Home Populares Carro usado da semana, opinião do dono: Logan Expression 1.0 16v 2008...

renault logan expression thiago parisio Carro usado da semana, opinião do dono: Logan Expression 1.0 16v 2008 / 2009




Esta semana apresentamos o relato de nosso leitor Thiago Parísio, de Jaboatão dos Guararapes / PE, falando de seu Logan Expression 2008 / 2009. Veja:

Acompanho o NOTÍCIAS AUTOMOTIVAS há aproximadamente 4 meses e decidi falar um pouco sobre meu carro atual, um dos modelos mais polêmicos do mercado brasileiro: o Renault Logan. O modelo, um Logan Expression 1.0 16v 08/09 prata, saiu da concessionária em setembro do ano passado, após 06 meses de uma experiência traumática com um Ford Ka 09 (batida, 02 reboques por falhas mecânicas e início de ferrugem).

Naquele momento, não tinha uma preferência clara por nenhum modelo, e estava pesquisando modelos que estivessem de acordo com as minhas possibilidades financeiras. Cheguei a fazer um test-drive no Gol G5 e, embora tenha achado interessante, não me cativou a ponto de fechar a compra: a posição de dirigir não era das melhores, e o acabamento, tão elogiado pela imprensa automotiva quando do seu lançamento, não me chamou atenção (especialmente pelo excesso de plástico).

Decidi, por fim, realizar um test-drive num Logan. Já existiam em minha família 2 pessoas que tinham adquirido este carro e demonstravam alta satisfação. Surpreendi-me, primeiramente, com o excelente espaço interno e a ótima posição de dirigir. No trânsito, o carro comportou-se de maneira suave, confortável. Por fim, o preço e as condições de pagamento foram muito boas para a proposta do veículo.

Desde então, tenho ficado cada vez mais satisfeito com o carro, que não apresentou qualquer problema até o momento. O acabamento, embora simples, não apresenta folgas, peças mal encaixadas ou ruídos. Além disso, comporta-se de maneira firme nas curvas, sem comprometer o conforto dos passageiros.

O próprio design, que muitos consideram ser o seu “calcanhar-de-aquiles”, me agrada: tem certa personalidade, se destaca num trânsito massificado. Para mim, que rodo aproximadamente 45 km diários para trabalhar, o lado mais positivo é o consumo: utilizando álcool e ar condicionado durante pelo menos 80% do tempo, consigo médias sempre superiores a 9 km/l.

Na estrada, durante uma viagem à cidade de Natal (RN), já consegui 14 km/l, com 100% do tempo de ar ligado. Em relação à concessionária e à própria Renault, não tenho o que reclamar: o atendimento é cordial, as dúvidas são esclarecidas com agilidade e os preços dos serviços e das revisões praticadas são justos.

Como nem tudo são flores, o carro possui pequenos defeitos:

- Ao motor, falta um pouco de força abaixo das 2.000 rotações (algo comum em motores multiválvulas) – o ideal, neste caso, é o motor 1.6 8V;

- Os limpadores de pára-brisas são mais lentos do que deveriam: numa chuva mais intensa, sente-se falta de velocidade para ajudar a dirigir;

- Os puxadores das portas são ruins: se o carro estiver numa ladeira, por exemplo, a falta de apoio para puxá-las é realmente desagradável.

No conjunto, considero o Logan como o melhor sedan compacto do Brasil. Ninguém oferece tanto quanto ele: 3 anos de garantia total, o maior espaço interno da categoria (similar a de carros bem maiores), excelente porta-malas, posição de dirigir confortável, e suspensão macia, mas segura. A quem me pergunta sobre o carro, recomendo fortemente. Este é o meu 6º automóvel, e nenhum me deu tanta satisfação quanto o “quadrado” da Renault.

DADOS GERAIS

Aquisição: 19/09/2008
Quilometragem atual: 13.700
1ª revisão efetuada? Sim (menos de R$ 140,00)
Equipamentos de série: ar condicionado, direção hidráulica, travas e vidros elétricos
Acessórios: alarme, jogo de rodas 14”, película e revestimento de colunas laterais


  • LkS

    tudo bem mais ele poderia ser um “sandero sedan”…
    seria bem mais bonito…

  • rhn_roberto

    “e o acabamento, tão elogiado pela imprensa automotiva quando do seu lançamento, não me chamou atenção (especialmente pelo excesso de plástico)”

    Ele se referio ao gol nesse comentario.Mas porque todos metem o pau no gol pelo excesso de plástico?Pelo oque eu saiba TODOS os carros populares possuem plastico ao extremo para dar o acabamento.(tirando o palio antigo, ká e uno que ficam só na lataria).

    Quanto a esse LOgan, oque me deixa contra ele, é o design dele por fora, horrivel.Uma coisa horrivel tambem em todos os renaults de entrada é o botao do vidro que fica no painel, e nao na porta, e os de tras ficam no chão!Tirando isso ele deve ser um bom carro.

    • Dodge

      O acabamento do Gol é horrível! Só não digo que é uma desgraça completa pq isso o Gol G4 já foi (em termos de acabamento)! E pior que nesse país de tolos, não falta quem queira comprar um… KKK!

  • Paulo Costa

    Apesar de seu preço ser igual a de Sedan Compacto, chamar de Sedan Compacto acho complicado hehehe…
    Se carro fosse avaliado por metro³ o Logan seria campeão de vendas da categoria, rsrsrsrsrsrsrs… de qualquer forma assim como o amigo acho o design Sandero mais palatável que o do Logan…

    Já no quesito consumo achei impressionante…. 1.0 16v faz 14km/l na estrada com alcool puro e ar ligado? faz mais de 20km/l com gasolina então? já que proporção geralmente é alcool faz 2/3 do que faria com gasolina o mesmo percurso.

    Sempre ouvi boas coisas do Logan, poucas pessoas reclamam desse carro.

  • N.a.s.s.e.r

    Precisa perguntar pra ele se acha o Logan melhor que o Clio.

  • Paulo Costa

    Achei os números de consumo que você passou impressionantes….
    14km/l de alcool puro na estrada com um 1.0 16v com ar ligado?
    quanto faria com gasolina pura? 20km/l? considerando que a proporção é aproximadamente para cara 1L de gasolina gastaria 2/3 de alcool…?
    não sabia que o Logan era tão economico assim

    • Paulo Costa

      Digo para cada 1 litro de alcool, gastaria 2/3 de gasolina..

  • parisio

    Paulo, eu sou o proprietário do Logan em questão. Realmente as médias de consumo são excelentes: na última semana, por exemplo, consegui 9,35 km/l em circuito 100% urbano.

    • Paulo Costa

      Estão ótimas… bom saber que temos carros 1.0 com consumo de 1.0… o motor entrega pouca potência mas ao menos economiza…. na outra semana tivemos o proprietário de um gol 1.0 que consumia igual a carro 1.6 :’-(

      • parisio

        Meus carros anteriores (Celta Life e Ka), ambos flex, dificilmente chegavam a 8,5 km/l. Por isso, gosto do Logan cada vez mais: maior, mais confortável… e mais econômico!

        • Dodge

          Bom, então parabéns pelo carro! Não acho o Logan uma obra prima do design, mas é um bom carro! Pena que os impostos comeram a maior vantagem dele lá fora!

          • parisio

            Dodge, digamos que o Logan é um carro que se compra com a “cabeça”, e não com o “coração”.

        • Alex-BH

          Eu tenho um Corsa Wind 2001 hatch 2P que faz, na cidade, entre 9 e 11km/l, aqui em BH, e na estrada, entre 13 e 16km/l. Também tenho um Corsa Sedan GLS, que é 1.6 16V e que faz entre 8 e 9,5km/l na cidade e entre 11 e 17km/l (sim, já fez 17km/l na BR-040 sentido Brasília, que é cheia de retas!!!) em estrada, logicamente dependendo da estrada e do trânsito.

          Mas tudo isso depende do “peso” do pé do motorista e da manutenção, combustível e óleo do carro.

  • IgorFere

    Muito bom essa matéria!
    Pena que para o brasileiro o design é quase tudo… o resto é a fidelidade aos simbolos.
    Será que isso tem volta ?

    Alguém poderia me dizer, tirando o design, porque este carro não vende tanto quanto os concorrentes ?

    • parisio

      Igor, acredito que falte mais vontade da própria Renault em promovê-lo. O caro é maior, mais espaçoso e mais econômico que seus concorrentes, oferece 03 anos de garantia total e ainda por cima tem um valor de compra bastante interessante.

  • helmygalindo

    O Logan é um exelente carro. Por isso que já ganhou alguns premios importantes internacionalmente. O problema é que ninguem sabe como ele vai se comportar na revenda.

    • parisio

      Pelo valor porque tem sido vendido, a depreciação está na média da categoria. Acredito que os 03 anos de garantia, pegando ainda o 2º proprietário, sejam um fator positivo para o carro.

  • EduardoRN

    No lançamento desse carro disseram que ele tinha algumas soluções tipo, vidros planos, poucos vincos e etc para baratear o projeto, mas o preço dele, para o consumidor, está igual ou maior que seus concorrentes. Por dentro, em termos de acabamento, ele está dentro da média do segmento, mas seu design deixa muito a desejar.E queiram ou não esse detalhe pesa muito.

    • parisio

      O grande problema é que, no Brasil, a excessiva carga de impostos termina penalizando o benefício de carros feitos para custar mais barato. O Logan tenta compensar isto, e consegue, oferecendo um pacote mais completo de benefícios aos compradores.

  • fernando-ric

    O maior prêmio internacional que o Logan ganhou foram 3 estrelinhas no Euro N-Cap. Isso com duplo airbag.

    • danix

      bota teu uno palio lá então..

    • N.a.s.s.e.r

      hehehehehe belo prêmio! Dacia Logan nem de graça!

  • rlaranjo

    Bom, eu particularmente jamais compraria um sedan popular 1.0, porque pra mim é a pior desgraça do mundo. É o tipo de carro mais sem graça que existe. Maaaas se eu tivesse que comprar um, só compraria o Logan pelo espaço interno.

    E cá entre nós, sedan popular 1.0 é tudo igual. Anda pouco, economiza, não empolga e tem bom porta-malas. E custa caro…

  • victorcvs

    O que matou o design desse carro foi a dianteira, não acho o angulo lateral e a traseira ruim. Faltou muito pouco para ficar bom, bastava a renault ter feito a frente como o do sandero, afinal, são o mesmo carro. Andei em um esses dias e me impressionei, principalmente com o espaço interno. Quanto ao acabamento, só não gostei da textura do plastico preto, dá muita impressão de plástico pobre e de carro antigo mas os encaixes são bons.

  • cxgalera

    ASSUSTADOR !

    Foi o desmonte desse Logan no teste de 60 mil km da 4R ! Motor praticamente estourado !!! E soldas dos bancos se soltaram ! Para a decepção da revista q, até então, elogiava bastante o carro !

    • parisio

      Motor praticamente estourado é mais do que exagero: a QR alertou que o 3º proprietário poderia ter despesas um pouco mais elevadas, isso por volta dos 120.000 km. Além disso, a própria revista não afirma que isto seria um defeito de fabricação.

    • parisio

      Acredito que, em no máximo 01 ano, tenhamos a versão reestilazada do Logan: http://www.webmotors.com.br/wmPublicador/Segredos_Conteudo.vxlpub?hnid=39952

  • Juliano Ross

    Quando começaram a sair as notícias do lançamento do Logan no Brasil e já fiquei esperando o carro. Quando lançou fui em uma concessionária e minha esposa achou feio (eu até gostei, mas não dá pra aguentar a patroa buzinando na orelha).
    Ai resolvi esperar pelo tal Logan Hatch.
    Assim que o Sandero chegou foi paixão a 1ª vista e comprei um Expression 1.6 8v completo.
    Carro muito bom, pena que tive que negociar ele pra comprar minha casa…
    Assim que der vou olhar novamente o Sandero ou o Logan (se já estiver com a reestilização)…
    Quem já teve um logan ou Sandero sabe como a Renault acertou a mão nesses carros, prova disso é que o Sandero cada m~es vende mais (acho que esse mê vai chegar perto das 5.000 unidades)…

  • CMau08

    Mas sobre o desmonte da QR, a gente tem que lembrar que eles levaram aquele Logan diversas vezes para a estrada. Não foi rodovia, e sim estrada de terra. Eu não confio mais nesse teste da QR, em uma edição o Megane deles serviu de carro caça-segredos, ou seja, hora ou outra eles levaram o motor pras 92376523497508432057 rpm, e meteram ele em estrada também. E não adianta dizer que é um teste de “verdade”, porque, pelo menos eu, não meto meu carro na terra.