Home Etc Censura automotiva: Toyota diz que o NA não pode divulgar mais nada...

censura Censura automotiva: Toyota diz que o NA não pode divulgar mais nada sobre ela




UPDATE 2: A Toyota nos mandou uma carta de desculpas pelo ocorrido e informou que não existirá mais qualquer censura sobre o que publicarmos a respeito dela.

UPDATE: Muitos sites e blogs estão mostrando apoio ao NA diante desta censura, publicando suas notas repudiando a atitude da empresa, dentre eles: Autos Segredos, Jalopnik, De 0 a 100, Motorpasion, Novidades Automotivas, Flávio Gomes, Carros Blog e Virtual Car BR. Nossos leitores também estão apoiando o NA no Twitter com a hashtag #TOYOTANUNCAMAIS

A cobertura internacional já começou a ser feita pelo Argentina Auto Blog e The Truth About Cars.

Veja todos os sites que estão falando do assunto pesquisando Censura Toyota no Google.

E sobre a possibilidade que alguns estão mencionando, de a notificação ser falsa ou não ter vindo da Toyota, saibam que o email que enviou a notificação para mim é rbermejo@toyota.com.br.

No mês passado, publicamos aqui no NA fotos exclusivas do Corolla S, modelo com detalhes esportivos que será lançado no começo do ano que vem. A notícia ficou no ar por mais de um mês, até que hoje, a advogada Rosana Bermejo nos mandou uma notificação extrajudicial em nome da Toyota.

Em um primeiro momento já é estranho que a empresa nos mande uma notificação desta maneira, sem nem mesmo nos fazer um pedido educado por email, solicitando que as fotos fossem tiradas do ar. Se isso tivesse acontecido, teríamos a atendido, como já aconteceu com outras empresas que fizeram este tipo de pedido.

Mas não, recebemos essa notificação pedindo que o conteúdo seja tirado do ar em no máximo 24 horas, o que já fizemos, embora a matéria ainda possa ser acessada pela cache do Google (o que, senhores advogados da Toyota, não é de responsabilidade legal do Notícias Automotivas). Só que o estranho é que na notificação a Toyota ainda demanda que o NA não publique mais nada a respeito da Toyota, em qualquer situação que for.

Por exemplo, se amanhã este Corolla S for lançado, não podemos nem mesmo noticiar que o modelo está sendo lançado, segundo o trecho destacado na notificação. Voltamos aos tempos da censura no Brasil, pelas mãos da Toyota. Essa empresa, que ignora totalmente os blogs, não os convidando para eventos de lançamentos e também ignorando pedidos de veículos para avaliação, quer ir ainda mais longe, ditando que não existe mais liberdade de imprensa. Uma atitude totalmente contra a lei da parte desta empresa.

É claro que não deixaremos de falar sobre Toyota aqui, não se preocupem. Mas isso sem nem mesmo mencionarmos a notificação em si e a exigência de que as fotos sejam tiradas do NA, já que nós não fotografamos o carro, e sim recebemos as fotos de um leitor, que é uma fonte que jornalista algum é obrigado a revelar.

Mudando de assunto e falando do Corolla S, nas palavras da Toyota em sua notificação fica claro que o modelo realmente será lançado no início de 2012 e que ele é exatamente como mostramos.

Sobre a censura da Toyota, estamos verificando com alguns leitores do NA que são advogados o que podemos fazer em relação a isso.

OBS.: sobre meu endereço na notificação, não tem problema, é um endereço antigo, não o correto.

Pedimos que nossos leitores divulguem essa injustiça em sites, blogs, redes sociais e para seus amigos.

BAIXE O ARQUIVO PDF DA NOTIFICAÇÃO DA TOYOTA


  • jrevaldo

    Essa é a maior palhaçada que já vi nos 4 anos que acompanho o Noticias Automotivas, pior que aquele programa de tv falido que proibiu o NA de veicular os links do youtube aqui. Eber, peço que me dê um tempo para avaliar a questão e lhe mandar um parecer jurídico sobre a situação, vou falar com os professores da minha faculdade, meu pai que é advogado e minha noiva que é assistente da 2º vara da Justiça Federal para ver precedentes e histórico. Talvez essa CAGADA da Toyota revirta em ação indenizatória para você. Acho que no final da semana que vem consigo mandar algo

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Muito obrigado meu caro…

      • jrevaldo

        haha foi mal ali pelo "revirta", assim nem da pra ter credito ne xD mas enfim, em um primeiro momento da pra ver um claro cerceamento à atividade profissional, vulgo censura, vou conversar com os professores de empresarial e com os juizes que tenho acesso pra ver o que mais da pra tirar disso aí.

        Engraçado que ela embasou tanto a notificação que estou até com medo hahaha, não tem UMA jurisprudencia sequer. Isso porque o mercado convive com ''furos'' há seculos e qualquer um que viva em um mundo capitalista sabe que isso faz parte da logica do mercado.

        • jrevaldo

          Peço a todos os leitores do NA que usem e abusem repassando esse fato lamentável na imprensa brasileira como um todo usem e abusem das redes sociais e meios de comunicação para expor à sociedade uma lambança sem precedentes de uma das maiores empresas do mundo.

          twittem, curtam, mandem emails para jornais do ramo automotivo, juridicos, todos de forma geral.

          • andre_0102

            Comunica a imprensa especializada, os colegas p/ ética tem que publicar isso, sem duvida foi uma violência, que fere a liberdade de imprensa. Menos vários pontos p/ Totota. (ops, será q vou ser processado)

      • Romulo_Max

        É até o caso de verificar a autenticidade dessa notificação, pois ao meu ver ela é de um amadorismo e de uma falta de nexo espantoso pra uma advogada q representa o departamento juridico de uma empresa do porte da Toyota.
        Argumentos utilizados como: reputação da marca, estrategia de marketing, fotos não autorizadas… são ridiculos, facilmente rebatidos com uns dois ou três principios constitucionais. As "exigências" piores ainda, tirar a materia do ar em 24h sem nenhuma liminar ou outra medida ou notificação judicial, só se vc quiser. Se abster de publicar sobre a Toyota… kkkkkkkkkkk

        É o tipo de notificação q no ramo juridico só tem um efeito: Intimidar – "fica com medo de mim pq eu posso fazer alguma coisa", poderia até colar com uma pessoa fisica ou um blog pouco conhecido, mas com o NA… Se duvidar depois dessa materia amanha vc vai receber outra notificação com um pedido de retratação.

        • bittcorp

          Estranho… Vou ver se consigo contato com alguém para verificar se isso realmente saiu da Toyota do Brasil…
          Se bem que a Toyota "proibiu", num passado recente, o grupo Toyoteiros, do qual faço parte, de usar o logo ou qualquer referência à marca.
          E olha que nós somos donos de Toyotas 4×4 (Band, Hilux, SW4, Prado, etc) e fazíamos "propaganda" de graça pra eles.

          • JPaulo10

            Tento ver o lado racional. Por que a Toy investe contra blogs e não contra revistas de automobilismo? Talvez por motivos de pessoa jurídica, talvez o blog não possua algum requesito de empresa, não sei.
            Seria bom descobrir o porquê dessa atitude do DJ da Toy.
            De qualquer forma, acho de extremo mal gosto tentar impor censura (e ainda precedido de ameaça!) em tempos de Estado Democrático de Direito. A Toy, se ofendida, poderia simplesmente pedir com educação para tirar a matéria.
            Essa foi uma propaganda altamente negativa para a empresa. Se eu fosse o presidente da Toyota, demitiria esse pessoal do DJ.

            • bailascomigo72

              Eu apostaria em "advogada recem-formada querendo aparecer para o cliente"…

              • souzabsb

                Deve ter sido redigido pelo(a) estagiário(a).

              • bittcorp

                Cuidado com o que vc aposta…
                Ela realmente representa a Toyota do Brasil e advoga desde 21/05/1996
                Basta consultar o site da OAB-SP http://www2.oabsp.org.br/asp/consultaInscritos/co
                e fazer a busca pela inscrição 140012.

        • laurosollero

          Exatamente… famosa 'carteirada'…

          E oh 'adevogada' incapaz que não sabe escrever, erros de grafia numa notificação dessas, patético. Ela passou alguns dias escrevendo, são umas três pagininhas, só, e não podia escrever corretamente… Nunca ouviu falar de aposto…

          Mas eu duvido que eles mandem uma carta de retratação ou algo que o valha… É Brasil…

          Força, Éber, vocês ganham essa fácil, fácil. É a Toyota mostrando que realmente parou no tempo…

      • ThiagoLMC

        A Toyota acaba de perder credibilidade, além de queimar seu filme para todos os leitores do NA.
        Isso mostra que a Toyota tem algo que não quer ser mostrado, talvez a qualidade dos carros ne? Talvez os recalls…..

        ADEUS TOYOTA.

        SEJAM MUITO BEM VINDOS, CHERY E JAC…. e outros!
        Que esses sejam sempre comentados e divulgados pelo melhor site automotivo, NA.

        Não se preocupe Eber, o que é JUSTO sempre vence.

        • Luf

          exatamente isso que pensei quando li a noticia….. queimou o filme!!!!!
          imagina o numero de leitores do NA, será que teve algum que ficou do lado da toyota? Cade os fansboys da toyota?
          não vi niguem defendo ela nos comentarios…..

          Vai Honda!!!! lança logo o Si novo pra acabar com eles!!!!

          • Victor Motter

            vamos ver se no proximo balanço de vendas de carros o numero da toyota abaixa , depois disso

      • bittcorp

        O que consegui "assuntar" é que a Advogada ROSANA FERNANDES BENEVIDES BERMEJO (OAB/SP 140012) realmente representa a Toyota do Brasil

      • SKRC

        Parabéns dona Toyota, meu nome é Sidney Coutinho estive em sua concessionária aqui em João Pessoa, Paraíba, fui atendido pela Consultora Girlene para comprar um Corola GLi Aut. para minha mãe e um outro para mim (ainda não decedido o modelo),mas com certeza agora no mês de maio comprarei sim os carros, mas não da Toyota! Bando de mediocres.

        • Honerb

          decisao acertada! fui muitissimo mal atendido na referida concessionaria o que me fez trocar o corolla placa _ _ _-2211 modelo 09/10, xei por uma amarok de felicidade.

      • PauloECosta

        Eber, por favor, não tome medidas unilaterais da mesma forma como fez a Toyota. Vamos ser racionais e não emocionais! Deixe que seus leitores mostrem sua força e falem por você. Vamos fazer um abaixo assinado e enviar diretamente ao departamento de marketing da Toyota e com toda a educação do mundo, mostrar a eles que alguns milhares de consumidores se sentem revoltados com tamanha afornta ao direito de expressão. Na hora que eles perceberem a estupidez que cometeram, vão calar o departamento jurídico num piscar de olhos! Aposto que em menos de 15 dias eles vão estar pedindo desculpas formais e te mandando um Corolla para avaliação…

        • pablo

          Acho que o Eber deve fazer o que for melhor pra ele e pro NA.

        • bittcorp

          é isso aí… tem que agir com a razão
          Eber foi correto em retirar a matéria do site… quem quiser ver a "novidade", é só buscar no cache do google
          e fez muito bem em divulgar a notificação.
          Agora, vamos ajudá-los a divulgar essa "palhaçada" e mostrar para a Toyota do Brasil que essa ação foi um enorme e sonoro "tiro no pé" para sua a imagem.
          Alguém aí falou em fazer um abaixo assinado… já foi feito ??? Se não, vou criar um no site http://peticaopublica.com.br

      • bittcorp

        Eber,
        Se ainda não foi feito e vc autorizar, posso criar um abaixo assinado no site http://peticaopublica.com.br/ para mostrarmos nosso descontentamento com essa ação da Toyota.

    • HCO

      O que esperar de uma montadora que deixa seus clientes morrerem pelo mundo e só com a justiça em cima pra ela fazer recall?

      • Chlaralu

        Eu fico de cara com os consumidores que compram Toyota SW4 e Pick up Hilux só por status deixando de lado a importância da segurança! Pelo preço que são vendidos teria de ter controle de estabilidade e air bags laterais e cortina….

        • landocar

          pelos preços, deveria ter até campo de força, kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk.

    • LucasHaughton_

      É muita palhaçada idiotisse pra pouca montadora, realmente perderam a noção do ridiculo isso só faz manchar o nome da marca perante os seus futuros compradores

    • biobh

      Parabéns ao NA por não se calar diante da Toyota. Parece que a imprensa brasileira tem medo da Toyota. O corola brasileiro recebeu nota 1 na proteção contra crianças no crash test (http://www.latinncap.com/_po/?pg=results_list) e quase ninguem divulgou. Toyota, porque em vez de se preocupar com divulgação de fotos, voces nao se preocupam em dar satisfação ao consumidor brasileiro??? Quem tem coragem de por seu filho em uma cadeirinha no banco traseiro de um corola???

    • Eriesou

      Se lascou novamente Eber! Já foi o VRUM e agora a TOYOTA. Aciona o seu departamento jurídico e arrebenta com eles!

    • allysson13

      Eber, achei essa atitude um lixo, vou te dar uma sugestão a partir de agora, poste novidades, testes, opinião de todos os sedãs concorrentes do Corolla, principalmente do rival Elantra que está vindo por aí e dos outros também como Fluence, Jetta e etc. Já que eles não querem propaganda os outros querem…

    • Lulaotavio

      Sou analista processual, graduado em Direito, muito embora não seja especialista em direito autoral e direito corporativo, ramos muto específicos, a meu ver a notificação, a princípio não teria nenhum amparo legal, se as fotos divessem sido tiradas de alguma via, algum logradouro público. Ocorre que pela matéria, as fotos parecem ter sido retiradas da sede da /toyota, ambiente particular, inviolável, de forma subreptícia, violando a imagem da pessoa jurídica (toyota). Tem reflexo econômico essa violação, assim como ocorre com as pessoas naturais, quando da violação de sua honra, imagem e privacidade.

    • JSimpsonBrazil

      o cara mais positivado da história da NA :o

      • Romulo_Max

        kkkkkkkkkkkkk
        Verdade!!
        Eu acho q essa noticia tbm vai ser recorde, a mais lida, comentada, twittada, etc… Uma semana em evidencia e ela passa de 100mil leituras.

    • TacioLyra

      A VERDADE DÓI NÉ TOYOTA?

  • lfsm

    que absurdo…….BEM GRANDEP TODO MUNDO VER, DUVIDO QUE SE FOSSE COM UMA QUATRO RODAS DA VIDA OU AUTOESPORTE ELES IAM FAZER ISSO ,………………

    • netto

      Claro, o NA não é pago por eles pra ficar babando ovo igual essas revistas meia boca que tem por aí! Daí qualquer verdade dita e opinião própria expressados no site é errado para eles! Pois se ferraram, pois fizeram isso no lugar errado, no maior blog automotivo do país. Tomara que a reputação desça ainda mais!

      • diegowyvern

        Pior que nem a 4rodas tá falando mais tão bem deles. N edição desse mês deixaram o Corolla em último num comparativo com Jetta, 408 e Fluence

        Inacreditavel isso, como já dito acima, as revistas como a propria 4rodas etc, tem seções de segredos tb onde revelam coisas antes do tempo. E ai? Eles tentam censurar tb?

        Será que eles imaginavam que o pessoal do NA não ia públicar este ato?

    • Romulo_Max

      A diferença é q no NA eles não tem "ferramentas" pra controlar o q vai ser falado sobre o seu modelo, já na midia impressa em geral…
      Fazer o q… nessa nossa democracia hipocrita, onde é Conar pra cá Conar pra lá, liminar, etc, etc…Agora elas querem controlar a internet.
      Imagina se fosse algum grande lançamento, agora Corolla S?!?!?! o.0
      Vai criar vergonha na cara dona Toyota!! Fanboys das japonesas q descem o pau na Hyundai por causa das propagandas enganosas vão ter q dar o braço a torcer, pois esse tipo de atitude é terrivelmente reprovavel vindo de uma empresa consolidada como a Toyota! :S

      • aprs

        Muitas reportagens da Quatro Rodas não são abertas para comentários. Mas a Auto Esporte acho que em qualquer post existe a opção de comentar.

        Fico aqui pensando o que pode ter levado a isso. Não me parece que fabricantes perdem seus tempos processando noticiários. Algum diretor não deve ter gostado que a idéia "genial" deles não passe de mais um pseudo-esportivo.

        O carro é bom (tá ficando um pouco defasado no visual), deram um belo up no 1.8, talvez estejam procurando publicidade ao criar essa polêmica. Um exemplo recente de censura foi a proibição do jornal Estadão em divulgar informações da operação Boi Barrica envolvendo o filho do Sarney.

        • andre_0102

          Acho que subestimaram o NA, achando que pessoal ia se encolher, não teriam coragem de fazer isso c/ 4R ou AutoEsporte. Grande erro, o NA é feito c/ apoio dos leitores que vão apoiar e divulgar esse ato ridículo. Ainda tem gente que não entende a força da internet.

    • aleneo2

      devem ter ficado com raiva quando falaram que o preço do corolla altis é caro. tenho que tomar cuidado vai que me mandam uma notificação exigindo que eu publique que o preço do corolla altis é justo né.

    • LuisMarcos

      É A TOYOTA DEVE RECEBER MÁS NOTICIAS E QUE JÁ ESTAO PREVENDO, E DESSA FORMA TENTA CALAR A OPINIAO PUBLICA, DO CONTRARIO PAGARIAM PRA NOTICIAR….

  • http://soundcloud.com/brunodefreitas BrunoSDeFreitas

    Só porque a gente comenta a verdade! :(

    • alyalysson

      e nas matérias "que carro comprar com R$" sei lá quantos, 40K ou 35K, não lembro.
      vaáááários escolheram o Corolla nessas faixas de preço.

      será que escolheriamos depois dessa noticia?

    • macielpb

      extra! extra! extra!
      toyota demite todo o departamento juridico e mais seis diretores no brasil.

      kkkkkkkkkkkkkkkkk vai sair amanhã no grandes jornais de circulação nacional.

    • Diego_LC

      É a Toyota deixa os carro enroscar o acelerador no tapete mas dessa vez quem se enroscou foi ela! A toyota so merece ''Facepalm'' :|

    • _Pedroking

      É mesmo
      E ate que nao é uma mà ideia o pessoal da toyota ler o NA
      Ate pq quem sabe eles aprendem noçoes basicas de como fazer um carro

    • Educhs

      Só porque todo mundo tava criticando que o Corolla S ia passar dos R$ 90 mil (o que deve ser verdade) e ia ser mais caro que os absurdos R$ 87mil cobrados pelo Corlla Altis :)

    • Magno_p10

      Já começou a derrota da gigante já vi muito essa história,e um sinal que a NA ta fazendo a diferença vocês tem ter orgulho de saber que estão incomodando os poderosos parabéns por mais essa vitória.

  • HCO

    Meuuuuu Deeeeeeus
    Ninguem ensinou essa advogada que só se pode exigir uma coisa dessas com mandato judicial?
    Comprou o diploma de direito minha filha?

    • ericsp

      não se diz mandato judicial, mas sim mandado judicial.
      mandato é outorga de poderes, portanto, nada a ver!

    • JPaulo10

      Ela simplesmente ameaçou entrar com um mandado na Justiça. Eu acho isso mais mal educado ainda: ameaça soa como chantagem.

    • Mjscaruaru

      Essa notificação extra-judicial não te obriga a fazer nada, pode ser apenas uma pedida preparatória. Agora acredito que ela deveria primeiro entrar com uma notificação judicial, que não impõe nada, mas que serve de medida preparatória para uma ação judicial de obrigação de fazer ou algo assim.

    • flaviomm

      MANDADO JUDICIAL… não é exigido, não. Pode ser extrajudicial sim. Sou Procuraor Federal. Agora… fiquel livres para publicar notícias sobre a Toyota. Acho apenas que vcs deveriam tomar cuidados com "segredos" e "fotos" que empresas estão tentando esconder. Já, se elas circulam nas ruas com carros disfarçados, descaracterizados, etc… vocês podem fotografar e especular a respeito. Informações confidenciais internas (sejam fotos, documentos, etc)… não. Diferente no caso de um "furo" de interesse público sobre corrupção, desvio, sonegação, extorsão… a imprensa pode e deve publicar. Abrs!

  • lucas_augusto

    Sem comentários!

    • Itasasu

      como a Toyota é burra. então vai ser muito bom, ninguem vai saber quando ela lançar algo, e ai ninguem vai comprar mais os carros imbecis dela, que vem fazer recall anos depois que descobrem o problema

      • João Paulo Roquete

        no mundo, as pessoas nascem inocentes até que se prove o contrário! No brasil, as pessoas nascem culpadas até que se prove o contrário! País da palhaçada!

  • MathewBMW

    Isso mesmo, Toyota. São mais de 100 mil acessos por dia… tá queimando mais ainda o filme.

    Não esquenta não, NA. Daqui a pouco vai ter "recall" até da notificação da Toyota.

    • _Hofmann_

      o pior é que consumidor de corolla, hilux e cia 0km, COM TODA CERTEZA não lê o NA…

      Eber, você não tem a mínima obrigação de respeitar essa notificação, pois esse tipo de coisa só se consegue com MANDATO.

      • schip624

        daonde que vc tiro que consumidor de corolla, hilux e toyota nao le NA? Pois EIS ME AQUI!
        Eu sou leitor ASSIDUO do NA.. e aki em ksa so temos Toyota..

        Até alguns dias atraz, eu ERA toyotista de carteirinha e assumido.
        Agora, estou mudando meus conceitos por conta de atitudes infundadas e de CRIANÇICES como essa dai em cima.
        E digo mais, a toyota esta me perdendo, e perdendo VARIOS consumidores para as coreanas. Meu proximo carro NAO VAI SER um Toyota, e sim um Hyuindai ou um Kia.

        mas tenha certeza. Consumidores de Toyota estao aki presentes.

        • Larry_Movel

          Fiquei com vergonha de ser cliente da toyota há mais de 10 anos.

          • schip624

            Eu tambem fikei com MUITA VERGONHA de ser cliente da toyota a mais de 10 anos

      • offspringbnc

        @_HOFFMANN_

        A Toyota vende mais de 4 mil Corollas por mês. Será que nenhum dono lê?

        Até parece… kkkkkkkkkkkkk

        MANDATO? De presidente? Governador? Prefeito? Vereador?

        Se quis dizer um MANDADO de Segurança, isto é um remédio legal para quando houver cerceamento ilegal e inoportuno de um Direito Liquido e Certo. Neste caso da Toyota, o que poderia haver é uma Notificação Judicial.

        A priori, temos uma extra judicial (fora da justiça). Como o N.A é um blog com escopo jornalístico, ele tem por DIREITO e obrigação notificar qualquer notícia sobre a Toyota. Meu parecer, como Advogado, é que o N.A pode – e deve! – realizar seu trabalho quando conveniente. Ou seja: Divulgar recalls e ranking de Vendas, guias de compras e qualquer outra notícia que cite a marca japonesa.

        • andre_0102

          Explica ai: Nós o povo temos direito de expressar a nossa opinião, tocando pau na Toyota por esses atos intimidatórios.

        • _Hofmann_

          eu acho que quem compra corolla 0km é por pura falta de informação… os concorrentes podem não ter a aclamada "confiabilidade" dos toyotas, mas oferecem muito mais conforto e tecnologia em troca. e cobram menos que a toyota por isso.

          eu quis dizer MANDADO e não mandato, mas digitar com sono é osso… rsrsrs

          quanto ao resto do que você disse, concordo plenamente.

    • macielpb

      daaaaaa-lhe NA. Ó site tomando proporções mundiais

      Tem gente grande se incomodando, a verdade dói.
      A "toda poderosa" mundial se rebaixando a cencurar um site num paisinho de terceiro mundo?

      kkkkkkkkkkk
      Eber e companhia continuem assim

    • MatheusFR94

      bem lembrado! somando a infinidade de recalls, mais essa presepada que a toyota fez envolvendo o NA, agora ela vai pro buraco…

    • Cil

      Primeiro Recall judicial da história!!!!!!!!

    • _Duko

      Bem… se a Toyota queria chamar atenção.. conseguiu… tá conseguindo fazer a galera pegar raiva igual a renault… rsrsrsrs

    • GEFFSCH

      É isso aí Math….As empresas do estilo TOYOTA acreditam estar fazendo grande coisa quando querem proibir que informações esclarecedoras sejam divulgadas….mas esquecem que acabam se prejudicando mais ainda……acompanhei outras empresas que pelo contrários sedem seus carros ou produtos para que seja feita avaliação…achei legal da parte delas….
      A TOYOTA tadando uma de,
      Y_ _OTA.

    • Mystvan

      BAstante lamentável esta atitude da Toyota. Se não bastassem os inúmeros recalls, mas uma medida para afundar a reputação dela.

      Ora, se fosse notícia inverídica, obtida ilegalmente ou espionagem industrial, seria até compreensível, pois teria havido clara transgressão da lei. Mas, e neste caso? Esta atitude insensata (de intimidação e demonstração de força) da Toyota me lembra muito às dos regimes totalitários, "absolutistas" e autoritários: Cuba, China e Coréia do Norte.

      O lado positivo da questão: o NA ficará em evidência e exposto por um certo período de tempo.

      @MathewBMW: Ué? Você teve 260 pontuações positivas, mas tem "apenas" 94 pontinhos? :o :p

      Hehehe… Eu acho que o IntenseDebate precisa (urgentemente) voltar a aprender a Aritmética com a Titia do prezinho. ;)

  • DavidGilmour

    Gente de Toyota,no sean payasos por favor,pierden seriedad…
    Pessoas Toyota, por favor, não palhaços a sério perdido …

    • James_Tiberius

      Deixem eu traduzir o argentino:
      Pessoal da Toyota, não sejam palhaços por favor, perdem a seriedade…
      Acho legal termos um hermano para nos dar seu ponto de vista. Afinal, depois de nós mesmos, eles são as principais vítimas das carroças brasileiras. Benvindo DavidGilmour.

      • DavidGilmour

        Muchas gracias James … Nuestros paises son hermanos en todo,compartimos pasiones, y como es en este caso,mercados… Y aprendemos el uno del otro… Un abrazo !

        James,Obrigado muito … Nossos países são irmãos em todas, compartilhar paixões, e como neste caso, os mercados … E nos aprendemos uns com os outros … Um abraço!

  • MajorAutomotivo

    Primeira pergunta: você é jornalista?
    Se a resposta for sim, simplesmente ignore a notificação da Toyota.
    O STF está ao seu lado.
    De mais a mais, caiu na internet … não tem jeito. Já era. Todo mundo tem a foto desse carrinho.

    • http://www.hightorque.com.br ADG HIGH TORQUE

      Ele não precisa ser Jornalista para exercer sua liberdade de expressão.
      Ele não esta difamando o carro e nem a marca, não tem porque fazerem isso.

      • MajorAutomotivo

        Assim espero, mas não estou 100% seguro quanto a isto.
        Agora, sei que, se ele for jornalista, a questão fica mais fácil judicialmente.
        Isso foi um tiro no pé que a Toyota deu.

        • Victor Motter

          foi um tiro de canhao que arrancou uma perna da toyota .
          visto que , querendo ou nao acabou sendo um marketing gratuito .

        • pablo

          A profissão de jornalista não exige mais diploma, portanto, qualquer um pode ser.

      • DiMais

        burra a Toyota, ganhando visibilidade e merchan gratuito.. poderia passar sem essa…

    • ericsp

      vc ainda tem duvida se o eber jornalista? para ser jornalista não é mais necessario faculdade de jornalismo! decisão do STF! da uma pesquisada…

      • aprs

        Se não me engano, ele fez Rádio e TV. Talvez esse caso não chegue a esse extremo porque não envolve sujeirada nem nome de gente influente, mas pode ter certeza que o STF daria aval pra censura se necessário.

  • MajorAutomotivo

    Em tempo: tente um contato com o jornalista Paulo Henrique Amorim. Ele já está calejado disso.

    • AJPINHEIRO

      o cara tá em guerra contra o PIG e suas ramificações!!!

    • bedotRJ

      PHA é um vagabundo de marca maior. Ele não defende liberdade de imprensa. Ele defende censura a todos os órgãos de comunicação que chutaram o traseiro dele por incompetência. Estar ao lado dele no que quer que seja é querer se queimar.

  • DCald

    Hahahaha… agora a Toyota se passa por ridiculo!!!

    Eber, explica para a Toyota, que noticiando sobre seus futuros lançamentos, vc está fazendo MARKETING GRATUITO para a Toyota… e, que inclusive a Fiat vende muito por causa disso, por sempre estar na midia com seus carros camuflados, novas versoes com plasticos diferentes, etc…

    Se eu fosse vc, parava realmente de noticiar sobre a toyota, não consideraria ela nos comparativos e tudo mais… quem ia perder com isso É SOMENTE A TOYOTA!

    Ninguem vai deixar de frequentar seu blog pq vc não fala mais da Toyota, mas muitos vão se esquecer da Toyota se vc não a citar nos seus posts!!!

    • DiMais

      me divirto quando o Marlos do Auto Segredos faz as postagens dos flagras dos Fiat.. no melhor estilo "Perdeu Playboy" e quem ganha é a Fiat… decepcionado com a Toyota (Brasileira, claro)

    • Fabaum_ITB

      O mesmo q eu estava pensando! Por mim no NA nao sairia nada mais da Toyota, Eber, apague essa palavra do blog e nós leitores continuaremos a visita-lo sem problema algum, deixa esses palhaços de lado!

      • andre_0102

        Ou podia divulgar c/ uma tarja preta, no maior estilo: "CENSURADO"

    • aprs

      Pensei nisso, mas não é a melhor solução. Temos que ter liberdade pra falar de qualquer coisa. O NA como site informativo não deve deixar de falar de Toyota só porque algum esquentadinho dentro da Toytota brasileira quer. Nessas horas penso daquela tentativa do governo do PT em controlar as mídias. Tenebroso!

      Lembrei agora do Best Cars que tem uma briga com a GM, perdeu o "privilégio" de receber carros pra testes e nem por isso deixou de falar a verdade sobre as velharias da empresa da gravata.

    • fininhopublic

      Impossível! Como o Éber vai divulgar pesquisas e números de vendas de sedãs médios sem colocar o Corolla no meio?
      Como irá falar sobre o lançamento da nova Blazer sem ditar sua principal concorrente, a SW4?
      É uma situação bastante complicada ele não pode fazer isso sem perder a credibilidade no site.

      A questão é: Ignore, informe-se e fique tranquilo. Esse tipo de coisa nunca deu e nem dará nada no Brasil, você não está difamanado a imagem do carro, apenas expondo-a, e ainda fazendo Merchandising para a Toyota. Departamento de comunicação e marketing da Toyota no Brasil deu um tiro no pé! Mandem esses incopetentes embora, juntamente ao seu departamento jurídico Toyota!

    • macielpb

      fale sim fale que
      *pediu o carro e num cederam
      *que num pode publicar sobre o modelo tal
      *que a marca japonesa num permite isso ou akilo
      *que testou tais modelos e que os seus concorrentes diretos num poderam ser testados por ordem da marca

      i por ai vai

    • GUiGoBH

      Até concordo com a parte do "propaganda gratuita", mas acontece que a concorrência tbm tem acesso a esse conteúdo e pode tomar atitudes antecipadas a respeito e assim poder lançar um modelo para concorrer com o lançamento antecipadamente.

      Não estou defendendo a Toyota, só estou olhando o lado dela.

      Sou totalmente contra a essa notificação, que ao meu ver é abuso de poder. Só porque ela é uma empresa grande não significa que pode censurar ninguém. A época da censura é livre, até mesmo porque os carros foram fotografados em locais públicos e se a Toyota não quer que ninguém saiba então camufle melhor esses carros.

      Por ultimo devo dizer q isso é maior hipocrisia das montadoras, ou vocês acham que são só jornalistas que ficam espreitando as fábricas para ver se descobrem algo. A Ford e a renault mesmo estão envolvidas em processos de espionagem industrial.

      Já ouvi pessoas que trabalham dentro de montadoras e recebem por fora para vazarem informações, a diferença é que estes espiões não divulgam as fotos.

      Ignore isso Éber, até onde sei o conteúdo é livre, foi feito em local público e a Toyota está fazendo uso de abuso de poder e censura !

  • 000000000000000

    Isso é um absurdo!! Se a Toyota não quer que seus modelos sejam divulgados antes do lançamento então ela que trate de esconde-los!! Isso pra mim é sinal de incompetência!!!

    • DiMais

      se tivessem uma pista de testes como a da GM em Indaiatuba os segredos deles poderiam ser mais bem guardados..

    • andre_0102

      Esses segredos vazão no mundo todo, e a imprensa não é processada p/ isso…
      A imprensa nacional tem obrigação ética de apoiar e divulgar essa intimidação contra NA.

  • REUSAN

    Ela perdeu o controle mais uma vez!E ñ foi do acelerador!

    • borges0105

      hauhauhaua…boa essa….

    • macielpb

      será efeito da radiação?
      ou foi agua msm?

  • borges0105

    Nao acredito…Advogados leitores do NA por favor ajudem…Mandem a Toyota ir tomar naquele lugar q nao bate sol… q q eles pessam q sao… liberdade….

  • netto

    Eu não vi isso!!!! Eu não vi isso!!! Atitude mais do que ridícula dessa empresa, tem mais é que ficar ainda mais mal falada! E com o monte de leitores, isso vai aumentar um bocado!

    • MatheusFR94

      infelizmente vc viu, eu vi, e os leitores viram…

  • ahotsuru

    conduta totalmente desnecessária! Postura que só traz imagem ruim a montadora…

  • MattOKiller

    A Toyota nunca ligou para blogs e sites, é so olhar o site Arcaico que ela tem

    • aleneo2

      ela ta com salto alto, espero que o fluence 408 e elantra minem o mercado do corolla ai quero ver a toyota ficar vivendo so de hilux.

      • blindzector

        talvez nem disso, a Amarok ta perdendo a vergonha e ta aparecendo com força no mercado, sem contar com a Nissan neh cara? qe vem com tudo pra tentar de vez acabar com este mundinho!
        Mas gente, falando serio, e muita babaquisse isso, eu tenho um Toyota, amo o Corolla, perfeito… mas que eles so vem cagando na calça isso tao! Pq tao apenas regredindo! Pow, um carro " Sportivo " com 4 marchas auto. … com uns detalhes " mo nada haver " poxa, Toyota, acorda! Cade os carros qe podem vir ao mercado nacional como a Tundra, Avensis, Prius… etc… so qerem viver de Camry, Rav4 ( cobram o olho da cara ) e o bb dls… o Corolla.. qe depois desta noticia, se preparem, vai cair e muuuito as vendas!

        • aprs

          Não sei realmente porque vende tanto. O carro é bom sim, mas tá com preço alto. Se nem isso (a questão da $$$) faz as pessoas comprarem menos, deve ser porque não existe concorrente de qualidade (difícil) ou é moda mesmo.

          Essa iniciativa inadequada faz parecer que estão com medo dos maciços lançamentos da concorrência na categoria sedã médio. Gosto muito da atitude da Nissan, que tira onda com advogado e CONAR sem qualquer intenção maléfica, ao contrário da CAOA.

    • Cil

      Pois é. O "site" da Toyota seria digno de ganhar o prêmio framboesa de ouro na categoria "pior site automotivo do mundo" caso tal prêmio existisse.

  • wesleyfuzatto

    Brincadeira ehin!

  • W_Santos

    A Toyota está de brincadeira, o NA Fazendo marketing para a marca melhor que ela mesmo faz, e ainda querem coibir o direito de imprensa. Vão cuidar de tratar melhor os consumidores e ofertar produdos com qualidade e melhor custo beneficio e deixa o Eber fazer o trabalho dele em paz. Deveriam é mandar uns agrados pelo marketing pró ativo que o NA promove constantemente para a marca, isso sim.

  • http://www.hightorque.com.br ADG HIGH TORQUE

    Constituição brasileira de 1988
    Art. 1º A República Federativa do Brasil, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrático de Direito e tem como fundamentos:
    V – o pluralismo político
    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
    Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    § 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

    Eber, vc não esta difamando a empresa em questão, seu site é sobre notícias relativas a carros, eles não podem querer que só você cale a boca.

    • blindzector

      Boooaaa cara! Eber… to com vc e nao abro! E "nois!" Não vamos cansar de falar a verdade, contudo, ai e qe ta na hora de se expressar! So pq os comentarios foram negativos para a Toyota? Um carro SSSportivo com 4 marchas… e uns detalhes qe e sem noção!?

      Por favor neh?! Vamos colocar a boca no trombone, e vamos falar o qe de fato achamos e o qe tem qe ser, somos brasileiros e nao um povo babaca, so pq infelizmente boa parte da população e inconcequente e acomodadas , qe devemos nos calar por fatos e erros dos outros, temos mais e qe falar e reinvidicar coisas melhores para nos!

      • MARCOSTHADEU11

        Se tudo fosse tao facil pro Éber……. tem outros meios da toyota fazer ago de errado com a NA.

    • Carlos

      Infelizmente a situação não é tão simples assim. No direito existe um princípio que é a ponderação de interesses. Por este motivo nenhum direito é absoluto por mais que digam. Tudo pode e deve ser relativizado pela ponderação. De fato, temos nessa situação interesses conflitantes.
      Por mais que tenhamos direitos a "expressão" este não é ilimitado.
      Uma notificação extrajudicial tem o intuito de constituir a mora "ex persona". E em alguns casos tem o caráter de notificação pré monitória.
      Então a situação é bem delicada uma vez que pelo exercício da "expressão" podem existir danos materiais e morais a terceiros.
      O NA bem como qualquer BLOG não pode se esconder atrás da roupagem jornalística para se eximir de responder por eventuais danos causados.
      Analisando a "notificação" pelos critérios técnicos a Advogada pecou em alguns requisitos formais. Não vou enumerá-los aqui mas tal notificação está viciada.
      Infelizmente caro ADG a letra crua da Lei não quer dizer muita coisa.

      Abraços

  • samysilberfarb

    Ridículo! Ok, dá pra entender a questão estratégica de não mostrar as imagens… Mas não falar mais nada relacionado à Toyota é um pouco além do necessário! Acho que o depto. jurídico e o depto. de marketing da Toyota não estão conversando direito! É dar tiro no próprio pé, ou melhor, manchar a própria imagem! E não levar em conta que o conteúdo da notificação seria divulgado no NA é muita ingenuidade! O pessoal da Toyota tem que visitar mais o NA e saber que antes de comprar, o consumidor costuma pesquisar, perguntar, trocar experiências e buscar informações em veículos como esse, que formam opinião…

  • GuhRike

    Sem comentários em relção à Toyota. Não se preocupe Eber, quem vai sair perdendo é APENAS ela, se eu fosse vc, nem postava NADA à respeito dela, quem vai perder marketing é ela msmo então…
    Deixa só… ela quer dar uma de esperto em cima dos brasileiros, olha soh os preços dos carros desta montadora lah nas alturas…e dpois falam ainda da Hyundai… nem a CAOA faz isso…q vergonha em Toyota sem comentários =X !

  • Maxtremus

    Ridículo isso, sinceramente quero que vá a merda a Toyota BR, temos que divulgar isso em outros blogs também porque eles também podem sofrer esse tipo de censura.

  • tmsales

    Que ridículo!!! Tá queimando a própria imagem. Pessoal daqui do blog podia fazer uma espécie de abaixo assinado expressando todo o repúdio a essa atitude. Somos todos consumidores de carros ou no mínimo consumidores em potencial. Uma atitude dessas não pode passar assim.

  • vini_B

    se eu entendesse disso com certeza eu ajudava vcs, mais por favor ñ deixe de postar noticias sobre essa estressadinha da toyota.
    ela só pode tá de T.P.M. e se for para lançar esse corolla s só em 2012 é melhor q nem lance, tinha q lançar essa PORRA esse ano, ai q ódio q eu tô da toyota.:@

  • AF1979

    O Eber também poderia falar com o Irmão do Décio, que andou enfrentando problemas com outra empresa que quer se mostrar infalível e quer superar a Toyota em vendas no mundo. Já o pessoal aqui, que cogite carro de qualquer outra marca que não a Toyota, só para ver os caras terem um preju maior do que o que eles supostamente alegam que estão tendo devido à exibição do Corolla S para o mundo ver.

  • LucasVieiraa

    O texto do segundo item da conclusão, no meu ponto de vista, é inconstitucional.

  • AndersonDak

    povo da toyota é abestado!

  • Guilherme1daSul

    a toyota só tem a perder!!

  • RBuriti

    Quer acabar com NA agora toyota? Já basta o VRUM falido.

    Quer acabar com o NA? Acaba comigo também que eu duvido!!!

  • GarfieldMix

    “protege seus produtos em todo e qualquer ramo de atividade, solidificando a reputação, o crédito, o conceito e a fama da empresa, impondo a confiança e à preferência do consumidor os produtors que vende ou fabrica”
    Ah é? E meu problemas com uma Hilux SRV 0km de 122 mil que a concessionária green motors CAGA?! Lona solta, motor batendo, rádio com mau contato etc. O negócio é tão absurdo que o vendedor saiu e me deixou falando SOZINHO sem resolver meu problema!!!!!! Entrarei com um processo contra a concessionária e certamente não serei mais cliente dessa marca. Vender carro argumentando que é "durável" não rola. Tomara que os coreanos, americanos e europeus roubem todo marketshare da Toyota. Que a Honda pegue uma fatia também.
    Toyota, NUNCA MAIS!!!
    (favor não deletar esse comentário pois sou cliente dessa marca lixo e tenho todo direito de reclamar!!!!!)

    • landocar

      mermao, enfrentando frustrações desse calibre, vc ta sendo até mto polido. sou solidario a vc, até pq se tem uma coisa q me irrita é uma coisa q nao funciona direito, seja um pc, um carro, uma maquina de refrigerante etc.

      • GarfieldMix

        O problema é que meu pai também usa esse carro, ai tamos sempre precisando dela pra algo (comprar algo em atacado, ir p fazenda etc). E ele não gosta de entrar em processos pq demora e bla bla bla (mesmo que no pequenas causas não precise de advogado e seja relativamente mais rápido).
        Mas a decisão já foi tomada por mim e por ele: NUNCA MAIS compraremos um carro Toyota.

  • _Vinicius_

    eu acho que deveria parar de postar sobre a Toyota, não tem que dar moral uma empresa de merd* que faz uma coisa dessas, afinal é muito bom para ela sair num site com tantos acessos como o NA. mas se ela não quer azar é o dela

  • Maxtremus

    Censurar é incrível!!!

  • evotremex

    Eles não podem simplesmente proibir que um canal de informação, no caso a NA, divulgue informações a respeito da montadora e fotos de modelos da mesma, ainda mais se for tirada da internet.

    Os flagras feitos pela NA foram feitos em via pública, vcs não invadiram a fábrica da toyota pra tirar as fotos, então não há o pq da remoção delas.
    Eber, olhe com os advogados e olhe se há possibilidade de vc entrar com um processo contra a toyota. quem sabe vc ganha até um dinheirinho com isso. rssss

  • ohasi

    Tem empresas que ainda vivem no mundo da era "off line". Não entendem que a informação atualmente, é de todos, para todos.
    Seus escrotos! Acordem! O governo americano fazendo de TUDO para ferrarem com vc's, e ver a GM by Obama ascender no mundo, e vcs se preocupando com um blog?

    • W_Santos

      Boa, parece que nem tem problemas maiores para resolver….
      Era da informação Toyota, não perceberam?

      • daniloporta

        rsrsrsrs realmente se atualizar não é com eles, corolla é um exemplo.

    • aleneo2

      é pq como a fabrica tava parada pq nao tem peça afinal importam tud do japao foram mexer na internet e viram o site kkkkkk.

      • blindzector

        kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

        devem ta no orkut agora!!!

  • douglasmartins1

    Desapontamento total com a Toyota, infelizmente! Mas é lógico, que o NA não vai perder visitantes por causa disso.

    Ah, sabe naquelas tabelas de vendas, que toda quinzena é liberada? Quando for comentar, tipo nos Sedans-Médios, não cita o Corolla lá, deixa ele de fora. Faz do jeitinho que a Toyota mandou.

  • ccn1410

    Se liga Toyota…Vocês nem esquentaram o posto de número 1 e já querem ser os tais. Não é assim que se faz, ok? Deixem o NA fazer o serviço deles e vocês façam o de vocês.
    Mas não se preocupem pessoal. Logo, logo a Toyota deixará o posto de número 1 e tudo voltará ao normal. Nada como uma "caidinha" no mercado para deixar de ser arrogante.
    Sincerante, a Toyota se tornou a empresa automobilística mas arrogante do país depois disso e
    se eu fosse eles, pediria desculpas ao NA, porque aqui também tem cliente e dos bons, ok?

  • Del

    Eber, se eu fosse você camarada, passaria a ignorar a existência da Toyota aqui no NA daqui para a frente, lembrando do ocorrido de tempos em tempos, apenas para algum "newcomer" não achar que o blog tem algo contra a Toyota.

    O NA cresce mais a cada dia, com uma curva ascendente tendendo ao infinito. Este blog definitivamente não precisa de notícias sobre a Toyota ou testes de seus modelos superfaturados para crescer mais.

    O NA é o NA, com ou sem notícias sobre a Toyota aqui.

    • andre_0102

      O site é feito de criticas tb, as vezes a unica resposta a mentiras e meias verdades exposta na mídia bem paga.
      Não foge da luta, processa eles e vamos divulgar de todas as formas esse absurdo.

    • Euzi0

      Concordo contigo, que deveria tirar as Noticias da TOYOTA, mas fica ruim tambem.

      Como vamos dizer que, o FLUENCE por exemplo tem um melhor custo beneficio que o Corolla, que o Corolla pelo preço pedido não é tudo isso ? O Carros da TOYOTA não são tudo que nem eles querem que acreditemos;

  • wesleyfuzatto

    Eber, Tomara que a BMW venha mesmo para MG, e para nossa terra, preferencialmente aqui em PA, vale da eletrônica ou arredores!

    • blindzector

      FAzer o Serie 3 a preço de Corolla… kkkkkkkkkkkkk todo mundo so vai comprar BM :D

  • asilvaguiar

    mesmo após cancelarem essa medida, não deveriam postar noticia sobre o corolla nem toyota nem pago, nem anuncio, se uma empresa se recusa falar a verdade porque fazer propaganda?

    a toyota perdeu muitos compradores com essa medida, duvido nada ela mandar para outros blogs de noticias que anunciaram isso é mais pessoas que nunca mais terão um toyota.

  • http://www.tudoparaempresas.com/ TudoParaEmpresas

    "notificação extrajudicial" –> Numa situação tão defensável quanto essa acho que eu nem tiraria o conteúdo do ar.
    Apenas com uma muito improvável decisão judicial em última instância.
    Quais as chances de decidirem a favor da Toyota? Só com muito loby. Podia levar até o final e dar mais divulgação ao NA.

  • silsas

    É porque aqui agente comenta e se for fraco desse o reio .

  • granemann

    TOYOTA FDP!!!
    Censura é na China,não aqui no Brasil,uns dos unicos sites que não ficam babando e nem puxando o saco das montadoras,os japa querem censurar!!
    é pra acabar!!!!

  • marcio233

    Desisto de cogitar trocar meu carro por uma Hilux enquanto esta empresa não respeitar quem os avalia imparcialmente. Acredito que eles ainda vão te procurar para desfazer este "mal-entendido" (como eles vão tratar isso em uma possível retratação).
    Eber, não esmureça. Se quiser, crie um codinome para esta marca ou vamos criar uma outra maneira de fazer valer a nossa liberdade de expressão conquistada a duras penas por gerações passadas. Eu ainda acredito que eles vão te procurar após ver o tamanho da repercussão negativa de um ato de alguém que quer se aparecer dentro da marca.

    • W_Santos

      Criar um codinome: Trollyota. Pronto!.

      • andre_0102

        Ou Totota!

        • RBuriti

          que evolui para xoxota

          • landocar

            hummm, xoxota…..

    • AF1979

      Marcio, uma sugestão é comprar uma Amarok ou uma Frontier e, caso esteja viajando e passando por Indaiatuba ou São Bernardo, parar em frente às instalações e dar uma acelerada violenta em ponto-morto (se for Amarok) ou tocar o sucesso de Railuque e Maloque (se for Frontier) no último volume.

      • marcio233

        Boa idéia!!!

      • landocar

        "foi feita pra agro boy
        cowboy de posto
        fivela dourada
        e creme no rosto"
        tem um violão ai?

    • DCald

      Marcio… vc que é um leitor do NA informado, já sabe que vai chegar a nova S10…
      então aguarde um pouco pq afinal de contas vc está bem informado dos lançamentos futuros da GM!

      A Toyota vai continuar com aquela velharia da Railuque…

      • marcio233

        Gostei da idéia do som da Frontier… vou deixar para o fim de 2012, onde já teremos provavelmente as S10 e Ranger novas. Sério mesmo, vou tirar a Railuque dos meus planos, fiquei sentido com esta volta à censura imposta pelo capital. Obrigado pela dica!

    • Honerb

      faz como eu que esperei 55 dias por uma baneja de um corolla 2010, troca de marca… Amarok com 17500km de muita alegria.

  • Sergin162

    Eber, nao sou formado ainda no curso de Direito, mas essa notificação não tem valor nem embasamento algum ! Qualquer estudante do 1º semestre da faculdade sabe que ao afirmar algo, tem que identificar o artigo do código em que foi lido ou da constituição, o que nao se ve no documento inteiro.
    A tentativa da equipe jurídica da Toyota foi totalmente FALHA e SEM VALOR: transcrever uma passagem de um livro pra um conceito que nada interfere na notificação é primário ! Dá vontade de rir.
    Eu não conheço ainda uma lei, um artigo, uma medida provisória que calce as afirmações dessa notificação.
    Estou indignado com tamanha incompetencia duma empresa multinacional como essa.

    Faltaram alguns acentos por ai no texto, mas acredito que isso nao afetará no conteúdo !

  • Gabriel_Nint

    Atitude ridícula da Toyota.
    O Corolla S foi mostrado em todo lugar e eles só vieram atras do NA, muito estranho.

    E como já disseram, quem perde com isso é a própria Toyota, que fica sem marketing gratuito e fica esquecida. Deve ser vergonha dos seus carros defasados (tirando poucas exceções) sempre perdendo em comparativos.

    E outra, notícias da Toyota são sempre de recalls, que são omitidos dos brasileiros. Então o dono de um Toyota vai perceber que cada dia mais a empresa está se lixando com ele.

  • Avantimes

    Excelência Técnica??? Economizando centavos numa peça que faz travar o acelerador e o motorista pode entrar debaixo de um caminhão e morrer? E outros tantos Recalls só em 2010 e 2011???
    Eu acho sinceramente que a Toyota usou o Corolla S de desculpa, mas o que a incomodou mesmo certamente foram reportagens sobre Recalls do Corolla, Highlander, Tundra postados recentemente. Como certamente haverá outros recalls e neste ano ela está fo**** devido ao terremoto no Japão e tudo mais, está se precavendo contra a disseminação da verdade de que sua qualidade e competência administrativa já eram!
    Como é só uma notificação, acredito que o NA só deve ignorá-la e fazer como sempre fez. Mas acovardar-se NUNCA! Nem que vire processo. E deverá ser fácil reverter. E nem que leve anos se resolve. E a Toyota vai perder. E o NA ainda pode ganhar indenização.
    NÃO CEDA, EBER. SÓ ISSO!
    Abraços e Solidarizo-me!

    • biobh

      olha a excelencia tecnica deles no Latin NCAP ( http://www.latinncap.com/_po/?pg=results_list) Nota 1 para proteção de criança é ridículo!!!! Quem tem coragem de colocar um filho em um corola????

      • Mystvan

        Eu tenho uma explicação bem plausível. O Corolla, também conhecido como Vovôrolla, foi fabricado atendendo à demanda dos tiozinhos, vovôs e similares cujas crianças já são bem grandinhas. Portanto, o descaso da Toy-Yoda neste quesito.

    • biobh

      Excelência Técnica???? Nunca vi uma empresa automobilística no Brasil ser proibida de vender seus produtos!!!! Somente a 'maravilhosa' toyota que ficou o ano passado meses sem poder vender o corola em Minas Gerais!!!!!

  • nando_acf

    Se as fotos não foram tiradas dentro das dependências da Toyota, não há motivo algum de não publicar. Fotos tiradas em local público, é necessariamente pública, ou seja, qualquer um pode fotografar e publicar. Vá por mim Eber, não tenha receio de publicar fotos e reportagens dessa marca, essa advogada está querendo impor algo que não existe.

  • marcio233

    Eber, retira de vez também do ar tudo o que vc fez pela Toyota, como as avaliações!

  • RBuriti

    Eber, vamos juntar a galera do NA para assinar um abaixo assinado. Tipo uma petição online. Quem sabe você consegue força para derrubar essa merd* de empresa, e advogada pior ainda.

    Quero ver quem ganha, a empresa ou a população. Simples assim.
    Ah, se um dia alguém for numa concessionária toyota, digam aos clientes que a empresa é ridículas mesmo.

    VONTADE DE TROLLAAAAAAAAAAAAAR

  • HenriqueAzevedo

    Quero ver é a Toyota consertar os milhões chamados pra recall ao invés de cercear a informação e entretenimento de 2,7 milhões de leitores mensais, em um país de teórica liberdade de expressão.

  • MajorAutomotivo

    Estou rindo sem parar.
    Faz igual aquele jornal no tempo da ditadura. Divulga receitas de bolo quando for falar da citada montadora.
    Eis minha contribuição ao NA:
    Receita de Bolo de Chocolate de Microondas:
    Coloque no liquidificador:
    7 ovos inteiros
    7 colheres de açúcar
    7 colheres de Nescau
    7 colheres de óleo
    2 colheres de manteiga
    1 pacote de (100gr) coco ralado
    1colherzinha de café (rasa) de pó – Royal
    Preparo:
    1.Bata tudo junto
    2.Unte uma forma de pudim com manteiga e farinha de rosca
    3.Coloque a mistura e leve ao microonda (em potência alta) por 8 minutos
    4.Enquanto isso misture em um refratário alto:
    5. 1 lata de leite condensado
    6. 4 colheres de Nescau
    7.1 colher de manteiga
    8.Coloque no microondas (potência alta), 5 minutos, depois de pronto misture bem, e coloque :
    9.1 lata de creme de leite (sem soro)
    10.Misture até ficar homogêneo, derrame sobre o bolo, já desenfornado, e jogue por cima chocolate granulado

    • DCald

      Deu até fome agora! huahauhauahu

    • landocar

      parece bom.

    • andre_0102

      Cuidado o pessoal da "Nescau" pode te processar, pq a "Royal" foi citado antes. kkkk

    • Cil

      Deu água na boca! Vou fazer… depois conto se ficou bom.

    • SeuCanalha

      Anotado ! huauhahuahua

    • Alfa_Lover

      excelente ideia… fariam isso se comandasse o site!

  • vinicarioca

    será que ninguém aqui percebeu o que está por trás dessa ação?

    a tal "proibição" imposta,é para o NA não citar recalls e problemas mecânicos dos toyotas … o Corolla S foi só uma desculpa para não ficar tão na cara

    usaram a desculpa de que tão difamando a empresa numa notícia sobre lançamento, com o intuito de que não se critique os carros da toyota numa futura notícia… se simplesmente "proibissem" as criticas aos carro, seria ainda pior para a imagem da empresa

    até porque com o Etios e as paralisações nas fábricas, a toyota vai ter muita coisa para ser criticada

    • MathewBMW

      Justamente! É a quantidade de notícias ruins relacionadas à marca e à certa influência gradativa do site no mercado automotivo do país que culminaram em tal disparate! O Corolla S foi um mero "pretexto".

    • blindzector

      exatamente… agora qerem apagar os erros dos japoneses… se matem, sejam kamikazes… pegam seus Corollas com defeito no acelerador, e enfia na primeira carreta! :p

    • landocar

      concordo. mas a questão é que isso virou um gol contra. agora q fez isso, todo mundo aqui vai olhar estranho pra toyota, igual se faz qdo alguem derruba um troço no escritorio, ou peida no elevador, atrai toda a atenção. nao foi uma manobra esperta, afinal em 5 min ela ficou impopular para mta gente aqui.

  • almicre

    Será que a Toyota continua lendo o NA? Tomara que sim, porque já tomei uma decisão: Cerato ou até chinês, mas Corolla não!

  • shdn2010

    Quero q…. com o perdao da palavra .. essa bosta de toyota se exploda.. nunca gostei dos carros deles e nunca vou gostar.. isto é atitude de empresa que tem medo da concorrencia saber de mais deles, atraves de otimos sites como o NA. Toyota, tomem vergonha na cara e tenham atitudes de gente grande nao de criancinhas manhosas cheio de frescuras.

  • MarcosMV

    Que autoritarismo, quando um amigo disse que as coisas na Toyota eram assim não acreditei num primeiro momento, tenho que pedir desculpas à ele.

    AUTORITOYOTA!

  • pauloomota

    Eber Não vamos deixar de acessar o NA se vc nao falar de. . . de Quem mesmo? Pois é.. Sabemos que seu Blog é seguro e verdadeiro. Estamos contigo!!

  • guto_poa

    Isso realmente é um absurdo.

  • Edu_Airtrek

    Acompanho esse site faz 2 meses, mas comecei a postar comentários aqui no NA faz alguns dias, a atitude da Toyota é parva, pois a própria montadora não enxerga que o NA está mais fazendo uma publicidade dos modelos da montadora e eles não observam esse tipo de coisa, é o mesmo que proibir sites de noticias sobre o cinema de veicularem notícias sobre os próximos filmes a serem lançados ou um site de moda publicar notícias sobre os próximos lançamentos das grifes, para citar alguns exemplos. Num site como o NA, com mais de 100 000 visitas diárias acredito que eles sentirão uma queda nas vendas. Essa atitude da Toyota com o NA consegue ser pior que a atitude da mesma e da Volkswagen de proibirem a Nissan de publicar a propaganda da Frontier em que aparece uma dupla sertaneja (Railuque e Maroque) fazendo uma música com as pickups das 2 montadoras (Amarok e Hilux).

    Éber, com um bom advogado você consegue ganhar essa causa facilmente.

  • Turbo_Car

    Eber,

    realizemos o desejo da TOYOTA.
    Pra mim, quem não respeita a impressa não respeita o consumidor!
    Quem tá comigo, cola embaixo:

    #TOYOTANUNCAMAIS

    • Sergin162

      eu só nao sei se é melhor falar NADA da Toyota (quem não é visto não é lembrado) ou falar só das coisas ruins ! haha

      mas não dá, o NA tem que continuar sendo esse EXCELENTE blog, e pra isso, tem de ser imparcial.

    • blindzector

      #TOYOTANUNCAMAIS

    • aprs

      A idéia é boa. Não entendo muito esses "tweeters" da vida, mas se virar um trend topic, talvez queime bem o filme da Toyota. Mas aí tem que ser uma tag tipo #TOYOTACENSURABR.

  • Mario Burgues

    Como dizia minha saudosa vovozinha: "Quanto mais eu rezo, mais assombração eu vejo"!

    Sou um consumidor fiel e apaixonado pelos carros da Toyota e tenho como item indispensável da minha rotina, "folhear" os posts do NA e outros blogs automotivos, pois, como todo brasileiro, sou apaixonado por carro e fico imensamente satisfeito em acompanhar as tendências do mercado.

    Bem, para que todo os apaixonados por carro possaM manter-se informados, principalmente na hora de escolher entre um modelo e outro, é de muitissima importância o trabalho desenvolvido por esta turma de blogueiros. DESAPROVO a atitute de empresas, como foi a da Toyota, de tentar barrar o trabalho destes profissionais. Além disso, considero burra esta atitute, uma vez que o trabalho desenvolvido pelos blogs, acredito que na sua grande maioria, constitui uma publicidade gratuita para estas empresas, uma vez que, tem seus produtos expostos, avaliados e comentados por pessoas que tem o poder de formar opinião sem nenhum custo, e quando o produto é criticado pela sua má qualidade, estas empresas tem a oportunidade de repensar seu projeto.

  • JHerzev_Potiguar

    MInha total solidariedade ao NA.

    Sou estudante do 7º período de Direito e acredito que temos que considerar dois pontos: a Toyota pode sim pedir que o NA retire as imagens do Corolla S, ainda não lançado, se estas forem publicadas sem sua autorização. Qualquer marca poderia fazer isso e qualquer pessoa também. Digamos que uma foto ou imagem minha seja publicada em algum site ou veiculada de alguma maneira sem minha expressa autorização. Eu posso exigir que o conteúdo "saia do ar" e caso afete minha honra ou fira de alguma forma a minha dignidade, cabe até danos morais. Com a Toyota é a mesma coisa. Só que, no caso da matéria do Corolla S, não acredito que haja algum dano à imagem do carro, muito menos da marca, afinal é absolutamente imparcial e de cunho meramente informativo. Mas se ela quer, não podemos ir contra. Mas, até que ponto ela é inteligente fazendo isso??? Considerando que o NA faz um merchandising gratuito dos carros que expõe aqui, a atitude da Toyota fere o princípio da razoabilidade, o bom senso. Não que eu me lembre, o NA nunca esculachou carro algum da Toyota, então danos morais não cabe nesse caso. E outra: grande parte da fama da Toyota de carros inquebráveis se deu graças a Internet…eu vejo centenas de opiniões favoráveis com respeito aos Toyotas, vou lá, compro um, se gosto escrevo uma opinião favorável que será vista por centenas de pessoas, e assim a "cadeia" continua. Concluindo, embasamento legal pra pedir que as fotos sejam retiradas, ela tem, mas acredito que não é uma decisão acertada da empresa. Caso alguém mais experiente na área do Direito tenha uma outra visão, por favor conteste. Como todos já sabem aqui, sou "simpático" às montadoras japonesas, mas com essa a Toyota perdeu meu respeito e digo seguramente que não compraria um carro da marca hoje, ou pelo menos enquanto essa política de repressão continuar. O Brasil, infelizmente, está virando um país de intolerantes, de fundamentalistas…se isso invadir a internet, seja aqui no NA ou qualquer outro site, vamos dar cem passos pra trás, voltaremos à época da censura.

    Força NA!!!

    • JPaulo10

      Concordo.
      E acho que a montadora deu um tiro no pé. Seria muito mais eficaz e cortês simplesmente mandar um ofício pedindo para que fosse retirada a fotografia.
      Intimar e ameaçar foi extremamente mal educado e contraprodutivo. Faltou sensatez.

  • Green_191

    #TOYOTANUNCAMAIS PRA MIM TAMBÉM

    • Renato R Machado

      eu tb TOYOTA nunca mais

  • MaiconMSouza

    O que posso fazer está feito… divulgado no Facebook e Orkut para todos! Inclusive para uma página do Facebook anti-dilma que prega a anti-censura. Vai ter bastante repercussão, certamente. Abraço.

  • Die_BL

    NUMCA gostei da toyota agora mesmo é que eu nao gosto hahahaha… mete um processo nela EBER… meu cunhado é advogado vo capturar informações… VAMOS FAZER UMA REBELIÃO CONTRA A TOYOTA.. ALGUEM CRIA O SITE???

  • pauloomota

    Cara.. eu fiquei pensando aqui… e Marlos, do autossegredos? ele sempre publica flagras da Fiat, sera que ele ja foi impedido pela mesma? embora ele seja sempre ameaçado pelos ' pilotos ' de teste dos prototipos!

  • DavidGilmour

    Tranquilos,toyota esta paranoica porque el Corolla no puede contra el Honda Civic ;)

  • Bond_007

    Não tem problema…
    Que perde é ela, com seus carros feios e antiquados.

  • RSM

    Duvido que isso seja real, mas a exemplo do que aconteceu com o Eduardo do blog irmão do décio em que a vw o ameaçou se continuasse fazendo suas fictícias releituras usando a logomarca deles e se retrataram depois. logo haverá um pedido de desculpas.

  • jpcasella

    Bom, o que tenho a falar é:
    Sim, podem ter problemas já que as fotos foram tiradas dentro do espaço fechado da Toyota, logo, no mínimo, pode ser caracterizado como espionagem industrial e furto de propriedade intelectual e a pena por isso não é das melhores.
    Se as fotos fossem tiradas em uma rua, espaço aberto ao público, ok, sem problema algum, porém como foram tiradas em um espaço da Toyota a coisa muda.
    Sobre o caso da Toyota de querer "proibir", proibir em aspas mesmo, qualquer futura publicação sobre a fabricante foi totalmente FAIL, já que uma notificação extra-judicial não vale de nada, quem proíbe, manda, autoriza, desautoriza, prende, solta e todo o bla bla bla é somente o JUIZ, por isso se tem a NOTIFICAÇÃO JUDICIAL, nesse ponto a advogada da Toyota foi um pouco burrinha já que ela não pode fazer nada além de PEDIR.
    Agora do lado pessoal, a Toyota ganhou um grande espaço no meu coração, ao lado da Renault, as duas marcas com merda na cabeça que acham que tudo se resolve através de ameaças e processos judiciais, empresas assim simplesmente NÃO VALEM O MEU RESPEITO.
    TOYOTA E RENAULT, vcs são dois LIXOS, compro um Chinês mas não compro nada dessas duas marcas ridículas!

    • andre_0102

      "Espionagem industrial" Sem intenção de vender. Aonde!
      Além do mais ninguém é dono da imagem, seria ilegal apenas se cometesse um crime c/ roubo, invasão, etc. p/ obtenção da imagem. Não sou advogado, mas me parece lógico.

      • jpcasella

        Não é necessário ter a intenção de vender, então alguém que rouba algo, só pode ser enquadrado na lei se o produto de roubo for utilizado para venda, caso contrário o indivíduo não estaria praticando o roubo ou furto? Sem noção alguma essa sua colocação.
        As imagens em si só, sem a autorização da fábrica, detentora do projeto já justifica o crime, mesmo sem invasão e etc, lembre-se do caso da Renault, na qual um funcionário foi acusado de fornecer dados para fabricantes chinesas, claro que no fim das contas descobriu-se que não passava de uma farsa, porém se o caso fosse realmente o ocorrido, o funcionário estaria fu…
        Diante de tudo o que vc falou, digo que sinto aliviado em saber que vc não é advogado, pois o seu pensamento não tem lógica alguma, se eu roubar algo que não seja para vender não é crime, se eu roubar e não vender o produto de roubo/furto também não há crime? Em que país você vive?
        Além do mais, quem tirou as fotos pode sim Sr. ser enquadrado nos crimes acima, espionagem industrial e FURTO de propriedade intelectual (existe uma grande diferença entre furto e roubo), nesse caso OCORREU UM FURTO e não roubo.
        O N/A poderia sim ser processado por receptação de produto de furto (VEJA FURTO e não roubo), mesmo não tendo desembolsado um real pelo flagra.
        Só para esclarecer a sua pequena confusão ao assunto.

        Roubo é o ato de subtrair coisa móvel alheia, para si ou para outrem, mediante grave ameaça ou violência a pessoa, ou depois de havê-la, por qualquer meio, reduzido à impossibilidade de resistência. No Brasil, a pena prevista para este crime é de reclusão, de quatro a dez anos, e multa (art. 157, caput, do Código Penal).

        Furto é uma figura de crime prevista nos artigos 155 do Código Penal, consiste em ação de subtração da coisa alheia móvel para si ou para outrem, com fim de assenhoramento definitivo. Difere do roubo por ser praticado sem emprego de violência contra a pessoa ou grave ameaça.

        Receptação é o ato de adquirir, receber, transportar, conduzir ou ocultar, em proveito próprio ou alheio, coisa que sabe ser produto de crime, ou influir para que terceiro, de boa-fé, a adquira, receba ou oculte. Ocasiona ao infrator pena de reclusão, de um a quatro anos e multa.
        Existe também outra forma mais gravosa de receptação, conhecida pelo Código Penal Brasileiro como Receptação Qualificada, que pode ser definida pelo fato do infrator adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito, desmontar, montar, remontar, vender, expor à venda, ou de qualquer forma utilizar, em proveito próprio ou alheio, no exercício de atividade comercial ou industrial, coisa que deve saber ser produto de crime. A penalidade para essa espécie de crime é de três a oito anos de reclusão e multa.

    • Mystvan

      Meu amigo, eu concordo com muitas coisas que você citou. Porém: Será que os chineses não agem de forma ilegal ao "clonarem" automóveis de marcas renomadas?

      Uma coisa é você buscar inspiração (basta você perceber que muitos têm alguma semelhança entre si, seja a traseira, a frente, etc.). Outra coisa é você copiar com grande semelhança todas as partes do modelo. Já pensou um PolyStation, Sonya, Ardidas da vida? Aí seria muita safadeza e descaramento.

      Os nipônicos e coreanos já recorreram às inpirações no passado, mas somente os chineses se comportam de forma anti-ética e desleal. Você sabe qual é a principal fonte/origem da pirataria no mundo? O desrespeito explícito aos direitos intelectuais? Que toma atitudes autoritárias, censura o conteúdo da internet, desrespeita os direitos humanos, etc.?

      Eu tomo as suas palavras como minhas: eu evitaria comprar algo proveniente da República "Popular" da China a menos que seja algo estritamente necessário.

  • 72007998

    é isso que acontece quando a empresa toma uma atitude precipitada. Termina se queimando justamente no público que faz parte dos compradores de carro dela, Ou melhor, eram compradores por que ja eras…

  • Kenny_

    Ok, que a divulgação do Corolla S é uma desculpa isso não tenho dúvida. Agora a questão é: Qual o verdadeiro motivo?

    Não faz sentido eles mandarem cancelar uma fonte de propagandas gratuita igual a NA. A não ser que a NA tenha feito alguma matéria pejoritiva e não verdadeiro a respeito da Toyota, o que não me lembro de ter ocorrido (acompanho a Auto Esporte e a Quatro Rodas, a NA não fez nada nesse sentido. Se tem uma que a Toyota deveria ter processado é a Auto Esporte em uma matéria publicada um tempo atrás).
    Eber me esclareça uma dúvida, foi só a NA quem recebeu essa intimação ou todos os sites associados tambem tiveram esse problema? E quanto aos comentários dos Blogueiros, tambem estamos proibidos de mencionar o nome da Toyota?

    • andre_0102

      Se retirar a critica do mercado e pagar bem pelos elogios…Lucro

  • lhcx2011

    tosco é quem compra toyota….em especial o corolla…um carro sem graça…com um design fraco em relaçao a concorrencia..
    acaba dando moral para essas empresas de 1o mundo fazerem o q bem entendem.

  • mrflames13

    Interessante como a Toyota, através de sua jurista se mostra totalmente sem preparo quanto ao quesito que eu posso chamar de "era das revoluções", a internet veio para ficar, e agindo desta forma a empresa só perde credibilidade. Ao tempo que ela gasta milhões com marketing como a representante disse, deveria buscar novas formas de fazer seu produto entrar na mente das pessoas.O quesito surpresa seria relevante caso a imagem não tivesse vazado na internet, outrora considere que para que houvesse o vazamento da imagem, o erro "raiz" do problema vem da própria Toyota com seus funcionários.

    Sensação ao falar da marca Toyota daqui em diante, desgosto. ;)

  • lhcx2011

    tosco é quem compra toyota….em especial o corolla…um carro sem graça…com um design fraco em relaçao a concorrencia..

  • mrflames13

    Interessante como a Toyota, através de sua jurista se mostra totalmente sem preparo quanto ao quesito que eu posso chamar de "era das revoluções", a internet veio para ficar, e agindo desta forma a empresa só perde credibilidade. Ao tempo que ela gasta milhões com marketing como a representante disse, deveria buscar novas formas de fazer seu produto entrar na mente das pessoas.O quesito surpresa seria relevante caso a imagem não tivesse vazado na internet, outrora considere que para que houvesse o vazamento da imagem, o erro "raiz" do problema vem da própria Toyota com seus funcionários.

  • JeraDF

    sou proprietario de um toyota…………….mas depois dessa a marca perdeu prestigio comigo!
    bando de sem oq fazer!!!!!!!!!!!!
    vão se preocupar com os recalls e em fazer carros de qualidade.

  • giovannicouto

    Sinceramente a Toyota nao merece o que eu quero fazer, existe um número de contato 0800 703 02 06 , bem como o endereço para email logo se você "quer ser um cliente": clientes@sac.toyota.com.br .

    Questiona-los como desejam ter um cliente agindo dessa forma ?

    Eu tenho um corolla , e pessoalmente senti nojo da atitude da Toyota , vai de duas pontas do extremo de marketing : Nissan – Toyota -1 .

    Uma atitude completamente IMBECIL da toyota, vejam quantos leitores o NA possui ? O quanto a sua imagem pode ser fastigada no Brasil ?QUANTOS NAO LEEM ESSE BLOG TODOS OS DIAS. Ademais meus queridos , se está na internet, acabou , vou salvar as fotos e irei divulga-las.

    Oh mais claro diz a Toyota " Sou a maior do mundo " (neste ano depois da GM) , posso passar por cima de todos. Gostaria realmente de ter uma formação adequada para poder fornecer ajuda legitima ao NA , na falta disso … Caros amigos leitores e que tem o conhecimento

    POR FAVOR, entrem em contato com Eber, e o ajudem no que puder.

    Isso foi uma PESSIMA jogada de marketing, vocêis estão agredindo o seu próprio público, os mesmos que já citaram no NA a fama de "inquebrável"

    Decepção, sem retratação, chega, nao quero outro vovorola.

    Sugestao para o Eber: Mantenha essa noticia NO TOPO do site , como fixa, para que sempre possa ser vista.
    Quais quer que seja a resolução adotada, seja ela retirar a matéria ou manter , ou nao divulgar nada mais da Toyota.

    Meus pêsames, Rest in peace (not) TOYOTA.

  • vinicarioca

    será que ninguém aqui percebeu o que está por trás dessa ação?

    a tal "proibição" imposta,é para o NA não citar recalls e problemas mecânicos dos toyotas … o Corolla S foi só uma desculpa para não ficar tão na cara

    usaram a desculpa de que tão difamando a empresa numa notícia sobre lançamento, com o intuito de que não se critique os carros da toyota numa futura notícia… se simplesmente "proibissem" as criticas aos carro, seria ainda pior para a imagem da empresa

    até porque com o Etios e as paralisações nas fábricas, a toyota vai ter muita coisa para ser criticada … o Corolla S é um mero pretexto

    • Kenny_

      Não pode ser só por isso. Quero dizer Auto Esporte e Quatro Rodas tambem mencionam os mesmos recalls. Eles não conseguiriam encobrir assim tão facilmente o problema dos recalls.

  • Eduardo Costa

    Muito estranho uma pessoa que se intitula advogado assinar um documento e não informar seu número de inscrição na OAB. Talvez até configure até uma falsidade ideológica.

    • Kenny_

      Verdade, o número não consta no documento pode ser que tenha sido falsificado. De qualquer forma se for esse o caso não demora pra que fique esclarecido.

      • mbarbosa697

        Bem lembrado…pode ser uma brincadeira de muito mal gosto até mesmo dee alguma concorrente tenha tido criagem de criar pra abalar a Toyota.

  • marcelofalves

    eu ainda estou tentando acreditar que isto é verdade, se for os caras deram um tiro no pé depois dessa, isso só pode ser pegadinha, não consigo acreditar que uma empresa lider mundial de vendas de carro, iria fazer isto

  • Filippeyke

    A Toyota então tá pegando carona na onda da Renault?

    Lamentável! Tá virando palhaçada!

  • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

    Eber, apesar da facada nunca deixe de ser imparcial ou deixe esse fato influenciar nas avaliações, é isso que faz esse blog tão bom e ele não deve deixar se influenciar por uma besteira dessas.
    A atitude FAIL da Toyota é simplesmente lamentável, eles simplesmente jogaram toda a publicidade gratuita no lixo e ainda por cima perderam centenas de futuros compradores.

    Melhor do que xingar pelo twiter… pegem e liguem para o 0800 da Toyota e façam sua reclamação… ;)

  • BolGola

    HAHHAHAHHAHAHAHAHAHA… SISI FUFU TOYOTA DO BRASIL!!!

    Em 24horas todo mundo que GOSTA de carro no Brasil vai estar sabendo dessa palhaçada que estão fazendo com um dos meios mais sérios de divulgação automobilística do Brasil.

    Será que esses japoneses estão ruim da cabeça de tanto terremotos, crises e desastres radioativos???

    • EricoKutz

      Amigo, não estou defendendo os japoneses e nem desmerecendo os brasileiros. Mas esse "palhaçada" veio de algum brasileiro da Toyota do Brasil.

      • andre_0102

        Pior. Deve mesmo…

  • zemarreta

    O português da "advogada" é bem fraquinho também. A argumentação dela não só não tem pé nem cabeça, como ela não cita que normas o site estaria ferindo. Mas é bom o Eber consultar os advogados aqui do site para ver se tem realmente de acatar essas decisões. Eu não sou formado em direito, mas pelo pouco que entendo da Constituição (que permite a liberdade de imprensa e de expressão), eu se eu fosse juiz condenaria a marca por litigância de má fé ou coisa parecida.
    Boa sorte Eber!

  • Renato R Machado

    Parece piada do chaveshahahahaha
    Corola fala: Conta tudo para sua mãe… toyota

    A Toyota ta apelando, para nao perder clientes e está cada vez decaindo mais!!!

    Estou para trocar de carro e a uns 4 dias atras liguei para a TOYOTA e falei:
    Tenho um carro com 8 meses de uso todo na garantia e revisado igual a zero!!!
    Quero trocar por um Corolla GLi queria saber uma base mais ou menos o que daria de volta!!! perguntei!!!

    Toyota: só vindo aqui para ver seu carro nao podemos avaliar por telefone (insisti dizendo que o carro era igual a zero) 10milkm e queria somente uma noção!!!
    Só faltaram me xingar pelo telefone huahauhauahu

    Liguei para HONDA, RENAULT, PEUGEOT e tds me deram uma ideia, e para eu passar na loja!!!
    Pronto ganharam o cliente e nem na TOYOTA eu entro mais!!!

    Unica coisa que presta no corolla é motor…
    visual de velho, interior basico, mecanica boa.

    VO ESPERAR O ELANTRA OU FICO NEW CIVIC :)
    NOTICIAS AUTOMOTIVAS eles só tem a perder esses duentes da toyota.
    Se eles nao foram bom para esconder o segredo deles, problema é deles

  • Eduardo Costa

    ROSANA FERNANDES BENEVIDES BERMEJO OAB-140012/SP

    • macielpb

      kkkkkkkkkkkkkkkk

      ta colocando curriculo no mercado?

      último emprego – departamento juridico da toyota brasil

      kkkkkkkkkkkkkkkk

    • andre_0102

      Imagina se outra pessoa se passando p/ ela fez isso. Já sei c/ destruir uma marca!!!

  • Lucas206

    Provavelmente é para cessar as matérias sobre os incessantes racalls. Muito triste ver uma atitude dessas em pleno séc XXI. Parece que voltamos à ditadura.

  • FabioEsp

    Essa montadoras não aprendem mesmo. A Toyota vai se queimar logo no meio que mais divulga notícias hoje em dia, que é a internet?

    Vai terminar acontecendo igual ao caso da VW, que obrigou o Du do Blog "Irmão do Décio" a retirar as imagens fantásticas de projeções que ele fez, de uma possível Brasília do século XXI. Resultado? Se queimaram tanto, que enviaram em seguida um pedido de desculpas com um convite para visitar a planta da VW.

    Toyota: Desconquistando compradores desde sempre.

  • MARCOSTHADEU11

    Isso pq vivemos numa democracia de livre expressao……….NUNCA gostei dos carros da toyota (com letra minuscula) carros broxantes e absurdamente caros sem valerem a terça parte do q cobram.

  • RafaMarinheiro

    Atitude ridicula da empresa Toyota, anos de N.A e eu nunca tinha visto algo parecido, a administração da empresa junto a área jurídica é tão eficiente que acabou destruindo uma imagem a qual foi de anos para se conquistar, e tudo isso ocorrendo na frente de milhares de apreciadores e entendedores do mundo automotivo é LAMENTÁVEL.

  • MarlonJean

    #Censura, voltamos a era militar??? Tomara que futuros compradores vejam isto e repensem no que estarão investindo seu dinheiro, em uma empresa que apoiá a #Censura, agora me sinto bem de não ter comprado um Corolla começo do ano, um Focus foi mais consciente, a Ford não é a favor da #Censura ao menos!

    • MattTr00

      a Ford só é a favor da censura se for contra a Nissan auhauaua

  • EricoKutz

    Olha, meu pai está p/ trocar o Corolla antigo pelo novo 2012…. Porém ainda está em dúvida pois o 2012 não mudou praticamente nada. Design ultrapassado!!!! Claro, o motor é bom pelo menos. Mas agora eu vou convencer ele a esperar pelo Elantra. TOYOTA vai ficar de molho dessa vez…..

  • Ga_Jr

    Gente, quem precisa de Toyota???????????
    Existe várias outras japonesas, coreanas, americanas, européias…
    Não esqueçam que o Corolla representa aqui no Brasil um risco a segurança dos ocupantes, ou vocês acreditam mesmo que o problema de freio foi o tapete??? Eu não sou idiota.
    Nos Estados Unidos e outros países onde as leis são severas e as multas altíssimas ela assumiu o problema e "tentou" corrigir, aqui no Brasil diz que é tapete…
    Por mim não precisa falar nada mais dessa marca estranha.

    Essa medida soa no mínimo como um pedido de misericórdia para que não atrapalhar o único produto da marca entre os veículos de passeio. Honda tem Civic, City e Fit, e a Toyota?? Atrapalhou o Corolla esquece…

    • mbarbosa697

      Ta sabendo legal hein??Problema nao era freio e sim acelerador.

  • Joao_Melo

    a toyota do brasil é uma porcaria mesmo! só tem carros caríssimos para o que valem. não tem um modelo sequer com com uma boa relação custo benefício. espero que, cada vez mais, percam espaço. que é o que merecem. ah se o povo brasileiro não fosse tão burro…
    já divulguei no facebook.

  • andre_poa

    Pior pra eles (Toyota). Cada publicação dos carros dessa marca no N.A é propaganda pura pra eles. Geralmente o pessoal fala bem dos carros dessa marca por aqui. Postura no mínimo arrogante. Os caras estão dando um tiro no pé, pois a internet é uma "ferramenta" poderosa e muita gente lê esse site e vai comentar essa burrada dessa montadora.

  • L.

    Tá com cara de trollagem das boas, pra queimar a marca. Se for isso mesmo quem fez já conseguiu! Texto cheio de erros, sem menção a qualquer norma jurídica, com pedido descabido e ainda com o nome da advogada incompleto e sem OAB…

    • mbarbosa697

      To achando que foi Trollagem tbm.

    • lachard

      A NA vai ter problemas se não parar de divulgar esta bobagem

      • L.

        Pois é, agora dizem que o email que enviou a "notificação" é da Toyota, mas é muito facil forjar uma origem falsa para emails (email spoofing)…

        Ao menos duas coisas são necessárias pra fazer jornalismo de qualidade: Ter português escorreito e verificar a veracidade das informações antes de publicar!

  • alyalysson

    cabeça erguida Eber.
    a Toyota faz isso pois não pode comprar sua imparciabilidade!
    tamo junto, siga seu caminho com o NA

  • Matheus_Marques

    Palhaçada absurda! Toyota lamentavelmente resolveu se afundar de cabeça agora… Chutaram o balde, depois daquele recall monstruoso que o mundo todo conheceu.

  • adrisev

    Com a devida vênia, essa notificação não possui nenhum valor, pois não pode sequer abalar uma virgula da Constituição vigente, que garante total liberdade de imprensa. Percebe-se pelo português sofrível que a nobre subscritora da notificação carece de conhecimentos mínimos acerca do nosso direito… Postem de novo a matéria que eu garanto a defesa e a vitória em eventual ação…

  • adrisev

    Mais uma coisa… Essa notificação vai tomar uma proporção incrível na intenet… o repúdio vai ser geral, amplo e irrestrito… divulguem a todos…

  • Educhs

    Mesmo antes deste fato, eu jamais passaria perto de um Toyota por ser absurdo de caro. Enfim um dos carros mais desonestos do mercado. Depois dessa então só posso dizer que um carro assim só poderia vir de uma marca de tal estirpe….Farei sempre que tiver oportunidade, propaganda contra esta marca.

    • BolGola

      Isso é verdade. Vendem carros bons, mas pobres (a preço de carro de luxo) e o povo compra!!!

  • victorluizcosta

    TOYOTA QUE PALHAÇADA ! EU SEI QUE VOCÊ ESTA LENDO ISSO AQUI !!!!!
    O PIOR MARKETING DO MUNDO É O BOCA BOCA QUE ISSO VAI GERAR CONTRA VOCêS !
    QUE TENHÃO MAIS MIL RECAL´S POR AI E SUMAM BANDO DE JAPINHA

  • MareaTurbo

    Realmente, pelo menos o nome da Advogada é verdadeiro e ela realmente trabalha na Toyota. Que quiser mandar mensagem para ela para saber se essa palhaçada é séria: https://pt-br.facebook.com/people/Rosana-Bermejo/….

  • V8_sempre

    Esta é a notificação judicial ou não, mais RIDÍCULA que já vi na vida ! Essa advogada… Deve ser "boa" mesmo !!!

    1. Com propaganda da Toyota ? Hã ??? Que ego, heim ?

    2. Esqueceram do mais importante: Dizer em qual LEI, eles estão se baseando !!!

    3. Nâo vi a matéria… Mas se as fotos foram feitas na rua… Ignora até o que meu filho de 8 anos sabe… Se não quer se mostrar… Não saia na rua !!! Se foram feitas dentro das dependências da Toyota… Aí muda de figura… Mas mesmo assim, jamais poderão proibir o NA de falar sobre eles !

    Fala sério !!!

    • Vitor_Saiki

      Realmente, é a notificação mais egocêntrica que eu já li.

    • RBuriti

      verdade, se a advogada for BOA o máximo que faço é leva-la para cama. kkkkkkkkkkkk

      tem que ter uns 25-28 anos no máximo, corpo com marquinhas de bronzeado, seios volumosos e coxas firmes. No mínimo isso já da para satisfazer

      • pablo

        Ou deve ter 36 anos, 92kg, corpo branco, seios volumosos, porém flacidos e coxas repletas de celulile. Vai saber (mas espero que seja como você falou, hehe).
        Independente disso, acho que mandaram ela fazer algo que não tinha como, dai ela escreveu qualquer coisa pra tentar assustar.

    • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

      A parte onde ela fala do marketing e que cita fontes é totalmente ridícula, qualquer um sabe que quilo que ela quis dizer não é bem daquele jeitinho… marketing é a arte de influenciar as pessoas a comprar algo, mesmo que X pessoas não queira… Marketing só serve para empurrar qualquer por caria para as pessoas e é por causa dele que tanta gente compra tanta merda. Quem está no NA foge de marketing e quer informações mais consistente e corretas para a escolha de um produto, um veiculo como o NA é bem superior ao marketing fuleiro…

      • pablo

        Marketing não é arte. E isso muda completamente a forma de como isto deve ser tratado.

        Marketing é "o conjunto de técnicas e atividades relacionadas com o fluxo de bens e serviços do produtor para o consumidor. Corresponde à implantação da estratégia comercial, que abrange um leque muito alargado de atividades, desde o estudo de mercado, promoção, publicidade, vendas e assistência pós-venda".

        Acho que você quer falar da publicidade, que também não é arte e também não obriga ninguém a comprar, apenas tenta despertar um desejo que já existe na pessoa. A publicidade faz parte de um dos itens do marketing – a promoção. "É uma atividade profissional dedicada à difusão pública de idéias associadas a empresas, produtos ou serviços" e também a campanhas governamentais, institucionais, entre outras.

        Só pra deixar mais claro a discução a respeito do "texto" da "nossa querida" advogada.

        • http://www.historias-de-minha-vida.blogspot.com/ olhandoalua

          A palavra "arte" foi usada com um sentido irônico. Você está certo sobre a diferença entre marketing e publicidade, me confundi e cometi uma gafe xD, mas as duas áreas andam juntas e dependem uma da outra… Ninguém obriga ninguém a comprar, mas uma boa propaganda faz com que as pessoas comprarem coisas sem precisar, podemos pegar o exemplo de “polishop” da vida… Quem nunca comprou algo porque viu X propaganda e nunca mais usou o bagulho.

          Tem muitas empresas que usam marketing e a publicidade para vender seus produtos capengas e de péssima qualidade. Como você disse marketing corres ponde a estrategia comercial e etc… estratégia comercial no Brasil é fazer carro bonitinho e de péssima qualidade, cobrar caro por isso e sair dizendo que o carro é ótimo… Quer estratégia marketing mais safada e enganosa do que essa??? E como esses carros são vendidos ainda???

          Só acho que se dependesse de cada empresa divulgar o seu produto a gente estaria lascado, as melhores fontes de informação para nós consumidores são sites como o NA.

  • João Paulo Vizioli

    Quem puder divulgar essa injustiça nos blogs mundialmente conhecidos (Autoblog, Worldcarfans, entre outros) por favor divulguem (se já o tiverem feito, agradeço!).

    Da mesma forma que eles mostraram o NA para o mundo (no flagra do Civic 2012), eles também podem mostrar essa atitude vergonhosa para todos os 4 cantos da terra. Aí eu quero ver a Toyota do Brasil reclamar de alguma coisa… Será que a matriz está sabendo disso? (ou pode ser que a ordem veio de lá…).

    O que importa é vamos apoiar sempre o NA e continuar fazendo dele o maior e melhor blog automotivo do Brasil!

  • Educhs

    Não sou advogado, mas qualquer um consegue ver que o texto dessa advogada é inconsistente. Primeiro que houve a divulgação das fotos sim.

    Mas se a propaganda/marketing for uma obra, e se existe algum direito autoral sobre essa obra, ninguém fez menção alguma sobre tal propaganda ou obra que sequer existe publicamente. Logo direito de autor nenhum foi violado. Publicidade nenhuma foi deturparda como ela faz crer ao mencionar trecho do livro. Sendo assim o investimento feito em tal propaganda não foi perdido e a montadora não sofreu esse tipo de perda ou dano.

    Se o fator novidade é um objetivo da propaganda, e através da divulgação antecipada das imagens tal fator se perdeu, logo parte do objetivo da propaganda que é demonstrar uma novidade também se perde. Mas ainda continua-se sem ninguém desfigurar qualquer propaganda ou obra. Ninguém alterou a propaganda. Talvez um dos objetivos da propaganda foi prejudicado, mas a obra, o trabalho do autor em si, não.

    Ainda que um dos objetivos da propaganda foi prejudicado (vale lembrar que ela nem mesmo existe) tão pouco a montadora teve ou tem qualquer prejuízo comercial de um produto que sequer é comercializado. E tão pouco a veiculação dessas imagens viola algum direito de propriedade industrial.

    Não tem nada que conceda à montadora o "privilégio à novidade" ou "privilégio de colocar seu produto em público pela primeira vez" a não ser a própria competência de esconder o mesmo.

    Por fim, direito de imagem não sei se pode ser aplicado a algo que não tenha alguma personalidade. E o direito autoral sem aplica a obras literarias, artísticas, científica, intelectual, coisas que um carro não é. E ainda esta montadora está violando um direito de veiculação de informação.

    • pablo

      Só pra completar seu texto – do qual concordo – até é bom que o consumidor já conheça o produto quando a campanha for veiculada, assim os esforços de comunicação serão menores e consequentemente os custos com mídia.

  • roddyscott

    A Toyota do Brasil nunca pode exigir que você pare de divulgar informações sobre os produtos da Toyota internacional.. nem deles na verdade. Essa gente tá pensando o que?

    Nunca vi maior enrolação e bla bla bla num texto.. se dizem melhores do que são, eu hein.

    Mas deixa…afinal quanto maior o palco, maior a queda. ACORDA TOYOTA!

  • landocar

    Eber, estamos com vc, se ninjas começarem a rondar sua casa, nao hesite em nos avisar.kkkkkkk desculpa, mas isso tudo é tão bisonho q não da p nao gastar a toyota.com t minusculo mmo.

  • exmarujo

    Têm advogado burro ein, 1° quem proíbe e ordena é tribunal, 2° um pouco de educação tambêm lhe ficava bem, 3° Deveria voltar para a escola para prender a escrever corretamente

    • jpcasella

      Não não, quem ordena, condena e etc é JUIZ DE DIREITO, que trabalha no tribunal, o tribunal não faz nada!

      • exmarujo

        Se não entendeu o que eu quis dizer então está ao mesmo nivel da advogada :D

        • jpcasella

          Quem está no mesmo nível é vc, se dirige a petição ao Juiz competente e não ao tribunal.

  • piracaia1999

    Essa Dona BATEU A CABEÇA…… NÃO É POSSÍVEL!!!!!!!!!!!!!!! ELA ACHA QUE MORA NA LÍBIA OU EM QUALQUER OUTRO PAÍS QUE NÃO TEM LEIS CLARAS E RESPEITADAS. COMO ASSIM NÃO PODE FALAR DA TOYOTA??????

  • bernardomm

    cara, tive q fazer meu cadastro depois de anos com preguiça só para poder expor minha indgnaçao com a toyota.
    deixa d ser #@%$% ó !… q isso….

  • vhrocha

    Se não falarem sobre a Toyota, quem só compra um carro lendo antes as noticias desse blog, deixa de escolher os carros da marca por não saber das novidades e vantagens da mesma. Vai em frente Toyota. Continue agindo dessa forma.

  • Grizzi

    Simples… passe a se referir a TOIOTA (com i mesmo) como uma empresa que não quer que seus seguidores fiquem sabendo dos recalls que promove….. tem que se ferrar mesmo, a Toiota assim como a Ronda se acham as Rainhas da Monarquia Japonesa aqui no Brasil….

  • http://www.flickr.com/photos/guilhermergt GuilhermeRGT

    Tá de brincadeira né? NA faz um dos jornalismos automotivos mais sérios do Brasil. Toyota Fail hein….2.7 milhões de visitas por mês, posso dizer que queimaram o próprio filme

    • Cil

      Queimaram o filme, a câmera, o camera man e o estúdio de TV.. quicá Hollywood inteira depois de uma dessas!

      Ainda estou de queixo na chon!

  • Wikle

    Queimaram o filme. Sempre tive boa impressão da Toyota, mas depois dessa… Estava pensando em Corolla para substituir meu Siena, mas agora acho que vou de Cerato mesmo.

  • TMZ

    Simplesmente ridiculo!!!
    A popularidade da toyota nao esta bem das pernas, tomara que piore muito.
    Que provoque a ira dos consumidores indignados com esse tipo de atitude e que comecem a boicotar essa marca.
    Com a ajuda do NA e outros BLOGS, uma simples consumidora esquecida, conseguiu recuperar seu dinheiro com um acordo com a renault.
    Se a renault voltou atraz com sua atitude vendo que seu nome ia ralo abaixo, a toyota vai tomar vergonha na cara e parar com essa palhacada.
    Agora o marketing negativo ta no ar.
    Eu so queria peguntar para o gestor da toyota, que deve ter se formado numa faculdade do paraguay, que palhacada eh essa pra colocar o nome da empresa no lixo apos ter autorizado essa palhacada?

  • Leeeo_Pinheiro

    ô toyota, vem ca… TODAS as marcas de carros, todas sem exeção, acontece algum flagra exclusivo de um carro, e dessa vez foi com voce toyota, se nao sabe aguentar isso, pare de fazer carros ! é uma coisa normal isso acontecer, e agora a toyota nao deixa mais o melhor site de noticia automotiva publicar noticias dela.

    toyota = imcompetentes

  • Edfranca

    Quero ver se a Toyota ainda vai estar tão arrogante assim até o final desse ano, quando o HYUNDAI ELANTRA já tiver tomado a liderança do "CAROLLA"…. Como dizem, os japoneses que abram os olhos porque os coreanos já abriram a muito tempo… hehehe

    • pablo

      É, e o Jetta pelo jeito tá vendendo. Já vi 3 na rua. O 408 chegou e em relação ao 307 SD está bem mais aceitável. O Cruze também tá chegando. O elentra, como você disse, vem. Todos estes novos concorrentes (porque ainda tem outros como C4 Pallas, Focus SD e Línea – que merecia um cambio e bancos melhores) vão fazer o mercado ficar bem concorrido e o vovorolla com seu preço nas nuvens , seus equipamentos no subsolo e aquele design "estranho" está deixando de ser uma opção tão atrativa – mesmo tendo o nome toyota, seu maior argumento de venda.

  • gui_adao

    Essa empresa é super arrogante!

    Eu lembro no salão do automóvel de 2008, enquanto eu, meu pai, meu irmão, meu primo e 1 amigo ficamos maravilhado com o painel do C4 Pallas, até entramos no porta malas do Azera pra ver o quão grande ele era.
    Ao chegar no stand da toyota, minha surpresa ao ver uma simples Hilux com cordas do lado!
    E pior foi meu amigo, ao tentar abrir a porta do corola para ver como é por dentro, tomou uma bronca do segurança por isso! Na hora já fomos embora do stand….

    Pra mim a empresa também é como ela trata o cliente, então pra mim toyota = lixo, fora que um sentra cvt que não custa qse nada perto de um vovorola dá um curo tranquilo nele

    desculpem minha indignação, mas empresas como essas na minha opinião nem mercem sem citadas num grande blog como o NA, deixem a 4R falando que ele é economico, que o acabamento é bom, etc

    Abs!

  • victorweslley

    Essa empresa deve estar maluca. Bom saber que eles agem assim, pois isso mostra que alguma coisa deve estar errada para não ser mostrada. TOYOTA? Tô fora. E vai perder o título de maior montadora logo logo…

  • Jr_Bauru

    Atitude analógica num mundo digital. Uma pena que isso continue acontecendo.

  • AutomotiveEngg

    Ainda resta alguma dúvida de que a empresa em questão (da qual não se pode mencionar o nome) não apresenta condições mínimas para manter-se na liderança mundial, posto que ocupa desde 2008?

    Foi justamente este tipo de desrespeito ao seu público, quando seus produtos defeituosos foram a causa de vários acidentes com vítimas fatais, tentando eximir-se da própria responsabilidade, que levou seu antigo prestígio ao declínio que continua em curso até os dias atuais.

    Com decisões eminentemente centralizadas em sua matriz (como foi o caso, no início dos infindáveis recalls), não seria de se supor que esta atual censura tenha sido determinada pela operação brasileira. Certamente a ordem de censura partiu de sua alta administração no Japão, persistindo na postura de desrespeito que a tem caracterizado, em tempos recentes.

    • pfcmacedo

      Correto, acho que na censura feita por eles, estão antecipando uma possivel queda de qualidade devido aos acontecimentos no japão e desde já proibindo publicação desses problemas que virão. Temos de fazer é uma campanha contra essa palhaçada. Quem manda no mercado é o consumidor não as montadoras!!! Quero ver se ninguem comprar carros deles num mes se a politica não muda

    • Cil

      Já tomou uma naba da GM… tá faltando perder o posto para a VW.

      Se bem que quero crer que a Toyota mundial é um pouco diferente da Toyota BR. Pelo menos ela convoncou e convoca o povo para fazer recall.

  • FMelo30

    É assim que um gigante desmorona… errando em conceitos básicos e lançando produtos antiquadros… eles acham que os mesmos senhores que compram corollas hoje vão comprar o carro daqui a muitos anos sem grandes novidades… Nada contra os carros são ótimos porém hoje só tem o bom histórico de manutenção, marca consolidada (O que a Hyundai e KIA já estão providenciando) e nada mais… Toyota se cuida… seu corolla está virando a geração mico no Brasil igual aquela dos faróis redondos..

    • TMZ

      Nao eh a toa que a toyota esta morrendo de medo da hyundai.

  • janduir

    Éber, vou mandar um email para a Toyota protestando. Eles estão de brincadeira. Essa japonesada se acha.

  • lucianorj

    Vamos divulgar esta notícia em blogs estrangeiros!

  • MatheusFR94

    bem pensado! hahahahaha….

  • Lucianofiat

    kkkkkkkkkk….primeira empresa burra que vejo!!!! se o NA esta ajudando a toyota a vender carros.. existe muita gente aqui que gosta da toyota e que ver noticias de sua marca!!!… Eber envia um email pra Toyota mostrando quantos pessoas entra nesse site por dia, por favor eles ainda nao sabem. esse blogzinho aqui humilde só tem 100mil vizitas por dia só.

  • erycleyton

    É uma grande PALHAÇADA o que a Toyota esta fazendo!!!
    Quem disse que vc manda em alguma coisa na imprensa brasileira, montadorazinha de merda!!!

    Art. 5º Todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se aos brasileiros e aos estrangeiros residentes no País a inviolabilidade do direito à vida, liberdade, igualdade, segurança e a propriedade, nos termos seguintes:
    IV – é livre a manifestação do pensamento, sendo vedado o anonimato;
    VIII – ninguém será privado de direitos por motivo de crença religiosa ou de convicção filosófica ou política, salvo se as invocar para eximir-se de obrigação legal a todos imposta e recusar-se a cumprir prestação alternativa, fixada em lei;
    IX – é livre a expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação, independentemente de censura ou licença
    Art. 220º A manifestação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qualquer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, observado o disposto nesta Constituição.
    § 2º – É vedada toda e qualquer censura de natureza política, ideológica e artística.

  • YoOdEx

    A Toyota não tem nem ai para os Blogs por uma simple razão! Velho não acessa blog, nem sabe o que está comprando. São os consumidores de Toyota (claroo, existem excessoes e jovens de Corolla). O problema que ela não encherga é que uma atitude dessa mancha o nome perante muita gente que talvez não possa ou não queira comprar seus carros, mas que estão crescendo e um dia passarão a ser publico alvo! Outro fato, é que muitas vezes temos influencias sobre compra de carros de Tios, Avós, Pai. A Toyota pra mim, só decepciona!

  • Sapo_Joe

    Como advogado, a única coisa que tenho a recomendar ao pessoal do NA é… IGNOREM esses idiotas…. Será que lá no Japão eles não têm liberdade de imprensa?? POIS AQUI TEM!!!!!

    A ótima notícia é que a Toyota deixou de ser o maior fabricante de automóveis do mundo, a GM recuperou a liderança, e, se Deus quiser, vai trazer carros pro Brasil pra desbancar esses japoneses idiotas.

    Depois dessa, qualquer Tsunami em cima da fabrica deles é bem vindo!

  • Pedro_Lourenco

    Quero mais que a Toyota se f*da.

  • ubiratamuniz

    Censura? Atitude ridícula da Toyota. Tá indo pro meu Twitter com a hashtag #toyotanuncamais. Força pra equipe do NA!!!

  • Armando_Perez

    Eber sabe o que você faz? pega e apaga todas fotos dessa montadora ridicula bota esse post por ultimo no seu site e comeca a postar noticias produtivas… pq essa porcaria ai não tá com nada…

  • James_Tiberius

    Eber, acho que vc deveria abrir uma conta para arrecadar fundos e peitar a japonezada safada. Poderia abrir uma conta no Paypal por exemplo. Se cada leitor doasse ao menos um real vc teria um belo fundo para pagar advogados. Se abrir, serei o primeiro a doar. E parabéns pela matéria, a reação da japonezada safada só mostra que seu blog tem credibilidade. Ao contrário da japonesada safada que vende carro popular a preço de carro de luxo!

  • Marcoswhooper

    A Toyota está dando um tiro no próprio Pé. A maior prejudicada será a própria Toyota e não a NA. Que pena, espere queda nas vendas Toyota porque o NA é formador de opinião.

  • Leandro1978

    Simplesmente ridículo. Essa ação está no mesmo nível daquela que a VW fez contra o Du Oliveira, proibindo-o de fazer suas versões sobre os "clássicos" da mesma. Ou a censura que o Estadão está sofrendo a quase dois anos referente a uma matéria sobre o filho do "excelentíssimo" Senador José Sarney. Ridículo, coisa de quem não tem o que fazer. Aliás tem, melhorar a qualidade de seus produtos para evitar os inúmeros recalls que vem fazendo de três anos para cá.

    • AF1979

      No caso da VW, os caras ainda se retrataram perante o Du e o mesmo seguiu fazendo suas interpretações de clássicos, como aquela versão do Fusca. Notaram que corriam riscos de se ferrar perante o público. Espero que a Toyota se ligue da bobagem que fez.

  • Malbert24

    toda minha solidariedade a voces, amigos de NA! Mas concordo com muitos aqui que o comportamento de Toyota Brasil é, no mínimo, arrogante. Seria interessante abrir uma contro-resposta JURIDICA a esta gente. Toyota tem uma peputação a defender e francamente não é comportando-se de forma autoritaria que isso fará bem a propria imagem.

  • PauloECosta

    Sem dúvida um dos maiores casos de "tiro no pé" dos últimos tempos. Típico exemplo de cegueira departamental/organizacional. Como assim? Algum "ignorante feliz" do departamento jurídico vê alguma coisa na net e acha que é ruim para a empresa. Imediatamente comunica ao seu chefe imediato (que também compartilha da arte da ignorância) e esse chefe ordena imediatamente: "Entre com um processo". Não estudam o caso, não vêem o contexto, não levam o assunto ao departamento de relações públicas e saem imediatamente partindo para medidas unilaterais. Conseqüencia: Um caso que ser resolveria com um simples "por favor", virará um imbróglio jurídico. A empresa queima seu filme com milhares de possíveis consumidores de seus produtos e mancha sua imagem junto ao público. Podem ter certeza que o departamento de marketing da Toyota não tem a mínima idéia de que o jurídico está fazendo isso! Se soubessem isso jamais aconteceria!

  • JPaulo10

    Nos tempos de Democracia, toda tentativa de censura é odiosa. Pior ainda quando vem antecedida de ameaça e chantagem barata. Duvido que esse deopartamento jurídico da Toy faria isso nos Estados Unidos ou na Europa.
    Eber, não conte para os leitores que a Hilux, fabricada na Argentina, ou seja, no Conesul – livre de impostos de importação – é vendida aqui 53% mais cara que o MESMO PRODUTO vendido no país vizinho.

  • lucasbvieira

    Ninguem compra mais TOYOTA!!! AEEE!

  • Galvão

    Depois do que eu vi aqui,TOYOTA NUNCA MAIS!
    Espero que a Toyota esteja lendo todos os comentários,porque tenho certeza,TODOS NÓS LEITORES ficamos indignados com essa MEDIOCRIDADE da Toyota!!
    Vou divulgar o máximo que puder,nas redes sociais,amigos,parentes…
    Eber,boa sorte,e nunca desista do seu trabalho,que é EXCELENTE!
    ALIÁS…
    São 2,7 MILHÕES DE VISITANTES por MÊS!!
    Quase 4 MIL LEITURAS SOMENTE DESTA MATÉRIA!
    A Dona Toyota…MEU ETERNO DESPREZO!

  • ChalMust

    Seria este o primeiro indicio de desespero do pessoal da Toyota?
    Hyunday Elantra, Renault Fluence, novo Jetta, novo Civic, Cruze …enfim…o espaço deles está diminindo e a tendencia é cair !!! Aí o desespero ….
    Na minha opiniao o NA deveria mesmo nunca mais falar em Toyota …. Fale sobre Kia, Hyunday, Jac, Chery, Ford, Chrysler, Honda, etc, etc …. vcs do NA terao muito assunto.
    Parabens NA.

  • ceneq

    Isso tem só um nome: INTIMIDAÇÃO.

    E intimidação remete à covardia….

  • Luf

    é…. realmente até aqui ninguem defendeu a Toyota, queimou o filme mesmo!!!!

    vai honda!!!! lança logo o novo Si pra acabar com eles…

    aproveita que eles estão mancando depois desse tiro no pé!!!!!

    • Galvão

      Já mandei isso pro twitter da Toyota(@toyotadobrasil)

      @toyotadobrasil Venho comunicar á Toyota,que eu NUNCA MAIS IREI COMPRAR PORCARIA DE CARRO NENHUM DE VOCÊS! #TOYOTANUNCAMAIS @automotivas

      Façam o mesmo gente,vamos lá,ajudem o NA(até rimou)kkkk

      OBS:Eber,coloca essa notícia junto com as mais importante do site(no topo,quando abrimos)
      Onde estão:o flagra do sandero,a avaliação do new fiesta,a avaliação do novo Jetta 2011,a avaliação do bravo,etc

  • ITALIA150

    Hoje você é quem manda, falou, tá falado, não tem discussão, não
    A minha gente hoje anda falando de lado e olhando pro chão, viu,
    Você que inventou esse estado, e inventou de inventar toda escuridão
    Você que inventou o pecado, esqueceu-se de inventar o perdão

    Apesar de você amanhã há de ser outro dia
    Eu pergunto a você onde vai se esconder da enorme euforia
    Como vai proibir quando o galo insistir em cantar
    Água nova brotando e a gente se amando sem parar

    (trecho da canção " Apesar de você " Chico Buarque)

  • Marco_Reis

    Por essas e por outras vejo que a toyota é uma marca bem fuleira e baixa mesmo. #Toyotanuncamais

  • ahsoliveira

    força NA, SENSURA MAIS UMA NÃO

  • ITALIA150

    Pai! Afasta de mim esse cálice
    Pai! Afasta de mim esse cálice
    Pai! Afasta de mim esse cálice
    (trecho da canção " Cálice " Chico Buarque)

    • pablo

      Muito bem lembrado.

  • rBvix

    o fato eh, toyota e caro e uma merda… se um dia eu comprar toyota, e pq eu to doido

  • laguardia

    Pode continuar divulgando. É uma noificação extra judicial. Não tem força executória. Se fosse uma notificação judicial aí sim, deveria parar. Mas de toda forma, mesmo que aparece uma notificação judicial, basta recorrer da decisão. Você está apenas fazendo jornalismo e não está lesando nenhum direito da empresa.

  • FORECAR

    Com certeza ela vai perder um clientes com isso ai!

  • lmp_aviador

    Ué. Se a imagem do tal corola "S" com motor fraco estava na internet, é de livre distribuição. Ridiculo a atitude dessa pseudo advogada.

  • pablo

    É a Toyota pondo seu nome na lama dia após dia. Quanto a notificação, justamente por ser extrajudicial, no meu entendimento, não haveria obrigatoriedade de ser atendida.
    Judicialmente não acho muito provável conseguir coisa deste tipo (proibir a veiculação de fotos e informações do carro), porque não prejudica a empresa, pelo contrário, cria expectativa e faz mídia expontânea para ela. E não acho que vá contra alguma lei de propriedade industrial pois o carro estava em lugar público (acho que nem no Brasil estava, era na Argentina, não?), sujeitando-se a ser fotografado por qualquer um.

    • cabayo123

      Sim, o carro fotografado foi na Argentina, sem camuflagem e numa rua pública. Eu não comprendo a cansura.

      • jpcasella

        Não senhor, as fotos que estão discutindo são as que estavam dentro do espaço da própria Toyota, o carro não estava na rua, por tanto, é crime e fim de conversa, já expliquei o pq é crime na 1 pagina de comentários.
        Todo esse oba oba que estão citando o art. 5 da Constituição Federal, é muito lindo, mas de nada serve nesse caso em especifico.

  • fernandogdm

    A toyota eloqueceu? está até parecendo a renault com o caso do megane que não funcionava, processou o consumidor e depois viu a enorme cagada que fez voltou atras, mais já era, o estrago a imagem da empresa já tinha sido feita!!

    Espera isso de qualquer outra empresa automobilistica, menos da toyota, uma empresa que sempre esteve a frente das outras em termos de qualidade e marketing, faz uma puta burrada dessas! O certo é vocês não divulgarem mais nada sobre a toyota mesmo! Porque aliais quem está perdendo mesmo são eles mesmo!

    E eu gostaria de agradecer a equipe juridica e de marketing da toyota do brasil, por demostrar que qualquer um pode trabalhar em uma empresa boa como a toyota.

  • GAbRieLGUIMA

    Pra mim a TOYOTA está "chateadinha" com os inúmeros comentários dos leitores sobre os valores abusivos que ela pratica no Brasil. Alegar a "indevida" divulgação do COROLLA S é mera desculpa, um subterfúgio. Hum! Certeza! Vocês não acham?

  • Eriesou

    UAI! Censuraram meu comentário? E olha que não falo e nem teclo palavras torpes.

    • pablo

      Eu to vendo ele.

  • benelaux

    Empresa ridícula.
    Já estava queimada por causa dos preços absurdos do seu Corolla. Agora é que queimou de vez!!

  • claytonlus

    Fato. E ainda mais agora que o Elantra tá chegando…. A Caoa pode dar uns foras nas propagandas, mas ao menos quanto a questões juridicas é séria.

    P.S: Se fosse comigo Eber, eu teria falado pra pedirem na justiça. Mas é que eu sou desaforado… :P

  • ITALIA150

    Essa empresa estrangeira, não irá calar um brasileiro em seu próprio País !
    Vivemos num estado democrático de direito, vá da ordens em seu arquipélago !!!!

  • eduardoapena
    • pablo

      "Jezuis."
      Sem mais.

    • RBuriti

      É uma cilada Bino!!

  • Hik

    Eber,

    Na verdade a ação do advogado da empresa é uma represária contra o site NA, não tem nada haver com uma determinada reportagem, entendeu ?

    O resto é somente uma desculpa !

    Por que contra o site?

    Porque a Toyota está zangada com o blog, por publicarem reportagens contra a imagem da empresa !

    Explico:

    Este site dá uma atenção demasiada nos recalls da Toyota, sendo que a maioria acontece em modelos do exterior que não são vendidas aqui, logo a empresa questiona o interesse deste site em mostrar esses recalls a consumidores que não estão envolvidos no caso, além da empresa questionar o porquê do site apenas publicar TODOS os recalls da Toyota e não publicar TODOS os recalls de outros fabricantes, existindo uma imparcialidade, entendeu ?

    Exemplos:

    1. Reportagem do dia 24/Fev a manchete diz "Toyota: Mais de 2 milhões são chamados nos EUA e Europa. Tapete de novo!", por que dizer "de novo!" no título, o site induz que está zangado com a Toyota, não é ?

    2. Reportagem do dia 26/Jan a manchete diz "Toyota faz recall de 1,7 milhão de veículos por sistema de combustível com defeito", o problema é que o recall não afeta os consumidores brasileiros, então porque fazer está reportagem contra a TOYOTA do Brasil ?

    3.Reportagem do dia 8/Mar a manchete diz "Toyota faz recall de pickups e SUVs por conta de problema no sistema de monitoramento de pressão dos pneus", porque fazer uma reportagem de um recall que não diz respeito aos modelos vendidos no Brasil, perseguição cotra a empresa ?

    4.18/Mar o site diz: "Preços do Novo Corolla 2012 estão nas alturas" Por que induzir os leitores que o preço subiu tanto assim, sendo que não é verdade, o valor é similar ao modelo anterior e dentro da faixa de mercado, se mesmo assim o site acha que está caro demais, o problema seria somente desta empresa ?

    Enfim, a TOYOTA é uma empresa poderosa, com recursos muito superiores do que este blog, acho uma tremenda ingenuidade do blog NA perder um patrocinador ou envolver-se numa briga judicial contra a TOYOTA, pois poderá ser caríssima, sugiro entrar num acordo e tentar ser imparcial com as reportagens, não é?

    Atenção: Se o site despreza a sensura, então publique este comentário !

    • RBuriti

      1: Nao vejo nada contra a toyota. Só a verdade nua e crua. Poxa, tem gente lá fora também que ler o site. O recall mais uma vez foi feito pois o problema do tapete nao foi resolvido. DENOVO neles!!!
      2: As vezes nossos carros tem peças importadas, vai que uma dessas nao esteja no recall
      3: O site fala de qualquer marca em qualquer pais, honda, peugeot, chevrolet, ford, etc e etc
      4: Sim, os preços estao nas alturas!!!

      Só porque a toyota tem mais dinheiro nao quer dizer que ela é mais poderosa.

    • pablo

      Cara, perdeu uma boa oportunidade de ir caguar e não escrever isto.
      A propósito, você recebeu quanto da Toyota pra vir aqui? Ou só é um fanboy sem noção?
      Só foram publicados fatos, a Toyota que tenha mais competencia para fabricar seus carros.
      O NA publica todos os recalls de que tenha noticia: No Brasil ou não (até porque no Brasil quase nunca tem).
      O preço do Corolla é a muito tempo rídículo. Mas há idiotas pra comprar.

      Acho que isto deixa bem claro aos demais leitores a situação. Já à você, não perderei mais meu tempo, pois se realmente conhecesse o site não teria escrito isto.

    • http://www.noticiasautomotivas.com.br Eber

      Como bom japonês que vc é, hik, veio aqui defender a sua amada Toyota né… deve ter um Toyota na garagem… vá ver os maiores sites automotivos e blogs automotivos do mundo, todos eles publicaram todos os recalls que eu publiquei. Se a Toyota teve um monte de recall publicado aqui no NA, é porque ela fez esse monte de recall. Se tivesse cuidado melhor da qualidade de seus produtos, não tinha precisado de recall. Publicamos também todos os recalls de outras marcas, o ponto é que as outras fazem muito menos recalls que a Toyota.

      • Kenny_

        Bom, estou tentando entender a situação. Acho esse assunto muito delicado pra tirar conclusões precipitadas. Por isso vou fazer algumas perguntas.

        1 – Foi só a NA quem recebeu essa intimação ou todos os sites associados tambem tiveram esse problema? E quanto aos comentários dos Blogueiros, tambem estamos proibidos de mencionar o nome da Toyota?
        2- Vocês se sertificaram da veracidade desse e-mail? Alguns dos usuários aqui no forum destacaram falhas na edição desse documento, (sem numero do OAB da advogada, não menciona em qual lei eles se basearam para fazer essa exigencia).
        3-O usuário jpcasella destacou que como as fotos foram tiradas em espaço privativo da Toyota sem autorização da mesma a NA pode ter que responder por Espionagem Industrial e Furto da Propriedade Intelectual. Considerando a falta dos itens mencionados anteriormente esse documento pode ser considerado extra-oficial. Nesse caso pode-se interpretar ele como uma ameaça: "parem de publicar matérias sobre a Toyota ou processaremos voces por Espionagem Industrial (ou algo do tipo)".

        Espero que a situação seja esclarecida logo, acho muito estranho isso tudo. Lembro que tinha até um anuncio do "novo" Corolla Altis nesse site que foi posto após a reportagem do Corolla S, porque só agora que se manifestaram?
        No mais desejo boa sorte a NA e espero que não parem com as matérias sobre a Toyota.

    • pfcmacedo

      O tem varias noticias sobre o mercado la de fora, esses dias mesmo foi dada a noticia do taurus 2013 que nem é vendido no Brasil e publicou tambem o recall do jetta nos eua, então seu argumento que a publica noticias de recall la de fora visa prejudicar a toyota no brasil não é valida. O site fala de carros no Brasil e fora visto que vivemos em um mundo globalizado e o que acontece la fora afeta sim o mercado interno.
      Nas noticias de recall voluntario como acontece nos eua as vezes, ao meu ver é mais positivo do que negativo pra marca, mostra respeito ao consumidor ao passo que sabemos que as montadoras são passiveis de erro.
      Em muitas noticias e reportagens o site critica preços de varios outros carros, para um consumidor atento, não é uma noticia que vai faze-lo deixar de comprar caso considere que o preço seja justo.
      Acesso diariamente e é um dos poucos sites de autos de grande impacialidade, por vezes expressa sua opinião sim porem no geral mantem se neutra colocando fatos e dando ferramentas para decidirmos.

    • Cil

      O site mostra os recalls da Toyota simplesmente porque ELES SÃO OS MAIS FREQUENTES!!!!!!!!!!!!!! Eu até brinco que a Toyota e a Honda estão numa competição particular para ver quem fará mais recalls este ano.

      Por exemplo, o recall do Soul, quando apenas um único carro nos EUA apresentou problema, foi publicado aqui.

      Agora pergunto, se os recalls são sobre carros que não são fabricados aqui, porque a Toyota ficaria chateadinha??? Até porque as reportagens normalmente mencionam o fato de que não é o modelo brasileiro e/ou os países onde o recall ocorre. Você pode dizer que as rerportagens fazem o leitor assumir que o carro fabricado aqui pode não ter essa qualidade toda, já que os recalls estão acontecendo SEGUIDAMENTE lá fora, onde qualidade é exigida da indústria. Mas para isso, nem precisava se dar ao trabalho de ameaçar um site de informação. Melhor mesmo era mandar tirar as notas do Toyota lá do Latin NCAP não é??? Afinal quer prova maior da qualidade… ou falta dela… no modelo produzido por aqui quando comparado com um Euro NCAP da vida? E olha que aqui só foi testado um tipo de impacto.

      De resto: com essa atitude, a concorrência agradece. Eu bato palmas para a Citroen, cujo Aircross foi testado, recebeu a avaliação que tinha que receber tanto pelo site como pelos usuários, mas nem por isso, a empresa me veio com essa pataguada.

    • landocar

      companheiro, vc nao acessa NA frequentemente, certo? é o q me parece, pq nada do q vc disse tem cabimento. divulga-se muitos recalls pq a toyota fez varios recalls. em termos, isso nao é ruim, ruim é detectar alguma falha e ficar quieto, deixando o consumidor se ferrar. nao percebo pq o eber nao nos daria noticias do q acontece fora do brasil, afinal, o mundo atualmente é quase sem fronteiras, logo, carros q nao temos aqui podem mto bem passar a vir. quanto ao preço, vc pode discordar, mas eu nao aceito q um carro q vale 30.000 us$ tenha preço aqui ate mais de 3x isso. se vc acha isso status, por favor, me contate e ficarei feliz em lhe vender algumas gaivotas de papel mto sofisticadas e de desenho moderno, feitas com papel de otima qualidade a preços q com certeza agregam valor ao produto. por ultimo, convido a vc acessar com mais frequencia o NA. nosso companheiro eber trabalha diariamente para nos servir de noticias fresquinhas inteligentes, de bom gosto e altamente relevantes ao cenario atual da industria e mercado automotivos. se quiser tbm, sirva-se com os coments dos usuarios, os quais vc vai perceber q sao altamente polidos, dotados de raciocinio e em sua maioria munidos de bom humor altamente refinados e divertidos de ler, ainda assim despertando os demais para raciocinar. com todo o respeito eu me despeço e desejo um bom dia.ou noite.

    • ChalMust

      TOYOTA é caro e está cheio de recall mundo a fora …. pura verdade!!!!
      Porque entao nao se pode comentar a verdade aqui no NA ????????
      Caro Hik, cai cagar no mato e nao venha escrever mais merda aqui no NA.

    • Hik

      Eber,
      O comentário que postei não é contra a NA, apenas fiz uma observação sob ponto de vista da Toyota, pois estava tentando explicar os reais motivos desta ação, entendeu ?
      Afinal, você acha que a Toyota fez isso só por causa de uma única reportagem?
      Pessoalmente acho uma tremenda burrice a Toyota tomar essa atitude, mas também acho pouco inteligente levar isso pra frente e querer brigar com a Toyota, o que a NA ganha com isso a longo prazo?
      Querer pousar de vítima porque foi censurado e ganhar publicidade com isso?
      Talvez seja uma ótima idéia, siga em frente, a decisão é de cada um.
      Enfim, a única observação que faço é que não julguem as pessoas pela raça ou crença, o fato de ser japonês não deveria ser relevante, pois demontra profundo preconceito, não é?

  • Anderson_Silva

    “Vão se f*derem”

  • Vitão

    Não tem cabimento a alegação da Toyota…. Com isso está me deixando é com mais raiva da montadora…..

    Ainda mais de proibir postar qualquer coisa referente a marca?? Então como fica as revistas automotivas em que mostram as flagras??

    O Corolla S também nem foi uma maravilha de carro, somente colocaram alguns spoilers… Tá de palhaçada né dona Toyota!!

  • pfcmacedo

    Apesar de não ser a melhor opção pro mercado acho que o NA realmente deveria ignorar a toyota por uns tempos em quaisquer materias como "protesto". As materias, citações em comparativos etc na maioria das vezes funcionam mais como propaganda do que atrapalham as imagens da empresa. Veja o exemplo dos comparativos: vamos dizer que você quer um seda medio, vai ler as materias e la estão comparados civic, jetta, vectra, fluence etc. O que acontece… o corolla podia ser muito melhor que todos, mas como você não tem base de informações dele nem cogita, muitos casos assim vão acontecer. Quando o marketing deles fizer as contas, vão pedir pra voltar a publicar, dar carro pra teste etc.

  • Hik

    A Toyota percebeu que existe mais reportagens Negativas que Positivas para a empresa neste blog, logo para ela é melhor não publicarem mais nada sobre a Toyota, apesar dos deméritos, entenderam ?

    Oras, basta ver as reportagens, TODOS os recalls da Toyota que acontecem nos EUA são mensionados aqui, o problema é que muitos modelos não são sequer vendidos no Brasil, enquanto TODOS os recall que acontecem nos EUA de outros fabricantes não são publicados neste site, não parece perseguição contra a TOYOTA ???

    Exemplo, você jamais verá num site japonês uma reportagem falando de um RECALL do modelo Gol ou Palio no Japão, pois lá não são vendidos estes modelos, mas aqui, vejo uma reportagem de um RECALL de um modelo TOYOTA não vendido aqui, por que será ?

    Bom, nada contra o site, mas pra mim é burrice o Eber cutucar desta forma a Toyota, seria mais vantagioso ser imparcial no tipo de reportagem, ( ATENÇÃO, A CRÍTICA NÃO É SOBRE O CONTEÚDO, MAS A ESCOLHA DAS MÁTERIAS ), não é ?

    Se duvidam, basta ver as matérias antigas sobre os recalls da Toyota nos EUA, Europa e Japão na NA.

    Enfim, o problema não é de uma determinada reportagem, a represária é contra o BLOG, entenderam ?

    • JPaulo10

      Com o que, você está sugerindo que só se fale bem de uma montadora? Não se pode noticiar coisas negativas que ela faz? Isso, meu caro, nos remete aos tempos de ditadura, ou à época de Stalin, Hitler.
      O dever de qualquer órgão de comunicação numa Sociedade Democrática é informar a verdade ao público. Doa a quem doer.
      Para qualquer empresa a coisa é simples: se quer que fale bem de seu produto, faça um produto bom.
      Mais: a fonte do NA para notícias é a imprensa estrangeira. É ela que noticia, por exemplo, recall de carros da Toy. O NA está "perseguindo" a Toy ao repetir notícias veiculadas no exterior? Ou será que o Departamento de Segurança Automotiva dos Estados Unidos é mentiroso?
      Sua argumentação é falha, me desculpe.

      • Hik

        JPAulo10,
        Oras, nos EUA é lógico que irão publicar os recalls, pois os modelos são vendidos lá !
        Agora, por que publicar uma reportagem vinculada no exterior e que não tem nada haver com modelos daqui ?
        Quanto aos modelos serem ruins, cabe o consumidor julgar, não cabe o site NA fazê-lo, não é ?
        Agora, veja bem, o problema não é divulgar os recalls, mas a forma como é divulgado, basta ver as manchetes da NA, induz uma crítica ao fabricante, não é imparcial.
        Enfim, não estou defendendo a Toyota, só estou dizendo que a empresa está fazendo isso porque ela se sentiu ofendido pelo site, o motivo existe para a Toyota, senão ela não estaria fazendo isso à toa, não é?
        Agora, se o site NA quer insistir com isso, problema deles, pra mim tanto faz.
        Pessoalmente acho uma tremenda BURRICE da Toyota querer brigar por causa disso, mas motivos existem sim !
        Atenção: Não sou fã desta marca, apenas fiz um comentário racional tentando mostrar a lógica da situação.

    • Cil

      Esse argumento até seria válido, se… e somente se… recalls de outras montadoras, muitas sequer instaladas por aqui, não fossem mencionadas aqui. Da mesma forma, os blogs, revistas, etc, deveriam se ater a falar apenas da indústria nacional de acordo com a sua lógica, já que o que ocorre lá fora não interessa para a gente. Para que saber o que é produzido pela BMW, Mercedez, Volvo… Scion e Saab, essa nem produzem aqui, ou sobre as empresas chinesas? Ou sobre o Euro NCAP, que não se aplica aos carros nacionais.

      Sei lá… para mim a represária é contra o blog sim, mas a argumentação é totalmente desprovida de lógica. Não é culpa do NA, se os carros da Toyota dão problema constantemente.

  • felipesfc87

    Legal, eu considerava um carro da marca, broxei.

  • Marciliosp

    Ridiculos, ja nao seria cliente desta empresa e cada vez mais convicto disso!

  • Wellsanto

    Quem esses japas pensam que são ??????????? Lideres de mercado ????????

  • schip624

    somos dois.. aki em ksa tem um novo e um com alguns anos, ja tivemos hil.. dexa pra la.. Nao tenho mais orgulho de ter sido dessa marca ahauhauhauha de um tempo pra ca eu tenho visto tb que nao faz mais sentido comprar toyotas. As coreanas estao superando em muito a toyota. ate algumas nacionais.

  • mmuniz75

    Olha, a Toyota deveria proibir falar qualquer coisa dela em qualquer site, assim talvez as vendas do Corola, caiam.
    Vai ver que isse que ela quer dar uma change para os concorrentes coitados, o Corola só vive lá no topo das vendas isso tem que acabar tirando da web logo o pessoal vai esquecer que esse esse carro existe. Parabens Toyota , vamos ajudar vender mais Jetta, Fluence , Cerato, 408, Pallas, Linea, etc..

  • fer_nando_pvh

    bom ia trocar de carro tava pensando no corolla, mas esse facelit mediocre que fizeram, me levaram a olhar mais para o 408 que eh novidade no mercado, e ate qm sabe o injustiçado jetta. e dps dessa ai sei nao, corolla n eh mais a primeira opçao sendo que no maximo daqui 2 anos ele muda totalmente, n seria um bom custo beneficio

  • Vitor_Augusto

    é só o povo parar de comprar Hailuque ou Vovorolla que eles baixam o tom..

  • trunks

    Respondendo ao comentário 162 do User Hik:

    O NA eh um blog que relata notícias sobre automóveis de todo o mundo, não se restringe ao Brasil. Tanto é que existem até materias publicadas direto do Japão.

    O Sr. está me parecendo algum estagiário do dpto jurídico da Toyota, pois a defende de forma cega. Inclusive escreve a palavra Toyota sempre em caixa alta, pra quê isso???

    O post dele me soou como uma outra ameaça sutíl.

    E só corrigindo:é Censura e não “sensura”.

    Boicote a Toyota já Eber. Estão se achando a última bolacha do pacote!!!

    Francamente!!!!

  • SukhoiSJ100

    Será que a referida fabricante já censurou blogs e sites dos EUA?

    Eu tenho que me preocupar no que falo sobre recalls?
    A fabricante é que tem que se preocupar em fazer carros decentes.
    É ela que está colocando vidas em risco, não sou eu. Cada um com seus problemas.
    O pessoal do NA nem dá atenção para essas coisas… Querem ver testes, dicas, segredos e lançamentos.

    Corolla S – S de Slow. Não comprem nada da Toyota! Nem influenciem seus pais a comprar!

  • NatalRN

    Já há um tempinho que já não tou gostando da Toyota, e agora com essa é que não compro mesmo um Toyota, recorra dessa notificação Eber, essa Toyota está querendo demais.
    Vamos fazer um BOICOTE a Toyota, esse ano ninguém compra Toyota zero KM.

  • ohyeah200

    ahahha essa toyota é uma piada ahah.. além de vender os carros por preços absurdos ainda fica com essa onda deles :D ahaha é pra rir, realmente

  • pablo

    TOYOTA = Toy otário

  • jonathan1985

    Como eles vão proibir de falar a respeito da Toyota? Trata-se um site de NOTÍCIAS sobre carro, e caso eles estejam desinformados, para se ter um site desses e noticiar tais notícias, não se precisa mais nem ser "jornalista diplomado".Se for uma notícia, baseada em FATOS, eles não tem como fazer isso (proibir).
    A respeito das fotos que foram publicadas etc e tal eles até poderiam mesmo solicitar a exclusão delas, tentando se valer, por analogia, do mesmo aplicado ao "segredo industrial".
    Mas que baita palhaçada dessa Toyota, na boa, uma das coisas mais ridículas que já li!
    Mas também não creio que disso possa valer algo com amparo judicial para o NA acionar a Toyota…

  • MarceloSchwan

    Olha, nem como estagiária ela poderia assinar uma notificação destas sem mencionar seu número de ordem na OAB. Tem coisa estranha aí. Na OAB SP ela não está inscrita, pelo menos não com esse nome.

    Caso seja realmente algo sério, é uma das maiores palhaçadas que ví no meio automobilístico em mais de 25 anos colecionando revistas, lendo sobre o assunto e trabalhando no meio.

    Simplesmente ridículo.

  • AndreGandrex

    Toyota, você está fazendo isto errado.

    Não se queime por conta própria.

  • Thiago_Matos

    Olha uma verdadeira piada isso, se a toyota não quer respeitar o direito de liberdade de imprensa de um blog respeitado e conhecido como o noticias automotivas fica ruim para ela mesmo blogs como estes sérios e respeitados servem para nos mostrar quais carros no futuro poderemos pensar em comprar se hoje fosse comprar um toyota não compraria mais por causa disso.

  • bailascomigo72

    Eber, vamos lá:
    1) A notificação extra-judicial estava acompanhada dos necessários contrato social, alteração contratual e cadeia de procurações para autorizar a Dona Rosana Barmejo a falar em nome da empresa? Pela notificação, parece que não (normalmente se coloca na petição "Toyota do Brasil, pessoa jurídica de direito privado, CNPJ, endereço, representada por sua advogada fulana de tal, oab, endereço, conforme poderes em anexo…)
    2) Estranho uma "dita" advogada não incluir nem o nº da ORDEM! Quem garante que é mesmo advogada?
    3) Entendo que cabe uma contra-notificação (ou resposta), requerendo as informações e documentos supra citados, para que se possa analisar a validade da notificação (por enquanto, do jeito que está é um NADA JURÍDICO). Se de fato foi a Toyota quem enviou – e não seu departamento jurídico querendo mostrar serviço inútil – aí vamos para o próximo ponto.
    4) Entendo também que o blog não violou qualquer norma jurídica. As fotos não foram furtadas, não mostrou (se não me engano…) a "fuça" de qualquer pessoa (aí sim, imagem não autorizada pode gerar algum dano, mas isso a ser avaliado). E quanto a não veicular qualquer notícia, é de um absurdo sem precedentes…
    5) Na resposta, pode-se apontar inclusive e especialmente que outras revistas veicularam fotos e notícias ao longo dos anos e não houve qualquer proibição. Aonde está o tratamento isônomico?
    Estamos a disposição ;)

    • Cil

      Vamos esperar pelos próximos capítulos. Ainda estou de queixo na chon… porque não é possível que a Toyota tenha descido a tanto. Queria saber como essa notificação chegou. Será que isso é real mesmo?

      Se for, afff… tem gente sem noção no departamento jurídico e na presidência da Toyota.

  • Sias

    Nunca pensei em comprar um Toyota por se acharem "a última bolachinha do pacote", cobrando um absurdo por seus carros (idem pra Honda), sem contar que o Corolla é tosco em desing, mas depois desta tem mais é que divulgar até parafuso solto nos carros deles.

    Bando de trouxas.

  • dzindzik

    Amigos porque vocês acham que foi extrajudicial? Porque Judicialmente ela não pode fazer nada, só ta querendo aparecer, se ela tivesse respaldo juridico acham mesmo que ela não acionaria a "Justiça"? Essa Toyota é uma palhaçada mesmo. TAMOS COM VOCÊ EBER!!!

    • bailascomigo72

      Não é por aí. Juridicamente falando, a notificação extra-judicial em tese até tem o condão de avisar ao notificado de que ele não está cumprindo com a lei, contrato ou ferindo direitos do notificante. Evita-se assim uma demanda judicial. Se não cumprido pelo notificado, isso pode "fortificar" a ação do notificante. Em resumo, ao se levar ao Juiz, fica algo como "Excelência, olha, eu ainda avisei que ele descumpriu (lei, contrato, etc.) e mesmo assim não deu ouvidos".

      Serve bastante na hora de uma liminar ou antecipação de tutela, pq o notificado não vai poder dizer que "não sabia"…

      Lembrando sempre que não é o "caso do presente caso".

      • dzindzik

        Como eu disse não existe respaldo juridico para tal ato, ela não tem como pedir qualquer coisa juridicamente.

  • davi_auto

    Não acredito que a Toyota chegou a esse ponto, aff (não vou nem falar o que eu penso, senão meu comentário será excluido)

    Aposto que ela vai perder é as vendas dela por causa dessa besteira!!

  • Anderson_mg

    tiro no pé que a toyota deu, isso so acabou dando mais combustivel ao NA… rsss como sao burros agora alem de ter uma forma de divulgar suas carroças de graça, em um dos sites ou blogs mais visitados do Brasil, ainda de quebra deu armas ao blog para se sobressair e dando melhor credibilidade pra sua arqui rival Honda por ex que ja deixou o city para a avaliação sem temer maiores comentários … força NA estamos com vc

  • PabloRJ

    Leio o NA há muito tempo mas nunca participei dos comentários.

    Depois de ler esse absurdo, não aguentei e criei um login.

    TOYOTA BRASIL caiu no meu conceito. Torço para que essa iniciativa tenha sido tomada a parte por alguém que não influencie a marca de qualquer modo.

    TOYOTA NUNCA MAIS!

  • ITALIA150

    Estou arrependido de todas as vezes que exaltei suas qualidades aqui !!

    • bailascomigo72

      Eu já não consigo misturar. Vai continuar tendo excelentes qualidades mecanicas, bom acabamento, plataforma sólida, muitor conforto e maciez, visual completamente ultrapassado – feio, até, preço muito alto, etc.

      É que isso não é atitude de engenheiros, montadores, de quem testa, etc. É de alguém certamente que "quer mostrar serviço".

    • Cil

      A atitude da Toyota não tira o mérito que os carros dela tem para aqueles que assim o pensem. Não acho que se deva misturar as duas coisas.

      A atitude da empresa nesse caso foi bizarra ao extremo.

  • Alesr50

    Ótimo tema pra um propaganda da Nissan!

    Como canta os Raimundos:

    "a livre expressão é o que constrói uma nação
    Independentemente da moeda e sua cotação"
    Deixa eu falar, filha-da-puta!!!
    Expressão!!"

    Que coisa ridicula essa da toyota!

    • Cil

      Sinceramente, eu já estou vendo os neurônios se batendo na cabeça dos responsáveis pela mídia da Nissan, conectando informações para achar uma maneira de tirar partido disso. Eheheheheheeh… um comercial do Sentra, que para mim é o sedã mais injustiçado a venda no BR.

      • Alesr50

        Injustiçado mesmo! E não só ele, infelizmente!! Por aqui muitos carros bons foram ignorados..

  • ITALIA150

    E eu digo não
    E eu digo não ao não
    Eu digo: É!
    Proibido proibir
    É proibido proibir
    É proibido proibir
    É proibido proibir…
    ( trecho da canção " É proibido proibir " Caetano Veloso )

  • mandabala

    Meio de coação descabido, invenção jurídica ao invés de pedir simplesmente a retirada das imagens. Documento sem nenhuma validade para o Direito. Se eles entrarem com uma ação pedido uma liminar tudo bem, mas notificar extrajudicialmente, parece brincadeira de mau gosto.

  • fernandodasilva

    Que jogo baixo da Toyota, que feio pra uma marca, eles só tem a perde com isso !!

  • expresso222

    Estou gostando da reação dos comentaristas acima. Eu em pouco tempo que comento neste blog nunca vi um tópico ser tão comentado (mais de 300 até este momento)! Realmente todos são a favor da liberdade de expressão e isto é muito bom para que o país não volte nunca mais aos tempos negros da ditadura!

  • Ricardo_Alves

    acao totalmente kamicasse, em pensar que tem gente grauda muito bem paga para fazer esta estupidez.

  • Andre_K

    A pior coisa que pode ocorrer para uma marca é seus consumidores e potenciais consumidores tomarem "birra" da marca. Atitudes estúpidas como essa só levam a esse tipo de retaliação.

    Isso só demonstra a desorganização e a falta de diálogo entre os setores da empresa. Duvido que se consultadas as pessoas responsáveis pelo marketing da empresa, dariam o aval para esse tipo "propaganda" para a marca.

    Coisa típica de chefe burro e autoritarista que toma decisões puramente baseadas em seu mau humor sem consultar sua equipe e muito menos avaliar o impacto de sua bravata.

  • jerson_naval

    Vivaaaa a TOYOTA…. se afundando cada vez mais …. q orrivel uma empresa de porte grande d+++ fazendo esse tipo de coisa o engraçado é q se fosse a globo ou record ou qualuer outro veiculo de comunicação grande eles fariam isso eles tem q intender q isso aqui é internet e eles não manda em porr* nenhuma cuido q a falencia chega para todos….

  • Diggo

    Que coisa mais ridícula… mas a culpa não é da advogada e sim da Toyota, ou seja, não se deve cofundir os vilões.

  • diegogerman

    A iniciativa do Eber de transparencia com os "podres" de algumas empresas, sem medo de represália é ESPETACULAR;
    Em tempo, o que nós consumidores podemos fazer? É séria uma empresa que fere a legislação brasileira, no que diz respeito à liberdade de imprensa?

    Fiz minha parte a muito tempo, e comprei um Nissan, façam vocês também…
    E ai Toyota vai me processar também? ABSURDO

  • Ascari

    Cara, como esse povo pode ser tão burro com uma exigência extrajudicial e arrogante dessas? Isso só queima o filme da empresa. Fora o desconhecimento das leis brasileiras (ela é advogada de porta de cadeia, só pode)Parabéns por ter divulgado e não aceitar esse tipo de coisa. Mexeu com quem tá trabalhando quieto, agora aguenta a ira do povo, Toyota!

  • CanalhaRS

    Eber, realmente a atitude da toyota mostra um amadorismo fora do comum.
    Mas tratar o NA desta forma é uma prova de que os fabricantes estão atentos ao que se passa aqui e que o blog tem uma grande relevância no país. E exatamente por esse motivo fica incompreensivel querer censurar o blog , com matérias que são normais na imprensa mundial. Segredos são publicados todos os dias pelo mundo e ninguém é ameaçado ou processado por isso.
    O que um versão maquiada (apenas isso) de esportivo tem de tão importante , que não possa ser mostrada ???
    Quem vai perder é eles, pois deixarão se estar numa das maiores "vitrines" do pais e ganhar a antipatia de muita gente, o que é o meu caso.

    Eles estão mexendo num vespeiro, porque vivem de apenas um modelo fabricado aqui, até hoje. Se a publicidade negativa deles tomar grandes proporções, a marca se arranha de vez no país.

    Estamos contigo Eber!! Parabéns pelo teu trabalho.

  • rafaelmoraes99

    a Toyota sabe que o NA hj tem grande influencia no meio automotivo, e estão incomodados…..pois aqui no NA as materias falam sim das coisas boas dos carros…..mas tbm falam das ruins sem medo de opressão!….. isso incomoda os Grandes!

  • Renato_Tv

    divulgado no facebook!

  • cabayo123

    Eu proponho enviar mail (uma chuva de mails) a os sites da Toyota expressando o nosso desacordo, num texto comum:

    Eu digo não à censura no blog Noticias Automotivas.

    Toyota.com: http://toyota.custhelp.com/app/ask_intercept
    Toyota.com.br: rp@toyota.com.br

  • LeandroPi

    Sou outro preguiçoso que não comento muito aqui, mas leio o blog todo santo dia.

    Acho que essa carta ta com cara de fraude. É tão absurda e mal escrita que parece nem ser coisa da Toyota (para os que sabem escrever os erros de português são de matar). Parece ser mais coisa de uma advogadadinha que queria aparecer (se é que se trata de uma advogada mesmo). Acho que vc deveria começar verificando essa pessoa e se ela realmente é da Toyota, pq a história tá cheirando mal.

  • Anderson_mg

    KKKKKKKKKKKK um dos posts mais comentados se nao o mais comentado que ja vi no NA … Toyota jamé rssss

  • davi_auto

    Nossa, nunca vi um post do NA render tanto assim, acho que só o dos sorteios tinham mais comentários!

    Já estou divulgando em todo canto!

  • Feco

    Atitude ridícula de uma empresa que só faz carros ridículos. sem mais.

  • edsontak

    Toyota tá na idade da pedra… lementável, já não basta a falta de CQ nos tapetes/aceleradores….

  • kikofar

    Caraca! Não estou acreditando nisso!!!!!!!!! Não imaginaria nunca isso vindo da Toyota!!!

  • Skap238

    OMG!Isso é realmente um absurdo!Mais de 100mil pessoas já viram isso!!!!!Os concorrentes agradecem!

    Toyota rima com idi__!

  • Danielhpe

    Cara sempre estou lendo o NA , mas agora me cadastrei, e não acredito o que li, mas se foi só pode ser efeito da radiação do usina que afetou alguma cabeça que andou no Japão . eu que andava olhando um acho que vou esperar o Elantra mesmo ou o novo civic.Acho que vão ser superiores falando em carro e mais Humanos no trato pessoal (acho).

  • mikaelbrian

    e ai eber o que q vc vai fazer?

  • opadrefazmeinha

    Só faltava essa mesmo…
    A algum tempo cheguei aqui até a cogitar em comprar carro novo de duas empresas de qualidade aqui no Brasil. Esse tipo de autoritarismo não é só da Toyota e Renault, se engana quem acha q as demais não devem achar q os consumidores são lixo. É por essas e outras q adotei pra mim uma verdade: TROCAR DE CARRO, SÓ SE FOR POR SEMINOVO, E DE PARTICULAR! Passando esse absurdo pra frente, força aos amigos do NA, não se deixem cair por essa ridiculisse, vamos boicotar q é o melhor q nós fazemos, NÓS é quem temos o queijo e a faca na mão, vamos fazer por onde!

    • DCald

      Quem pensa que comprar seminovo esta boicotando as fabricantes é bastante ingenuo…

      Todos sabemos que no Brasil, se compra carro pra se mostrar pro vizinho e pra revender depois…
      A Toyota só vende o que vende pela lenda de que são "inquebraveis e perfeitos"…. isso se reflete na venda dos toyotas usados, que desvalorizam pouco…

      Se deixarmos de comprar Toyota NOVO ou USADO, dai sim o preço vai cair… pq sem vender o usado, a desvalorização vai ser alta… e com isso ninguem vai querer comprar um 0km e "perder tanto dinheiro na revenda"… dai, se a Toyota quiser vender, vai ter que baixar o preço… e dai meus amigos… ela vai ter seu lucro absurdo afetado!

      Acho que mais sentido do que fazer o boicote aos postos de gasolina é fazer boicote a alguma fabricante… Já que a Toyota se mostrou ridicula, poderiamos começar por ela! Tipo: ninguem mais compra Toyota (novo ou usado) até o fim do ano! huahauhau…

  • rai_carlos_mdp

    Com atitudes como essa a Toyota vai perder cada vez mais seu espaço no mercado automotivo, o NA é um dos melhores sites sobre automóveis do Brasil, com isso a ela só está perdendo !!! lamentável !!!

  • RFCAR

    A Toyota, deu um Tiro no pé. Veja Bem, este blog é o mais movimentado do país, so essa palhacada, tera mais de 10.000 acessos, ou Seja sera que ela perderá 10 mil consumidores? eu por exemplo, nunca comprei Toyota e provavelmente nao comprarei, ainda mais depois dessa. Parabens Toyota pela Ditadura, que voces acham que podem tirar a liberdade.
    Alguem ai que leu esta noticia ira comprar toyota???

  • malucodoido

    Eu sou um proprietário de um Ford Fusion V6, e estava atpe pensando em comprar uma HILUX, mas depois dessa, acho que vou esperar a Ranger novo mesmo ou a S10.

    TOYOTA MEDIOCRE!!!

  • abragaoliveira

    Além desta desição ser anti constitucional, pois priva a liberdade de expressão e impresa. Esta desição só prejudica a Toyota que acha que uma desição desta irá beneficia-la. ACredito que o NA não pode se deixar por vencido pois esta é a primeira de muitas outras liminares ou censuras que irão ser enviadas apra o NA. Agroa sobre a TOYOTA é uma vergonha que eles fazem isso, irei repensar antes de comprar um veículo toyota vendo esta politica que a empresa. Não quero FINANCIAR uma empresa que toma este tipo de atitude! LAMENTÁVEL!

  • guatura

    Ahh entao é de Pouso Alegre que voce escreve? Sou de Poços, um grande prazer te ter como vizinho.

  • rai_carlos_mdp
  • guatura

    Enviei um email para a Toyota com meu posicionamento a respeito, achei ridiculo e acabaram de perder um cliente. Estava entre novo Civic, e "novo" Toyota.. ja me decidi.

  • MajorAutomotivo

    Vejam aqui: http://cna.oab.org.br/
    Esse é o cadastro nacional da OAB. Todo advogado em situação regular aparece por lá. É o caso dela.
    Ela é advogada paulista, inscrita na OAB/SP sob o nº 140012.
    É uma profissional muito nova e certamente não é a chefe do Departamento Jurídico da Toyota.
    Acredito que foi usada (inocente útil) e se o fez por conta própria, sem consultar outros setores da montadora, acredito que será demitida.
    Perdeu Patrícia …

    • Cil

      Ser demitida é o mínimo. Deve ter algum crime que ela infringiu, caso essa comunicação não tenha partido por ordem direta de um chefão da Toyota BR (ou devido a repercussão, caso tenha sido ordem da Toyota, ela pode ser usada como bode expiatório).

      A Toyota pode processar a criatura por dano moral, no mínimo. E o NA também. Isso se a comunicação partiu dessa advogada mesmo, porque sei lá… mandar comunicação com erros de português? É tudo muito estranho.

    • pablo

      Certamente que ela não iria se dar ao trabalho de fazer isto. Pra mim foi a partir de uma ordem superior.

  • pfcmacedo

    é mesmo, a vw devia proibir quase todo mundo de falar dela, criticaram a vontade o jetta, até recall dos eua publicaram. Vc está querendo acabar com a imagem da "das autos"… e a fiat então, coitada voces criticam as rodas que soltam do stilo e prejudicam as vendas… criticam o valor do city, perseguição com a honda… chamam o moderno vectra de obsoleto, sacanagem com a GM

    Resumo em 1 minuto notei perseguição contra: Toyota, Vw, Fiat, Honda, GM
    devo ter esquecido alguma certamente, se a moda pega não vai poder falar mais de nenhum carro

    Só no Brasil mesmo!!

  • HelioReis93

    Com isso, a Toyota fica queimada para sempre no Brasil. Graças a Deus os chineses estão chegando e vão mandar a Toyota para a Toyota que pariu! Ridícula, amadora, podre!

  • fabioalisson

    A Toyota deveria ter VERGONHA desta atitude tão tola, digna de repúdio e contra os princípios de liberdade deste país.

    Esta empresa, a qual eu admirava, me deixou incrédulo e decepcionado, ainda mais no contexto em que a censura foi feita, contra uma publicação que não tinha o menor interesse em denegrir a imagem da empresa.

    Simplesmente uma PALHAÇADA, infelizmente a maior que já vi no NA.

    Mas de qualquer forma, parabéns Eber, não se intimide e continue com seu excelente trabalho.

  • Dcattini

    Isso vindo de uma empresa que prima pela qualidade! Tanta qualidade que o carro daqui é pior que o Europeu. Isso para mim é incompetência!

  • mjprio

    Falar em censura dos militares etc. etc. me faz lembrar que este governo de porcos pseudosmarxistas do PT -que reina hoje na politica dopao e circo sobre grande parte da nossa sociedade alienada e carente de senso critico; e que queriam implantar uma ditadura nefasta, que ora assola Cuba ,também adoram cercear o pensamento alheio( e ainda se acham no direito de se comparar a Tiradentes). Quanto a Toyota,e com profunda decepção que me deparo com esta noticia.Afinal sou leitor apaixonado por automoveis a mais de 20 anos e nunca vi algo parecido. Relembro também que a SENHORA VW , também fez uma burrada dessas ao impedir que o Du Oliveira(dono do site irmaododecio) fizesse seus exercícios de projeção de design sobre modelos ja existentes. Depois que percebeu que o cara é muito melhor que as porcarias que tem em seu estudio, pediu desculpas fez um acordo e convidou o mesmo a fazer uma visita a fabrica. Lendo o documento, vi uma série de impropriedades. Eber ,estou com você pelo maravilhoso trabalho que faz, e corra atrás.Processe quem for!!!
    com certeza pensarei muito antes de adquirir um automovel dessa empresa,pois da VW nem amarrado!!!

    • Victor Motter

      achei que eu era o unico que nao compraria carro da VW nem amarrado . xD +1 pro time , e agora nao toyota

      • mjprio

        É isso mesmo meu amigo: ja fui ridicularizado dentro de uma CSS da VW!!! além disso vai fazer tranqueiras no inferno. No que depender de mim PT ( e seu bando de salafrários) e a VW queimem no inferno!!!

  • [Shw 1981]

    Eu não tirava do ar, e espalharia a imagem em varios blogs possíveis, ia no wordpress e ficava criando milhares de blogs com as imagens!

  • MajorAutomotivo

    Já está correndo a internet.
    O blog do Luis Nassif: http://www.advivo.com.br/blog/luisnassif/a-censur

  • Tiago_Beneditto

    Eu gosto da Toyota, mas Censura não né Toyota por favor. Eber com certeza a Toyota vai
    pedir desculpa.

  • Tiago_Beneditto

    Até porque o Elantra está próximo do seu lançamento e o Cerato vendendo que nem água. Toyota Acorda.

  • BlueGopher

    Será possível que uma empresa como a Toyota, assessorada por seus ilustres advogados, não percebe como uma atitude ridícula e obsoleta como esta depõe contra a empresa?
    É uma demonstração pública de insegurança junto ao público consumidor.
    Se isto acontecesse nos Estados Unidos,suas vendas despencariam.
    O público lá dá extremo valor à liberdade individual e de imprensa.
    A imagem da Toyota cairia a zero.

  • VictorEsteche

    Tive que dividir meu comentário em duas partes.
    1ª parte
    1)No dia em que advogado tiver competência para notificar, preparem as garagens por que vai chover Aston Martin;
    2)No Direito, quando se faz uma narrativa factual, deve-se ater aos fatos correlatos à ação e só! Aí vai uma notícia bombástica para a Doutora: “NA” é um site de carros, e todos aqui – quem escreve e quem lê – entende de indústria automobilística e não precisa que você gaste trezentos parágrafos para contar a história da Toyota, que não tem nada a ver com o pato!
    3)Mais uma notícia bombástica: “NA” não foi o único veículo a noticiar esse Corolla xexelento! Portanto, ou a Toyota manda uma “notificação” (não consigo parar de rir!) para todos os demais sites ou fica bem quietinha, por que estamos sobre a égide de uma Constituição que prevê liberdade de expressão e direitos iguais para todos!

    Continua…

  • RALSILVA

    Boa tarde. Sou leitor assíduo do NA há uns 2 meses. Fiz questão de me inscrever hoje só para repudiar a atitude da TOYOTA. Jamais comprarei um carro desta montadora a partir de hoje. Vão ser ditadores lá no Japão.

  • Crazy_finnish

    Tem horas que só rindo mesmo. Querer calar na carteirada a imprensa livre. Isso já está fora de moda à + de 26 anos aqui no Brasil!

  • VictorEsteche

    2ª parte

    4) "Prejuízo"? Que mané prejuízo? Acorda pra vida, Toyota! Por que você acha que marcas como a BMW, por exemplo, estão usando vídeos "teased" oficiais? É isso mesmo! Para divulgar! Para aguçar o consumidor! Marketing puro! Mas é apenas a BMW, né?

    5) "Concorrência desleal"? Que chute no meio das pernas! Desde quando NA é fabricante, anunciante ou distribuidor de automóveis? A Dama Voadora da Rolls deve estar se abanando nessa hora!

    Meu queridos do “NA”, um conselho: se a Toyota insistir nessa palhaçada, enfrentem! Peitem-na! Liberdade de imprensa é constitucionalmente garantido! Lei 2083 neles! E façam uma denúncia na OAB contra essa profissional por “instauração de lide temerária”!

    Pra finalizar, um pedido: dá pra conseguir as fotos da nova Quattroporte, que estréia em Frankfurt? Tenho certeza que a M-A-S-E-R-A-T-I (soletrado pra Toyota entender bem) não vai se importar!

  • marcelomneto

    TOYOTA, rumo à decadência!

  • http://gugaaa.deviantart.com/ Gustavo Miranda

    Nossa, que mancada heim Toyota? Eles ainda não se tocaram que só tem a perder fazendo algo assim. A concorrência agradece.

  • GuileBR

    Bando de safados!

    Aí Eber, tb não sou advogado, mas lendo os posts do pessoal, eles não pode fazer nada contra vc. Certifique-se disso, depois tendo certeza, faça uma coletânea de todas as notícias de recalls (incluindo a do acelerador) e lançamentos da Toyota (fotos em HD do Corolla S) em 1 post só.

    Vai ser iraaaaaaaaaaaadoooooooooo!!!

  • GuileBR

    Aí galera, o orkut da Advogada responsável pela notificação:
    http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=71986850

  • kaosnihil

    É… liberdade de expressão no Brasil ta indo pro brejo.

  • TheRoads

    Quero deixar a minha solidariedade ao NA, um dos melhores veículos de comunicação para o mercado automotivo que se tem notícia.

    Eber, coisas como estas servem mais para fortalecer o NA do que o contrário.

  • Cil

    Minha primeira reação foi justamente a de "tá, então não postamos nada mesmo sobre vocês, mas vamos ver quem sai perdendo".

    Mas agora analisando a situação. Moramos em uma democracia com uma constituição válida que nos garante o direito de expressar nosso pensamento… e não pode o governo… ou simplesmente uma empresa se sobrepujar a isso. O NA tem mais é que continuar dando as notícias sobre esta empresa sim, porque até onde sei, não se infringiu a constituição.

    Já disse isso no caso da MeuCarroFalha e vou dizer novamente. Qualquer empresa que se prese, ao invés de ficar acionando as pessoas por darem notícia ou falar a verdade, além de gastar o tempo do judiciário brasileiro, que certamente tem mais o que julgar, deveria cuidar do seu pós-venda, de atender melhor o cliente, melhorar a segurança de seus carros… não é Toyota BR?

    O NA traz informação, que com certeza muitas vezes não expressa o pensamento dos editores do site. É promoção de grátis para qualquer marca. Não é culpa do NA ou de qualquer site de informação na era da Internet se o proprietário não é capaz de manter em segredo seus "novos lançamentos"… se é que se pode chamar o carro da Fabricante-que-não-pode-ter-seu-nome-mencionado (Até Lord Valdemort está com inveja… eheheheheh) de novo… ou lançamento!

    Cada uma viu!

  • Jnetuno

    Toyota, toyota… Cuidado com as tssunamis da vida; mas uma e vocês voltam a produzir aqueles jipes do passado não tão distante.

  • miudinho

    http://WWW.TOYOTA.COM.BR http://WWW.TOYOTA.COM.BR http://WWW.TOYOTA.COM.BR

    Entrem, e mandem e-mail, mandem mensagens, mandem reclamação!
    que coisa é essa?? acabou o respeito??? fazem o que querem no brasil???:x

  • HCantanhede

    Como é que se diz TIRO NO PÉ em japonês? É isso que faz a marca japonesa ao agir de forma intimidatória; o produto é bom? Então deixe que as pessoas antecipem, esperem e curtam o resultado final. Mas, é claro, se a montadora está com medo de alguma coisa… Tudo bem, sempre poderemos comprar os belos – e aparentemente bons – Kia, Hyundai, e outros que chegam às nossas praias. Esta montadora deveria trabalhar mais, ser mais criativa, ter preços melhores, etc., ao invés de agir desta forma. Meu repúdio completo à esta prática vergonhosa.

    • AF1979

      足のショット (ao menos é o que dá na tradução do Google).

  • german&chinesehater

    Nunca gostei da toyota, agora muito menos. Nem naquela porcaria de consercionária eu piso. Bobeou Toyota! Perdeu muitos futuros clientes. E quem tem toyota faz favor e quando for comprar outro carro, passa longe da toy.

  • r_marola

    Toyota ta confundindo o Brasil com a China,onde a liberdade de expressão é Zero! Isso teria que aparecer no jornal preferido do povo brasilerio "Jornal Nacional da globo"!

  • german&chinesehater

    Essa empresa vagabunda produtora de carros assassinos que aceleram sozinhos, praticamente se considera a rolls royce no texto.

  • AlexZamariolli

    "Excelência técnica na fabricação de veículos", "confiança do consumidor", "excelente reputação", "superior qualidade tecnológica"… onde, se só falta eles fazerem recall da água do radiador dos carros? O toyotismo já foi tarde, e só eles não perceberam!

  • Rodrigo_losano

    toyota !!!! censura nunca mais !!!

    eber vou colaborar colocando uma nota no meu blog !!!
    ( http://www.artedodede.blogspot.com)

  • dferraz88

    Aff, uma notificação "extra judicial" com toda a "pompa" de que estão cheios de razão. Lamentável, um e-mail solicitando a retirada caberia melhor.

  • Vitão

    O pior de tudo, parece q o depto juridico da Toyota não tinha o fazer e teve a pessima ideia de intimar um blog automotivo….

    Pq não fazer com uma AE ou QR??

  • lcds22

    Meu amigo, que coisa ridicula. Ja nao gostava dos carros da toyota, e agora com essa censura, quero mais é que a concorrencia fique rindo a toa.

  • Marcelo_Garcia

    ja tem um aqui na minha cidade
    é um corolla s sedan preto,e se eu nao me ingano vi um adesivo de vende-se
    eu achei que ja tinha pra venda nao que ia vim ainda D:
    se eu conseguir tiro fotos,e pra quem pedi moro no sudoeste do parana .-.

  • Viper559

    Tanto Corolla quanto Civic, que são carros de "lenhadores que ficaram ricos"

  • Carlosr2011

    Ridícula e autoritária a posição da Toyota.
    Sou advogado e lhe garanto que, caso vc queira, pode continuar postando que não há remédio jurídico para a Toyota.
    Renovo a sugestão de outro post que lhe recomendou contatar o jornalista Paulo Henrique Amorim, uma vez que referido profissional já foi alvo de muitas notificações arbitrárias como esta. Foi réu em vários processos e nunca perdeu nenhum e já ganhou várias indenizações.

  • vfm

    Essa notificação não tem fundamento.
    Concorrência desleal seria se a Honda divulgasse as fotos. O NA é um blog de notícias e não uma montadora.
    No mais o jornalista tem o dever de informar a população, e o jornalista especializado em notícias automotivas tem, obviamente, todo o direito de publicar um "segredo" de uma montadora.
    Não se preocupe, vc pode tranquilamente publicar qualquer notícia sobre a Toyota.
    Quanto às medidas judiciais que a Toyota está ameaçando a tomar, entendo que seria uma ação de reparação por perdas e danos que está fadada ao insucesso, pois o Brasil tem como princípio constitucional a liberdade de imprensa.
    Agora se eu fosse vc, daria mais ênfase aos lançamentos da principal concorrente da Toyota: A Honda.
    Aliás, eu tenho um Civic e não trocaria de forma alguma por um Corolla.
    Saudações.

  • Jeremy_Jam

    Toyota: Ela não sabe brincar.

    • AF1979

      Ela é… Joselitoyota…

  • eduardoks1

    Em vez desses caras ficarem dificultando o trabalho do site, deveriam é emprestar os carros para vocês fazerem avaliações, quem não deve não teme. Viva o NA.

  • Nickfrancebresil

    rIDICULA SUA AÇAO Toyota , de viam mudar esse presidente ridiculo da mesma , como foi dito acima , isso causara carencia nas suas vendas automobilisticas , mas mesmo assim, havera compradores

  • macielpb

    dei apoi ao site, onde estão meus comentarios?
    o NA ta censurando tambem?

  • jpcasella

    Gente, não estou defendendo a Toyota, e está claro que ela está fazendo uma represália ao blog, porém caso seja dado a continuidade a um processo judicial, é fácil enquadrar o N/A no mínimo como receptação de furto, nesse caso de furto de propriedade intelectual e espionagem industrial, acordem para a realidade!

    As fotos foram tiradas dentro das instalações da Toyota, todo mundo citando o artigo 5 da CF, como se fosse o artigo salvador da pátria, porém nesse caso ele não cabe aqui, entre outros falando onde está o número da OAB, que nem estagiários poderiam assinar uma notificação sem numero da OAB e etc, pois é, para uma notificação extra judicial não é necessário que esteja constando o número da OAB.

    Um funcionário tirou fotos do carro de testes, DENTRO das instalações e repassou a diversos blogs, ocorre que este funcionário com a ação de tirar as fotos efetuou a prática de furto a propriedade intelectual, que pertence a Toyota, e onde entra o N/A vc pergunta, pagando ou não, o N/A se valeu das fotos, um produto de furto para obter algum tipo de vantagem (acessos, informar os leitores e etc), isso é chamado de receptação de produto de roubo ou furto, sendo que o Elber não precisa ter conhecimento que as fotos foram produtos de tal pratica.

    Sobre outras questões, qualquer pessoa pode fazer uma notificação extra-judicial, não é necessário que seja um advogado e muito menos que se cite os artigos na qual se enquadram os pedidos, na verdade, uma notificação extra-judicial é somente um aviso para que se pare de fazer aquilo que o sujeito compreende que está errado e o prejudicando, próximo passo será uma ação judicial, caso não seja respeitado o seu pedido, sendo essa ultima parte, sim necessário todos os ritos requeridos pelo código de processo civil e penal (neste caso).

    A notificação extra-judicial é somente a oficialização da sua reclamação, para que possa ser utilizada em um futuro processo judicial.

    Sobre a proibição de futuras matérias sobre a Toyota, isso eles não podem fazer, de jeito algum, já que são uma empresa de grande visibilidade e nos casos de Recalls, inclusive, o blog está fazendo um trabalho de divulgação, é um direito do cidadão saber sobre os recalls e um DEVER do fabricante de informar, logo o N/A está tornando publicamente um dever do fabricante.

    Sobre o que eu acho sobre tudo isso, a TOYOTA FEDE, ela podia dar as mãos a Renault e sair por ai, duas marcas que não compro nem um parafuso.

    • JPaulo10

      JP, só para informação, o texto da Autoesporte (25/04/2011), que mostra as mesmas fotos, diz
      "Por sorte, o site argentino Autoblog tem colaboradores atentos que flagraram a novidade em testes com nenhum tipo de camuflagem nos arredores de Buenos Aires.",
      dando a entender que a foto não foi tirada dentro de instalações da Dita Cuja, e sim em lugar público.
      Esperemos para ver onde está a verdade.
      Agora, proibir qualquer matéria que mencione a Dita Cuja, é muita arrogância da empresa ou a advogada não soube se expressar corretamente.

      • jpcasella

        Até onde sei, as fotos mostradas, pelo o que me lembre, inclusive no texto, falava que eram dentro das instalações da Toyota.

  • wbaptista

    Isso é medo dos concorrentes coreanos e chineses, o tiro vai sair ou já saiu pela culatra, absurdo

  • pablo

    Uma barra no topo do blog com" Há x dias censurado" e um link para a noticia como faz a folha. e fotos de paisagem no lugar de carros da toyota.

  • Renato_Dantas

    Sou fã incondicional da Toyota e Honda porém, não aceito e nem posso compactuar com esta ridícula atitude da Toyota censurando o NA, quando presidente da Toyota o Akio Toyoda curvou-se perante os caucasianos americanos pedindo desculpa pelos atropelos de seus produtos, vem esta Senhora a mando de não sei quem impedir que este conceituado Blog sobre automóveis venha a se calar sobre seus produtos, só mesmo nosso senador o Roberto Requião queira calar nossa liberdade de informação.
    Eber estamos com você.

  • dimenezes

    Isso é coisa de japonês. Eles procuram a justiça por algo que pode ser resolvido com conversa, vejamos a Sony que processou o hacker que descobriu o desbloqueio do ps3 e acabou mal pra ela.
    O Noticias Automotivas deveria era receber dinheiro desses fabricantes pois daqui saem potenciais compradores dos automóveis noticiados.

  • Gustavo996

    Tiraram fotos do Cruze dentro da GM e eles não processaram

  • Wolf_Hoffman

    Lamentável uma atitude destas, como já disseram, atitude vergonhosa, quem vai sair perdendo é somente a TROXOYOTA afinal, O NA com tantos acessos trará uma consequência(pode dizer de forma involuntária) negativa nas vendas dessa montadora…
    É só questão de tempo para um RECALL dessa NOTIFICAÇÃO kk

  • adenilson_vc

    Espero que a NA nao se abale pela prepotência da Toyota – enquanto estivermos comprando esta marca…estaremos dando o Poder da Arrogância para ela.

  • RafaMusso

    Eder aqui em casa temos 2 toyota e te garanto que depois desse fato lamentável serão os dois ultimos!!!! Rídiculo!!

    Manda isso para os grandes meios de comunicação (Folha, Estado, Globo, etc) tenho certeza que isso irá virar noticia das grandes e de quebra vc promove o blog!!

    Outra coisa que sou a favor é de nao publicar mais nada sobre esta empresa.

  • marcossadalamuller

    Na minha modéstia opinião, é perseguição sim. Toda vez que vejo uma reportagem sobre a Toyota, sempre vêm com algum comentário sem sentido como "Preços do Novo Corolla 2012 estão nas alturas" ou então como "Toyota: Mais de 2 milhões são chamados nos EUA e Europa. Tapete de novo!" . Ou ainda falar de Recalls e os preços abusivos de todas as montadoras mas estampar uma única foto de chamada da reportagem, justamente a imagem do Corolla.. Nós leitores não somos bobos e percebemos que você possui mais desprezo pela Toyota sim, colocando algumas expressões como "De novo!" , "estão nas alturas" sempre querendo associar uma imagem negativa à Toyota, Nenhuma outra publicação automotiva séria utiliza essas expressões. A análise de um carro deve ser fria e justa com todos Antes eu percebia muito com a Honda e a Volkswagen também, mas agora sumiu. Neste sentido digo-lhe parabéns por não ficar mais postando notícias tendenciosas contra a marca Honda e Volkswagen. Mas provocar uma empresa só pela "liberdade de expressão" ou ainda fazer ironias com o leitor acima só porque ele possui uma visão diferente, isso também não é censura?. Ele momento algum te desrespeitou e ele está com todo direito de falar o que quiser, sem ofensas. A Toyota se sentiu ofendida sim e por que é que ela não pode cobrar por isso? Acredito que a melhor saída é um bom acordo. Quem sabe a Toyota vire um patrocinador da NA ou dê seus carros para a avaliação para este Blog. Caso contrário os dois só têm a perder.

  • Colla1

    que coisa eihn !

  • APF

    O Corolla S vai ser exatamente como o NA publicou, uma porcaria !!! Piada !!! Eu não compro, vou de civic em 2012 !!!

  • RageAgainst2011

    Quando vcs tiverem algo sobre Coyota Torolla S, notifique-nos!

    grande abraco

  • marcelmay

    Nem precisava ter tirado do ar não!
    Quem que e essa advogada para estabelecer o prazo de 24h e deixar o NA mudinho em relaçao a Toyota?

    Se fosse uma decisao de um juiz… tudo bem….e mesmo assim seria um absurdo!

    Coloca no ar de novo a noticia do super esportivo Corolla S 2012. So tira quando houver notificaçao oficial.

    Isso ai que a Toyota fez só tem um nome: Xilique! Ficou nervosinha e nao quer brincar mais.

    Se essa bobeira da Toyota vencer o NA abre espaço para a seçao de SEGREDOS de qualquer revista/blog acabar… algo que sempre existiu… daqui a pouco so iremos encontrar PRESS RELEASE das empresas nos sites/revistas… RIDICULO

  • leohora

    Sem querer defender a Toyota, mas as vezes o NA divulga informações de fontes pouco “ortodoxas”. Será que este não foi o caso??

  • M_Tulio

    Rídículo! Toyota pra mim é uma das marcas mais medrosas e "feijão com arroz" que existem. Basta notar o design dos seus carros comparando com a dos concorrentes pra saber a sua filosofia! E com uma dessa ainda se queima com potenciais clientes que acessam o NA e levam o assunto "automóvel" a sério!

  • Stang302

    Só resta rir da Toyota. É por essas e por outras que trabalho pra Ford.

  • Gi1709

    hahahaha to rindo disso ainda, não é possível que uma marca grande como a Toyota, se rebaixe até esse nível

  • davi_auto

    #TOYOTANUNCAMAIS vamos colocar nos trending topics!!

    Cabeça erguida Eber!

  • Raul_Prado

    Parabéns a Toyota, que com essa advogada passa a ter não um diploma, mas um atestado de burrice. Só gostaria de saber se a Revista Auto Esporte (Globo) também recebeu uma "Notificação Extrajudicial" ? Afinal eles também divulgaram a matéria em 25/04/11 : http://revistaautoesporte.globo.com/Revista/Autoe… pelo mesmo meio de contato do Site Argentina AutoBlog.

  • BolGola

    Porque a Toyota do Brasil não se preocupa em fazer um carro que preste ao invés de tentar esconder seus defeitos proibindo de site de internet mostrarem suas falhas.

  • Maxtremus

    Já enviei a notícia da censura para a Car And Driver e para a Cars.com, divulguem nos sites gringos a notícia ae!

  • alzano

    Total apoio a NA. Quem vai perde nesta historia e a Toyota. Acha que vai probrir alguem de pensar ou falar o que pensam dela?

  • Raul_Prado

    Meus amigos, depois de ler alguns dos cometários feitos aqui nessa matéria e não pude deixar de visitar o site da Revista Auto Esporte e enviar um e-mail a eles perguntando se por um acaso ele tinha recebido a mesma notificação. Vou esperar para ver se terei uma resposta. Comentei nessa mensagem o caso aqui sofrido pela NA e digo mais : Eber, se a Citroen e a JAC (anunciantes) já perceberam o poder desse site, pode ter certeza que a TOiOTA também vai perceber…e de uma forma bem negativa.
    Mas creio que futuramente, um pedido de desculpas será feito a NA, haja visto alguns casos como o da cliente da Renalt (caso do Megane) e do site http://irmaododecio.blogspot.com/ com um caso parecido junto a VW do Brasil (caso http://blog.ypsilon2.com/index.php/2009/05/06/irm
    Enfim, a todos os que aqui leem essa mensagem, gostaria de pedir o apoio junto ao Site NA, sendo esse um dos melhores meio de comunicação automotiva de nosso país.
    sds…

  • Leeeo_Pinheiro

    NA estou com vocês nessa, para quem segue a TOIOTA no twitter, unfollow na toiota! vou postar este link no meu blog, Projeçoes Automotivas

  • lfsm

    vamo solta a noticiap tudo que é site
    p toyota ver oq podemos fazer!!!!

  • Viih_toxic

    Simplesmente ridículo

  • gustavomarques

    A TOYOTA CAVOU A PRÓPRIA COVA!

    • Victor Motter

      e entrou dentro !

  • Sayd_Jarrad

    To vendo a Nissan bolando algum comercial mirabolante e criativo pra se aproveitar da situação kkkkkkkkkkk

  • Antonio_Sergio

    Se a divulgação da foto daquele toyota causou "enorme prejuízo" à fabrica em razão da "frustração da expectativa do consumidor" é porque tal carro É MESMO UMA PORCARIA e que a própria fabrica, envergonhada, reconheceu o fato.

  • JeraDF

    eber, acho q vale falar q varias comunidades do orkut, principalmente do corolla tb estão divulgando a censura da toyota!

  • EKFRAGOSO

    Um dos maiores odiadores de Toyota que já apareceu na face da Terra, Flávio Gomes, já publicou essa notícia no seu site.
    http://colunistas.ig.com.br/flaviogomes/2011/05/0

  • http://www.motorpasion.com.br Focusman

    Enquanto as empresas mais modernas como a Ford, a Nissan, entre outras apóiam mídias sociais e a divulgação na internet, vemos a Toyota indo na contra-mão da história.

    Que vergonha senhores. O mestre Toyoda, visionário, que revolucionou o modo de produção indústrial, grande responsável pela posição que os fabricantes nipônicos ocupam hoje no mundo, deve estar se remexendo em seu túmulo.

    A sorte é que o único modelo vendido por eles com números expressivos atualmente é comprado na maioria das vezes por pessoas que não têm o costume de seguir a moda, pois o Corolla ser o carro mais vendido atualmente em sua categoria, apesar de suas qualidades inquestionáveis, é um ultraje a lógica da concorrência.

    O que tem em um Corolla Altis para custar tanto?

    Acorda Toyota, vocês vão afundar como todo grande império. (Alguém disse GM?)

  • http://www.motorpasion.com.br Focusman

    Esqueci… Aposto que vão rolar cabeças no setor jurídico da Toyota. Em muitas empresas grandes, decisões são tomadas sem que as pessoas que realmente entendem do negócio sejam consultadas.

    Aposto que qualquer executivo bem antenado saberia que isso seria um tiro de bala de canhão no próprio pé.

    100 mil visitas por dia é muito senhora Toyota!

  • andreHHX

    "concorrência desleal"???

    Quer dizer que a toyota achq que o blog NA tá produzindo veículos também?

  • Joel_RS

    E vocês perdem tempo???

    A tal (six) notíficação diz "www.notíciasautomotivas.com.br" então pra que se preocupar?

  • YoOdEx

    Temos então o tópico mais discutido da história do NA. Infelizmente não é por causa de uma comemoração por impostos automotivos caiem a níveis justos, mas sim por revolta por causa de uma empresa safada e sem vergonha que gosta de roubar seu consumidor!

  • Andre_Recife

    Chegará o dia dia em que a Toyota estará implorando ao NA que fale de seus carros. Aguardem.

  • Sr_Wilson

    mandei um email xingando eles, afinal se for contar eu, meu pai, minha irma e minha empresa temos mais de 20 carros, e 2 deles são toyotas, tenho o direito e o dever de reclamar deles.

  • GuilhermeD.

    Ridícula essa Toyota!!!!

    Daqui pra frente, as notícias que eu quero ler sobre ela são as quedas nas vendas!!! E o NA tem força pra fazer isso acontecer!!!!

    Na busca do Google, se colocar "censura Toyota" já aparecem 2.430.000 de resultados!!!!!!

    Diversos sites estão publicando a notícia!!!!

  • aprs

    Para o NA se resguardar, sugiro entrar em contato com a Toyota. Só o email remetente é pouco pra ter certeza da veracidade desse conteúdo esquisito da carta. Se for falso, todos ficarão com cara de tacho.

  • mig2011

    NA estamos com você, só tenho algo a dizer:
    ABSURDO, e ai que vemos que algumas empresas simplesmente pararam no tempo.

  • pcastilho2000

    TONTOTA, vai se f****! Que falta de vergonha na cara! Estou com vocês, NA people!

  • ThorBH

    tá com cara de que essa cidadã é uma recém formada peixe de alguém dentro da fábrica e tá querendo mostrar algum tipo de serviço. Como nós brasileiros somos capazes de cagar em cima da nossa constituição e vender nossa alma para meia dúzia de estrangeiros endinheirados…

  • YoOdEx

    Coitada da Toyota! Mecheu com quem não devia! Quem realmente entende de carro! Digo do próprio NA, quanto seus leitores!

  • thiagoviniciusx

    Quero agora que a Toyota se foda! Usa o prestigio que tem…ops…tinha e vende uma porcaria de Hilux, de Corolla com um preço salgado! Pq não pega o caralho de um Corolla S (que ela disse que é Esportivo) e se laske logo…Vão cuidar dos Recalls do que cuidar por causa de um segredo de uma versão nova de um carrinho….

  • landocar

    bom, a essa altura, ja bateu no ventilador e ta voltando, a coisa ta ganhando o mundo. quero só ver como a totota vai se limpar.

  • lachard

    Que perda de tempo

  • marcosldesouza

    A Toyota deveria fazer o recall dos "Advogados" dela…
    nunca ouviram falar em liberdade de expressão?

  • Wow02

    Palhaçada!!!! so pq ta nervosinha pq vai comecar a perder market share para coreanas e outras não justifica essa GRANDE M que estao fazendo com o NA

  • JPaulo10

    O Fiesta hatch foi apresentado pela Ford em evento fechado, reservado a revendedores, e fotografado por um "penetra". Não tenho notícias da Ford barrar a divulgação dessas fotografias. Acho que a montadora até gostou do "furo" e a exposição gratuita de seu produto na mídia.
    Ao contrário da Dita Cuja fábrica de laticínios marinhos.

  • Romul0

    Se um carro roda disfarcado "sobre segredo industrial" a montadora tem o direito sobre o mesmo. Nao eh pelo fato de estar em local publico que lhe da o direito de fotografar alguma coisa e divulga-la sem os disfarces, ainda mais se for feito de dentro da empresa.

    • EricoKutz

      Perai, local público é uma coisa, dentro da empresa é outra.

  • Romul0

    Apagaram meu comentario?

  • Pedro_Lourenco

    Será que não foi precipitado publicar essa notícia? Tá parecendo coisa de hacker pelos erros de escrita e concordância da suposta notificação extra-judicial.
    Além de parecer de uma estupidez absurda que ultrapassa o limite da burrice e anti-marketing uma notificação amadora dessas.

  • MarlonJean

    Também acho tão absurda que parece brincadeira, se fosse 1° de Abril até relevaria, mas os dados batem, então parece um grande erro da Toyota mesmo, tomara que revejam e percebam que estão errados e não tentem insistir no erro! Pela audiência que esta tendo a noticia eles podem querer insistir no erro, espero que não, não pegaria bem para uma empresa que estava com uma imagem tão boa no país apesar dos recalls!

  • Alfa_Lover

    soh volto a admirar a Toyota se resolverem ressuscitar o Supra!

  • brucampa

    E A CARROÇA S NEM É PRA TUDO ISSO…. CERATO, ELANTRA E CIVIC ARREBENTAM!!! #TOYOTANUNCAMAIS
    NO MEU CASO VOU USAR #TOYOTANUNCATIVE UAHUAHUAAUHAUAHUAHUAHU

    EBER, NAO SOU ADVOGADO, NEM CONHEÇO NENHUM, MAS ESTA AQUI O MEU APOIO, E AGRADECIMENTO PELAS CAGADAS DAS MONTADORAS POSTADAS EM SEU BLOG!!! E PARABENIZAR A ATITUDE DO POSITIVADO LA EM CIMA EM AJUDAR COM OS CONTATOS ADVOCACIONAIS!!!

  • erickluuh

    Isso é um absurdo, eles dão brechas e depois não querem ver as fotos na rede? Então que eles fossem testar no deserto, na neve, na Lua, agora vim querer censurar? E outra, nem o lançamento do ano é, se trata de um Corolla com roupa esportiva, ou seja, a mesma ''BOSTA'' que vai gerar um preço mais alto pra versão e dar lucro pra JAPONESA….

  • Duda_li

    pode deixar nunca mais falaremos da ToTOya.

  • PKuster

    Éber, minha solidariedade aos que fazem o NA. Difícil acreditar que em plena dita democracia, ainda aconteçam fatos negativos como esse, digno de uma Venezuela, de uma Coréia do Norte. Ridículo sob todos os aspectos e não condizente com a grandeza da Toyota e o modo de pensar dos nossos irmãos japoneses. Como proibir de veicular notícias sobre a Toyota ? Parece algum problema de separação de marido e mulher – UMA PIADA !

  • Felix_BSB

    A Toyota que se dane. Estava concretizando a compra de um Corolla, quando li a notícia. Cancelei a compra. Fiz minha parte. Boa sorte ao NA. Continuem nos brindando com as matérias de praxe.

  • hevertonbw

    Eber e Cia Ltda., bem vindo a realidade brasileira, onde pessoas não podem crescer com trabalho e força de vontade, acho melhor vocês virarem políticos, vai render mais e pode fazer qualquer coisa, pois ninguém vai fala nada mesmo.

  • aludolf

    Eu acho que voces estao viajando de aceitar qualquer exigencia ainda mais via notificacao extrajudicial. Não sou advogado, porem voces estao incorretos em falar que existe uma censura, que seria de fato uma decisão favoravel da justica para a toyota do brasil. Voce atender a notificacao extrajudicial (o nome Extra ja diz tudo) não tem nada haver com censura.
    Eu achei essa nota muito fraca, aprovitem montem em cima e briguem pela liberdade de imprensa. Hoje voce tem jurisprudencia para isso, wikileaks, blogs sao sim reconhecidos como imprensa e voce consegue proteger suas fontes.
    Mas de qualquer forma, para a toyota esta mais que claro que esse é um tiro ja saiu pela culatra.

  • rpasini1

    pra mim o negócio é bem simples, quem não deve não teme

  • aludolf

    So para complementar. NAO ATENDAM aos pedidos, Vai pra briga nesse assunto, coloca ate uma doacao via paypal exclusiva para honorarios juridicos que eu acho que voces arrecadam bastante. Se a empresa não tem controle sobre suas informacoes, e informacoes sensiveis de marketing vazaram, tentar te assustar com uma notificacao é algo muito agressivo.
    Tendo a acreditar que pela qualidade questionavel da peça enviada isso deve ter vindo de um escritorio que cuida de direito de massa da toyota, eu acho que voce deveria entrar em contato diretamente com a toyota, se identificar como um canal de imprensa e pedir uma entrevista gravada. Comentando da repercucao negativa dessa notificacao. Acho que é capaz ate deles se retratarem oficialmente com voces num futuro proximo, pedidno desculpas pelo ocorrido. Grande abraco

  • apmneto

    Como advogado afirmo: a notificação da Toyota não tem nenhum valor legal. Sentindo-se a Toyota prejudicada com algo que entre com uma cautelar pra afastar de imediato qualquer perigo de dano e com a ação principal correspondente para assegurar o direito que crê esteja sendo ofendido.
    Direito esse que, de plano, não consigo vislumbrar. A empresa não pode pautar a imprensa, como também não o podem o governo e até mesmo o Judiciário, embora esse último as vezes esqueça-se disso. Nesse caso, conseguindo a Toyota uma ordem judicial o site teria que acatá-la.
    A liberdade de imprensa é plena, sem restrições. A Constituição a garante.

  • expresso222

    Talvez o tópico mais comentado do NA (+450). Tudo isto mostra o absurdo que é a censura aos meios de imprensa! Sem imprensa livre voltaremos à escuridão!

  • Antinarelli

    ÉBER, NA MINHA OPINIÃO O "BURACO" É MAIS EMBAIXO. O QUE A toyota QUER É NOS IMPEDIR DE MANIFESTARMOS NOSSA INDIGNAÇÃO QUANDO OS SEUS CARROS TEM PROBLEMA NOS FREIOS E EXPÕEM SEUS USUÁRIOS A RISCO DE MORTE. PROIBINDO UM ÓRGÃO DE IMPRENSA – SEJA UM BLOG, SEJA UM JORNAL – DE SE MANIFESTAR, ESTA EMPRESA NOS PROÍBE DE DIVULGAR OS RISCOS A QUE CORREM SEUS INOCENTES MOTORISTAS. #TOYOTANUNCAMAIS

  • maiamachadoch

    SIMPLESMENTE RIDICULO, não sei qual a intenção do dpto jurídico da Toyota para madar essa notificação com as ameaças, mas o efeito certamente foi ao contrário, chamou a atenção para uma atitude errada de coibir a liberdade de imprensa

  • mmcinza

    Estou com vergonha de ter um TOYOTA!!

  • ieie

    Deveria preocupar-se menos em contratem advogados e preocupar mais em contratar engenheiros para desenvolver freios seguros.

  • suguii

    Toyota… pffff…..

    A "dotôra" quis mostrar trabalho, mas parece que o efeito foi o contrário….. mexer em um ninho de abelha é a pior coisa a se fazer……

    Eber, você também tem o meu apoio… já publiquei essa palhaçada da Toyota em meus meios de comunicação.

    Abs!

  • suguii

    Enquanto as outras montadoras aproveitam os espaços oferecidos pelos blogs automotivos como a NA e terem seus produtos divulgados a praticamente custo zero, a LERDOYOTA parece querer nadar contra a maré e com isso perder seus clientes para a concorrência…….

  • InfinitiAndBeyond

    Recalls, censura, terremotos…
    A Toyota "não para"!

    Moving forward…
    Even if you don't want to.

  • Kokokil

    O Departamento Jurídico da Toyota está precisando passar por um recall…

  • ricardosmolder

    cara a TOYOTA é uma merda mesmo, tinha té admiração mais depois dessa… LAMENTAVEL não indico a ninguem essa merda de montadora