Home Etc Celular pode causar explosão em posto de gasolina!

explosao PostoGasolina1 SP Celular pode causar explosão em posto de gasolina!




A revista Auto Esporte de março traz uma reportagem falando sobre um acidente, ocorrido no dia 19 de novembro, em São Paulo, envolvendo um celular, um caminhão-tanque, cheio de gasolina, e um posto. Por volta das 2:30 da manhã, o frentista Carlos Roberto dos Santos sobe no caminhão, usa seu celular para iluminar a boca do tanque. Logo depois uma grande explosão acontece!

O frentista se queimou gravemente, e depois de três dias, morreu. Não se pode afirmar com toda certeza que o culpado foi o celular. Diz-se que a estática criada ao ele tirar o celular do bolso poderia ter sido a culpada. Mas não se pode descartar a possibilidade de o celular ter sido o culpado. Talvez por causa dos sinais que o celular está sempre trocando com as torres ou por causa da lanterna do celular, que ele usou para iluminar o tanque. Aliás, que nos desculpe o frentista falecido, mas a idéia de iluminar o bocal com o celular não foi das melhores.

O programa “Caçadores de Mitos”, da Discovery, analisou o assunto e chegou á conclusão de que não é possível um celular explodir um posto de gasolina, mas é claro que nem todas as variáveis possíveis foram analisadas por eles. Um posto de gasolina têm muitos vapores de combustível, que ficam todos acumulados perto do teto. O caminhão-tanque é alto, e o frentista estava com seu celular perto do teto do posto, situação que não foi coberta exatamente dessa maneira pelo programa de TV.

A Auto Esporte relata que Moacir Duarte, um consultor de segurança contratado pela Petrobrás, para realizar testes nesse sentido, afirma que a possibilidade é remota, mas existe sim! Ele diz que hoje em dia não existem testes conclusivos, já que os testes que ele conduziu foram feitos a muitos anos, quando os aparelhos eram grandes e bem diferentes dos de hoje.

Anthony Brown, especialista em explosões e análise de risco industrial, diz que a eletricidade estática é ainda mais perigosa que o celular em si. O cheiro que sentimos quando abastecemos o carro indica que existe ao redor de nós uma nuvem de vapores do combustível, que pode se explodir se receber contato de eletricidade estática, causada pelo celular ou qualquer outra coisa.

Veja o vídeo da explosão: http://www.youtube.com/watch?v=gwxLFauVnTU

Vamos ficar espertos ao abastecer o nosso carro, desligar o celular!!

[Fonte: Auto Esporte]



Se você não está vendo os comentários, desabilite extensões do tipo Adblock (que impedem a exibição dos comentários), ou adicione nosso site como exceção.