavam ?

    Eu penso que a VW perde e muito nas suas vendas devido ao pós-venda. O atendimento após comprar o carro é essencial…

    • Diego Amaral

      Minha experiência com a VW não foi nada má. Todas revisões a css tinha um carro para me levar até em casa (na época um polo), fizeram tudo que tinha que ser feito, se bem que o carro não deu problema, só tem que ficar esperto com os serviços adicionais, é bom imprimir a tabela de revisões e a levar junto.

      • Andre_LCS

        Comigo aconteceu o mesmo. Sempre fui bem atendido. Tenho o gol g6 há uns 3 anos e meio, e nunca tive problemas nas revisões. Exceto esse fato que vc mencionou sobre inventarem serviço pra aumentar a fatura. Como eu sempre pedi apenas o que está no manual, nunca tive sustos nos valores, pois foi seguido o que está no site. O atendimento nas css varia mto de um lugar pra outro, infelizmente.

  • oscar.fr

    O HB20S vende, sobretudo, pelo desenho e pelo bom desempenho do motor 1.6, no mais é um carro caro, com acabamento na média (o painel eu acho muito feio. Em termos de desenho, o do Logan ganha na minha opinião, em contrapartida o Renault tem acabamento pior) e espaço interno bem fraco. Não justifica vender tanto assim. Nessa categoria, o Nissan Versa seria uma escolha melhor, mas claro que ele perde no argumento de compra mais forte: o desenho.

    • Edson Fernandes

      Mas vamos ser justos…. essa coisa de interior racional também é ruim. A versão do Versa de topo é uma coisa, os demais, é bem simplorio mesmo. Isso também afasta possiveis compradores.

      Tanto que, qdo o Cobalt tinha preço proximo, a escolha recaia em um produto com um motor pior para ter um interiro melhor.

      • Marco Antônio

        Um caroneiro citou isso no versa SV do meu pai uma vez. “Nossa, o painel é simplesinho né!?!!”. Depois dos 300 km ele tinha esquecido o painel simplesinho e não parava de falar do espaço. Sei que cada um tem uma necessidade, eu sou mais do tipo racional. Seria uma beleza ter um versa melhor acabado, mas conforto está acima da estética em minha opinião!

        • Edson Fernandes

          Eu tbm concordo com isso. Tanto que tenho um Fluence, citado como carro “mico de mercado”.

          Até hoje, quem andou comigo só elogiou o rodar do carro e espaço interno. Isso sem contar as automatizações. Enfim, são opções dentro de um mercado. Eu gosto sim do interior do Cobalt frente ao Versa, mas eu poderia escolher um versa no lugar por outros motivos como por exemplo consumo de combustivel.

          E eu já disse em outros locais, mas teria um March se tivesse cambio CVT para rodar no dia a dia. (mas seria a versão SL que me agrada por ter ar digital e a central sem necessidade do meu celular para o uso por conta do waze)

          • Thiago Porto

            O tempo se encarrega de dizer o que é ou não mico.
            Só olhar como estão os primeiros Fluences e os primeiros chevrolet Cruze. Mas deixa quieto, senão aparece fã da GM pra xingar a gente.

            • invalid_pilot

              Quero ver como estarão os primeiros Ka dessa nova geração daqui um tempo…

              • Thiago Porto

                kkkk pq?
                Tem um encomendado pra mim mas só chega em Junho!
                Fiquei preocupado agora …

                • invalid_pilot

                  Meu… Sinceramente acho mal feito. Tomara que o seu não venha com falhas grotescas de montagem

                • Bittencourt

                  É um excelente carro, mas a montagem dele é muito mal feita, como praticamente tudo que sai daqui de Camaçari.

            • Sedici

              Pois é… e ainda assim se voce comparar os preços de ambos no mercado de usados vai ver que o Cruze é muito mais valorizado. Bom pra quem está de olho num Fluence usado.

          • Uislei

            Fluence é um baita carro. Tirando o consumo, que eu acho alto, eu não tenho o que reclamar. 2 anos comigo, andando nos asfaltos lunares de SSA e nenhum rangido.

            • Edson Fernandes

              Hehehehe não tem jeito… o consumo é o vilão do carro, porque além de robusto é macio, confortavel e ao contrário do que pensam, é estavel.

          • Marco Antônio

            Perfeitamente.! Carro é relativo, e na minha relatividade sou mais o conforto do que a aparência!

      • oscar.fr

        O Versa/March eu achava terrível na primeira vez. Desde que perdeu as saídas de ar redondos (que eu acho de muito mal gosto em carros que não super esportivos) eu passei a gostar. Mas te digo pelo visual mesmo, já que o acabamento não dá para julgar apenas com a imagem dos paineis na cabeça. Versa e Logan ainda são mais bonitos que o elogiadíssimo painel do HB20, que, sinceramente, acho feio e simples demais.

        • Edson Fernandes

          É… nesse caso é gosto. Eu gosto de interiores como do seu 208. Limpo, moderno e bem resolvido.

          Se eu posso resumir sobre elogios, somente dizendo dessa forma.

          Mas como o mercado obviamente não tem como fugir do aspecto funcional, confesso que me agradam paineis de boa leitura como da VW. A Hyundai tem paineis ousados ainda que o velocimetro seja funcional, mas gosto do arranjo de iluminação que ajuda a visualizar melhor o painel.

          • Thiago Porto

            Sem puxar saco pro meu lado, mas tá pra existir painel mais Pika da Galáxias que o do 208.

            • Gosto do painel do 208, mas prefiro um estilo mais ousado, como o do HB20. 208 é muito bacana, mas não é tão “tão” assim. Acho-o simples demais para esta afirmação toda.

              • Thiago Porto

                gosto é assim mesmo meu amigo, não se justifica.
                Na minha opinião o único painel que faz frente ao do 208 e 2008 é o do honda civic, o resto é tudo a mesma coisa, muda detalhes.
                Ok, tem o do Ethios, mas esse não conta! kkkk

            • Edson Fernandes

              Hehehehehe e eu concordo. Ainda que eu goste tambem do Civic de geração anterior, eu acho todo o visual do 208 realmente belo.

              Eu só gostaria de um compacto automatico que fosse economico, o que está dificil de achar… rs (o new fiesta poderia ser a saida não fosse o powershift problematico)

              • Thiago Porto

                O Fiesta era tão economico ou mais que um Manual, mas infelizmente sabemos que o cambio dá muitos problemas.

                • Edson Fernandes

                  Esse é o problema! Racionalmente falando, ele seria o carro com tudo que gostaria: Ar digital, motor acima de 1.0, cambio de dupla embreagem e ESP.

                  Só que infelizmente a Ford ferra com um produto de muito potencial. E olha que apesar de eu não ter gostado do espaço interno (para o condutor) do Fiesta, ele racionalmente me entregaria mais por menos.

                  Só que só optei “pelo andar de cima” porque a maioria dos modelos (senão a sua totalidade) dos automaticos / automatizados, tem um consumo bem mais baixo o que me fez pensar em um carro com bom conteudo de itens de série. Não fosse isso, gostaria de um compacto economico sem pedal de embreagem.

                  E olha que eu curto o 208 e gostaria de ter um GRiffe, mas diante do que citei em relação a consumo, preferi um médio.

    • Stark

      Não gosto de duas coisas no interior do HB20: o detalhe azul no cluster e o posicionamento dos comandos do ar condicionado, não sei explicar mas é extranho. No exterior, não gosto da janelinha falsa do sedan. Podia ao menos ter adesivo fosco na moldura das portas (não só nas colunas), talvez disfarçasse mais.

  • Edson Fernandes

    Avaliação rapida essa.

    Percebe que algumas coisas no Gol dele ficaram latentes na experiencia. Só que na minha opinião de longe o Gol tem pior acabamento. O marido da irmã de minha esposa tem um HB20 “seleção”.

    Não tem comparação com os paineis do interior do HB20. O do HB20 apesar de realmente riscar com facilidade, é bem montado. Isso é o diferencial que pelo menos eu vejo no carro. Ele é bem montado e não há barulhos internos.

    Dito isso, fico eu imaginando quando esse pessoal ter vivencia com um modelo de porte médio ou maior. Interessante é infelizmente saber o quanto o cmabio de 4 marchas rouba potencia, mas principalmente… consumo.

    Pontos que posso dizer do HB20 é que ele é realmente mais durinho e menos que apenas o Gol e minha opinião. Eu teria um, mas gostaria da versõa com cambio de 6 marchas mas como até agora não tem um indicador de consumo perante os consumidores, vou esperar e quem sabe compre um usado.

    • oscar.fr

      Concordo contigo no que diz respeito a uma avaliação rápida. Pelo que entendemos o Gol foi trocado com 15 mil km. É muito pouco para concluir sobre um carro. É o mesmo que passar férias no exterior, certamente tu vai ficar com várias impressões do país, mas não será nada conclusivo, para comprovar (ou não) as impressões, será necessário ficar mais tempo. Tenho meu 208 há três anos e 35 mil km e ainda acho cedo para propor um relato conclusivo aqui no NA.

      • Thiago Porto

        meu 208 tem 8 meses, tá com 11 mil km. kkkk

        Acho que seria legal separar a seção de opiniões de Donos entre conclusões sobre veiculo e primeiras impressões.

      • Stark

        Mas às vezes dá para incluir o essencial na avaliação. Algumas coisas podem mudar com o passar do tempo e da quilometragem, mas que não influenciariam o relato de forma decisiva. Se tem pouca informação na internet sobre determinado carro, é bem interessante um relato que reúna essas e outras novas informações, mesmo que tenha rodado pouco. Pode ajudar muita gente que está interessada no carro, que não teria como tirar aquelas conclusões num simples test drive.

    • Thiago Porto

      Citei lá em cima mas vou repetir.
      Estou a uma semana com um Gol 1.6 MSI 14/14 cedido.
      É de dar pena o nivel de acabamento e padrão de materias.

      Pra mim, parece absurda a comparação do autor do texto, em universo nenhum seria possível comparar nível de acabamento do HB20 com o Gol.
      Se ele dissesse que sentia falta da tocada, do cambio, da suspensão, vá lá, eu podia até entender.

      • invalid_pilot

        O Fox e o Up! Tem acabamento melhor feito que o Gol… Talvez tenha melhorado nesse modelo 2017…

        • Thiago Porto

          O Acabamento e o encaixe de peças do Fox é muito bom, mas a VW cobra demais por isso.

          • invalid_pilot

            Sim! O Fox custa caro, a mim vale a pena nas versões intermediárias onde se tem mais equipamentos e etc

      • Edson Fernandes

        Acredito que ele esteja relatando que o Gol (por ser inclusive muito mais simples) não apresentou problemas. Já o HB20dele apresentou algumas coisas.

        Mas realmente concordo contigo… o HB20 é muito mais carro em todos os sentidos. (na minha opinião claro)

  • Lucas Irrthum

    Meu tio tem um HB20S 1.6, porém manual. Fiquei impressionado com o desempenho, sobra potência e torque. Em certos momentos, tem que dosar o acelerador para não cantar pneu demais. A título de comparação, como já comentei aqui no fórum várias vezes, em casa temos um Civic LXS 1.8 AT 14/14. E digo para vocês, sem medo de errar: o HB20 1.6 anda MUITO mais. Tudo bem que o câmbio automático da Honda não é dos melhores e nem dos mais modernos, mas isso não tira o mérito do modelo coreano. Com certeza está acima dos modelos da concorrência, principalmente do Voyage.

    • João Cagnoni

      O motor do Civic também é de sofrer. Esses dias peguei um Uber que era um Civic, dá pra sentir o desespero do câmbio com a falta de potência do motor. O Civic tem 140cv, mas isso é lá em 6500rpm, o carro tem só 17,5kgfm de torque (em 5000rpm!!!), contra 16,5 do HB20. Como comparação, um Corolla 2.0 tem 20,3 e um Linea e-torq tem 19. Além disso, o Civic é 300 kg mais pesado que o HB20. Esqueçam os milagres, o HB20 tem um bom motor, mas o que faz ele andar é o baixo peso. Veja o caso do Sandero RS, o carro anda muito, mas esse motor não faz milagres nos outros carros da linha.

      • Lucas Irrthum

        Tratando-se de Honda, torque nunca foi o ponto forte. Mas o câmbio automático rouba muita potência do Civic. Já dirigi um 14/14 também, porém manual de 6 marchas. O desempenho é muito diferente, principalmente em arrancadas, além do consumo ser bem melhor. Quanto ao HB20, com certeza o baixo peso é fundamental para o bom desempenho. Mas não podemos esquecer o mérito deste propulsor de 1,6 litro da Hyundai. 140cv e 16,5 kgfm de torque, não é pra qualquer motor dessa litragem.

        • Anderson Feitosa

          140 cavalos? no 1.6 da Hyundai? amigo, acho que você está muito equivocado, o motor tem 128 cavalos

          • Lucas Irrthum

            128cv é o divulgado pela Hyundai. Já vi várias medições em dinamômetro que rendem, no mínimo, 135cv.

        • João Cagnoni

          O HB20 tem 128cv, é um ótimo motor para o tamanho e peso do carro, mas se colocasse ele dentro do Civic, o carro iria se arrastar.

          • Lucas Irrthum

            128cv divulgados pela Hyundai, porque já vi várias medições de dinamômetro chegarem à casa dos 135/140cv. Claro que se colocasse esse motor em um Civic, o carro iria se arrastar. É um bom motor para a categoria do HB20, tanto que proporciona desempenho para um sedã compacto, digno de sedã médio.

            • Ernesto

              Não faz sentido a Hyndai informar que o motor tem 128 cv e na realidade ter 135/140cv. Se fosse como no passado, por exemplo com o Gol GT, em que a VW divulgava que ele tinha 99cv pois acima dos 100cv pagava-se mais impostos. Hoje, pelo que sei, o imposto é separado por tamanho de motor: 1.0, acima de 1.0 até 2.0 e acima de 2.0.

              • Lucas Irrthum

                Então porque motivo quase todos os veículos, quando passados em dinamômetro, apresentam maior potência em relação a que é divulgada pela montadora? A diferença é ainda maior quando o motor é equipado com turbocompressor. Exemplo: os motores TSI da VW. Up! TSI, uma produção tupiniquim, até hoje não vi nenhuma medição que desse abaixo de 130cv. A montadora divulga 104cv.

                • Ernesto

                  Engraçado que quando fizeram o teste no Veloster ele nem chegou nos 128cv.

                  • Lucas Irrthum

                    O único modelo que é exceção à regra, tanto é que virou piada na internet.

                    • Ernesto

                      Mas justamente esse carro que você diz ter virado piada, o Veloster, utiliza o mesmo motor do HB20. Somente o 1.6 da Hyundai com injeção direta é que chega aos 140 CV.

                    • Lucas Irrthum

                      Procure no youtube por HB20 1.6 e HB20s 1.6, no canal Full Powe*r. Veja as medições.

    • Louis

      Meio complicado comparar AT com MT, a sensação pode enganar muito por causa do conversor de torque. Aquela sensação de arrancada forte que a embreagem proporciona é anestesiada pelo conversor de torque.

      • Lucas Irrthum

        Realmente é difícil comparar AT com MT, principalmente quando falamos de AT com conversor de torque e projeto mais antigo. Em alta o Civic rende bem, mas em baixa deixa um pouco a desejar. As trocas não são rápidas, mas são bem suaves. O câmbio é bem longo, quase 65 km/h em primeira marcha. Isso também dificulta um pouco o desempenho. Mas, como comentei abaixo, já dirigi um Civic do mesmo ano, porém manual. O desempenho é completamente diferente, inclusive nos números. Claro que tem um pouco do que você falou, da sensação de arrancada forte que a embreagem proporciona. Mas, mesmo assim, é notório o quanto o MT anda mais em relação ao AT, fora o consumo. Vale lembrar que no AT não temos launch control, então a arrancada é totalmente xoxa.

  • BillyTheKid

    Bom relato! Tenho uma curiosidade sobre o HB20: a suspensão traseira realmente incomoda tanto quanto algumas pessoas comentam?

    Pergunto isso pois acho esse carro bem interessante, especialmente o hatch. Só que eu ando muito em esburacadas estradas de barro, e a impressão que tenho é que ele não aguentaria tão bem esse tipo de tratamento.

    Valeu!

    • T1000

      Eu tenho um hatch e não – não acho que a suspensão traseira incomode os passageiros. Mas sim, definitivamente não acho uma boa alternativa para estradas esburacadas e de terra/barro.

      • BillyTheKid

        Poderias dizer que ano é o seu veículo? De qualquer forma, obrigado pela resposta!

        • T1000

          2014

    • Cláudio Lima

      O meu é 2013. A suspensão é uma porcaria. Se colocar 4 adultos a traseira desce fácil, qualquer irregularidade no asfalto vai dar fim de curso.

  • Leandro

    Bom relato, só não gostei da parte que diz que o acabamento é pior do que o do Gol..

  • Thiago Porto

    Olha, estou com um Gol MSI 1.6 14/14 cedido.
    Serio, o acabamento e padrão dos materiais é de dar pena.

    O motor puxa bem, o consumo é bastante adequado mas é só dirigir o carro por um dia que você invariavelmente se sente de volta a década de 90.

  • André

    A linha HB20 não vale o que custa. Caríssima. O padrão de atendimento no pós-venda é igual ao das outras marcas. Ou seja, eles te enchem de serviços desnecessários cobrados à parte, na famosa “empurroterapia”.

  • Ander33x

    “Se eu trocaria meu HB20S por outro? Não.”

    próximo…

  • Lucas Vilanova

    Cara, desculpe-me, mas você conseguir 17 km/l na estrada eu não acredito. Não dessa maneira como você informou, de uma maneira tão solta. Não disse qual a velocidade, se tava com ar ligado ou não.

    Eu não consigo fazer mais de 15 km/l com um 1.6 hatch com o ar ligado 50% do tempo andando entre 100~110.

    O carro tem um motor bom, realmente. Agora o consumo não é esse suprassumo não.

    • Caio Ferrari

      Mas em qual estrada? Numa Rodovia dos bandeirantes com 4/5 faixas consegue-se bons consumos.

      Há muitos Fiestas (New) conseguindo 17-18km/L aqui rodando a 120 km/h

      • Lucas Vilanova

        New Fiesta sempre foi mais econômico que o HB20. Não me surpreende essa média dita por você.

        • Caio Ferrari

          Puts, não deveria… Ele 100 kg mais pesado!!!

          • Lucas Vilanova

            Mas o motor do New Fiesta é mais eficiente do que o do HB20. Por isso médias melhores em tese.

            Sabemos também que o fator consumo depende de um monte de variáveis.

          • Lucas Vilanova

            Mas tem o motor mais econômico ;)

    • SDS SP

      Fico abismado com essas médias de consumo, dignas de carros híbridos (muitas vezes)…Pessoal tem que ser mais realista nas medições.

      • Lucas Vilanova

        Galera pensa que tem um carro turbo nas mãos rsrs

    • Poxa, eu, a 100 km/h consigo 15,1 km/l com um HB20S 1.6 Automático, com Gasolina Grid, e pouco acima de 14 km/l na faixa de 110 km/h… com o hatch, mesmo automático, creio que conseguiria algo próximo de 16 km/l, e se fosse manual os 17 km/l.

      Vale lembrar que o consumo é variável de acordo com a forma como se acelera o veículo, qualidade do combustível, condições geográficas e temperatura ambiente.

      • Lucas Vilanova

        Usou ar condicionado? Automático de 4 marchas ou 6? A sua medição está vaga, assim como a do dono do relato. O ar no HB20 puxa e muito do motor, igualmente o câmbio AT4.

        No geral, concordo com você. Varia muito de lugar para lugar.

        • AT4, sempre com ar ligado. A medição não é vaga. É feita pelo cálculo de litros abastecidos e quilômetros rodados, mantendo sempre uma mesma rotina de abastecimento e litros.

          • Lucas Vilanova

            Agora que você detalhou, deixa de ser vaga. Mas meu amigo, desculpe-me mais uma vez. Eu só acredito nesse seu consumo com AT4 e ar ligado quando você fizer um vídeo de no mínimo 3 minutos na estrada com o visor do consumo médio à mostra.

            Não é nada pessoal, eu tenho um 1.6 há mais de 2 anos e meio e sei como o carro se comporta e o seu consumo. Mas independente do que você me falar, eu não confio nesse seu consumo.

            Seu consumo está melhor, na maioria das vezes, que em um carro turbo de baixa cilindrada – Golf 1.4 e Up TSI.

            Abraço

            • De fato nunca fiz um vídeo, tenho só fotos. No visor de consumo médio, ele sempre fica em 14,1 km/ á 14,5 km/l comigo dirigindo (média entre 100 km/h e 110 km/h). Surpreso fiquei com o visor quando dirigido pela minha mãe (ela mora no exterior e quando vem pra cá fica com o carro): 15,6 km/l. Tens utilizado a Gasolina Grid Aditivada ou V-Power Nitro, ou apenas a comum? Com a comum, meu rendimento era na casa dos 13,2 km/l na rodovia, algo semelhante com a Original Aditivada Ipiranga. Só com a Shell e com a Grid de postos confiáveis (abasteço há meses em apenas três postos de confiança) é que o consumo chegou a estes valores. E com a Podium, sempre acima de 15 km/l.

              Minhas médias na ponta do lápis são melhores que as do computador de bordo, pouco otimista na Hyundai e na Renault.

              E sim, informei a velocidade de rodagem: 100 km/h, no primeiro post.

              • Mario Aloisio Ferraz

                Já tive carro com o vulgo piloto automático e eu consigo fazer médias melhores quando não estava usando o mesmo.

                • De fato, conseguimos mesmo… sinto falta tão somente pela comodidade do mesmo.

    • Mario Aloisio Ferraz

      Amigo, tenho um igualzinho e realmente é impressionante como é economico.
      Andando a 120kmh/130kmh com ar ligado eu faço 15kml na estrada, na cidade faço 11,5kml com ar direto.

      • Lucas Vilanova

        Nem comento esse seu consumo.

      • Caio Ferrari

        Qual velocidade? Qual câmbio?

        • Mario Aloisio Ferraz

          Câmbio manual, e andando sempre a 120 km/h. Com ar ligado.
          Fim de semana fui e voltei com um tanque Ctba/SP e na bomba fez 14.5 km/l, isso porque usei na cidade também.
          Tinha um Onix 1.0 antes e fazia 11 km/l na cidade e 15 na estrada.
          Só que o HB 20 é um foguete perto do Onix.
          Obs, também deixei longe vários VW com o 1.6 8v. hahaha

  • Thiago Porto

    Antes de criticar eu queria agradecer o Gilberto Belin por ter cedido seu tempo para escrever o relato.
    São as reportagens que mais gosto de ler no N.A e as impressões que mais levo em consideração sobre o avaliado e sobre como pensa o avaliador.
    No mais, acho que temos gostos diferentes sobre o que é ou não bom acabamento! kkkk

  • rodrigomalc

    Saudade do acabamento do Gol G4? Só se for masoquista….

  • Caio Ferrari

    Obrigado por ter despendido do seu tempo para escrever a sua avaliação.

    Tenho interesse num HB20 modelo novo e textos como esses me ajudam.

  • Minerius Valioso

    “O interior é bonito, como disse, mas a qualidade dos materiais usados me faz sentir saudades do Gol. As costuras dos bancos desfiam com facilidade, os plásticos ganham riscos com pouco esforço, e qualquer mancha no estofado é fácil de surgir e quase impossível de sair.”

    Então quer dizer que os plásticos usados nesse Gol são de ótima qualidade, e fui enganado o tempo todo?

    • invalid_pilot

      O tecido da VW no Up! É tão bom que to doido pra meter um couro nele kkkkk

      Do Gol é a mesma coisa ou pior

  • Lucas086

    Sobre o relato, simplista demais, faltou dizer que carros pesquisou, o pq de querer um carro sedan e tal… sobra no carro, com certeza esse é o hb20 ” menos pior”. Realmente, esse motor é muito bom, sobre no carro, é até perigoso esse motor com esses pneus de bicicleta. Os hb20 são até bons, o que matam são os preços e as concessionárias. Eles acham que tão vendendo o melhor carro so mundo, a concessionária do meu estado é uma b*sta, se acham demais. Nunca compraria um hb20 mais pela concessionária do quê pelo preço.

  • Thales Sobral

    Trocou um carro com 3 anos de uso. Uau. Brasileiro não nega o nome mesmo.

    Também gosto do HB20, entrou forte no mercado com bons atributos. Com o câmbio de 6 marchas agora ficou ainda melhor.

    • Lucas086

      Se o cara tem condições de trocar de carro, que mal há nisso? O cara andava de gol, pode ter tido uma promoção no emprego, sei lá, ganho na mega sena, e quis trocar de carro, que problema há? Quero ver quem diz que vai passar 5 anos com o mermo carro, se passa mesmo, tendo condições de trocar, só sendo hipócrita … todo mundo quer um carro novo, uma tv nova, um celular, uma roupa… carro vai ficando velho, vai dando despesa, tem gente que preferi se livrar.

      • Thales Sobral

        O dinheiro é dele, faz o que quiser. Posso ficar surpreso ou já é proibido?

        • Lucas086

          Tia Dilma ainda não criou imposto para isso kkkkkkkkk

    • Uislei

      Se o cara tem condições de trocar de carro, que mal tem? Ponha as mãos pro céu, pq tem carro com pouco tempo de uso na praça para a gente comprar baratinho.

      • Thales Sobral

        hahahah pois é…. Devia ter trocado mais cedo ainda!! rsrsrs
        Lá no trabalho o que tem de colega trocando de carro com 2 anos “porque é melhor financeiramente”….

    • Na Espanha existe programa de troca a cada 24 meses, estimulando ter uma frota jovem e menos poluente. Nos EUA, a troca de carro ocorre em média a cada 18 meses. Finalmente estamos nos equivalendo com o mundo. Tem que trocar sim, se puder e não apertar o orçamento, até porquê a depreciação é cavalar após 30 meses.

      • Thales Sobral

        Existem ações isoladas, eu fui lá na Espanha e vi MUITO carro com mais de 10 anos rodando. Vários taxis (mercedes-benz) com mais de 15 anos em perfeito funcionamento.

        Nos EUA eu só passei por Miami, aí é muito carrão novo.

        Olha a tabela FIPE e veja que a maior desvalorização é a inicial, depois de 3 anos começa a cair mais devagar. Mas continue com esse pensamento, pois só tem mercado de seminovos se tiver alguém querendo vender esses carros.

        • O programa de troca não é uma ação isolada, mas sim de carácter nacional e vigora faz mais de dois anos. O objetivo é justamente rejuvenescer a frota, que conta ainda com muitos carros antigos, e tem dado certo, tanto que os semi-novos muitas vezes estão a preços de carros zero adquiridos neste programa.

  • Italo Pereira

    Bom relato, simples e objetivo.
    Pelas fotos percebi que o seu HB20S é o Confort Plus e na versão Confort Style (intermediária) ele já possui alças de segurança no teto, além de faróis de neblina, espelhos no quebra-sol de motorista e passageiro, rodas de liga leve aro 14 e não somente na versão topo de linha (Premium) como o vendedor te falou. Esta última por sua vez, possui rodas de liga aro 15, abertura/fechamento dos vidros pela chave, bancos de couro, alarme volumétrico e perimétrico entre outros.
    Uma ótima opção de custo X benefício foi a versão limitada HB20S Impress que reunia alguns itens da versão Premium com preço parecido com o da versão Confort Style.

  • JoãoAVR

    Eu andei em um HB20 hatch AT de um primo, e realmente o carro é um silencio. A única coisa que estranhei foram os vidros pequenos, para quem anda de Uno dá uma diferença hahaha.

    • Caio Ferrari

      Tenho um uno e tive a mesma impressão do que você.

  • Bittencourt

    Parabéns pela compra; minha mãe está com um hatch 1.6 at, já do modelo novo, e muito satisfeita com a compra, faz os mesmos elogios que você.
    Realmente, quando entrei pela primeira vez no dela, até gostei da padronagem, mas não do material dos bancos; creio que a HMB poderia melhorar esse aspecto.
    Agora, esse bichinho anda muito, dá gosto acelerar!
    Abraço.

  • Wagner Lopes

    60K ??? Jamais trocaria no meu 407 2009 de 28K!

  • Luccas Villela

    A opinião dele lembra a que tive sobre o meu picanto, algumas coisas são muito frágeis. O banco do meu Picanto desfiou e manchou, pus couro. O volante de couro (de fábrica) tbm descascou. NA pintura não percebi nada, na época que tinha ele, mas eu sempre fui pouco atencioso com isso tbm. Deve ser bom carro o HB20, mas só por essa babação que as pessoas tem nele, talvez deixasse de ser minha opção.

  • Eduardo Santos

    Obrigado pelo relato.

  • Alessandro

    Esse hb20 eh de um gosto bem duvidoso, o painel eh muito feio, os bancos sao bem desconfortaveis… Por fora eh um carro com design cansativo… Talvez a imprrssao de sair de um gol e ir pra um hb20 possa ser uma das melhores mesmo, mas achei bem exagerado o relato em varias partes…

  • Lucas Vilanova

    Belo vídeo. Mas uma coisa que a gente discutiu e acabamos esquecendo. O trajeto conta muito. Pelo menos no meu, de 189 km, eu pego muita subida e descida. Não é um terreno plano. Nesse seu vídeo tem poucas subidas e descidas correto? Nunca cheguei a fazer um tanque inteiro estrada, infelizmente. Você já fez?

    No mais, a rotação em 100 km/h é um pouco menor do que no manual.

    • Obrigado pelo elogio. O vídeo foi feito em uma estrada normal, algumas subidas e descidas, e alguns viadutos que passam nas entradas das cidades, nada perto de uma serra, mas uma condição de via normal (trecho Porto Alegre X Pelotas, parcialmente duplicado, vias em boas condições só na área concedida ao pedágio).

      Sim, já fiz com tanque inteiro na estrada, em uma longa viagem, e calculo as médias de desde a aquisição, devido ao planilhamento dos custos de viagem.

      Um grande abraço!