Home Marcas Fiat Carro usado da semana: Fiat Siena ELX 1.0 16v 2001 – impressões...

fiat siena elx 2001 1.0 16v fire Carro usado da semana: Fiat Siena ELX 1.0 16v 2001   impressões após uso intenso




Relato feito na seção Opinião de Dono, do Fórum NA, pelo membro Azeitona. Lá temos centenas de relatos de donos de outros carros, de todos os segmentos. Vale a pena conferir.

Bom pessoal, gostaria de postar as impressões do Siena ELX 1.0 16v Fire 2001, já que estamos com o bichinho a uns 5 meses, e pegamos como usado. As “primeiras” impressões você pode conferir no tópico aberto na época pra discutir sobre a compra, mas com 5 meses de uso intenso, as impressões mudam, umas pra melhor e outras pra pior. E é aí que quero focar nesse pequeno tópico. Fornecerei as informações técnicas em breve.

Prova de rua:

Começa um novo dia, e significa uma nova provação para o Siena. Aqui em casa ele atende às minhas necessidades de locomoção e da minha família (+3 pessoas) e ainda é o carro para trabalho do meu pai. Não é nada fácil mas até agora faz 5 meses que me surpreendo com ele, sempre valente. Enfim na rua, ele está habilitado a carregar a família com algum conforto. Espaço? Tem porta malas bem generoso.

Mas não são só flores. Por dentro, há opiniões divididas: àqueles que mesmo altos dizem que o carro é espaçoso e os baixos que reclamam da altura do teto, muito baixo. O que é preciso verificar além da sua altura, é a postura. No banco do motorista, eu, com 1,80, sentado na postura correta (toda a coluna incluindo coccix e nuca retos e encostados no banco, este com pouco ângulo de inclinação e joelhos levemente flexionados, braços nunca esticados completamente para empunhar o volante) relo o cabelo no teto, algo que chega estragar meu penteado arrepiado com gel!!!!hhauahua…

Já no banco de trás, não é possível sentar adequadamente sem bater a cabeça no teto. Para sentar nos bancos traseiros somente levando as pernas à frente (onde não há muito espaço) e sentando arcado. Nesse período o siena já carregou material pesado como chapas e lajotas de granito no porta malas. Ferramental do serviço do meu pai, bem como as placas de bronze dele, que são pesadas. A escada de alumínio dobrável quase não coube no carro com os bancos rebatidos.

O Siena não é tão bom na cidade quanto na estrada. Meu pai que dirige mais o carro reclama da falta de agilidade. Para arrancar é preciso “fazer gritar” um pouco. Ladeira, a maior dificuldade. Embale o carro em subidas ingremes para fazer subir e se o carro estiver cheio, será normal o uso da 2ª e até 1ª marcha. Subimos um ladeira íngreme da distância de 1 quarteirão, pegamos um pouco de embalo, mas foi necessário o uso rápido da 2ª marcha, o carro estava em 2 pessoas.

Pegamos o carro com pastilhas novas e o freio está “em cima”. Justamente por ter um freio tão forte, o Abs faz falta e o airbag é indispensável. A direção hidráulica é levíssima e útil na rua. Não temos ar condicionado, o que já é ruim mas a ventilação está péssima. Câmbio dentro do padrão, marchas um pouco ruins de engate, mas desconfio que seja entre a direção e o banco. Meu velho faz as trocas com uma naturalidade incrível.

O verdadeiro teste: Praia e Estrada

Viagem é sinônimo de carro cheio e muito saco. Saco no porta malas e onde couber, e saco de aguentar um 1.0 caindo a rotação ao subir algumas ladeiras da serra do mar. Nesse teste ele nos deu surpresas boas e más. Começando com as más: Além da revisão, foram feitos geometria e balanceamento tempo antes da viagem. Mas um pequeno problema colocou a viagem em risco. Com volante reto na estrada e com as mãos firmes o carro dá “puxadinhas” leves para a direita. Não é nada que assuste, quase não se sente, mas exige atenção redobrada e coisas poucas as vezes fazem grandes estragos, ainda mais num carro sem os principais itens de segurança.

Os pneus são novos e estão devidamente calibrados, o problema é na direção mesmo. A direção leve demais e o freio forte parecem ampliar o problema. Já na praia, mais desafios ao Fiat. Carregar a família e dessa vez rebocando um barco pequeno. O barco é leve, Mistral 15 pés, de fibra com um bom motor envirude 25hp (já adianto que anda pra ********!!!). Rebocar é fácil, mesmo sendo 1.0. Quanto mais peso, mais pedal à apertar – rotação cada vez mais alta. Também andou bem na areia, onde é preciso saber dosar no acelerador pra não patinar e por sua vez, encalhar.

Voltando de um passeio de barco até a ilha de Porto Belo, hora de botar o barco de novo na carretinha de reboque. Mas com a carreta na água, ela deu de encalhar com barco e tudo. A ação da água é muito rápida. Não dava pra empurrar e puxar a carreta com o carro ainda não era possível pois era fundo e levar o carro na água é a pior burrice que alguém pode fazer. Aí veio a ultima provação: O sedan na areia puxou, um reboque com barco acoplado que estava encalhado na água, através de uma corda. Nota 10 pra ele.

Dicas para verificar um Siena:

Se for um Siena 2001, verifique folga no volante de direção hidráulica. Se possível, um teste de rodagem diz se está alinhado. Se não estiver, uma geometria e balanceamento podem resolver, mas se o carro puxar pra um lado sem mais nem menos, pode ser algo mais complexo, como no nosso caso. Se o acabamento das colunas frontais estiverem descolando na parte de cima, pode ser indício de que houve alguma modificação ou reparo na fiação que passa por ali. No nosso caso foi a instalação mal feita de um alarme fora de fábrica.

Verifique a ventilação. No nosso caso está uma *** e será item para verficação na próxima revisão. Freios e câmbio são de praxe, não esqueça de verificar. Se a porta traseira do lado direito não estiver abrindo por dentro, não se desespere: Trava de segurança para crianças que pode ser liberada com uma chave de fenda. Fica junto à tranca da porta. Digo isso porque eu nunca tinha visto esse sistema e já ia usar as chaves pra abrir o acabamento da porta e ver o que tava dando esse buraco.

Bom é isso. Concluo que não é preciso ter medo de carros 1.0. Mas é inevitável xingá-los. O nosso se saiu bem olhe que é um dos piores (Siena sempre fica em último colocado em comparativos sobre potência). Logo mais posto os dados. Espero que esse relatório seja útil pra alguma coisa.



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.