Chevrolet Crossovers Europa

Chevrolet Captiva com visual novo tem patente registrada na Europa

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Uma década depois, a Chevrolet Captiva continua firme e forte no mercado mundial, resistindo bravamente ao tempo, no melhor estilo Volvo XC90 (o anterior, é claro). Com os mais recentes lançamentos da GM, era de se pensar que o tradicional SUV mudaria também.

No entanto, uma patente registrada na Europa mostra o contrário e mais, nem está relacionada com o modelo Sport, fabricado no México. O estranho é que a Chevrolet está deixando o velho continente e o registro faz referência ao mercado sul-coreano. O modelo apresenta novos faróis com LEDs, grade revisada, lanternas modificadas e para-choques redesenhados. De resto, é o mesmo de sempre.

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Com apenas Camaro e Corvette, a Chevrolet não terá outro produto na Europa Ocidental. Ainda, de acordo com o site Auto Guide, fontes da GM afirmam que há uma lacuna no lineup americano, dentro do segmento de SUV. Se o modelo mexicano adotar o visual global, a Captiva pode ser apresentada como algo “novo” nos EUA e aqui também.

Recentemente a GM ordenou o prolongamento das plataformas de seus carros para uma média de doze anos. No caso da Captiva, ela ainda usa a antiga Theta, que um dia equipou os extintos Pontiac Torrent, Suzuki XL7, Saab 9-4x e Saturn Vue, entre outros. Essa arquitetura surgiu na empresa em 2002… E você, ainda acha a Captiva um bom SUV?

Galeria de fotos do Chevrolet Captiva:

[Fonte: Auto Guide]





  • Louis

    Putz, broxei com esta gradezinha estilo Hyundai da dianteira… Cadê a imaginação e originalidade ? Toda montadora agora usa esta grade…

    • Bruno Wendel Marcolino

      é a grade do novo Cruze….mas concordo, no começo até achei bacana essa grade grande, mas como virou generalista demais acaba ficando sem graça em pouco tempo.

      • Pacheco

        Parece o IX35 atual… ficou estranho.

        Pena que a Chevrolet matou um excelente carro. Eu tive uma 204 2010 e tirando o cambio, gostava do carro. Principalmente o status dela.

        • 320i

          O carro que vc teve é o Captiva SPORT, ou OPEL ANTARA e Saturn Vue (citado no texto).

          O N.A, por falta de conhecimento, sempre confunde o leitor com alguns textos mal explicados.

          • Pacheco

            Eu tive a Captiva 2010 Sport Ecotec 2.4

  • Antoniokings1

    Sei lá! A dianteira parece Mitsubishi ASX. Ou Lancer. Está tudo a mesma coisa. Se fosse chinês…..

  • Renan21

    Só presta o desempenho da V6, o resto é horrível. Os bancos são duros e pequenos, o painel é uma orquestra musical de grilos. Mas o pior de tudo é que ao chegar aos 60.000 km, vai precisar trocar a câmbio. Se estiver na garantia é bom, mas se não estiver, a css cobra 37.000,00 mas da para consegui em oficinas por 10.000,00. Um monte de reclamações sobre esse câmbio e a GM diz que é normal. Podem pesquisar sobre a captiva, e a maior reclamação é o cambio. Eu acionei a justiça.
    Na verdade os piores carros existentes que eu já vi são os da GM (com exceção de alguns modelos antigos). Até esses chineses de baquelite são mais resistentes que essas carroças que a GM chama de carro. Tem que banir essa empresa do Brasil!

  • Bittencourt

    Vixi, esse câmbio é problemático com todo mundo então, pois os problemas dele no Fusion V6 são bem conhecidos…

    • A reclamação de sempre, superaquecimento.

      • Pacheco

        Ouvi relatos do Fusion q ele começa a patinar e o carro só sai de guincho.

        • Exato. Fui comprar um V6 e meu mecânico me alertou sobre isso. Disse que se eu não fizesse questão de desempenho, que levasse o 2.5 que seria satisfatório.

          • Pacheco

            O 2.5 anda bem… eu ja dirigi ele e gostei. O q me pega no Fusion V6 é a tração AWD. Deve ser uma delicia numa estrada sinuosa.

            • Edson Fernandes

              Vai além disso: Se na versão 2.5 tivesse o que é oferecido pela versão V6 é que seria o interessante.

  • Bittencourt

    Existe uma desse modelo, bege, aqui em Salvador, de algum corpo diplomático; pense num bicho sem graça…

  • Foxtrot

    Ou seja, vão tirar o logo da Holden e colocar o da Chevrolet no lugar. Precisa de patente para isso? As diferenças parecem ser mínimas.

    • Juliano

      Essa é a Captiva “original” (Chevrolet Captiva na Europa e Holden Captiva na Austrália). A “nossa” Captiva na verdade era a Opel Antara.

      • Foxtrot

        Na Austrália também era oferecida a Antara como Captiva e a Captiva original era vendida como Captiva 7 (para 7 pessoas). Entrei hoje no site da Holden e agora existe apenas essa Captiva, que é um pouco diferente da anterior.

      • Diegooh

        Ja vi varias destas circulando com placas do Paraguai.

        • Eduardo Jara

          Essa versão só não é vendida mesmo no Brasil, porque todos os outros países vizinhos vendem faz um bom tempo.

    • Rafael Yashiro

      Pensei exatamente a mesma coisa.

    • Eduardo Jara

      Na verdade precisa sim, já que se trata de mais um facelift. Ela usa a mesma base da antiga Hyundai Santa Fé (2007-2013) e Kia Sorento (2010-2013) Já que ela também foi desenvolvida na Coreia do Sul. Ta mais que na hora trocar de vez de modelo.

  • Luiz

    A Captiva já não está mais no site da chevrolet no México, ou seja, acho que saiu de linha lá.

    • pedro rt

      existem 2 captiva, a sport fabricada no mexico e com design diferente e pra 5 pessoas e a que se chama somente captiva q e essa acima de 7 lugares e produzida na coreia do sul, essa nunca tivemos

      • Eduardo Jara

        Ela usa a mesma base da antiga Hyundai Santa Fé (2007-2013) e Kia Sorento (2010-2013) Já que ela também foi desenvolvida na Coreia do Sul. Ta mais que na hora trocar de vez de modelo, porque ela é a unica que continua usando a mesma base antiga.

  • Juliano

    O modelo mexicano citado no texto (Captiva Sport), também comercializado no Brasil, é a “versão Chevrolet” da Opel Antara.

  • Pacheco

    Eu tive a 2.4 Ecotec com cambio de 4 marchas. Era o defeito do carro… um problema dirigir em rodovia com aclives. Qualquer retomada e o cambio baixava marcha e começava a estrangular o motor… era chato de ouvir.

    Outra coisa q eu não gostava era como a versão era capada… ar analogico e sem controle automatico, cd player simples demais e comandos do computador de bordo confusos… sempre me enrolava em mexer naquilo.

    Porem gostava dos 6 air bag, esp, dirigibilidade e principalmente do status. Era preta com o interior caramelo e realmente me deixava com cara de Brad Pitt. KKKKKK

    Pretendo comprar outra esse ano… quero ver se pego uma 2011, com cambio de 6 marchas e interior preto.

    E a Captiva V6, tem o mesmo problema do cambio do Fusion e pra piorar as AWD da problema na tração traseira. Ja vi duas em oficina pra arrumar isso.

    • radiobrasil

      Tive uma 2.4 2010.. o GIGANTESCO defeito: o MALDITO cambio 4 marchas. Em subidade serra (Dona Francisca em SC) o motor praticamente FERVIA, passava dos 100 graus e com desempenho horrivel! Fiz o mesmo trajeto 2 vezes com Fusion 2.5… carro além de subir muuuuuito mais rapido, não subiu nada a temperatura e tinha muito folego se precisasse.
      Na descida da mesma serra, o at4 também era horrivel, tinha q usar muito o freio. No Fusion limitei pelo cruise-control e o cambio segurava na velocidade.
      Fora o CAMBIO da at4, o motor nunca incomodou, suspensão com 65 mil km tive q trocar um amortecedor e mais nada. Interior também sem ruidos em excesso.
      Troquei pelo Fusion e não sinto falta de nada do Captiva

      • Pacheco

        Exatamente… eu nunca tive problema de superaquecimento, mas esses problemas de cambio era diario.

        Ela nunca engata a 4ª marcha. O cambio é longo demais e fica segurando. E não faz nada de freio motor. Ou vc desce a serra no modo sequencial, ou destroi os freios.

        Isso só se resolveu com o cambio de 6 marchas em 2011. Hoje estou em busca de uma, quero preta ou prata e com cambio de 6 marchas. É a unica coisa que fazia falta.

        • radiobrasil

          O cruise control com o at4 também se torna um martírio rss…
          Qualquer leve subida sobre marcha e fica nos 5000 rpm.

          • Pacheco

            Exatamente… a quarta marcha é muito longa e a terceira curta… então ela segura o maximo a terceira e só usa a quarta com o carro bem embalado.

            Com o piloto automatico, vc anda a 100km/h e o motor em 4ª marcha a 2 mil rpm. Pega uma subida simples e baixa pra terceira a 4500 rpm e não ganha velocidade… começa o chororo e nada.

            Isso vai enchendo o saco e deixando o consumo pessimo.

            Uma outra coisa é a falta de reduções… se vc não jogar pro manual, o carro solta nas curvas e vira um deus nos acuda danado.

    • kravmaga

      A minha 2.4 era modelo 2012, já com 6 marchas e o carro andava bem.

      Qualquer carro com AT de 4 marchas fica ruim (tive um Corolla com AT4 também), ainda mais um carro pesado como um SUV médio.

      • Pacheco

        Eu tive Citroen com cambio de 4 marchas e gostei. Tbm tive Chevrolet com cambio de 4 marchas e não era tão ruim quanto a captiva.

        O cambio de 6 marchas melhorou o desempenho, o consumo e deu mais conforto na rodagem. Principalmente em serras.

      • Pacheco

        Amigo, qual era o consumo da sua?

    • kravmaga

      O ar da minha não era digital mas era automático (não precisava ligar e desligar toda hora porque já tem um termostato).

      O CD player era simples mas o som era de qualidade muito boa. Cheguei a comprar uma central multimídia da Caska, que é plug and play (específica para o carro) e fiquei até com GPS, mas o som dela era um pouco pior do que o CD player original.

      Essa mesma central passou a ser colocada na Captiva como promoção pela própria Chevrolet (ou pelas concessionárias, não tenho certeza) nos anos seguintes.

      • Pacheco

        Sim, a V6 e as 2.4 acima de 2011 vem com ar automatico. Bem melhor que o analogico da 2.4 de 2009 e 2010.

        O cd player sempre achei fraco… não tinha bom volume e achava sua sintonia fraca.
        Nunca troquei, mas na epoca queria uma central multimidia.

        Comprando uma agora, devo trocar o som ou ja comprar uma com alteração.

        • radiobrasil

          Se for pegar uma 2011 a 2013 verifique se foi feito recall… teve um problema SÉRIO na central de injeção que poderia entrar em curto e o carro apagava do nada rodando.

          • Pacheco

            Sim, ja ouvi falar disso. Mas é só pegar o numero do chassi e ligar na central da chevrolet q eles fazem o reparo rapidamente.

            Um amigo comprou um Corsa meses atras pra usar no rodizio e precisou fazer aquele recall do cinto de segurança… agendou para 2 dias depois e demorou 1h na concessionaria.

  • Vitor Yohan Casaes

    Uma pena a morte da captiva, ela tinha um preço razoável, um excelente acabamento (painel com espuma injetada, porta luvas revestido com camurça, teto e colunas em tecido macio e etc) coisa que nunca vi em nenhum concorrente generalista. A 3.0 v6 é excelente e tem consumo na média, fora que é um carro muito bem equipado.
    Espero que a chevrolet traga algo no mesmo nível.

    • Pacheco

      O V6 AWD na epoca, chegou custando menos de 100 mil reais. Se não me engano, era 96 mil a top.

      Hoje a Chevrolet vende a 2.4 acima de 120 mil reais.
      Foi e continua sendo um excelente carro… eu comprei uma pelo status e espaço… sinto saudade dela e em breve devo adquirir uma 2011 ou 2012 e pretendo ficar uns 3 anos.

      A vantagem é q hoje por menos de 50 mil vc compra um carro desse. E não sei hoje, mas a 2 anos atras eu pagava 1200 reais no seguro.

  • pedro rt

    e um bom carro, sempre gostei dele, mas esta bastante antigo… foi lançado em agosto de 2008 no brasil e ate hj continua a venda. diziam q a 2° geracao do captiva teria a plataforma do novo cruze, mas ate agora nao saiu mais nada, e acho 12 anos tempo dmais pra ficar com uma mesma plataforma, o ideal seria 8 anos

  • Cassio

    Visualmente, prefiro nossa velha e cansada Captiva.

  • Whering Alberto

    Esse carro não vai mudar NUNCA!?

    • radiobrasil

      O ASX também é velhinho e não mudou… Tiguan POR ENQUANTO não mudou aqui tambem…

      • Whering Alberto

        O Captiva é anterior a ambos. O Tiguan passou por uma reestilização e o ASX também. Este Captiva JÁ passou por duas ou três reestilizações desde seu lançamento e permanece na mesma geração. Falo do modelo da matéria, que é o Europeu – diferente do nosso – que por aqui também é o mesmo desde 2008.

    • 320i

      O Captiva Sport (vendido no Brasil, que é o Opel Antara e foi o Saturn Vue) não é o mesmo carro desta reportagem. Este da reportagem nunca foi vendido por aqui.

      • Whering Alberto

        Eu sei. Meu questionamento é se este carro não vai ganhar nova geração. Desde que foi lançado (no mercado europeu) ele tem esse design. Poucas coisas mudaram – pela terceira vez desde 2006.

  • Essa grade a la Aston Martin tá na Ford, na GM e na Hyundai. Que falta de criatividade!

  • Fábio

    Quando lançou a Captiva 10 anos atrás achava ela linda. Além disso, tinha um excelente custo x benefício na época. Achei esse aí genérico…

    • 320i

      O Captiva Sport que vc achava linda não é o mesmo carro que este da reportagem. Existem dois Captivas, bem como duas Cherokees (‘genérica’ e Grand), sete Corollas, etc…

  • 320i

    Este texto está todo mal formulado! Primeiro, que cita o Captiva e o Saturn Vue. Saturn Vue, para quem não sabe, é o NOSSO CAPTIVA SPORT vendido no Brasil (Opel Antara, que ainda é vendido na Europa).

    A confusão, pra variar, é porque o N.A ainda não sabe que o Captiva é um carro e CAPTIVA SPORT (o nosso!) é outro carro. Dá a entender que estão renovando o Captiva Sport, quando na verdade é um antigo facelift do CAPTIVA (sem ‘sobrenome’) que já existe na Ásia e Leste Europeu há uns 3 anos (e já foi noticiado no N.A!).

    Cherokee->Grand Cherokee
    Captiva->Captiva Sport

    Carros homônimos, mas visualmente diferente em medidas e formas.

    • radiobrasil

      Corretíssimo.

      Saturn Vue que saiu de linha nos EUA e retornou para frotistas em 2012 ou 2013 como Captiva e fez relativo sucesso! rss

  • Gabriel Boscatto

    esse visual não tem nada de novo. É a captiva que é vendida na argentina faz tempo já

  • Edson Fernandes

    Mas o fato dos bancos terem assento curto é pelo posicionamento que vc fica. (porque afinal é estilo poltrona).

    Se fossem mais compridos, iriam reclamar do excesso de posição para as pernas.

    Agora, sobre ser duro, não posso opinar porque o quanto eu rodei não é valido para uma avaliação aprofundada. Entretanto, os outros altinhos hoje tentam copiar o formato de se andar em um carro baixo e isso incomoda algumas pessoas.

  • Bruno

    Eu tive uma sport v6 awd 2010 comprada zero e ela era maravilhosa, nunca tive problemas, nem mesmo com consumo por volta de 4km/l. O único porém foi eu vender ela depois de 2,5 anos de uso com apenas 23 mil rodados por cerca de 50% do valor que paguei nela 0km.