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fiat siena elx 2001 1.0 16v fire Carro usado da semana: Fiat Siena ELX 1.0 16v 2001   impressões após uso intenso




Relato feito na seção Opinião de Dono, do Fórum NA, pelo membro Azeitona. Lá temos centenas de relatos de donos de outros carros, de todos os segmentos. Vale a pena conferir.

Bom pessoal, gostaria de postar as impressões do Siena ELX 1.0 16v Fire 2001, já que estamos com o bichinho a uns 5 meses, e pegamos como usado. As “primeiras” impressões você pode conferir no tópico aberto na época pra discutir sobre a compra, mas com 5 meses de uso intenso, as impressões mudam, umas pra melhor e outras pra pior. E é aí que quero focar nesse pequeno tópico. Fornecerei as informações técnicas em breve.

Prova de rua:

Começa um novo dia, e significa uma nova provação para o Siena. Aqui em casa ele atende às minhas necessidades de locomoção e da minha família (+3 pessoas) e ainda é o carro para trabalho do meu pai. Não é nada fácil mas até agora faz 5 meses que me surpreendo com ele, sempre valente. Enfim na rua, ele está habilitado a carregar a família com algum conforto. Espaço? Tem porta malas bem generoso.

Mas não são só flores. Por dentro, há opiniões divididas: àqueles que mesmo altos dizem que o carro é espaçoso e os baixos que reclamam da altura do teto, muito baixo. O que é preciso verificar além da sua altura, é a postura. No banco do motorista, eu, com 1,80, sentado na postura correta (toda a coluna incluindo coccix e nuca retos e encostados no banco, este com pouco ângulo de inclinação e joelhos levemente flexionados, braços nunca esticados completamente para empunhar o volante) relo o cabelo no teto, algo que chega estragar meu penteado arrepiado com gel!!!!hhauahua…

Já no banco de trás, não é possível sentar adequadamente sem bater a cabeça no teto. Para sentar nos bancos traseiros somente levando as pernas à frente (onde não há muito espaço) e sentando arcado. Nesse período o siena já carregou material pesado como chapas e lajotas de granito no porta malas. Ferramental do serviço do meu pai, bem como as placas de bronze dele, que são pesadas. A escada de alumínio dobrável quase não coube no carro com os bancos rebatidos.

O Siena não é tão bom na cidade quanto na estrada. Meu pai que dirige mais o carro reclama da falta de agilidade. Para arrancar é preciso “fazer gritar” um pouco. Ladeira, a maior dificuldade. Embale o carro em subidas ingremes para fazer subir e se o carro estiver cheio, será normal o uso da 2ª e até 1ª marcha. Subimos um ladeira íngreme da distância de 1 quarteirão, pegamos um pouco de embalo, mas foi necessário o uso rápido da 2ª marcha, o carro estava em 2 pessoas.

Pegamos o carro com pastilhas novas e o freio está “em cima”. Justamente por ter um freio tão forte, o Abs faz falta e o airbag é indispensável. A direção hidráulica é levíssima e útil na rua. Não temos ar condicionado, o que já é ruim mas a ventilação está péssima. Câmbio dentro do padrão, marchas um pouco ruins de engate, mas desconfio que seja entre a direção e o banco. Meu velho faz as trocas com uma naturalidade incrível.

O verdadeiro teste: Praia e Estrada

Viagem é sinônimo de carro cheio e muito saco. Saco no porta malas e onde couber, e saco de aguentar um 1.0 caindo a rotação ao subir algumas ladeiras da serra do mar. Nesse teste ele nos deu surpresas boas e más. Começando com as más: Além da revisão, foram feitos geometria e balanceamento tempo antes da viagem. Mas um pequeno problema colocou a viagem em risco. Com volante reto na estrada e com as mãos firmes o carro dá “puxadinhas” leves para a direita. Não é nada que assuste, quase não se sente, mas exige atenção redobrada e coisas poucas as vezes fazem grandes estragos, ainda mais num carro sem os principais itens de segurança.

Os pneus são novos e estão devidamente calibrados, o problema é na direção mesmo. A direção leve demais e o freio forte parecem ampliar o problema. Já na praia, mais desafios ao Fiat. Carregar a família e dessa vez rebocando um barco pequeno. O barco é leve, Mistral 15 pés, de fibra com um bom motor envirude 25hp (já adianto que anda pra ********!!!). Rebocar é fácil, mesmo sendo 1.0. Quanto mais peso, mais pedal à apertar – rotação cada vez mais alta. Também andou bem na areia, onde é preciso saber dosar no acelerador pra não patinar e por sua vez, encalhar.

Voltando de um passeio de barco até a ilha de Porto Belo, hora de botar o barco de novo na carretinha de reboque. Mas com a carreta na água, ela deu de encalhar com barco e tudo. A ação da água é muito rápida. Não dava pra empurrar e puxar a carreta com o carro ainda não era possível pois era fundo e levar o carro na água é a pior burrice que alguém pode fazer. Aí veio a ultima provação: O sedan na areia puxou, um reboque com barco acoplado que estava encalhado na água, através de uma corda. Nota 10 pra ele.

Dicas para verificar um Siena:

Se for um Siena 2001, verifique folga no volante de direção hidráulica. Se possível, um teste de rodagem diz se está alinhado. Se não estiver, uma geometria e balanceamento podem resolver, mas se o carro puxar pra um lado sem mais nem menos, pode ser algo mais complexo, como no nosso caso. Se o acabamento das colunas frontais estiverem descolando na parte de cima, pode ser indício de que houve alguma modificação ou reparo na fiação que passa por ali. No nosso caso foi a instalação mal feita de um alarme fora de fábrica.

Verifique a ventilação. No nosso caso está uma *** e será item para verficação na próxima revisão. Freios e câmbio são de praxe, não esqueça de verificar. Se a porta traseira do lado direito não estiver abrindo por dentro, não se desespere: Trava de segurança para crianças que pode ser liberada com uma chave de fenda. Fica junto à tranca da porta. Digo isso porque eu nunca tinha visto esse sistema e já ia usar as chaves pra abrir o acabamento da porta e ver o que tava dando esse buraco.

Bom é isso. Concluo que não é preciso ter medo de carros 1.0. Mas é inevitável xingá-los. O nosso se saiu bem olhe que é um dos piores (Siena sempre fica em último colocado em comparativos sobre potência). Logo mais posto os dados. Espero que esse relatório seja útil pra alguma coisa.


  • Diguinho

    AAAAA :eyess: o meu fiesta 2006 1.0 tbm tem uns probleminhas, principalmente de força :teeth2: Se ligar o ar condicionado… :hauhau:

  • Márcio

    Carro não, isso aí é no máximo um meio de transporte, e olhe lá. Junta aí com o vectra e o astra que a imundície está feita.

  • alcantara

    Eu gostei bastante do motor 1.6 16v da fiat, tem um desempenho legal e não gasta tanto!

  • Osprey

    Esse negócio do freio “em cima” é comum em todos os carros da Fiat. Qnd ando de Palio e depois pego outro carro, se esqueço do freio quase q bato na traseira de outro carro…

    • wotan

      Também tenho essa sensação depois que dirijo um fiat, as vezes penso que os fiat’s freiam mais que os outros carros.

  • Luis.J.R.

    Carro 1.0 é assim mesmo!Ainda sedan que é mais pesado. :assob:

  • Lauro

    Bom, vejo que ele esta dentro da média.
    Por ser um carro usado e ano 2001, fico surpreso de voce nao reclamar de barulhos ou problemas, o carro parece estar super inteiro se levar em consideração que é um carro de 7 anos atras.

    Quais as médias dele ?

    Cidade e estrada.

    Parabens pelo carro, vejo que é um carro que te atende plenamente.

    • Giovanni

      Uma vantagem que vejo nos carros da Fiat é isso, eles se mantêm silenciosos por mais tempo que os modelos da concorrência… Resultado do acabamento de melhor qualidade. Mas claro que alguns grilos são inevitáveis num carro tão rodado :smile:

      • Wellison

        Conceteza,fiat roda bastate sem barulhos,tive apenas um palio 02 que tinha um grilo na tampa traseira,mas nos outros fiat nunca tive problema,já meu amigo tem um Gol g3 2002 e a tampa do porta luvas já caiu,e se pegar uma rua de terra parece que vai desmontr o painel de tanto que bate.

  • A.Silva

    Esse carro da foto foi batido na dianteira.

  • ThiagoLana

    Eu tenho um siena 5 estrelas 1.0 6 marchas ano 2000! Que comprei usado!

    No início eu achei que seria uma maravilha aquele tanto de marchas, mas, a FIAT soube enganar muito bem! Pois as marchas são reduzidas! :angre:

    Conclusão: tenho que passar marcha toda hora! O de 5 marchas é muito melhor!
    Num sei que idéia também da Fiat fazer um 1.0 com 6 marchas!!
    0 a 30 -> 1ª marcha
    30 a 45-> 2ª marcha (¬¬)
    45 a 60-> 3ª marcha
    60 a 75-> 4ª marcha
    75 a 80-> 5ª marcha
    80 pra cima -> 6ª marcha (rsrs)

    Mas por ele ser “completo” tem um conforto bom!
    Na estrada se nao tiver carro nenhum na frente… você segue tranquilo andando bem… mas.. se aparece um mole na frente… é 3ª na certa! rsrsrsrsrs

    Quanto a consumo:
    Na estrada:
    faz em media 11…km/l andando a 100.. 120km/h
    Sem passar de 80km/l ele deve fazer uns 13…14km/l (+-)

    Na minha cidade, Conselheiro Lafaiete, tem muito morro.
    consumo médio é de 8km/l

    Bebe d+ ne??? :cry:

    Mas… como num tenho dinheiro ainda pra comprar um melhor… ainda gosto dele! hehe
    E prefiro mil vezes ele do que aquela coisa quadrada de marcha seca (uno)!

    Abraços! t+

    • ThiagoLana

      Correção:

      0 a 20-> 1ª marcha
      20 a 30-> 2ª marcha
      30 a 40-> 3ª marcha
      40 a 60 -> 4ª marcha
      60 a 80-> 5ª marcha
      80 pra cima -> 6ª marcha

    • Roberto

      ThiagoLana, o seu carro bebe muito pois você não dirige economicamente….
      0 a 15-> 1ª marcha
      15 a 25-> 2ª marcha
      25 a 35-> 3ª marcha
      35 a 50 -> 4ª marcha
      50 a 70-> 5ª marcha
      70 pra cima -> 6ª marcha
      O carro tem 6 marchas para que você não use o motor a 5000rpm, pois aumentaria demais o consumo.

  • goncalooo

    Éber, essa é a foto real do carro? se não for… podia pedir pro proprietário tirar uma real pra vermos… seria bem legal :cool:

  • José Renato

    Não sei o motor 1.0 16v, mas tive um Palio 1.3 16V, um verdadeiro foguetinho e super econômico.
    Tive um 206 1.4 e agora tenho um Corsa 1.4 econoflex…nem chegam perto.
    Um dos melhores carros que já tive, nessa faixa de motorização. :clapp: :cool:

    • Fernando

      A vantagem dos Fiat’s sobre os GM’s são as marchas.
      Mesmo os EconoFlex tendo 105 cv, e os Fiat’s menos que 90 cv, não adianta se a caixa de marrchas dos GM’s não ajudam

  • pablorocha

    Os Sienas 1.0 só tem um defeitinho…motor fraco na estrada, quem precisa pegar a estrada é melhor os 1.6 ou 1.8, já na cidade não tem carro igual pelo preço até agora…em breve deverá sair um voyage mais despojado pra disputar a gfaixa de preço do EL.aí a briga ficará feia para o Siena que deverá tb ter uma versão do novo projeto 327/8.

  • Giovanni

    O Siena é muito valente, carro bem construído e com bom nível de conforto. A suspensão poderia ser mais firme e a versão 1.0 decididamente é inadequada, mas no geral é um carro com muitas qualidades. Com o lançamento deste Siena EL por 28 mil com tantos itens de série (como direção hidráulica, computador de bordo, sistema My Car e acabamento bem superior aos concorrentes) acredito que continua sendo a melhor compra da categoria. O Voyage infelizmente é simplório demais por dentro, além de ser o carro mais pelado da categoria (equipando sai caro demais pelo carro popular que é, imagine pagar 40 mil num sedã com acabamento de carro popular!).

  • Claudio

    Quando lançado o Sienna éra um carro horrível, mas a Fiat conseguiu reverter e faze-lo um carro interessante!
    A única coisa que tenho visto de negativo neste carro, é que laguns modelos que chegaram na minha oficina com média de 100mil Km, ja estavam queimando óleo e sujando determinadas velas, ou seja o motor é forte, mas não tão durável neste quesito! Portanto quem for comprar um desses não deixe de levar um mecânico e prestar muita atenção se não queima óleo!

  • Magootz

    “Relato feito na seção Opinião de Dono, do Fórum NA, pelo membro Azeitona. Lá temos centenas de relatos de donos de outros carros, de todos os segmentos.”

    Por um membro apelidado de “Azeitona”, só aqui nesse blog pra fazer esse Pepino e pagar Mico! :teeth2:

  • Mayck

    lá em ksa agente teve um siena exatamente igual a esse.Da mesma cor elx 2001 2002 1.0 16v desde zero..o carro sempre foi incrivel!na estrada..na epoca em ki foi lançado procure dados de alguma revista especializada…falava ki seu motor ate parecia de uma cilindrada maior tamanha a sua elasticidade.

    só eu fikei com ele por um ano..esguelava as machas sem dó do motor..mais gostava mto dele…era macio como nenhum outro 1.0 e era pau pra toda obra..vendemos ele com 86 mil eu axo..
    aih sim tava começando a dar problemas.

  • Cristiano

    Olha, dizer que o carro tem problemas de espaço, teto é baixo, etc… é chover no molhado. estas são deficiências de projeto presentes até hoje. O que interessa é saber qual o estado do carro hoje, depois de anos de estrada. Eu possuo um Siena EX 01 1.0 16V com 106mil KM. O carro esta muito bem conservado e do total 50 mil KM eu rodei na estrada nestes dois anos em que o possuo. Troquei toda a suspensão e pneus por desgaste natural, de resto o único problema que tive foi com o alternador que teve de ser refeito. O carro é silencioso por dentro, não existem rangidos bateções ou qualquer outro barulho, muito melhor do que o 206 de minha mulher (detalhe que o dela é 2008 e esta com menos de 20mil KM). O carro é confortável e apesar de sofrer um pouco com as retomadas, anda muito bem na estrada e é ideal na cidade. O consumo é muito bom faz aproximadamente 10km/l na cidade e 12,5 na estrada, sempre com pé relado, não forço o carro normalmente. Se bem que se precisar ele vai embora… o único problema realmente é a estabilidade que não é das melhores, haja vista que a direção é muito leve, em compensação na cidade, para manobras o carro é perfeito. Enfim, como disse já rodei mais de 50milkm em 2 anos e o carro é valente, confortável, como porta-malas invejável. Já tive Volks, GM, Ford, Peugeot, todos mais novos do que ele e mesmo assim, este Fiat é de longe o melhor usado que já possuí. Troco por outro e recomendo.

  • Yuri

    Esse Siena e o Palio II são horriveis. :down:

  • wanderson

    eu acabei de trocar meu gol 1.0 16v em um siena EX 2001, o gol era muito melhor em algumas coisas e o siena é melhor em outras, agora nao to gostando mesmo é do consumo do siena, bebe muito mais que o gol, sem falar que o carro nao anda é muito amarrado, fora isso to gostando do carro.

  • adriano

    tenho um siena 2002 25 anos ta uma porcaria, acende a luz da injeção e acusa o corpo de borboletas, esta semana vou levar na oficina e deixar por lá até resolver, porque pelo visto pode não ser o corpo de borboletas e sim outra coisa,eles vão fazer testes e mais testes pra descobrir, mas fiquem de olho nestes sienas 2002 25 anos por ai, pode ser bucha, fora que as peças são tudo cara um pouco porque é Fiat e pior por ser 16 válvulas, antes de comprar um desses fica a dica.

  • https://www.facebook.com/rivaldo.teles.9 Rivaldo Teles

    Olá, meu nome é Rivaldo, sou proprietário de um siena motor fire 1.0 16v, modelo Elx da série 25 anos.

    Possuo o carro a 2 anos, o carro agora está com 108.000 km sempre faço as revisões com meu mecanico trocando o oleo e filtro a cada 4.000 km quando o comprei troquei a correia, rolamentos e tencionadores, uso sempre oleo do manual, uso o carro no dia a dia, sempre com o ar-condicionado ligado que é uma das coisas que eu mais gosto do carro, pois é muito eficiente suspenssão muito macia, direção melhor do que todos os carros que eu tive , freios excelentes conforto e isolamento acustico do veiculo fora de série sem falar do consumo pois rodo com um tanque de 48 litros 475 km para então entrar na reserva que ainda rodo mais 60 km isso com o ar ligado sempre pois minha cidade é quente unicas vezes que eu fui no mecanico foi apenas para manutenção preventiva e limpesas de bicos e tbi trocas pastilhas e cabos de vela fora isso mais nada já o carro de minha mãe com 2 semanas de uso bateu o motor voyage 2011, vasamentos, ruidos dos acabamentos internos entre outros problemas de inguinição e etc… Com relação as peças de desgastes não são caras como pastilhas e etc… Estou muito satisfeito com meu carro só saio dela para um corolla pois é um puta carro e tenho conhecidos que tem o carro e falam muito bem do mesmo sou de Aracaju Sergipe se alguem tiver alguma duvida com relação ao siena pode me mandar e-mail ri-gt@hotmail.com ou liga 9825-9697 um grande abraço a todos.