Carros “paraguaios” podem circular no Brasil?

paraguai usados

A pergunta acima é pertinente ao assunto abaixo, principalmente porque existe um considerável número de veículos que circulam livremente no Brasil com placas do Paraguai.

No Paraná, certa vez foram apreendidos 70 veículos com placas “paraguaias” que circulavam livremente em território nacional. Isso foi em Guaíra/PR, cidade faz fronteira com o Paraguai.

As autoridades nacionais suspeitam que a maioria dos veículos “paraguaios” rodando por lá sejam ilegais ou importados sem o pagamento de impostos para o governo federal.

No caso de Guaíra, os proprietários terão 30 dias para comprovarem que moram no Paraguai, caso contrário será feita uma denúncia pelo Ministério Público e os veículos serão leiloados.

Mas não é só lá em Guaíra que existem veículos na mesma situação. Geralmente, o que se vê fora daquela região fronteiriça são utilitários-esportivos, picapes e sedã médios com as mesmas placas estrangeiras.

Muitos são produto de roubo aqui mesmo no Brasil, mas são oficialmente legalizados no país vizinho. Estima-se que pelo menos uma fatia de 25% dos 720 mil veículos da frota paraguaia tenham sido roubados no Brasil!

Estes carros recebem documentos frios em nomes de proprietários completamente falsos e também tem os números de identificação dos chassi adulterados. Aí esse carro é importado para o Paraguai, e então recebe placas paraguaias.

Essa estratégia é feita para continuar desovando carros roubados, pois desde o ano de 2002 não se pode documentar carros no Brasil sem uma extensa documentação comprovada. Já no Paraguai, durante alguns anos, carros sem qualquer comprovação de origem podiam ser emplacados.

Segundo a legislação nacional, os veículos com placas estrangeiras podem rodar no país, contanto que os donos residam no país de origem do veículo.

Fonte: Agência Brasil

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



unnamed
Autor: Ricardo de Oliveira

Com experiência de 27 anos, há 16 anos trabalha como jornalista no Notícias Automotivas, escreve sobre as mais recentes novidades do setor, frequenta eventos de lançamentos das montadoras e faz testes e avaliações. Suas redes sociais: Instagram, Facebook, X