Home Governamental/Legal Carteira de motorista aos 16 anos: Por que não?… Por que sim?

carro auto escola aulas praticas Carteira de motorista aos 16 anos: Por que não?... Por que sim?




Alguns assuntos geram polêmica, passe o tempo que passar. E a concessão da Carteira Nacional de Habilitação a jovens de 16 anos certamente é um desses! A tendência é que pessoas com até 30 anos de idade sejam completamente a favor e os mais velhos contra. Mas isso, acreditem não é uma regra.

Unanimidade?

Será que todos os jovens brasileiros de 16 anos gostariam e aceitariam dirigir por dois anos com o pai, a mãe, o avô ou o irmão mais velho do lado, como acontece nos EUA? E os maiores de 18 anos, gostariam de se responsabilizar criminalmente por um conhecido ou primo distante menor de idade se algo der errado? A Carta de Motorista aos 16 anos seria aprovada pelos políticos?

Primeiramente, um assunto como a redução da idade para se tirar a carteira de motorista só será discutida no Congresso Nacional se houver uma pressão muito grande da sociedade brasileira, como abaixo-assinados, campanhas em algum tipo de mídia e manifestações públicas bem fundamentadas. E num país como o nosso em que na maior parte das vezes político e povo só estão próximos no dicionário, isto não seria a garantia de ter o assunto levado adiante.

Veja que assuntos como a revisão da lei do aborto, fim do voto obrigatório, fim do serviço militar obrigatório, descriminalização da maconha e redução da maioridade penal sequer são discutidos. Muitas vezes são barrados na porta do Congresso por setores conservadores da sociedade como Igreja, Associações Militares e Organizações Defensoras de Direitos da Criança e do Adolescente e dos Direitos Humanos. E na calada da noite o assunto some da pauta.

Polêmica tira voto. Assim, deputados e senadores sufocam a discussão. E a sociedade tem que se reorganizar novamente e conseguir (re)colocar as discussões na mesa outra vez. E olha que hoje temos blogs, twitter, facebook, orkut, ONGs. imprensa livre e liberdade de expressão. Pode demorar…

Sendo assim, caro jovem de 14 anos que terá 16 em 2014, ano de eleição, pense numa coisa: se você deseja que seus irmãos, primos e amigos mais novos que você dirijam mais cedo, a primeira coisa que você tem que fazer é começar a se interessar por política agora.

E começar a pesquisar por partidos políticos e nomes de deputados e senadores atuais ou nomes que possam surgir até 2014 que tenham em seu plano de governo algo sobre concessão de CNH aos 16. Tem que estar escrito no plano de governo, senão não vale: pode ser apenas um candidato oportunista se aproveitando do calor da discussão do tema.

E por que eu disse “se você quiser que seus irmãos, primos e amigos mais novos que você dirijam mais cedo”? E você, como fica? Pois é, amigo, ser cidadão é isso: mesmo que não aproveite diretamente, você começa agora a mudar o mundo para quem vem depois de você! E o que vai ganhar com isso? Na verdade já ganhou: se hoje você pode estudar de graça, votar aos 16 e ter direito a quem o defenda se você for agredido injustamente por seus pais ou outro adulto, é porque gerações antes de você prepararam o caminho!

É como a história de dois velhos conversando debaixo de um pé de manga – ou mangueira – num dia de sol quente. Enquanto cada um chupava uma manga bem doce, um deles disse ao outro que pretendia plantar uma jabuticabeira, mas que iria demorar 8 anos para que ela desse a primeira jabuticaba. E por isso pensava em desistir. O amigo logo chamou sua atenção: – “Só estamos na sombra e saboreando estas mangas porque alguém que não conhecemos, há uns 40 anos atrás plantou esta árvore!”.

Uma lei que teria que mudar outras

Vamos supor que sociedade e políticos se entendam para discutir uma lei que permita que o jovem de 16 possa guiar automóvel. O que mais precisaria ser discutido? Quais outros pontos paralelos e não menos importantes precisariam ser debatidos junto com essa redução de 2 anos na idade do futuro motorista? Em minha opinião, precisaria ser discutido também:

- Como disse acima, sozinho ou acompanhado? No modelo adotado em diversos Estados nos EUA, o condutor com 16 anos deverá conduzir por dois anos, com CNH provisória, acompanhado por um adulto com 21 anos de idade ou mais, seja este habilitado ou não. Em outros Estados não poderá transportar menores de 21 anos. Crianças jamais. Em certos casos no máximo dois passageiros adultos além dele.

- Durante o dia todo? Utilizando-se ainda os EUA como parâmetro, os habilitados com 16 anos de idade, em vários Estados, podem dirigir apenas durante a luz do dia ou até um horário determinado por lei (por exemplo, 20h). No Estado de Nova Iorque há exceção para os que obtiverem permissão do Estado para voltarem da escola, do trabalho ou de tratamentos médicos à noite.

Ou seja: podemos observar que mesmo nos EUA, dirigir aos 16 não é aquela festa toda não é, moçada? Se aqui no Brasil fosse adotado este sistema, os que quisessem tirar carta para pagar de gatinho(a) com amigos, ficantes ou namorados da mesma idade na balada certamente iriam se desapontar. E para completar: americanos dirigem com 16. Mas só podem consumir álcool com 21.

- Emancipação ou Maioridade Penal Reduzida? Chegou a ser apresentado um projeto de Lei no ano passado (571/71) que autorizaria jovens a partir de 16 anos a tirar sua carteira, desde que fossem emancipados pelos pais ou responsáveis.

Para quem não sabe, a emancipação permite ao emancipado que se case, trabalhe no serviço público, tire diploma universitário, tenha empresa ou exerça profissão autônoma e…seja preso ao cometer crimes, embora caiba a um juiz dizer em que tipo de estabelecimento penal: Fundação Casa ou Prisão.

Segundo o projeto acima, os crimes de direção cometidos por menores de 18, mesmo habilitados, seriam regidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e não pelo Código Penal, o que ao meu ver poderia incentivar o uso de menores habilitados pelo crime organizado, além de criar dois pesos e duas medidas ao punir alguns motoristas e proteger outros.

Outra hipótese seria a redução da maioridade penal para 16 anos. Neste caso, o código penal precisaria ser modificado e os setores conservadores da política e da sociedade fogem ao máximo da discussão do tema. Fazem parte dos temas-tabu como o fim do voto obrigatório, por exemplo.

- Investimento Público e modernização da Constituição para acolher os Novos Motoristas – Esses 2 aninhos a menos na concessão da carteira certamente traria inúmeras mudanças na Sociedade. Seria necessário mudar: Qualidade da Educação, incluindo aulas teóricas e práticas de trânsito e cidadania; redução na Idade para o jovem trabalhar, já que ter um carro será um sonho que muitos terão que ralar para conseguir realizar; Ajustes nos Códigos da Criança e do Adolescente; Fim do Serviço Militar Obrigatório para que muitos que não querem seguir carreira não tenham que dar uma pausa nos estudos e no trabalho; Infraestrutura para comportar mais carros nas ruas e estradas e mais vagas em hospitais pois possivelmente haverá aumento de acidentes de carro; mais eficiência e clareza no uso do DPVAT (vulgo Seguro Obrigatório); Maior rigidez na aplicação da Lei do Bafômetro.

Se não for possível alterar os itens acima, melhor deixar tudo como está, pois o Brasil entraria em colapso.

- Encarar a Realidade – No Brasil é cultural tapar o sol com a peneira e fingir que as coisas não acontecem. Milhões de crianças e jovens já começam a gostar de carro antes de aprender a falar, vide os brinquedos, animes e games pelos quais se interessam.

E com sete ou oito anos muitos já querem saber como funciona, manobram o carro na garagem, dirigem no colo do pai e pegam o carro e a moto na adolescência (escondido ou não). Na realidade, na prática, muitos e muitos jovens já dirigem.

Isto foi enxergado nos EUA e por isso legalizado. Aqui se finge que o jovem de 16 anos de hoje é igual ao jovem de 16 anos dos idos de 1930 quando o código penal foi criado e quando cavalos e charretes eram o transporte individual mais popular.

Além disso, no Brasil, o ato de dirigir para certas faixas etárias está associado muito mais a status e auto-afirmação da personalidade do que a necessidade de locomoção propriamente dita. E muitos pais inclusive incentivam os filhos para contar vantagem aos amigos.

Tudo isto tem que ser encarado e resolvido, pois a sociedade é dinâmica. Fingir a vida toda que a lei é cumprida e que ela vale para todos sem exceção, com leis mancas e desatualizadas, não pode ser um padrão eterno.

- Legislação de Trânsito Específica

Obviamente que o Código Brasileiro de Trânsito precisaria sofrer alterações para ficar em dia com todas as mudanças acima em função de abrigar os motoristas sub-18. O ideal seria que fosse implantado um Projeto Motorista Cidadão. Algo mais educativo do que punitivo. Adivinhem onde isto deveria começar? Acertou quem disse “na escola”.

E mais uma vez, espelhando-se na Lei Americana, alunos com boas notas e bom equilíbrio psicológico frequentariam a escolinha de trânsito especial para jovens motoristas. Muitas vezes dentro da própria escola. Outras em Centros de Formação Especial conveniados.

Em Estados como Arkansas, Michigan, Montana, Dakota do Norte, Dakota do Sul e mais outros cinco, jovens com 14 anos recebem aulas teóricas de legislação e cidadania e aulas práticas. Em outros Estados esta idade pode ser de 15 ou 16 anos.

Nas aulas práticas, começa a dirigir sob o olhar atento de instrutores, num circuito sinalizado que simula uma cidade com faixas de pedestres, placas que indicam escola e hospital e com outros jovens dentro do carro, para que tenham noção da responsabilidade de transportar outras pessoas, além de apenas conduzir um carro.

No Brasil, para incentivar a cidadania e democratizar o acesso às aulas, seria necessário que escolas públicas oferecessem estas oportunidades. Será que a Sexta Economia do Mundo não tem dinheiro pra isso? Olha que algo assim poderia até ajudar a diminuir a evasão escolar na adolescência.

Outras mudanças no Código seriam no sentido de elaborar exames psicotécnicos que levassem em conta as características intelectuais, motoras e psicológicas deste novo grupo em idade de formação de caráter e personalidade, com características comportamentais, hormonais e sociais específicas.

Assim, o ciclo que começa desde que uma criança ganha seu primeiro carrinho, assiste os primeiros desenhos animados contendo motos e carros, começa a andar de bicicleta, skate, rolimã, bate-bate, joga video-games com carros e motos e então passa a lidar com veículos motorizados de verdade se completaria de maneira legalizada, correta e eficiente.

Não adianta punir o Adulto se não se educou a criança. E patrocinar uma indústria de multas à custa disso. Até o preço dos seguros poderia cair com tais medidas. E sem hipocrisia ou caretice, deve-se lembrar que é no Kart já a partir dos 6 ou 7 anos de idade que se sentaram Ayrton Senna e Schumacher.

E precisamos de novos Piquets, Sennas e Rubinhos, não precisamos? E os que não se tornarem pilotos certamente serão melhores motoristas. Que não podemos esquecer, é uma profissão muito requisitada num país extremamente rodoviário como o Brasil.

Conclusão

Meu objetivo com tudo que escrevi aqui é levantar um debate sobre o tema CNH aos 16. No entanto, não serei eu quem darei a resposta se um dia isso se tornará realidade. E mais, como disse acima, assim como descriminalização do aborto, Lei da Ficha Limpa entre outros temas, este é mais um assunto denso que exige uma discussão participativa de toda a Sociedade.

Efetivada ou não pelos representantes que Ela põe lá em Brasília e nas Assembléis estaduais e municipais. E você que tem 16 ou menos, achou que uma mudança poderia exigir outras tantas? E que levaria tempo? Estejam todos à vontade para iniciar o – longo – debate!

Por Gerson Brusco Gonzalez


  • Sias

    No dia em que acabarem com esta história de que com 15, 16 anos, é menor de idade até pode ser. Se quer ter direito de dirigir tem que responder como qualquer outro.

    • edy_caceres

      estou de pleno acordo com voce meu peixe, a partir do momento que o mesmo assumir a direção ele deve ser penalizado por tudo sem excessões

    • sergiopsy

      Verdade, uma vez que esta preparado para ssumir a direção de um carro também deve estar preparado para as armadilhas do transito, e as responsabilidades também. Dirigir não é diversão, é necessidade!

    • Cássio Luis

      Aqui No Brasil a Leis tem que Amadurecer e Não Amolecer Como Alguns Politicos Querem Fazer

    • doug_bc

      Primeiro abaixa a maioridade penal…
      E depois sim… Depois de uns anos dar o direito de dirigir pra quem tem 16 anos…
      Primeiro os deveres… Depois os direitos…
      Muito fácil cobrar sem merecer…

    • coimbravitor

      Mas votar, que exige muito mais sabedoria e responsabilidade, com 16 pode.

    • afonso200

      16 anos no brasil, só se for igual aos EUA, que tem que andar alguem de maior do lado…. e ainda assim vao se matar

      • 430scuderia

        não sei alfonso200, com alguem de maior do lado e só de dia, acho que seria bem diferente

  • marcelofalves

    dar carteira pra quem tem 18 anos ja é complicado, imagine dar carteira pra "criança" de 16 anos, eu sou totalmente contra, Brasil não é EUA, aqui com a mentalidade que tem o brasileiro não daria certo jamais, vai ter a molecada que vai me criticar, tem muita gente que tem mais de 18 que não merecia nem ter carteira, imagine quem tem 16, 17 anos, é só esperar mais 2 anos para dirigir que não é o fim do mundo

    • caiobrandao

      Meu amigo a mentalidade deles é diferente da nossa porque?

      • marcelofalves

        veja, não é todos, obviu, mas é simples, eu seria a favor de criança de 16 anos digirir desde que esse mesmo responda como um adulto, matou alguem, vai preso igual um cidadão de 18 anos, por isso sou contra, hj as leis não sao assim, e logico que tem muito moleque de 16 anos que tem muito mais responsabilidade que um de 18, 19, 20 anos ate mais

        • caiobrandao

          Concordo, teriamos também que nós responsabilizar pelos nossos atos.

        • Gladson_87

          Mas é fato. Para se mudar a idade para conseguir uma habilitação, teria também que ser feito em conjunto, alterações no código civil e instituto criança/adolescente.

        • framhp

          Você tem razão, eu tenho um parente que fez sua CNH a poucas semanas ele dirige muito bem, porém não tem noção que pela velocidade que ele anda mais cedo ou mais tarde vai acabar com a vida de um inocente, então para que fosse aprovado a CNH aos 16 anos deveria ser passado por todo um processo de analise psicológico para ver se realmente o jovem tem mentalidade para conduzir um veiculo que se não souber ser utilizado acaba se tornando uma arma e acabando com a vida de muitos.

    • leoleeo

      Nada a ver esse seu comentário, tem muitos jovens com 16 anos com muito mais mentalidade do que com 18, 19, 20 anos. O Brasil tem que mudar muito para isso vir a acontecer, mas não é o fim do mundo.

      • marcelofalves

        tem tudo haver, faltou eu complementar meu comentario, moleque de 16 anos quer carteira, ok, então que responda como um adulto, ja imaginou um moleque de 16 mata alguem no transito, o que vai acontecer com ele? nada…. se mudarem as leis da maior idade penal, sou a favor de sim de ter carteira com 16 anos, e logico, realmente, tem nego com 21 anos que tem mentalidade de criança de 14 anos, mas isto são exceções

        • bcaliari

          Se um adulto mata e não acontece nada, imagine um aborrecente!! buuuuaheuaehauheauhaeuaehaeuh ainda mais o monte de playboyzinho que iria andar a solta por ai!! buuuaheuaehuhuhea

        • leoleeo

          Isso eu concordo, o adolescente tem q responder pelos seus atos, pegou um carro, feriu alguém, seja responsável

      • 72007998

        1% ?

    • Marcelo_Machado

      Como vc bem disse aqui não é os EUA. Aqui a impunidade rola solta, lá pelo menor delito ou deslize há uma punição que sempre é imposta.
      Fora que pelo texto a preparação dos futuros motoristas e principalmente o exame para se conceder a CNH são bem diferentes entre os 2 paises.

      Aqui uma simples volta no quarteirão dá direito à CNH, isso sem contar os que pagam por ela e nem fazem exame.

      • marcelofalves

        exatamente isto chara, se a maioridade penal no brasil fosse 16 anos, ai daria para se cogitar dar carteira pra molecada, la o moleque fura um sinal, anda acima da velocidade ja é motivo pra ir preso, se matar no transito pega cana de anos, aqui nao daria em nd

    • BenicioGT

      Na verdade, acho que a idade não define muito bem a mentalidade. Eu com 16 anos tinha uma mentalidade mais desenvolvida que muitos com 21 anos ou mais, estava doido para tirar CNH, mas não podia. Hoje tenho 18, fiz sexta-feira passada, e semana que vem estarei iniciando a auto-escola. Tenho convicção que estou preparado para tal, assim como muitos jovens. Em tese, é verídico que se não houver punição severa para os jovens de sub-18 c/ CNH, vai virar bagunça. Então é 8 ou 80. – Liberar CNH aos 16 c/ as mesmas leis penais e virar um inferno OU – Liberar CNH aos 16 levando em conta que seriam punidos como um adulto e fornecer a oportunidade de muitos jovens se deslocarem de forma mais ágil e criarem responsabilidades mais cedo.

      • dipereira0123

        não me leve a mal, mas ter uma cabeça melhor que retardados/vandalos/vagabundutos etc… de 21 anos não te faz um genio aos 16, quando espero que se lembre disso quando chegar aos 22 como eu que tenho q admitir que por mais que quisesse não seria uma boa ideia ter carta nessa idade, até mesmo aos 18 anos mta gnt por ai ainda é MULEKE, porque não trabalha e não sabe o valor do dinheiro, qto custa pra trocar um parachoque ou pintar um risco, quanto mais machucar alguem no transito então sinto muito mas estar no meio de peixes pequenos não te faz um peixe grande

        DEFINITIVAMENTE NÃO!!!

    • Idivaldo

      o problema e que vcs adultos julgam os adolescentes por um todo,e não separadamente (eu moro em Floripa SC eu trabalho na palhoça fasso academia a polcos metros da minha escola que é em biguaçu eu tenho que me desdobrar em mil,pra conseguir pegar um onibus se tivesse o CNH para 16 facilitaria minha vida e muito então não julgue um e compare cm os outros.vlw cara

    • Andrew

      faço 18 anos em novembro, e dirijo faz 2 anos, faço viagens e nunca me envolvi em acidentes, tranquei cruzamentos nem nada do tipo, e existem pessoas habilitadas que eu te garanto que são mais imprudentes que um menor na direção. eu sei que tem menores imprudentes, mas não todos.

  • TTropicthunder

    Se não punem adultos que deveriam dar exemplo imagina como vão fazer com os moleques de 16 anos?

    O que vão fazer com os moleques que causam acidentes fatais no transito?

    Vão mandar limpar muro?

    Vão mandar assistir palestras de conscientização?

    • zemarreta

      "De menor" é intocável, mesmo que seja mais malvado que o Stalin e o Hitler juntos.

      • Pedro_Rocha

        E se criticar pode ser processado, como Hebe Camargo foi.

      • Marcelo_Machado

        Aqui um cara com menos de 18 pode matar 100 pessoas que entra no estatuto da criança e do adolescente, no máximo fica numa Feben da vida e aos 18 sai com a ficha limpinha igual a minha e a dos outros cidadãos que nunca mataram uma mosca.

        Como vamos da o direito de dirigir para algém com menos de 18?!?!?!?!?

        • dipereira0123

          pra ser honesto, hoje com 22 tenho duvidas se 18 não é cedo d+, priincipalmente pra quem nen trabalha, paga as contas ou tem responsabilidades na vida

  • Sobre Nada

    Desde que tenhamos em conjunto a REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL, tudo bem. Não é só dirigir, mas o menor também tem que responder por suas conseqüências caso cometa infrações… não ficar como hoje, assalta, mata e barbariza sem que nada aconteça, afinal, está protegido até os 18 anos.Quer dirigir antes, ok, mas assuma toda responsabilidade INTEGRALMENTE.

    • leoleeo

      Concordo com você, quer dirigir assuma as responsabilidades

  • TTropicthunder

    Seria o caos social!

  • cavevolution

    Melhor deixar do jeito que está, CNH apenas aos 18 anos.

    • Marcelo_Machado

      Melhor seria melhorar mil vezes o sistema de habilitação e concessão da CNH que hj é pífio e ridículo, qualquer um tira CNH, pode-se até comprar uma. Aí, depois de um bom tempo pode-se pensar em estender para maiores de 16.

      Hj tem gente que faz tudo certinho, passa na prova escrita e prática, tá com a CNH e fica tendo aula na Auto Escola para Habilitados.
      Ou seja o cara passa na prova mas tem que ter aula depois para aprender a dirigir!!!!!!!!!!!!!

    • Jason V.

      Se sendo aos 18 a situação já não é tão boa, imagine só se fosse aos 16…

      O melhor caminho é aprimorar o sistema já existente.

  • Renan21

    Confesso que não li o texto todo.
    Mas, se for para ter carteira de motorista com 16 anos, tem que abaixar a maior idade de 18 anos para 16 anos tambem. Afinal estamos dando uma arma para um garoto de 16 anos e ele tem que se responsabilizar por isso.

  • caiobrandao

    Eu sou totalmente a favor, eu tenho 16 anos, eu dirijo o carro do meu pai pelo meu bairro , nunca me envolvi em nenhum acidente nem nada, tem muitos adolescentes de 16 anos como eu que sabem dirigir muito mais que muitos adultos por ai, tenho muita inveja dos adolescentes americanos que podem dirigir aos 16 anos, se nós podemos votar aos 16 , porque nao podemos dirigir?

    • leoleeo

      Sou totalmente a favor também, tenho 16 anos e dirijo o carro do meu pai também, e graças a saber dirigir salvei a vida de minha tia que passou mal em casa.

    • Marcelo_Machado

      Seu texto já responde sua pergunta. Vc tem 16 anos e acha normal cometer uma infração dirigindo sem ser habilitado e ter idade para isso. Há mais é só pelo bairro….. Não importa é infração.

      • Tripa-Seca

        Pois é…amanhã pode achar normal furar um sinal vermelho também…
        Aliás, porque sempre esse argumento de que "tem muito nego de pouca idade que é mais maduro que muita gente mais velha"?…Por esse raciocínio, porque não dar carteira a uma criança de 10 anos então? Ela pode ser mais madura que uma pessoa de 18 anos…

        • leoleeo

          Não tem nada a ver isso, comparar furar sinal vermelho com dirigir aos 16, não é certo mas meu pai tá do lado, e eu acho que ele só deixa porque confia e tem certeza que tem capacidade para guiar um carro sozinho. Se você não dirigiu antes, foi porque seu pai não deixava, agora se ele deixasse, D-U-V-I-D-O que você não pegaria o carro.

          • Tripa-Seca

            Meu pai era falecido. E uma das heranças que ele me deixou foi a da responsabilidade. Agora, com 18 eu já tinha carro, e não peguei até ter minha CNH. O seu comentário só prova a tese de que jovens de 16 anos não tem maturidade para dirigir…

            • leoleeo

              Totalmente o contrário, alguns tem mais maturidade que os motoristas de hoje, não adianta nada pegar a CNH e sair dando cavalo de pau, cantar pneu, etc. O problema é que muitos adolescentes vão usar o carro para se aparecer aos amigos, namoradas, etc.

            • CharlesAle

              Meu pai também é falecido e sempre dizia que "se é proibido,é porque não pode porra"e não voltava atrás de jeito nenhum!!!!foi assim que ganhamos responsabilidades!!!

      • caiobrandao

        Vai me dizer que você respeita todas as regras? quem que nunca dirigiu na minha idade com o carro do pai? vai me dizer que você nao? Hipocrisia sua.

        • Tripa-Seca

          Eu nunca dirigi amigo…Uma das coisas que meu pai me deixou de herança foi a responsabilidade…
          A segunda coisa, uma grana…Que eu comprei um carro..
          Mas esse seu tipo de raciocínio exemplifica bem porque não se pode dar carteira a um jovem de 16 anos… Então, o fato de ter dirigido o carro do pai dá essa é a prova definitiva que TODOS os jovens de 16 podem dirigir…
          E se ele pegou o carro do pai com 12? É a favor de quem tem 12 anos dirigir?

          • caiobrandao

            Ai você ja esta apelando né cara, estamos discutindo se um adolescente de 16 anos poderia ou não dirigir aqui no Brasil ,como nos E.U.A, não estamos falando de crianças de 12 anos. Como ja disse nao acho correto um adolescente de 16 anos sair por ai sozinho com o carro do pai, só nao vejo problema algum em dirigir as vezes com meu pai ao lado, eu concordo que se aqui no Brasil fosse assim, agente teria que assumir a responsabilidade de todos nossos atos.

            • Tripa-Seca

              Aí que está: Você tem 16 anos, e acha que uma "criança" de 12 anos não pode dirigir. Já pensou que quem tem 20 pode pensar a mesma coisa sobre os "jovens" de 16? E na prática: Qual seria seu real prejuízo de esperar 2 anos pela carteira?

              • caiobrandao

                Cara eu nao vejo problema nenhum em esperar mais 2 anos, mas como qualquer adolescente na minha idade acharia bom tirar a carteira agora né. Mas não é o certo não, tem muito adolescente maluco nesse Brasil que so iria fazer m**** no trânsito.

                • ian_silva

                  É aí q está.. eu tbm tenho 16 anos e até meu pai fala q eu dirijo melhor q muita gente, mas nao é todo o adolescente q tem a responsabilidade q eu tenho, é claro q muitos dirigem bem, mas tbm tem os q nao tem responsabilidade e pensa q dirigir é a mesma coisa q andar de bicileta, ou seja, pensa q nao tem regras, etc..
                  Entao, fica dificil decidir uma questao como essa..

                  • Kleverson_G

                    E tmb não é todo adulto q tem responsabilidade, mas tira carteira. É tudo relativo!

        • Marcelo_Machado

          Nunca dirigi o carro do meu pai sem ter carteira de motorista. A 1ª vez que dirigi foi com mais de 17 anos, carro de um amigo que me levava no estacionamento da Poli dentro da Cidade Universitária em uns fins de semana. Não tinha trafego e o estacionamento estava vazio, não dirigia em ruas ou vias, nem mesmo dentro da Cidade Universitária.
          Mas mesmo assim não era certo, por isso tb não podia dirigir com menos de 18.

    • MecanicoDigital

      Eu também sou a favor, desde que a maioridade penal também seja a partir dos 16 anos.

    • Valter

      Até pode votar, mas não é obrigatorio, só faz o titulo quem tem interesse em votar.O simples fato de tirar o titulo é uma demostração de interesse daquele jovem em participar.
      E o voto é importante mas não vai mudar nada sozinho, ao contrario do direito de dirigir que pode custar dezenas de vidas em um unico erro.

    • JaoSilvestre

      Caio, tenho 22…Na boa? Do jeito que o nosso país é o país do "jeitinho" dá pra imaginar que por ser "menor" vai ser "abraçado" pelo Estado e, afinal, é menor, "não sabe o que faz"…Pra dirigir é preciso MATURIDADE antes de qualquer coisa mais…e você, aos 16 anos tem MATURIDADE pra votar? Já sabe em quem vai votar e pesquisou o "Curriculum Vitae" dos candidatos? Afinal, são seus(nossos) empregados, num "concurso público ás avessas". Vendo o que muita gente faz hoje, sou ainda contra…PODE SER que um dia quando nosso país for um país de primeiro mundo(continuamos na RABEIRA DO TERCEIRO…) isso possa acontecer, hoje? Com a "mulecada" saindo por aí de carro? Não, definitivamente não!

      Claro, essa é só a minha opinião e, vamos utilizar a maturidade pra discutir esse assunto no site da MELHOR MANEIRA POSSÍVEL!

      Grande abraço!

    • Idivaldo

      esse é o problema eu sei agente nunca vai aprender a dirigir todos os dia temos que apren
      der e dirigir mais cautela que no dia anterior cara então se cuida

    • Mateus

      Com certeza !! Se nossos pais assinarem, é porque eles confiam em nós e sabem que estão entregando uma "arma", más em suas responsabilidades!

  • andrevidigal

    Totalmente contra, acho que ainda deveriam aumentar para 21 !!!! Mas se o governo deixa que os de 16 elejam os ladrões, porque não deixá-los cumprir pena por serem ladrões??

    • Sias

      Baixaram a idade mínima pra votar por um único motivo: massa de manobra. A maioria dos estudantes é metido a revolucionário e facilmente influenciável. Partidinhos como PT, PSOL e PSTU sabem bem disto….

      • http://www.principadobrasil.wordpress.com Hugo Borges

        Sei muito bem como é … juventude neomarxista ou neoburros … Eu mesmo fiz meu título mas nada de afiliar à partido. Direita ou Esquerda, que se espanquem por ai, vou votar no mais competente, com propostas de desenvolvimento de nossa nação.

      • Kleverson_G

        Desculpe discordar, mas talvez os jovens da sua sociedade são manipulaveis. Pq conheco muitos jovens, a maioria, que sabem muito bem argumentar, pensar. Esses jovens são a unica salvação pra quem ja é adulto, e é comprado por um saco de feijao!

        • Sias

          Sabem argumentar com ladainha contada por esquerdistas revanchistas. Não adianta nem tentar defender a "categoria". Salvação com um bando de maconheiros como os da USP? Salvação com um bando de baderneiros com bandeiras de partido que saem pelas ruas achando que estão "fazendo política"? Este é o tipo de eleitor que eles querem: que acredita em qualquer história mal contada e que é comprado com meia dúzia de idéias "cubanas".

          Sobre ser comprado: tá sabendo bem como é….

    • freemontomaisvendido

      Você é muito egoísta, é isso que aparenta. 21 anos? Quem precisa de carro para ir a faculdade, trabalho tem que ir de ônibus né? Se a partir de 18 a pessoa pode trabalhar, porque não pode ter carteira de motorista?

    • Cássio Luis

      Essa Historia que pode VOTAR aos 16 e uma Manha dos Partidos Por VOTOS não Conscientes

      E muito Triste em Falar que a Maioria dos Jovens Hoje em dia são ANARQUISTAS.

      • Pedro_Rocha

        Mas que vivem na aba dos pais burgueses, fazem faculdade paga pelo Estado opressor e aproveitam-se da tolerância Cristã sendo intolerantes para com os que discordam deles.

        • luishmg

          vc esta sendo intolerante :)

  • RafaSprenger

    Sei que muita gente vai me odiar, mas vetar lei por causa de religião? Acho isso ridículo, religião é feita para ser praticada dentro do seu local de devoção ou casa, quanto a questão da carteira é simples, libera, porém com 16 anos vocÊ já é de maior, se o pessoal engravida e mata com essa idade, por que são considerados "crianças" ainda?
    Caso exista algum problema ou carteira estourada, libera depois dos 20, assim a grande maioria andaria numa boa por que se não a coisa complicaria, obviamente as autoridades deveriam cumprir o seu papel também.

    • http://www.principadobrasil.wordpress.com Hugo Borges

      Aqui é Brasil, segundo país mais religioso do mundo. A religião quer mandar em tudo, porque seu seguidores acham que ela vai melhorar alguma coisa. Pior com deus e sem deus, tanto faz. Religião é individual! Nosso estado é laico.

      Daqui a uns anos isso aqui vai virar um regime teocrático…

      • Pedro_Rocha

        Você pode ir para um país socialista e viver sem influência de doutrinas religiosas. Vá a um diretório do PT ou PSTU que eles arrumam passagem para Cuba ou China para você. Só não sei se dá para escolher Vietnã e Coreia do Norte também ou se até nisso eles cerceiam a liberdade.

        • RafaSprenger

          O problema em si não é a religião, ela sempre existiu e pensa da mesma maneira a centenas de anos, o problema está nas pessoas que seguem, veja o Brasil por exemplo, uma terra maravilhosa de pessoas medíocres, já pensou se todos tivessem uma mentalidade descente como nós seríamos? Acredito que uma potência para bater de frente com muitos países por aí, mas como vale mais a pena faltar a aula para ir passear por aí do que estudar, criar uma mente decente, então vamos vivendo nesse mundo ridículo de corrupção e violência enquanto a maioria esquece de escândalos meses depois…

        • http://www.principadobrasil.wordpress.com Hugo Borges

          Não pretendo sair do Brasil e mesmo assim não vou para países comunista. Não sou comunista. Se quiser ir para um Estado Laico, basta viajar para a Noruega e outros países do leste europeu, onde existem regimes democráticos/parlamentaristas, logo, liberalismo político e economico. Coisa linda de se ver!

          • Pedro_Rocha

            Teoricamente, a Noruega não é um Estado laico, mas luterano. Mas mesmo os Estados laicos não são alheios aos costumes do povo (crenças religiosas inclusas), pois são nesses costumes em que são baseados os Códigos Civis, que nada mais são que a "religião" do Estado. Governantes revolucionários que tentaram ignorar isso simplesmente descambaram em carnificinas ao implantarem suas ideias.

    • Marcelo_Machado

      Cara tá cheio de pessoas com 17 anos ou menos roubando e matando pelo país e eles entram no bondoso Estatuto da Criança e do Adolescente…… Se antes já era difícil, depois que aprovaram essa Lei da Criança e do Adolescente ficou quase impossível diminuir a maioridade penal e sem isso bye bye para carteira de motorista com menos de 18 anos.

      • JPaulo10

        Marcelo Machado, uma explicação. O Estatuto da Criança e do Adolescente foi feito para abrangir todo o Brasil, não somente para as grandes cidades. Não é possível fazer leis para um adolescente de SP com os problemas que você relatou, e outra lei diferente para uma criança, por exemplo, de uma cidade do interior do Piaui, que não possui os malefícios impostos pela metrópole.
        Essa é o "problema" do Estatuto. Juridicamente, as leis tem de valer para todos.
        E, se pelo Estatuto adolescentes não tem responsabilidade sobre seus atos, logicamente não poderão ter responsabilidade para uma CNH. Para mudar a maioridade sobre a CNH, teria-se também de mudar o Estatuto.

        • Marcelo_Machado

          JPaulo10, eu sei disse e nem discuto, concordo que qualquer lei tem que ser igual para todos.
          Só questiono que fala-se muito nos Direitos Humanos, da Criança e do Adolescente, mas não vejo cobrarem os DEVERES.
          Sempre que se tem Direitos, tem-se Deveres.
          Pra mim o Dever primordial de Ser Humano é não matar outro Ser Humano, principalmente de forma Dolosa. Se uma criança ou adolescente de Sp ou do interior do Piaí assasinar alguém ela deve ser julgada e punida como qualquer assasino.

          • JPaulo10

            Juridicamente, os DEVERES da criança e adolescente são de responsabilidade dos pais e do Estado, segundo o Estatuto.
            A criança tem o DEVER de ir à escola, mas a responsabilidade desse dever recai sobre o responsável, porque a criança é indefesa, não tem poder nem maturidade de decidir se deve ir à escola ou não. Os pais é que respondem por esse dever.
            O que mostra a impossibilidade de se dar CNH a menores: se ele é indefeso e frágil, não pode assumir a responsabilidade civil de uma direção de automóvel. (Pelo menos, na teoria jurídica)
            Para mudar a Lei de CNH, teriam de mudar o Estatuto e seu princípio fundamental. Isso é muito difícil: levaria anos de debate.

            • Marcelo_Machado

              Então, não sou a favor de diminuir a idade para 16 anos para ter a CNH. Talvez possa ter parecido o contrário mas não me interessa diminuir a idade para 16 anos.

    • Pedro_Rocha

      Não fugindo do mote do site, mas países que aboliram a Religião conseguiram criar regimes mais assassinos e perseguidores que muitas teocracias islâmicas.

      Além disso, se a Religião (no caso do Brasil o Catolicismo que é maioria), devesse ser praticada somente em casa ou nas Igrejas, posso matar, estuprar, mentir e roubar fora de casa, já que essas práticas são proibidas pelo Decálogo e amparadas pelo nosso Código Penal? Se tirarmos a influência do Catolicismo de nossas leis, vai sobrar ou a Lei de Talião ou simplesmente a do mais forte, como nos primórdios da civilização.

      • Marcelo_Machado

        Acho que vc esta um pouco enganado.
        Pelas "leis" divinas não se pode matar, mas se alguém matar outra pessoa e depois se arrepender e pedir perdão ela será perdoada e alcançará o paraíso.
        Nas leis do Estado a coisa não é bem assim, não dá pra se arrepender e ser perdoado sem cumprir pena.

        • Pedro_Rocha

          Depende do crime: existem as ações penais privadas (que são puníveis a critério do ofendido) e as públicas, quando a transgressão é um ato que atenta contra os costumes da sociedade como um todo, que vai variar de acordo com as influências culturais majoritárias e mais amplamente aceitas, como as crenças religiosas.

          Mesmo nas punições exercidas pelo Estado, há regras regidas pelos costumes e religiosidade. Exemplo: em alguns países africanos há a figura do "estupro corretivo" (punição aplicada a mulheres em âmbito familiar ou mesmo escolar!), algo impensável em nossa cultura, mas infelizmente tolerada nesses lugares.

      • RafaSprenger

        Então Pedro_Rocha, neste caso entra o BOM SENSO, a não ser que a pessoa seja uma hipócrita que usa religião para esconder a falta de caráter, não é uma religião que vai mudar a sua vida e sim as suas atitudes no dia a dia e eu não queria entrar no mérito religião, apenas comentei por que havia um trecho na reportagem, minha grande critica é sim a alienação alheia perante as porcarias que acontecem neste país retrógrado, a não ser que você ache que leis, palavras e crenças de centenas de anos ainda sejam atuais, eu acho que o mundo mudou muito e precisamos nos atualizarmos…

        • Pedro_Rocha

          Muitas das crenças nas quais se baseiam o Estado e nossas leis são muito mais antigas do que pensamos. O primeiro Estado como conhecemos (exército, território, fronteiras, leis escritas, burocratas etc.) foi o Egito dos faraós! O voto é contribuição da Grécia antiga, assim como a vida militar veio do Império Romano.

          "A História é a mestra da vida." (Cícero, senador romano)

  • Cássio Luis

    Não Podem dar CNH Nas Mãos de Pessoas que Não tenham Resposabiladade pelos seus Atos inclusive Jovens e Adultos.

  • Antonio_Brust

    Sou totalmente contra a liberação da carteira para menores de 18 e já tive a oportunidade de discutir isso algumas vezes em outros fóruns.

    Vou explicar resumidamente alguns dos motivos:

    1° – As ruas ficarão abarrotadas de carros. Aqui na Bananalândia, onde não temos nenhum infra-estrutura rodoviária, com ruas apertadas, mal planejadas, enfim, as mesmas desde quando a frota de carros no Brasil era a metade do que é hoje, o trânsito vai virar um nó sem fim. Se já temos muitos congestionamentos atualmente, imagina se receberem mais carros na rua?

    2°- Nos tempos do Orkut, dei uma olhada numa comunidade que defendia essa proposta. A maioria dos aborrecentes lá foi quase unânime em dizer os motivos para poder dirigir e ter um carro. Tirando em miúdos, era por pura e simplesmente vontade de se exibir pros coleguinhas, pra ir com o carro pra escola, pra buscar a namoradinha, pra "enfeitar" o carro… ou seja, por pura VAIDADE, sem nenhuma necessidade de realmente usar um veículo automotor para algo que irá facilitar sua vida. Ou seja, as necessidades são completamente ausente de maturidade e lógica.

    3º – Se um menor de 18 anos não pode ainda responder legalmente por seus atos, possuem ainda um respaldo jurídico, como podem dar uma carteira na mão de um cidadão desse? Lógico que irão ter que diminuir a maioridade penal, mas isso ainda vai ter muita contradição, muitos problemas, muita revolução na justiça que vai prejudicar a vida de várias pessoas.

    4º – Esse lance dos EUA, sobre dirigir com um maior no carona. Isso não vai colar no Brasil, nem adianta. Tenho certeza que é uma lei que nem iria ser obedecida. Se temos menores dirigindo por aí onde o PRÓPRIO PAI estimulou o moleque a dirigir o carro desde cedo, alegando que isso IRÁ TORNAR MAIS FÁCIL O APRENDIZADO NA AUTO-ESCOLA (hahahahahah), imagina a postura que irão tomar a respeito dessa lei.

    5º – Eu, vocês, todo mundo em geral esperou até os 18 anos para tirar carteira. E ninguém morreu ou deixou de fazer diversas coisas por causa disso. É até engraçado que num contexto socioambiental onde se estimule a deixar o carro em casa e usar bicicleta/transporte público, até mesmo para diminuir engarrafamento, essa molecada sub-18 fica com esse fogo todo para que essa proposta seja aprovada. É mais que uma prova de que só precisam de carro por vaidade, que possuem uma mente imatura e limitada pensando apenas neles mesmos e como podem "pirar com as mina" com um carrinho na mão.

    Fica aqui meu desabafo.

    • Sias

      E daí tu imagina eles todos votando no "ilustre" político que chegar a prometer isto….tá eleito o animal.

    • carrocas_nao

      Qual pai seria loco o suficiente pra comprar um carro para um filho(a) de 16 anos? Até pq até quem tem 18 à 20 anos pega o carro dos pais…

    • Stilrl

      É ridículo um país com IDH vergonhoso pra qualquer país de 3º mundo discutir leis só cabíveis a países de grande desenvolvimento humano

      70% dos nossos jovens não sabem oque é estudo, nem dão valor a isso (não por culpa deles, são vitimas)

      Não entendo como adultos cogitam argumentar sobre liberação de CNH para jovens de 16.

      Já não basta toda a desmoralização feita por esse políticos que se acham senhores feudais, que nos humilham constantemente, roubando e sê mantendo no poder, usando seu poder econômico, politico e comprado mídias com laranjas.

      Devemos primeiramente corrigir com urgência a menor idade legal, para que acabe o absurdo que são jovens que praticam assaltos a mão armada e executam pais de família pra roubar, 50 ou 100 reais por se sentirem imunes a leis.

      Sou morador do rio de janeiro e vivi aqui a vergonha que virou essa cidade e graças a deus em 2011 a coisas começaram a mudar.
      O carioca sabe o quanto violento e um jovem de 14 a 16 anos com uma arma sem saber oque é lei.

      Mesmo que que a menor idade legal caia para 16 anos, o desenvolvimento humano desse lixo de país não permite compreendimento de civilidade o suficiente para se entregar um carro (que é uma arma) na mão de um jovem de 16 anos.

  • car_fan

    Discordo totalmente! Perante a lei são menores e portanto não "respondem por seus próprios atos". Quando a maioridade passar para 16 anos aí sim! E pensando de outro ponto de vista, já pensou se um "motorista" deste bate no seu carro, quem vai pagar o prejuízo? Nesta idade os que trabalham normalmente são estagiários que ganham mixarias!

    • felipe

      eu discordo tenho 17 anos dirijo o carro e moto do meu pai des dos 14 já tive acidentes mais numca por minha causa e sempre paguei para não prejudica meu pai eles alegavam que ia chama a policia que eu só de menor e bla bla bla mais sempre assumi meu papel de Homem e paguei. e sempre trabalhei em um lugar a onde pilotar e um sonho e um prazer de se fazer trabalho nó autodromo de são paulo a onde tem as mulecada já sendo incentivadas a pilotagem não só a favor do CNH para todos de menor por que não são todos que tem o pensamento igual o meu mais só a favor para quem merece mais como todos dizem e só dois anos e passam rapido e garanto que ganho melhor que muitos adutos graças a deus

  • caiobrandao

    Olha eu tenho 16 anos, claro tem muitos muleques ai de 16 anos que pensam assim mesmo como você disse, para se amostrar pra garotas, ir pra escola de carrinho, enfeitar etc… Mas eu não penso assim, claro que eu sou a favor por ter 16 anos eu eu amo carros, mas nao é nem questão de dirigir, pra mim é questão de liberdade, depender dos outros é muito ruim.

    • Antonio_Brust

      Sem querer eu deletei o comentário e o repost foi mais embaixo.

      Então… infelizmente, muitos não pensam como vocês, não possuem conhecimento nem maturidade para tal. E portanto, os outros tem que pagar por esses.

    • caiobrandao

      Meu caro, não estou em uma prova escrita, portanto eu escrevo como eu quiser. Quando eu estiver em uma, eu peço sua opinião sobre a minha escrita.

  • mottervictor

    Sinceramente , isso só vai mudar , quando a conciencia da "massa" mudar , se hoje em dia já tem gente teoricamente responsavel fazendo barbaridades no transito , imagine um ser que sequer responde pelos seus atos ??
    Logico isso não é regra . mais é o que vejo . até na faculdade a "turma do fundão" perde tempo discutindo futebol , quanto ganha jogador x , ou y .
    Hoje os testes do detran ( ou como for o orgao regulador na sua cidade ) , deveria aplicar testes mais rigidos , a exemplo do psicotécnico , que tantas pessoas "perdem a cabeça"no transito , por uma barberagem de outro .

  • Turbo_Car

    O que tinha que mudar era a legislação como um todo. Acho que a maioridade penal deveria ser considera a partir dos 14 anos. Tornar o maior de 14 imputável, nos traria grandes problemas – sim, principalmente no sistema prisional que está saturado e é ineficiente -, mas temos que lembrar que um cidadão com 14 anos já tem plena consciência do que é certo e o que é errado. E mais! Deveríamos passar a julgar os casos excepcionais (menores de 14) através do "case law", e não do "civil law".
    Mas do que adianta? Nesse país não temos fiscalização alguma. Eu mesmo comecei a dirigir com 16 e nunca tive nenhum tipo de problema.

  • SonataRio

    O que não falta são pessoas de diversas idades fazendo muito besteira no trânsito. Agora tira só uma média relação acidente/pessoas e veja se realmente os jovens que causam mais acidentes.

    • Sias

      Quando tu fala "jovens" tu te refere a menores dirigindo? Por que se for é óbvio que devem ser minoria já que nem deveriam estar no volante.

      Mas as estatísticas não mentem: quem mais se acidenta é sim gurizada, de 18~25 anos…tudo cabeça fraca. Só querem emoção…acelerar.

      • freemontomaisvendido

        Eu falo de a partir de 18 até 28 anos mais ou menos. Tem sim muitos irresponsáveis, mas tem muitos também que dirigem melhor do que pessoas que estam anos no volante. Tem gente que por "achar" que dirige faz anos, corre, corta, não usa o cinto, e essas pessoas a maioria tem mais de 30 anos.

        • Sias

          Geralmente o que se vê nos acidentes são os mais maduros se acidentando por não saberem dirigir (muitos aprenderam tarde, então tem idade mas não tem tempo de direção) e os mais jovens por imprudência, achando que são os "ases" do volante.

          A cada final de semana ou feriado esta história se repete. Estes dias um carro capotou aqui na cidade: 6 ocupantes e o condutor menor sem CNH.

          • SonataRio

            Então, mais acidentes tem em várias idades, e não só entre os jovens. E a proporção é a mesma, até porque tem muitos jovens que não tem carro.

            • Sias

              Não é a mesma não….A maioria dos acidentes (moto e carro) é com jovens até 25 anos. Não estou dizendo que com os mais velhos não aconteça, mas a maioria (e os mais graves, por imprudência) são com eles.

      • Diego Casagrande

        Os jovens não tem culpa na maioria dos acidentes.
        Pesquisas comprovam que 41% dos acidentes são causados por pessoas na faixa etária entre 18 à 35 anos.
        Fonte: http://www.transitobr.com.br/index2.php?id_conteu

        • Stilrl

          Amigo faça uma analise no que diz.

          1 – Procure saber a distribuição da frota por faixa etária.
          2 – Procure saber pq a seguradoras dobram ou triplicam o valor do seguro pra faixa de 18 a 25 anos.
          3 – Procure saber pq locadores não alugam carros para habilitação com menos de 1 ano
          4- Tenho 30 anos, fiz uma pequena auto analise sobre minha noção de responsabilidade e segurança quando tinha 18. (Nem precisa perder tempo com os itens 1,2 e 3)

          • Diego Casagrande

            Compreendo esta tua análise. Mas o que ditei é o reflexo de uma pesquisa nacional sobre os que mais envolvem em acidentes se filtrar mais estas informações com certeza o percentual de jovens na faixa etária que você citou será maior e o restante é o reflexo dos envolvidos em acidentes.
            Eu sou contra em baixar a idade do jovem para tirar a carteira, devido à nossa falta de cultura e política desorganizada pelo motivo que nós mesmos, pessoas mais experientes, cometemos pequenas infrações regularmente e não percebemos e devido à imaturidade do nosso sistema de trânsito, não favoreço a alteração desta regulamentação para os jovens, justamente aos problemas crônicos que existe em nossa sociedade. Não podemos culpar diretamente os jovens – eu sou jovem tenho 25 anos – e sim orientar e reeducar de forma rígida para cometer menos erros possíveis.

  • Gregori_Costa

    Um tema complicado, eu acredito que so seja possivel mudar isso se realmente o pais como um todo entrar numa grande discussão, até que fosse consenso todas as mudanças necessárias, que como o texto mostra, não são poucas.
    Com todas as devidas mudanças acredito que seja uma otima coisa, pois dará o direito, mas também as responsabilidades aos maiores de 16 e menores de 18. Sem todas as mudanças não vale a pena, pois será criado mais uma aberração juridica no Brasil, criando mais facilidade para criminosos sairem impunes.

  • fabiollima

    Dirigi e ensinei minhas irmãs a dirigir quando menor, acho isso um erro. Dei cavalo de pau, colei o ponteiro da velocidade, mas nunca me envolvi num acidente. Hoje tenho quase 30 anos e vejo a responsabilidade de guiar um automóvel. Em geral, o adolescente de 16 anos ainda não tem consciência de alguns atos, inclusive votar, que é um erro liberar o voto para menores. Hoje fico me lembrando quando coloquei 160km/h num palio numa avenida perto de casa, fico imaginando se alguma pessoa tivesse atravessado na frente ou eu tivesse perdido o controle do carro, seria uma grande tragédia.
    Não sejam hipócritas quem, com 16 anos não gostava de dar um cavalo de pau de vez em quando? e dar uma esticada daquelas?

    • Tripa-Seca

      Mas a discussão é: Vamos oficializar o que com a maturidade reconhecemos que é errado?

    • caiobrandao

      ''Não sejam hipócritas quem, com 16 anos não gostava de dar um cavalo de pau de vez em quando? e dar uma esticada daquelas?''

      FALOU TUDO CARA! esses caras aqui que dizem que isso é um absurdo que tem que respeitar a lei, que ''crianças'' de 16 anos nao podem dirigir. Tudo Hipocritas porque quem nunca dirigiu na adolescencia ?

      • BillJr

        Ta aí um dos melhores comentários que li até agora. Tenho 18 anos e acabei de tirar minha CNH. Confesso que quando tinha 16 era louco para tirar a CNH, algo que hoje vejo que era pura vaidade. Quando encarei o trânsito de verdade, vi que o buraco era mais embaixo. Claro que existem exceções, mas a maioria dos adolescentes não tem maturidade para assumir tamanha responsabilidade. E digo mais: tem muito motorista "experiente" que se acha no direito de correr e sair "costurando" no trânsito. Não é raro ver algum carro ou moto me fechando no trânsito ou mesmo desrespeitando a preferência. Ao meu ver, esses são tão imaturos quanto os adolescentes.

        Obs: A minha permissão é AB, mas que fique claro que não sou nenhum apressadinho e não sou nenhum motoboy maluco que costura o trânsito subtraindo retrovisores dos carros.

    • guintermf

      Ainda mais sendo apaixonado por carro como todos que leem o blog, impossível não pegar o carro antes dos 18. Mas eu atiro a primeira pedra porque nunca dei um cavalo de pau ou passei de 100km/h na cidade

      • Jason V.

        Eu também não. Só consegui tirar a habilitação aos 18 anos (há 3 anos, portanto), e aprendi na auto-escola. Para mim, o primeiro carro foi um sonho, e às custas de muito planejamento, realizei ele junto da minha familia.

        Hoje, dirijo em estradas, dirijo em situações adversas (neblina, chuva intensa, etc.) e sei que a tarimba e a bagagem que um bom motorista precisa não é adquirida com velocidade, com cavalinho de pau, com condução perigosa; É na paciência do congestionamento, nos pequenos acidentes de percurso, que você aprende a prestar atenção às coisas.

  • thiagolamim

    até onde conhecia não precisa ficar 2 anos com os pais (ou responsaveis) e sim um periodo de tempo que não é muito longo. até que se pegue a definitiva.
    Preciso pesquisar mais.

  • JulioCMO

    Excelente texto Gerson ! Acredito que essa seja uma das discussões que só vão causar uma possível mudança mesmo quando a nossa preguiçosa população, por sorte, eleger algum político influente e inteligente que seja capaz de levar tais ideias ao congresso. Isso é 1/10 do caminho. Infelizmente, como já disseram por aqui, o nosso país é comandado por uma bancada religiosa, uma bancada agrária, uma outra bancada industrial e a parte final fica para os corruptos, ou seja… é complicado pensar em alguma solução inteligente que agrade a maioria dos nossos excelentíssimos representantes.

    Tendo esse par de coisa em mente, vem uma outra problemática: se reduzir a idade da CNH, obrigatoriamente se reduz a maioridade penal. Teoricamente é fácil, mas no fundo todos sabem que o Brasil não aguentaria a quantidade de pessoas presas e o sistema judiciário não seria eficiente o bastante para aguentar a quantidade de processos. Pode ser um tanto apocalíptico dizer isso, mas o Estado entraria em um leve estado de colapso de funções. Ou seja… inviável para a nossa atual realidade. É como eu disse anteriormente, com sorte, talvez tenhamos uma geração de políticos "cabeça boa".

    Na real mesmo isso tudo é puramente questão política, uma cadeia de problemas gera outra e juntamente com isso vem a cadeia de interesses. Quem sabe, por algum motivo casual, tenha-se o interesse de diminuir a idade minima para tirar carteira e isso venha a acontecer… mas não é esse o problema. Vamos formar ainda mais motoristas imprudentes ? Mais pessoas capazes de fazer as terríveis coisas no trânsito que vemos todo santo dia na mídia ?

    Por que não começar a dar aulas de trânsito na própria escola ? Sim, uma pequena disciplina com algumas horinhas por semestre não faz mal a ninguém. Um cidadão se forma desde pequeno, ser portador de uma CNH é ser cidadão assim como ser portador de um título de eleitor. Consciência política, consciência no trânsito, tudo isso já deveria ser ensinado nas escolas para que futuros acasos como esse fossem neutralizados.

    Viram o quanto esse assunto se estende a dezenas de outros ? É complicado demais ter uma opinião formada e acreditar cegamente que nosso país é maduro o bastante para aguentar as consequências. Não estamos prontos, literalmente, sequer para receber um evento esportivo com dinheiro internacional, também não estamos prontos para tratar sobre um código florestal… mas estamos prontos para dançar no carnaval. Enfim… eu também pensei em escrever sobre o assunto no passado mas o mal-humor e a descrença foi tomando conta, ainda bem que o autor teve a capacidade de trazer tal objeto de discussão com bastante precisão.

    • Valter

      De fato o mais importante seria a educação para o transito nas escolas, disciplina que é fundamental na realidade brasileira, as crianças não sabem atravessar a faixa de depestres, alias nem mesmo os adultos, vejo muitos desfilando na faixas como se fosse uma passarela. Ciclistas andando na contra mão e etc. E ainda tem mais um ponto fundamental, muitos jovens irian andar de moto, veiculo mais condizente com o salario da maior parte dos jovens o que causaria um aumento gritante no numero de acidentes com tauis veiculos, todos nós sabemos que ao monor choque o motociclista sempre se machuca gravemente, isso geraria mais milhões em despesas hopitalares e seguro obrigatorio.
      Ao fim dessa discussão é melhor continuar do jeito que esta, e quando o Brasil tiver uma sociedade melhor organizada e principalmente com um indice de educação mais acentuado ai sim o codigo de transito possa entrarem discussão.

  • Castle_Bravo

    Dirijo o carro do meu pai desde acho os 9 anos de idade, obviamente ao lado dele e sem habilitação à época, foi de grande valia e gostava muito, não via a hora de chegar aos 18 anos para tirar a carteira e poder dirigir livremente, sem temer fiscalizações ou multas.

    Mas, hoje reconheço que eu era um idiota, e sinceramente acho que nem com 18 anos há maturidade o bastante para se dirigir um automóvel no Brasil, onde a fiscalização é quase nula, a impunidade rola solta e não há educação da população.

    Até os 23 / 24 anos eu era um imbecil ao volante, pus minha vida em risco mais de uma vez e a de terceiros, reflexo de minha imaturidade somado ao que escrevi acima, nunca, nunca deixaria um filho meu com 16 anos dirigir, em hipótese alguma.

    • caiobrandao

      Eu tenho 16 anos anos, dirijo o carro do meu pai ,claro com ele sempre ao lado, eu reconheço que nao é correto, mas aqui quem que não fez isso que atire a primeira pedra. Eu nao vejo problema algum dirigir com meu pai ou minha mãe comigo, o errado mesmo é pai que da carro pro filho adolescente andar por ai sozinho.

      • Castle_Bravo

        O problema é que um menor, na grande maioria dos casos, não tem maturidade e não pode ser responsabilizado por seus atos, se tu com 16 anos roubar o carro dos teus pais e atropelar e matar alguém, o que acontecerá? nada, absolutamente nada.

        Esta é a questão, permitir que menores dirijam no Brasil é tão perigoso quanto fornecer porte de arma de fogo.

        • Kleverson_G

          Voces tem q para de falar q NA MAIORIA DAS VEZES, TODOS OS JOVENS n tem maturidade. Isso é relativo. Tem maturidade sim, como eu vejo jovens de 16 anos fazendo estajios e trabalhando, SÃO MUITOS… Entao n fale A MAIORIA, pq essa maioria vc n conhece!

          • Castle_Bravo

            Ok, não é na "maioria das vezes" e na quase totalidade, maturidade vem da experiência de vida, amadurecimento, tu quando olhas para uma criança de 8 anos, nunca dirá que ela é mais madura que um adolescente de 16, esta é a questão. :)

            Parece coisa de velho, e já deves ter ouvido uma dúzia de vezes o mesmo papo, eu ouvia quando tinha tua idade, mas enfim, quando tiveres mais idade olhará para trás também e perceberá o quão imaturo és hoje, e não há nada de anormal aí.

            Estes que com 16 anos, fazem estágios, trabalham, enfim, tocam a vida, passam pela mesma situação descrita, quando chegam aos 25, 30 anos, e por aí vai, todos passam por isso, eu escrevi acima e te garanto, qualquer um daqui que tem por volta de ou mais de 30 anos dirá a mesma coisa.

      • jvjv

        Não existe "errado mesmo". Existe o que é permitido e o que não é. O que vc. e seu pai estão fazendo NÃO É PERMITIDO. Ponto.

        Me irrita esse relativismo normativo do brasileiro…

        • caiobrandao

          Me irrita essa hipocrisia do brasileiro… Eu não to nem ai em esperar mais 2 anos pra tirar a carteira, mas eu queria sim que aqui fosse que nem la nos E.U.A, mas ja que não é , o que resta é esperar.

  • CyborgPilot

    Sou contra menor de 16 dirigir. Com 18 eu já acho imaturo demais.

  • Acleciano

    Eu acho que tem muitos jovens que tem muito mais responsabilidade que muito adulto por ai.
    o jovem claro que deveriam responder pelos seus atos.concordo plenamente!
    eu acho o seguinte tem muito jovem cheio de gracinha por ai,como também tem muito adulto que não sabem dirigir direito
    mas eu nao acho justo jovens responsáveis pegar pelo pecado dos outros!como foi bem colocado ali emcima pelo caiobrandao: "depender dos outros é ruim demais"

  • Vin_T

    Estudar igual aos norte-americanos ninguém quer, mas colher os mesmos benefícios deles é pra já!

    • Sias

      Só o bônus…o ônus ninguém quer.

    • CharlesAle

      É verdade,mas o Brasil é assim mesmo,quando tivemos um presidente que se gabava de ter chegado a presidência sem estudar,que prefere uma hora de esteira a ler um livro,ou seja,se o exemplo não vem de cima,ai fica difícil………

  • subzero99

    Na terra da República das Bananas, onde tudo pode, e ninguém vai preso, por que não ?
    Eu só espero o dia em que um meteoro devaste o planeta e os poucos que restarem comecem do zero essa budega de planeta.

  • Diego Casagrande

    Nem li a matéria por eu já ter a minha opinião própria há muito tempo e queria dar uma olhada nos comentários dos colegas leitores.
    Será que alguém que comentou pensou, relatou, analisou, comparou e refletiu em todos os poderes, dos perigos e benefícios que um carro tem?
    Porque a maior parte dos comentários são de baixo escalão e ofensas à menores ou maiores de idade e/ou relatos pessoas de que são os "poderosos", por ultimo é impossível saber sem uma análise mental e psicológico por profissionais à capacidade de certo indivíduo. Peço para estas pessoas, que analisassem tudo que um automóvel na mão de um homem, mulher, jovem ou adulto é possível acontecer diariamente e o que é de benéfico para cada um e ruim. Porque cada um tem seus motivos para ter um carro ou vice-versa e isso gera vários tipo de influência na opinião de cada um.
    E de acordo com o meu ponto de vista, necessidades e o que poderia gerar. Eu sou contra o abaixo de idade para condutores de automóveis, apenas isso SOU CONTRA.

  • doug_bc

    Eu discordo totalmente… Acho é que tinha que aumentar a idade pras carteiras… De 18 pras uns 21 anos…
    O que mais tem no transito é barbeiro, os "carta-comprada", motoqueiro dono da rua e por ai vai…
    A maioria entra sem dar seta, fica empatando na esquerda, excede velocidade em trechos urbanos e pesados… Coisa básicas assim…
    E tem o agravante… Em menor de 18 não se põe a mão… Mesmo que ele mate mais que muito adulto por ai…
    Se reduzirem a maioridade penal pra 16 já é um começo… Depois sim esses adolescentes podem pensar em pedir o direito pra dirigir um carro…

    • 2pecamino

      Concordo. As exigências para se tirar carta deviam aumentar e não diminuir.

  • projetoscol

    Aff…
    A criançada de 16 anos tem mais é que ficar quieto e estudar… isso é idade para terminar o ensino médio e não dirigir…

    • Idivaldo

      começar a faculdade e trabalhar tbm! ou vc acha que temos que ficar sendo sustentado pelos pais ate que eles venham a falecer?

  • carboniit

    ta e se o filho estuda numa escola longe prakacita e o transporte publico como 101% das pessoas sabem é uma beleza msm
    e daih voces egoistas que pensam só na bunda de voces sentado no banco do carro e voces indo trabalhar todo santo dia assim é agente ok agente sobrevive se ir apé todo dia a aula assim como voces sobreviviam se fossem apé todo dia pro trabalho longe né poisé é só voces se colocarem no lugar de outros ,, algumas opinioes sao de extremamente egoismo e falta de maturidade,, me desculpem por qualquer palavra apenas desabafei thanks e abrass a todos do na.

    • ian_silva

      Está certa sua resposta, tem gente q nem onibus tem pra ir pra escola, e com certeza a cnh aos 16 anos ajudaria muito

      • Jason V.

        Suponho que alguém que não tenha acesso a um ônibus também não o tenha a um carro…

    • Tripa-Seca

      Adolescentes de 14 anos passam pelos mesmos problemas (Inclusive para ir para aulas de português). Devemos liberar a carteira a partir dos 14 então?

    • JaoSilvestre

      carboniit…pelo seu texto, "primazia do português" dá pra ver que você é mais maduro que muita gente que acessa e comenta no site há mais de 4 anos…Parabéns…Dá pra ver quanta "maturidade" você tem hein "muleque doido"? Automotor a combustão é coisa séria, não carrinho de controle-remoto…Há VIDAS em risco, não 4 pilhas AA Duracell pra trocar…Você fala de transporte público, "muleque doido"? Então entra no http://www.ibge.com.br e pesquisa quantos "aborrescentes" como você de 16 e 17 anos há no país…Coloque um volante na mão de cada um e veja os grandes centros entupirem de carros, o Trânsito se multiplica, o seu "transporte público" também não vai andar, sabia? Um pouco de CONSCIÊNCIA é necessária…PENSAR antes de QUALQUER atitude(escrever num blog, responder uma questão na prova e INCLUSIVE dirigir) é primordial…Instrua-se antes, leia, estude, busque fontes fiáveis para embasar sua tese, sua opinião, aja(sim, do verbo AGIR) como alguém maduro, seja EXEMPLO, não busque "tirar vantagem"…Quando tiver mais maturidade, todos os que este site acessam há muito tempo poderão ajudá-lo, dentro de debates construtivos, com "desabafos" pensados, analisados…

      Grande Abraço!!

      P.S. Vamos manter o ótimo nível de debate que um site como o NA merece!

  • aledalloglio

    Olha, eu aprendi a dirigir com 12 anos.. Meu pai já liberava o carro na praia pra mim com 15 anos… Mas tudo depende, não são todos que tem responsabilidade. Mas acho que 16 é muito cedo..Tem muito muleque doido nesse país..

    • mottervictor

      tem piá de predio com 20 e poucos anos que faz cada m*rda no transito . até alguns mais velhos . acho que a lei deveria é ser mais rigida com todos , ao invez de liberar cnh para crianças .

    • Idivaldo

      a é clr que não da pra fazer os mesmos testes com uma pessoa de 16 que se faz com uma pessoa de 18 tem que ser muito mais rigoroso os testes e tbm se ele ira aguentar pressão do transito né amigo.16 é a idade certa pq causa de muita pessoa que faz besteiras a maioria leva a cupa né então e comum vim e falar qualquer coisa .

  • Avantimes

    O Brasil, conforme o autor Gerson sugere, precisa de uma modernizada em leis e posturas. Mas não sinto isso. Acho, pelo contrário, com as perseguições à Rita Lee, ao Marcelo D2 no passado e agora ao Emicida que fim do voto obrigatório, mudanças em leis sobre aborto e maconha (que nos EUA pode ser usada em fins medicinais) nunca sairão do papel. É mais fácil dar a louca na Dilma ou no próximo presidente e eles decidirem seguir os caminhos de Chaves e Cristina Kirshner da argentina que querem tolher a liberdade de imprensa e manter tudo como está para manobrar mais e mais o povo. E além disso, veja quem é o ministro do trabalho, um dos cargos mais importantes do Brasil: neto do utópico e surreal Brizola que foi um dos que, antes dos Garotinho, tornaram o Rio de Janeiro um caos.

    • mandabala

      Cara, você realmente resumiu bem o que eu venho sentindo que esse governo está muito "confortável" e se perdurar vamos voltar a ser o país do futuro, barrando a entrada de produtos de qualidade, muito protencionismo e o Eike vai acabar comprando o Brasil kkkkkkk. Não importa qual partido seja mas que haja alternância no poder que foi bom para o país nos últimos tempos e não o continuísmo.

  • crisburatto

    Quando eu tinha uns 13 anos, lembro que foi aprovado no Congresso Nacional um projeto para permitir a CNH a partir dos 16 anos, e o então Presidente Itamar Franco vetou, pela questão da maioridade penal ser só com 18 anos. Mas basta a ANFAVEA e a FENASEG endossarem uma campanha dessa, visando aumentar as vendas e a arrecadação, que rapidinho passa no Congresso e a Dilma sanciona. Se bobear até aumenta o IPI para os menores…

  • hugogyn94

    Pow eu nao entendo pq vcs sao totalmente contra um jovem com 16 anos dirigir,dai o brasil vai mudar tudo que tem coisa ruim dia de hoje,por exemplo vai reduzir penal muito,as leis seram mais agressivos,teremos politicos verdadeiros,melhor educaçao pra todos,saude,transporte,meio ambiente e bla bla bla,e ate pode ganhar prisao pena de morte e prisao perpetua,vcs tem que espera por pouco tempo o brasil ja esta mudando pra o melhor,o problema o brasil e sao de vcs so podem mudar,pior vcs so vivem vendo futebol e carnavalzinho,ai meu deus pensem o melhor nao no pior,me desculpe meu povo brasileiros sao totalmente pior moralista do mundo e mais falso,larga serem moralistas falsas,credo uai,ate parece quer continua assim,eu fico triste vcs falando coisa besteiras e horrores,gente vamu pensar coisa boa,mas vcs nao pensam,so coisas ruins,sou favor pena de morte e perpetua e favor dirigir com 16.

    • JaoSilvestre

      Pena de morte á todos, carnaval aos "moralista" e carta aos que fazem 16…pronto…problema resolvido!!!Ah…não posso esquecer, maconha liberada…claro!

    • Jason V.

      Não vejo a relação entre a habilitação aos 16 e políticos verdadeiros, meio ambiente… Aliás, o meio ambiente tem mais é a perder, pois mais motoristas na rua implica em mais poluição.

      Os avanços sociais precisam ser reivindicados pelo povo. Se o jovem de 16 anos mostrar que sabe votar com consciência, e começar a dar respostas nas urnas para os políticos, quem sabe parte do que você disse possa vir a ser real. Mas caso contrário, esqueça.

      Um avanço não necessariamente terá outros como consequência.

  • X11auto

    Hoje é 16, amanhã é 14, acho que não é por ai, não temos nem trânsito decente, nem motoristas responsáveis com 18, não temos nem espaço mais para os que já estão ai, falam da indústria da multa, mas a maioria que é multada é porque joga água fora da bacia e não vê o quanto são péssimos motoristas, isso porque um levantamento mostrou que no máximo 3,5% de infrações de trânsito são aplicadas, imagina se pegassem todos que erram.
    Precisamos de transporte público de verdade, o cidadão tem que sentir que para se locomover confortávelmente, não precisa só ser com um automóvel.
    Até hoje não engulo essa história de votar com 16 mas…, para crime, responsabilidade e carta que seja, não pode, mas para manobra de votos na política, ai pode.
    Outra coisa, se liberar carteira para 16 anos, não precisa ser igual nos EUA, libera para dirigir normal como qualquer outro, só na condição de no primeiro ano não cometer certas besteiras para não perder a carta, e ai a maioria vai dirigir pianinho, quando vencer o ano ja estarão até acostumados a andar na linha, isso sim funciona, mas tudo isso desde que seja responsável penalmente como qualquer outro motorista, o que não é grande coisa, afinal a grande maioria que faz besteira por ai com carro, nunca paga nada, exceto, alguns míseros casos..

    • mottervictor

      o.O liberar careta ???

    • Jason V.

      Hoje em dia, até mesmo os motoristas que tiram com 18 anos passam pelo 1 ano de CNH provisória… Cometem infrações durante este período, e seguem cometendo depois que pegam a definitiva.

      Enquanto alguns costumes de nosso país (e a aparente impunidade de alguns casos) perdurar, 16 anos ainda é cedo.

  • Kravicz

    Acredito que 16 anos no Brasil é incabível, talvez quando o país tiver mais educação, e as leis forem mais severas e sejam cumprida a risca, aí sim podemos pensar nesse caso.

  • EMS1808

    Acho que pra começar tudo; edução e legislação de transito deveria ser matéria obrigatória na escola, o resto é consequência!!

  • Educhs

    Acredito que a pessoa só atinja maturidade pra dirigir só lá pelos 25 anos. Mas é necessário uma experiência de anos pra atingir tal ponto. Talvez começar a dirigir aos 16 aumentaria a maturidade ao volante pra uma idade menor. Porém até lá, muita besteira e riscos seriam cometidos pelos condutores jovens. Teria de haver restrições sérias como não dirigir em auto estradas, não dirigir após as 22h, ter maioridade penal aos 16 anos, e mais outras séries de medidas restritivas que levariam horas de discussão.

    Depois desse ponto, chegaríamos em um momento em que pensaríamos no fator em que um dos principais problemas do país é a falta de fiscalização e que todo aquele trabalho de enumerar medidas restritivas fora em vão. Assim como ainda hoje motoristas arriscam dirigir embriagados, os jovens e iniciantes condutores arriscaram a burlar essas medidas e no fim a coisas ficaria direcionada para um caos maior do que já é.

    Então por uma soma de fatores, é melhor deixar como está. Só quando o país tiver um senso de responsabilidade maior que começa com aumentar a fiscalização em diversos setores de nossa sociedade, aí sim, pensaríamos em discutir essa questão que no momento é inútil.

  • Felix_S

    Eu sou a favor, mas com grandes restrições: tipo foi pego dirigindo à noite em balada perde a licença ; bebeu e dirigiu, aí perde e só volta aos 21 anos. Mas sou a favor porque não adianta entregar uma carta para um rapaz de 18 e já poder dirigir um Camaro. Essas etapas de amadurecimento é bom. Chega de hipocrisia, pois pelo menos na minha cidade a preparação da auto-escola não ensina QUASE NADA, é uma lenga-lenga formalista, não forma motoristas. A questão da redução da maioridade penal é importante, mas é mais ampla que isso, pois um jovem não comete apenas crimes de trânsito.

  • ricardo78scs

    Deveria aumentar para 21. Já tem muitos barbeiros nas ruas, e carros além da capacidade das vias.

    • brunolindolpho

      Creio que idade não esta relacionado com a falta de habilidade, o problema é a autoescola , por um simples motivo, o aluno não faz tudo o que é necessário, não dirige na chuva, não pega estrada, muito menos neblina, aqui no Brasil há muito desvio na autoescola , então o simples fato de uma pessoa NÃO capacitada , conseguir uma carta é grande, além de que há muitos casos que você paga pelos seus erros, isso também influencia em um mal motorista, obrigado e um bom dia;

  • RickRibeiro

    Boa Noite,
    Tenho 16 anos,dirijo carro de familiares no interior ou mesmo em meu condomínio,sou a favor da CNH aos 16 anos,porem hoje no Brasil tenho certeza de que não tem estrutura para esse tipo de coisa.Por que:?Porque um jovem dirigir aos 16 anos não pode ser responsabilizado pelo seus atos,no sentido de prestar contas a justiça,caso aja um incidente.Acredito que a lei brasileira seja muito branda com relação aos jovens,deveria ter maioridade penal aos 14 e bebida aos 21 anos,mas para que isso aconteça deve-se mudar o pensamento das pessoas encarregadas de comendar nosso país,ao invés,fazer algo realmente útil para a população,como por exemplo,começar desde cedo com um ensino de qualidade e orientação na formação das crianças e jovens,dando-os oportunidades de quando crescerem ser uma pessoa com formação acadêmica de qualidade e acima de tudo responsabilidade.Também as chamadas "Auto-escolas" que na verdade você paga para ser aprovado(NADA CONTRA QUEM JA FEZ)deveriam sofrer reciclagem,porque não ensinam um motorista a como se portar em uma determinada situação,como chuva ou noite,por exemplo.
    Grato,Ricardo.

    • JaoSilvestre

      Ricardo…tem 16 mesmo? Parabéns pela consciência e maturidade!!!

  • Diggo

    Como os jovens andam imaturos com 30 já é pouco… e olha que tenho 28.

  • Edu_SBC

    Dirigir aos 16 é apenas 1 dos problemas…o maior de todos está na auto-escola, que não ensina ninguém a dirigir, ensina apenas os macetes pra passar no teste, ou vc vai andar em 1ª e 2ª o resto da vida. Nem aos 18 os recém habilitados estão preparados, imagina com 16.

  • valdemirjose

    Faltou discutir o "PRA QUE UM JOVEM DE 16 ANOS QUER CARTEIRA DE HABILITAÇÃO?" pra rebolar no colégio que estuda? pra levar a namoradinha pra passear? pra disputar corrida com os outros coleguinhas?

    O uso do automóvel hoje é indiscriminado, tem muita gente que usa sem necessidade lotando ainda mais as vias já saturadas… o que tem de boyzinho de 18 anos indo sozinho pra aula ou passear nos horários de pico É BRINCADEIRA, pra mim era pra andar tudinho de BUSÃO OU COM OS PAIS!!!

    Eu defendo é a utilização do automóvel DE FORMA RACIONAL, pras pessoas que realmente precisam… lugar de jovem é no COLÉGIO OU NA FACULDADE E NÃO NO TRANSITO CAUSANDO PROBLEMAS.

    E essa de que é pra "AJUDAR OS PAIS" levando-os pra determinado lugar ou pra socorrer NÃO COLA! pra isso existe TÁXI E SAMU…

    • 430scuderia

      Muito bom o seu pensamento, mostra que você ja é um cara amadurecido.

      Agora fala pra min, qual a diferença de ir trabalhar de carro, e ir estudar de carro? Você não leva sua namoradinha pra passear no seu carro também? qual a diferença?

      E outra, vejo tanto MOLEQUE por ai com 20 e poucos anos fazendo cada cagada no transito/cidade, e querendo se exibir/se mostrar com o carrinho, ou com o som alto etc.

  • Kleverson_G

    Me irrita a generalização que fazem aqui. São todos os jovens que não tem eduação ? Todos não tem responsabilidades ? Todos só querem oo carro para ''se achar'' ? Não. Até pq pra se achar vc pode muito bem pegar o carro do seus pais e sair por ai. Não vou repetir os argumentos que todos repetiram em todas as respostas, mas parem de falar TODOS/ A MAIORIA, pq pode ser a maioria no estado onde vc vive, mas pode haver jovens mas responsaveis em outros lugares desse Brasil!

    • JaoSilvestre

      Estatística, Kléverson…Infelizmente é estatística…É possível mudá-la? Sim,mas, sem cultura, sem educação…Sem chance!

  • mandabala

    Eu já penso ao contrário, a idade deveria voltar a ser 21 anos. O pensamento do brasileiro é copiar regras de países desenvolvidos. Nesses países há mais cultura e educação, isso que importa para criar uma sociedade responsável ao ponto de garantir aos adolescentes direitos como a CNH. No Brasil mal se consegue aplicar a lei da faixa de segurança pois motoristas não respeitem e pedestres não são capazes de fazer um mísero sinal pedindo passagem. Esse assunto para mim é para agarinhar votos dos adolescentes em ano eleitoral.

  • Carlosr2011

    No Brasil não existe fiscalização em quese nada. A maioridade penal no Brasil ocorre aos 18. Assim, se um menor de 16 cometer crime ao volante, vai ser um Deus nos acuda de depoimentos de testemunhas, recursos, etc. O sujeito vai se aposentar sem nenhuma punição, pois o processo vai estar aguardando recurso no STF, 30 anos depois do ocorrido.
    Sou contra.

  • guintermf

    Quando eu tinha 16 anos, claro que achava mais do que justo tirar a carteira, ainda mais achando que já dirigia melhor que muito tiozão de 40 anos. Agora, com 18, dá pra perceber uma diferença nos pensamentos e na visão da sociedade em geral… Sou a favor somente em casos muito específicos (pais deficientes, falta de mobilidade para estudar/ trabalhar…)

  • CharlesAle

    Eu sou contra liberar para 16 por vários motivos:as auto -escolas são péssimas,com só algumas raras exceções,a maioridade penal é muito alta:18 anos!!!,o trânsito vai piorar e muito,pode piorar os indices de acidentes e mortes,pois é uma idade de"rebeldia"e exibicionismo extremo,a malha viária urbana e rodoviária e insuficiente e péssima,não tem condição de absorver essa nova demanda a curto prazo,e por fim,quem vai se beneficiar é só a cadeia de auto-escolas,montadoras(novas vendas)e governo com mais impostos com vendas de autos,em um país com tantas prioridades,não dá né,e lembrando,vai acontecer uma ENXURRADA de motos nas ruas com gente bem despreparada,resultado:muitos acidentes e alta demanda hospitalar,que já não dá conta da atual demanda……………..

  • 430scuderia

    Eu era a favor dos pais poderem emancipar, e emancipando ja responderia pelos seus proprios atos, e cada pai sabe o filho que tem, então não seria qualquer pai que sairia por ai emancipando o filho sabendo que o filho bebe, que é um drogado, que só faz merda e etc.

    E outra eu to vendo cada comentario aqui nesse topico, que nem parece que esta sendo postado por um adulto, e ainda ta falando mal de jovem de 16 anos.

    Hipocrisia do kcte.

  • rnarec

    Melhor não mexer nisso. Aqui já não se pune os maiores que causam acidentes no transito.

    Já conheci vários casos de pais que deixavam menor de idade pegar o carro. Se dermos carteira com 16 logo vai ter um abestado de 15~14 que vai querer dirigir..

  • Marinelook

    Extremamente a favor com uma condição… no embalo da carteira aos 16 também a maioridade penal, do contrario extremamente contra, muita gente com 16 anos ja tem cabeça até pra tocar um negocio proprio ja vi empresarios serios com apenas 12 anos… porém são uma fatia tão pequena do bolo das pessoas dessa faxa etária que da até medo liberar carteira pra esse pessoal, na verdade da medo a facilidade pra tirar uma carteira para qualquer pessoa, devia ser mais rigido que um vestibular ou que a liberação de um porte de arma, com exames psicologicos intensos e reciclagens de 6 em 6 meses, a forma como o condutor brasileiro se comporta é inaceitável não interessa sexo nem faixa etária, um povo que ultiliza automovel para se impor na sociedade como sendo o fulano de tal (comportamento tipico do motorista brasileiro) não merece nem ter carro na garagem quanto mais dirigir em uma idade tão tenra

  • andrep7

    Tenho 20 anos.
    Sou totalmente contra carteira aos 16 anos

  • Thiago_Rabello

    NÃO TEMOS EDUCAÇÃO PARA DEIXAR ADOLESCENTES DE 16 ANOS DIRIGIR …

  • MitsuGyn

    Se pudesse responder crimes e ser preso como um de 18 anos não vejo problema, agora poder dirigir e para as leis ainda ser menor de idade, ai não da´neh..

    • kathleen

      acho q nao tem nada disso de faz vai ter q pagar pelos seus atos como gente grande do mesmo jeito q fez tem q cumprir

  • marciomvo

    Sou contra. Nosso trânsito já é caótico, e com certeza, só vai piorar. Muito mais importante e urgente, em minha opinião, é baixar a maioridade penal e melhorar as condições dos presídios para que os criminosos capturados sejam efetivamente presos, e não voltando às ruas 24 hs após a prisão como está ocorrendo atualmente.

  • Avantimes

    Penso em duas situações extremas: O rapazinho é filho de juiz e neto de desembargador e todos os seus irmãos mais velhos tem um cartório e embolsa pelo menos R$ 500 mil livres por mês. Um nobrezinho desses com 16 ou 17 mata alguém. Vai acontecer alguma coisa com ele? Outro extremo: o office-boy Craytton troca uma 'bicicReta' e um 'pRayssteichu' mais cem 'reaL' num carro com 30 anos de uso que nunca foi transferido. E bate no carro da professora Ruth que tem 58 anos e comprou seu primeiro carro novo com a economia de uma vida. Ela desce, vê o estrago e fala: "Olha o que você fez seu delinquente!" Então passa uma mal-amada do Conselho Tutelar e a Profa Ruth é presa por ter ofendido um menor afrodescendente que nunca teve pai etc.Quem se sai melhor nos dois casos acima? È isso aí!

  • Nine Eleven

    Cada caso é um caso. Eu com 16 adoraria ter CNH, poderia facilitar muito meu trajeto escola/casa (50km) mas de fato seria um desastre por conta da grande maioria brasileira.
    Tenho 18 agora mas é fácil notar cambada de 20, 30 e até na casa dos 50 aí pagando de moleque, usando carro como brinquedo e até mesmo uma arma.

    Educação é a base e a mídia influencia demais.
    Filmes, jogos, etc podem influenciar a criança/adolescente mas sem uma educação necessária é impossível ter uma coisa dessas.
    Isso vale tanto para escola quanto para os pais.

  • jgsouza

    Como uma pessoa pode ter direito sem ter deveres? Perante a lei menor de 18 anos NÃO COMETE CRIME, COMETE INFRAÇÃO, então como ele vai se punido se cometer um crime de trânsito (Art. 291). Tem muito marmanjo de 15, 16 anos com quase dois metros de altura matando, roubando e traficando e se escondendo atras do estatuto do menor. Um menor de 16 anos matou meu vizinho para levar a moto que foi comprada com muito suor e não deu nada pro menor pq não pode ir para cadeia como deveria. Vamos dar sim carteira de habilitação para quem tem 16 anos, mas vamos dar cadeia também se esse menor cometer um crime.

  • mikaelbrian

    escrevem o que eu digo: daqui a 10anos essa lei ainda ñ será aprovada ainda, podem apostar.

  • Jason V.

    Pode parecer parcial, mas não acredito que com 16 anos o vivente esteja apto a ser habilitado. A maioria dos adolescentes nesta idade não tem grande apreço pela vida ou pelas pessoas, buscando atitudes de radicalismo na maioria das vezes. Isso não é uma regra, é claro. Mas é o que mais vemos. Basta entrar em um segundo ano do ensino médio para comprovar: A educação ainda não é sucifiente. E educação é um dos princípios que baseiam o trânsito.

    O nosso trânsito já é caótico o suficiente, temos motoristas habilitados com 18 e mais que fazem "poucas e boas". Acredito que o mais jovem, por sua vez, tenha algumas qualidades a serem condiseradas: Ele enxerga melhor do que alguns mais velhos, e, uma vez que a habilitação fosse cedida como provisória, haveria um certo cuidado para que não fosse perdida.

    18 anos está de ótimo tamanho. Enquanto a maioridade penal não for 16, não deve haver conversa sobre habilitação antes dos 18.

  • victorbueno10

    com 16 anos você vota, pode realizar relações sexuais, você é obrigado a escolher seu emprego forcadamente devido ao vestibular, você pode ser emancipado , entre muitas outras coisas.
    porém deve-se lembrar que com 16 anos você é apresentado a bebida na maioria das vezes até menos, e também na maioria das vezes por pessoas com 18anos ou mais .
    sou a favor pois com 16 anos agimos como adultos (na maioria das vezes) porém não respondemos como tal. se a CNH for dada para adolecentes de 16 anos tudo bem. desde que seja fiscalizada vigorozamente , e que a maior-idade penal seja reduzida.

    Sou adolecente de 15 anos e tenho o maior senso de política porém não é cabivel neste momento discutirmos a idade miníma para CNH e sim debatermos sobre a educação brasileira que hoje é pior que a da bolívia .

    PUTA QUE PARIU !!!! SE A MAIORIA DOS BRASILEIROS NECESSITA DO USO DE COTAS PARA ENGRESSAR EM UMA UNIVERSIDADE
    SE A MAIORIA DE NÓS NÃO SE ABILITA A DISCUTIR ASSUNTOS COMO CORRUPÇÃO , E SE A GRANDE MAIORIA PREFERE VER A FINAL DO BRASILEIRÃO A PARTICIPAR DE UM MANIFESTO POPULAR COMO QUE PODEMOS QUERER DEBATER A REDUÇÃO DA IDADE MINIMA PARA RETIRAR A CNH ?

  • gusthost2013

    A Câmara analisa o Projeto de Lei 6934/10, que autoriza adolescentes emancipados, entre 16 e 18 anos, a obter habilitação de motorista. A proposta, do deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97).

    Pelas regras atuais, o motorista precisa ser penalmente imputável, o que, conforme o Código Penal (Decreto-lei 2.848/40), ocorre a partir dos 18 anos.

    De acordo com o projeto, o jovem emancipado que cometer crimes na direção de veículos estará sujeito às medidas socioeducativas previstas no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90). Entre as sanções estão advertência, prestação de serviços comunitários e internação por até três anos em estabelecimento educacional.

    Ou seja, Adolescentes agora entre 16 e 18 anos podem dirigir.
    Oque muitos deve ter em mente, que nem sempre o uso de um automóvel é para VAIDADE e sim porque é utilitario seja para escola,hospital ou trabalho.

  • FOOXFIT

    meu por mim ta aprovada a lei cnh na minha opinião tem que ser liberada para adolescentes dde 16 anos porque oque a gente mais ve hj em dia
    são jovems como eu sendo parados por policiais e perdendo moto ou carro fato mais o governo pode mudar isso aprovando essa lei e se eles dizem que nos somos o futuro do planeta porq não confiam na gente ???

  • Dimas

    Sou a favor sim,pós tenho 17 anos e tenho minha empresa a 1 ano,tenho renda bruta mensal de R$ 100.000, e to abrindo filial em outros estados. Entendam eu corri atrás do financiamento bancário,legalização da empresa, contratação de funcionário etc. Creio eu que sou responsável o suficiente para ter CNH. Atualmente em minhas viagens necessito de locomoção rápida (carro). Essa lei me beneficiaria infinitamente simplesmente pelo fato que iria economizar em táxi podendo comprar meu próprio automóvel!

  • higor

    eu sou a favor com essa lei. O Brasil tem que ter 18 anos para poder dirigir mais oque adianta se tem pesooas que fazem besteiras do mesmo jeito umas pessoa de 16 anos deveria poder dirigir eu queria esta diringindo mais a lei não permite tem pessoas que são contra a lei porque ela teve que esperar ate os 18 anos.
    os tempos mudarão mas tem pessoas com 10 anos que dirigem melho do que uns de 30,20,18. Os EUA não tem nada a ver com o brasil la alei deles na minha opinião é melhor que a daqui serto o porque não dirigir com 16 anos porque não tem responsabilidade porque so quer ter um carro por vaidade tem pessoas com 16 que quer um carropara usar com responsabilidade o brasil tem que pensar muito bem noque ele vai fazer na minha opinião o povo deveria votar. mas porque não pode dirigir com 16 anos e votar pode por causa da corrupisão do brasil ok muito o brigado pela a atensão

    • Michael jackson

      Tu deve ter 16 ou menos né? Notório no portugues…

  • higor

    eu sou a favor com essa lei. O Brasil tem que ter 18 anos para poder dirigir mais oque adianta se tem pesooas que fazem besteiras do mesmo jeito umas pessoa de 16 anos deveria poder dirigir eu queria esta diringindo mais a lei não permite tem pessoas que são contra a lei porque ela teve que esperar ate os 18 anos.

  • Rodrigo

    Se o menor e inrresponsavel, e porque o pai e a mae e irresmposavel, porque nao educol o filho.
    Sou iper a favor dessa lei ser aprovada, se o menor e inrresponsavel e dai que vai ter que criar responsabilidade.

  • igor renan

    e verdade po isso esse pais nao cresce.

  • jimmy

    eu ach que deveria ser assim criar um espaso para eles na auto escola e no ano que ele tivesse fasendo esta idade ele entrar la e faser uma serie de testes pscologicos e faser as aulas de auto escolas em dobro e depois que ele passasse ai sim ele iria poder dirigir…. mas a maioridade penal tambem passar para os 16 porque se ele pode dirigir ele tambem deve assumir as consequecias como de adulto eu particurlamente eu sou a favor desde que a maioridade penal reduzisse e passase contar o ano em que ele nasceu e nao dias…. isso e o que eu acho espero que vcs tenham gostado e entendido minha opininhao

    so mais uma coisa eu posso estar errado nesta parte, mais eu acho que na maioridade penal deveria contar o ano em que nasceu e nao meses e dias eu acho isso muito errado pq vamos supor que o menor tem 17 anos e vai faser 18 semana que vem se ele matar, roubar e etc… ele fica empune o governo devia pensar nisto

  • erik pearce

    eu concordo plenamente com a carta aos 16
    muitos jovem ja dirigem aos 14 15 16 ja tao todos dirigindo e a unica coisa q podem fazer e mudar a carta para 16
    e nao e aumentando policia q vai melhora

  • isma

    eu concordo carteira com 16 anos
    desde que seu pais autorizem

  • gabriel

    quem trabalha cm 16 anos eu acho ki tem direito a carteira de motorista porque tem muitos jovem de 16 anos ki trabalham e seu serviço eh longe e mesmo se nao autorizarem essa lei vai ser pior vai ter muitos jovens cm 16 15 anos andando pura ai sem carteira, eu tenhu 16 anos eu trabalho e acho ki eu tenh udireito d ter minha carteira de motorista

  • luciano

    Sou a favor, se, a lei for igualitaria como nos estados unidos, matou morreu, pena de morte pra bandido. Prisao perpetua. Trabalhar na cadeia. Menor que mata, menor vai pra cadeira eletrica. Se quer trazer 1 lei ds USA pra ca, traga primeiro o codigo penal, direitos e deveres dos USA. Se tu tem inveja dos menores dos USA, muda pra lá. La tem lei.