Combustíveis Governamental/Legal Mercado

Carros diesel no Brasil: projeto volta a tramitar em Brasília

range rover diesel eua 5

Uma comissão especial da Câmara dos Deputados deverá analisar dois projetos de lei (PL 1013 e PL 2733) que tratam da liberação da comercialização de automóveis movidos por óleo diesel no Brasil. Os dois projetos foram apresentados em 2011, posteriormente unificados pelo legislativo e depois rejeitados pelas comissões de Meio Ambiente e de Desenvolvimento Econômico.

O projeto conjunto de liberação do carro diesel precisaria passar novamente pelas comissões de Viação e Transportes, Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Minas e Energia, e Constituição e Justiça. No entanto, a criação da comissão especial garante a abreviação do processo com representantes de todos os partidos e com parecer único.

Apesar de rejeitada em 2014, a proposta agora pode ser melhor analisada, pois a situação do país e do mercado mudou. O movimento Aprove Diesel será ouvido pelos deputados. Os argumentos a favor do diesel nos carros serão apresentados até o fim do mês, sendo a menor emissão de CO2 dada a tecnologia empregada hoje em dia, bem como o diesel limpo já distribuído em todo o país.

Além disso, o impacto no consumo não será tão grande, de acordo com a Aprove Diesel, que calcula em um aumento de 5% nas vendas de carros diesel no Brasil nos primeiros anos. Isso porque este tipo de veículo é mais caro que os Flex e gasolina, sendo viável somente para quem usa o carro mais frequentemente, tais como taxistas e outros profissionais, por exemplo.

No entanto, para alcançar esse objetivo, todos os envolvidos terão de resolver duas questões, relacionadas com os projetos de lei mencionados na pauta. O PL 1013 apenas libera o uso de diesel para utilitários de porte médio e com capacidade para uma tonelada, algo semelhante ao proposto pela lei de 1976.

A outra é que o PL 2733 libera o combustível apenas para táxi. O problema é o que fazer na hora da revenda? Ou seja, os dois PLs precisam ser retificados para liberação do diesel para todos os veículos leves, pois caso contrário, haverá uma auto-extinção dos mesmos.

[Fonte: Automotive Business]





  • CarlosChl

    A VW deve estar doida pra vender os seus carros diesel por aqui… Kkkkkkkkkk

    • Carlos Polesello

      Liberar os carros a diesel pode ser uma medida para dar um “up” nas vendas de veículos que estão em baixa. O governo precisa arrecadar, sem vendas de carros, sem impostos, sem impostos o governo “quebra”. Acho que é isso que vão pensar na hora de librar ou não….!!!!

      • Revoltado

        e o Lula disse que vai voltar hein

        • ObservadorCWB

          DEUS nos livre !!!! Aquele dedo que falta é justamente para mostrar quanto vale um dólar hoje………….

    • DiMais

      vai sobrar bastante coisa lá nos EUA hahaha

    • Deadlock

      Então pode ser que agora vai…

  • Rodrigo

    Toda discussão (e opção) é bem vinda, mas usar as baixas taxas de emissão dos motores a diesel como principal argumento, tendo o etanol e veículos híbridos / elétricos como opções disponíveis no cenário atual me parece um tanto quanto contraditório e, meio, tiro no pé. Mesmo porque o CO2 pode ser baixo, mas os índices de NOx são maiores.
    Ainda mais com o escândalo da VW burlando software nos EUA.

    • dallebu

      Exato, Co2 não é tudo! O Diesel emite menos Co2, porém e o resto? Nos EUA, aonde as instituições são mais severas, não vêem com bons olhos os carros a Diesel.

      • Em termos ambientes, são bem menos severas que as européias. Que permitem diesel.

        • Roberto

          Sim e Não, nos EUA como um todo são menos preocupados com isso que a Europa, já o Estado da California é mais preocupado que a Europa, tanto é que muitas empresas fazem carros especiais para aquele mercado, mesmo amargando prejuízos. Como é o caso do Fiat 500. Enfim, por mim poderia liberar tudo, Diesel, importação de usados, etc. Quanto mais concorrência, melhor.

          • Booooaaaa Roberto! Eu que detesto generalizações, acabei fazendo uma. Em termos de lei e até cultural, Estados Unidos são 50 países. São mundos diferentes Califórnia, Havaí e Nova York. Abraços

          • Angelo Lucca

            Pois é… se não me engano a California é o estado com mais restrições ambientais dos EUA e creio do mundo… Os caras são muuuuito preocupados com questões ambientais…

      • Deadlock

        Deviam estar pensando em incentivar os elétricos, mas não há interesse.

  • Angelo_RSF

    “…e acordo com a Aprove Diesel, que calcula em um aumento de 5% nas vendas de carros diesel no Brasil nos primeiros anos.”

    Muuuito “conservador” este cálculo da “Aprove Diesel” (pra não dizer que estariam legislando/ calculando em causa própria).

    Embora gostaria de ter a possibilidade de comprar um carro como um seda compacto a diesel, não vejo futuro nesta lei.

    O Brasil (Petrobras) gasta uma fortuna importando diesel além deste ser subsidiado….Com a alta do dólar e a inflação pressionada, tudo que a economia do pais NÃO precisa é uma elevação do consumo de diesel…Infelizmente acho que não vai ser desta vez.

    • radiobrasil

      Pois é… liberam os carros a diesel e o governo acaba com o subsídio? Se acabasse o subsídio e o preço fosse para as alturas, isso geraria muito mais custos para o setor de transportes e a inflação iria subir MUITO. E com diesel beeem mais caro, a vantagem “econômica” do carro a diesel vai embora.
      Uma alternativa, liberam o carro diesel mas com uma HIPER MEGA carga de impostos, pra “compensar” o subsídio no combustível….

      • Lucas

        Mesmo uma hipermega carta de impostos não iria ser superior ao subsídio do combustível, a pessoa compra um carro a cada 3 anos em média, agora quanto de combustível ela gasta nesses 3 anos? Só se os impostos fossem extratosféricos (mais do que já são?)

        • radiobrasil

          Eu não duvido que se liberassem o carro custaria o dobro de um flex…

  • cepereira2006

    Liberem logo isso. Carro a diesel é uma delícia. Muito mimimi. O mundo todo tem.

    • radiobrasil

      O grande entrave na DIlmolândia: o diesel é subsidiado pelo governo. Aumentando muito o consumo, o impacto nas contas do governo será negativo… aumentando o ROMBO do caixa do país. Não acredito, apesar de torcer a favor da liberação.

      • Lucas

        E se deixar de ser subsidiado pelo governo o diesel vai acabar disparando, aumetando o preço do frete, aumetando também o preço de tudo que é despachado por caminhões.

        • radiobrasil

          Vai inclusive aumentar o frete do proprio diesel, que ficará mais caro… kkk

          • Lucas

            pois é. Aumenta o frete, o diesel fica mais caro, e aí o frete fica mais caro, e aí o diesel fica mais caro e combo infinito…

        • Deadlock

          Já está ficando tudo mais caro sem que o diesel aumente, e se isso ocorrer vai haver uma disparada nos preços.

      • Lorenzo Frigerio

        O diesel NÃO é subsidiado. Era no regime militar – custava metade do preço da gasolina. O subsídio acabou faz tempo. Acontece que o governo criou a CIDE, uma tributação que vem e vai, e normalmente incide sobre a gasolina e o álcool. Atualmente está zerada, mas com o governo na pindaíba é certo que volte.

        • radiobrasil

          Que eu saiba é subsidiado, vou pesquisar então!

          • FFS

            Que eu saiba ele não é mais subsidiado, mas tem algumas diferenças tributárias em relação a gasolinaetanol. O governo deixa de arrecadar, o que para mim, não é um subsídio.

  • Airplane

    Com o escândalo dos VW à diesel nos EUA vai ser difícil …

    • FFS

      Como não estamos lá….

      • Airplane

        Mas a VW e demais montadoras estão lá.
        Aqui nada se faz sem a ordem/permissão das matrizes.
        Não existe fabricante brasileira de automóveis, ou são europeias (Fiat e VW por ex.) ou americanas (GM e Ford) ou asiáticas (Honda, Toyota e Hyundai por ex.), etc.

        • FFS

          A questão é que o escândalo lá, pouco vai afetar na vontade de liberar o diesel aqui, até porque todas as montadoras tem suas versões a diesel. O que acho mais difícil neste assunto, é o provável preço do diesel, que tenderá a aumentar.

        • Pedro Rocha

          Agrale mandou lembranças.

          • Angelo Lucca

            Vish.. Agrale ainda existe? Nunca mais vi nada nas ruas…

          • Airplane

            A Agrale não fabrica carros de passeio e os motores de seus veículos são de origem americana (Cummins) ou alemã (MWM). É apenas uma montadora de componentes fabricados por terceiros.

      • Airplane

        Mas algumas montadoras americanas estão aqui (GM, Ford e Jeep).
        Outras que não são americanas mas produzem lá também estão aqui (VW, Fiat, Honda, Toyota, etc.).
        O mundo automobilístico é globalizado. Não estamos isolados.

  • Daniel

    Vamos deputados, aprovem mais esta e também um pouco de incentivo para uso do gás como no Rio de Janeiro. Com gasolina, diesel, gás, eletricidade e talvez hidrogênio poderia acabar com a barbeiragem do etanol, ou melhor aguatanol.

  • Comentarista

    Diesel tinha que ser obrigatório só pra carga e trabalho. Suvs e carros de passeio tinham que ser proibidos. Poluidores, barulhentos, fumacentos! Hj os carros a gasolina ou álcool turbo inj diretas tem torque igual diesel so que com muito mais elasticidade,.

    • Cyro

      Acho que vc nunca foi na Europa ne?
      Diesel é mais economico e limpo…e o preço próximo a da gasolina

      • Comentarista

        Preço próximo da gasolina aqui na Banânia. Fora o diesel é muito mais caro. Aqui o governo paga pra ele ser mais barato. Desse papo xeque diesel polui menos já cansou. Diesel polui muito mais que gasolina e álcool. Além do mais, aqui na Banânia somente os ricos se benficiariam pois comprariam combustível subsidiado. Ou então poderia liberar mesmo. No posto haveria 2 bombas. Uma para diesel de caminhão e outra para suvs, caminhonetes e carros de passeio ao custo de 2x o preco do diesel para trabalho.

        • Guilherme Eduardo

          Acredito que no começo vão tentar forçar a venda de dois tipos de Diesel, mas quem garante que o cara não vai conseguir abastecer o sedan na bomba de caminhão? Ou pior, gente abastecendo caminhão pra revender Diesel depois de forma clandestina.

          • Comentarista

            Foda é isso. Vai existir mesmo. Hj mesmo conversei com um conhecido da área que disse sobre desvio de oleo no abastecimento de grandes navios. Tanques de 1 milhão de litros a empresa rouba 1% da Petrobras pra pagar menos. Nosso pais é um lixo mesmo.

      • Lorenzo Frigerio

        As grandes cidades européias estão sufocando no diesel, que emite particulados cancerígenos, e querem liberar essa b… para carros no Brasil. Brasil, “B” de Barrichello… Não é à toa que dizem que quando uma ideologia fica velha, ela se aposenta e vem morar no Brasil.

      • Airplane

        Diesel não é limpo principalmente devido aos particulados que resulta na famosa fuligem preta e fedorenta característica dos motores diesel.
        Outro problema são os NOx.
        Ambos o particulado e o NOx são cancerígenos.

    • Junior

      Pêtista detected!

      Carros elétricos tem que ser liberados e serem isentos de impostos.

      Carros á Diesel devem ser liberados também. O consumidor tem o direito de escolher o que é melhor.

  • Autofahrer!

    Libera logo o Diesel, os eléctricos e por fim, libera também a gasolina totalmente pura, livre da “água de caipirinha”. Quanta “burrocracia” para assuntos completamente normais em todo o resto do mundo. Não entendo porque complicam tanto as coisas por aqui.

    • Zoran Borut

      Nosso problema não se chama burocracia, se chama Legislativo.

      • Victor Canavesi

        Discordo, acho que o problema é: Ganância. Um mama no do outro nesse sil sil

  • Mauro Schramm

    Brasil, como sempre, na vanguarda do atraso. A Europa, grande usuário desse tipo de carro,começa a restringir o seu uso em função da emissão de gases tóxicos.

    • Louis

      Também li algo a respeito, acho que a França está querendo proibir. Eu quero elétrico!

  • Ramom Alencar

    num mundo perfeito seria perfeito porém é sabido que não temos oferta para tanta demanda caso fosse aprovado, é preciso lembrar que o preço do diesel só custa o que custa hoje por conta das isenções fiscais e olha que ele nem é tão barato assim, a vantagem hoje de ter um veículo diesel é saber que ele não vai oscilar tanto quanto o preço da gasolina, hoje quem anda de carro à gasolina pode um dia ir dormir dirigindo e acordar tendo que ir ao trabalho a pé ou bicicleta…

  • Pedro Henrique

    eles devem ta suando agora, correndo pra poder explicar o acontecido com a vw nos EUA…

  • Stark

    Seria melhor que fosse aprovado o projeto de decreto legislativo (SF) 84/2015, que parece mais adequado, pois libera a venda de carros a diesel sem qualquer restrição. Por sinal, este projeto já se encontra na CCJ do Senado.

  • Louis

    Que tal pensar agora em híbridos e eletricos?!? Hoje já não tenho o menor interesse em carro diesel.

    • Leandro Lima

      Também apoio a questão dos carros híbridos, quem precisa de diesel se um híbridos é muito mais econômico e muito menos poluente.
      Diesel é besteira, o futuro gente é carros híbridos e elétricos.

  • Anderson Adorno Mattede

    Com o preço que o Diesel tá, qual é a vantagem?

  • Freaky Boss

    isso não vai virar. Causa morta na minha opinião.

  • Vattt

    Tanto faz, tá tudo caro mesmo. É só pra dar uma alisadinha na cabeça do nosso mercado mediocre por que choro demais pertuba.

  • cefaf

    Tem que liberar geral o diesel (não apenas para veículos maiores), e tem que parar com o subsídio ridículo que é dado a este combustível.

  • Danilo Fernandes

    Infelizmente é tarde. O Brasil virá com o Diesel quando a maioria no primeiro mundo já está pensando em hibridos e elétricos. Tinha era que inovar e criar um programa forte de incentivo à pesquisa e utilização em massa destes tipos de motores no país. Mas é sonho. Se até no primeiro mundo as empresas petrolíferas conseguem barrar a evolução dos combustíveis alternativos tão bem como fazem há 30 anos imagina aqui no Brasil onde a população nem liga para o poder que as grandes empresas exercem no mercado.

  • durango

    Quero um com o programinha mágico usado nos EUA

  • Gran RS 78

    Mas que frescura, libera logo as vendas de carros a diesel no Brasil, pois acho que somos o único país que ainda é proibido.

    • Revoltado

      Imagina liberar? Com certeza o Diesel iria subir o valor, iria encarecer o frete e consequente iria encarecer tudo no pais, e sem contar que o diesel polui mais o meio ambiente

      • Gran RS 78

        Porque iria subir? Quanto vc acha que os carros a diesel iriam vender? Eles iriam custar mais caro que seus pares flex, por isso a maioria das pessoas iriam continuar comprando carros flex. Quanto a poluição, isso é muito complicado de afirmar, pois todos os países desenvolvidos tem carros a diesel, e o diesel atual tem baixas emissões de poluentes, portanto acho que não haveria problema relacionado a isso.

  • Revoltado

    Eu acho que o Brasil devia investir mais no Etanol, investir em tecnologia em motores mais eficientes e mais econômicos, investir mais na produção desse combustível que é mais limpo

    • 0terceiro

      Faz sentido, cara.

      Ao lado dos atuais motores Flex, poderia haver mais investimentos para criar motores à álcool mais eficientes e econômicos.
      Até porque o álcool é um combustível NOSSO, não sofreria das mesmas interferências externas que sofrem o diesel e a gasolina.

  • Angelo Lucca

    Não acho que teria algum impacto significativo em vendas… Se fosse uns 20 anos atrás, concordaria plenamente, porém acho que hoje seria muito mais interessante um incentivo maciço a híbridos e elétricos. Mesmo com a evolução dos motores, carros Diesel ainda poluem mais do que carros movidos a alcool.. Mas pra variar: “enquanto o mundo tá vindo com o bolo pronto, a gente tá plantando o trigo pra fazer a farinha…”

  • Marquinhos

    Carro a Diesel pode liberar mas os incentivos fiscais para carro Hibridos teriam que ser maiores… Isenção de uma parte do IPVA, financiamento e preços mais acessíveis, etc

  • Bruno_Tsi

    A VW vai molhar a mão da Dilma e vai traser os 11 milhoes de carros usados com motores fraudados para a bananalandia e todos ficarão felizes!!!

    • marcos

      Isso mermo!
      Na verdade, se for aprovado no congresso, o PT colocará uma cláusula que só aceitará unica e exclusivamente os carros adulterados da VW.
      Eles combinarão perfeitamente com a “personalidade” do governo.

      KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  • Pedro Cunha

    ….mais importante quê liberar a produção, será liberar a CONVERSÃO dos mais antigos para rodarem com um propulsor diesel.