
A partir do ano que vêm, não será possível retirar o catalisador de seu carro, se você vive na cidade de São Paulo. Todos os veículos que circulam na capital serão obrigados a ter catalisador, que é uma peça que vai no sistema de escapamento, para reduzir a poluição gerada.
A retirada do catalisador automotivo é considerado um crime ambiental. Mas, será que as pessoas fazem isso? Sim. Por dois motivos. Ou pelo fato de que o catalisador se estragou por uso e a pessoa não quer gastar pra colocar outro, então acaba botando um pedaço de cano no lugar, ou para extrair alguns cavalos a mais do motor, geralmente em carros preparados ou turbo. Se a pessoa deixa o sistema de escape original num carro bem mais potente, isso prejudica o desempenho do motor, então é feito um sistema novo de escape, mais largo, menos restrito, e com tubulação nova, sem catalisador.
Por lei, rodar com um veículo sem catalisador, com catalisador danificado ou adulterado pode render ao proprietário ou à empresa responsável uma multa que varia entre 500 e 10 mil reais.
O Grupo de Manutenção Automotiva (GMA), formado pelo Sindipeças, Andap, Sincopeças-SP e Sindirepa-SP, que faz a Inspeção Veicular Gratuita nos veículos dará uma atenção especial ao catalisador. O objetivo é combater a emissão de poluentes por veículos, maior fonte de poluição do ar na capital paulista.
Os veículos que não forem aprovados na Inspeção não serão licenciados.
A foto foi pega no site da www.afeevas.org.br
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui
Loading...
Local_Host
26/06/2007 as 12:01
Tá certo mesmo!
De quê adianta ter um carro turbo todo preparado se ele não vai andar debaixo da água que o aquecimento global tá fazendo avançar pelo mundo todo?
Diego
26/06/2007 as 12:14
LOL
sempre foi obrigatório, mais quem respeitava???
Naum achoq vao aumentar mais a fiscalização por isso…. numca fizeram porque fariam agora??
Turbo e Escape dimensionado rula!!
Prof. José Eduardo
26/06/2007 as 12:16
Esta lei paulista é redundante, pois o Código Nacional de Transito já obriga os veículos fabricados após 1990 ou 1991 (não tenhop precisão do ano) a utilizartem o item. Se não estou enganado a lei que obriga o veículo a possuir o item é anterior a injeção eletrônica, ou seja seja foram etapas (atalisador e injeção)com aintenção de reduzir as emissões de poluentes no Brasil . Sendo assim não é necessária uma nova lei estadual, apenas que a Lei Federal seja colocada em prática ao ser feita a vistoria anual de veículos. Aqui no Rio de Janeiro, quando é feita a vistoria anual, eles fazem analise de gases do escapamento, caso o carro não possua o item ele é reprovado. Agora vou ter de pilhar a paulista…FALA SÉRIO…A TERCEIRA MAIOR ECONOMICA DA AMÉRICA LATINA, dando um mole destes…Só posso entender que ou não há vistoria anual (de gases pelo menos) ou então o autor da lei é parente de Português mesmo….hehehe :lips: :lips: :lips: :lips: :lips: :lips: :lips: :lips:
Nelson
26/06/2007 as 12:42
VAmos respeitar o nosso planeta!! Pq a gente soh tem esse!! Pode ate ter carro modificado mais pelo menos, vamos fazer isso corretamente!!
king diamond
26/06/2007 as 13:34
finalmente!!!
Matusalem
26/06/2007 as 14:15
Hummm… será que essa é a saída ?!
Lendo a reportagem da quatro rodas desse mês, sobre poluição, podemos perceber que os carros não são os vilões e sim as indústrias.
Mas preferem atacar primeiro a população, que não tem como subornar os corruptos e não corre em busca dos seus direitos. A corda sempre arrebenta do lado mais fraco.
Tinha que obrigar é ter carro decente no Brasil, isso sim. Tinham que obrigar as montadoras se adequarem as regras, que não existem, se segurança nos veículos, sem repassar os custos pros usuários. Pagamos preço de luxo por carroças. Aqui é uma vergonha.
Agora vão dizer que os culpados são os que retiraram ou não substituiram os catalizadores ! putz, que lixo de país.
Putz na boa, é só um desabafo, mas vendo tanta corrupção, tanta malandragem é vergonhoso estar num país como esse. Os outros também têm ? sim, mas existe punição em “cérebro” de primeiro mundo. Eu moro em Brasília e vejo como o povo é podre, é ladrão, é desonesto, o quanto rouba do nosso dinheiro, do nosso tempo.
É triste, mas o pior do Brasil é o brasileiro e não o contrário. Não estou generalizando, eu sei que tem muita gente boa por aqui, por isso estou casado e espero ter minha prole.
Só pra completar, um fato histórico. Quando Darwin esteve por aqui em 1831, eu disse 1831 ! Ele já sabia que o nosso povo era assim e relatou:
“Não importa o tamanho das acusações que possam existir contra um homem de posses, é seguro que em pouco tempo ele estará livre. Todos aqui podem ser subornados.”
“Onde a maioria ainda está em estado de escravidão e onde o sistema se mantém por todo um embargo de educação, fonte principal das ações humanas, o que se pode esperar, a não ser que o todo seja poluído por sua parte.”
Se ele voltasse aqui hoje, acho que ele iria rir ou chorar, ou qualquer coisa muito estranha, pois nada mudou !
Abraços e desculpas.
Cássio
26/06/2007 as 19:11
Eu acho que tá errado, esta lei deveria vigorar é no Brasil todo e não só na cidade de São Paulo, eu moro em Belo Horizonte, e to cansado de ver carro velho soltando aquela fumaceira tóxica, e o proprietário não tá nem aí !
Nelson
27/06/2007 as 09:33
Primeiro deveria mudar essa tributação ridicula do pais pra que baixassem os preços dos carros, assim dando oportunidade das pessoas de menor renda trocarem sua latas velhas para carros mais novos. FAzendo isso como nos outros paises subdesenvolvidos irá melhorar o comercio de veiculos no pais eos proprietarios de carros mais antigos poderão troca-los ajudando a combater a poluição!
christian
27/06/2007 as 13:57
Numa cidade onde mais de 50% está com pendências no IPVA e licenciamento vão fiscalizar isto como?
E a sucataiada que atulha as ruas de SPO, poluindo, quebrando, ficando sem gasolina no meio das ruas aumentando os congestionamentos… faça-me o favor…cadê a fiscalização.
O que vai vir é mais uma taxa ser paga…
LeO!
27/06/2007 as 22:07
Catalisador tem mais é que ser obrigatório no mundo inteiro. É o mínimo que pode-se ser feito pelos motoristas a favor do meio ambiente, até que uma soloção melhor seja encontrada. :|:
:glass:
cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet
30/06/2007 as 21:30
[quote comment="25517"]Esta lei paulista é redundante, pois o Código Nacional de Transito já obriga os veículos fabricados após 1990 ou 1991 (não tenhop precisão do ano) a utilizartem o item. Se não estou enganado a lei que obriga o veículo a possuir o item é anterior a injeção eletrônica, ou seja seja foram etapas (atalisador e injeção)com aintenção de reduzir as emissões de poluentes no Brasil . Sendo assim não é necessária uma nova lei estadual, apenas que a Lei Federal seja colocada em prática ao ser feita a vistoria anual de veículos. Aqui no Rio de Janeiro, quando é feita a vistoria anual, eles fazem analise de gases do escapamento, caso o carro não possua o item ele é reprovado. Agora vou ter de pilhar a paulista…FALA SÉRIO…A TERCEIRA MAIOR ECONOMICA DA AMÉRICA LATINA, dando um mole destes…Só posso entender que ou não há vistoria anual (de gases pelo menos) ou então o autor da lei é parente de Português mesmo….hehehe :lips: :lips: :lips: :lips: :lips: :lips: :lips: :lips:[/quote]
Em 1996 o Monza ainda era fabricado sem catalizador. Nunca havia precisado para se enquadrar nas legislações ambientais por conta da eficiência do motor.
cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet
30/06/2007 as 21:39
[quote comment="25775"]Primeiro deveria mudar essa tributação ridicula do pais pra que baixassem os preços dos carros, assim dando oportunidade das pessoas de menor renda trocarem sua latas velhas para carros mais novos. FAzendo isso como nos outros paises subdesenvolvidos irá melhorar o comercio de veiculos no pais eos proprietarios de carros mais antigos poderão troca-los ajudando a combater a poluição![/quote]
Em alguns países a importação de carros usados é permitida. Se liberassem no Brasil, dava de importar carros do Japão a preço de banana, com menos da metade da idade de muitas latas velhas que circulam nas ruas brasileiras.
[quote comment="25775"]Primeiro deveria mudar essa tributação ridicula do pais pra que baixassem os preços dos carros, assim dando oportunidade das pessoas de menor renda trocarem sua latas velhas para carros mais novos. FAzendo isso como nos outros paises subdesenvolvidos irá melhorar o comercio de veiculos no pais eos proprietarios de carros mais antigos poderão troca-los ajudando a combater a poluição![/quote]
Mas deveriam também rever a legislação tributária absurda do nosso país.
joão vitor de barros
2/10/2007 as 19:23
eu tenho a solução do problema de são paulo tenho o produto que acaba com a poluiçaõ em 75% de gas poluentes de todos veiculos é um catalisador ecologico alem de eliminar fumaça economisa 14%
estou pronto para ajudar é so os governantes quiserem…..
Antonio
4/01/2008 as 18:04
[Comentario #43556 sera citado aqui]
Gostaria de, se possivel, maiores informaçoes sobre o catalisador citado pelo amigo e sem querer abusar um valor aproximado ou (estimado) por peça, a mao de obra de instalação preço aproximado, 2008 é 10 acredite, felicidades