Chevrolet Onix e Prisma embarcam para a Índia

09/01/2016

onix-selecao-3

De acordo com o site Motor Octane, a GM Índia estaria preparando a chegada ao mercado local de uma dupla bem brasileira. Os modelos Onix e Prisma devem reforçar o time da Chevrolet na região.

O Onix teria como rivais os Hyundai Elite i20, Maruti Suzuki Baleno e Honda Jazz, o nosso conhecido Fit. No caso do Prisma, o objetivo é brigar com o Honda City. De acordo com a fonte indiana, a GM estaria realizando adaptações na plataforma da dupla para atender ao perfil do consumidor local.

chevrolet-prisma-advantage-2016-1-700x438 (1)

Com lançamento esperado para meados de 2017, os Chevrolet Onix e Prisma devem chegar ao mercado indiano com motores 1.2 a gasolina e 1.3 diesel, sendo que apenas o último poderia ter transmissão automática.

A produção dos compactos será direcionada para a cidade de Talegaon, província de Maharashtra, pois a planta de Halol está sendo fechada. Este ano, outro brasileiro inicia o caminho das Índias, a minivan Spin, renomeada Essentia. Ela também terá uma versão aventureira assim como a Spin Activ.

chevrolet spin 2016 ltz 2

Onix e Prisma se destacaram em 2015, quando o primeiro destronou o Palio de seu breve reinado e se tornou o mais vendido do Brasil, enquanto o Prisma foi o sedã mais vendido do país, ficando em nono lugar no geral entre os automóveis.

[Fonte: Motor Octane]













  • Hugo Leonardo

    É o preço por terem nos dado o Etios.

    • Fábio

      Pq? O Etios é ruim? O Onix é ruim?
      Lembre-se: design é subjetivo.

      • invalid_pilot

        Etios é desleixado, principalmente o interior com parafuso a mostra e peças encaixadas (tipo capela do velocímetro e acabamento dos falantes)

        • Fábio

          Mas é ruim? Não respondeu minha pergunta.
          Um é o mais vendido do Brasil, o outro tem clientes plenamente satisfeitos. Tem alguma coisa estranha não é?

          • Ric53

            Tem uma coisa muito estranha.. o CONSUMIDOR!

            • celso

              Essa foi no queixo, rsrsrs.
              Melhor comentário do dia.

            • Fábio Henrique

              Para de ser mimado achando que sua opiniao é soberana: todo mundo sabe que o Etios é feinho, mas se olhar nas pesquisas dele o design tem nota baixa e o resto do carro tem nota alta. No onix/prisma o desenho tem notas altas.

              • Ric53

                Já andei no Etios e a dirigibilidade é muito boa. Se eu compraria um? Jamais!! É um projeto indiano que deixa até os nacionais parecendo carros refinados, painel bizarro, acabamentos porcos, limpador de pára-brisas único, algo q eu nunca tinha visto antes! Agora o Onix: caríssimo, estratégia da Chevrolet q eliminou na linha o Sonic pois seus preços vão desde os compactos até os compactos premium deu certo o consumidor engoliu! O campeão de recalls, uma porcaria. Se eu fosse olhar para algum carro hoje, com ctza seria p Up! Tsi.

                A verdade é que somos todos refens da alta carga tributária e falta de competição do setor que não sofre concorrência de importados e também não mira a exportação, focando no mercado local, resultando em porcarias caríssimas feitas sob medida para o brasileiro. Não tome partido por montadora ou produto, se o governo não adotasse medidas protecionistas hoje estaríamos discutindo sobre carros bemmm melhores e aí até valeria a pena discutir.

                • Davidsandro18

                  Concordo com vc em tudo cara, até no carro que compraria (up! tsi), comprei o meu ( cross up! tsi) por venda direta por um preço bem mais em conta, só estou no aguardo pra recebê-lo. E ontem a título de curiosidade entrei em uma ccs GM pra ver o que tinha de interessante lá, mesmo já sabendo o que teria por lá. Olhei apenas o onix (que é o que eu ainda teria condições de comprar). E digo com propriedade que não compraria de jeito nenhum, um LT 1.4 com mylink por 44.500 e o LTZ por 47.700, absurdo de caro por um carro que não oferece nada de atrativo (pra mim o mylink não é tudo isso). Se não tivesse o TSI no mercado eu olharia para o New Fiesta SE 1.6, nissan march SL, 208, Fox, mas nenhum GM, e olha que já tive 2 celtas, e foi essa impressão que tive quando entrei no onix, um celta melhorado (pode até ser exagero meu), já até dirigi um, porém não compraria. Itens de segurança, construção e uma mecânica refinada são prioridades para mim hoje na compra de um carro!

                  • Ric53

                    Parabéns pela compra! Comprei meu C3 faz 2 anos já e eu também tinha saído de um GM o Corsa hatch. Também achei q não seria uma evolução do Corsa pro Onix, fora que o Onix LTZ estava o mesmo preço que o C3 tendance mais equipado, devendo só o multimídia porém com Bluetooth e parabrisa zenith. E concessionária Chevrolet é assim neh: Se vc não quer tem quem queira. Sem negociação e uma luta pra conseguir um testdrive já que a maioria compra sem nem andar. Me encantei pelo 208 mas como era lançamento não dava pra chorar desconto.

                    • Davidsandro18

                      Verdade, e se vc deixar e for mente fraca o vendedor entra na sua mente e tu leva o carro. Se ainda tivessem o sonic, eu olharia para ele dado as circunstâncias que eu citei no comentário anterior, porém o que eles têm lá hoje não dá pra nem começar, no preço de um onix LTZ tem outros modelos muito mais interessantes. Um que também não cogitaria comprar é o HB20 (dá pra perceber que vou na contra mão do mercado né!? rs) acho mais refinado que o onix, porém o preço absurdo, suspensão traseira e a falta de itens importantes de segurança me fazem não querer um, enfim um ótimo carro o seu, cheguei a ir vê lo na ccs, um tendance também, talvez seria o modelo que eu escolheria (minha namorada é louca por ele), e o preço bem próximo do GM.

                • Fábio Henrique

                  Entao, prioridades de cada um. Quem tem Etios liga mto para as outras coisas alem de desenho e refinamento (um dia compro um toyota pra saber se essa magica deles é verdadeira). Quem compra Onix quer espaço, tem um interior mais apresentavel visualmente e um estilo q agrada mais os brasileiros, está longe de ser uma porcaria só pq passou por recall. Entao a parcela da populacao que quer um carro todo performatico como o up tsi deixando de lado outras coisas é pequena. Quem faz questao de uma aceleracao de 0 a 100 sei la quantos segundos mais rapida não é mais inteligente do que quem prefere outras coisas. As pessoas sao diferentes, por isso existem varios carros com seus defeitos e qualidades.

                • Dafomg

                  Tem essa de refém não amigo. O Brasil é um dos piores países do mundo porque o brasileiro faz com que ele seja assim. Se quisessem mudança, o fariam, mas brasileiro é pacato e conformado. É o típico elefante que se deixa dominar por um domador insignificante estalando um chicotinho.

                  • Ric53

                    Se você acha q o Brasil é um dos piores países do mundo é pq certamente nunca viajou para o exterior

                    • Aliás, não precisa nem sair do continente… Eu mesmo fui no Chile achando que acharia uma Xangri-lá e vi um país muito parecido com o nosso… E descobri esses dias que Xangri-lá assim como Atlântida ficam no Rio Grande do Sul!

                    • Ric53

                      Os 13.951 habitantes de Xangri-lá que me perdoem mas tive que consultar o wiki:
                      é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Localizada na Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e na Microrregião de Osório. Wikipédia.

                      hahahahahahaha Alessandro, vai arrumar oq fazer!!!

                    • Heheh… Mas fiquei sabendo disso no NA quando alguém me disse que era de Atlântida!

                  • Elefante dos 50 tons de cinza…

                • Paulo

                  A família uno da década de 90 também tinham limpador único… hehehehe

                • O antigo Uno que virou Mille tinha limpador de para brisa único. E era eficiente.

            • Pedro Cunha

              Consumidor brasileiro é além de muito “conformado”, preguiçoso em buscar informações e sofre gravemente do “efeito manada”. Por isso assistimos por anos consecutivos um carro com arquitetura dos anos 1980 liderar o ranking de vendas(GOL G4) e um outro utilitário com conceito da década de 1950 ser praticamente a “referência” no segmento(Kombi).

              • Quanto ao Gol concordo contigo. Mas os concorrentes dele não eram mais modernos ou eram mais caros. E se a Transit, S10, Ranger… E outros carros do gênero custassem 50 mil poderíamos ver se o brasileiro iria preferir a Kombi mesmo. É mesma coisa de dizer que o brasileiro prefere Prisma que Corolla, sendo que há um abismo financeiro entre os dois.

                • 0terceiro

                  Meu pai uma Kombi e já teve outras trocentas.
                  Pode não ser a referência de modernidade e segurança
                  que tantos buscam hoje, mas faz com perfeição
                  (e custo baixo) o que se propõe a fazer.

                  Que carro hoje custa o que custava uma Kombi
                  (ou o que custaria uma Kombi hoje) e leva a mesma quantidade
                  de pessoas ou de carga??

                  • A Kombi tinha o mesmo preço do Sentra, o que é um absurdo. Mas em vez de falar em ganância, ninguém fala da letargia doa concorrentes que se negavam a investir em um competidor. E para alguns era razoável dizer que um carro que custava o dobro era opção, dentro da teoria do dinheiro infinito de empresário, bem próprio das mentes comunistas que eles tanto criticam.

            • Antonio Figueiredo

              Concordo plenamente. O problema está no consumidor e me incluo nisso. Tenho um Onix. Não é ruim, mas está longe, muito longe de valer oq paguei por ele… Mas mto longe mesmo!

              • Ric53

                No final somos todos reféns, exatamente, o carro é bom mas não vale metade do q pedem

              • Antonio, o seu é o 1.o ou o 1.4? Está fazendo quando? Eu andei em um 1.0 e não sei se era problema do carro, mas na estrada parecia muito mais amarrado que o falecido corsa.

                • Antonio Figueiredo

                  É o 1.0 e qdo estou a 120km o giro já tá em 4.300rpm. A vantagem é q mesmo nesse giro ele faz 12,5 na gasolina com o ar ligado.

                  • Gustavobrtt

                    se vc tivesse um HB20 faria 14km/l nessas condições.

          • invalid_pilot

            Se for em confiabilidade mecânica pura e simplesmente o Etios é melhor, tirando os problemas de infiltração e acabamento porco.

            Melhor e pior é algo subjetivo pois depende da crença, necessidade e valores que são comparados.

            Tem gente que é feliz e satisfeito com Fiat kkkk

            • Rafael

              Confiabilidade mecância a Chevrolet leva em disparado, mesmo tendo mecânica ultrapassada, são veículos feitos pra trabalhar sem pena. Tanto é verdade que a chevrolet anunciava há um tempo atrás garantia eterna de motor e caixa quando anunciava o classic. O Etios leva sobre o Onix na qualidade construtiva, mas eles estão bem próximos. O que o Onix precisa mesmo é de um motor mais moderno, mas que são confiáveis, isso não tenha dúvida.

              • invalid_pilot

                Tão confiaveis que acendem luz de injeção e vazam óleo pela tampa de válvulas kkkk Motor GM é fácil e barato de arrumar, fato! Qualquer Zé com primeiro semestre de mecânica automotiva troca correia dentada por exemplo

                Etios usa corrente de distribuição e praticamente não precisa fazer nada se respeitada recomendações básicas.

                • Rafael

                  Só te pergunto uma coisa. Por que tem mais chevrolet na frota de táxis no Brasil todo do
                  que outras marcas? Não me venha com essa de promoções…
                  São defesados? São! E é por isso que tem aparecido problemas de vazamento e injeção. De tanta modificação que esses motores vem recebendo. Em suma, são verdadeiros motores de trabalho.

                  • invalid_pilot

                    Acho que tem a ver com descontos sim, mais o custo de manutenção ridículo.

                    Já tive GM e o carro era OK, hoje com mais opções no mercado eu passo e sim são defasados, mas ainda acho Line Up da Fiat o pior disparado.

                    • Rafael

                      O Etios é melhor, sem dúvida, mas com qualquer um dos dois você estará bem servido. Temos que concordar que os populares brasileiros melhoraram bastante de 2012 pra cá. Só a Fiat que ainda não acordou pra vida.
                      Na verdade, se pararmos pra observar, todas as montadoras têm tecnologia de sobra para fornecerem veículos de qualidade. Mas pra quê oferecer veículos de qualidade se o mercado aceita o que já tem? Esse é o questionamento. Além do mais, o Estado tem sua parcela de culpa, tendo legislações defasadas propositalmente para beneficiar quem manda no país, o capital, dando brecha à indústria de sucatas.

                  • Pedro Cunha

                    Só tem chevrolets nas praças pois não fabricam mais Fuscas!

                  • Acho que essa justificativa para um problema de motor você não ouviria nem de um executivo da marca.

                    • Rafael

                      E nunca iremos ouvir, mas todos sabem que este bom e velho motor já não aguenta mais tanta modificação. Parece ate um drag queen.

                    • Sinceramente, sempre quis ver uma análise que mostrasse a diferença entre um motor com projeto novo e uma adaptação em um motor antigo. Até porque o novo nunca sai do zero.

                    • Rafael

                      Pra estudar esse motor 1.4 da GM, teríamos que voltar à Revolução Industrial. kkkkk
                      Mas acho muito interessante também, principalmente quando aumentam a capacidade cúbica.

            • Pedro Cunha

              Pior são os que comemoram e intitulam-se “satisfeitos” comprando Jac, Chery e Geely.

            • sepchampions

              É claro que vai ter gente feliz com Fiat como VC falou depende da necessidade. Imagina VC acordar cedo pra pegar ônibus lotado um fedor danado e depois comprar um pálio um uno, VC estará no Céu, um paraíso. É como mudasse de um fusion pra uma lamborghini.

          • _William

            Uno Mille, Gol G4 e um monte de outras tranqueiras tem ou tinham consumidores satisfeitos. E todo carro tem coisa boa e ruim, poucos que podem ser criticados como um todo, e o Etios como todos os outros tem seus aspectos negativos.

            • Pedro Cunha

              hehehehehehehe….
              Eu diria que um Negativo deve ter alguns aspectos Etios.

      • automotivo

        Ambos são feios, independentemente da qualidade (ou não ) de cada um.

        • Fábio

          Esqueceu de escrever “PARA MIM ambos são feios, independentemente da qualidade (ou não ) de cada um”.

          • Poperon

            Então eu respondo: Ambos são feios, e a opinião de cada um é de direito de cada um.

            PARA MIM, o interior do Etios é feio, e o Onix poderia ter sido melhor construído. Mas não foge muito dos demais concorrentes.

            Satisfeito?

      • Hugo Leonardo

        Pro consumidor que é pouco exigente, que aceita pagar qualquer coisa num carro feio e medíocre, ele deve ser bom.

        • BorisAWD

          o carro é feio e caro. Mas nao é mediocre. Anda muito bem, freia muito bem, bebe muito pouco e é bem robusto com manutenção barata

        • Pedro Cunha

          Imagina só um cidadão indiano que tem um Tata Nano… Se ele tiver a oportunidade de pegar um Onix ou Prisma vai se sentir um “Marajá”… Toda essa discussão me fez lembrar aquela propaganda do lançamento do Pug 206, lá pelos anos 2000 em que o indiano faz “misérias” num velho Hindustan ambassador para fazê-lo “parecido” ao desejável novo francesinho, então imagina o frisson que os netinhos do Corsa Wind vão causar por lá. E se forem com a centralzinha multimídia então, vão torná-lo patrimônio nacional sagrado, ao lado das vacas! hahahahahahahahahahahaha

      • jorge

        Beleza é subjetiva, design não

        • jorge

          Claramente se vê no etios um design indiano e ruim, com cara de Logan de prineira geracao lateral do march e lantarnas totalmente desproporcionais

      • Pedro Cunha

        Não se trata de avaliação “bom vs ruim”, mas apenas de MEDIOCRIDADE TÉCNICA e ESTÉTICA. O fato de vender bastante ou mostrar clientes satisfeitos(?? – não seria melhor denominá-los “conformados”) não pode ser levado como indicador determinante do “caráter” do carro. No mercado há vários exemplos que mostram que um compacto não precisa ser simplório, feio ou com arquitetura arcaica. Há bem pouco tempo tinhamos um mercado dominado por Kombi, Mille e Gol G4, vendiam aos milhares e encabeçavam os rankings de venda e… Eram modernos?Expoentes de beleza, conforto ou qualidade? Não, óbvio que não! Então Etios, Onix e prisma estão em pé de igualdade em vários aspectos, entre eles design duvidoso e engenharia medíocre(que chamam de “plataforma de baixo-custo”).

    • fbl

      ao menos o motor da um baile no monzatech 1.4 8v da GMB…mas é feio mesmo.

    • HelderV6

      Troca de presentes de grego….

    • Pedro Cunha

      E se acharem ruim, conversamos com nossos “Hermanos” e eles mandam o Agile pra lá!

  • automotivo

    Essa dupla se dará bem nesse mercado, eles gostam de um carrinho feio.

  • Feliphe Santos

    “No caso do Prisma, o objetivo é brigar com o Honda City.”

    Essa parte do texto define como o City deveria ser vendido aqui no brasil e sua verdadeira concorrência.

    • Tosca16

      Mas vá dizer isso ao povo …

    • DiMais

      Ônix > Honda Jazz (Nosso Fit)

    • invalid_pilot

      Honda e Toyota são o suprassumo… [/ironic off]

      É pior que Apple com o famoso campo distorção da realidade by Jobs

      Honda, Toyota e Nissan mundo a fora é carro com CxB, menos aqui

    • Alexandre

      Bem observado. Isso é resultado do “status” adquirido pela Honda, vide Toyota e que também ocorre com a Hyundai, quanto muitos que compraram HB20 se sentiam andando de i30 (antes que me critiquem, minha esposa tem um HB20 e ainda não encontrei os motivos para tal devaneio rs)

    • _William

      Foi a primeira coisa que reparei no texto.. City e Fit são ótimos carros, mas estão longe dessa pompa toda que a Honda (e principalmente o consumidor) põe em cima. Mas aí eu tenho outro ponto de vista que pode ser debatido, esse posicionamento deles é assim por causa da Honda (e do consumidor), ou porque os concorrentes são “ruins”? Pois pelo menos nosso Prisma, fica abaixo do City se formos comparar. Mas nada que o City/Fit tenham vale o preço que é pedido por eles.

      • Rafael

        Os concorrentes não são ruins, mas os honda são melhores. Posso dizer isso, pois os ultimos carros daqui de casa eram, respectivamente: Gol, Prisma e Agile. Todos de mecanica impecaveis, o Agile se diferenciando por ser bem equipado, mas quando dirigi o Fit, a sensação foi sem igual, como se estivesse dirigindo um carro de outra categoria.
        Silêncio a bordo, suspensão macia e de qualidade, direção elétrica levíssima, motor 1.4 16v que anda como 1.6 (em baixa ele não é tão esperto quanto o 1.4 chevrolet, mas na reta ele anda super bem).
        Dizem que o 1.5 anda muito melhor.

        • _William

          Essa é a impressão que tenho, penso que o City/Fit tem que custar mais que um Onix/Prisma mesmo, logicamente que não nesse preço fora de realidade de hoje. Creio até que a dupla da Chevrolet passe por melhorias em acabamento e equipamentos pra bater de frente com a dupla da Honda por lá, a notícia diz que até a plataforma será mexida, então é de se imaginar que fiquem melhores do que os vendidos aqui. Nunca dirigi os da Honda, mas por fotos (e relatos da internet) o acabamento parece ser bem melhor também, fora o motor.

        • Gustavo73

          Mas você estava dirigido um carto de outra categoria. O concorrente do Fit não é o Gol, Onix ou Agil, e sim Polo, Cirsa e Sonic. Carro mundial frente a ezclusivo do terceiro mundo não se compara.

          • Rafael

            Rapaz, se formos falar de concorrentes, do City pra baixo será tudo popular, incluindo 500, C3, Smart. Não tem diferença quase que nenhuma em mercados desenvolvidos, exceto, claro, de versões diferenciadas desses modelos, como o 500 Abarth, por exemplo. Ademais, a diferença de preço desses carros lá fora são bem próximas, enquanto aqui o salto é imenso.

            • Exatamente. Na verdade, parte dessa diferença é pela desvalorização da nossa moeda. Se um carro custa 10 mil dólares e outro 12 mil, podemos dizer que a diferença é de 2 mil. Mas aqui a diferença seria de 8 mil reais!

    • Gustavo Miranda

      Honda e Citroën desfrutam de uma reputação de status e requinte no Brasil jamais conseguida em outro mercado.

    • duhehe

      Os Honda são caros, sim
      Mas basta colocar um Prisma e um City lado a lado, andar primeiro em 1 e depois em outro, de forma concomitante.
      A diferente no ”rodar” é gritante, o City é caro pelo que oferece, mas mais caro que o City é o Prisma.
      O mais próximo do City é o HB20S, que tbm pede até o ultimo centavo que tem direito.

  • Airplane

    São perfeitos para o mercado indiano!

  • BorisAWD

    Lendo só o título da reportagem eu diria:
    Levem a Dilma com vocês e não voltem.

  • Rudson I

    Queria saber o que se passa na cabeça do cidadão que compra uma Spin Activ.

    • invalid_pilot

      Ate agora acho que vi esse carro 2x na rua e em ambas era taxi…

      Acho que o povo ao menos tem senso de ridículo kk

  • HENRY ME

    Enviando Spinc Activ,apos receber Etios.

  • kravmaga

    O engraçado é que quando os portugueses chegaram no Brasil, eles pensavam que estavam chegando nas Índias e por isso chamaram os nativos daqui de índios.

    Acho que a confusão dos gringos continua até hoje pelo jeito…

  • Uber

    Esse título passa uma informação errada, faz a gente pensar que os carros estão sendo exportados e na verdade serão fabricados lá!
    Mais uma vez, lá vem o Brasil descendo a ladeira…