Notícias Automotivas             Ainda vai acontecer, e você já leu aqui

  • Home

Assine nosso Feed



Fiat Marea sai de linha
Opel Meriva Concept



Celular pode causar explosão em posto de gasolina!

Autor: Eber Categorias: Etc

27/02/2008

explosao-Posto-Gasolina

A revista Auto Esporte de março traz uma reportagem falando sobre um acidente, ocorrido no dia 19 de novembro, em São Paulo, envolvendo um celular, um caminhão-tanque, cheio de gasolina, e um posto. Por volta das 2:30 da manhã, o frentista Carlos Roberto dos Santos sobe no caminhão, usa seu celular para iluminar a boca do tanque. Logo depois uma grande explosão acontece!

O frentista se queimou gravemente, e depois de três dias, morreu. Não se pode afirmar com toda certeza que o culpado foi o celular. Diz-se que a estática criada ao ele tirar o celular do bolso poderia ter sido a culpada. Mas não se pode descartar a possibilidade de o celular ter sido o culpado. Talvez por causa dos sinais que o celular está sempre trocando com as torres ou por causa da lanterna do celular, que ele usou para iluminar o tanque. Aliás, que nos desculpe o frentista falecido, mas a idéia de iluminar o bocal com o celular não foi das melhores.

O programa “Caçadores de Mitos”, da Discovery, analisou o assunto e chegou á conclusão de que não é possível um celular explodir um posto de gasolina, mas é claro que nem todas as variáveis possíveis foram analisadas por eles. Um posto de gasolina têm muitos vapores de combustível, que ficam todos acumulados perto do teto. O caminhão-tanque é alto, e o frentista estava com seu celular perto do teto do posto, situação que não foi coberta exatamente dessa maneira pelo programa de TV.

A Auto Esporte relata que Moacir Duarte, um consultor de segurança contratado pela Petrobrás, para realizar testes nesse sentido, afirma que a possibilidade é remota, mas existe sim! Ele diz que hoje em dia não existem testes conclusivos, já que os testes que ele conduziu foram feitos a muitos anos, quando os aparelhos eram grandes e bem diferentes dos de hoje.

Anthony Brown, especialista em explosões e análise de risco industrial, diz que a eletricidade estática é ainda mais perigosa que o celular em si. O cheiro que sentimos quando abastecemos o carro indica que existe ao redor de nós uma nuvem de vapores do combustível, que pode se explodir se receber contato de eletricidade estática, causada pelo celular ou qualquer outra coisa.

Veja o vídeo da explosão: http://www.youtube.com/watch?v=gwxLFauVnTU

Vamos ficar espertos ao abastecer o nosso carro, desligar o celular!!

[Fonte: Auto Esporte]

---> Confira ofertas de carros com IPI reduzido em dobro <---






  








Veja algumas notícias relacionadas

  • Mistura de combustíveis causa grande problema em posto dos EUA
  • Tem gente burra nesse mundo. Imagine que voce tem um posto de gasolina com os....
  • Será inaugurado o primeiro posto de GNV da região Sul do Brasil
  • Já está pronto para inaugurar o primeiro posto do Sul do País que comercializará exclusivamente....
  • Rodar com álcool é vantagem em 20 estados do Brasil
  • A Agência Auto Informe apresentou um estudo mostrando o preço médio da gasolina e do....
  • O que fazer se meu carro for abastecido com combustível adulterado?
  • Para não cairmos nas garras do combustível adulterado e ter nosso carro todo danificado, para....
  • Como saber se um posto de gasolina está vendendo combustível adulterado?
  • Se você abasteceu em um posto de gasolina no qual não está acostumado, talvez por....
  • Ação de protesto: gasolina a R$ 1,4624
  • Quatro postos de combustível do país venderão o litro da gasolina com 40% de desconto....
  • Vantagens e desvantagens de ser ter um carro movido a gás (GNV)
  • Muitas pessoas são adeptas e divulgadoras da conversão de carros para gás GNV. Só que....
  • Álcool está 8% mais barato do que no início do ano
  • A Agência Auto Informe fez uma pesquisa para verificar os preços do álcool no ano....
  • Americanos rezam para gasolina baixar de preço, literalmente!
  • Parece que essa crise dos combustíveis afetou muito os norte-americanos, o desespero é tanto que....
  • É proibido falar no celular! Governador Arnold Schwarzenegger assina a lei
  • Semana passada, em uma cerimônia em Oakland, Califórnia, o governador Arnold Schwarzenegger assinou uma lei....
  • Explosão em laboratório da Ford manda funcionários para o hospital
  • O "Ford Motor Company’s Research and Innovation Center" em Detroit teve um grande tumulto nesta....
  • Não, seu guarda, eu não estou bêbado, estou apenas falando no celular
  • O site Engadget relata um outro estudo que mostra agora que um motorista que está....
  • Chineses lideram a busca de soluções para países com explosão no número de automóveis
  • O crescimento das vendas automotivas na China tem sido tamanho, que já pode ser classificado....
  • Nokia lança celular Lamborghini, edição limitada
  • Para aquele seu amigo que tem um Lamborghini, existe o presente perfeito para o final....
  • Agora o Notícias Automotivas tem uma versão para telefone celular
  • Queremos informar a todos que agora o NA tem sua versão específica para telefones celulares,....

    OS COMENTÁRIOS AGORA SERÃO FEITOS NO FÓRUM N.A.


    henrique

    27/02/2008 as 15:12

    nao axo que isso seja possivel eh mto dificil, os caçadores de mitos fizeram mtos testes e olha q eles nao desistem facil..

    pode ter sido outras causas, e para que ele iria olhar dentro do bocal??

    primeiro comentario :D

    Faça login para responder

    JohnnnyHGT

    27/02/2008 as 15:30

    Eu lembro do dia que os caçadores de Mitos testaram esse Mito no Discovery Channel e eles também chegaram a conclusão de que se há algo que pode provocar a explosão é a eletricidade estatica produzida pelo motorista ao sair do veiculo e manusear os equipamentos do carro. :S:

    Faça login para responder

    olavo

    27/02/2008 as 15:33

    Esse negocio de celular causar explosão é praticamente impossível. Partindo do princípio de que a carga de um celular pode causar explosão, deveríamos entrar e sair do posto de gasolina empurrando o carro, pois a ignição do carro gera uma energia infinitamente maior que um celular. O simples acerdimento do farol também é um rico bem maior. A propria bomba do posto é elétrica.
    Assim sendo, deveriam retirar as lâmpadas do teto dos postos de gasolina, pois essas ao serem ligadas podem gerar faisca e a propria temperatura de trabalho da lâmpada pode gerar uma combustão.
    Eu assisti a esse programa dos caçadores de mito e eles tentaram de todas as maneiras fezer um curto circuito em baterias de celular dentro de uma camara com vapor de gaolina e não conseguiram.
    Talvez utilizando uma bateria do paraguai pode ser que seja possível.
    Com relação a esta explosão, o abastecimento nos postos são feitos sem seguir nenhuma norma de segurança e por pessoas completamente despreparadas. O correto seria fazer um aterramento do caminhão antes de tudo, justamente para evitar que a energia eletrostática gere faísca.

    Faça login para responder

    Diego

    27/02/2008 as 15:38

    Sera que ele usou o celular pra iluminar e viu que naum tinha iluminação o sufuciente e usou um isqueiro ???
    kkkkkk

    Coisato, mais que ideia infeliz ehim!!!

    Paz

    Faça login para responder

    Paulo

    27/02/2008 as 15:57

    Minha hipótese é que pode ter sido um curto-circuito entre os polos da bateria do celular, já que a quantidade de vapor perto do bocal do caminhão era altíssima.

    Quanto à lanterna, eu não sei não…visto que lanterninhas de celular geralmente usam LEDs e estes não causam faíscas.

    Faça login para responder

    Paulo

    27/02/2008 as 15:59

    Pode ser que o celular já estivesse com defeito também…afinal, celular é uma coisa que cai no chão direto, e as peças ficam soltas dentro dele, podendo causar um curto-circuito em sua placa-mãe.

    Mas, como disse: hipóteses..

    Faça login para responder

    Pedro Fetter

    27/02/2008 as 15:59

    Olavo disse tudo…

    Além do mais, foram levantados certos dados interessantes pelos Caçadores de Mitos: Explosões desse tipo costumam acontecer, estatisticamente, mais com mulheres. Mulheres costumam entrar e sair do carro durante o abastecimento muito mais que os homens.

    A estática seria supostamente causada pela fricção do motorista com o estofamento do veículo, o que eu acho bem mais provável que a radiação de um celular operando a 3.7V e 760mAh…

    Faça login para responder

    Luky

    27/02/2008 as 16:04

    Não achei nada infeliz a idéia de usar a lanterna do celular. Pq seria infeliz isso??? A lanterna não está ali só pra enfeite, oras…. e o princípo de funcionamento de uma lanterna convencional e uma de celular é a mesma…

    Se o acidente ocorreu pela lâmpada da lanterna do celular, ele teria ocorrido tb se o funcionário tivesse usado uma lanterna normal.

    Assim, não condeno o uso da lanterna do celular…. e pode até ser engraçado, mas eu uso tão pouco o meu celular, que a lanterna é o recurso que mais utilizo nele. :)

    Faça login para responder

    Rodrigo Reis

    27/02/2008 as 16:05

    O Problema não foi o celular e sima estatica, veja um exemplo de estatica em um posto de gasolina

    video

    Faça login para responder

    henrique

    27/02/2008 as 16:16

    e se o celular escorrego e o mané dexo cai dentro do tanque?? :lips: :lips:

    eh uma possibilidade..

    Faça login para responder

    cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    27/02/2008 as 17:10

    [Comentario #72294 sera citado aqui]

    vai saber… o meu celular ja ta td fodido de tanto cair..

    Faça login para responder

    ALE

    27/02/2008 as 17:20

    noticia velha.

    pq nao falar no ‘novo’ palio ?!
    sim, o povo pediu e agora ele virá com a frente do siena.
    capa da 4rodas.

    :rolleyes:

    Faça login para responder

    PEDRO FALEIRO

    27/02/2008 as 17:33

    claro que não é o celular, mas sim a eletricidade estática.

    Faça login para responder

    Malbert de Brasilia

    27/02/2008 as 17:41

    tendo trabalhado em uma empresa que produzia celulares, lembro que já nos primeiros anos 90, na Europa era já proibido o uso de celular dentro do posto de gasolina, ainda mais que por lá a grande maioria são “self service”. Era uma pura e simples precaução, pois até hoje, não foi jamais notado um caso em que o celular seria realmente responsavel de semelhante accidente. Este seria o primeiro, para mim.

    Faça login para responder

    José Carlos

    27/02/2008 as 18:10

    [Comentario #72283 sera citado aqui]

    MAS QUE PALHAÇO !!!!

    O COITADO DO FRENTEISTA MORREU E TEM ENERGÚMENO QUE AINDA ACHA GRAÇA ????????????????????

    QUERIA VER SE FOSSE SEU PAI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    Faça login para responder

    andre v. pereira

    27/02/2008 as 18:40

    [Comentario #72283 sera citado aqui]

    eu também assisti esse episódio, eles tentaram de tudo pode ser que ao sair do caminhão ele de ter carregado com eletrecidade estatica quando saem do carro o ideal é assim que abrir a porta a primeira coisa é colocar a mão em alguma parte da lataria para descarregar, ou o celular pode ter problema na bateria e ter provocado a faisca

    Faça login para responder

    João Victor

    27/02/2008 as 18:59

    [Comentario #72310 sera citado aqui]

    e quem liga?!

    Faça login para responder

    Shiol

    27/02/2008 as 19:15

    Caramba que desastre!

    É só ver na luz e verás um vaporzinho saindo, aquilo é gasolina ainda, porque é muito volátil!
    Cuidado!

    Faça login para responder

    Luis.R.J.

    27/02/2008 as 19:17

    Eu hein? :S:

    Faça login para responder

    henrique

    27/02/2008 as 20:14

    [Comentario #72325 sera citado aqui]

    aff… como tem gente infeliz nesse mundo, eu soh falei que era o primeiro comentario e colokei o carinha sorrindo. Se nao tem o que fzer nao critica coisas dificeis para vc entender.

    Faça login para responder

    ALE

    27/02/2008 as 20:33

    [Comentario #72337 sera citado aqui]

    bom se vc nao liga pra carros, nao sei oq faz aqui. :rolleyes:

    e qm liga pra merda de um celular q um analfabeto nao sabe usar ?!

    Faça login para responder

    bruno

    27/02/2008 as 21:44

    e prq naum

    hj em dia os celulares sao dotados de alta tecnologia ,
    bateria de lition

    ou em alguns casos de hidrogenio

    o meu celular por exemplo

    tm a tecnologia da sony shape control
    ( vc muda de musica apenas balancando o celular

    dentro dele existe mercurio
    q eh o causador dessa reaçao

    e olha q eu axo meu celular chinelo
    perto do celular do meu patrao

    qm sab num foi algum item q eh usado no celular

    e eu axo q praticamente todus daki ja abasteceram , ou viram alguem abastecer o carro com gnv

    a principal recomendaçao eh sair do carro e desligar o celular

    Faça login para responder

    tony

    27/02/2008 as 23:00

    no youtube estao dizendo que foi um isqueiro, mas seria burrice ao extremo

    Faça login para responder

    Bricio

    28/02/2008 as 00:16

    Eu acredito que o celular em sí não causou a explosão, pois no programa dos “Caçadores de Mito” eles chegaram ao extremo provocando curto na bateria do celular e jogando gasolina sobre ela… e mesmo assim recebendo ligações não houve nenhum tipo de fagulha ou algo do genero.

    Agora o fato de ter gerado alguma estática pode ter sido sim o causador já que estando no alto do caminhão e na boca do tanque a probabilidade de ter gases é bem alta.

    Faça login para responder

    Peter Munhoz

    28/02/2008 as 08:06

    Caminhões de combustivel são providos de um cabo que deve ser conectado à rede de aterramento do posto em questão , justamente para evitar acidentes com a dita eletricidade estatica , que como o nome diz é estatica , parada , é gerada pelas partes mecanicas em movimento do veiculo ( motor por exemplo ) e deve ser descarregada antes , toda vez que o combustivel for transferido aos tanques do posto . Para que haja a corrente tem que haver necessariamente o condutor , seja um fio ou o corpo humano .Se alguém encostar a mão num carro que esteja carregado de eletricidade estatica e estiver apoiado em parede ou descalço , sofrerá o choque da descarga .O caminhão está proximo ao teto do posto , não ? O mais provavel é que o frentista tenha tocado o teto e provocado a descarga eletrica e incendiado os vapores de combustivel .

    Faça login para responder

    Júlio

    28/02/2008 as 09:26

    Os motores de partida dos motores produzem muitas centelhas elétricas, da mesma forma que o alternador que carrega a bateria e alimenta o sistema elétrico de um carro. São dispositivos que possuem escovas para contatos elétricos.
    Durante a partida, um motor elétrico de partida libera cerca de 100 Amperes pelas suas escovas, o que causa faiscamento forte. Quem já viu um mootr elétrico sendo testado em uma bancada sabe do que estou falando.
    Desse modo, a suposta faisquinha de uma bateria de celular de poucos miliamperes que por um acaso venha a ocorrer no caso de um defeito no celular, não seria páreo para explodir um posto perto do motor de partida.
    Acho essa “estória” pura paranóia. Certamente o acidente foi devido a falha de operação no procedimento de aterramento do caminhão tanque.
    Se fosse devido a faísca deveríamos chegar e sair do posto empurrando o carro e sem abrir e fechar as portas – porque o interruptor que acende a luz interna na coluna da porta também gera faísca…

    Faça login para responder

    Nilson-SC

    28/02/2008 as 10:57

    A chance de isso acontecer é pequena, mais está pequena chance aconteceu e tirou uma vida….

    Podem acreditar eu trabalho com segurança no trabalho e em muitos cursos q fiz a respostas dos especialista era, p/ nós ignorar a reportagem dos caçadores de mitos, pq há muitas variantes, ou seja celular em posto de combustivel “”Não se Usa”"..

    Boa reportagem..

    Faça login para responder

    Fábio

    28/02/2008 as 11:59

    [Comentario #72310 sera citado aqui]

    A segurança é mais importante do que um simples “Fietinho”…

    Também acho que não foi o celular, todos temos e abastecemos diariamente com posse dele. Baseando-se no Mythbusters, a causa foi outra…

    Faça login para responder

    Luis Felipe

    28/02/2008 as 13:35

    :lips:HAUHAUAhUA
    isso é impossivel…
    os caçadores de mito ja provaram por A + B que isso é praticamente impossivel, um celular não geral fagulha para incendia o combustivel…

    Faça login para responder

    Roni

    28/02/2008 as 21:10

    Pô Roberval (post número 30), o nome do moderador é Eber ou Elber ?
    Outra coisa : a Netiqueta (etiqueta na internet) orienta que escrever em MAIÚSCULAS é o mesmo que GRITAR ! Além disso, dificulta a leitura…
    Posso apenas dizer, como El Rey de Espanã para o Chapolin Colorado : porque não te calas ?

    Faça login para responder

    brunno

    28/02/2008 as 23:35

    Bom eu tenho este video, e a unica coisa que ele pegou foi o celular e nada mais , e estava escuro ele foi para lumiar…tudo e possivel celular pode ter dado uma descarga eletrica ou pode ter cido tb o corpo dele com energia statica ….Tudo podemos esperar nada e previsto tudo pode acontecer!

    Quem quizer ver o video deixa o e-mail que mando.

    Faça login para responder

    olavo

    29/02/2008 as 18:26

    [Comentario #72430 sera citado aqui]

    Eu sugiro que vc nunca mais saia de casa pois o simples fato de andar na rua já é um risco de morte. Considerendo sua teoria das variantes.
    Quem disse que foi o celular o causador da explosão?

    Faça login para responder

    thiago

    29/02/2008 as 21:40

    Todos os postos de gasolina tem placas perto das bombas que falam para nao ligar radio nem telefone

    logico q foi o celular!

    Faça login para responder

    rodolfo

    1/03/2008 as 03:34

    eu vi o video varias vezes eu acho que ele deixou o celular cair dentro do tanque por que veu o clarão muito grande lá de dentro.

    veja o video:
    http://www.youtube.com/watch?v=gwxLFauVnTU

    Faça login para responder

    caroline

    28/02/2009 as 16:58

    :clapp: estou fazendo um trabalho de física, sobre eletrostática, e precisava de uma reportagem, até que fim achei uma, tadifícil hein. hehe :craz:

    Faça login para responder

    Menu
      Home
      Twitter
      Contato
      Sobre nós
      Orkut
      Anuncie aqui
      Arquivos
      Notícia aleatória
      Matérias exclusivas
      Versão para celular
      Fórum
      Fotos de carros
      Fotos de motos
      Carros Tunados
      Rádio online
      Adicionar aos favoritos
      Tornar página inicial
      Política de privacidade
      Notícias Automotivas no Twitter

      Notícias Automotivas no Facebook
    Busca
      Google

    Enquete

      Qual é o melhor sedã médio nacional?

      Ver Votos

      Loading ... Loading ...
    Sem Dúvida
    Nesta seção respondemos as perguntas automotivas de nossos leitores.

    Veja as últimas perguntas respondidas

    Participe! Faça sua pergunta na página de Contato que responderemos com uma matéria.

    Copyright 2005-2010 Noticias Automotivas - Direitos Reservados