Home Etc Celular pode causar explosão em posto de gasolina!

explosao PostoGasolina1 SP Celular pode causar explosão em posto de gasolina!




A revista Auto Esporte de março traz uma reportagem falando sobre um acidente, ocorrido no dia 19 de novembro, em São Paulo, envolvendo um celular, um caminhão-tanque, cheio de gasolina, e um posto. Por volta das 2:30 da manhã, o frentista Carlos Roberto dos Santos sobe no caminhão, usa seu celular para iluminar a boca do tanque. Logo depois uma grande explosão acontece!

O frentista se queimou gravemente, e depois de três dias, morreu. Não se pode afirmar com toda certeza que o culpado foi o celular. Diz-se que a estática criada ao ele tirar o celular do bolso poderia ter sido a culpada. Mas não se pode descartar a possibilidade de o celular ter sido o culpado. Talvez por causa dos sinais que o celular está sempre trocando com as torres ou por causa da lanterna do celular, que ele usou para iluminar o tanque. Aliás, que nos desculpe o frentista falecido, mas a idéia de iluminar o bocal com o celular não foi das melhores.

O programa “Caçadores de Mitos”, da Discovery, analisou o assunto e chegou á conclusão de que não é possível um celular explodir um posto de gasolina, mas é claro que nem todas as variáveis possíveis foram analisadas por eles. Um posto de gasolina têm muitos vapores de combustível, que ficam todos acumulados perto do teto. O caminhão-tanque é alto, e o frentista estava com seu celular perto do teto do posto, situação que não foi coberta exatamente dessa maneira pelo programa de TV.

A Auto Esporte relata que Moacir Duarte, um consultor de segurança contratado pela Petrobrás, para realizar testes nesse sentido, afirma que a possibilidade é remota, mas existe sim! Ele diz que hoje em dia não existem testes conclusivos, já que os testes que ele conduziu foram feitos a muitos anos, quando os aparelhos eram grandes e bem diferentes dos de hoje.

Anthony Brown, especialista em explosões e análise de risco industrial, diz que a eletricidade estática é ainda mais perigosa que o celular em si. O cheiro que sentimos quando abastecemos o carro indica que existe ao redor de nós uma nuvem de vapores do combustível, que pode se explodir se receber contato de eletricidade estática, causada pelo celular ou qualquer outra coisa.

Veja o vídeo da explosão: http://www.youtube.com/watch?v=gwxLFauVnTU

Vamos ficar espertos ao abastecer o nosso carro, desligar o celular!!

[Fonte: Auto Esporte]


  • Diego

    Sera que ele usou o celular pra iluminar e viu que naum tinha iluminação o sufuciente e usou um isqueiro ???

    kkkkkk

    Coisato, mais que ideia infeliz ehim!!!

    Paz

    • Wherbest

      Aquela pequena iluminação no vídeo é conhecida como Arco de ignição que é comum na combinação de gases +carga estática(ignição)+ oxigênio .
      abs.

  • henrique

    nao axo que isso seja possivel eh mto dificil, os caçadores de mitos fizeram mtos testes e olha q eles nao desistem facil..

    pode ter sido outras causas, e para que ele iria olhar dentro do bocal??

    primeiro comentario :D

  • JohnnnyHGT

    Eu lembro do dia que os caçadores de Mitos testaram esse Mito no Discovery Channel e eles também chegaram a conclusão de que se há algo que pode provocar a explosão é a eletricidade estatica produzida pelo motorista ao sair do veiculo e manusear os equipamentos do carro. :S:

  • olavo

    Esse negocio de celular causar explosão é praticamente impossível. Partindo do princípio de que a carga de um celular pode causar explosão, deveríamos entrar e sair do posto de gasolina empurrando o carro, pois a ignição do carro gera uma energia infinitamente maior que um celular. O simples acerdimento do farol também é um rico bem maior. A propria bomba do posto é elétrica.
    Assim sendo, deveriam retirar as lâmpadas do teto dos postos de gasolina, pois essas ao serem ligadas podem gerar faisca e a propria temperatura de trabalho da lâmpada pode gerar uma combustão.
    Eu assisti a esse programa dos caçadores de mito e eles tentaram de todas as maneiras fezer um curto circuito em baterias de celular dentro de uma camara com vapor de gaolina e não conseguiram.
    Talvez utilizando uma bateria do paraguai pode ser que seja possível.
    Com relação a esta explosão, o abastecimento nos postos são feitos sem seguir nenhuma norma de segurança e por pessoas completamente despreparadas. O correto seria fazer um aterramento do caminhão antes de tudo, justamente para evitar que a energia eletrostática gere faísca.

  • Paulo

    Minha hipótese é que pode ter sido um curto-circuito entre os polos da bateria do celular, já que a quantidade de vapor perto do bocal do caminhão era altíssima.

    Quanto à lanterna, eu não sei não…visto que lanterninhas de celular geralmente usam LEDs e estes não causam faíscas.

  • Paulo

    Pode ser que o celular já estivesse com defeito também…afinal, celular é uma coisa que cai no chão direto, e as peças ficam soltas dentro dele, podendo causar um curto-circuito em sua placa-mãe.

    Mas, como disse: hipóteses..

  • Pedro Fetter

    Olavo disse tudo…

    Além do mais, foram levantados certos dados interessantes pelos Caçadores de Mitos: Explosões desse tipo costumam acontecer, estatisticamente, mais com mulheres. Mulheres costumam entrar e sair do carro durante o abastecimento muito mais que os homens.

    A estática seria supostamente causada pela fricção do motorista com o estofamento do veículo, o que eu acho bem mais provável que a radiação de um celular operando a 3.7V e 760mAh…

  • Luky

    Não achei nada infeliz a idéia de usar a lanterna do celular. Pq seria infeliz isso??? A lanterna não está ali só pra enfeite, oras…. e o princípo de funcionamento de uma lanterna convencional e uma de celular é a mesma…

    Se o acidente ocorreu pela lâmpada da lanterna do celular, ele teria ocorrido tb se o funcionário tivesse usado uma lanterna normal.

    Assim, não condeno o uso da lanterna do celular…. e pode até ser engraçado, mas eu uso tão pouco o meu celular, que a lanterna é o recurso que mais utilizo nele. :)

  • Rodrigo Reis

    O Problema não foi o celular e sima estatica, veja um exemplo de estatica em um posto de gasolina

    video

  • henrique

    e se o celular escorrego e o mané dexo cai dentro do tanque?? :lips: :lips:

    eh uma possibilidade..

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [Comentario #72294 sera citado aqui]

    vai saber… o meu celular ja ta td fodido de tanto cair..

  • ALE

    noticia velha.

    pq nao falar no ‘novo’ palio ?!
    sim, o povo pediu e agora ele virá com a frente do siena.
    capa da 4rodas.

    :rolleyes:

  • PEDRO FALEIRO

    claro que não é o celular, mas sim a eletricidade estática.

  • Malbert de Brasilia

    tendo trabalhado em uma empresa que produzia celulares, lembro que já nos primeiros anos 90, na Europa era já proibido o uso de celular dentro do posto de gasolina, ainda mais que por lá a grande maioria são “self service”. Era uma pura e simples precaução, pois até hoje, não foi jamais notado um caso em que o celular seria realmente responsavel de semelhante accidente. Este seria o primeiro, para mim.

  • José Carlos

    [Comentario #72283 sera citado aqui]

    MAS QUE PALHAÇO !!!!

    O COITADO DO FRENTEISTA MORREU E TEM ENERGÚMENO QUE AINDA ACHA GRAÇA ????????????????????

    QUERIA VER SE FOSSE SEU PAI !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • andre v. pereira

    [Comentario #72283 sera citado aqui]

    eu também assisti esse episódio, eles tentaram de tudo pode ser que ao sair do caminhão ele de ter carregado com eletrecidade estatica quando saem do carro o ideal é assim que abrir a porta a primeira coisa é colocar a mão em alguma parte da lataria para descarregar, ou o celular pode ter problema na bateria e ter provocado a faisca

  • João Victor

    [Comentario #72310 sera citado aqui]

    e quem liga?!

  • Shiol

    Caramba que desastre!

    É só ver na luz e verás um vaporzinho saindo, aquilo é gasolina ainda, porque é muito volátil!
    Cuidado!

  • Luis.R.J.

    Eu hein? :S:

  • henrique

    [Comentario #72325 sera citado aqui]

    aff… como tem gente infeliz nesse mundo, eu soh falei que era o primeiro comentario e colokei o carinha sorrindo. Se nao tem o que fzer nao critica coisas dificeis para vc entender.

  • ALE

    [Comentario #72337 sera citado aqui]

    bom se vc nao liga pra carros, nao sei oq faz aqui. :rolleyes:

    e qm liga pra merda de um celular q um analfabeto nao sabe usar ?!

  • bruno

    e prq naum

    hj em dia os celulares sao dotados de alta tecnologia ,
    bateria de lition

    ou em alguns casos de hidrogenio

    o meu celular por exemplo

    tm a tecnologia da sony shape control
    ( vc muda de musica apenas balancando o celular

    dentro dele existe mercurio
    q eh o causador dessa reaçao

    e olha q eu axo meu celular chinelo
    perto do celular do meu patrao

    qm sab num foi algum item q eh usado no celular

    e eu axo q praticamente todus daki ja abasteceram , ou viram alguem abastecer o carro com gnv

    a principal recomendaçao eh sair do carro e desligar o celular

  • tony

    no youtube estao dizendo que foi um isqueiro, mas seria burrice ao extremo

  • Bricio

    Eu acredito que o celular em sí não causou a explosão, pois no programa dos “Caçadores de Mito” eles chegaram ao extremo provocando curto na bateria do celular e jogando gasolina sobre ela… e mesmo assim recebendo ligações não houve nenhum tipo de fagulha ou algo do genero.

    Agora o fato de ter gerado alguma estática pode ter sido sim o causador já que estando no alto do caminhão e na boca do tanque a probabilidade de ter gases é bem alta.

  • Peter Munhoz

    Caminhões de combustivel são providos de um cabo que deve ser conectado à rede de aterramento do posto em questão , justamente para evitar acidentes com a dita eletricidade estatica , que como o nome diz é estatica , parada , é gerada pelas partes mecanicas em movimento do veiculo ( motor por exemplo ) e deve ser descarregada antes , toda vez que o combustivel for transferido aos tanques do posto . Para que haja a corrente tem que haver necessariamente o condutor , seja um fio ou o corpo humano .Se alguém encostar a mão num carro que esteja carregado de eletricidade estatica e estiver apoiado em parede ou descalço , sofrerá o choque da descarga .O caminhão está proximo ao teto do posto , não ? O mais provavel é que o frentista tenha tocado o teto e provocado a descarga eletrica e incendiado os vapores de combustivel .

  • Júlio

    Os motores de partida dos motores produzem muitas centelhas elétricas, da mesma forma que o alternador que carrega a bateria e alimenta o sistema elétrico de um carro. São dispositivos que possuem escovas para contatos elétricos.
    Durante a partida, um motor elétrico de partida libera cerca de 100 Amperes pelas suas escovas, o que causa faiscamento forte. Quem já viu um mootr elétrico sendo testado em uma bancada sabe do que estou falando.
    Desse modo, a suposta faisquinha de uma bateria de celular de poucos miliamperes que por um acaso venha a ocorrer no caso de um defeito no celular, não seria páreo para explodir um posto perto do motor de partida.
    Acho essa “estória” pura paranóia. Certamente o acidente foi devido a falha de operação no procedimento de aterramento do caminhão tanque.
    Se fosse devido a faísca deveríamos chegar e sair do posto empurrando o carro e sem abrir e fechar as portas – porque o interruptor que acende a luz interna na coluna da porta também gera faísca…

  • Nilson-SC

    A chance de isso acontecer é pequena, mais está pequena chance aconteceu e tirou uma vida….

    Podem acreditar eu trabalho com segurança no trabalho e em muitos cursos q fiz a respostas dos especialista era, p/ nós ignorar a reportagem dos caçadores de mitos, pq há muitas variantes, ou seja celular em posto de combustivel “”Não se Usa””..

    Boa reportagem..

  • Fábio

    [Comentario #72310 sera citado aqui]

    A segurança é mais importante do que um simples “Fietinho”…

    Também acho que não foi o celular, todos temos e abastecemos diariamente com posse dele. Baseando-se no Mythbusters, a causa foi outra…

  • Luis Felipe

    :lips:HAUHAUAhUA
    isso é impossivel…
    os caçadores de mito ja provaram por A + B que isso é praticamente impossivel, um celular não geral fagulha para incendia o combustivel…

  • Roni

    Pô Roberval (post número 30), o nome do moderador é Eber ou Elber ?
    Outra coisa : a Netiqueta (etiqueta na internet) orienta que escrever em MAIÚSCULAS é o mesmo que GRITAR ! Além disso, dificulta a leitura…
    Posso apenas dizer, como El Rey de Espanã para o Chapolin Colorado : porque não te calas ?

  • brunno

    Bom eu tenho este video, e a unica coisa que ele pegou foi o celular e nada mais , e estava escuro ele foi para lumiar…tudo e possivel celular pode ter dado uma descarga eletrica ou pode ter cido tb o corpo dele com energia statica ….Tudo podemos esperar nada e previsto tudo pode acontecer!

    Quem quizer ver o video deixa o e-mail que mando.

  • olavo

    [Comentario #72430 sera citado aqui]

    Eu sugiro que vc nunca mais saia de casa pois o simples fato de andar na rua já é um risco de morte. Considerendo sua teoria das variantes.
    Quem disse que foi o celular o causador da explosão?

  • thiago

    Todos os postos de gasolina tem placas perto das bombas que falam para nao ligar radio nem telefone

    logico q foi o celular!

  • rodolfo

    eu vi o video varias vezes eu acho que ele deixou o celular cair dentro do tanque por que veu o clarão muito grande lá de dentro.

    veja o video:
    http://www.youtube.com/watch?v=gwxLFauVnTU

  • caroline

    :clapp: estou fazendo um trabalho de física, sobre eletrostática, e precisava de uma reportagem, até que fim achei uma, tadifícil hein. hehe :craz:

  • Wherbest Araujo

    São as respostas das autoridades que a culpa é sempre do mais fraco, porem lhes falo o procedimento errado é do posto que não cobra do frentista e principalmente do chefe de pista ao qual se conferi o credito de ser responsável por conferir e receber o combustível que será recebido para cada tanque o uso de equipamentos anti-estáticos e que nesse caso foi sim a carga estática a vilã da história ,pois logo o momento é notório o ciclo Iini …
    A legislação para áreas classificadas não são devidamente cobradas e os equipamentos não obedecem um padrão por isso não estão esses limitados a acidentes