Ecologia Elétricos Europa Híbridos

Carros elétricos e híbridos realmente poluem mais, segundo estudo

ford-fusion-hybrid-avaliacao-NA (102)

Quando se fala em veículo de emissão zero, significa em teoria que este não polui o meio ambiente com emissões de CO2, NOx, etc, diferentemente dos carros movidos por motores a combustão, sejam, eles diesel, gasolina, etanol ou GNV/GLP.

No entanto, um estudo da Universidade de Edimburgo, Escócia, revelou que em realidade, os carros elétricos e híbridos poluem mais do que os convencionais. Nesse caso, a primeira impressão é que a origem disso seria a emissão das fontes geradoras de energia, que emitem muitas toneladas de dióxido de carbono no processo.

Mas, o estudo não leva isso em consideração, mas a poluição gerada pelo próprio uso do carro. Nesse caso, elétricos e híbridos passam a ser vilões quando se considera as emissões de particulados ou fontes não-escape.

Essa poluição que não é contabilizada nem por governos e muito menos pelos fabricantes, é aquela gerada por poeira oriunda das pastilhas de freio, restos de desgaste de pneus, poeira da estrada e poeira de materiais despejados na via, tais como restos de granéis, por exemplo. O nível de emissão de fontes não-escape são maiores nesses tipos de veículos, por conta do maior peso, oriundo das pesadas baterias.

bmw-i3-2017-3

O estudo revelou que motores modernos tendem a emitir um terço da emissão total de poluentes de um automóvel e essa parcela é realmente menos prejudicial ao meio ambiente em relação às demais. Ataques cardíacos, derrames e crises de asma ocorrem com mais frequência por conta dos particulados do que pela poluição emitida pelo escape dos carros.

Ainda assim, a emissão de CO2 é ainda contribuição dos motores a combustão, o que os particulados não podem fazer. A questão abordada pela pesquisa é que o peso é o fator determinante para se reduzir essas emissões não-escape.

Nos elétricos e híbridos, o desenvolvimento de baterias mais leves terá um papel fundamental para a redução dos particulados. Sabe-se que os freios regenerativos reduzem bastante a emissão de pó das pastilhas de freio. Pneus de baixa resistência à rolagem são mais duros e, portanto, produzem menor atrito e resíduos. Estradas com asfalto ecológico e de melhor qualidade, também contribuirá para essa redução de não-escape.

[Fonte: Science Direct via Jalopnik]





  • Boris

    Só que o problema nao é o carro elétrico. É a evolução
    O problema é a maneira que a energia é transformada

    • th!nk.t4nk

      Nessa primeira fase os carros elétricos podem até poluir mais sim. Já a longo prazo, a tendência é que poluam muito menos. Nao é só questao da geraçao. As bateriais atuais sao terríveis em termos de uso de recursos pra fabricaçao. Mesmo com a reciclagem, inicialmente tem um custo grande ao meio ambiente pra obter tanto lítio e outros minerais. Mas isso é normal e esperado, os carros elétricos só estao começando. O que importa é que a longo prazo vale e muito a pena em termos ecológicos sim.

  • Wald Queiroz

    Só fazer um elétrico ou híbrido que flutue!!!! Simples!

    • João Carlos

      Ai teria o mimi do eletromagnetismo kkkkkkkk

      • Maycon Farias

        Tipo aqueles carros do Filme O Vingador do Futuro de 2012, E também como em Star Trek Além da Escuridão.

      • Wald Queiroz

        Fiquei com receio também dos ativistas ambientais…. Imagine o protestos pelos Bem-te-vis e Urubus atropelados!!!

  • “Ataques cardíacos, derrames e crises de asma ocorrem com mais frequência
    por conta dos particulados do que pela poluição emitida pelo escape dos
    carros.”

    Quero fonte disso. Esse estudo está é fedendo.

    • Raul Cotrim de Mattos

      Até parece os presidente da Vivo e da ANATEL falando… Essa gente mais antiga não entende que o povo não cai mais nesse tipo de abobrinha.

      • Ainnem Agon

        Não fale besteira, os games GASTAM MUITA INTERNET e por isso devemos ter consumo limitado! E o preço ainda tem que subir! SUBIR! MAIS CARO! MAIS!

    • Fil

      Cara, não sei a fonte disso mas é por isso que os carros a diesel são os históricos vilões. Por causa do material particulado.

    • Quanto ao material particulado, o estudo está certo ao afirmar que é o maior causador de danos à saúde nos grandes centros. Tem muitos estudos a respeito e a OMS já condena essas emissões há muitos anos. Mas o que o estudo esqueceu de apontar é que o material particulado com o qual se preocupa a OMS é de partículas de até 2,5 micrômetros (conhecidas como PM 2.5) que são capazes de chegarem à corrente sanguínea através dos pulmões gerando problemas cardiovasculares. Essas partículas são provenientes principalmente dos motores a diesel e são muito menores que as geradas pelos desgastes de pneus e pastilhas de freio. Além disso, se eles não sabem, muitos dos carros elétricos, como o I3, só utilizam o freio em caso de frenagem brusca. Porque ao tirar o pé do acelerador eles já desaceleram muito forte pela natureza do motor, que pode recuperar energia das desacelerações. Por isso o desgaste dos freios só pode ser menor. Realmente estranho esse estudo. Tá parecendo que é para gerar mais confusão como pode ser visto pelo título da matéria.

      • th!nk.t4nk

        Você está certo. Mas o pior é que existem outros estudos mostrando que na fabricaçao das bateriais o dano ao meio ambiente é grande. Só que com o tempo essa curva de dano tende a mudar radicalmente, favorecendo os elétricos. É só considerar na equaçao o quão rápido as baterias estao evoluindo. Um estudo estático é algo que já nasce desatualizado.

      • Marcos Andrew

        Esse estudo e mto vagabundo, isso e pra tentar perdoadir o consumidor daa ideia de não ter um carro elétrico e consequentemente ter um a gasolina , pesquisas encomendas por grandes gasodutos e Sheiks do petróleo.. Ai agente fica refém de postos de combustíveis e poluir a natureza.

    • Ainnem Agon

      Fonte Águas de Lindóia.

    • Deadlock

      Na verdade há uma desconfiança de que as nanopartículas, emitidas principalmente pelo Diesel, possam fazer mal porque conseguem penetrar no organismo humano pela respiração. Não seria o caso de partículas maiores, como os dos freios e pneus.

    • Matheus_P

      Like I said: bullshit…

  • Martini Stripes

    Tá com cara de lobby

    • Deadlock

      Pelo que entendi o estudo é só de emissões não-escape. Só não falou o percentual dessas emissões não-escape em relação ao total de emissões. Creio que não seja muito alto (os carros pequenos emitem mais de 100 g/km só de CO2).

      • Martini Stripes

        Ainda assim, a indústria do petróleo está com as vendas estagnadas, a Arabia Saudita pela primeira vez na história falou em investir em outros ramos da economia. Acha que estam tranquilos? Claro que não!
        Essa pesquisa deve ter sido financiada por alguma big oil

      • “Their findings suggest that in modern engines, the actual exhaust is
        only about one-third of the total vehicle emissions, and that those
        emissions are actually less harmful than the particulate emissions.”

  • LLace. Saudi Arabia power

    Nossa, pelo o amor.. no minimo muito suspeito esta fonte.

  • Martins Junior

    Não sabia que a Petrobrás estava financiando pesquisas nessa área…a mamata não pode acabar!

    • Marcos Andrew

      Não só a Petrobras mas grandes Sheiks do petróleo e gasodutos ..

  • Adriano Tochio

    Sei não não esse estudo em !!?? mequetrefe….

  • Maçaranduba o Porradeiro.

    Faz tanto sentido quanto aquela tese em que: A Terra é que gira em torno da Lua.

    • Raul Cotrim de Mattos

      Sendo a terra plana, como seria possível?

      • Maçaranduba o Porradeiro.

        Realmente se ela girasse as pessoas cariam pelas beiradas…
        kkkkkkkkkkk

  • Franco da Silva

    Isso é como crucificar os Tesla por poluir muito (de maneira direta)!
    Sim, ele consome mais que um carro pequeno de motor a combustão, mas tem que comparar com super esportivos! O desempenho dele é de carro de arrancada. Pra comparar com carros pequenos tem que analisar outros pequenos. Aliás, até o famoso Prius sairia dessa pois, para agradar o público americano, tem muito “motor” ali. Com o avanço da tecnologia e redução de peso, os motores também poderão ser menores e a conta vai fechar muito bem. Essas outras contas forçadas como a da pesquisa também.

  • Leonardo M

    Primeiramente bom dia, nada como acordar com cheirinho de Impeachment de ex-presidente bandida.
    Agora a notícia: achei esse estudo muito estranho, poderiam postar o link dele?

    • Ainnem Agon

      bom dia pq agora eh tarde pra mim

  • V12 for life

    O carro realmente virou o grande vilão do mundo, desse jeito vão querer que andemos a pé.

    • nbj

      Ou pior. Querem acabar com o símbolo de liberdade que o carro é.

    • T1000

      mas a pé nós respiramos mais, consumimos mais água e precisamos comer mais, por conseguinte c a g a m o s mais. Polui muito andar a pé.

      • Luiz

        Boa observação

      • E precisaremos mais da primeira fonte de poluição do mundo: Agricultura e as pobres vaquinhas.

      • cepereira2006

        Comentário do ano esse seu, kkkk.

    • Joao Paulo Cintra

      desde que os auto-intitulados “eleitos e iluminados” continuem usando carros (principalmente se os custos forem pagos por nós) quando bem entenderem, enquanto o povão se aperta no péssimo transporte coletivo. Ou viajando de helicopteros e jatinhos na faixa, bancados pelos pagadores de impostos.

      • Não é discordando não, mas até para fazer um adendo, mas você viu que isso é uma pesquisa escocesa, não viu? Não sei se lá esse modus operanti é comum também

    • Louis

      A pé também gasta sola de sapato, que solta partículas iguais às dos pneus.

  • Mestre Fioda

    Li fiz uma releitura… A única conclusão que eu cheguei foi a de que essa pesquisa deve ter sido elaborado por algum estudioso querendo aparecer. Seria mais fácil o respnsável colocar uma melancia na cabeça.

    • Toda a pesquisa é feita com o intuito de provar o ponto de vista do pesquisador (Ou de quem financia).

  • edgar__rj

    E o carro comum , além da emissão de CO2 , não emite essas mesmas poluições de desgaste de peças em quantidades inferiores ou iguais aos Elétricos / Hibridos?

  • Douglas Afonso Bonin

    Faz um certo sentido este estudo, só que não, rsrsr
    o Carro elétrico pode ser mais pesado, mas é uma titica mais pesado,

    PESO:
    PRIUS: 1415 KG (vários carros deste nível pesam isto mais ou menos)
    FUSION HYBRID: 1717 KG
    FUSION NORMAL: 1647 KG
    diferença entre os Fusions: 70 kg (menos de 5%)

    se esta diferença de aprox 5 % fazer tanta diferença, tudo bem, tem que ser provado isto.
    Agora se vc pegar um Renault Kwid, na Índia pesa 660 Kg (que se vir para o Brasil vai aumentar um pouco o peso, pois aqui a gravidade anda meio pesada com esta política atual. kkk), aí sim terá diferença. Pois carros mais leves dependem muito menos de freios, e seus pneus são muito menos exigidos. É só fazer uma analogia: quando eu era criança usava tênis vagabundo, e tinha somente um ou dois pares, aquilo nunca gastava sola. E agora que eu peso o triplo com meus 80 Kg, tenho muitos pares, de tênis de qualidade, e quando vejo já estou com o “garrão” no chão.

    • Perfeito! Foi na veia!

    • Guilherme Batista

      Tipo isso mesmo.

      Eu penso que o estudo é bem mais complexo e completo, me recuso a acreditar que foi uma conclusão tão simples assim.
      Acredito que a matéria que não foi bem escrita, eu queria ter a fonte pra pesquisar melhor

    • Mais um bom motivo para emagrecer, além da economia de combustível (energia), gera-se menos poluição.

  • Alexandre

    Na boa… Só de respirar o ser-humano já polui. Então não nasce cace*a!

    • cepereira2006

      Concordo. Sempre pensei que todo ambientalista, que realmente acredita no que defende, não teria filhos. Já imaginou o quanto de papel higiênico, sabão, combustível que um único ser humano gasta ao longo de 80 ou 90 anos?

      • Edson Fernandes

        Se for pensar assim, deveriam inventar uma nova forma de respirar, já que respirar elimina aos poucos um pouco da sua vida…

  • Leonel

    Pelo visto o negócio é andar a pé mesmo.

    • Fernando

      Despeja partículas de sola de sapato no meio ambiente e a respiração ofegante aumenta os níveis de CO² na atmosfera. Não pode!

  • Ander33x

    O que dizer né…
    Manda a “LavaJato” investigar essa Universidade Mequetrefe que a mala preta, prata, branca, azul correu solta por aí.

  • Bruno Souza

    Tesla já resolveu essa parada com o Tesla HEPA Filter!

  • Dii Nascimento

    então voltamos a usar a força -animal , simples !

  • leitor

    Lombadas em geral contribuem com mais poluíção. Todos os carros reduzem a velocidade, muitos com freios e redução à marchas de força, o que aumenta o consumo no trecho, pouco para só um carro, mas passam centenas, milhares ou bem mais por dia. E se houver tráfego de veículos pesados, além desse fatos serem bem mais fortes podem contribuir com a quebra da pista antes e depois, que ainda pelas mesmas razões tendem a crescer mais e com isso poluir mais.

    • Louis

      Sempre penso nisso, lombada é um atraso na eficiência, além de maior consumo, acelera o desgaste dos carros (freios, amortecedores, até rigidez do chassi). Por essas ainda apoio as lombadas eletrônicas, que causam menos impactos negativos.

  • Alexandre

    Piada, né?

  • Vattt

    Pronto, o último parágrafo resolveu o problema! Tchau Querida, qual a próxima tentativa de abafar o crescimento das vendas de carros elétricos?

  • FocusMan

    Venho falando isso ha tempos…

    O futuro será dos carros movidos a hidrogênio, não dos movidos diretamente por eletricidade proveniente de recarga da rede elétrica.

    Poucos países produzem energia elétrica de maneira tão limpa quanto o Brasil.

  • Joao Paulo Cintra

    olha o nível do desespero, argumentos risíveis… Falam que as pastilhas de freio soltam mais particulas por causa do maior peso… Por acaso sabem que o uso do freio regenerativo, quando o motor atua para reduzir a velocidade e produzir energia??
    Nem os advogados da ex-presidanta ousaram com argumentos tão toscos

    • Mumm Rá

      Sinceramente depois da história mal contada da extinção do Saturn EV 1 ( Concept Cat GM Impact ) eu não duvido mais de mais nada dessas petrolíferas

      A música é sem graça mas o que vale é a intenção portanto vamos lá :

      Com vocês o mais novo sucesso sonoro/poluidor by Bonde das Petrolíferas

      ” As Petrolíferas estão Desesperadas ”

      Ah! Que isso ?

      As Petrolíferas estão Desesperadas

      Ah! Que isso ?

      As Petrolíferas estão Desesperadas

      Elas sabotam, elas descem o nível promovendo uma pesquisa esfarrapada

      As Petrolíferas estão Desesperadas

      Elas sabotam, elas descem o nível promovendo uma pesquisa esfarrapada

      As Petrolíferas estão Desesperadas

      Não para, não para, não para, não!

      Não para, não para, não para, não!

      Não para, não para, não para, não para, não para

      Até os carros elétricos e híbridos serem levados á extinção

      Olha o pétroleo ,Olha o pétroleo, Olha o pétroleo

      Olha o pétroleo , Olha o pétroleo, Olha o pétroleo

      Olha o pétroleo , Olha o pétroleo, Olha o pétroleo

      Vai…vai… As Petrolíferas estão Desesperadas

      Vai…vai… As Petrolíferas estão Desesperadas

    • leitor

      Mais tosco que ps defensores da antiganta é a própria e o palhaço mais gordinho.

  • Não gosto de opinar sobre aquilo que não tenho conhecimento, e nem fazer acusações sem provas… Mas…
    Vamos apelar para lógica: A matéria fala em desgaste “muito maior” por conta do peso (Não sei se a matéria original falaria o quanto é esse muito maior e também como foi obtido isso). Baterias são mais pesadas que o combustível líquido, isso me parece lógico, assim como acredito que um motor elétrico de desempenho similar a um motor a combustão aspirado/turbinado também seja mais pesado (Motores modernos tem quase toda sua estrutura em alumínio, sendo que alguns ainda tem partes de ferro fundido e aço) enquanto motores elétricos embora possam ter grande parte da sua estrutura em alumínio, ainda dependeria do pesado cobre. Mas como o colega mostrou acima, no caso do Fusion Hybrid para o normal (Acredito que ele esteja falando do Ecoboost) é de 70 kg, menos de uma pessoa! Ou se preferir, menos que um tanque cheio. Aquele sedã elétrico da BMW concorre com qual modelo Maserati, Lexus, Mercedes ou da própria BMW? Qual a diferença de peso entre eles? Enfim, muitas questões a serem pensadas.

    • Guilherme Batista

      Acredito que o peso seja mais das baterias mesmo, motores elétricos atuais são bem leves, alguns carros tem eles instalados diretamente na roda. Para se ter noção, o motor do Model S da Tesla que gera 362 cavalos, pesa cerca de 70lbs ou seja, algo em torno de 30 quilos. Os motores a combustão de nossos carros pesam em média 150Kg. Claro que tem uns superleves como os Ecoboost que chegam a pesar 70 quilos, mas em compensação não chegam nem perto de terem a mesma potência dos elétricos

      • Grande Guilherme! Valeu a explicação!

        • Guilherme Batista

          Por nada, por coincidência estou fazendo um estudo nessa área e aprendi essas coisas não tem nem uma semana

  • Joao Paulo Cintra

    daqui a pouco vão dizer que quem anda a pé ou corre também polui, pois ao pisar na calçada desgasta o solado dos sapatos e tênis e libera particulas de borracha

    • CanalhaRS

      Que estudo mais sem noção, pelamordedeus!!!
      Vou parar de respirar para não jogar partículas no meio ambiente…huahuahauhua!!!

  • Ricardo

    Isso que não consideraram a necessidade do aumento da produção de energia para abastecer esses carros!

  • Ricardo

    Isso não será aplicável se compararem um carro elétrico de 1500 kg com um carro a combustão com 1500 kg!

  • Sassá

    ……………………………………..que?

  • Khusller

    Beleza… Um Tesla S pesa 2.200kg, um Audi A8 também… Um BMW i3 pesa 1.200kg, um Audi A3 também. Cada migué que aparece que vou dizer em.

  • Helio Natori

    Pura mentira, então tem que acabar com os ventos, pois levantam muita poeira

  • Fernando Sampaio

    OkOkOk….

    Até o NA com títulos sensacionalistas ?

    OkOkOk….
    Vamos acabar com tudo que faz poeira…

  • FearWRX

    Estudo sem pé nem cabeça, ao menos como está na matéria. Então quer dizer que os a combustível fóssil não gastam pastilha de freio, passam em poeira e afins? Olha que li 3x a matéria antes de entender se eu não tinha lido coisa errada.

    Extremamente mal feita a pesquisa ou a matéria como foi veiculada.

  • Edilson

    A solução seria o veiculo movido a energia solar, fabricaram um avião movido a essa energia,.está em testes!

    • Guilherme Batista

      Ainda sim precisaria de uma quantidade enorme de baterias(o que o deixaria pesado também) e geraria poluição na produção.

  • Poperon

    Essa primeira foto ali do Fusion, foi feita em Cubatão :D

  • durango

    Matéria com um apelo um tanto forçado.
    Parece até paga por alguém que gosta de petóleo.
    Sugiro ao cientista ficar dentro de uma garagem com um carro de motor a combustão ligado.

  • Guilherme Batista

    Comentário muito engraçado, mas você está parcialmente correto.
    As vacas e bois produzem muito mais CO2 do que os carros e é claro que isso é prejudicial pra caramba pro planeta, mas não necessariamente ela polui mais porque, poluição não é só geração de CO2 e sim de uma infinidade de materiais poluentes.
    Quando você considera todas as coisas poluentes relacionados a carro e todas as coisas relacionadas à vaca, acaba que o carro polui mais

    • Rodrigo

      O problema não é só o CO2, mas sim o metano como produto da digestão dos ruminantes. Gás que, inclusive, comprovadamente afeta a camada de ozônio b

      • Guilherme Batista

        Verdade, esqueci dele.

  • Matheus_P

    bullshit…

  • Linkera

    Está no site da Shell!

    • ObservadorCWB

      kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk pensei isto também….”se” a Petrobrás tivesse dinheiro para pesquisas também poderia ter chegado a mesma conclusão. Mas na Internet só vi algo parecido na FAculdade Lusitana TrásDelMontes….

  • Andre Luiz

    Parem…então é melhor fugir para as colinas, morar numa caverna e não ter contato com nada rsrsrsrs