Carro da semana, opinião dono: HB20S 1.6 Comfort Plus 2015

hyundai-hb20s-branco-usado-semana (4)

Há um ano relatei no NA minha busca por trocar de carro e levar outro 0 km pra casa. Estavam sendo vendidas as últimas unidades com IPI reduzido, e minha escolha final, como dizia, ficou entre um Etios Hatch 1.5 XS e um Hyundai HB20S 1.6 Comfort Plus por uns R$ 10 mil a mais.

Levei pra casa a segunda opção, sem arrependimento até então. Venho hoje dar minha opinião sobre o carro, considerando também o meu anterior: um VW Gol G4 2013, que é bem mais modesto, mas traz saudades em alguns momentos.

A linha HB20 se destaca primeiramente no estilo, que costuma agradar ao público em geral. Meu pai chegou a perguntar se era importado, mas não é, e por isso o número de concessionárias é bom.

Os atendentes são simpáticos e prestativos, mas a loja e assistências são burocráticas com os horários. Apesar disso, foi melhor (e muito) que a concessionária Volks. Enquanto escrevia esse texto, me ligaram para agendar a revisão, o que não tive em nenhuma das duas revisões do meu antigo carro.

Apesar disso, no primeiro problema mecânico que tive (e único até então), essa boa impressão sofreu uma queda: a quebra do reservatório do fluido de freio gerou estresse, e precisei ameaçar ir ao Procon para ver o problema resolvido.

Ao todo, foram oito dias sem o carro, por uma peça que o próprio consultor alegou ser fácil conseguir. Ao final, problema solucionado.

A HMB oferece (ou oferecia na época) um carro reserva no caso de manutenção no HB20 no primeiro ano. Diferencial positivo, fruto de uma parceria entre Hyundai do Brasil com a locadora Movida, pouco conhecida, mas que também apresentou um bom trabalho.

hyundai-hb20s-branco-usado-semana (2)

Porém o processo para conseguir esse carro foi demorado. A Hyundai veio pegar meu carro em casa, eu tive que ir até a locadora para retirar outro modelo. Demorei três dias para conseguir um Logan.

Na primeira revisão, feita poucos dias antes dessa publicação, a Hyundai Bari, onde também fiz a compra do carro, foi muito melhor que a concorrente da Volkswagen, em preço, tempo e atendimento.

Ao custo de R$ 185,00, contra os quase R$ 250,00 cobrados pela VW, a revisão completa foi feita em duas horas, comigo acompanhando o serviço do lado de dentro da concessionaria, sentado em um sofá, com ar condicionado, TV, cafezinho e muito conforto.

hyundai-hb20s-branco-usado-semana (6)

Na Volks, foram quase três dias, não trocaram uma borracha de vedação do para-brisa dianteiro que havia solicitado, e o atendimento foi péssimo do começo ao fim, uma grande decepção.

Acredito que a maior reclamação que tenha sobre meu HB20S seja a pintura. Muito frágil, ela ganha uma “cicatriz” diferente a cada rodovia que cruza. A parte da grade pintada em preto está cheia de pequenas manchas brancas, onde um bom polimento não fez efeito.

O problema é relatado por outros proprietários também. É principalmente nesse ponto que citei meu velho Gol como um exemplo a ser seguido: 15 mil quilômetros rodados com ele e nenhum defeito na pintura.

hyundai-hb20s-branco-usado-semana (3)

Um dos destaques positivos do HB20 (também compartilhado por outros donos) é o nível de ruído e vibração. O motor é mais silencioso e vibra menos do que de qualquer outro similar que tenha dirigido.

Em um momento de distração, por exemplo, deixei o motor “morrer” em um ponto movimentado da cidade e só percebi quando acelerei e o carro não foi. Em outro carro, vibração e som do motor desligando seriam perceptíveis, mesmo com o barulho do trânsito no lado de fora.

Por dentro, é agradável em quase tudo. Ele é menor que a maioria dos concorrentes, mas ainda assim tem bom espaço interno. O porta-malas também menor não deixa muito a desejar, mas falha com o sistema de fechamento por hastes articuladas.

hyundai-hb20s-branco-usado-semana (5)

O painel é de bom gosto, bonito e funcional. Não é difícil se entender com as dezenas de funções, a não ser o Bluetooth, que não conecta fácil.

Traz porta-malas com dispositivo antissequestro, comando de som e de recebimento de ligações no volante e um painel com informações bem precisas. Incomoda a pequena quantidade de porta-trecos e a falta das alças-de-segurança, disponível apenas na versão topo de linha, segundo o vendedor.

O interior é bonito, como disse, mas a qualidade dos materiais usados me faz sentir saudades do Gol. As costuras dos bancos desfiam com facilidade, os plásticos ganham riscos com pouco esforço, e qualquer mancha no estofado é fácil de surgir e quase impossível de sair.

Para o padrão do segmento, é bastante confortável. Tem um rodar mais macio que outros da categoria que tive a oportunidade de dirigir, como Logan, Etios Sedan, Ka+ e Voyage, todos 1.5 ou 1.6.

Bem acertado em ajustes de altura e profundidade dos bancos. O câmbio manual é curto e tem troca precisa. Eficaz no desempenho, bom de frenagem e melhor de potência e aceleração que maior parte dos rivais, não me faz sentir falta da sexta marcha colocada no modelo 2016.

Juntando isso à boa aerodinâmica, se torna agradável de dirigir. Ao mesmo tempo, é bastante econômico, chegando a superar os 17 km/l na estrada e os 12 km/l na cidade.

Pois bem, se indico ele pra quem pensa em comprar um? Sim. As qualidades do carro e do atendimento pós-venda são inegáveis e se você gosta dos pontos que elogiei, não vai se arrepender.

Se eu trocaria meu HB20S por outro? Não. Mas digo isso mais pela vontade de conhecer a concorrência do que pelas poucas decepções que tive. No geral, é um bom carro. Ele oferece tudo que se busca em um compacto nacional, e tudo o que se acha na maioria.

Se você estiver pensando em comprar algum desse segmento, vai com certeza pensar nele. Como se diz, ele agrada “à anjos e demônios”. Enfim, de todas as problemáticas, o Hyundai HB20S é bem resolvido.

Por Gilberto Belin.

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X