Chevrolet Sedãs

Chevrolet Cruze tem números de consumo divulgados

chevrolet cruze 2016 eua

A Chevrolet divulgou nesta semana os números de consumo da segunda geração do Cruze para os Estados Unidos. O novo sedã médio, graças a uma redução de peso de até 113 kg em relação a geração anterior e ao conjunto mecânico aprimorado, se posiciona como o modelo mais eficiente da categoria, de acordo com a montadora.

O novo Cruze equipado com o novo motor 1.4 litro turbo a gasolina, nas versões LS e LT, consegue entregar consumo de 17,8 km/l na estrada. Para efeito de comparação, o Ford Focus de quatro cilindros tem 17 km/l, a exemplo do Volkswagen Jetta e do Nissan Sentra, enquanto o Mazda 3 tem consumo rodoviário de 17,4 km/l e o Hyundai Elantra de 15,7 km/l.

No caso do modelo topo de linha Premier, o consumo é de 17,2 km/l. Na cidade, o Chevrolet Cruze 2017 tem consumo de 12,7 km/l, o que representa uma melhoria de 7% em relação ao modelo anterior. A autonomia é de 917 quilômetros.

O motor que equipa o Cruze é um quatro cilindros de 155 cavalos de potência e 24,4 kgfm de torque, acoplado a um câmbio manual ou automático, ambos de seis velocidades. A versão produzida na Argentina, que será destinada ao Brasil, terá este mesmo propulsor, mas adaptado para beber gasolina e etanol para o nosso mercado.

A linha do sedã deverá oferecer ainda versões a diesel e híbrida. Quanto ao hatch, espera-se por médias de consumo semelhantes ao do três-volumes.





  • edgar__rj

    “A versão produzida na Argentina, que será destinada ao Brasil, terá este mesmo propulsor, mas adaptado para beber gasolina e etanol para o nosso mercado.

    Chuto uns 11,7 km/l nas estradas brasileiras…

    • Leonel

      Tu é doido, não seja fora da realidade também. Com certeza ficará acima dos 15 km/l, mas confesso que achei 17,8 KM/L “normal”, nada incrível.

      • T1000

        eu achei 17,8 otimista demais.
        O carro é uma barca, vai beber, não tem jeito.

        • Leonel

          Nem tanto…e o motor virá com ótimo torque. Só que 11,7 é menos que o Civic e Corolla fazem hoje. O TSI 1.4 dizem que chega a praticamente 14 KM/L, por isso acho pessimismo demais falar em 11,7…

          • Em termos de tecnologia de motores, não tem muito porque esse motor GM apresentar consumo significativamente diferente do que se tem nos 1.4 TSI, que fazem 14 km/l, mas se você tratar o acelerador com parcimônia. O 1.4 da VW, se exigido um pouco mais, faz entre 12 e 13 km/l no Jetta. Ótimo motor, mas não faz milagre com nossa gasolina com 20 e tantos % de etanol, tecnologia flex, estradas muitas vezes precárias e em pista simples…

            • Leonel

              Sim, totalmente de acordo. Só acho que o colega acima disse 11,7 mesmo se você dirigir com parcimônia. Eu normalmente só exijo mais do carro em ultrapassagens, no mais é velocidade de cruzeiro (110..100..depende a estrada, claro).

              • É, a casa de 12 a 14 km/l o novo Cruze deve conseguir andando sem maiores cuidados com o consumo. mais 11,70 eu obtenho no Lounge andando em um ritmo até razoável. E como eu já disse algumas vezes, o Citroen tem muitas qualidades, mas o consumo reduzido não é uma delas.

                • Leonel

                  E é um carro que eu sou fã, em particular, principalmente pelo conjunto mecânico. O próprio C3 eu acho muito bem acabado e etc, porém, aquele AT4 aumenta demais o consumo dele, uma pena.

                  • É, minha esposa tem um 208 AT4. Comportamento dinâmico sensacional, mas o câmbio tira um pouco o brilho do (bom) motor 1.6 16V da PSA.

          • T1000

            então eu acho que atingiria 13km/l, no maximo 14. 17,8 eu definitivamente nao acredito.

            • predadordemarea .

              17 km/l não por causa da gasolina misturada com álcool que temos.
              Mas no mínimo 14 km/l faz porque o carro é 113 quilos mais leve e tem motor mais moderno.

            • G.Alonso

              Tem donos de Cruze que relatam consumo de 13,5 km/l na estrada com gasolina no motor 1.8 e com mais de 1400 kg, certamente com o 1.4 turbo e mais de 100 kg a menos ele fara 17, claro, nao adianta pisar fundo no acelerador e querer carro econômico.

              • GPE

                Perfeito. Vc falou certo. Faz cerca de 13.5 na gasosa andando a 110km/h. Acima disso, aumenta muito o consumo. Aposto entre 15 e 15.5 nesse novo na mesma situação

          • predadordemarea .

            Tem muitos comentários que saem da boca sem passar pelo cérebro.
            Claro que esse carro, sendo mais leve e com motor mais moderno vai fazer no mínimo uns 14 km/l por aqui.
            Pode sim chegar a uns 15 km/l na rodovia.

          • Edson Fernandes

            Chega em 14? não passa disso!

            Na estrada 14km/l faz meu Fluence.

        • Hendel Marques

          Ainda que nao fosse flex. Nossa mijolina não permitiria esse consumo.

          • Deadlock

            De fato, o álcool tem 30% a menos de energia que a gasolina e representando 25% da mistura, nossa gasolina tem 7,5% menos de energia. O consumo esperado, grosso modo, para nosso Cruze 1.4T seria cerca de 16,50 km/l com nossa gasolina (17,8 x 0,925), isso se a gasolina for isenta de outras substâncias, como solventes e água. A diferença pode até ser menor se a nossa gasolina trabalhar bem a uma taxa de compressão maior.

            • Paulo

              25%? Subiu a 27%… sendo que ai vai entrar a margem de erro que sempre será pra mais. Meu carro é movido apenas a gasolina, antes do aumento da percentagem cheguei a conseguir 17km/l a 100km/h na estrada. Hoje quando muito consigo chegar nos 15, motor 1.6 at 126hp.

              • Deadlock

                Subiu mais? Estamos comprando gato por lebre… Esse é o país da picaretagem.. Mas, meus cálculos não mudam muito.

        • Rafael Peres

          para um pouco, só por curiosidade, você está chamando o Cruze de Barca?? sério que você acha ele grande?? acho tão pequeno! nunca teria um, pequeno demais!

          • Matthew

            Para os padrões do nosso mercado infelizmente é um carro médio-grande. Mas barca mesmo seria Omega e o Vectra.

            • Edson Fernandes

              Negativo. Ele é um médio e se for na europa médio-compacto.

              Médio-grande é Fusion (ainda que tenha crescido absurdamente)

              • GPE

                NA europa é médio-compacto?

                • Edson Fernandes

                  Sim. Geralmente eles são assim adotados.

              • Matthew

                Como eu disse, “para os padrões do NOSSO mercado”, é sim um médio grande, e assim o é posicionado pelos fabricantes, sobretudo com estas novas gerações que estão por chegar, ultrapassando o valor de 100 mil reais nas versões de topo. Embora não seja o sucessor natural do Vectra (este sim um médio-grande), o Cruze acaba por desempenhar este papel aqui no Brasil. Na Europa é um médio-compacto e nos EUA um compacto. Quem acaba fazendo o papel de carro médio da marca é o Cobalt, embora este seja derivado de um carro compacto, tecnicamente falando.
                Enfim, os parâmetros que estabelecem as categorias dos automóveis não são estáticos no tempo e tampouco dependem apenas das medidas em termos absolutos, mas a forma a qual o produto é inserido no mercado, relativamente aos demais modelos. Enquanto nos EUA Corolla, Civic e Cruze são modelos de entrada das respectivas marca, no Brasil são posicionados como topo de linha. Tanto é assim que o Corolla brasileiro é até mais requintado que o vendido na terra do tio Sam, à exceção dos esquipamentos de segurança. É como se lá ele usasse traje esportivo e aqui um terno de gala.

                • Edson Fernandes

                  Matthew, o Cruze é um medio. Se for assim o Fluence seria um sedan grande.

                • Edson Fernandes

                  O Cobalt é um compacto médio, até porque sua plataforma é oriunda de um compacto e ele foi esticado e por isso essa impressão.

          • T1000

            eu acho grande (ocupa muito espaço nas vagas, principalmente,em relação à largura) e pesado. Com esses 100kg a menos que ele se equipara ao peso do corolla e civic.

      • Depende demais de como se “pisa” e a condição desse “uso rodoviário”. Se o limite de velocidade utilizado for na casa dos 100 km/h, em estrada bem livre, sem desníveis muito elevados, sem mudar muito de ritmo, sem muitas travessias urbanas… aí vá lá, pode até fazer mais que 15 km/l.
        No uso normal, com velocidade de cruzeiro na casa dos 120 km/h, com carga, ar ligado direto, estradas com necessidade de ultrapassagens, etc… fica na faixa dos 12 a 13 km/l.
        É aquela coisa, já consegui média de 16,8 km/l com um Lounge THP entre as cidades de Anápolis e Goiânia (60 km). Falando assim, pode-se achar que o carro é um primor em consumo. Mas fiz isso com o piloto automático travado em 90 km/h, dois adultos e uma criança no carro, sem bagagem, pista dupla em todo o trajeto, Anápolis fica em uma cota 200 metros acima de Goiânia, era noite (ar desligado)… tudo é muito relativo. No uso normal mesmo, sem se preocupar em ficar olhando o consumo a cada 5 minutos, com carga, ar ligado direto, velocidade na casa dos 120 km/h, faz entre 11 e 12 km/l.

        • Leonel

          Isso é válido para absolutamente qualquer carro, sem exceção. Quando se busca média, se faz pensando em velocidade de cruzeiro na casa dos 110 KM/h (carros desse porte) e mesmo cheio e com ar.

          Aí, claro, vai de cada um querer ou não o máximo de economia. Me refiro que os números são “pensados” para alguém que vai se preocupar, quem não se preocupa vai pisar e aí não tem o que fazer.

        • Marcelo Henrique

          A BR060 é perfeita para se conseguir um consumo muito bom.
          No Vectra 2.0 8v aut de 4 marchas fazia 13km/l com ar ligado sempre é constantes 110km/h

        • Edson Fernandes

          De repente fiquei feliz com meu Fluence… pq ele faz entre 12 a 14 na estrada. Só na cidade com velocidade média de 16km/h (ultima medida) que vai bem na gasolina (bem no sentido de beber bem)

          • Ernesto

            Rsrsrs…que média “alta” de velocidade na cidade! Onde foi isso? São Paulo, Capital?

            • Edson Fernandes

              Não não, feito em estrada né…rs Mas sim, estradas de SP levando para o interior.

      • Franco da Silva

        Andando até 110/h muitos concorrentes fazem por aí. O Jetta faz até mais.

    • João Cagnoni

      Não deve ter grandes diferenças em relação a um t-jet. Também acho que fica entre 12 e 13km/L.

    • VW_Freak

      nossa … ta ruim de chute ein parceiro? tu é são paulino por acaso?

    • PerobaC

      Vira essa boca pra lá! rsrsrs
      Certamente será melhor.

      Esses 17,8 km/l [42 mpg] é medição estimada segundo critérios do EPA.

      No BR nossa mijolina irá onerar bastante seus números, mas certamente será muito superior a 11,7 km/l.
      Jetta 1.4 TSI 6AT nos EUA alcança 39 mpg de máxima, e no BR o INMETRO tem divulgado números de 10,9 km/l e 12,9 km/l na cidade e estrada, respectivamente. Porém, alguns sites especializados tem informado valores de consumo superiores a 15 km/l na estrada.
      Logicamente que muito dessa economia depende da condução pró do condutor, mas o acerto que a GM fez nessa nova geração de motores ficou muito boa e certamente irá agradar e surpreender a muitos …

    • Pedro Cunha

      Chuto que após 5 anos do típico uso do brasileiro, vai beber tanto ou mais que os FII “Monzatech”.

    • Marcos Henrique

      Cara, eu faço entre 12,5 e 13 km/l no meu Cruze com motor 1.8. Isso com ar ligado e andando entre 110 e 120 km/h.

      • Marcos Lopes

        nestas condições o civic 2.0 lxr faz 16,5km/l na estrada.

        • GPE

          Civic chega a 16 se andar a 110km/h numa pista duplicada, sem muita alteração de relevo. Mas o normal é 15 a 15.5km/l.
          A 130km/h cai pra 12.5/12.8

          • Marcos Lopes

            já fiz 17,5km/l entre RJ( zona oeste) até Búzios ( aprox. 210km ) andando com cc ligado direto ( 110km/h ) , ar em 19º , econ , 2 pessoas e malas … e pequenas aceleradas a 130 para ultrapassagens …

            na volta , voltei normal ( 120-150) deu 14,2 km/l .
            o meu é o lxr 2.0 14/15 .

            já notei que a procedência da gasolina influencia bastante .

            • GPE

              Andando entre 120 e 150 e fazer média de 14.2 é impossível. Tenho o mesmo carro que o seu e a 130km/h fixo (com 4 ou 5 freadas pra radar de 80), numa pista com descidas e subidas, ar ligado em 24, econ, e somente 1 pessoa no carro, na melhor das hipóteses ele fez 13. Se fosse a 120 fixo, teria feito 14. Aí não tem como vc andar variando entre 120 e 150 e fazer mais de 14. A gasolina que uso é de posto da família, logo, não há o que questionar. Eu faço 1 vez por mês esse trajeto mais longo de 280km, além de outro 30km, ambos com relativa variação de relevo, que acabam se compensando no fim das contas.

              • Marcos Lopes

                bom é o que marca o cb…
                falei da gasolina pois por algumas semanas mudei de posto e minhas medias semanais ( casa-> trab -> casa ) que sempre ficaram na faixa de 11,3 passaram pra 10,2 voltei ao mesmo posto antigo ( que por um acaso é sem bandeira e a gasolina é mais barata [!] ) e o carro voltou as mesmas medias variando entre 11,1 a 11,5 ( depende do trasico ( pouco ) da semana).

                O meu esta com 20k km rodados.
                No meu trabalho tem um ‘senhor’ que tb tem um e ele sempre faz medias ainda melhores q a minha ( segundo ele nunca passa de 110km… ) …

                ha tem até foto dessa media rj_buzios :

                • GPE

                  Eu sempre tiro foto tb. Agora deixo registrada a Velocidade Média (importantíssimo ) e a KM percorrida

              • Marcos Lopes

                e essa aqui atravessando a av. Brasil (RJ) de ponta a ponta (Santa Cruz até São Cristóvão ) … num domingo é claro e a 90km no cc ar em 19ª econ ligado :

                • GPE

                  A 90km/h da pra fazer esse consumo sim. Principalmente se existir alguma descida e/ou se a pista for plana.

    • leomix leo

      Começou a beber a cachaça daqui, vira um beberão. Esses motores Frex são uma Piada. Aquietem Feira de Santana na Bahia a gasolina de domingo para segunda subiu R$ 0,50. E o etanol foi no mesmo embalo.

    • Sanderson Fromohls

      Chuto 10 cravadinho na gasolina e 8 no etanol!

    • GPE

      O Cruze atual faz cerca de 13.5km/l andando a 110 com ar ligado. Esse novo, na mesma situação, deve fazer entre 15 e 15.5km/l na mesma situação

    • predadordemarea .

      Comprei um LTZ 1.4T.
      Usando gasolina na estrada consigo 14 km/l.

  • Marcos megdA

    Que venha logo pro Brasil. E viva a concorrencia. Eu sei que os preços vao continuar subindo, mas que pelo menos comecem a vir produtos modernos e com eficiencia energética melhorada

    • Leonel

      Eu concordo. Pena que a concorrência olha para o vizinho e aumenta o preço também, simplesmente porque o vizinho também aumentou, mesmo que não ofereçam absolutamente nada de inovador (pode preparar o Corolla subir de preço).

      Espero que, no fundo, os consumidores passem a ser mais coerentes em suas compras.

      • PEDAORM

        Isso que destrói nosso mercado, o aumento incoerente e a incoerência dos consumidores em suas escolhas.

  • rpetratti

    Pena que pra atingir médias de consumo assim a gasolina precisa ser ser a americana, ou seja, sem álcool…

    • Debraido

      Com menos etanol na verdade. Lá também é vendida com etanol.

      • Que eu me lembre a gasolina deles leva 10% a 15% de Etanol.

        • Debraido

          Eu não lembrava ao certo. Acho que é 15%.

        • Rafael Yashiro

          Depende muito do lugar.
          Até porque o Etanol tem alto poder calorifico, o que faz com que, em competições seja mais vantajoso usar ele para fins de potência.
          Mas de modo geral, nos postos nos EUA, tem gasolina de todo tipo. Até a REC-90, que é livre de Etanol.

          • Gustavo73

            O etanol é usado como antidetonante. Antes era o chumbo tetraetila, ess REC-90 deve ter uns 5% o que é bem menos que a Podium nacional com 25%.

          • EJ

            Sim, apesar que a REC-90 é mais indicada pra motores marinhos.

      • EJ

        Na verdade, E85 é só uma das opções que eles tem por lá. Americano não é obrigado a comprar gasolina misturada com etanol. Imagina só o impacto que isso teria nos Muscle Cars e carros anteriores a esse período.

        • G.Alonso

          Na verdade é G10, G15 e E85, respectivamente, gasolina com 10% e 15 % de etanol, e etanol com 15 % de gasolina.

  • Leonel

    Comparando o consumo dele na estrada com o do Focus é praticamente irrisória a diferença, ou seja, uma pena. O que ficou interessante mesmo foram os quase 13 KM/L na cidade, esse número já merece mais respeito. Espero que venha com uma média deste nipe para cá (apesar de que vai beber etanol, então…).

  • Coffinator

    Com a mijolina e o engodo chamado frex deverá beber na faixa de 14-15km/l nas estradas.

    • G.Alonso

      O consumo do Jetta TSI lá é menor que o desse Cruze e aqui no Brasil o Jetta consegue mais de 15 km/l na estrada, então…

      • Ernesto

        Somente comparando os dois juntos, nas mesmas condições, para saber qual consome menos.

  • Mauro Schramm

    Alguém sabe os números do novo Civic 1.5T?

    • FerSaccon

      Divulgado pela Honda EUA (cidade/estrada/combinado) = 13.1 / 18.2 / 14.9 km/l, com câmbio CVT

  • VW_Freak

    Sensacional! Espero que aqui no Brasil consiga fazer igual ou, pelo menos, chegar perto desta média! Potencial tem …

  • Nome

    Otimo consumo em relação ao atual. Vendi o meu que fazia media de 6,8km/l cidade e 12,3km/l estrada e comprei um A3 sedan flex, estou assutado com diferença 8,4km/l cidade e 16,1 km/l estrada. Realmente esse novo Cruze tem que melhorar niveis de consumo para entrar na briga pela ponta.

    • Edson Fernandes

      Mas seu Audi é com cambio DSG certo? (além do motor turbo?)

    • GPE

      Andando a que velocidade na estrada?

      • Nome

        Olha andei na media de 120km/l. Estou muito satisfeito com o carro, recomendo que faça um testdrive vai se surpreender com o tork, agilidade e conforto.

  • saulo

    Será que todas as versões serão esse motor turbo ou será igual ao Civic, só a topo de linha??

  • Fabão Rocky

    Com a nossa mijolina deve fazer de 12 a 14km/l na estrada.

  • Raone

    Esses números só servirão como comparação. Quando chegar aqui o combustível será outro e o consumo tbm!

  • Matthew

    Levou quase 30 anos pra GM substituir o powertech família II pelo Ecotec na sua gama de veículos médios. Pelo menos dessa vez a atualização mecânica levou 5 anos só. Poderia estender a prática para os compactos também.

  • Ailton

    Com a nossa mijolina, faço entre 13 e 14 com meu civic. O consumo desse new cruze está dentro do normal apenas…

  • Rodrigo

    Será que com o novo Cruze a GMB vai finalmente tomar vergonha na cara e começar a disponibilizar seus carros para o INMETRO testar no Programa de Etiquetagem Veicular?

    • Fábio Henrique

      Ja tem etiquetagem do onix, s10 e spin

      • Rodrigo

        Sério? Acabei de abrir a tabela 2015 e não achei nenhum veículo da Chevrolet nela. Me mostra, pfv?

        • Ernesto

          Ela entrou em 2016, se não me engano. No dia 01/Abril teve uma matéria daqui do Notícias Automotivas falando do Onix 2017 e lá fala isso: “Com a entrada da GM no programa de etiquetagem veicular, os motores poderão receber melhorias, mas nada de propulsor novo”.

          • Rodrigo

            Obrigado, não tinha visto essa matéria.

  • Ediomar

    Sei não,Chevrolet e bom consumo não combinam muito,pelo menos nos modelos com motores maiores,eu mesmo tenho um Vectra e fecho os olhos para consumo senão já tinha vendido,só fico com ele porque o gasto compensa pelo conforto que oferece.

    • Eduardo

      Eu fazia média de 12/13 km por litro de gasolina aqui em Brasília com um Cruze LT aut. (sem dirigir como freira, nem playboy). Sempre ouvi que o Cruze era beberrão etc. mas, para a classe do carro, achava muito boa a média.
      Um 307 2008 eu fazia 8 km/l média aqui e um Focus 1.6. 2010 14 km/l.

  • Everton Lourenço

    A Gm tá ainda tem esperança que isso ai vai pra frente..rsrs…

  • Franco da Silva

    Ruins os números se levar em conta que vai cair uns 20% pela nossa bela “gasolina”. Vai ficar nuns 14 na estrada e 10 na cidade. Perde para vários concorrentes. Mas é de longe o melhor Chevrolet, já é alguma coisa…

  • carnero

    Se for melhor que os 11 km/l na gasolina que hoje em dia faz, tá valndo…

  • Quero só ver como o novo Cruze chegará para o Brasil, pois nos EUA, ele conta com itens que dificilmente virá para o Brasil, como sistema de som da BOSE, aquecimento dos bancos OnStar RemoteLink, que você pode ligar/desligar, travar/destravar o carro pelo celular e recarregamento wireless de celular. Tudo isso está no site da Chevrolet Americana.



Send this to friend