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Fui assistir a “Fast Five”, o “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio”. Como em todo filme de produção americana, os estereótipos brasileiros não mudam: todo mundo é pardo, bandido e anda armado. E as mulheres são mães solteiras ou moças de vida fácil. Desta vez, pelo menos, não disseram que a língua falada no Brasil é o espanhol nem que a capital é Buenos Aires. Orgulho nacional à parte, pois até o Maverick do filme é americano, o melhor da “película” são os carros, definitivamente!

Afinal, não é sempre que se vê em movimento e num filme só, Ford GT 40, Koenigsegg CCXR, Porsche GT3, Corvette GS 66 (ok, é réplica, mas tudo bem), Nissan Skyline GTR, Dodge Charger 70 Mopar e Challenger SRT-8 2010, Maverick 302 V8 Grabber 70 e os que acabaram me atraindo mais, por isso deixei por último: os carros de polícia! São eles o Gurkha LAPV 6.7 V8 Automatic-5, o “caveirão” do filme, as picapes GMC e, claro, os Dodge Charger HEMI 6.1 V8 Police Car! Sim, havia alguns Jetta 2.0 primeira geração como coadjuvantes. Que ainda seriam úteis por aqui.

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Alguém aí se lembra dos carros de polícia brasileiros modernos? E dos mais antigos? Vale um parênteses aqui: no Brasil, ao falarmos de “polícia” estamos falando de Civil, Militar e Federal e subdivisões destas. Mas tudo bem, alguns carros obtiveram “credenciais” para fazer parte de todas elas.

Entre os que eu me lembro, estão: Fusca, Opala, Veraneio (duas gerações), Kadett Ipanema, Gol, Parati, Santana, Corsa Classic Sedan, Corsa B Hatch e Sedan, Astra Sedan, Palio Hatch e Weekend, Blazer, Land Rover Defender, Fiesta Hatch e Sedan, Corolla, Mégane e, na minha opinião, um dos melhores pelo conjunto: Vectra (por volta do ano 2000). Este último recebeu rodas aro 15, bom motor 2.2 e gozava de ótima estabilidade, bom porte e torque aceitável para a função, características fundamentais numa perseguição.

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A Blazer, no batente até hoje, peca muito em estabilidade. Durante um treinamento em Interlagos, um instrutor e piloto experiente capotou uma durante o curso. Por aí já se vê. Recentemente chegaram as Hilux SW4. Robusta e confiável mecanicamente, sem dúvida. E com tração 4×4. Mas com o mesmo problema de estabilidade – pois estamos falando aqui de situações que podem exigir velocidades acima de 160 Km/hora e curvas fechadas a serem feitas acima de 80 Km/h. Um Porsche Cayenne seria um sonho! No entanto, eu ficaria satisfeito com a “irmã” dela, a VW Touareg V8, para ser usada em todo tipo de piso. E Jettas 2.0 Turbo em estradas asfaltadas ou perímetro urbano.

Acredito estar sendo realista, uma vez que pelo mundo afora, existem Lamborghini, Porsche, Corvette, Alfa Romeo e Ferrari na tropa. Aqui, quem sabe um Bertin Vorax futuramente, heim!? Afinal estamos entre as oito maiores economias do globo. Já merecemos algo mais que Golzinhos e Sanderos. Desde que nas mãos certas, aos policiais mais bem treinados e preparados!

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Agora, o que ninguém discute é que, sem dúvida, o carro de polícia mais famoso do Brasil é o Simca Chambord do Inspetor Carlos, o Vigilante Rodoviário, que por vezes também utilizava uma motocicleta Harley Davidson no trabalho. As famosas Indian também foram boas aliadas da polícia no mundo todo.

Falemos um pouco agora das viaturas dos Estados Unidos, de onde este fascínio pelos carros de patrulha teve origem. As mais famosas por lá foram: Chevrolet Belair, Ford Fairlane, Dodge Coronet, Ford Mustang, Dodge Diplomat /Plymouth Grand Fury e, claro, Chevrolet Impala / Caprice e Ford Crown Victoria. E mais recentemente Ford Taurus Interceptor AWD (tração integral) e Explorer Interceptor, também AWD em substituição ao queridinho dos “cops”, o Crown Victoria, que deve sair de linha em breve.

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De olho neste mercado, uma empresa americana chamada Carbon Motors apresentou recentemente o projeto de um carro projetado exclusivamente para a polícia, com portas traseiras suicidas e motores a diesel da BMW.

Uma coisa é certa: ter um carro-patrulha seguindo você no trânsito não é nada agradável! Certa vez fui à Califórnia e aluguei um Honda Accord. Na dúvida entre virar à esquerda ou seguir reto, virei, mas não estava na faixa certa, com a seta branca pintada no chão. Era uma espécia de via marginal. Então ouvi uma sirene e percebi pelo retrovisor uma verdadeira árvore de natal de luzes piscantes e coloridas. Era um Crown. Não havia como parar imediatamente. Fui mudando para as faixas mais à direita. E o Crown colado atrás!

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Para aumentar a intimidação, começou a soar a mensagem em alto e bom som “Stop Immediately! Stop Immediately!”. Consegui então parar, entreguei passaporte e carteira de habilitação, ouvi a repreensão, pedi desculpas, expliquei e…ufa.!…fui informado pela policial que em alguns casos a primeira repreensão é verbal. Fica anotada, mas não gera multa. Em outros, pode gerar até tribunal. Apesar do “happy end” não recomendo tal experiência.

Ainda se tratando de EUA, uma curiosidade que muitos nem imaginam ser possível. Um cidadão comum pode comprar um carro de patrulha usado para seu uso pessoal. Sem o giroflex, o brasão da corporação, as luzes coloridas e os faroletes, claro. Muitos civis gostam, pois aqueles carros têm inúmeras modificações mecânicas como motores e transmissões modificados, suspensões reforçadas, turbo etc . Alguns colecionam e os exibem em eventos.

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Nesse caso, desde que não circulem nas ruas, podem manter luzes, sirene e faroletes. E para finalizar, uma curiosidade do Brasil. Até os anos 60, principalmente em cidades do interior, a polícia, serviço de emergência e serviço funerário municipal eram incipientes e não tinham viaturas. Quem fazia tais serviços? Os – poucos – taxistas. E eram pagos para isso.

História contada por motoristas de táxi da “velha guarda” com 70 anos de idade ou mais. Os carros eram em sua maioria Ford e Chevrolet das décadas de 40 e 50, com generosos bancos inteiriços na frente e atrás.

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E então: ao ver um filme de perseguição policial não dá vontade de dar uma voltinha em algumas destas máquinas da lei envenenadas? Eu também quero…Só se for como motorista, claro!

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Por Gerson Brusco Gonzalez





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