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700x464xChevrolet Cruze 2014 11 700x464.jpg.pagespeed.ic.oGjlFuiFlg Chevrolet Cruze LT teria falha no câmbio automático e no freio de mão




Segundo a revista Quatro Rodas de outubro, alguns proprietários do Chevrolet Cruze, em sua versão LT, tem percebido que o carro pode ter a chave retirada da ignição com o câmbio automático em qualquer posição, e que com isso, o carro fica solto, se movimentando depois de o dono o estacionar.

Esta falha também indicaria um problema no freio de estacionamento, que deveria segurar o carro nessas situações. Um detalhe curioso é que o problema não afeta o Cruze LTZ com câmbio automático, e sim somente a versão LT.

O problema afeta também os modelos Onix, Sonic e Cobalt equipados com câmbio automático. A Chevrolet informou à revista que não ficou sabendo de casos de reclamações envolvendo este assunto.


  • William

    é pq o LTZ não tem ignição por chave e por botão no painel.

  • https://www.facebook.com/juliano.kirinus Juliano Kirinus

    tenho um cobalt lt 1.8 at, que tiro a chave em qualquer posicao, ele so liga no N ou P.

    • Wellington Myph13

      Já tirou a chave na posição N ou P? Ele não dá nenhum alerta?

    • RafaelPimenta

      o ecosport 2011 do meu pai so sai no P

  • vistephano

    realmente, tenho um cruze hatch automático e a chave sai em qualquer posição. Pensava que fosse normal isso.

    • Wellington Myph13

      É normal sair em "qualquer" posição, de marcha.
      Só não é normal na N ou P. Ele deve(deveria) emitir algum alerta, sonoro ou visual, caso fosse deixado no N ou P.

      • Alvaro Guatura

        Nao é isso, o NORMAL é sair em N ou P. Não poderia sair nas demais. Você disse exatamente o contrario.

        • Louis

          kkkkkk

        • AugustoSeide

          Pois é, o rapaz ali falou com tanta convicção que até fiquei na dúvida kkkk

    • josevaldop

      O meu sai em qualquer posição, mas não liga em qualquer posição, so em P, não da alerta algum. O carro fica solto se não puxar o freio de mão caso ele seja desligado em D ou N, estranhamente em R e P ele segura

      • https://www.facebook.com/luiz.fabrii Luiz Fabri

        Tenho uma 206 automatica e ocorre isso também, a chave sai em qualquer posição, inclusive no D, e o carro anda, mas tem um mega de um aviso sonoro assim que abre a porta, não tem como esquecer!

        • Notdrunking

          Tenho um automático e a chave só sai em P.

          • Pedro_Rocha

            No Corolla só em P, mas pode ser ligado em N.

          • bilharinho

            O que, no caso, seria o correto!

      • https://www.facebook.com/jair.goncalves.1978 Jair Gonçalves

        Correto…meu tambem sai em qualquer posição…mas pra ligar somente se estiver no P ou N…o que acho normal…agora o carro correr depois de desligar …é obvio..pra isso serve o freio de mão…se vc deixar ele no D e desligar ele vai segurar no "freio motor" o q não é correto pra nenhum carro…e se desligar deixando no N…obvio q o carro nao vai parar sem freio de mão…comentários inuteis.

    • radiobrasilcombr

      Não considero normal. No Captiva a chave só sai no P.

  • Bobbytommy
  • rpasini1

    Sim, eu também já desliguei o carro com a posição em D e removi a chave.

    • Wellington Myph13

      O Certo é deixar na D (ou R ou S), o carro tem que estar Engatado em alguma marcha.
      Ele tem que avisar ao motorista se ele tirar no N ou P, deixando o carro desengatado.

      • caique313131

        Não é o correto. Largar o carro engatado só vale para carros manuais, e mesmo assim, não é recomendável. Ao deixar o carro de câmbio manual engatado, embora você esteja "travando" o carro, caso o freio de mão venha a falhar, qualquer força excessiva que seja feita para tentar movimentar o carro, estando o câmbio engatado, ocasionará a sua quebra. O correto é deixar no neutro mesmo. O freio de mão está ai para segurar o carro por conta própria. Dificilmente ele falha, se estiver em dia.

        Já nos câmbios automáticos, o N é o neutro, propriamente dito. Realmente o carro fica "solto" nessa posição, mas o mesmo acontece com o D. Carro automático, ao estacionar, deve-se puxar o freio de mão primeiro e colocar o câmbio em P. O carro não deve ficar em D, nem em N, caso contrário, aí sim você estaria permitindo o movimento do carro.

        • frank

          É exatamente o que você falou.
          O problema não esta no cruze e sim quem o comprou.

          • luta4ever

            Exato, nego não usa o freio de mão/estacionamento e querem que o carro fique parado. Acho que não tinha defeitos melhores para colocarem nessa seção da 4 patas ai foi esse mesmo.

        • miguel

          deixar o carro de cambio manual em primeira ou ré, é sempre mais recomendável se estiver em terreno ingrime, por questões de segurança.

      • jpietrcwb

        Cara, nada a ver… Vc já dirigiu automático? O cambio tem que estar em P (de PARK, estacionar em inglês).. Se a pessoa tiver a infeliz ideia de estacionar com o câmbio em qualquer outra posição, azar se o carro andar, não sabe usar… Agora, é claro que deixar de usar o freio de estacionamento é relaxo…

      • MajorAutomotivo

        Errado amigo. Carros de câmbio automático, quando estacionados, devem ter o freio de mão puxado e a alavanca do câmbio posicionado na letra "P".

      • Levinthal

        Cara, sinceramente, já é o quarto comentário totalmente errado que você posta. Perdoe-me, mas se você não entende de câmbio automático, favor não ficar postando essas coisas… Ou vc tá de brincadeira? Sinceramente, hein…

        • Wellington Myph13

          Na verdade eu nunca tive um AT, mas já tinha visto a muito tempo que AT tinha que ficar engatado e bla bla, isso a MUITO tempo, e é bem possível que tenha visto errado.
          Mas como você mesmo disse, eu postei 4 comentários do mesmo jeito, e sempre achei eram assim.
          Já olhei, pesquisei e vi que errei mas agora é tarde né? Olha quantos comentários me xingando, rs…
          Mas vlw…

    • Alex

      Tenho uma Spin Automatica e não recebo sinal de alerta algum, pois retiro a chave em qualquer posição, estando o freio de estacionamento acionado ou não.

  • TotForget
  • Lukoh

    Bem que o sistema de Freio de mão elétrico (igual da Captiva) ou mesmo o Auto Hold da VW (Tiguan e Golf 7) poderiam se popularizar…

  • DougSampaNA

    Quem fabrica estes cambios pra GM?

    ahhh, a própria GM, acabei de achar na web..tá explicado, se fosse Aisin não tinha estas coisas..

    • Zergling

      Não foi a GM que produziu o famoso câmbio nos EUA que recebeu o apelido de câmbio de 1 milhão de milhas?
      E é engano seu achar que a empresa Aisin está imune a problemas como esse.

      • Carlos

        Só ele pesquisar sobre o famoso câmbio 09G que a Aisin projetou pra VW e Audi.

        • luta4ever

          volta p/ o carblog!

      • Alexdebrito

        Forçam no retardamento, o problema não é no cambio é em algum sensor que destranca a chave. minha s10 At só sai a chave se estiver na posição P

    • jao_simonetti

      A GM que inventou a transmissão automática, com o câmbio Hydramatic instalado em um Oldsmobile em 1939 – em 1940 chegaria à linha Cadillac, posteriormente ao Buick (Dynaflow), Pontiac e Chevrolet (Powerglide).

      Deveria pesquisar um pouco mais antes de falar uma besteira como esta. Odeio comentários de gente que não conhece automóveis e suas histórias.

      Minha mãe teve uma Caravan automática desde nova, ano 1984. O carro rodou 200 mil km antes de abrir o câmbio. Meu pai teve um Belair com o câmbio Power Glide na coleção. Era um coupê hard top ano 1951 que ficou com ele por 20 anos. O carro tinha 300 mil km originais e foi vendido com a caixa lacrada.

      • DougSampaNA

        EU tambem detesto,apenas detesto, diferentemente de vc que ODEIA, gente baba-ovo de fabrica sacana!
        A GM fabrica 1 produto para vender em mercados exigentes e outro pra vender para mercados com e-mer-da.entes como o brasil; fui propriet´[ario de 5 GMs tirados 0 km e usados na média até 80 mil kms; então não venha me dizer o que dizer ou pensar, se não gostou problema seu, eu tenho o meu direito de expressão e vc o direito de não ler meus comentários.
        3 cabeçotes abertos antes dos 80 mil kms por motivos diferentes, tendo revisões e trocas de óleo rigorosamente em dia, me fizeram nunca mais desejar comprar carro desta marca ENQUANTO ela mantiver estes motores da era da carroça em linha..a unica coisa boa que meu Corsa AT tinha de verdade era o cambio, Aisin, que realmente não é isento de problemas, mas de qualidade comprovada, pois ela entrega os cambios para a Toyota em todo o mundo.

    • Bruno F

      camarada, falar que câmbio da Aisin é livre de problemas também é forçar um pouco a amizade…. estava pensando em pegar um jetta quando pesquisei no google "problemas cambio jetta 09g". 09G é o modelo do câmbio do jetta que é fornecido pela Aisin….
      faça você também a pesquisa e veja o número do problemas antes de defender a empresa desse jeito…

  • Matheus_Ulisses_P

    Mês passado aqui em Laranjal Paulista uma senhora morreu ao ser "prensada" por um Cruze automático.
    A dona parou em frente a padaria numa rua pouco íngreme e, de repente, o carro desceu a ladeira e matou a senhora que era deficiente por sinal!
    E o carro era praticamente 0km.

    • fip_mengo

      Se for verídico, RECALL JÁ!

      • Matheus_Ulisses_P

        É sério, verídico sim!
        Agora se existiram outros casos como o que aconteceu aqui eu não sei…

    • Lorenzo Frigerio

      Acho que existe uma imensa nova geração de pessoas que não tem a manha do câmbio automático. Estacionou o carro, tem que engatar o "PARK". O carro fica travado. A pessoa só deve desligar o motor depois de engatar o "PARK". É simples! O problema é que tem uma verdadeira multidão de brasileiros que passou a vida inteira dirigindo carro com câmbio mecânico, e quando compra um automático se embanana com uma coisa tão simples.
      Quanto a deixar carro mecânico engatado, tem a sua razão de ser quando se estaciona em subidas ou descidas, pois as conseqüências podem ser catastróficas se o carro estiver mal freado. Carros com freios traseiros a disco não seguram muito bem. O cabo de freio também pode se romper inesperadamente em carros mais rodados.
      O Ford Maverick com câmbio mecânico (no chão, pelo menos), inclusive tinha uma "trava de ré": você tinha que puxar o freio de mão e engatar a ré antes de desligar o motor e tirar a chave. Na hora de sair com o carro, tinha que pisar na embreagem e desengatar, para destravar o contato.

      • riccorreasp

        Perfeita a sua observação no início do comentário.

    • Eliete

      Um problema idêntico aconteceu com o meu cruze LT 0km, desceu a ladeira e bateu no muro da vizinha e quase epgou um a pessoa que passava na rua.

  • Dupas

    O que tem a ver poder tirar a chave da ignição com o câmbio em qualquer posição? Todo automático faz isso… Vai do bom senso do dono colocar em Park e puxar o freio de mão.

    Só pra comprovar:

    [youtube KPHWwpJ3M6k http://www.youtube.com/watch?v=KPHWwpJ3M6k youtube]

    • Alvaro Guatura

      Aqui em casa tem um New Fit e um C3 automaticos, em relacao ao Fit tenho certeza absoluta que a chave sai apenas em P e N.
      Já o C3 nao estou certo, tenho que testar, mas acredito tambem ser assim.

      • Dupas

        Aqui sai em qualquer posição, mas na hora de dar a partida, ela avisa no painel que o câmbio deve ficar em P.

      • PONCIO PILATOS

        o vovorolla, só sai em P.

    • Enzo

      Amigo, vc está totalmente equivocado. Não é todo automático que permite a retirada da chave em qq posição. os Chryslers, o ford fusion, honda accord e até citroen C4 não deixam a chave ser removida ao menos que a transmissão esteja no P.

      • Louis

        Livina também só sai em P.

      • Dupas

        Ok, me equivoquei mesmo. Apesar de nunca ter testado, acho que a Captiva que tinha em casa também só deixava tirar a chave em P, se não o Remote Start não funcionaria.

        Mas como eu disse anteriormente, é uma questão de bom senso e inteligência do dono colocar em P quando for parar o carro. O fato de não poder tirar a chave é só uma segurança a mais.

    • KTA

      O Focus só sai em P.

      • Notdrunking

        Suzuki idem.

      • jao_simonetti

        Não: O Focus saí em N – ou como você acha que se abre o capô dele em uma oficina ou auto center onde é necessário que o carro se movimente? Pelo menos o MK2 2009 da minha mãe sempre permitiu…

    • LeonardoLS

      Provavelmente vc nunca andou em um Jetta…
      Tenta tirar a chave com o câmbio em qualquer posição!
      A chave só é liberada com o câmbio em "P".

      Saudações..
      Leonardo.

    • gustavo

      Honda fit só sai em P

  • RicRB

    Desculpa… mas acho que não entendi…
    O câmbio automático do Cruze, permite tirar a chave em qualquer posição, isso ficou claro!!
    Mas se o câmbio for colocado na posição correta ( quando estacionado coloca-se em P), nada aconteçe??
    Se for assim, a chevrolet, jamais admitirá a falha!! Alegando até mau uso ou uso incorreto!!

  • Wellington Myph13

    Do jeito que esta escrito logo no começo ficou estranho, porque na verdade o Carro pode desligar em qualquer posição, mas só deve aceitar "numa boa" sem dar nenhum alerta, se estiver no R, D ou S.
    Se estiver em N ou P, ele tem que emitir algum som, e mostrar em algum lugar que ele deve mudar a posição pra umas das 3. Caso o motorista ainda assim não mude, o carro vai estar apenas sob segurança do Freio de mão.
    E ao entrar, só deve aceitar ligar se estiver no N ou P. Ou seja, tirar a alavanca de onde foi deixado.

    No Bravo ele deixa com que eu desligue no D/M ou no R, mas se eu colocar no N, mesmo depois de desligar o carro, ele fica apitando e mostrando na tela o N piscando. Claro que sem ler o manual você não saberia o que ele quer dizer, mas ele quis mostrar que o carro não esta engatado e que está apenas sob segurança do Freio de Mão.
    Posso sair do carro e ativar o alarme que o apito interno para depois de alguns segundos, mas eles não recomendam fazer isso em carros AT.

    Não sei explicar porque, mas eu SEMPRE fui contra quem larga o carro engatado. Odeio pegar o carro e dar aquele maldito solavanco pra frente, correndo até o risco de acertar uma parede, carro ou seja o que for.
    Alem de que se o carro estiver engatado, e alguém bater forte no seu carro, ele destrói a caixa de cambio.

    • Gabriel

      Velho, pare de repetir isso!

      Num carro automático (não em um automatizado como o seu), deve-se desligar em P (parking!). É onde o câmbio automático deixa o carro engrenado. Caso contrário, ele ficará apenas seguro pelo freio de mão. E há alguns carros que nem permitem a retirada da chave se não estiver em P, como o meu Subaru.

      Abraço.

      • PONCIO PILATOS

        NO MEU VOVOROLLA TB. aliás, mesmo em cambios manuais, os fabricantes recomendar em desligar engatado e ao dar partida desengranar, e o fazer com o pé atolado na embreagem. simples assim.
        somente se pode desligar com marcha engrenada, é questao de segurança.

    • Rodrigo

      Exatamente o que o colega falou, vc está dizendo besteira! Ele somente engrena em P que significa Parking (estacionamento).

      Acorda!

    • Stark

      O seu carro é automatizado!

      Bem diferente do automático com posições P, R, N, D, etc..

  • mãodegraxa

    O Lancer GT que eu tive também dava pra tirar a chave sem por o cambio no P.
    Tinha que acostumar, mas eu não gostava disso.

  • EliasCe

    é por isso que o new fiesta você tem que pisar na embreagem pra ligar o carro!

    • MM_

      O que uma coisa tem a ver com a outra? Vc esta falando de ligar um carro manual enquanto a noticia trata de desligar um automatico.

      • Louis

        hahhahaha

      • jao_simonetti

        Mas o carro manual, para quem é desavisado ou distraído, pode provar um tranco caso esteja engatado – se estiver uma criança na frente do carro, por exemplo, pode ser que haja alguma lesão. O que ele quer dizer é que também há sistema de segurança para câmbios manuais, pois nos EUA muita gente não sabe guiar um automóvel mecânico.

        Por aqui no Brasil, esses incidentes com o Cruze deve de ser com gente que nunca teve um carro automático na vida. Quem tem, sabe que se deve pisar no freio, puxar o freio de mão, pôr a alavanca em Parking, soltar o pé do freio e depois desligar o veículo.

    • Marcos

      No Cruze LT manual também é necessário pisar na embreagem pra ligar o carro. E no I30 vc tbm tira a chave com o cambio automatico em qualquer lugar!

  • Rodrigo

    Quando se coloca em P! O carro fica engrenado!

    Em D, o carro entra em N, pois o cambio é inteligente e nutra nesta situação quando se para num engarrafamento e pisa no freio! Assim, em D com o carro desligado, ele não tem nenhuma marcha engrenada, e, portanto pode descer e andar! Em N é N mesmo! E em R, é a mesma situação do D!

    No LTZ, eu tenho um, ao desligar o veículo em qualquer marcha que não P, soa um alarme, e aparece uma mensagem de erro no painel, além disso a destravamento automático não funciona e ao colocar em P, as portas se abrem e o alarme cessa, junto com a mensagem de erro!

    • https://www.facebook.com/alexandre.pinto.5 Alexandre Pinto

      é isso a inteligência vem do torque se não aplicar ele não anda conforme vc falou tacerto

    • jao_simonetti

      Deve ser de gente que nunca teve um carro automático na vida. A classe "C" de hoje em dia consegue comprar um carro de 70 mil reais mediante 30 mil à vista e 48 parcelinhas de 1.2 mil.

      Naquele site do Best Cars com opinião dos donos, há vários donos de Cruze descritos com seus ex-carros na faixa de 35 mil reais (Fox, Voyage, Siena, Fit, Logan).

  • Jonas

    Meu pai tava quase fechando um negocio de CRUZE LT AT, dps dessa noticia é melhor achar outro carro kkk

    • luta4ever

      Se seu pai for analfabeto é melhor mesmo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  • Marcelo

    Pessoal, isso é normal! Tenho um Cruze LT R7D. De vez em quando eu esqueço de colocar no P quando eu chego a minha garagem. O carro desliga, eu tiro a chave e abro o portão. Porém quando entrono carro, coloco a chave no contato e tento girar o carro não dá a partida evitando assim acidentes com esquecidos como eu. Não vejo nada demais no assunto sobre retirada da chave. Se o carro continuasse ligado aí seria outra história.

    • Cristiano_RJ

      Normal não é não. Por questões de segurança o normal é que houvesse algum dispositivo de segurança que travasse a chave sem permitir sua retirada caso o câmbio estivesse em qualquer outra marcha que não P ou N. Tenho um Jetta e minha esposa um Fit e ambos funcionam dessa forma.

      • MM_

        Não entendo essa "seguranca". Seria a mesma coisa que um carro manual so permitisse vc tirar a chave com o cambio engatado!

        • Stark

          Mas no caso do Automático quem faz o "engate" após desligar o motor é o modo PARKING. E por segurança o Câmbio Automático somente deveria deixar soltar a chave após a posição no modo Parking.

          Ao dar a partida o modo parking desengrena automaticamente o câmbio e funciona como se fosse o modo neutro.

          No modo Drive e Neutro abaixo de 1000 RPM não há "engate" do Câmbio com as rodas, afinal é um automático senão "morreria". Daí quando desliga o motor nessas posições, o câmbio não fica engatado.

          • MM_

            Cara, eu sei como funciona um automatico, so nao entendo toda essa coisa com a seguranca do carro te obrigar a tirar a chave no P, se em qqr carro manual vc nao precisa deixar engatado. Veja que tenho esse carro ha 2 anos e nem sabia disso, pq sei q tenho q deixar no P

            • Cristiano_RJ

              Trecho da reportagem da QR: "O PADRÃO do mercado hoje para um carro automático é permitir que o motorista só retire a chave do contato quando a alavanca estiver na posição P (parking). Esse procedimento garante que o veículo estará sempre engrenado e, portanto, imobilizado mesmo quando estiver estacionado em ladeiras. Um modelo que não tem seguido esse PADRÃO é o Chevrolet Cruze LT, hatch ou sedã, que tem recebido críticas de seus proprietários, tanto pelo risco de poder deixar o sedã estacionado sem o câmbio na posição P como por possíveis falhas no freio de estacionamento (…)

    • KTA

      O Focus só libera a chave com a alavanca no P. É questão de segurança!

      • riccorreasp

        Discordo. É questão de burrice crônica de quem não coloca em Parking.

        As concessionárias deveriam explicar melhor aos novos consumidores de automáticos, pois assim eles entenderão que o câmbio deve ser deixado sempre em P ao desligar o carro.

        • Cristiano_RJ

          Não é questão de burrice. É questão de esquecimento mesmo. Às vezes, por distração as pessoas podem cometer esse equívoco, mesmo que saibam que tem que colocar o câmbio em P. Por isso a questão de segurança.

          • MM_

            Entao os carros manuais deveriam ser assim tbm, ou esses podem ser esquecidos?

            • Cristiano_RJ

              O stark já te respondeu.

          • riccorreasp

            Cristiano, a pessoa na função de condutor de um veículo não pode se esquecer de pisar na embreagem ao ligar um carro manual e tampouco pode se esquecer de acionar o "freio de mão" ao estacioná-lo.

            Por esse motivo considerei absurda a justificativa de desatenção.

            Prefiro crer que seja por desconhecimento.

            E cabe aos concessionários explicar aos novos consumidores como proceder com câmbios automáticos.

            • luta4ever

              Exato, infelizmente qualquer zé ruela tira CNH nesse país. Compram um carro e nem sequer lêem o manual e ainda tem coragem de reclamar para uma revista, assinaram o atestado de burrice.

              • Cristiano_RJ

                Outro trecho da reportagem da QR: "(…) Parei em uma ladeira perto do meu escritório. Uma hora depois me chamaram dizendo que ele havia descido a rua e batido na árvore. Quando cheguei ao local, o freio de mão estava ACIONADO e o câmbio em D (…)"

                Você consegue perceber que há algo de errado sim? Ou será que a pessoa desse caso era só uma zé ruela que não leu o manual?

            • Cristiano_RJ

              Dá uma lida em outro trecho da reportagem que postei acima para o "luta4ever" e tire suas conclusões…

    • jao_simonetti

      É teu primeiro automático ? Parece.

  • Celso

    Tenho um carro automático, a chave só sai se o cambio estiver na posição em "P" e o carro só dá a partida se estiver em "P" ou "N".

  • Ehrenfried

    Estranho isso. Minha Grand Tour não é automática, mas só deixa dar a partida se pisar na embreagem ou no freio. Não importa a marcha.

  • LS7

    Basta saber puxar o freio de mão. Simples assim.
    Quando for tentar dar a partida novamente, terá que colocar o câmbio em "D" ou "N".
    Agora, se não sabe puxar o freio de mão, qualquer carro vai descer ladeira sozinho.

  • Enigm4BR

    Isso é desculpinha de quem nao sabe dirigir automatico
    Aliais o P é para estacionar mas o freio de mao se faz necessario de qualquer forma.
    Muita gente que tem automatico tem mania de descer deixar no P e nao puxar o freio de mao…esta errado

    • jao_simonetti

      Sim: estão errados.

      A ordem é:

      1-Pisar no freio;
      2-Puxar o freio de mão;
      3-Pôr em P;
      4-Soltar o pé do freio;
      5-Desligar o veículo;

  • MM_

    Fui até meu carro pra ver se isso era possível e realmente é. Meu pai tem um Vectrastra e me disse q o dele faz a mesma coisa. Amanhã cou na casadele então confirmo.

    Não sei se isso pode ser um problema para alguém mas para mim não é. Tenho o carro desde Dezembro de 2011 e nem sabia que isso era possível, simplesmente pq sei dirigir e sempre que estaciono coloco em "P" e depois desligo o carro e retiro a chave.

    • riccorreasp

      Exatamente, MM.

      O erro é de quem faz de maneira diferente. Provavelmente por desconhecimento.

      • Cristiano_RJ

        Desconhecimento? Não necessariamente. Pode ser por desatenção. Ou vai me dizer que não é comum você estar preocupado com muitas coisas e fazendo tudo no "modo automático" ou mesmo com pressa e fazendo sem prestar muita atenção…. É questão de segurança sim.

        • MM_

          Dirigindo sem prestar muita atenção, Cristiano? Isso é justificativa plausível? Concordo que tem gente que nao sabe dirigir direito, principalmente carros automaticos. Para esses, acho que esse sistema seria mais seguro mesmo, mas um carro precisar de um sistema para resolver o problema de atencao do motorista é uma inversão de valores.

          • Cristiano_RJ

            Inversão de valores mesmo. Você é quem está justificando um problema no Cruze, companheiro. O carro não deveria vir com esse problema. Um projeto, via de regra, deve ser intrinsicamente seguro. Pense em um elevador. Eles são projetados para não abrir a porta se a cabine não estiver no andar. É uma questão de SEGURANÇA. Aí você diz: "ora, só um retardado pisaria em falso em um poço de elevador vazio só porque a porta se abriu". Aí te pergunto: sabe quantos acidentes similares já aconteceram mundo afora por falha nesse sistema de segurança? Então! Sou eu quem está querendo inverter os valores? Falhas humanas acontecem…

            • MM_

              Não estou justificando um problema do Cruze. Até pq esse " problema" afeta todos os outros carros da marca, não? E se um projeto deve ser intrinsicamente seguro, carros com sistema keyless nao deveriam existir, ja que como o cara nao tem uma chave para ficar presa, nao vai se lembrar de colocar o cambio em P e nem puxar o freio de mao? Desculpa, mas isso nao faz o minimo sentido para mim.

            • luta4ever

              Para um carro ser imune a falhas teríamos que eliminar o ser humano em sua operação e mesmo assim não seria 100%, pois o veículo sem motorista seria projetado por um ser humano.

              • Cristiano_RJ

                Brother, o carro será tão mais seguro o quanto antes se reconheçam os pontos de melhoria e os corrijam. Ficar justificando os problemas não serve para nada. E é isso que eu estou vendo aqui. Um monte de justificativas.

                • MM_

                  Esta conversa já é bem antiga, mas lembrei disso e aproveitei que minha irmã veio para a praia e testei o carro dela e o do meu cunhado: tanto o C4 dela quanto o i30 dele saem a chave em qualquer posição.

            • jao_simonetti

              São dois erros: Humano e de dispositivo de aviso. Creio que, pelo fato do carro vir com muitos componentes dos EUA, creio que este aviso é ignorado por lá pois o americano comum já guia carros automáticos desde 1960, correspondendo o câmbio automático a mais de 90% da frota familiar.

  • Gustavo

    Civic só libera retirada da chave em P. É questão de segurança sim, pois evita que o veículo se movimente caso o freio de mão não seja bem acionado. É uma falha da GM sim.

  • Cristiano_RJ

    Uma coisa que é muito curiosa no ser humano é a incapacidade de absorver críticas, mesmo que elas sejam construtivas. Vejo muitas pessoas aqui fãs de Chevrolet que ao invés de estarem gratas por terem esse PROBLEMA alertado, ficam inventando JUSTIFICATIVAS para isentar a GMB de sua falha de projeto e culpar as pessoas que cometeram o "erro" de estacionar mantendo o câmbio em drive. Isso me lembra o presidente da VW há anos atrás culpando os amputados por mal uso do sistema de rebatimento dos bancos do antigo Fox "amputador de dedos"…

    • MM_

      Cara, náo é incapacidade de absorver criticas mas achar que isso nao afeta em nada quem tem esse tipo de cambio e dirige de maneira correta.

      Se alguém precisa de um sistema que lhe obrigue a deixar o carro em parking e puxe o freio de mão, que compre outro carro. Eu, como proprietário de um Cruze automatico nao sinto falta disso, pois nem sabia que isso ocorria, mas como dirijo de maneira correta e por isso nunca tive problemas.

      O que mais me impressiona é eximir a culpa de quem dirige de maneira errada. Devo culpar também o meu carro por uma multa de excesso de velocidade, já que eu pisei no acelerador e ele ultrapassou o limite de 120km/h de uma rodovia?

      E nos casos de carros automáticos com partida sem chave? Esses não precisam desse sistema de "segurança"? Seriam seus proprietarios mais atentos?

      Tenho outra questão ainda: como fazer em estacionamentos que te obrigam a deixar o carro desengatado? Tem que liberar pelo shift lock release? Em um Civic é fácil, mas tende fazer isso em um VW.

      Entendeu que nem tudo que serve para vc, tbm serve para os outros? E que isso esta bem longe de ser incapacidade de receber criticas, ate pq nao tenho nada a ver com nenhum fabricante de automoveis e por isso a critica nao seria para mim.

      • Cristiano_RJ

        É isso aí, esse sistema é tão irrelevante quanto aquele alarme de que o cidadão deixou o farol ligado… Você acha que isso é mais um dispositivo dispensável que só tem valor para os desprivilegiados de inteligência? E aquele que alerta do uso do cinto de segurança? E das portas abertas? Aliás, até alerta de velocidade nós já temos hoje… Entenda que às vezes os erros são cometidos por distração e não intencionalmente. O meu microondas, por exemplo, desliga automaticamente se a porta for aberta…. Se você fosse o fabricante dele pensaria: "ora, só um retardado mental acionaria um microondas com a porta aberta"? Ou você colocaria tal dispositivo em seu equipamento para evitar acidentes? Olha MM_, gostaria muito de acreditar que você não corrobora com a opinião do ex-presidente da VWB de que as pessoas acidentadas no "Fox amputador de dedos" foram as culpadas pelos seus acidentes por não terem lido o manual do carro.

        • MM_

          Eu nunca tive a oportunidade de ver pessoalmente esse sistema do Fox pra saber se no meu ponto de vista o presidente da VWB estava certo ou não. rs.

          O que eu quero dizer é que esse sistema para mim é inútil. Vamos pensa o seguinte: temos 3 proprietários de Cruze. Um tem um manual, outro um LT automatico e outro um LTZ automatico.
          Os primeiro estaciona, deixa o carro em ponto morto e nao puxa o frio de mao.
          O segundo estaciona, deixa em N, tira a chave e nao puxa o freio de mao.
          O terceiro estaciona, deixa em N, aperta o botao pra desligar o carro e nao puxa o freio de mao.
          Todos os carros descem a ladeira e cada um atropela uma pessoa.
          O dono do 1o carro tem culpa. O dono do 3o carro também.
          O dono do 2o carro não tem culpa, pois seu carro não tem um sistema de segurança que os outros TAMBÉM não tem.

          Entendeu o problema? E vc não me respondeu como fazer em estacionamentos que vc tem q deixar o carro desengatado. rs. Quandomera mais novo morei em um prédio assim no centro de SP (naquela epoca meu carro era manual)

          • Cristiano_RJ

            Quanto à sua afirmação: "Eu nunca tive a oportunidade de ver pessoalmente esse sistema do Fox pra saber se no meu ponto de vista o presidente da VWB estava certo ou não. rs.", eu te adianto que, independentemente de qualquer coisa, projetos devem ser intrinsecamente SEGUROS. Trabalho em uma empresa industrial, onde corremos riscos diariamente. Quem vive uma realidade dessas sabe que mundialmente, em uma cultura de segurança bem estabelecida, esse conceito é aceito, disseminado e aplicado. Culpar o acidentado pelo acidente é fuga da responsabilidade e uma total falta de ética. Coisa de empresa de 3° mundo. É inadmissível que uma empresa de origem germânica, onde os padrões de excelência já estão no sangue, tome uma atitude dessas. Fosse na Alemanha, antes de qualquer coisa te garanto que a VW iria dar todo o apoio médico e psicológico e iria propor um acordo para as indenizações. Portanto, não há a menor necessidade de se saber os pormenores a respeito de tal sistema. Onde já se viu um sistema de rebatimento de bancos em que se o camarada "vacilar" ou não ler o manual ele corre o risco de perder o dedo? Isso é inacreditável e inaceitável!

            PS. Quando se quer deixar um carro automático "solto", coloca-se o câmbio em N (neutro).

            • MM_

              Cristiano, como se deixa o carro em N se a chave só sai em P?

              • Cristiano_RJ

                Não, você não entendeu. A chave sai em P ou em N. Ela não pode sair é em D ou em R.

                • MM_

                  Agora entendi menos ainda, rs. Se a chave só sai em P, até entendo que (mesmo que eu ache desnecessário), pode ser um sistema de segurança, pois o carro fica travado. Se a chave sai em "N", o carro fica solto, não? Qual a diferença então de sair somente em P ou N e sair em D ou R também , já que o carro vai ficar solto de qualquer maneira, mas não vai ligar?

                  • Cristiano_RJ

                    Vamos lá,

                    1- O correto é SEMPRE colocar o câmbio em P e puxar o freio de mão, ok?

                    2- Eventualmente há a necessidade de se deixar o carro "solto", como você mesmo perguntou. Nestes casos, deixa-se o câmbio em N e NÃO puxa o freio de mão. Assim como fazemos em um carro manual. Isso é normal. O meu carro (Jetta TSI) aceita retirar a chave em P ou N, assim como o Fit da minha esposa.

                    3- Agora, se por esquecimento, como nos casos relatados na Quatro Rodas, o cidadão deixar o carro em D e PUXAR o freio de mão, não é para a chave sair e se sair NÃO é para ficar "solto", já que o freio de mão está acionado! O esquecimento foi em relação ao câmbio em D ao invés de P e não esquecimento de puxar o freio de mão. Releia os trechos que postei com os incidentes envolvendo o Cruze e verá que foi isso o que aconteceu.

                    • MM_

                      Pô Cristiano, não estou de sacanagem, mas agora ficou mais complicado.

                      Veja bem, alguns carros (como o Focus e o C4) só saem a chave em "P". Inclusive estava lendo na reportagem da QR que vc colocou, que esse é o "padrão". Esse sistema seria de segurança, pois em "P" as rodas ficam travadas. Como disse, acho inútil mas dá pra entender que muita gente pode achar isso bom. Só que se o Jetta e o Fit aceitam que a chave saia em "N", o sistema vai ter o mesmo efeito do Cruze, que também sai em "D" ou "R", pq o carro fica solto da mesma maneira. Então se o problema do Cruze é alguém esquecer em "D", o Jetta teria um problema de esquercer em "N"? Obviamente que se vc tirar a chave em qualquer marcha, exceto P, tem que garantir que o freio de mão esteja acionado e funcionando, a não ser na hipótese de vc querer deixar o carro solto, que é uma exceção. E obviamente que não existe problema para ligar, pois mesmo que vc deixe em "D" ou "R", vai ter que colocar em "P'" ou "N" para ligar o carro.

                    • Cristiano_RJ

                      MM_ disse: "se o Jetta e o Fit aceitam que a chave saia em "N", o sistema vai ter o mesmo efeito do Cruze, que também sai em "D" ou "R", pq o carro fica solto da mesma maneira"

                      FALSO! Bicho, sinceramente, acho que quem está complicando é você. Não vejo motivo para mais dúvidas…

                      É simples: se você QUER deixar o carro solto (isso é um objetivo e não um esquecimento) você coloca o câmbio em N e NÃO puxa o freio de mão. O carro ficará solto INTENSIONALMENTE. Se você deixa em N e PUXA o freio de mão, o carro ficará preso APENAS pelo freio de mão.

                      Agora, se você deixar o carro em D ou em R, a chave não sairá de jeito nenhum. Diferente do Cruze, que se você o fizer, não só a chave sairá, como o carro ficará solto, quer você puxe ou não o freio de mão.

                      Aonde que isso é normal pelamor….???!!!

                    • MM_

                      "como o carro ficará solto, quer você puxe ou não o freio de mão."

                      Bingo! Aqui é que está o problema, Cristiano. Se vc puxa o freio de mão, o carro não fica solto, a não ser que o carro da reportagem esteja com alguma problema no freio de mão! Desliguei meu carro em D e puxei o freio de mão. A chave sai mas o carro fica preso.

    • jao_simonetti

      Quanta revolta.

      São falhar humanas e mecânicas. Sem alarde.

  • mho

    Eu tenho um Vectra C aut. ano 2011 e a chave sai em qualquer posição.

  • zeuslinux

    O meu carro, também da Chevrolet, uma Captiva, só permite remover a chave da ignição com o câmbio em P. Acho que nem em N dá (não me lembro de cabeça porque tenho a mania de sempre usar o P). O manual, que acabei de consultar, fala em retirada da chave só em P.

    A chave nem sai nas outras posições.

    • radiobrasilcombr

      Captiva só sai a chave em P mesmo. E ainda tem o esquema do botão na alavanca pra tirar do P.

  • apneto

    Num carro automático, deve-se, para desligar, frear, puxar o freio de mão, pôr o cambio em P (parking!) e só então desligar o carro, nesta posição o câmbio automático trava as rodas. No cambio automático a ligação com o motor é feita pelo conversor de torque, que não tem engrenagens, assim não trava nas posições R, N, ou D, assim alguém, como a senhora que estacionou o carro na ladeira, deixa o carro em D e sai sem acionar o freio de mão, claro que o carro vai se mover, não é defeito, mas característica de qualquer cambio automático.

  • https://www.facebook.com/kleiton.gomes.90 Kleiton Gomes

    kkkkk…..O pessoal fala, compre Cruze…Compre Fluence….Corolla, Civic, são caros, blablabla…Mas é isso que se quer, quero confiança..Estou no meu quarto corolla, e nunca tive problema algum, carro 10….Civic idem tb..agora o resto na vejo muitas reclamações, coisa que nos japas é muitoooo pouco…

    • jao_simonetti

      Eu prefiro um carro divertido do que um carro básico e pelado. O Civic e Corolla nos EUA não dão nada além de uma condução. O Focus, Jetta e Cruze oferecem mais tecnologia e sofisticação a bordo.

      Meus pais tiveram japoneses novos desde os anos 90, mas os atuais devem mimos demais!

      O Cruze foi totalmente desmontado pela 4 Rodas e se saiu muito bem – inclusive, foi eleito o melhor automóvel a passar no teste de Longa Duração de 60 mil km.

      Todos carros são bons. Sem exceção. O Corolla teve um problema grave com o tapete que travava o acelerador abruptamente, enquanto o Civic já teve outros diversos problemas com recall.

      Esta falha da chave é coisa da GMB trazer peças do carro de vários lugares do mundo por não fabricar o Cruze no Brasil (só monta por CKD). Falha dela, mas que deverá se resolver com um simples dispositivo sonoro.

    • Cristiano_RJ

      Não ria não. Não vejo nenhuma razão para isso. Mesmo porque também existem relatos de problemas com Corolla e Civic. Nenhuma máquina feita pelo homem está isenta de falhar. E japonês, até onde eu sei, também é ser humano e não um ser alienígena com tecnologia mais avançada que a terrena. Que bom que você teve boas experiências com a Toyota. Certamente também existem milhões de pessoas que trarão seus relatos de boas experiências com seus Chevrolet.

      • MarcosObs

        Incrível…também não vejo muitas reclamações aqui de FIAT 147 e FUSCÕES…devem ser excelentes carros..SQN….

  • Marciomaster

    Bom tá claro que o defeito é da peça atraz do volante. Essa caracteristica de poder desligar e tirar a chave com o clambio em qualquer posição é uma vantagem, mas tem que lembrar de colocar em P ao estacionar, simples assim.

  • JULIO MARKS

    Tenho um CObalt AUTOMATICO e a chave sai em qualquer posição, O resto é problema meu de puxar o freio de mao e no caso colocar no P. É que nem carro manual, vc tem q puxar o freio. Nada anormal. O civic 2000 q eu tinha sim, travava a ignicao enquanto estivesse em marcha. MAS É PASSADO

  • LS7

    É como eu disse: não conseguem achar um defeito no carro, aí ficam inventando…

    • mho

      concordo.

  • junior

    Tive um vectra elite 2.4 e era a mesma coisa, tirava a chave em qualquer posição. Detalhe, a fabricante do cambio aut vectra é aisin.

  • Graziela Tomasi

    Acabou de acontecer isso comigo, desliguei o carro e deixei no N, com o freio de mão puxado, e levei maior susto, pois o carro andou sozinho. Graças a Deus não ocorreu nada de Grave.

  • Cristhiano

    Meu Cruze LT 2013 com menos de 15000 km despencou ladeira a baixo no ultimo dia 26, na correria do dia a dia, acabei me esquecendo de colocar o cambio na posição P, embora tivesse puxado o freio de mão, Graças a Deus uma arvore parou ele e não permitiu que ninguém se ferisse, algumas pessoas já vem reclamando a respeito dos veículos não bloquearem a saída da chave e nem alertarem por avisos sonoros da posição inadequada do cambio. Gostaria de saber o que a Chevrolet diz a respeito, no manual diz para usar o freio e o cambio na posição P, mas se usuários assim como eu e outros por uma distração não colocarem o cambio na posição correta a Chevrolet permitira e isso continue ocorrendo??? Com certeza na minha próxima compra este será um item de segurança que levarei em consideração!!!!

  • Arleide

    Eu comprei um Cruza LT 2013, tem menos de 6 meses de uso e já está com problema. O cambio trava no P,
    o volante fica duro . Está na concessionária pela terceira vez e ninguém me liga para dar uma posição.
    Estou indignada.

  • https://www.facebook.com/marlucio.itauni Marlúcio DiSousa

    Desliguei o meu cruze ltz na posição d e mesmo com o alarme avisando não percebi. Resultado: descarga total da bateria no dia seguinte.