Chery entra em greve novamente – Produção do New QQ pode ser afetada

29/02/2016

chery-qq-brasileiro

A empresa BMS demitiu 40 funcionários. Ela presta serviços de logística para a Chery. Por conta disso, os funcionários da montadora chinesa entraram em greve por tempo indeterminado.

Os empregados da BMS tiveram os contratos com a empresa e a Chery rescindidos. Eles atuavam na separação de autopeças e abastecimento das linhas de produção.

O sindicato diz que vem brigando a mais de um ano pela primarização de serviços fim no processo produtivo, que estão terceirizados na Chery, ferindo assim a lei trabalhista. O objetivo é fazer com que esses trabalhadores passem para o quadro funcional do fabricante chinês.

Já a Chery diz que lamenta as demissões e não pode interferir na decisão da BMS. Além disso, diz que não tem compromisso com a contratação de trabalhadores das terceirizadas.

Com produção programada do New QQ para março, a Chery teme que o início da fabricação do compacto seja afetada por conta da greve. A empresa diz que o Celer foi afetado em 2015 por causa das paralisações.

O sindicato quer a readmissão dos 40 funcionários e avisou que o aumento de produção com novos produtos se dará apenas com a contratação de pessoas com experiência, especialmente que já foi demitido.

[Fonte: Automotive Business]









  • Se eu fosse a Chery mandava todo mundo embora e mandava o sindicato pra um lugar não muito legal…

    • !Marcelo Surf!

      Com certeza a chery, quando veio pro br, se esqueceu de fazer um levantamento sobre sindicato, desgoverno do pt, etc.

      • Heisenberg

        É por isso que a Land Rover e Mecedes não têm fábrica aqui… ops
        Incompetência da Chery, assim de muitas outras (JAC). Querem fisgar compradores praticando dumping e com um pós venda ridículo.

        • !Marcelo Surf!

          Não é só incompetência, pois o gobierno tenta seduzi-los a qualquer custo, como por exemplo isenção de impostos durante décadas, fornecimento do terreno, e por aí vai…

          • Heisenberg

            Por isso que é incompetente, cara… é preciso estudo sério para instalar a indústria aqui, ser atraído por esses mimos e não pôr na ponta do lápis outros fatores é um dos motivos.

            • !Marcelo Surf!

              É que estas empresas estão acostumadas a tratar com países sérios, e aqui o desgobierno vende, lá fora, a imagem que o br é um país sério mas nós, que vivemos aqui, sabemos que é um bananãndia.

        • Qual é o dumping da Chery Brasil? Vender um carro com mecânica simples e barata pelo seu preço real? Pós-venda até pode ser ridículo, mas um Celer custa exatamente o que deveria custar, o que não se pode dizer de Gol e Palio, por exemplo.

          Dumping só é caracterizado quando a venda se ocorre a preço abaixo do custo, o que nenhuma chinesa até hoje o fez, basta ver o custo dos carros lá na China e agora produzindo aqui, quanto custa uma peça importada, como as que boa parte montam o Celer (imposto na casa dos 10%, ante mais de 35% do imposto sobre carro pronto).

          • Ernesto

            Acho que caso de Dumping só a Hyundai com o i30 e Azera da primeira geração. Eles tinham os preços muito baixos, sendo que eram importados da Coreia e pagando impostos cheios.

            • A CAOA foi de fato investigada por dumping, mas não se confirmou, pois de fato a Hyundai na Coréia do Sul tem uma enorme capacidade fabril (é a maior fábrica de carros do mundo) e seus próprios fornecedores, bem como quase tudo automatizado, o que reduz e muito os custos de produção, em especial na época, quando os carros não eram os mais tecnológicos, como atualmente.

              Vale lembrar que a CAOA não pagava IPI cheio pois não tinha o InovarAuto e ela tinha descontos na tabela anterior, por produzir os comerciais leves por aqui (e posteriormente o Tucson na mesma unidade).

        • Rafael Torres

          Apenas atualizando, a Mercedes está em fase de conclusão da fábrica em Iracemápolis – SP

        • Ander33x

          Dumping?
          Sério que você tá usando esse termo?
          Até hoje não vi nenhuma Chinesa vendendo carros por 15K reais.

          Da uma passada ali na Wikipedia pra saber o correto termo de Dumping.

          • Heisenberg

            JAC e Lifan (ao menos q lembro agora) foram acionadas pela justiça por dumping… Teve também a indústria de pneus de caminhão, calçados e muitas outras.

        • Ainnem Agon

          E nem a Kia.

      • Ernesto

        O problema foi a escolha da região. O vale do Paraíba é famoso por ter um sindicato forte que mais atrapalha do que ajuda. E claro que esse lixo de Governo petista também ajuda a piorar as coisas.

    • Fernando S.

      Foi a primeira coisa que pensei. Além de mandar embora, fecharia a fábrica e voltaria a vender somente por importação. Pelo volume de vendas dela, as 4800 unidades anuais dão e sobram.

    • Redpeak77

      aquelas coisas que a imprensa comentava, tipo “a Chery vai aproveitar a mão-de-obra qualificada da GM SJC”… #SabeDeNadaInocente

  • Minerius Valioso

    Se a Chery soubesse a selva que é o Brasil e ter canseira de sindicato, nem teria cogitado investir aqui.

    • Wolf_Hoffman

      logo logo, veremos mais uma indo embora… Pode escrever, triste, mas empresa nenhuma aguenta o sindicato por muito tempo :S

    • Rodrigo A.

      Por isso que a Fiat abriu sua Fábrica Jeep lá no interior de Pernambuco.

  • Louis

    Sindicato acha que é dono da empresa… pelegos. Daqui a pouco a Chery faz igual a Dako / Continental no interior de SP, decreta falência no BR, fecha as portas e some.

    • Mr. Car

      Só da empresa, não. República Sindicalista do Brasil.

      • Marco Antônio

        Nem me fale. São tantos adjetivos ruins pra republica das bananas.! Mais uma pro meu vocabulário.

  • Bruno Silva

    Triste, pior que a Chery deve estar com uma ociosidade terrível. Ao que eu sei, isso só deve melhorar com a chegada dos Land Rover.

    • !Marcelo Surf!

      Não é triste, é a realidade deste desgoverno que prefere ver fabricas fechadas e mais pessoas recebendo esmola e 100% dependente do governo do que trabalhando e produzindo riqueza para o país.

      • Bruno Silva

        Você fica feliz com esse situação, só responda essa pergunta!

        • !Marcelo Surf!

          Não fico feliz mas também não fico triste, pois a maioria dos metalúrgicos e sindicalistas votaram na presidAnta.

          E também quando você ve mais gente nas ruas se divertindo durante o carnaval do que gente nas ruas manifestando contra este gobierno é sinal que a maioria não está triste.

          • Marcio Almeida

            verdade disse td.

    • Gustavogm

      Não entendi o que a Land Rover tem a ver com o assunto. Ela vai montar carros na fábrica da Chery? Mas não estava construindo uma própria no Rio?

      • Bruno Silva

        Parece que os carros da Land Rover serão pintados na fábrica da Chery.

  • Eduardo

    Está mais fácil fechar a fabrica e no local abrir um parque, Beto Carreiro World Jacareí

    • !Marcelo Surf!

      Ou então cavar um buraco, encher de água e fazer um “Piscinão de Ramos” unidade Jacareí, e aí ao invés do funcionários terem que trabalhar, eles irão receber bolsa família do governo e se divertir no novo ponto turístico.

      • Edson Fernandes

        Nesse caso, lembramos que a maioria são aqueles trabalhadores que estavam em uma Chevrolet que sairam e vieram para a Chery. E se não bastasse são aqueles que concordam com greves… e depois de ficar desempregado vai dizer: “Puxa mas era tao bom o emprego, cheio de beneficios”.

        • zekinha71

          Ficam falando, onde eu trabalhava era muito melhor que aqui, isso é uma merd@, lá esra cheio de benefícios e assim por diante.
          Aqui na firma sempre ouvia isso, até que comecei a falar: então porque não ficou lá, opppssss, pera aí, foi demitido, então vc não prestava, fica quieto, senão nem aqui vai ficar.
          Pararam as reclamações e comparações.

          • Edson Fernandes

            Quando a pessoa tem a capacidade de se auto avaliar, ela consegue enxergar essa situação.

            Mas tem outras que só querem saber de ganhar mais independente da situação. Surgiu uma solução de ganhar mais beneficios, ela está lá, com o argumento que ela trabalha muito e portanto merece esse tipo de beneficio adicional.

            Eu costumo pensar em meritocracia e ter bom senso nas minhas decisões de ganhos financeiros. Assim, eu entendo até certo ponto o que a empresa passa mas nesse meu planejamento eu acabo também conseguindo ganhar devido a demonstração dos meus trabalhos realizados.

            Não entendo qual a dificuldade de se exigir por isso. No meu caso eu posso dizer por satisfação de clientes, satisfação na entrega das atividades e ainda, meu auto gerenciamento (como consultor isso tem que acontecer), ou o dono te joga a real ou na hora de enrolar fica com a lingua presa.

      • Redpeak77

        não precisa cavar… o terreno que eles estão já era um brejão.

    • André Martani

      Tá mais fácil fechar a fábrica aqui e abrir no Paraguai.

      • Ernesto

        Creio que melhor ainda seria na Argentina. Lá o novo governo está incentivando de todas as formas as empresas a voltarem a investir, reduzindo impostos, etc, enquanto aqui no Brasil, só vemos o contrário.

        • André Martani

          Bom também! Falei do Paraguai porque vi uma lista com mais de 40 empresas que estão dizendo adeus as terras tupiniquim, e indo pra lá. Lamentável o nosso des governo.

  • Felipe

    Fico pensando no amargor que a diretoria da Chery na China deve sentir dessa fábrica aqui.
    Sindicatos são uma vergonha!

  • Pedro Cunha

    Sindicato no brasil é pra arrancar dinheiro e proliferar a vadiagem.
    Os “sindicalistas” piram quando o governo ameaça rever a legislação, pois temem perder a barbada. Esse país só vai se modernizar e possibilitar melhores horizontes profissionais quando exterminarem essa praga chamada “sindicato”.
    Permitam que funcionários e empresários negociem por si as condições de salário e jornada, sem interferência desses radicais agitadores. Já temos uma demasiado densa regulação legal nos contratos de trabalho e prestações de serviços.

  • Nicolas

    Absurdo o engraçado que eu ainda não vi nenhum Chery New qq na rua

  • Pedro Henrique

    ué, achei que a fábrica fosse da Chery e não do sindicato…
    e a treta nem na fábrica foi, daqui a pouco o sindicato vai pedir pra Chery recontratar o pessoal que foi demitido da gm…

  • CÁSSIO

    aqui neste país é sempre assim uma indústria se instala e tem que sustentar toda uma cadeia de oportunistas e vc meu caro comprador do produto final seja qualquer coisa indústrialisada é quem paga toda esta conta exorbitante ……..é lamentável .

  • Victor Hugo

    Manda embora logo powwww. Se eu fosse funcionário eu iria trabalhar. Poderia estar todo mundo lá fora eu entrava e ficava lá dentro fazendo algum coisa. bando de rato…. Não tá vendo que a empresa já está com dificuldade? Querem acabar com o ganha pão de uma vez?

    • Edson Fernandes

      Penso igual.

      “Ah mas a classe sofre”. Eu também sofro e nem por isso me faço de vitima.

      • Victor Hugo

        Concordo. Prefiro sofrer trabalhando do que em casa sem o que fazer. Esse pessoal da Cherry está entrando em greve direto e reto. Tá na hora de trocar o quadro dos trabalhadores.

  • Filipo

    Feliz ou infelizmente a Chery é irrelevante para o mercado nacional.

    • Evandro

      Hoje é, talvez amanhã não….

  • Adriano

    Cara na moral, nesse aspecto eu tenho dó das empresas, não poder demitir funcionário deve ser fod…, no caso ai não é nem demissão direta, xexuisss

    • dCarvalho

      Pois é, ossos do ofício..

  • Anderson Trajano

    Por essas e outas que a GM trouxe a produção de vários modelos para São Caetano do Sul. A fábrica aqui é bem pequena perto das outras plantas, mas não vale a pena correr o risco de levar o um projeto para São José do Campos e ter a fábrica parada de 2 e 2 meses por conta de sindicato.

    • Edson Fernandes

      E ter que aumentar tudo que é direito dos funcionarios.

      Sei lá… mas eu penso que vendo tanto tempo que as pessoas ficam paradas (porem ganhando) eu ficaria preocupado com tal situação. E nao só isso: Além de procurar algo novo (e melhor), iria no minimo trabalhar para garantir que eu poderia mostrar meu diferencial perante a quem aderiu a greve e deixou a empresa na mão.

      É bonito tal exigencia perante quem faz a cabeça porque, 40 foram demitidos, mas a empresa não pode ficar absorvendo funcionario assim.

      Mande o sindicato pagar a conta da absorção e já até imagino a atitude. Triste isso.

  • Felippe

    Manda todo mundo embora e contrata novos funcionarios, contrata pessoas que realmente queiram trabalhar e assim vai acabar com essa palhaçada, na situação em que esta o pais quem tem seu emprego tem que agradecer a Deus todos os dias

  • Leonardo Teixeira

    Eu querendo trabalho e eles entrando em greve, me contrata chery, nessa crise fico caladinho

  • Mumm Rá

    Mentalidade Petista provocando estragos financeiros/econômicos

    Cambada de Lacrador de 13 e Comedor de Mortadela

    Como sempre sindicato de funcionários de indústria automobilística ( no Brasil geralmente tentáculo do PT ) de pirraça

  • Kleber Andrade

    O que estraga o Brasil, alta taxa tributária, sindicatos, políticos e a mentalidade de 80% da população.

  • Evandro

    Ué, se mandou embora problema é da empresa e de quem foi demitido, é natural, se não precisar demite, se precisar admite, qual o problema nisso? Deveriam é acabar com sindicatos, que pra falar a verdade é a maior fábrica de pançudos desse país!!!

  • Edson Fernandes

    Mas eu não demonizo a CLT porque ela garantiu sim um trabalho digno. Porém errado é a pessoa que fica dependendo de beneficios para dizer que ganha mais.

    Eu prefiro ganahr pelo que faço e não por um movimento de exigencia.

    Greve para mim é quando algo está errado e o sindicato deveria exigir o correto, mas não para se ganhar sem nenhum tipo de necessidade.