Chery China Mercado Montadoras/Fábricas

Chery ultrapassa a marca de 5 milhões de carros produzidos

chery-5mi

Com um sedã Arrizo 5, a Chery alcançou a importante marca de 5 milhões de veículos produzidos, sendo a primeira marca independente a atingir esse número na China. A empresa se tornou destaque na indústria automotiva do maior mercado do mundo, tendo alcançado esse volume após 16 anos de operações.

Fundada em 1997 como empresa de autopeças, a companhia de Wuhu, província de Anhui, começou a fabricar um clone do Seat Toledo da primeira geração em 1999. O modelo Fullwin foi o primeiro de muitos modelos que surgiram depois. A marca começou com 20% de suas ações nas mãos da Shanghai, mas após o episódio envolvendo o Chery QQ e o Daewoo Matiz, o grupo chinês foi obrigado a se retirar em 2003, pois era e ainda é o único parceiro da General Motors no país.

fabrica-chery-brasil-1

Somente após a virada da década dos anos 2000 é que a Chery começou a desenvolver veículos próprios, utilizando-se de fornecedores internacionais. A Chery exportou mais de 1,2 milhão de veículos a mais de 80 países. Além disso, investiu US$ 4,6 bilhões em pesquisa e desenvolvimento, bem como registrou 7.308 patentes nacionais ao longo de sua história.

A partir de 2009, a marca chinesa chegou oficialmente ao Brasil, inicialmente apenas com importados, tais como Tiggo, Cielo e Face. Mais recentemente, a Chery inaugurou uma planta de produção em Jacareí, onde fabrica o Celer, compacto sucessor do Fullwin. A unidade tem capacidade para 50 mil veículos por ano.

Agradecimentos ao Lucas Farias.





  • oscar.fr

    Este Arizzo 5 está muito bonito. Está aí um chinês que, ao menos visualmente, eu teria com facilidade.

    • CignusRJ

      o Arrizo 5, o Arrizo 7 são bonitos.
      E se vc chegou a ver o conceito Alpha5 então tem que admitir que ele é lindo.
      A Chery esta evoluindo e espero que cresça mais, assim melhorará nosso mercado com mais opções.
      .

    • duhehe

      Até o Celer nacional é bonito por fora, mas ao entrar já se nota que estamos lidando com algo ‘beta’, ao andar a impressão se mantem, ai não tem como emplacar.

      • Junoba

        Engraçado, entrei no Celer nacional é surpreendeu pela qualidade construtiva. Alias, não muito diferente dos rivais.

        • Hox

          A qualidade construtiva de fato melhorou, o Celer chinês era precário nisso, assim como modelos antigos da Chery, como o QQ antigo, os primeiros Tiggo, Face, Cielo, mas a sensação que ele falou de ser algo “beta” é justamente o que todos os que testam o carro falam. O Celer evoluiu, mas ainda não está no nível dos outros concorrentes.

    • Clovislauro

      Ainda prefiro um 208, rsrsrsrs

      • oscar.fr

        Eu sei que é zoação, mas vou entrar na onda e dizer que ainda prefiro sim!

        • Clovislauro

          Pior que não é, apesar de não conhecer o chines, não o imagino melhor que um 208.

  • Ângelo Coppo

    Meu vizinho tem um Tiggo, acho ele tão bem acertadinho. Tem ele faz uns 3 anos, e diz que não trocaria por outro.

    • Louis

      O Tiggo e´um que tenho vontade de ter. Espero que o nacional venha com um cambio AT moderno.

      • Ângelo Coppo

        Eu acho lindo o cielo, uma pena ele ter saído de linha…

      • Tosca16

        Se vir vai ser CVT .

      • Rafael Yashiro

        Ao que parece, a Chey vai apostar nos CVT. O Arrizo 7 e o Tiggo 5 são CVT onde já são vendidos, então a chance de todo o resto também ser CVT é bem grande.

        • Tosca16

          Toda a linha Chery prioriza o conforto, todos são CVT; Tiggo 3 e Tiggo 5 tem opções CVT no exterior .

    • Clovislauro

      Conheço 3 pessoas diferentes que tem Tiggo, as 3 satisfeitas. Uma delas tem um dos primeiros Tiggo e já chegou nos 200mil km sem maiores problemas. Diz que é um carro bem robusto.

  • Junoba

    Bacana, e espero que a Chery continue crescendo no nosso mercado, quanto mais concorrência melhor.

  • Tosca16

    Isso por quê as montadoras chinesas ainda não conseguiram a liderança no mercado local e aos poucos tem se expandido mundo a fora; com o fortalecimento no mercado local estes números tendem a crescer em uma escala inimaginável . Recentemente a Qoros foi eleita a melhor marca em serviços e atendimento ao consumidor no mercado Chinês, passando marcas consagradas e de luxo; Qoros que é mais uma das marcas do grupo Chery .

    • Tosoobservando

      No mercado de Suvs lideram sim, a GWM Haval é lider.

      • Tosca16

        Aos poucos estão crescendo no mercado local e mundial, é bom saber de dados como este o que mostra quê as montadoras locais tem ido nos segmentos mais competitivos e obtido sucesso.

  • Pedro Henrique

    e tem gente falando em jaca ainda…
    sempre fui mais esperançoso pela chery.

    • Louis

      Entre as chinesas, gosto da Chery e Geely. Mas só no “achismo”, pois ainda não tive.

      • Hox

        Eu só confiaria na Geely, que é representada aqui pelo Grupo Gandini, grupo esse que mantém a Kia no país desde 1993 ininterruptamente, mesmo com a grande crise dos importados de 1999 e com a atual politica do desgoverno bolivariano dilmista de sobretaxar seus carros. Se não é uma garantia efetiva que ela veio para ficar no país ao menos é uma segurança de que o pós-venda continuará sendo oferecido sem muitos transtornos.
        Mas entre JAC e Chery eu não pensaria duas vezes e iria de Chery, apesar dos horrores que uns conhecidos enfrentaram com os carros da marca. Ao menos tem fábrica aqui, claro que se ela quiser fecha tudo e se manda de volta pra China, mas pretendem fabricar aqui outros modelos, inclusive QQ e Tiggo, enquanto a JACa já está de malas prontas e de passagem comprada, ao que tudo indica.

    • Tosca16

      Quê eram pra estarem fundidas numa empresa só, foi que na época diretores da Chery e JAC não entraram em acordo. JAC quê até pouco tempo atrás era conhecida por ser fabricante de caminhões, veículos de passeio é bem recente.

  • zekinha71

    Se não fosse os 2.000 carros brasileiros, ia demorar mais um dia pra atingir essa marca.
    A Chery aqui deveria fazer uma sociedade com alguma empresa, tipo de telefonia, bebidas, pra colocar os carros pra rodar e ao menos o povo ver existem e são feitos aqui.
    Tá mais fácil ver um Aston Martim Rapide (vi um sábado) do que ver algum Celer, faz tempo que não vejo um.

  • Cyro

    Me trás um Chinês que não remonta em um acidente, que eu compro. E lógico, pra ser minha escolha tem também que ser (bem) mais barato

  • rvmattos

    DESEJo sorte…. até então apesar do nivel mais simples do carros, me passa a ideia de uma empresa séria.

  • Gran RS 78

    Não entendo como a Chery vende menos que a Lifan no Brasil, pois a Chery tem fábrica no Brasil, tem mais modelos desde o QQ até o Tiggo, tem opção com cambio automático e tbm mais concessionárias. Espero que a marca aumente as suas vendas em 2016, pois é uma das poucas marcas que ainda tem o custo beneficio como referência.

  • Marcelo Tavares

    Cielo era mais Bonito



Send this to friend