Chevrolet: OnStar registra primeiros casos de recuperação veicular e acidente no Brasil

05/02/2016

Ao deflagrar o airbag, carro com OnStar é capaz de avisar autom

Lançado no Brasil em setembro do ano passado, o OnStar da Chevrolet registrou recentemente o primeiro caso de roubo e também o primeiro caso de acidente envolvendo veículos equipados com o sistema no território nacional.

O caso de roubo envolveu um Chevrolet Cruze na cidade de Osasco (SP). Logo após ter seu veículo subtraído, o proprietário comunicou o fato à Polícia e ao Centro de Atendimento do OnStar, que imediatamente passou a monitorar o automóvel através do GPS e, em um momento oportuno, enviou o comando remoto para o bloqueio da aceleração do motor do carro.

Após isso, o ladrão abandonou o automóvel, que logo em seguida foi recuperado pelas autoridades, seguindo as exigências da legislação nacional, e devolvido para o dono menos de três horas após o ocorrido.

chevrolet cruze onstar 3

Já a primeira notificação automática de acidente envolveu um novo Chevrolet Cobalt, na cidade de Teresina (PI). O veículo se envolveu em um acidente com deflagração do airbag, sem feridos, e logo teve um sinal de alerta enviado ao Centro de Atendimento do OnStar.

Ao receber o aviso, a atendente contatou a motorista através do sistema para saber se ela estava bem e se precisava de ajuda. Foi solicitado então ao OnStar auxiliasse no contato com a seguradora do veículo, com guincho e autoridade de trânsito, já que o smartphone da condutora ficou sem bateria após o acidente.

O serviço OnStar da Chevrolet está disponível como cortesia por 12 meses. O processo de habilitação pode ser iniciado na concessionária. Na sequência, o cliente recebe um e-mail para finalizar seu cadastro e dar seu aval para a ativação.













  • moncorongo

    Bem legal isso mas deveria ser algo disponível em todos os veículos e que se pudesse escolher a “operadora”, ai nesse caso você fica preso a GM.

    • Gabriel

      Melhor ter disponiveis para alguns modelos do que para nenhum modelo,
      Vai colocar varias tecnologias no onix que é um carro de entrada e se tornara caro de mais.

      • Marco Antônio

        concordo…

      • leandro

        Concordo que é um bom aliado e já é um começo, mas tb concordo com o colega moncorongo onde parece ser mais um apelo comercial para a Chevrolet vender mais um serviço e tirar grana do consumidor..
        Se estivesse mesmo tão interessada em segurança já teria colocado ESP em todos os veículos por um custo muito menor q o onstar

        • Foxtrot

          A diferença é que o On Star fica evidente para o condutor, já o ESP… Sera que 10% dos donos do Cruze sabem que o que faz o ESP ou sequer sabem que o carro tem o tal do ESP?

          • Edson Fernandes

            Para alguns até hoje um carro com ESP consegue ser mais estavel por causa dele….

      • David

        Sem dizer que isso e algo que vem com o carro por 12 meses. Creio que vc pode renovar. Como tambem isso forca a concorrencia (leia-se seguradoras) a terem algo assim pros seus clientes. No final ganha todos e quem perde sao os ladroes. Nos EUA creio que exista em todos os veiculos e ha anos esse sistema ja existe e indo online pode se ouvir as conversas com pessoas que foram acidentadas, sofreram ataque cardiaco ou o carro quebrou em algun local e precisam de ajuda. Existe ate o botao de ajuda que localiza bancos, supermercados e outros pontos de interesse. Eu nao teria problema em fica preso a Chevrolet caso fosse algo benefico que me proporcionase mais seguranca.

        • Gabriel

          O ideal seria mesmo ter em todos modelos, mas o nosso mercado, não está pronto para isso ainda, infelizmente.

    • RVM

      é um processo evolutivo, breve (espero que breve) vai começar a ser padrão….

      se você pensar a tempos atras se falava em vidros eletricos e ar condicionado. Hoje, eu pelo menos nao vejo, é quase um padrão.

      • Janduir

        Sem contar que tem planos de internet 3g oi 200mb por 10,00 por mes e funciona muito bem (velocidade de 1 a 4mbps)… cada dia ficará mais barato e acessível…

        • Ander33x

          Janduir sei que você quis apenas explicar que com o tempo aumenta-se planos e caem os preços. Claro que respeitando-se as devidas categorias.

          Enfim…

          Mas só pra esclarecer o OnStar da Chevy não utiliza-se de nenhum pareamento ou plano de dados com seu smartphone/celular, é um serviço totalmente independente.

          Após o primeiro ano “grátis” o ano subsequente terá um custo de aproximadamente de r$1.800/ano.

  • Fábio

    Ué mas os haters disseram que o sistema ficaria “fora do ar” o tempo todo, que não funcionaria e outros mimimi. Alguém poderia explicar isso, eu não entendo! ;)

    • Luciano

      A linha chevrolet precisa de muito mais que o onstar pra deixar de ser um lixo.

      • Fábio

        “Lixo”…E por falar em haters, acaba de chegar um…

        • Igor Lima

          Estão bem longe de ser um lixo… Com TB estão bem longe de ser uma maravilha… Assim como todas as outras marcas…

        • Luciano

          Me desculpe Fábio, mas a GM não fabrica absolutamente nada que preste no mercado nacional.

          • Robinho

            tenho um GM e concordo, ultimamente só lixo.

      • David

        Luciano, vc me mostra um sistema que consegue monitora o carro o tempo todo e quando o veiculo esta num local que nao seja ponte ou tunel pode desliga o seu carro. Em alguns casos ja ouvi que as portas podem se tranca e o aquecedor liga no maximo assim como o radio e o bandido fica preso dentro do carro. Isso seria caso a policia estivesse ja no encalco do bandido. Ai bloqueiam o sinal e o bandido nao tem como fugir e sair batendo o carro. O mesmo e recuperado sem problemas. Isso sim que e progresso. Sendo Chevrolet, Volks, Ford, Mercedes ou Fiat, progresso e progresso cara. Aprenda a distinguir as coisas.

        • Luciano

          O que você prefere: um Cobalt top ou um Civic LXS?

    • vicegag

      Lançado em setembro, já estamos em fevereiro e somente recentemente ocorreu as primeiras utilizações de roubo e acidente, o pessoal tá dirigindo direitinho e os bandidos de férias.

      • Thiago

        kkkk… pode ser que não queiram roubar os carros da gm ou sorte mesmo

      • Felipe

        Levando em conta que as vendas estão em baixa, não me admiro que os
        modelos vendidos de setembro até fevereiro só tenham acionado o OnStar
        agora por motivo de roubo ou acidente…Fora que os meliantes mais antenados devem olhar o retrovisor interno antes de levar o veículo (Furto).

  • Marco Antônio

    olha, tive a chance de fazer o test drive do cobalt elite e posso destacar como ponto alto o sistema On star… vc pode solicitar o monitoramento em viagens desde a origem até o destino, informando a rota que se vai fazer, e o sistema te acompanha com comunicação a cada 20 minutos, pra mim que tenho familia e filhos pequenos é um tormento pegar essas estradas (moro no interior do MT) e fiquei muito interessado nas facilidades desse sistema… tomara que outras montadoras tome essa iniciativa e os consumidores valorizem esse programa… parabens a chevrolet dessa vez…

    • kravmaga

      Eu também achei legal o sistema. Só tenho receio é quanto à parte de segurança, já que um hacker poderia travar o seu carro remotamente ou usar o sistema para acompanhar o seu carro.

      • Marco Antônio

        pois é… fiz esse questionamento a atendente, ela me disse que nos 20 anos que os sistema atua nos EUA houve não há relatos de travamentos externos, como é uma novidade por aqui teremos que esperar pra ver o q acontece…

        • Romulo Moreira

          Caraca, já tá a 20 anos na praça e só agora chega por aqui? É por essas e outras que vejo que o mercado não leva o BR a sério.

      • Fernando Gonçalves da Costa

        Onde vc ouviu isso ?? sistema é seguro, tem mais de 20 anos nos eua

      • Luciano

        Não krav. Não é tão simples assim.

        • kravmaga

          Realmente. Pelo que li a interação com o carro é feita pela rede de telefonia celular. Aí dependeria de uma falha na segurança da tecnologia GSM somada com alguma falha de segurança no próprio sistema OnStar.

          • Rodrigo A.

            Hackers invadiram arquivos do Pentágono e da Nasa, não vão conseguir invadir esse sistema da Chevrolet!? Não invadiram ainda porque não houve necessidade.

            • Thiago

              eles pensaram, GM, vou é invadir Cherokee, BMW, que ganho mais kkkkkkkkkkkkk (brincadeira ai)

  • Lucas Irrthum

    Resta saber quanto o proprietário terá que desembolsar para manter o serviço após esses 12 meses de “cortesia”. Considerando a margem de lucro da montadora, o OnStar poderia perfeitamente ser mantido, pelo menos enquanto o primeiro proprietário estivesse na posse do veículo.

    • Marco Antônio

      na concessionaria aqui do MT me disseram que a previsão é algo entre 80 a 90 reais por mÊs…e que o dono de veiculo teria a possibilidade de brigar pela redução do seguro… já que há um sistema de monitoramento ativo no veiculo… a sugestão da GM é negociar no preço do seguro…

      • radiobrasil

        hahaha seguradora vai dar desconto por causa do OnStar? NUNCA

        • Fernando S.

          Não sei se vai, mas deveria. Pelo menos 10% já ajudaria, seria basicamente uma troca de valores (além de pagar à seguradora, pagaria à GM)

        • Thales Sobral

          Possivelmente, vai sim. Não num primeiro momento, mas a concorrência faria baixar os valores. Não é que eles sejam “bonzinhos”.

        • David

          Pelo contrario. Recuperar um carro em media de tres horas apos o roubo e algo que qualquer seguradora vai querer com certeza. Vc precisa ler mais sobre o sistema. Ele esta no mercado a mais de 20 anos e nao e so a GM que o usa no mercado.

      • Lucas Irrthum

        Acho que dificilmente as seguradoras reduziriam o preço do seguro por causa do OnStar. O que realmente interessa para eles é o perfil do proprietário.

    • Ander33x

      Quando cotei o Cruze (dezembro/15) pra compra, perguntei sobre o valor do OnStar após os 12 meses de gratuidade e me foi passado o valor de 1.800 reais ao ano.

      • Lucas Irrthum

        Achei salgado o preço, isso é o que muitos pagariam por um seguro anual completo, dependendo do perfil.

        • Ander33x

          Salgadíssimo Lucas, veja que mesmo com esse serviço ativado foi um parto conseguir os 5% de desconto na PortoSeguro, digo meus bônus classe 2 + o desconto do meu corretor e por fim ainda briguei “a mais” por esses 5%.

          E não foi nada fácil, foram 2 semanas de conversas, emails e cotações pra Porto dar esse desconto.
          Já tava quase desistindo quando minha corretora que me ajudou pacas nessa empreitada conseguiu.

          Resumindo, o serviço é novo e as seguradoras não tão nem aí pra gente que está investindo neste serviço de proteção e concierge online.

          Só pra efeito de comparação Lucas o seguro da minha Citicom300i fica em torno de 1.470 (numa scooter de 2014).

          É caro sim, muito caro mesmo, mil reais tava bem pago.

          Abs

          • Lucas Irrthum

            Sem dúvidas. E olha que eu entendo bem sobre o que é uma seguradora arrancar o seu couro. Tenho 20 anos, faço um percurso intermunicipal diário, e possuo um Mille Fire Economy 13/13 (um carro bastante visado para roubo). Pago a bagatela de R$ 2.5000,00, sendo que o valor da Fipe beira os R$ 17.000,00. Brasil é foda!

  • Murilo Rodrigues

    Bela sacada da GM esse dispositvo Onstar, eu não sei direito mas a BMW tem um parecido! Tomara que a agilidade do serviço continue depois que ”se popularizar”

    • Fanjos

      Lembra do Filme Die Hard 4 o nerdão chorando para ligar o BMW que eles iriam roubar?kkkkk

      • Murilo Rodrigues

        Isso isso isso isso rs sabia que tinha vista em algum filme, e já faz tempo hein valeu!

      • Thiago

        Também tinha o filme Quero matar meu chefe, onde está num Jetta, o atendente tme nome esquesito sistema ainda tem nome, grava o cara confessando que matou chefe dos caras e que ele mesmo atirou na própria perna

  • Vattt

    Bom serviço, mas quanto deve custar por mês depois dos 12 meses???

    • Romulo Moreira

      1800 dilmas

      • Vattt

        Pra dono de Cobalt??? Kkkkkkkkk

  • Matheus Conrado

    Basta saber o preço deste mimo, por mês..

  • Dick Buck

    Queria ver a cara do canalha que roubou o veículo quando o cruze “quebrou” do nada hehe

    • Guilherme Eduardo

      Kkkkk deve ter xingado e falado “bem que na TV falam que o Elantra é o melhor sedãn….. do mundo! Esse Cruze é um lixo” ou “pão duro não abasteceu e a gasosa acabou!”

  • Tecnologia sempre é bem vinda. O lado negativo é que alguém da empresa pode ter acesso aonde você estava com o carro, e até mesmo ligar o fone e escutar a conversa. Em caso de traição conjugal isso é um prato cheio em tanto. Mas tem mais pontos positivos do que negativos.

    • Jackson

      Não acho negativo, afinal carro de empresa é para ser usado para um fim específico. Se ele usar para ir ao supermercado, motel, praia, cinema, então ele que assuma as penalidades com o desvio de função a que o veículo foi proposto.

      • invalid_pilot

        Você não entendeu… Alguém da OnStar ter acesso a dados de privacidade de um usuário particular

      • Me expressei mal. Me referia a alguém da empresa de rastreamemto (on star) ter acesso a um carro de particular.

        • Impala_67

          Quem faz o rastreamente é VC com seu smartphone, não a central lhe monitorando.

    • Impala_67

      Rapaz, como tem gente que viaja…
      Cara, vc só fala com a centra se vc fizer uma LIGAÇÃO com o botão central… vc vai escutar igual ao seu celular… vai chamar… vai atender… se tiver em lugar ruim.. vai dar pequenas falhas… é LIGAÇÃO!!!!!!! Tanto do cliente pra central, quanto pra CENTRA PRO CLIENTE,

      • Na verdade qualquer sistema de rastreamemto consegue saber e arquivar por onde o carro passa. Quanto a questão de alguém escutar a conversa no carro vale lembrar que quando o air bag aciona a central fala com o motorista mesmo que esse não tenha acionado nenhum botão, e naturalmente o operador escuta a conversa do motorista, inclusive se não obtiver nenhuma resposta pode acionar o resgate pressupondo que o motorista esteja inconsciente. Absolutamente nada impede de um funcionário da empresa de rastreamemto escutar a conversa mesmo que não acione o air bag e não tenha acontecido acidente algum. Em nenhum momento quis dizer que isso vai acontecer, mas pode acontecer.

        • Romulo Moreira

          Huashuahuahs imagina se rolar aquele sexo dentro carro…..

    • Ander33x

      Se você pensar por esse lado, nem smartphone, PC, Note … você irá possuir.

      Pois todos estão sujeitos a invasões, isso sem falar nos próprios fabricantes tal qual a Apple com o iPhone-gate (onde chupinhou todas as digitais dos usuários), no outro caso a invasão do serviço da nuvem da mesma o iCloud e seu vazamento de milhares de fotos comprometedoras inclusive de grandes artistas hollywoodianos.

      Se você levar o conceito de “o que faz em quatro paredes, fica em quatro paredes” a sério, você não terá com o que se preocupar concorda!.

      Abs

  • Ric53

    Logo após ter seu veículo subtraído.. Fala sério essa expressão é mto boa hahahah

    • No_Name

      Deve ter sido redigida por algum policial kkkkk.

  • Mak Mak

    No começo é assim funciona que é uma beleza!
    Mas com o tempo popularizando o sistema irá congestionar os pedidos de socorro e avisos de roubo que será na base da boa vontade do serviço.
    É aquele negócio….O tamanho do ralo será muito pequeno pela quantidade de água que virá escorrendo.

    • invalid_pilot

      Eles tem que aumentar a rede de atendentes em escala proporcional ao crescimento de usuários…

      Minha ressalva é quanto a vazamento de dados de localização, mas isso pode ocorrer em uma empresa de rastreadores comum

  • jkpops

    Se o preço ficar na casa de R$ 100,00 reais a GM vai tirar a barriga da miséria..

    • radiobrasil

      100 por mes ou por ano?

      • jkpops

        Mês….

  • Marcelo SR

    Boa Chevrotet! Agora só falta melhorar os carros.

  • Rbs

    No Rio de Janeiro esse tal de OnStar será apelidado de X9 e aí já viu né . . . Bala nele!!

  • Impala_67

    Faz a diferença já nas vendas… garanto pra vocês!!
    OnStar funciona super bem e é uma segurança importante pro cliente.

    • Cyro

      Resta saber quanto será cobrado após essa fase de graça

  • Hugo Borges

    Muito feliz por saber que esse sistema realmente funciona, espero que ele seja democratizado na linha GM do Brasil. Faz alguns dias que meu carro pifou a bateria, 01:00, no meio do nada, o guincho do cartão votorantim não veio e tive que deixar o carro na rua. Olha o transtorno, imagine se fosse algo pior? Quanto mais formas de se precaver, melhor.

  • Don Ramón

    Que bacana! Tomara que quando este serviço se dissemine pela linha da GM, não enfrente problemas técnicos de operação pelo grande número de usuários

  • Gio

    O serviço é bem legal mesmo.. Só me preocupa o preço que será cobrado..

    Nos EUA custa de 20 a 35 dólares por mês, dependendo do plano escolhido.. Eu não esperaria um preço baixo por aqui.

  • Ti Ago

    Se fosse uma propaganda, o texto não seria tão texto de propaganda…

  • shdn2010

    Muito show, deveria realmente vir em todos os modelos, pelo jeito funciona muito bem.

  • germanwings

    Alguem já se perguntou sobre a possibilidade do tal acidente ter sido causado por uma falha nos componentes de primeira linha (#sqn) usados no Cobalt? Colocar o onstar pra remediar um produto de qualidade duvidosa é estratégia de marketing puramente… E o crash test? Se o carro desmanchar lá, não tem onstar que resolva!

  • André Luiz

    Cobalt tem On Star mas não tem ESP kkkk Só pode estar de saca essa GM do Brasil. Só quem tem carro com ESP pra saber o quanto ele é útil para evitar acidentes.

  • Pedro Cunha

    …tipo um iPhone. VocÊ avisa que foi roubado/furtado e remotamente o “aparelho”(no caso o carro) é bloqueado.
    É útil caso o ladrão seja assustado, caso contrário, ele muito bem pode simplesmente atear fogo na bagaça e azar do dono se não tiver um bom seguro total.

  • Edson Fernandes

    Esse serviço é bem bacana. Pena que é mal divulgado. Ele não serve só para isso.

    Ele é um serviço de prestação de serviço ao dono do carro. Pode lhe dar orientações, te falar sobre restaurantes e pode lhe ajudar em um momento de perigo (ou de acidente). Pena que não é divulgado.

    • sepchampions

      Falaram ai de 1800 reais após o período de cortesia, eu acho que a GM deveria criar um plano para roubos e acidentes mais barato.

      • Edson Fernandes

        Então, só que esse dispositivo serve para informações e auxilio na segurança. A volvo faz o mesmo com o dela… acho improvavel que vc pagaria esse valor para ter um plano como um seguro.