
Nosso leitor Fernando Ricardo nos deu um toque sobre uma informação interessante que poderíamos postar aqui no NA. O Ministério do Meio Ambiente e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) fizeram vários testes para saber quais são os carros que menos poluem no Brasil. E para surpresa geral, eles são movidos exclusivamente a gasolina, o que contra o forte movimento que temos a favor dos carros Flex no nosso país.
Levemos em conta que todos os carros foram testados apenas com gasolina. Se um carro Flex for testado com álcool,obviamente ele será menos poluente que um modelo que só usa gasolina. Mas, para as análises ficarem justas, os carros foram testados apenas com gasolina.
No final dos testes, sete dos oito carros que receberam a Nota Verde acima de 9 usam gasolina como combustível. Na Europa, muitas pessoas se guiam pelo nível de poluição que o carro libera no ar, para decidir qual modelo comprar.
Tudo bem que quanto mais poluente, mais imposto o carro paga por lá, mas seria interessante vermos os consumidores começarem a analisar isso na hora de comprar um carro zero. O ministro Carlos Minc disse: ”hoje um número relativamente pequeno de pessoas se guiaria exclusivamente por esse critério da poluição ou da emissão para comprar um carro, mas eu acredito que esse número vai ser crescente”.
Essa Nota Verde varia de zero a dez. Quanto maior ela for, menos o carro polui. Dentre os 258 registros de veículos (carros flex foram contados duas vezes), apenas oito tiveram nota maior ou igual a nove, e apenas um carro teve nota menor que cinco (4,8).
Veja o ranking dos melhores índices na Nota Verde do Ibama:
1) Ford Focus 2.0 – 9,4
2) Honda Fit EX 1.5 – 9,2
3) Nissan Tiida 1.8 – 9,2
4) Honda Fit LXL 1.4 – 9,1
5) Ford Edge 3.5 – 9,1
6) Chrysler PT Cruiser 2.4 – 9,0
7) Fiat Uno 1.0 – 9,0
Veja também as melhores notas de CO2:
1) Honda Fit EX 1.5 – 10
2) Fiat Uno Way 1.0 – 9,8
3) Honda Fit LXL 1.4 – 9,7
Agora as piores notas do índice Nota Verde do Ibama, verdadeiros poluidores do ar:
1) Chevrolet Corsa 1.4 Econo.Flex – 4,8
2) Peugeot 307 Sedan 1.6 – 5,2
3) Renault Scenic 1.6 – 5,6
4) Citroen C3 1.4 – 5,6
5) Citroen Xsara Picasso 1.6 – 5,6
Notícias Automotivas Carros: Ainda vai acontecer, e você já leu aqui
pecamino
16/09/2009 as 11:37
E não é que aquele carro de 25 anos de idade passou a perna num monte de projeto mais recente?
O Fire 1.0 casa perfeito com o carro, econômico, ágil, confiável e também, ecologicamente correto.
tscarani
16/09/2009 as 11:41
Sim. Ajuda muito nas emissões o fato de ser um motor bem econômico. O que mata o Mille é só o acabamento/conforto, mas é o compacto mais honesto do Brasil: Proposta de ser resistente, barato e pau pra toda obra, sem enfeites e pretensões de grandeza.
eduardo82
16/09/2009 as 12:32
Considerando que o motor não é o mesmo de 25 anos atrás, não vejo nada de extraordinário nisso. O Uno salva o meio ambiente mas esquece de salvar quem anda nele…
leobozo
16/09/2009 as 15:09
ha ha ha… como se 90 % da frota nacional não fosse bateu morreu também.
não digo que não é defeito pelo fato dos outros também serem assim… mas pelo menos o carrin é isso e também menos poluente
Fernando Eclipse
16/09/2009 as 16:21
Sinceramente não acredito nessas análises do IBAMA e no mínimo tem algo atrás disso. Basta lembrar que a GASOLINA é muito mais CARA que o álcool, ninguém me tira da cabeça que tem dedo da Petrobrás nesses testes.
Só foram utilizados carros usados, vai saber o estado de cada um…
Só para constar todos os carros da FIAT são bateu-morreu… assim como todos da VW, latarias super fracas, as coreanas KiA e Hyundai são muito ruins também. A Honda Também é outra que deixa a desejar neste quesito resistencia de lataria… isso sem falar de quase todas do nosso mercado.
erom
16/09/2009 as 17:10
Será que o Ibama tem competência técnica para fazer estes testes? Não deveriam ser feitos pelo Imetro?
rogeriuslima
16/09/2009 as 17:46
o Ibama pode ter terceirizado os testes, normal.
eduardo82
16/09/2009 as 17:43
Não sei quanto ao resto da frota nacional, mas esse 147 travestido eu tenho certeza.
leobozo
17/09/2009 as 21:14
te informa quais carros são bateu-morreu, aí você vai ver que ele não está sozinho…. tem muito carro assim
luizandr
16/09/2009 as 11:47
Corsa 1.4 é o que mais polui!!!
Tá na hora da GM trazer novos motores economicos e menos poluentes.
RV
16/09/2009 as 13:37
O que se percebe no ranking divulgado pela Folha de São Paulo é que os motores 1.4 da GM, 1.6 da PSA e da Renault e 1.0 da Volkswagen são os mais poluidores. *Textro extraído do Blogauto
cmoret
16/09/2009 as 14:17
Até que os motores de Chevette dos anos 70 da GM não fizeram feio…. para os níveis de poluentes dos anos 70!
Continuar usando esses motores “reciclados” no século 21 realmente é um atentado ao meio ambiente! Afinal de contas a base segue a mesma, só uma injeção eletrônica aqui, um catalizador ali…
Dá pra entender porque a GM vai tão bem na foto…..
Outro dado interessante é que as Francesas estão pouco se importanto para o meio ambiente, né? Incrível Citroen, Peugeot e Renault estarem as 3 no ranking dos mais poluentes. Acho que é descaso mesmo daquele povo para conosco. Vale a pensa pensar realmente no que comprar.
E ainda querem vender caças para o exército…
Assim como a etiqueta do INMETRO para consumo dos carros, acho que essa do meio ambiente também deveria ser exigida. Tenho certeza que com ambas nas mãos as montadoras iam pensar mais em resultados práticos do que plastiquinhos nas caixas de roda e facelifts de carros velhos….
eduardo82
16/09/2009 as 17:55
O problema é o maldito Proconve – se a GM vende esse motor é porque ele passou pelas normas do programa. Polui mais que os outros, mas ainda sim está dentro das normas. Duvido que esse ranking irá alterar alguma coisa nas vendas – se o brasileiro não se preocupa nem com a segurança dele dentro do carro, imagina com poluição.
lmj
16/09/2009 as 11:48
Agora está explicado como a gm extraiu tanta potência dos 1.4 econoflex……
alfredo_araujo
16/09/2009 as 12:55
Exatamente o q eu pensei !!
Joao Carlos
16/09/2009 as 11:52
O Honda Fit já era muito elogiado pela sua economia de combustível, agora é um dos modelos que menos poluem.
Ponto para a Honda.
Felipe_Soares
16/09/2009 as 11:57
Ótima iniciativa do Ministério do Meio Ambiente e IBAMA.
Quem sabe, isso incentive as montadoras brasileiras a desenvolverem motores que poluem menos e contribuirem com o meio ambiente.
Emerson SS
16/09/2009 as 11:58
Edge e PT Cruiser, por esses eu não esperava!
Quanto ao Econoflex, decepcionante… lembrando que o Agile virá com esse motor.
RafaelPrado
16/09/2009 as 11:59
Voces podem notas quer todos os modelos que mais poluentes sao aqueles motores, que estao no limete da capacidade…
duhehe
16/09/2009 as 12:01
E ainda o GM poe um “E” verde na carroceria do carro.
Deviam levar um processo de propaganda enganosa e poluição do ambiente !
falcon559
17/09/2009 as 18:27
O “E” é para o motor VHC 1.0, não para o 1.4 Econoflex
rafaelrss
16/09/2009 as 12:03
Isso nunca… eles não estão nem aí e a maioria do Brasiliode nem sabe ou entende isso
O Gov. que não baixe uma resolução pesada para redução de emissão não…. se depender das montadoras daqui e o baixo nivel de conciência/educação do Brasileiro a coisa vai continar assim por um bom tempo.
Engraçado né a gente aqui discutindo velhos motores enquanto na Europa só no Salão lá na Alemanha só se fala de Hibridos e Eletricos e Ecológicos com alta autonomia de Km e afins…
Viva o Brasil…. quem sabe esse novos motores europeus não chegue aqui por volta de 2050 .
takeoyf
16/09/2009 as 12:08
e eu to querendo um corsa…
rogeriuslima
16/09/2009 as 12:37
ih cara, com a chegada do Agile o futoro do Corsa é meio incerto.
Eu também tô pesquisando carro e nas pesquisas que eu fiz o melhor custo beneficio era o Fiesta com motor 1.6. Mas no fim acabei optando por pegar um usado de uma categoria acima e com no máximo dois anos de uso.
Só vou poder comprar no fim do ano e minha meta é um Focus GLX 1.6 flex, só que andei vendo em concessionarias e me disseram que ele é ruim de mercado, chegaram a comparar com o Marea. Alguém aí sabe se isso é verdade?
Josefino
16/09/2009 as 14:11
é verdade… Esse Focus realmente é ruim de mercado…
leobozo
16/09/2009 as 15:20
por ser ruim de mercado você não pode comprar ele caro… a questão é levar barato já que vai vender perdendo. Mas aí eu pergunto…. vai comprar carro pro proximo dono ou pra você? carro é bem de consumo… é só gasto
danilo
16/09/2009 as 16:19
[2] disse tudo
rogeriuslima
16/09/2009 as 17:53
Então cara, eu também penso assim.
O problema é que tá dificil achar o carro com essas caracteristicas.
Não tô esquentando muito agora porque só vou poder comprar mesmo no fim do ano, mas já tô montando uma lista de opções ao focus caso eu não encontre a versão que eu quero.
Mas fiquei chateado com o fato de um tremendo carro como ele ser mau visto pelo mercado…
cmoret
16/09/2009 as 21:37
Focus mau visto pelo mercado? Só se estiver sem óculos.
Ricardo Machado
16/09/2009 as 12:11
Antes, ao comprar um veiculo nem pensava nessa questão ambiental de um motor poluir mais ou menos. Nem me importava com isso.
Agora, meu conceito mudou. Levarei em consideração esse fator na hora de comprar meu próximo veiculo.
Renan Negreiros
16/09/2009 as 12:14
esse negocio de flex é muito furado……
madnando
16/09/2009 as 12:27
É furado mesmo.
meu carro é 1.0 e não faz mais que 6 km/l na cidade andando igual uma moça.
Na gasolina faz nem 10 km/l.
E não e´desregulado não, o carro tem só 6 mil km. Saudade do meu GIII que fazia 13 km/l na cidade e 17 na estrada.
Dodos
16/09/2009 as 14:28
Caramba cara… Leva pra concessionária…
Meu Astra Flex faz uns 7,5 se eu andar que nem uma moça e de 6 a 6,5 se eu andar num ritmo bem mais forte… Quando comprei o meu já esperava por um consumo assim, ainda mais se tratando de um 2.0 álcool GM, então foi sem surpresa…
Agora num 1.0 é absurdo isso…
leobozo
16/09/2009 as 15:25
tá errado mesmo, seria no minimo dos minimos 8km/l
Dodos
16/09/2009 as 16:11
Um 1.0 devia fazer uns 8 Km/l com você andando forte…
Concordo que isso seria “aceitavel’ num carro 1.0 dos mais espertos do mercado..
Marlon
16/09/2009 as 17:12
Tem problema com certeza esse seu carro, totalmente fora de logica gasta tudo isso!!!.
zecactba
16/09/2009 as 12:32
Os menos poeluentes – fora o Uno – são os motores mais modernos e com desenvolvimento no exterior.
Rafah990
17/09/2009 as 10:37
notei isso na hora que bati o olho também…
The_W
16/09/2009 as 12:51
Interessante o ranking e melhor ainda quando as montadoras e lojistas forem obrigados a estampar o selo com a nota ambiental em cada modelo para assim o consumidor poder escolher.
Por outro lado, para o brasileiro pesa muito a questão do preço dos combustiveis em muitas cidades onde o alcool é vantajoso. Quando começarem a chegar os hibridos a preços justos talvez melhore, se o governo brasileiro der incentivos e quiser queimar o alcool perante a opiniao publica mundial, afinal até ontem era o combustivel ecologicamente correto. O que talvez seja, quando utilizado num carro feito para rodar apenas no alcool e que não são fabricados mais no país.
astaroth
16/09/2009 as 12:52
Edge 3.5 com 269 cavalos polue MUITO MENOS que um corsa 1.4 com uns 100 cv…..ahuahauhua
as montadoras brasileiras nao tao nem ai pro fator poluição….nem pra economia de combustivel, o flex ta ai pra comprovar isso, eles mudam a taxa de compressao do motor, fazendo com que nao seja eficiente nem com gasolina nem alcool, enquanto o resto do mundo gasta fortunas pra fazer propulsores mais economicos
Aqui, o consumo do carro fica maqueado pq o alcool é mais barato e no bolso doi menos
kicksilver
16/09/2009 as 13:23
Amigo, acho que voce esta equivocado. Acho que o Edge polui menos proporcionalmente. Não há como um motor de 3.5 litros emitir menos que um 1.4 litros.
vds.sanches
16/09/2009 as 14:45
Aí é que você se engana. Temos que separar “quantidade” de gases emitidos e “qualidade” de gases emitidos. É claro que o Edge queimará muito mais combustível que um Uno, isso é óbvio, mas o sistema que trata os gases de escapamento do Edge é mais eficiente que o do Uno.
No caso, o objetivo é obter a queima perfeita, e obter o produto perfeito, (CO2 e H2O) nos gases de escape, com o mínimo possível de outras substâncias. Assim, o CO2 é mais um indicativo do nível de consumo de gasolina em si do que um indicativo de poluição.
Espero ter ajudado, e que venham os carros elétricos e híbridos!!
Lorenzo
16/09/2009 as 15:04
O que conta é o número de gramas de CO2 emitido pelo carro por quilômetro. Tendo mais cilindrada, emite mais CO2.
Rafah990
17/09/2009 as 10:48
Não necessariamente, varia de motor pra motor na verdade. O Punto 1.4 emite 209g/km de CO2 (tá quase uma Gallardo…) enquanto o Peugeot 1.4 emite 139g/km de CO2.
ohasi
16/09/2009 as 12:55
O Duratec do Focus não esconde sua origem nipônica (Mazda, do grupo ford que desenvolveu junto com a yamanha os saudosos Zetec). E como disse o Zecactba, todos os melhores foram desenvovidos no exterior! GM tirando 105 vcs de 1.4 a que custo?
RV
16/09/2009 as 13:20
Ontem saiu a noticia que as motos poluem até 4x mais que os carros. E na tabela acima, fora o Uno (e talvez em menor proporção o Palio, que usa o mesmo motor mas é mais pesado), só deu “carrão”. Não sei se tem alguma relação, mas parece que quanto menor a cilindrada, maior a poluição. Se bem que nos maiores poluidores tem 1.6 e 1.4. Capacidade cúbica x poluição são invertamente proporcionais????
RV
16/09/2009 as 13:34
Acabei de ver uma tabela mais completa e acho que não tem muito a ver não. Nos 15 mais poluidores temos:
1 – Corsa 1.4 Gas
2 – 307 Sedan 1.6 Alcool
3 – Montana 14 G
4 – Xsara Picasso 1.6 A
5 – C3 1.4 A
6 – Scenic 1.6 A
7 – 207 SW 1.4 G
8 – Fox 1.0 A
9 – Scenic 1.6 G
10 – Kombi 1.4 G
11 – EcoSport 2.0 G
12 – 307 1.6 A
13 – Ranger 2.3 G
14 – Gol 1.0 A
15 – Prisma 1.4 A
vds.sanches
16/09/2009 as 15:13
Sim, uma moto (fabricada aqui no Brasil) polui 4x mais que um carro daqui, pois as motos não tem nenhum sistema de catalisador embutido (só as importadas têm), que trate os gases nocivos gerados na combustão. Esse é o fator principal que explica o porquê de uma moto poluir tanto.
Quanto à cilindrada dos motores, têm-se como regra geral que, quanto maior a cilindrada, há a possibilidade de se obter uma maior eficiência térmica. Suponha que um motor 1.0 tenha eficiência de 15%. Um motor 2.4 L à gasolina poderá ter uma eficiência maior, digamos, de 20%. Nesse mesmo raciocínio, um motor à gasolina de cortador de grama teria uma eficiência de 10%.
Quanto aos motores GM, se considerarmos que os 2.0 e 1.8 considerados beberrões não aparecem nessa lista e o 1.4 econoflex sim, podemos tirar uma lição. Em ordem de potência, 140 e 128 cv ; 113 cv ; 105 cv. Se considerarmos que tais carros utilizam um catalizador stock (padrão), percebe-se intuitivamente que o 1.4 “bombado” não controla direito a queima quando solicitado ao máximo. Que fique bem claro, estou ESPECULANDO.
Espero ter ajudado, essa tua pergunta é extremamente difícil de responder de forma adequada, pois é coisa de Engenharia. Valeu.
cmoret
16/09/2009 as 21:42
RV, Nao tem nada a ver a cilindrada com a questão da poluição. Tem a ver com bolso mesmo.
Carro de motor pequeno é carro barato, portanto, menos “caprichado”, para não falar descuidado propositalmente.
Carro grande é para quem tem dinheiro, e portanto, consumidor mais exigente, mais capricho em todos os aspectos, não apenas nos acessórios e acabamento.
Esse negócio de motor pequeno e bom, só na Europa. Veja o post sobre os novos motores Ford 1.6 de 180CV…. Economicos, eficientes e limpos.
No Brasil, só motor ruim mesmo. Afinal de contas, para que motor bom para colocar essa nossa mijolina e H2Onol?
vds.sanches
16/09/2009 as 23:07
Exato. Só podia dar em ***** essa atitude insana de remendar e “bombar” (extrair cada vez mais potência) de motores que têm um projeto antigo ou de pouca sofisticação técnica.
Trambique
16/09/2009 as 13:24
Que idioma é esse?
André Ricardo
16/09/2009 as 13:34
Que se dane poluição, enquanto estão fabricando mais e mais hibridos e eletricos lesmas, fico livre pra poder comprar meu OTTO capaz de ser preparados e andar horrores, pelo menos os poucos OTTO que existirem serão compensados pela grande maioria de “motores certinhos” fabricados por ae.
É viva o OTTO.
kicksilver
16/09/2009 as 13:51
Por causa de pessoas como você, o Brasil tá nessa vala. Parabens!
André Ricardo
16/09/2009 as 16:02
Por causa de hipocritas COMO VOCÊ nosso pais ta na vala mesmo, leia mais sobre hibridos e eletricos “verdes” e vai ter uma visão mais CORRETA do que ocorre com o mundo. Tecnologia e informação na mão das pessoas erradas levam os FRACOS a ter a visão que ELES querem.
André Ricardo
16/09/2009 as 16:09
Uma pergunta, já que eu sou o vilão nessa discussão, você tem carro ? já verificou se os bicos do seu carro estão limpos ? e o catalizador ? esta OK ou começando a entupir, os pneus do seu carro estão SEMPRE calibrados ? e a gasolina que usa, é sempre do mesmo posto ? procura completar o oleo do motor do seu carro quando necessario ? o troca com esta no tempo ? o filtro de ar esta dentro das especificações e limpo (foi trocado ALGUMA VEZ)? o filtro de combustivel tambem foi trocado alguma vez ? se pelo menos UMA dessas respostas for NÃO, vá então primeiro fazer a revisão do seu POLUIDOR e depois venha falar comigo.
JDFortuna
16/09/2009 as 16:40
Boa, André!
Eu aceito carro elétrico, mas “me dói” pensar em perder os Otto tão queridos.
kicksilver
16/09/2009 as 17:37
Na verdade, sim, meu carro é muito bem revisado e troco com frequencia os filtros. E eu estou contando os dias para acabarem os motores de combustao interna, e comecarem a aparecer os motors eletricos energizados por ultracapacitores! Sem poluicao, sem barulho, torque linear desde 1rpm, quase nenhuma parte movel, bem mais leve e um custo muuuuuitissimo menor por km rodado.
André Ricardo
16/09/2009 as 23:01
Pelo visto so troca filtro e olhe lá… o resto deve ser secundario. Na boa, você não gosta de carro, não deve conhecer 10% da mecanica embarcada no mesmo, deve ser algum usuario de computador doido pra que o carro tenha um joystick no lugar do volante, cara você não tem a MENOR ideia do que esta falando, so uma pergunta, quando as pilhas do seu controle remoto acabam (ou perdem a eficiencia no caso de recarregaveis) O QUE FAZ ?, vai ser a mesma MERD4 no caso de carro, com um porem, se uma pilha recarregavel BOA já é CARA (comprada em LOJA, não no camelo da esquina) o que VOCÊ vai fazer quando seu futuro carro tiver as ENORMES baterias de LITIUM (pesadas, caras e TÃO POLUENTES QUANTO A GASOLINA) perderem a eficiencia ? Ahhhh e se me disser que ele será HIBRIDO, leia MAIS, pois o hibrido usa um motor OTTO assim como qualquer outro, com a diferença de ter uma cilindrada MUITO MENOR que a de um motor convencional, e por isso, tão poluente quanto.
Rafah990
17/09/2009 as 11:01
motores de ciclo otto nem sempre significam poluentes, é só ver a nova moda da Europa… downsizing nos motores e transformando-os em Otto (motores diesel 1.2 ou 1.3) acompanhando de motores elétricos, a.k.a. híbridos :).
aliás essa coisa de baterias de lítio é complicado mesmo, não sei o que é pior, esses motores 1.4 da GM ou criar baterias de lítio pra carros “verdes”.
André Ricardo
17/09/2009 as 15:20
Isso é besteira, eles inventam carros eletricos, mas não explicam pra pessoas onde elas devem descartar as baterias dos seus carrinhos verdes quando elas perderem eficiencia energetica, vai poluir da mesma forma, so que invez de ser fumaça, vai ser material solido, mesma porcaria das usinas nucleares onde não se sabe mais onde estocar tanto lixo toxico.
So pra se ter ideia, não há a necessidade de tanto alarde em cima da poluição dos motores de combustão interna, na verdade o problema não é so a queima dos gases do motor e sim sua RECICLAGEM, o governo ta cagando pra isso, se eles estivessem afim de acabar mesmo com o progresso da poluição, a primeira iniciativa que eles tomariam seria intencificar (e MUITO) o patrulhamento da Amazonia e acabar com as queimadas e o desmatamento, com menos arvores, se tem menos reciclagem dos gases, realmente os gases dos escapamentos dos carros são toxicos, mas já se encontraram mil maneiras de deixa-los menos agressivos, a Italia é pioneira no uso de GNV, eles tem kit’s em que a perda de potencia é tão infema que nem da pra perceber no acelerador, o problema de vida util tambem é minima lá, ate porque o europeu por natureza faz as revisões SEMPRE EM DIA (ate por força da legislação) e em concessionaria pois as mesmas não esfaqueiam seus clientes, pelo contrario, elas não querem perde-los pra quem vende mais barato, carro lá é comprado não so pela beleza e potencia, mas sim pelo custo de manutenção futura.
Comanche
16/09/2009 as 20:15
André Ricardo,
Quero morrer amigo seu. Concordo plenamente. No Brasil está cheio de falsos moralistas, de falsos ambientalistas.
Antes de dizermos que fulano é anti-ambiental, deveremos fazer pergunta a nós mesmos, se realmente somos ambientalistas.
Será que usamos somente papeis recicláveis, lâmpada que consome menos água das hidrelétricas dos rios, separamos nossos lixos, não desmatamos os morros e encostas para construir nossas casas de palafitas, fechamos a torneira enquanto escovamos os dentes….
Vc. está coberto de razão, só não sei onde buscou um repertório tão grande e verdadeiro sobre manutenção veicular e ambiente correto, vá ser criativo lá longe. Parabéns.
Abaixo a hipocrisia.
Não quero dizer que os colegas que retrucaram ao comentário do nosso colega André, seja hipócritas, longe disso, mas posso afirmar que o André demonstra claramente no texto, não ser hipócrita.
André Ricardo
16/09/2009 as 23:20
Pior de tudo é que o que coloquei ainda ficou faltando alinhamento periodico, correção de cambagem e caster.
Não gosto de gente falando o que não sabe, dirige carro pelo fato de ser um aparelho pra leva-lo a algum lugar somente, pra isso um onibus ou o metro servem, o carro é algo a mais, pode parecer esquisito, como que se estivesse apaixonado pelo carro, mas sou um entusiasta, curto motores, carros… MECANICA, gosto do conjunto da maquina. Soda disso é ler algo que a pessoa NEM TEM NOÇÃO DO QUE FALA, “o fim do motor OTTO sera uma maravilha” isso é IDIOTICE não se inventou nenhuma maquina que conseguisse gerar tanta força quanto um motor, seja ele OTTO ou DIESEL, se os motores eletricos fossem tão bons quanto, a tempos teriam encontrado as respostas pro maiores problemas desses motores e estariam implementando o que se conseguisse, mas SEMPRE se tem uma falha na união motor eletrico + carro, se não é a falta de autonomia, é a falta de força ou o tempo de recarga ou na pior das hipoteses o custo de peças, um carro hibrido é TÃO mais caro pra manutenção quanto um motor DIESEL, possui peças eletronicas carissimas e de reposição somente em concessionarias, ou o nosso amigo kicksilver acha que vai encontrar peças genericas pro seu futuro “carrinho verde” ? Fora que as baterias ainda são poluentes, possuem metais perigosos pro meio ambiente, enquanto se gasta milhões de dolares em pesquisas em algo que já se sabe que não vai dar certo, outras marcas gastam esse dinheiro em melhorias nos motores de combustão interna (vide FIAT com o multair, a BMW com o avanço do valvetronic, a Honda com o comando eletromagnetico, ate os motores americanos beberões e poluentes estão mais economicos e menos poluentes).
Por isso tudo digo e repito, DANE-SE a poluição, quero ainda poder curtir meu OTTO e ser feliz, poder ensinar a minha filha sobre os bons motores de combustão interna e não essa MERD4 eletrica que estão querendo nos empurrar goela abaixo dizendo que temos que ser “politicamente correto”.
Quem tem que ser “politicamente correto” é quem mora em Brasilia e que não faz P0RR4 nenhuma pelo povo e só sabe caçar votos de 4 em 4 anos.
kicksilver
16/09/2009 as 23:30
Cara, não vou nem te dar trela, pois só aquele primeiro post seu já bastou para mostrar o quanto voce é idiota. Nem vou perder meu tempo com você. Lixo de pessoa.
kicksilver
17/09/2009 as 14:30
Ah, então se nao for motor de combustao interna, não e carro? Essa é nova…
André Ricardo
17/09/2009 as 15:06
Ainda esta ai ? pensei que estivesse jogando video-game…
Primeira concepção de carro, veiculo automotivo movido por motor de COMBUSTÃO INTERNA.
Se quiser um “carro” com motor eletrico, procure no google por R/C, não é a toa que ate os R/C de combustão interna são melhores que os eletricos.
leobozo
17/09/2009 as 21:03
cara concordo com tudo que você disse exceto: carro elétrico com bateria de lítio não polui tanto ou mais que um a combustão.
A questão é reciclar a bateria do carro quando esta não servir mais, e o governo criar algum mecanismo que obrigue o dono a devolver a bateria pra ela ser reciclada. Assim o material da bateria não contamina o solo e àgua e uma nova bateria será feita com o mesmo material pra outro carro :D
André Ricardo
18/09/2009 as 11:48
Mas isso já existe, mas o problema é que essas baterias não são 100% recicladas e sua eficiencia em relação a consumo e recarga é baixa e seu custo é MUITO alto.
Brasileiro já não é tão fã de manutenção (faz poucas e olhe lá) em carro caro, pior ainda (vide de TODOS criticarem o fivetech da fiat e na Italia é um motor usado ate hoje em varios carros e adorado por todo pais)
P.S. Não sou fieteiro, nem nunca tive Fiat e meu atual carro nem italiano é (Peugeot 306 sedan) apesar de estar MUITO inclinado a comprar um Marea caso não compre meu 406.
Byel Porto
16/09/2009 as 13:49
mas então, qual a diferença do Mille normal para o Mille Way nos testes se eles tem o mesmo motor?
RV
16/09/2009 as 14:19
Acerto de suspensão, aerodinâmica (influenciada pela altura do carro), peso, tipo de pneu. Tudo isso influencia no rendimento do motor.
fernando.muniz
16/09/2009 as 13:58
Como sempre, a chevrolet lixo mostrando realmente o tipo de carro que é.
LIXO
Daniel Alves
16/09/2009 as 13:58
Focus 2.0 = melhor carro do mercado nacional.
Preciso comprar um logo! E que venham os descontos de final de ano no monocombustível assim que a Ford lançar o flex!
pauloromero
16/09/2009 as 14:09
Concordo! Melhor carro do Brasil, levando-se em consideração todos os aspectos! Mas olha Daniel Alves, tenho um primo que é engenheiro na Ford em camaçari. Segundo ele, os motores flex do novo Focus terão um acerto muito bom! Espero!
Daniel Alves
16/09/2009 as 14:57
Tomara, Paulo. Ao menos a demora no lançamento terá sido compensada.
RSFilho
16/09/2009 as 13:59
Este tipo de pesquisa é de bom, mas tem que ser divulgada com muito cuidado, para não levar a conclusões errôneas a respeito da sustentabilidade ambiental dos dois principais combustíveis avaliados (gasolina e álcool).
Ao analisar somente a descarga no escapamento do veículo, ela deixa de considerar tudo o que se descarrega durante o seu processo produtivo (extração e refino, no caso do pretróleo, e cultivo e processamento, no caso do álcool).
Se formos levar isso em consideração, o resultado dessa pesquisa teria sido muito (muito!) diferente, com todos os primeiros lugares (melhores índices) sendo ocupados por veículos a álcool.
Isso tudo sem falar no lado social (empregos)!
Bastante simplista e deseducadora essa forma de divulgação…
Pode levar algumas topeiras a achar que é melhor, ambientalmente, utilizar gasolina ao invés de álcool.
Dodos
16/09/2009 as 14:23
Pode crê… Se você rodar só no alcool com certeza vai descarregar menos poluentes do que nos motores a gasolina…
Quem tem carro flex raramente, pra não dizer nunca (salvos exceções) usam como combustível a gasolina devido ao se preço…
Achei essa pesquisa um tanto relevante mais com resalvas…
Daniel Alves
16/09/2009 as 14:00
Melhor “carro” entenda-se melhor compra.
evotremex
16/09/2009 as 14:05
mille dando banho ne carro caro, kkkkkkkkkkkkk
Leo.
16/09/2009 as 14:59
UM DIA EU VOU TER UM FOCUS…
Desculpa o desabafo.
Dodos
16/09/2009 as 16:07
[2]
Eu também…
pauloromero
16/09/2009 as 16:32
Eu tb!
leobozo
16/09/2009 as 15:32
cadê o Kia Picanto ??? tava na lista dos 10 menos poluentes do mundo e é a gasolina…
mmedinas
16/09/2009 as 16:16
Pegando essa notícia sobre meio ambiente, Li em outro site q o presidente da Audi no Brasil afirmou que o e-Tron virá para o Brasil em 2012, apesar de não estar muito confiante nessa afirmação, será que realmente trarão esse veículo mesmo? Pois imagino que uma montadora só traria essas soluções pra cá, caso haja uma previsão de que o governo incentive o seu uso, mesmo que não seja com subsidios diretos aos preços, mas na estrutura para o uso consumidor!!
Abraço!!
JDFortuna
16/09/2009 as 16:44
Se o Corsa Econo.Flex é o pior, imagina o 1.4 Energy que saiu de linha!!
peanutbutter
16/09/2009 as 17:06
Mais um ponto a favor do focus, além de ser lindo,potente (2.0 com 147cv), nao tem um preço exorbitante (igual ao civic)… e varias outras qualidades, agora ainda é o que menos polui.
duhs2dany
16/09/2009 as 18:16
OLHA O UNO CARA! AOEHOIEHAOIAEHOIEAOIAEHOI
Gagliotti
16/09/2009 as 20:34
Então na GMB não se salva nada, pois muitos falalavam que uma das poucas coisas que salvavam era o motor 1.4 por ser potente, agora pode ter se descobrido como ele consegue a boa potência, talvez em detrimento da não poluição
Julio-RN
16/09/2009 as 21:59
Tenho um Fit LXL 1.4 e, andando normal, na cidade com o ar ligado faz uma média de 14km/l, sem ar as vezes ele fica doido e faz 16 km/l, usando gasolina, é claro, mas dessa de que era “amigo do meio ambiente” eu não sabia. O Fit é muito econômico com gasolina, com etanol, vulgo alcool, ele bebe um pouquinho mais…
No mais, me surpreendi com o Focus e com o PT Cruiser, esse último eu nunca imaginaria que estivesse numa lista dessas. Quanto aos carros que tiveram resultados ruins, não preciso nem falar que todos esses já deveriam ter saido de linha, afinal são projetos já defasados…a Scénic então, sem comentários…
André Ricardo
16/09/2009 as 23:32
Eu fico pasmado de ver quanta SAFADEZA do governo brasileiro, a pouco tempo, estavam tentando fazer o mundo todo rodar com “Etanol”, agora fazem um estudo dizendo que esses motores são mais poluentes que o gasolina. PIOR DE TUDO é ver que ninguem entendeu NADA do que o governo quer, acabaram de encontrar o pre-sal, estão enchendo a burra de dinheiro com essa palhaçada, querem de qualquer forma DETONAR a “OPEP” canavieira porque eles não tem como controlar os usineiros nem seus preços e fazendo todo mundo voltar a dirigir veiculos SO a gasolina e com isso enchendo mais ainda a cara de dinheiro.
AAAAAAAAAEEEEEEEEEE BRASIL IL IL IL É O PRO-ALCOOL VOTANDO DO INFERNO PRA ATORMENTAR A TODOS OS DONOS DE FLEX !!!!!!!!!!!!!!!!!!
rdish
17/09/2009 as 08:30
André, calma aê. Os carros flex poluem mais quando usam GASOLINA. Não foi feito testes com os carros com álcool, que são comprovadamente menos poluentes.
cmoret
17/09/2009 as 09:31
Tem um erro no texto do Eber. Foi feito teste sim dos carros Flex usando 100% gasolina e usando 100% alcool. Leia a notícia original no site da Folha de S. Paulo. Flex e Alcool é uma porcaria mesmo no geral, exceto o Honda Fit.
André Ricardo
17/09/2009 as 10:10
O fato é que o Flex é um meio termo entre a gasolina e o alcool que NÃO tem como dar certo pelo fato da taxa de compressão de um e de outro para funcionamento é MUITO diferente, o alcool precisa de taxa quase igual a de Diesel pra funcionar direitinho, e a gasolina é o inverso, se conseguisem diminuir o ponto de detonação da gasolina pra quase perto do alcool AI SIM o flex seria bom, pois essa taxa doida que as FABRICAS (montadora é quem MONTA, vamos mudar essa ideia PELO AMOR DE DEUS !!!!) fazem nos motores é GAMBIARRA, pra não dar pre-detonação na gasolina e não dar falhas no alcool, o melhor exemplo disse é o Celta VHC gasolina e depois o FLEX, já viram como esse motor VHC SÓ a gasolina tem um funcionamento ruidoso, parece um Diesel, não tem aceleração nem força, esse motor foi projetado pra rodar com ALCOOL (por isso sua taxa violenta 12,5:1) mas houve problemas na epoca do seu desenvolvimento e como 85% do motor já estava projetado (na verdade o velho motor do monza a alcool com cilindrada menor e uma I.E de corsa reprogramada) decidiram mater a taxa e ATRASAR O PONTO, foi ai que ferrou com tudo, agora pega esse mesmo motor, muda os bicos pra uns de vazão pouco maior (usar os dos velhos motores 1.6) e retrabalha a I.E pra manter os bicos um pouco mais de tempo abertos e adianta o ponto inicial e final, vai ver que ese motor vai rodar MUITO mais liso.
Pra mim, esse teste é FURADO, quero ver um teste em cima de um mesmo motor A GASOLINA E UM A ALCOOL, não em cima de um FLEX, motor flex é que nem EMO, não sabe se é homem ou se é VI4D0, no dia que fisserem esse teste, ai sim, saberemos quem é mais poluente e mais beberrão.
Marmota
17/09/2009 as 00:48
“Levemos em conta que todos os carros foram testados apenas com gasolina. Se um carro Flex for testado com álcool,obviamente ele será menos poluente que um modelo que só usa gasolina. Mas, para as análises ficarem justas, os carros foram testados apenas com gasolina.”
Está correto isto Eber? Em tudo quanto é telejornal deixaram claro que compararam os poluentes dos carros a álcool com os a gasolina e que os carros a gasolina poluem menos sim.
Marmota
17/09/2009 as 00:50
Correção, para deixar menos confuso meu comentário.
Em tudo quanto é telejornal deixaram claro que compararam os poluentes dos carros com motor à álcool com os de motor à gasolina, e a conclusão foi que os carros movidos à gasolina poluem menos.
rdish
17/09/2009 as 08:27
Mamota, o Éber está certo. Ou foi interpretação sua dos telejornais, ou os mesmos não informaram corretamente. No site do IBAMA tem a informação.
alissonbona
17/09/2009 as 11:49
Ai vem o que eu ja vinha falando…
incentivo para 1.0 é fail.
Tem que ter incentivo para quem polui menos.
IPI 0 para eletricos
e subindo até o corsa…
Já imaginou um FOCUS 2.0 com imposto menor que o de um celta? legau né…
Quem polui menos deve ter este direito, assim como nós deviamos ter direito de dirigir um carro super legau e que polui pouco, bem como os pedestres de ter menos porcaria poluidora na rua.
leobozo
17/09/2009 as 21:11
na verdade que repira mais fumaça é o motorista mesmo, acumula mais co2 dentro do carro que fora….
E_M_S
17/09/2009 as 14:36
segundo consta quem fez o pesquisa foi o Instituto Maua de Tecnologia !!!
Allexy
17/09/2009 as 20:52
Civic EXS 2008 = 5 km/l cidade
Allexy
17/09/2009 as 21:34
É muito provável que o carro com motor flex polua menos com gasolina do que álcool. Os números variam de acordo com o modelo do veículo.
Mas, na média, ao verificar a emissão da frota de 2008, os carros flex que usam álcool emitem mais monóxido de carbono (0,71 grama por quilômetro) do que os que utilizam gasolina (0,51 grama por quilômetro). Em relação aos aldeídos, que ajudam na formação do ozônio – principal preocupação em áreas urbanas como São Paulo -, o carro a álcool em geral emite quase oito vezes mais. Esses dados foram compilados pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), com base em informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb).
Fonte: http://ultimosegundo.ig.com.br/brasil/2009/09/17/carro+flex+polui+menos+com+gasolina+conclui+estudo+8498951.html
As montadoras de veículo tentaram adiar a divulgação pelo Ministério do Meio Ambiente de dados sobre emissão de poluentes com o argumento de que novos limites entraram em vigor no início deste ano.
Fonte: http://www.nossasaopaulo.org.br/portal/node/9118
Allexy
17/09/2009 as 21:43
É muito provável que o carro com motor flex polua menos com gasolina do que álcool. Os números variam de acordo com o modelo do veículo.
Mas, na média, ao verificar a emissão da frota de 2008, os carros flex que usam álcool emitem mais monóxido de carbono (0,71 grama por quilômetro) do que os que utilizam gasolina (0,51 grama por quilômetro). Em relação aos aldeídos, que ajudam na formação do ozônio – principal preocupação em áreas urbanas como São Paulo -, o carro a álcool em geral emite quase oito vezes mais. Esses dados foram compilados pelo Instituto de Energia e Meio Ambiente (Iema), com base em informações da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo
As montadoras de veículo tentaram adiar a divulgação pelo Ministério do Meio Ambiente de dados sobre emissão de poluentes com o argumento de que novos limites entraram em vigor no início deste ano.