Home Etc Carros de polícia

carro de policia 0 Carros de polícia




Fui assistir a “Fast Five”, o “Velozes e Furiosos 5 – Operação Rio”. Como em todo filme de produção americana, os estereótipos brasileiros não mudam: todo mundo é pardo, bandido e anda armado. E as mulheres são mães solteiras ou moças de vida fácil. Desta vez, pelo menos, não disseram que a língua falada no Brasil é o espanhol nem que a capital é Buenos Aires. Orgulho nacional à parte, pois até o Maverick do filme é americano, o melhor da “película” são os carros, definitivamente!

Afinal, não é sempre que se vê em movimento e num filme só, Ford GT 40, Koenigsegg CCXR, Porsche GT3, Corvette GS 66 (ok, é réplica, mas tudo bem), Nissan Skyline GTR, Dodge Charger 70 Mopar e Challenger SRT-8 2010, Maverick 302 V8 Grabber 70 e os que acabaram me atraindo mais, por isso deixei por último: os carros de polícia! São eles o Gurkha LAPV 6.7 V8 Automatic-5, o “caveirão” do filme, as picapes GMC e, claro, os Dodge Charger HEMI 6.1 V8 Police Car! Sim, havia alguns Jetta 2.0 primeira geração como coadjuvantes. Que ainda seriam úteis por aqui.

carro de policia 1 Carros de polícia

Alguém aí se lembra dos carros de polícia brasileiros modernos? E dos mais antigos? Vale um parênteses aqui: no Brasil, ao falarmos de “polícia” estamos falando de Civil, Militar e Federal e subdivisões destas. Mas tudo bem, alguns carros obtiveram “credenciais” para fazer parte de todas elas.

Entre os que eu me lembro, estão: Fusca, Opala, Veraneio (duas gerações), Kadett Ipanema, Gol, Parati, Santana, Corsa Classic Sedan, Corsa B Hatch e Sedan, Astra Sedan, Palio Hatch e Weekend, Blazer, Land Rover Defender, Fiesta Hatch e Sedan, Corolla, Mégane e, na minha opinião, um dos melhores pelo conjunto: Vectra (por volta do ano 2000). Este último recebeu rodas aro 15, bom motor 2.2 e gozava de ótima estabilidade, bom porte e torque aceitável para a função, características fundamentais numa perseguição.

carro de policia 2 Carros de polícia

A Blazer, no batente até hoje, peca muito em estabilidade. Durante um treinamento em Interlagos, um instrutor e piloto experiente capotou uma durante o curso. Por aí já se vê. Recentemente chegaram as Hilux SW4. Robusta e confiável mecanicamente, sem dúvida. E com tração 4×4. Mas com o mesmo problema de estabilidade – pois estamos falando aqui de situações que podem exigir velocidades acima de 160 Km/hora e curvas fechadas a serem feitas acima de 80 Km/h. Um Porsche Cayenne seria um sonho! No entanto, eu ficaria satisfeito com a “irmã” dela, a VW Touareg V8, para ser usada em todo tipo de piso. E Jettas 2.0 Turbo em estradas asfaltadas ou perímetro urbano.

Acredito estar sendo realista, uma vez que pelo mundo afora, existem Lamborghini, Porsche, Corvette, Alfa Romeo e Ferrari na tropa. Aqui, quem sabe um Bertin Vorax futuramente, heim!? Afinal estamos entre as oito maiores economias do globo. Já merecemos algo mais que Golzinhos e Sanderos. Desde que nas mãos certas, aos policiais mais bem treinados e preparados!

carro de policia 3 Carros de polícia

Agora, o que ninguém discute é que, sem dúvida, o carro de polícia mais famoso do Brasil é o Simca Chambord do Inspetor Carlos, o Vigilante Rodoviário, que por vezes também utilizava uma motocicleta Harley Davidson no trabalho. As famosas Indian também foram boas aliadas da polícia no mundo todo.

Falemos um pouco agora das viaturas dos Estados Unidos, de onde este fascínio pelos carros de patrulha teve origem. As mais famosas por lá foram: Chevrolet Belair, Ford Fairlane, Dodge Coronet, Ford Mustang, Dodge Diplomat /Plymouth Grand Fury e, claro, Chevrolet Impala / Caprice e Ford Crown Victoria. E mais recentemente Ford Taurus Interceptor AWD (tração integral) e Explorer Interceptor, também AWD em substituição ao queridinho dos “cops”, o Crown Victoria, que deve sair de linha em breve.

carro de policia 4 Carros de polícia

De olho neste mercado, uma empresa americana chamada Carbon Motors apresentou recentemente o projeto de um carro projetado exclusivamente para a polícia, com portas traseiras suicidas e motores a diesel da BMW.

Uma coisa é certa: ter um carro-patrulha seguindo você no trânsito não é nada agradável! Certa vez fui à Califórnia e aluguei um Honda Accord. Na dúvida entre virar à esquerda ou seguir reto, virei, mas não estava na faixa certa, com a seta branca pintada no chão. Era uma espécia de via marginal. Então ouvi uma sirene e percebi pelo retrovisor uma verdadeira árvore de natal de luzes piscantes e coloridas. Era um Crown. Não havia como parar imediatamente. Fui mudando para as faixas mais à direita. E o Crown colado atrás!

carro de policia 5 Carros de polícia

Para aumentar a intimidação, começou a soar a mensagem em alto e bom som “Stop Immediately! Stop Immediately!”. Consegui então parar, entreguei passaporte e carteira de habilitação, ouvi a repreensão, pedi desculpas, expliquei e…ufa.!…fui informado pela policial que em alguns casos a primeira repreensão é verbal. Fica anotada, mas não gera multa. Em outros, pode gerar até tribunal. Apesar do “happy end” não recomendo tal experiência.

Ainda se tratando de EUA, uma curiosidade que muitos nem imaginam ser possível. Um cidadão comum pode comprar um carro de patrulha usado para seu uso pessoal. Sem o giroflex, o brasão da corporação, as luzes coloridas e os faroletes, claro. Muitos civis gostam, pois aqueles carros têm inúmeras modificações mecânicas como motores e transmissões modificados, suspensões reforçadas, turbo etc . Alguns colecionam e os exibem em eventos.

carro de policia 6 Carros de polícia

Nesse caso, desde que não circulem nas ruas, podem manter luzes, sirene e faroletes. E para finalizar, uma curiosidade do Brasil. Até os anos 60, principalmente em cidades do interior, a polícia, serviço de emergência e serviço funerário municipal eram incipientes e não tinham viaturas. Quem fazia tais serviços? Os – poucos – taxistas. E eram pagos para isso.

História contada por motoristas de táxi da “velha guarda” com 70 anos de idade ou mais. Os carros eram em sua maioria Ford e Chevrolet das décadas de 40 e 50, com generosos bancos inteiriços na frente e atrás.

carro de policia 7 Carros de polícia

E então: ao ver um filme de perseguição policial não dá vontade de dar uma voltinha em algumas destas máquinas da lei envenenadas? Eu também quero…Só se for como motorista, claro!

carro de policia 8 Carros de polícia

carro de policia 9 Carros de polícia

Por Gerson Brusco Gonzalez


  • ARISTEU

    Esqueceu de falar do melhor carro de policia que o Brasil tem e que apareceu no filme também: Focus

    ps; viu o filme todo, incluindo a parte depois dos créditos? Porque quando eu assisti, 90% saiu durante os créditos e perdeu a melhor parte.

    • Gustavo

      Putz, saí durante os créditos! Perdí!

      • vini_B

        akela bmw 135i coupé cop car ta bom, ou o charger pursuit, já q é agente q paga impostos.

    • diplomaciasecreta

      verdade. viu! SEM BASE AQUELE FINAL! PUTZ! SEM BASE! SEM BASE!

      • ARISTEU

        como sem base? no 4 o toretto só imagina como foi o acidente, e o corpo? ;)
        o 6 será o melhor de todos

    • Miguel Osterroht

      Não me lembro, o que tem depois dos créditos?

  • Marcus

    os carros que aparecem (dodge de policia) foi porque a dodge deve ter dado uma graninha. só.

    • vinicarioca

      a chrysler é uma das principais patrocinadoras do filme… óbvio que tinha que ganhar algo em troca

  • Felipe Pisaneschi

    E o pior é que os bandidos daqui são mais evoluídos do que os de lá kkkk relação Polícia x Bandido: 0

  • maiamachadoch

    não vou perder meu tempo e dinheiro para ver esse filme

    • EuMeSmObYmYsElF

      daqui um tempo passa na globo hahaha…

      • maiamachadoch

        mas não vou ver é pelo filme mesmo, me recuso, mesmo com os carros bacanas que tem por lá… kkkk

    • Delson_Silva

      Há outras polícias com carros mais "evoluídos". A Polícia Civil do DF tem diversas Nissan Frontier com aquela capota de fibra na carroceria (muito bonitas por sinal), a PMDF nos tempos de ouro do Ômega e do Tempra Turbo tinha esses carros na frota de viaturas! A Polícia Civil do Ceará também tem Toyota SW4 na frota de viaturas. A PRF tem algumas poucas unidades da Nissan Frontier e da Chevrolet Captiva de aquisições recentes. Mas a maior parte da frota de viaturas das polícias militares pelo Brasil a fora foi adquirida com repasses do PRONASCI e nesses casos há uma especificação padrão de viaturas (acho que até com Ata de Registro de Preços de algumas montadoras, como FIAT, FORD e GM – não tenho certeza).

      • maiamachadoch

        Esqueceu de falar com o comandante da PM de São Paulo também anda de Captiva

      • Miguel Osterroht

        Hoje vi aqui em SP capital, a PM de Pajero Sport

    • betowmf

      poderia ter poupado mais tempo não deixando um comentario inutil como este..

      • maiamachadoch

        comentário bom foi o seu!!!

  • 1,2,3 éramos 6…

    Otimo post.. muito boa a redação.. parabens equipe NA

  • BlueGopher

    O que seria muito útil no Brasil seria um curso de direção defensiva (e agressiva) para os motoristas policiais.
    A gente vê cada coisa por aí, ainda mais se o policial estiver dirigindo algum dos poucos carros potentes da polícia.
    Parecem boyzinhos, judiando de um carro alugado.
    Dá dó.

  • Romulo_Max

    Não tava com a menor vontade de esse filme, mas agora.. vou ver ao menos pra dar umas risadas com o cenario "brasileiro" e admirar as viaturas de polícia. rss
    Essa BMW "policial" tá demais!! xD

    • betowmf

      a bmw e o porsche são shows a parte :D

  • Del

    Uma coisa que eu acho engraçado aqui no RJ é que a Polícia Militar, que é uma polícia ostensiva, que teoricamente deve fazer perseguições, usa Gol 1.6, Blazer ou algumas Frontier cabine dupla.

    Já a Polícia Civil, teoricamente investigativa, usa Megane 2.0. Vai entender…

    • pfcmacedo

      é verdade… mas no Brasil tem esse lance de status de Policia…. Os carros da federal tem de ser melhores que o da Civil que por sua vez são melhores que os da PM. E outra coisa, olhe a federal e voce vai ver varios carros antigos muito conservados… enquanto os da PM não duram 2 anos pq eles tratam como lixo, e por muitas vezes roubam partes e as trocam por piores… sei de muitos dos Gol GV estão com motores 1.0 trocados… o cara pega o 1.6 e troca por um 1.0 nesses ferros velho… dai pra pior

      • RSM

        Já ví um opala da PRF zerado, coisa mais linda de se vê. a PF usa até corola O.o

  • thiagoviniciusx

    Melhor é aqui no Ceará em nosso padrão, Hilux SW4, Hilux SRV para Guarda Municipal e Policiamento do Interior e Troller para a Policia especializada no Turismo…Mas falta preparo dos policiais, ocasionando grandes acidentes e prejuizo ao governo do Estado

  • HCO

    O pior da policia brasileira não é a estrutura e sim os salários e as leis atrasadas
    A policia mexicana usa os mesmos carros e equipamentos da americana,e os traficantes simplesmente dominam o Mexico
    Um país seguro se faz com qualidade de vida e a garantia de que todas as leis sejam aplicadas na vida real
    Em resumo,o Brasil é violento não por causa de viaturas atrasada mas por causa das leis atrasadas
    E pra mim investimento em segurança se faz quando vc investe na secretaria de educação

    • ARISTEU

      Eu até pensava isso, mas depois de ver os policiais do DF que ganham mais de 4mil agredindo reporter durante a manifestação contra aquele picareta que era governador, eu conclui que o que falta realmente é preparação em tudo. Só um salario maior não vai mudar nada, tanto que tem policial federal ganhando 10k e mesmo assim é corrupto, até promotora que ganha 20k tbm é né. Salário, educação e equipamentos. Todo policial tinha que fazer curso superior de segurança publica, saber as leis, os crimes, saber investigar, periciar, pilotar, enfim, ser um policial completo pra servir melhor

      • RSM

        Precisa mesmo é passar por uma extensa avaliação clínica psicológica pra saber se o cara além de ter condições e nervos pra ação de um polícial e também tem um mínimo de descencia e não tende a corrupção

    • ThiagoLMC

      Para mudar realmente o Brasil, a primeira coisa que tem que melhorar é a EDUCAÇÂO.

      No Brasil professores ganham uma micharia de dinheiro, as escolas públicas são as piores que existem, e alguns políticos se aproveitam até mesmo do dinheiro da merenda.

      Se o Brasil tiver Educação, com certeza a segurança e até mesmo a saúde, irá ter uma REVOLUÇÃO!!

      Porém, o que vemos é totalmente o contrário. O Brasil está realmente seguindo em frente, só que pro lado errado.
      Repito: Investindo em educação, a saúde e segurança ficarão simples de ser resolvidas.

      • vinicarioca

        se investissem em educação, o povo faria revoltas, rebeliões e tudo mais. Por isso convém aos politicos que tudo continue como está

        • ThiagoLMC

          Tudo bem que com a ilusão do "pôvu" é que eles conseguem o querem, mas creio que não haveria revoltas e nem rebeliões, muito pelo contrario.
          A unica revolta e rebelião seria no bolso deles, isso sim. Por isso está e continuará do jeito que tá.

  • Neidaril

    Belo texto, mas qpara que se torne uma realidade cito uma frase do próprio texto:
    [...] Desde que nas mãos certas, aos policiais mais bem treinados e preparados! [...]

  • mmcinza

    Muito boa a reportagem.
    Não pretendo assistir o FF, talvez por achar "joinha" demais, independentemente se é no Rio ou em Tokio, com certeza, forçam a barra aonde for.

    Quanto as viaturas, posso dizer que já viajei para alguns países e sempre notei quais eram os veículos usados nas viaturas.
    Na Europa em geral é um hatch ou sedan médio. Estilo Focus, ou seja, os Meganes que tem no Rio seriam perfeitamente adequados.
    Mostrar Porsche como viatura é mais uma jogada de marketing do fabricante e parceiros para divulgar a marca. Na Alemanha você vai encontrar uma BMW ou Mercedes de polícia, mas o geral não é assim.
    No México também via alguns Focus sedãs, similares ao que temos aqui.

    O Brasil ainda tem esse hábito de usar veículos estilo "camburão", talvez pelo fato das patrulhas serem compostas por até 4 policiais, porém acredito que com o tempo vai mudando esse perfil.

    E vamos ser realistas, será que para aquela cidadezinha do interior do Brasil, seria necessário um Focus como viatura? Será que um Palio ou Gol não atende bem?

    Vamos lembrar que somos um país emergentes, porém tem muito cidade ainda que nem agua e esgoto decente tem.

    • DCald

      Na alemanha, só vi BMW (serie 3 nas cidades e serie 5 na estrada…)… na suiça, 1 porsche… (lembrei do "Porsche policia" que eu tinha qdo era pequeno!)
      Na Italia, Punto (antigo) na guarda municipal, Focus SW, Alfa 156 aos montes e…. proximo a maranello: http://caldeiramotors.blogspot.com/2010/12/galler

      hehehe… ai se eu tivesse com um carro lega… huahuahua… será que eu resistiria? ou brincaria de NFS? huahauha

  • MarkusRD

    Acredite se quiser, eu vi uma viatura da Polícia Rodoviária Federal (GOE) com uma DODGE RAM 2500. Com um guincho monstruoso na frente preso a um mata-cachorro. Devia ter tirado foto!!

  • heronrbonfim

    A PM do Ceará também usa SW4.

  • lucasfs87

    o batalhao de choque aqui do RJ usa SW4.

  • DCald

    Esqueceu de: Meriva, Corsa C, Ecosport, sandero, logan, focus sedan….

  • lucasfs87

    Rio de Janeiro: P2 ("espionagem" da policia civil) logan, gol G3/ Civil: astra, megane, sandero, fora os gols e blazer/ BOPE: Frontier, Hilux Cab. dupla e caveiros com chassi de caminhao ford e VW.
    Acho que é isso. E os vereadores querendo comprar jetta

    • RSM

      A militar também usa frontier

  • alfredo_araujo

    Eu já acho o contrário… Na minha visão, estamos bem de carros policiais…
    Lá eles precisam de um 6.1 V8 para perseguir carros 6.1 V8… Aqui temos carros 1.6 a 2.0 para perseguir carros de 1.0 a no maximo um 2.0…

    E os citados Corvettes, Lambos, BMWs, etc… são raras exessões. Na sua maioria, são carros doados pelas fabricantes, para fazer um merchan…

    • Avantimes

      Interessante o raciocínio dos motores, pois na sua maioria os carros nacionais são até 2.0. Mas acredito que como os carros usados em crimes geralmente são roubados de civis, com tantos Azera, Sonata e SUVs e bons carros como Passat, Tiguan e Jetta com Turbo, a polícia vai ter mais trabalho daqui pra frente, não acha?

  • RBuriti

    Belo texto, hoje uma viatura civil, range além de passar pela faixa contínua entrou na minha frente e mudou de faixa sem avisar uma po**a de uma seta. Simplesmente meti a buzina (de leve) e dei sinal de luz. Não que seja polícia apenas andando por aí que tem direito de fazer barbeiragens.
    E fora os carros, logan, gol G2(4), S10, astrao…..
    Antes de criticar, sei que fui muito desafiador, mas eu tava certo. ;D

    • RSM

      Têm medo de morrer não playboy? kkkkkkk

  • RSM

    Não, no Rio usam nissan frontier.

  • pfcmacedo

    Os meganes são da civil, que é investigativa… Gol no geral é pm que é ostensiva, por isso as rondas são feitas por eles. Acho que na PM colocam carros baratos pois tem de ser "descartaveis" pois eles acabam com o carro muito rapido (incompetencia e descaso no uso), na civil voce pode ver que os carros são melhor tratados.

  • F_F_

    Esqueceu dos Marea Turbo da policia rodoviária federal!!

  • LuccasVillela

    Um pais seguro se faz com EDUCAÇÃO, não com carros V8.

    E outra, os policiais daqui não tem nem educação pra falar com as pessoas, como castigo devem dirigir Gols G4 sim, hahaha.

    Vale ressaltar que nem todos os policiais, fui parado por um, na Linha amarela/Rio e foi bem simpático.

    • acedaniel

      Nem gol devem dirigir, não adianta equipar policial, não fazem nada, alem de multar o cobrar proprina, ja é um abuso com essas carrochas imagina com carros decentes.

      • vinicarioca

        não precisa generalizar amigo… quem não gosta de policia, é bandido

        temos maus policiais, mas tbm temos ótimos policiais por aí… eu particularmente gosto dos policiais aqui de brasilia, geralmente são bem cordiais e estão sempre prontos a ajudar , já os playboys que fazem m… odeiam os pms

  • RSM

    Faltou nessa lista o focus hatch e sedan e o marea turbo que foi usado pela PRF.

    • F_F_

      puts! eu falei primeiro do marea turbo, mas meu comentário não apareceu xD

  • DELTA

    Cara… não chega a tanto assim, no Brasil tem carro de policia que presta sim (pouquissimos, mas tem) Eu tenho um site que reúne carros de policia exóticos de diversos países e o Brasil tem uns veículos bons. Tem Fusion, Corolla e até Audi A3, acreditem.
    http://code3.wordpress.com

    Inclusive o veículo destaque do meu site é um Land Rover da divisão de homicidios.

  • Alex_cps

    Em que Estado que tem Focus como carro de polícia aqui no Brasil?

    Em SP, lembro que o Quércia quando governador comprou um monte de opala 4.1, chamava as viaturas de "rádio patrulhamento padrão". Depois dele, um outro governador comprou vários Voyage quadrados de 4 portas.

    Se não me engano, nos anos 60 a Rural Willys também já foi utilizada como carro de polícia.

  • poa141322

    Sinceramente, para o Brasil, Pálio e Gol dão conta do recado. Acredito que seja vantagem termos 10 Gols em boas condições que um carro superpotente…

  • jersaosp

    Enquanto nossos políticos andam de fusion, corolla, jetta a nossa polícia anda de palio, gol, corsa…

    • http://about.me/pedrocarvalh PedroCarvalh

      Policia tbm tem Frontier, Ranger, Sentra, Megane, Focus, Astra, Vectra, Hilux, nada muito distante dos carros que você listou.

  • Edu_Airtrek

    me lembro de um episódio do Pimp My Ride (aquele programa da MTV de equipar carros que era apresentado por um rapper chamado Xzibit) que a West Coast Customs equipou um Impala que era usado por um skatista e ele mencionou que ele comprou o carro da polícia, tinha até umas faixas de "não ultrapasse, cena do crime". Ficou showzão o carro, com direito até a uma travezinha retrátil pro skatista passar com o skate por cima.

  • CanalhaRS

    A policia Federal usa Corolla (novo), a rodoviária federal usa Focus Sedan a anos, então a coisa não é tão ruim assim.

  • YoOdEx

    Interessante mesmo sua história na California! Eu estive por lá, alguei um Corolla, um Nissan ALtima Hibrido, Toyota Camry e o preferiro, Mustang 2011! A coisa lá é diferente mesmo! O transito funciona! TODOS dão seta, TODOS param no PARE, e melhor ainda, quem parou primeiro (em um cruzamento por exemplo), é o primeiro a sair, em seguida o segundo e por ai vai, com extrema educação.

    Se a Faixa que você está manda virar a direita (YOU MUST), você não pode dar o jeitinho brasileiro de ignorar, você é realmente OBRIGADO a virar. Muito interessante o transito lá! Fora os pedestres que respeitam absolutamente! Esperam o sinal fechar, atravessam somente na faixa, os motoristas param no pare para o pedestre! Um sonho para quem é correto!

    FIquei com tanto medo da Policia lá que não passei de 140km/h! Mesmo assim, foi 140km/h no Mustang por 10 segundos! E voltava pro limite…

    • Avantimes

      Também achei legal o fato de a primeira repreensão ser verbal, o que prova que o intuito não é ser uma indústria de multas e sim educar de fato! Sem contar que eles tèm sim paciência com quem não fala bem o Inglês etc.

    • gparra99

      cara, voltei da california semana passada..tudo q vc falou esta perfeito.. vc volta ao brasil ate mais correto, todo certinho no transito..eu estou esses dias dirigindo e to meio estressado..pq eh cada coisa q vejo..e na california eh assim msmo, tudo funciona.. eu mesmo, ja errei e fiquei na faixa da direita, e tive q sair, mesmo n querendo.. e pegando o proximo retorno..pq lei eh lei.. de madrugada, vc nao via carro nenhum vindo… no meio do nada..mesmo assim ngm avanca o sinal vermelho. quase nao ouvi buzina la..e o respeito q eles tem pelo pedestre.. putz, nunca vi igual..as pessoas atravessam e nem olham..continuam no celular, de papo, pq sabe q eh o direito delas e todos respeitam.. putz…q saudades.

      • YoOdEx

        Eu fiquei 2 dois meses por lá! Sempre tentei ser um motorista correto no Brasil, pois acho que isso "pega"! Mas quando cheguei na California (fiquei 2 meses morando em San Diego), é outra coisa, mesmo Los Angeles que é uma metropole, o transito funciona perfeitamente. Quando volta-se o Brasil da vonta de chorar! Já começa pelo aeroporto para embarcar no aviao (a maioria eh brasileiro voltando pra casa), ninguem obedece mais fila, ninguem pede desculas por trombar em você, ou pede licença para passar..

        Ai você vai para as ruas. Nem precisa comentar a diferença dos carros, pedestres correndo para atravessar, invadindo a pista, carros que não respeitam faixas, ninguem para nos PARES. É uma loucura, todos precisavam de um ficar 1 mês na California para aprender a dirigir e seguir leis! uhehuehue

  • Skiegaard

    Brasil Ame ou Miami!

  • tdaugusto

    A PRF, salvo engano, andou um tempo com Marea, só não sei qual a versão…mas diziam que andava muito…pra variar, afinal é Marea néé…rsrsrs

  • gparra99

    bom…vou dizer os carros q ja vi sendo da policia… em Londres.. so vi BMW.. aquela modelo mais antigo, 540 .. devem ter outros..mas so vi essas bmw's.. em portugal so vi SKODA.. em Paris era tudo peugeot 307 e alguns 308. Mas a policia la anda mesmo de IVECO, umas gigantes.. qdo fui tava tendo passeata, greve e tal.. e a policia chegava aos montes nessas vans.
    EUA eh um caso a parte..cada lugar tem seus carros. NY geralmente eh Ford crown vitoria, impala, malibu, ford escape (hybrid) e agora vi um monte de Dodge Charger. na virgina ja vi policia de hummer. Califa ja vi de escape tb, dodge ram e charger. Mas nao adianta..o carro de policia americano ainda eh o crown vitoria.. o mesmo que os taxis.. lembrou de taxi americano, lembrou do crown.Alguem falou ai que viu pimp my ride, onde o carro da carinha era da policia.. engracado.. estava dirigindo numa highway, apesar de estar usando o cruise, estava a 80 milhas onde o limite era 70… atras de mim encostou um crown vitoria branco.. olhei pelo retrovisor e pensei..ferrou, multado.. nao eh q passou por mim uma mulher, negra, senhora ja..quase engolindo o volante.. e o carro dela era antigo de policia… pois tinha os buracos de onde ficam os faroletes, perto do retrovisor, e o pior.. pintura foi feita porcamente, ou sei la o q fizeram.. pois dava pra ler POLICE ainda.. bem fraquinho mas dava.. ai foi so risada hahaha e diminuir a velocidade..pois susto 2x, to fora. policia la eh q nem filmes mesmo, os carros saem do meio do mato, atras de placa.. ficam so na encolha com o radar.. e qdo colar atras de vc.. doi ate o olho de tantas luzes piscando.. sei disso pq me pararam.. simplesmente pq 1 farol meu tava queimado.. igualzinho a aqui no brasil ne

  • Cleiberst

    Também me lembrei que a PRF utilizava uns Marea. Aqui na Grande Vitória (ES) a PRE utilizava siena também. Agora, o "maior carrão" que a polícia militar local ainda utiliza é (pasmem!) a Kombi!

  • vinicarioca

    nesse caso aí não foi publicidade não…e belo esportivo