Home Marcas Fiat Carro usado da semana, opinião de dono: Fiat Marea ELX 1999

fiat marea 1999 elx robson rogerio 1 Carro usado da semana, opinião de dono: Fiat Marea ELX 1999




O relato de hoje é de nosso leitor Robson Rogério, que tem um Marea ELX 1999 já por um ano e meio. Veja as suas impressões sobre o modelo:

O carro proporciona grande conforto e prazer em dirigir, o desempenho é satisfatório, adoro pegar estrada para poder aproveitar ao máximo todo o prazer de condução que o veículo oferece. Até em congestionamentos o carro me agrada, pois fecho os vidros, ligo o som (os falantes originais são suficientes) e esqueço o barulho lá fora.

Apesar de já estar com 10 anos de uso, o ruído interno é baixíssimo, as peças continuam bem encaixadas e tudo funciona normalmente. O porta-malas é excelente, o espaço interno permite que quatro passageiros adultos viajem com conforto.

fiat marea 1999 elx robson rogerio 2 Carro usado da semana, opinião de dono: Fiat Marea ELX 1999

No meu ponto de vista, o consumo é compatível com o carro e sua motorização, mas rodando no álcool o gasto com combustível diminuiu consideravelmente visto que álcool de qualidade aqui em SP esta custando R$ 1,08.

A manutenção não é nada do outro mundo como falam por aí, volto a dizer que é compatível com o porte, proposta e tecnologia do carro. Além do mais, a preventiva sai sempre mais barata que a corretiva e isso vale para qualquer veiculo.

Sempre que preciso fazer alguma manutenção levo nos meus mecânicos de confiança, que conhecem o carro e sabem o que estão fazendo, sempre recomendados por outros proprietários de Marea. Efetuo as trocas de óleo e filtro a cada 5000 km sempre utilizando BR Tecno semi-sintetico, e nunca precisei completar o óleo entre as trocas, o nível sempre se manteve praticamente o mesmo entre uma troca e outra.

fiat marea 1999 elx robson rogerio 3 Carro usado da semana, opinião de dono: Fiat Marea ELX 1999

Nessa altura algum leitor já deve estar pensando: “O cara só fala bem do carro, também dificilmente o dono vai falar que seu carro não presta, que dá problemas, etc.”, mas realmente não tenho o que reclamar do carro.

Quando comprei já sabia que não tem mercado, que para vender é difícil, que o valor de mercado é baixo e tudo o mais, então fiz uma compra consciente, só não concordava com aquele papo de quem nunca teve o carro e fala que não presta, antes do Marea eu tinha um Tempra 16V que também estava em ótimo estado e vendi rapidamente, pelo mesmo preço que havia pago um ano antes, apesar do mercado não gostar desse carro também. Acho que existem mais donos ruins do que carros problemáticos.

Bem, acho que é isso, resumindo acho o Marea uma ótima compra, pois o preço é baixo e o carro oferece um ótimo conforto, desempenho e nível de equipamentos muito bom. Só é preciso tomar muito cuidado antes da compra, pois seu estado geral deve ser muito bem avaliado, de preferência por mecânico de confiança que conheça de verdade esse veiculo, o carro não aceita gambiarras e quebra-galhos e donos relaxados existem ao montes e quando se juntam aos chamados “mecânicos” a bomba relógio está armada.

Adquirido em novembro de 2007 com 88000 km

Quilometragem atual: 106000 km

Motorização: Fivetech 2.0 20 válvulas originalmente com 127 cv (hoje está com chip álcool e 142 cv)

Média de consumo:

Na gasolina fazia entre 7,5 e 8,0 km/l rodando todos os dias no trânsito pesado de SP. Rodando no álcool faz em média 5,5 km/l fazendo o mesmo uso de antes, média de 40 km de trânsito pesado de SP todos os dias. Em percurso rodoviário melhora bastante, praticamente rodo com meio tanque o que rodaria no urbano com um tanque.

Manutenções efetuadas:

Troca de correias (dentada, alternador, compressor a/c), rolamentos e tensores, Suspensão (molas, amortecedores, bandejas, bieletas, etc), Discos e pastilhas, Bomba de combustível, Revisão geral (bicos, TBI, velas, etc), Troca do gás e filtro do a/c, Polimento da pintura, Conserto das maquinas dos vidros elétricos traseiros.

Equipamentos: Air bag para o motorista e passageiro, Ar condicionado automático, Faróis de neblina dianteiros, Luz de neblina traseira, Sensor de temperatura externa, Rodas de liga leve 15″ modelo “serrinha” original do Marea HLX 2.4, Vidros elétricos com one touch, Travas elétricas, Volante com regulagem de altura, Faróis de xenon 6000k.

Você acha que os problemas mecânicos que o Marea tem são realmente causados por falta de manutenção e uso de óleo fora da especificação, ou acha que os donos do modelo sempre são otimistas demais com relação a qualidade de seus carros?



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.