Carros usados vendem menos e ameaçam as vendas dos novos
Escrito por Eber em
5 de Novembro de 2008
sob Comprando e Vendendo, Mercado, Montadoras/Fábricas
As vendas de carros usados caíram bastante nas duas últimas semanas. Várias lojas dizem que a queda é de 20% a 50%. Essa semana, ouvimos de um funcionário de concessionária Chevrolet que o presidente da montadora pediu para as concessionárias pegarem carros usados na troca por um novo pagando no máximo 20% abaixo da tabela Fipe.
Resumindo, o cenário é negro. As lojas estão cheias de carros usados no estoque e não conseguem os vender, por causa do aumento de juros e retenção do crédito.
Se analisarmos setembro e outubro de 2008, as vendas novos também caíram bastante, cerca de 12% de um mês para o outro. E se tem carro encalhado no estoque da concessionária, no pátio da montadora a coisa está pior ainda.
Mas se você estiver querendo comprar um carro usado agora, a hora é ótima. Na última semana, as lojas entraram com reduções de 5% a 10%, para tentar atrair os clientes. Só que se o usado desvalorizou, o carro novo fica ainda mais distante. Conforme comentou a Gazeta Mercantil, “a desilusão do consumidor com a desvalorização de seu patrimônio também o leva a considerar se vale a pena a investir num bem em tempos de crise financeira.”
As distribuidoras de veículos estão criticando muito o fato de os bancos estarem retendo o crédito e lembram que a inadimplência no setor é de 3,5% - enquanto no varejo tradicional gira em torno de 7,5%.
Vamos ver o que acontecerá nas próximas semanas.
[Fonte: Gazeta Mercantil]
Carros usados vendem menos e ameaçam as vendas dos novos:
Veja algumas notícias relacionadas
Clique aqui e veja os destaques atuais do NA

16 comentários em Carros usados vendem menos e ameaçam as vendas dos novos
Comente a notícia aqui embaixo!
Volte para a página principal do Notícias Automotivas
Notícia anterior: VÍDEO: Disputa de arrancada, com Corvette ZR1, Ferrari 599, Nissan GT-R e Porsche 911 GT2
Fez um flagra? Nos mande as fotos no contato arroba noticiasautomotivas.com.br
Fique por dentro: Receba nosso resumo semanal de notícias























5/11/08 as 11:15 [ Citar este comentario ] 1
No máximo 20% abaixo da tabela fipe???
Aqui alem de darem no máximo 70% do valor da tabela fipe, ainda jogam o valor do 0km uns 7% acima do valor do site … bando de FDP … espero que não vendam nada, quebrem tudo para aprender a ser menos FDP…
5/11/08 as 11:25 [ Citar este comentario ] 2
Brasileiro é muito tolo mesmo paga 30000 em carro zero pelado pagando muitos anos só para poder mostrar o vizinho que ele tem carro zero ao invéz de comprar um usado com pouco tempo de uso completaço na maioria das vezes bem mais barato só por que tem preconceito falando que ele quebra muito e que não dá a mesma felicidade de ir lá na loja e ser enganado.Só compraria carro zero se fosse igual nos EUA onde carro completo e com motorzão tem preço justo.
5/11/08 as 11:54 [ Citar este comentario ] 3
Com certeza isso irá virar uma bola de neve, onde não se venderá tantos novos pq estarão pagando muito pouco no usado na troca! Tem que ser realmente tolo para fazer uma venda de seu usado nessas condições. Mas como sabemos que é comum, a queda irá ocorrer, mas num grau um pouco mais lento do que nos EUA, como vimos em notícia anterior do site!
Que passem aperto mesmo para nos respeitarem!
5/11/08 as 11:59 [ Citar este comentario ] 4
Assino em baixo!!!!
Eu msm sou muito mais comprar um ótimo carro com até 10 anos de uso que muito porcaria zero kilometro!!!!
Não troco um Focus 2003 por exemplo em um Fiesta zerinho e peladinho!!!
Ahhh + uma coisa…
Focus 2.016Vautomatico Guia
Fiesta 1.0 com no máximo ar!!!
Sem comparações!!!
Isso foi só um exemplo pois existem muitas opçoes!!!
5/11/08 as 12:02 [ Citar este comentario ] 5
Concordo plenamente, o preço do seu usado é jogado lá pra baixo enquanto o 0km e vendido a preços abusivos
5/11/08 as 12:28 [ Citar este comentario ] 6
2
5/11/08 as 12:43 [ Citar este comentario ] 7
Preço de carro usado é muito alto, tem que baixar mesmo, quem sabe assim não baixam tbm o preço dos novos.
5/11/08 as 13:21 [ Citar este comentario ] 8
E o Lula falando: “Não deixem de trocar seu carro, compre, sem medo”
Sai daqui tatu, com esses impostos.. só compra carro 0km quem for mto trouxa..
5/11/08 as 13:25 [ Citar este comentario ] 9
o mercado é assim porque tem quem aceite, é como respondeu o presidente de uma montadora quando questionado quanto ao preço dos carros zero Km: QUEM FAZ O PREÇO DE UM VEÍCULO É O CONSUMIDOR. ótima resposta rsrs
5/11/08 as 13:35 [ Citar este comentario ] 10
os carros atualmente tão muito caros.
5/11/08 as 13:48 [ Citar este comentario ] 11
Prefiro muito mais um carro 0KM do que usado.
Usado é só problema.. Sempre.. Sempre vc gasta com o carro..
Comprar um carro que vale R$70000, com 5 anos de uso, algo em torno de 100.000km rodados na hora de fazer manutencao de tudo quanto é item caro..
Pra mim.. ainda é mais burrice.. melhor ficar com seu usado antigo entao. já que vc ja conhece o carro..
Pior quem compra BMW, AUDI E ETC.. ano 2000..
5/11/08 as 14:07 [ Citar este comentario ] 12
Nunca eu compraria um carro com 100 mil rodados…
comprar carros usados é só uma questão!!!
Saber comprar e não deixar se levar apenas pelo brilho da pintura que muitas vezes ainda é reluzente!!!!!
Se compraria um BMW ou um Audi Usado???
Compraria uma BMW um Audi não!!!!
Nem uma Mercedes!!!
=D
5/11/08 as 14:28 [ Citar este comentario ] 13
Brasileiro é acostumado com carroça mesmo, tive uma BMW 95 hÀ uns 5 anos atrás, eu tinha 19 anos, nunca me deu um problema,fiquei com ela 2 anos e 1/2 enquanto um amigo comprou um palio zero e teve que retornar a concessionaria umas 10 vezes por causa de uma maldita embreagem. Audi e Mercedes tudo bem agora BMW não vem não. Tudo bem que eu estava num carro velho mas não o trocaria por um vectra zero Km. BM é o carro.

5/11/08 as 15:20 [ Citar este comentario ] 14
Tudo tem vantagens e desvantagens.
Carro usado é mais barato e pode ter um custo/benefício melhor. Porém, você nunca sabe quem e como o utilizou.
Carro novo é absurdamente caro, mas vem com garantia total e qualquer vício de fabricação é mais fácil de contestar na justiça do que um problema num carro usado.
Se eu tivesse dinheiro pra um carro popular hoje, não compraria. Ficaria com um usado de categoria superior. Mas tendo dinheiro para um carro médio, seria novo mesmo.
5/11/08 as 20:17 [ Citar este comentario ] 15
Na Europa é muito, mas muito comum verem carros com 100 ou 150.000 km vendendo usado. Mas aqui, nossa 80.000 km é velhaço, lata velha. Ou seja, ninguém vê o histórico do carro, manual de revisões, tipo de tratamento que levou (invés de olhar pintura, olhem bem para o interior, bancos-forro do teto. Já vi carro com 120.000 km e interior novo, sem marcas de cigarros ou forro todo arranhado.
Melhor pegar um com 100.000 km que rodou mais em estrada, com tratamento decente por parte do dono (pneus com desgaste igual, interior conservado), do que pegar aquele carro “novinho” com 10.000 km que só rodou em cidade, na mão de velho ou mulher que só esgoelava e nunca passava a 3a. marcha.
Dou como exemplo: meu Fit 2007 tem 60.000 km e está novo novo! Troca de óleo e filtro de 5.000 em 5.000km, troquei os pneus agora (sim, originais com 60.000 km e só porque chegaram ao marcador TWI, não estavam carecas e o desgaste era todo igual), revisões todas em dia. Mas alguns patos olham e preferem aqueles com 10 ou 20.000 km e todos ferrados!
Cada cabeça uma sentença!
5/11/08 as 20:54 [ Citar este comentario ] 16
(2)