Censura: Toyota diz não podemos divulgar nada dela

censura

UPDATE 2: A Toyota nos mandou uma carta de desculpas pelo ocorrido e informou que não existirá mais qualquer censura sobre o que publicarmos a respeito dela.

UPDATE: Muitos sites e blogs estão mostrando apoio ao NA diante desta censura, publicando suas notas repudiando a atitude da empresa, dentre eles: Autos Segredos, Jalopnik, De 0 a 100, Motorpasion, Novidades Automotivas, Flávio Gomes, Carros Blog e Virtual Car BR. Nossos leitores também estão apoiando o NA no Twitter com a hashtag #TOYOTANUNCAMAIS

A cobertura internacional já começou a ser feita pelo Argentina Auto Blog e The Truth About Cars.

Veja todos os sites que estão falando do assunto pesquisando Censura Toyota no Google.

E sobre a possibilidade que alguns estão mencionando, de a notificação ser falsa ou não ter vindo da Toyota, saibam que o email que enviou a notificação para mim é rbermejo@toyota.com.br.

No mês passado, publicamos aqui no NA fotos exclusivas do Corolla S, modelo com detalhes esportivos que será lançado no começo do ano que vem. A notícia ficou no ar por mais de um mês, até que hoje, a advogada Rosana Bermejo nos mandou uma notificação extrajudicial em nome da Toyota.

Em um primeiro momento já é estranho que a empresa nos mande uma notificação desta maneira, sem nem mesmo nos fazer um pedido educado por email, solicitando que as fotos fossem tiradas do ar. Se isso tivesse acontecido, teríamos a atendido, como já aconteceu com outras empresas que fizeram este tipo de pedido.

Mas não, recebemos essa notificação pedindo que o conteúdo seja tirado do ar em no máximo 24 horas, o que já fizemos, embora a matéria ainda possa ser acessada pela cache do Google (o que, senhores advogados da Toyota, não é de responsabilidade legal do Notícias Automotivas).

Só que o estranho é que na notificação a Toyota ainda demanda que o NA não publique mais nada a respeito da Toyota, em qualquer situação que for.

Por exemplo, se amanhã este Corolla S for lançado, não podemos nem mesmo noticiar que o modelo está sendo lançado, segundo o trecho destacado na notificação. Voltamos aos tempos da censura no Brasil, pelas mãos da Toyota.

Essa empresa, que ignora totalmente os blogs, não os convidando para eventos de lançamentos e também ignorando pedidos de veículos para avaliação, quer ir ainda mais longe, ditando que não existe mais liberdade de imprensa. Uma atitude totalmente contra a lei da parte desta empresa.

É claro que não deixaremos de falar sobre Toyota aqui, não se preocupem. Mas isso sem nem mesmo mencionarmos a notificação em si e a exigência de que as fotos sejam tiradas do NA, já que nós não fotografamos o carro, e sim recebemos as fotos de um leitor, que é uma fonte que jornalista algum é obrigado a revelar.

Mudando de assunto e falando do Corolla S, nas palavras da Toyota em sua notificação fica claro que o modelo realmente será lançado no início de 2012 e que ele é exatamente como mostramos.

Sobre a censura da Toyota, estamos verificando com alguns leitores do NA que são advogados o que podemos fazer em relação a isso.

OBS.: sobre meu endereço na notificação, não tem problema, é um endereço antigo, não o correto.

Pedimos que nossos leitores divulguem essa injustiça em sites, blogs, redes sociais e para seus amigos.

BAIXE O ARQUIVO PDF DA NOTIFICAÇÃO DA TOYOTA

google news2Quer receber todas as nossas notícias em tempo real?
Acesse nossos exclusivos: Canal do Whatsapp e Canal do Telegram!
Categorias Etc

O que você achou disso?

Toque nas estrelas!

Média da classificação / 5. Número de votos:

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.


Últimas Notícias



Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.