DAF Europa Finanças Governamental/Legal Iveco MAN Mercado Mercedes Benz Preços Veículos Comerciais Volvo

Cartel: União Europeia aplica multa de € 2,9 bilhões em fabricantes de caminhões

man-tgx-hybrid

Cinco fabricantes de caminhões na Europa foram multados pela União Europeia por violação de livre concorrência. MAN, Daimler, Iveco, Volvo-Renault e DAF receberam uma multa total de € 2,9 bilhões, a maior já aplicada a empresas no bloco econômico. Anteriormente, Philips e LG tiveram que pagar € 1,4 bilhão pelo mesmo motivo.

Os cinco fabricantes são acusados de combinarem preços e repassar os custos de tecnologias ambientais para os consumidores entre 1997 e 2011. A delação premiada foi feita pela MAN, empresa do Grupo Volkswagen, já mergulhado no processo do Dieselgate.

A montadora fez um acordo com a UE e será poupada de uma multa de € 1,2 bilhão por ter entregue o esquema e colaborado com as investigações. Assim, a maior multa será aplicada à Daimler, que vai pagar mais de € 1 bilhão. Em seguida aparece a DAF com € 753 milhões, a Volvo-Renault com € 670 milhões e a Iveco com € 500 milhões.

Se a MAN não tivesse sido perdoada, a conta iria para mais de € 4 bilhões, um enorme montante em multas. O esquema funcionou durante anos através de conversas entre os executivos das marcas, geralmente em eventos automotivos e exposições, mas também foram fechados por telefone.

Para a União Europeia, a punição para os cinco fabricantes de caminhões – responsáveis por 90% do mercado do bloco – é um marco e mostra que a prática de cartel não será tolerada no velho continente. A regra atual impõe multa de no máximo 10% das vendas globais das empresas.

[Fonte: Estadão]





  • Leonardo

    E no Brasil … Abafa!

    • le0gt-r

      No Huesil o próprio governo participa desses cartéis…

      • Pedro Rocha

        Vide a infame “Sete Brasil”, na área de Engenharia Naval.

      • CignusRJ

        Na verdade cartel nenhum existe se não houver a omissão/conivência do governo.
        Por isso a ANFAVEA faz o que faz, faz umas doações durante a campanha ao partido no governo(mais), aos de oposição(menos), compram Medidas Provisórias(o filho do Lula metido nesta), alguns momentos chantageiam o governo e em outros são chantageados pelo governo.

      • DougSampaNA

        Cartel? Cartel é o preço de combustível em Botucatu/SP..2,53 o litro de Etanol com SP a preço médio de 2,09, é de doer…vão roubar nos infernos, só abasteci lá porque entrei na reserva naquela merda de Marechal Rondon, rodovia ruim .

    • Heisenberg

      Brasil é só referência de bandidagem… Duvido nada esse esquema estar abafado desde 97 (assim como da fraude da VW desde 2010). O que não falta é conivência de governos para n assuntos.

    • Renato Duarte

      aqui no brasil o governo anula a multa com medo de perder o ”apoio eleitoral”.

  • AugustoSeide

    2.9 BILHÕES (!!!) Cacetada!

    • Leandro Almeida

      €!

      • th!nk.t4nk

        A Mercedes deve ter adorado essa conta que a VW mandou pra eles.

    • Renato Duarte

      fica uma pergunta; será que lá existe recurso pra cancelar ou reverter essa multa?? tomara que não rsrsrsrsrs

  • Murilo Soares de O. Filho

    Isso com certeza não acontece só com caminhões.

  • guilherme

    Man/wv foi esperta….tava na cola deles já é eles foram lá e abriram o jogo….assim saíram sem paga nada e os outros se fuderam….já não bastava o dieselgate para eles

  • CanalhaRS

    Se cartel desse multas aqui no Brasil, teriam muitas empresas com os cofrinhos esvaziados…

    • Mumm Rá

      O problema é que o próprio governo é um cartel aí já viu né : ladrão se policiar é ” foda “

    • Luis Burro

      Eles iriam recorrer infinitamente e com a rapidez de nosso sistema judiciario o resultado soh sairia trocentos anos depois,e nem seria aplicado pq as provas jah teriam se desmanchado e os juristas esquecido do q se trata.

  • Delação premiada , já ouvi esse termo em outro país kkk. Mas cá entre nós me admira empresas assim pagarem multas desse valor e quando se fala em benefício para funcionários ou preço mais em conta de produtos elas alegam não ter condições financeiras. Vide o caso da Philips e LG , quantas Tvs podem ser produzidas com o valor da multa? E se não tivesse essa multa o dinheiro ia pra onde? Percebo que grandes empresas fica impossível de quebrarem , por maior que seja o tombo. Exemplo volkswagem, petrobras e outras.

    • Luis Burro

      Mas msmo q estivessem a beira da falencia nao iriam.Vide o caso da GM em 2008.Sao muito grandes pro pais permitir q quebre,o tombo iria afetar totalmente a economia.

      • Pacheco

        Poderia até quebrar o pais… o Governo salva para que possa se salvar tbm.

  • Luis Burro

    Serah q abriram o bico por medo de mais multas ou pq as autoridades estavam investigando o esquema?

    • Pacheco

      Acho que foi os dois… assume e para. Igual acharam que iria acontecer com a Lava Jato aqui.

  • Moisés Nunes

    O capitalismo é um negócio muito louco. Se esses fabricantes fraudaram resultado de testes de poluentes e combinaram preços em seus países de origem quem dirá nos demais.

  • Marco Antônio

    Babaquice.

  • Robinho

    Eita VW so pilantragem heim? Tá sendo dirigida por algum político brasileiro?

    • th!nk.t4nk

      Foi um monte de montadoras. A VW foi só uma delas. No Brasil rolam coisas 10 mil vezes piores e que as pessoas jamais irão saber.

      • Robinho

        Eu sei, eu sei…só estava sendo irônico.

  • Gabriel Santos

    E no Brasil tá cheio de esquema escondido desde 1500 !

  • Zetros1833

    Pensei a mesma coisa. Na próxima pelada entre os amigos, a MAN vai ficar de fora, rsrsrs.

  • Redpeak77

    Só que o único benefício do X9 é ver os amigos que participaram da zoeira se fu também! hahahah

  • Redpeak77

    Leis de cartel na UE são super restritas. Não a toa, o conchavo está sendo punido proporcionalmente.
    Um simples distribuidor não pode sequer combinar preços de venda ao cliente final com o fabricante, que já caracteriza cartelização e é contra a livre concorrência.
    O assunto é tão sério que na empresa já nos obrigaram até assistir um curso sobre cartel na UE, mesmo não tendo negócios com eles, só por segurança. Um simples funcionário combinando preços de venda com fabricante, se descoberto, pode acabar com a empresa.



Send this to friend