Celta VHCE? Modelo mais econômico/potente (78 cv)

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Reportagem de dezembro de 2008.

O Chevrolet Celta deverá deixar de ser VHC para ser VHCE no próximo ano de 2009. É o que publicou hoje um portal automotivo, falando que algumas fontes internas da montadora americana passaram a informação a eles. A letra a mais na sigla VHCE significaria economia e ecologia.

O Celta VHCE passará por algumas alterações. O tanque de combustível irá aumentar, passando dos atuais 47 litros para 54 litros, e a potência de seu motor 1.0 vai aumentar, de 70 para 78 cavalos, resultando em um desempenho mais interessante, principalmente dentro da cidade. O novo Celta VHCE também deverá poluir menos para atender às regras de emissões de poluentes do Conama.

O acelerador do novo Celta VHCE passará a ser eletrônico, não mais através de cabo, o que também é uma melhoria e uma atualização. Bom, é interessante a Chevrolet colocar algumas novidades no seu popular Celta, mas será que isso será o suficiente para melhorar as vendas do modelo, que ultimamente chegou até mesmo a ficar atrás do Honda Civic nos rankings de alguns meses?

O Celta é vendido no Brasil desde o ano de 2001, sendo um novo modelo feito em cima da plataforma do Corsa, mas simplificada e mais pobre, sem dúvida. Inicialmente o modelo tinha motor 1.0 com potência de 60 cavalos, e depois de um tempo passou para 70 cavalos.

Celta VHCE – Ficha técnica

MOTOR
Dianteiro, transversal, 1.0 litros, 4 cilindros em linha, 8 válvulas; flexpower
Número de válvulas por cilindro 2; OHC (comando no cabeçote)
Diâmetro x curso 71 x 62,9 mm
Cilindrada 999 cm3
Potência máxima líquida 77 cv a 6.400 rpm com gasolina e 78 cv a 6.400 rpm com etanol
Torque máximo líquido 9,5 kgfm a 5.200 rpm (gasolina) e 9,7 kgfm a 5.200 rpm (etanol)
Rotação máxima do motor 6.800 rpm
Taxa de compressão 12,6
Sistema de alimentação Injeção eletrônica multiponto (M.P.F.I – Multi Point Fuel Injection)
Combustível recomendado Gasolina comum e/ou etanol hidratado

TRANSMISSÃO
Câmbio manual de 5 marchas

DIREÇÃO
Mecânica, tipo pinhão e cremalheira

SUSPENSÃO
Dianteira Independente, tipo McPherson
Traseira Semi-independente com braços oscilantes

FREIOS
Dianteiros discos sólidos
Traseiros tambores

RODAS / PNEUS
Rodas 4,5J x 13″ polegadas
Pneus Radiais 165/70 R13

TANQUE DE COMBUSTÍVEL
54 litros

CAPACIDADE DO PORTA-MALAS
260 litros

DIMENSÕES EXTERNAS
Comprimento 3.788 mm
Largura 1.626 mm
Altura 1.429 mm
Distância entre eixos 2.443 mm

DESEMPENHO
Velocidade máxima 156 km/h (gasolina) 161 km/h (etanol)
Aceleração de 0 a 100 km/h 13,8 s (gasolina) 13,4 s (etanol)

CONSUMO CIDADE / ESTRADA / MÉDIO (KM/L)
13,8 / 16,9 / 15,0 (gasolina)
9,5 / 12,2 / 10,5 (etanol)

CARGA ÚTIL
490 Kg

PESO
860 Kg

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Autor: Eber do Carmo

Fundador do Notícias Automotivas, com atuação por três décadas no segmento automotivo, tem 18 anos de experiência como jornalista automotivo no Notícias Automotivas, desde que criou o site em 2005. Anteriormente trabalhou em empresas automotivas, nos segmentos de personalização e áudio.