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chevrolet prisma interpress 1 Chevrolet Prisma chegará com preço inicial de R$ 29.990   e com porta malas maior do que Civic e Corolla!!




Chevrolet Prisma é feito à imagem do “big brother” Vectra

O Prisma, versão sedã do Celta, chega na versão 1.4 de até 97 cv (cavalos)

Um ano após apresentar seu novo Vectra totalmente concebido por engenheiros brasileiros, eis que a General Motors enfim desvenda o “filhote? dele – o Prisma, versão sedã do Celta, que ganhou em abril um banho de loja que incluiu na dianteira a identidade visual dos novos Chevrolet. De fato o design do modelo, que consumiu dois anos de trabalho, é muito atraente e consegue grande harmonia entre o que já se conhecia do hatchback Celta e o compartimento traseiro, algo que nem sempre ocorre (vide o Renault Clio Sedan, cujo corte parece abrupto). Também chega por um preço bastante competitivo: a partir de R$ 29.990.

chevrolet prisma interpress 2 Chevrolet Prisma chegará com preço inicial de R$ 29.990   e com porta malas maior do que Civic e Corolla!!

Porta-malas: 439 litros, maior que o do Civic (340 l) e o do Corolla (437 l)

Mas a novidade mais empolgante no sedã Prisma é o motor 1.4, batizado de Econo.Flex, que incorpora a tecnologia bicombustível e oferece a melhor potência do mercado brasileiro nessa faixa de cilindrada, aliada à economia de combustível. O motor chega a 97 cv (cavalos) quando abastecido com álcool (89 cv com gasolina). É uma vantagem nada desprezível, principalmente se levado em conta que um Fiat Siena também equipado com propulsor 1.4 chega a desenvolver 81 cv. De fato sua agilidade faz a diferença, sobretudo no trânsito urbano, como Interpress Motor pôde conferir durante test-drive realizado nesta quarta-feira.

Com gasolina no tanque, novo é capaz de rodar 18,5 km/l na estrada

Dados fornecidos pelo fabricante dão conta de que o Prisma acelera de 0 a 100 km/h em 10,6 segundos se abastecido com álcool (11 segundos se o combustível usado for gasolina) e chega, com álcool, a 184 km/h de velocidade máxima (178 km/h com gasolina). Se comprovada na prática, a economia é notável. Com gasolina no tanque, o modelo roda 13,1 km/l na cidade e 18,5 km/l na estrada. Se usado álcool, esses números caem para 9,3 km/l e 13,1 km/l, respectivamente.

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Interior incorpora melhorias inauguradas no início do ano com o Celta

De acordo com o presidente da General Motors do Brasil e Mercosul, Ray Young, só de olhar, o Prisma “já lembra o Vectra, seu `big brother´”. O modelo vai participar do segmento dos sedãs não-populares, ou seja, com motorização superior a 1.0 (em uma faixa, dentro da própria Chevrolet, entre o Classic e o Corsa Sedan). “Essa categoria registrou um crescimento expressivo nas vendas, de 107% nos últimos três anos?, diz Young. O novo veículo simplesmente não toca no Classic, o Corsa Sedan com carroceria antiga, mantido em uma faixa de preço mais baixa. “O Chevrolet Prisma definitivamente trará um novo conceito de veículo sedã não-popular para o mercado, que oferece o mais potente motor 1.4?, aposta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da General Motors do Brasil.

Há duas opções de acabamento, Joy e Maxx; esta traz mais esportividade

Para um veículo do segmento, o interior é bastante agradável, incorporando qualidades já conhecidas do Celta, com boa impressão mesmo nas peças plásticas. O painel de instrumentos traz quatro mostradores que incluem o conta-giros em todas as versões de acabamento. Essas versões são duas: a Joy, mais básica, e a Maxx, mais sofisticada (que completa chega a custar R$ 35.940). Esta última traz, por exemplo, calota de 14 polegadas, maçanetas externas na cor do veículo, molduras nos instrumentos do painel com os ponteiros pintados e porta-copos central.

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O novo motor Econo.Flex desenvolvido pela engenharia da GM do Brasil

Grande diferencial desse tipo de veículo, o porta-malas tem capacidade para 439 litros, superando até o de veículos de categorias superiores, como o Honda Civic (340 litros), o Toyota Corolla (437 litros) e o Fiat Marea (430 litros). Não bate, no entanto, modelos como o Clio Sedan (510 litros) ou o Fiat Siena (500 litros). Se a idéia era fazer o Prisma parecer um “Vectrazinho?, a exemplo do que a Ford fez com o Fiesta Sedan (tendo como referência o Mondeo), a estratégia deve funcionar bem.

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FICHA TÉCNICA

Chevrolet Prisma
Motor: dianteiro, transversal,

quatro cilindros em linha,

chevrolet prisma interpress 6 Chevrolet Prisma chegará com preço inicial de R$ 29.990   e com porta malas maior do que Civic e Corolla!!

Econo.Flex, oito válvulas,
1.389 cm³ de cilindrada
Potência: 89 cv (gasolina) a 97 cv (álcool) a 6.200 rpm
Torque: 12,4 kgfm (gasolina) a
12,9 kgfm (álcool) a 3.200 rpm
Câmbio: manual, de cinco velocidades

Suspensão: dianteira independente tipo McPherson, com barra estabilizadora; traseira semi-independente com braços oscilantes e amortecedores pressurizados a gás

Freios: a disco na dianteira e a tambor na traseira
Dimensões: 4,13 m de comprimento; 1,65 m de largura; 1,46 m de altura; 2,44 m de entreeixos

Peso: 905 kg
Tanque: 47,8 litros
Porta-malas: 439 litros

Preço: R$ 29.990 (Joy básica) a
R$ 35.940 (Maxx completa)
por Luís Peres – Interpress Motor

VEJA ABAIXO TEXTO COMPLETO DA GENERAL MOTORS DO BRASIL FALANDO SOBRE O CHEVROLET PRISMA:

October 4, 2006

PRISMA, O NOVO SEDÃ DA CHEVROLET

Fruto de um desenvolvimento 100% brasileiro, modelo da GM do Brasil chega equipado com o inovador motor 1.4
Econo.Flex e será uma das atrações no próximo Salão Internacional do Automóvel

O Prisma é o mais novo automóvel da linha Chevrolet no Brasil. O sedã de porte pequeno, 100% desenvolvido pelos
designers e engenharia da General Motors do Brasil, oferece um design atraente e moderno e incorpora o que existe
de mais avançado em tecnologia automotiva.

O modelo está equipado com um inovador motor 1.4 litro, batizado de Econo.Flex, que incorpora a tecnologia ‘flex
fuel’ e oferece a melhor potência do mercado brasileiro nessa faixa de cilindrada, aliada à otimização de economia de
combustível.

Quando abastecido com álcool, sua potência chega a impressionantes 97
cv, e, com gasolina, atinge 89 cv. Com isso, além de ser a maior potência
da categoria até 1.4 litro, ela também proporciona ao Prisma um
desempenho bastante competitivo em comparação a modelos de faixa
superior.

O Prisma é, sem dúvida alguma, uma das grandes atrações da marca
Chevrolet no estande da GM do Brasil no próximo Salão Internacional do
Automóvel 2006, que acontecerá entre os dias 19 e 29 de outubro de
2006, no Pavilhão de Exposições do Anhembi, em São Paulo.

“O Prisma participará do segmento dos veículos sedãs não populares, ou seja, com motorização acima de 1.0 litro. Esta
categoria de veículos registrou um crescimento expressivo nas vendas, de 107% nos últimos três anos no País?, destaca
Ray Young, presidente da General Motors do Brasil e Mercosul.

Segundo Ray Young, o Prisma chega para consolidar ainda mais a tradição e a liderança da marca Chevrolet no
segmento dos sedãs no mercado brasileiro, juntando-se à já extensa gama destes modelos constituída pelos Classic,
Corsa, Astra e Vectra – todos nacionais e produzidos pela GM do Brasil – e ainda o importado Omega, também um
sedã. “São todos modelos de grande aceitação por parte dos consumidores?, acrescenta ele.

“O Prisma, com certeza, dará continuidade à bem sucedida estratégia de lançamentos da GM do Brasil, que tem como
prioridade oferecer ao mercado a mais completa e moderna gama de veículos do País. O Prisma, definitivamente trará
um novo conceito de veículo sedã ‘não popular’ para o mercado, que além de um design inovador oferece o novo e
mais potente motor 1.4 litro frente à concorrência?, acrescenta José Carlos Pinheiro Neto, vice-presidente da GM do
Brasil.

O Chevrolet Prisma 2007 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando
álcool a velocidade máxima é de 184 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s6, superando até concorrentes de
maior cilindrada. Já quando utilizamos a gasolina a velocidade máxima fica em 178 km/h, com a aceleração de 0 a 100
km/h em 11s0.

Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo as posições se invertem.
Utilizando apenas gasolina o Prisma Econo.Flex percorre 13,1 km/l na cidade, 18,5 km/l na estrada com uma média de
15,5 km/l. Quando se abastece com álcool o Prisma percorre 9,3 km/l na cidade, 13,1 km/l na estrada, fazendo uma
média de 11,0 km/l.

Design do sedã Prisma traz linhas harmoniosas e bem definidas

Todo seu desenvolvimento estilístico foi feito na moderna Sala de Design Virtual em 3 D da General Motors do Brasil

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O design é um dos destaques do Prisma, que incorpora em seu visual linhas harmoniosas e proporções bem definidas e
uma robustez que se acentua assim que se vê o automóvel pela primeira vez. A fluidez do desenho também confere ao
Prisma o diferencial da esportividade, o que o torna um carro único em seu segmento.

“Após dois anos de muito trabalho chegamos a um resultado que consideramos excelente e o Prisma, com certeza,
agradará plenamente os consumidores. O brasileiro adora sedãs e ninguém tem tanta tradição nesse segmento no
Brasil como a Chevrolet?, destaca Carlos Barba, diretor de Design da GM para a Divisão LAAM, que engloba as regiõesda América Latina, ?frica e Oriente Médio, que está no Brasil desde 2002.

Ele comanda a equipe responsável pela criação do design do Prisma e orgulha-se pelo fato de este trabalho ter sido
feito totalmente no País. “E muito nos orgulha o fato de ter sido um bonito trabalho de equipe, com uma integração e
muita sinergia entre o Design, Engenharia e Manufatura?, acrescenta ele.

“Nosso desafio foi criar um carro com atributos que transmitam esportividade e muito prestígio aos seus
proprietários. As linhas horizontais no modelo lhe confere superfícies limpas, bem definidas e marcantes?, revela
Carlos Barba.

Segundo ele, o desafio de desenvolver um carro como o Prisma ampliou-se principalmente pelo fato de o modelo estar
inserido em um segmento bastante apreciado pelos consumidores brasileiros e que conta com uma infinidade de
modelos: “com certeza é atualmente o segmento mais disputado do Brasil?, diz Barba.

A exemplo das marcantes linhas de outros modelos da linha Chevrolet, o Prisma tem como característica acentuada
um vinco na sua parte traseira, mais precisamente na divisória central da tampa do porta-malas. “Em nossa visão este
vinco é a alma que define a linha visual dos carros Chevrolet, o ‘DNA’ da marca?, acrescenta Carlos Barba.

O Prisma, segundo Barba, também tem como missão consolidar a nova identidade dos produtos Chevrolet, já bastante
presente no novo Vectra e no Celta Nova Geração.

O Prisma, a exemplo do Vectra e do Celta Nova Geração, foi totalmente desenvolvido com a utilização da sala de
realidade virtual do Departamento de Design da GMB, a já conhecida sala de ‘3D’. Esta ferramenta foi muito
importante na otimização do tempo de desenvolvimento do projeto.

A fase de desenvolvimento ou melhor, de criação do Design se compôs de duas etapas: a primeira, chamada de geração
de idéias, na qual o trabalho consiste basicamente na criação dos sketches (esboços) em 2D, ou seja, duas dimensões.
Dos sketches apresentados surgiu, então, uma seleção de temas de Design a serem desenvolvidos em 3D, ou seja, os
modelos tridimensionais.

Graças à sala de realidade virtual, foi possível antecipar a visualização em três dimensões e em tamanho natural das
propostas de design, antes mesmo da construção dos modelos físicos, fossem eles em escala ou em tamanho natural.

Esta informação preliminar também pode ser usada pelas Engenharias de Manufatura e Produto, que puderam
começar o seu desenvolvimento e trabalhar junto com o Estúdio de Design numa fase mais avançada. Como resultado
deste trabalho em equipe, quando o modelo tridimensional e físico final de Design foi apresentado e aprovado pelo
Comitê Executivo da GMB, ele já representava um modelo tecnicamente viável para a fase de produção.

Depois disso, a partir da realidade virtual do modelo pode-se concluir os desenvolvimentos seguintes, ou seja, as
diferentes formas de protótipos, em argila e fibra de vidro, para a definição das etapas necessárias para a
transformação do carro virtual em realidade, ou seja, o desenvolvimento em série.

No design da GM do Brasil existem dois estúdios específicos para desenho e, num terceiro, são feitas as atividades de
“Color & Trim? (cores, texturas e desenvolvimento de materiais).

Segundo Carlos Barba, a eficiência do Design da subsidiária brasileira da GM, a coloca em posição de destaque como
um dos cinco centros globais de desenvolvimento. “Trabalhamos de forma integrada com os outros centros e isso
aumentou nosso papel na Corporação e também nossa responsabilidade?, acrescenta ele.

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Outra atividade em que o design da GM do Brasil tem se destacado nos últimos anos é a criação de carros conceitos,
destacando-se o Sabiá e o Celta Spyder, em 2001 e o Journey, em 2002. O design da GM do Brasil conta atualmente
com 84 funcionários e seu efetivo será ampliado em 50% até o final deste ano de 2006.

Linhas do design

Cientes da admiração dos consumidores brasileiros por estes modelos e a demanda por este tipo de veículo, a missão
dos designers foi a de passar uma aparência de robustez e requinte ao novo modelo, que estivesse presente nos sedãs
maiores da linha Chevrolet, casos do Astra Sedã e, mais precisamente, do novo Vectra.

Na parte dianteira do Prisma predomina o elemento gráfico trapezoidal que desce sobre o capô e incorpora as
aberturas das grades superior e inferior. O marcante vinco central vertical onde é aplicado o novo logo Chevrolet com a
gravata dourada, também faz parte da nova identidade da marca.

A lateral do Prisma conta com elementos de design horizontais acentuados nos pára-lamas dianteiros e traseiros. Para
passar a sensação de robustez, após vários estudos de diferentes temas, a equipe de design decidiu adotar o conceito
de duas janelas laterais em vez de inserir mais uma janela na coluna traseira.

Esta medida, além de conferir mais modernidade ao projeto, solução também adotada no novo Vectra, proporciona
uma aparência mais robusta à coluna traseira. Para completar a lateral, também se optou por um tema de design que
mostrou o melhor equilíbrio entre as partes dianteira e traseira do veículo. Além da robustez, os contornos do farol
dianteiro e lanterna traseira conferem dinamismo ao sedã Prisma.

Outro elemento marcante é o moderno design das novas calotas integrais de 14 polegadas, que são oferecidas como
item de série na versão Maxx.

Na parte traseira predominam as linhas horizontais com superfícies limpas e marcantes. Assim como na parte
dianteira, a traseira também é seccionada por um vinco vertical, o novo DNA da marca, onde é aplicado o novo logo
Chevrolet.

Apesar da simplicidade de superfícies, o requinte da traseira está no conceito adotado para as lanternas traseiras. A
intenção foi de adotar o conceito que chamamos de “efeito jóia?, o que valoriza as texturas adotadas na metalização
das parábolas e o tratamento óptico das lentes.

FORMA E FUNÇÃO

O Prisma tem como um dos principais atributos de um sedã o seu porta-malas. Durante o desenvolvimento do modelo
deu-se uma atenção especial para a funcionalidade e a sua capacidade volumétrica. O porta-malas do Prisma conta
com 439 litros de capacidade, superando até sedãs de categoria superior.

DESIGN INTERIOR

O interior do Prisma foi concebido de tal forma em que houvesse uma sinergia com a linguagem de Design adotada
também para a parte externa do veículo. Como resultado, conseguiu-se uma modernidade e simplicidade das formas
de painel de instrumentos e dos painéis de acabamento das portas.

O requinte está presente no tratamento aplicado à texturização das peças plásticas, na qualidade e aparência dos
tecidos adotados e nas novas cores das peças internas que também fazem parte de uma estratégia de fortalecimento e
identificação da marca Chevrolet.

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Além disto, o Prisma conta com console central integrado ao painel de instrumentos e com uma extensão posterior
incrementando o número de porta-objetos disponíveis em seu interior. O painel de instrumentos conta com quatro
mostradores oferecendo o conta-giros como um item de série, independentemente da versão de acabamento.

Tecidos também foram aplicados aos painéis de acabamento das portas que podem contar com molduras adicionais.
Estas acompanham os detalhes do painel de instrumentos e maçanetas das portas, que nem sempre são encontrados
em sedãs de segmentos superiores.

Prisma, desenvolvimento feito 100% pela engenharia da GM do Brasil

Todos os processos são moderníssimos, incluindo a sala de engenharia virtual

É com muito orgulho que a equipe de engenheiros e técnicos comandada por Pedro Manuchakian, o vice-presidente deEngenharia de Produto da GM para a divisão LAAM (engloba as regiões da América Latina, ?frica e Oriente Médio),
concluiu o desenvolvimento de mais um veículo 100% feito pela subsidiária brasileira, um dos cinco centros mundiais
de desenvolvimento de veículos da General Motors Corporation.

O tempo de desenvolvimento do Prisma já ficou na média de 18 meses, o que dá grande competitividade à GM na
agilidade de lançamento de modelos com potencial para os segmentos detectados pela área de marketing.

Segundo Manuchakian o Prisma incorporou na execução de seu projeto de engenharia, o que existe de mais avançado
em tecnologia automotiva: “Temos a convicção de que o Prisma agradará ao consumidor brasileiro, pois é robusto,
versátil, confortável e muito bonito?.

O projeto do Prisma recebeu o ‘sinal verde’ da diretoria da GM do Brasil em setembro de 2003 e, a partir daquela data,
foi concretizado na sua plenitude pelos profissionais das áreas de design e engenharia da GM do Brasil. O mesmo já
havia ocorrido com o Vectra, lançado em outubro de 2005, e com o Celta, que chegou ao mercado em setembro de
2000.

O trabalho propriamente dito da engenharia começou em dezembro de 2004, assim que a área de Design da GM do
Brasil liberou a forma definitiva de sua aparência: “A partir daí demos o ‘start’ em todo o desenvolvimento da
engenharia, num trabalho conjunto com o próprio design e também a área de manufatura. Essa etapa é fundamental
para a sinergia de todas as áreas técnicas da GM na viabilização do projeto do novo carro?.

O Prisma tem o melhor coeficiente aerodinâmico dentre os modelos do seu segmento, com CX de 0,31. Além disso,
graças à sua carroceria, o modelo oferecerá ao usuário uma excelente rigidez torcional, proporcionando conforto e
estabilidade. Na fase de testes práticos, alguns protótipos do modelo foram submetidos a rodagem de 700 mil
quilômetros na pista, antes de sua validação.

Econo.Flex, o motor 1.4 litro que pulsa forte no coração do Prisma

Produzido pela GM Powertrain, ele é o mais potente na categoria dos automóveis com motores 1.4, chegando a quase
100 cavalos e conta com o sistema LFVT

Pulsa bem forte no coração do Chevrolet Prisma o novíssimo motor 1.4 Econo.flex, desenvolvido no Brasil pela equipe
da GM Powertrain, que recentemente alcançou a expressiva marca de produção de 16 milhões de unidades
powertrain, ou seja, os motores e as transmissões.

“O Econo.Flex é o mais recente resultado da GM Powertrain, que tinha como desafio principal desenvolver um
propulsor com a tecnologia ‘flex fuel’ que permitisse ao veículo com ele equipado, um excelente desempenho aliado à
eficiência na economia de combustível?, revela Adhemar Nicolini, o diretor Geral da GM Powertrain LAAM

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responsável por esta divisão nas regiões da América Latina, ?frica e Oriente Médio e que comanda duas fábricas de
motores e uma de transmissões no Brasil e uma de motores em Rosario, na Argentina.

O Prisma é o primeiro modelo da linha Chevrolet a utilizar um motor acima de 1.0 litro com a consagrada tecnologia
VHC (Very High Compression), que oferece um excelente rendimento volumétrico graças à sua elevada taxa de
compressão de 12,4:1, otimizada para ser utilizada tanto com álcool quanto com gasolina. O ‘VHC’ vinha sendo
utilizado nos últimos anos nos modelos Celta, Classic e Corsa, exclusivamente nos motores 1.0.

Graças a esta tecnologia e aprimoramentos realizados no motor da ‘Família I’, o 1.4 Econo.Flex proporciona uma
impressionante potência de 97 cavalos com a utilização do combustível álcool e 89 cv no uso da gasolina. Em ambas as
situações a potência máxima é obtida a 6.200 rpm (rotações por minuto). O torque máximo líquido com álcool é de
12,9 mkgf (127 Nm) a 3.200 rpm, enquanto com gasolina é de 12,4 mkgf (122 Nm) a 3.200 rpm.

A potência do motor do Prisma é, simplesmente, a maior dentre todos os motores 1.4 existentes nos modelos similares
da concorrência e também supera alguns modelos com motores de cilindrada acima de 1.4.

O Chevrolet Prisma 2007 apresenta números empolgantes, tanto de desempenho quanto de economia. Utilizando
álcool a velocidade máxima é de 184 km/h, com a aceleração de 0 a 100 km/h em 10s6, ou seja, mais rápido até que
modelos de cilindrada superior. Já quando utilizamos a gasolina a velocidade máxima fica em 178 km/h, com a
aceleração de 0 a 100 km/h em 11s0.

Se o desempenho é ligeiramente inferior com o uso da gasolina, nos números de consumo as posições se invertem.
Utilizando apenas gasolina o Prisma Econo.Flex percorre 13,1 km/l na cidade, 18,5 km/l na estrada com uma média de
15,5 km/l. Quando se abastece com álcool o Prisma percorre 9,3 km/l na cidade, 13,1 km/l na estrada, fazendo uma
média de 11,0 km/l.

Evolução resulta no inovador 1.4 Econo.Flex

O motor 1.4 Econo.Flex que equipa o Prisma é a consolidação de uma fantástica evolução dos motores da ‘Família I’,
desenvolvidos pela GM Powertrain, em São José dos Campos.

Para se ter uma idéia, esta mesma família de motor começou equipando, a partir de junho de 1994, o modelo Corsa GL

1.4 litro com sistema de alimentação ‘single point’ – um único bico injetor para os quatro cilindros – que tinha uma
potência de 60 cavalos para o funcionamento com gasolina.
Depois houve uma melhoria tecnológica com o sistema de injeção de combustível ‘multipoint’ – um bico injetor para
cada um dos quatro cilindros – que proporcionava uma potência de 85 cavalos, equipa o Celta 1.4 gasolina.

E, agora, para o lançamento do novo Chevrolet Prisma, teve mais uma grande evolução e, além da tecnologia ‘VHC’, o
novo motor 1.4 Econo.Flex recebeu outros diferenciais técnicos como o sistema ‘flex fuel’, comando de válvulas com
rolamentos de baixo atrito e componentes de menor inércia (Low Friction Valve Train – LFVT), justamente um dos
responsáveis em propiciar um melhor desempenho e otimização na economia de combustível.

O conversor catalítico acoplado ao coletor de escapamento tubular diminui o tempo de aquecimento do catalisador
(light-off), tornando o motor mais eficiente e menos poluente. Com o coletor tubular há uma peça mais leve e com
menor rugosidade, melhorando o fluxo dos gases de escapamento e resultando em melhor desempenho do motor.

GM Powertrain, 16 milhões de motores/transmissões

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As operações com a primeira fábrica de motores em São José dos Campos, que foi inaugurada em 1958, acabam de
alcançar um recorde histórico, com a produção de 16 milhões de unidades ‘powertrain’, ou seja, os motores e as
transmissões. Destes números, cerca de 12 milhões foram de motores e 4 milhões de transmissões, todos produzidos
na unidade de São José dos Campos.

“Este resultado foi excepcional?, destaca Adhemar Nicolini, ao confirmar que o motor histórico número 16 milhões é
integrante da ‘Família I’, que engloba os motores 1.0, 1.4, 1.6 e 1.8 litro, atualmente utilizados nos modelos Chevrolet
Celta, Classic, Corsa, picape Montana e monovolume Meriva.

Além dos motores da ‘Família I’, a GM Powertrain também produz os propulsores da ‘Família II’, ou seja, com 2.0 e 2.4
litros de capacidade volumétrica e que equipam os modelos Astra, Vectra, picape S10, utilitário-esportivo Blazer e
monovolume Zafira.

A GM Powertrain produz, ainda, motores completos destinados à exportação para países de várias regiões do mundo e
componentes de motores para Coréia, Austrália, China e Argentina. Os motores lá produzidos também são fornecidos
para outras montadoras.

O ritmo de produção da GM Powertrain é forte, com cerca de 145 transmissões e 170 motores, em média, por hora. No
total são cerca de 5.000 unidades powertrain por dia ou 110 mil por mês. Por ano, a produção supera os 1,2 milhão de
unidades powertrain.

São dois turnos de trabalho, mas algumas áreas atuam em três turnos, como os motores ‘Família I’ e ‘transmissões’.

Trajetória de sucesso

A evolução da GM Powertrain em São José dos Campos, na Região do Vale do Paraíba, inclui, após a sua inauguração
em 1958, o surgimento, um ano depois, das fundições de ferro e da fábrica de motores Chevrolet 261 polegadas
cúbicas (4.3 litros de capacidade volumétrica).

Dez anos depois começaria a produção dos motores para o primeiro modelo nacional de automóvel produzido pela GM
no Brasil, o Opala. Em 1973, seria a vez de início de produção do motor 1.4 litro do Chevette, o segundo modelo
nacional Chevrolet produzido pela GM no Brasil.

Em 1981, a GM Powertrain iniciou a produção dos motores que equipariam principalmente o modelo Monza. Também
naquele ano foi iniciado o programa de motores a álcool. Em 1994 começou a produção dos novos motores da ‘Família
I’, que substituiriam o motor do Chevette.

No campo das transmissões, foi inaugurada em 1996, a fábrica dos sistemas F15 e posteriormente F17. Um ano depois
inaugurou-se a fábrica de motores de Rosario, Argentina.

Sempre impulsionada por muitos desenvolvimentos tecnológicos, a GM Powertrain iniciou, em 2003, a produção dos
motores Flexpower e o primeiro foi o 1.8, que equipou o Chevrolet Corsa naquele ano. De lá para cá surgiram também
os motores Flexpower 1.0, 2.0 e 2.4 litros. Atualmente, quase a totalidade dos motores é constituída dos Flexpower e,
agora do 1.4 Econo.Flex, que equipam os veículos produzidos para o mercado brasileiro. Para exportação os motores
são basicamente movidos a gasolina.

Chevrolet Prisma chega para ampliar o mercado dos sedãs pequenos ‘não populares’

Modelo atuará em um dos mais concorridos segmentos do mercado brasileiro e que está em plena expansão

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October 4, 2006

O Chevrolet Prisma 1.4 Econo.Flex chega ao mercado nacional para aquecer ainda mais o segmento dos veículos sedãs
pequenos ‘não populares’, ou seja, com motorização acima de 1.0 litro. Este segmento é um dos mais concorridos do
mercado brasileiro e o Prisma vem para consolidar a posição de destaque que a GM ocupa com sucesso e tradição no
que se refere aos sedãs.

Nos últimos três anos este segmento registrou um expressivo crescimento de vendas no País. Em 2005, por exemplo,
foram emplacadas 75.528 unidades desses modelos no mercado nacional, o que resultou no crescimento de 59,3%
comparado com o ano anterior (2004). Em 2004, foram emplacadas 58.420 unidades, com crescimento de 60,8% em
relação ao ano de 2003, quando foram registradas 36.323 unidades emplacadas.

“Um sedã com design moderno, muito bem projetado, harmonioso e com qualidade internacional. É assim que chega
ao mercado o Chevrolet Prisma. As nossas expectativas e dos nossos concessionários são as mais otimistas?, completa
Marcos Munhoz, diretor executivo de Marketing e Vendas da General Motors do Brasil.

Mercado potencial para grande crescimento

Segundo Samuel Russell, diretor de Marketing da GM do Brasil, as pesquisas feitas e o acompanhamento do mercado
indicaram que o segmento dos sedãs pequenos não-populares oferece um grande espaço de crescimento das vendas:
“Consideramos o Prisma um produto bastante competitivo que, além de estar bem posicionado em seu segmento,
também absorverá naturalmente os consumidores que migram dos modelos econômicos equipados com motor 1.0
litro e também dos modelos ‘hatchback’ com motores acima de 1.0 litro e que desejam evoluir para um sedã?.

A área de marketing da GM do Brasil acredita que o Prisma poderá ser adquirido por potenciais compradores que
ocupam diferentes segmentos do mercado:

• O atual proprietário de um sedã pequeno equipado com motores 1.0 que tem interesse em migrar para o
motor 1.4 Econo.Flex.
• O atual proprietário de um sedã pequeno equipado com motor acima de 1.0 litro que tem interesse em
adquirir um veículo novo com design bonito, moderno e esportivo.
• O atual proprietário de um hatchback que precisa de um carro com mais espaço de carga devido à chegada do
primeiro filho, maior necessidade de viagens, dentre outros fatores.
• Seja qual for o segmento em que o consumidor se situar, o Prisma tem a oferecer-lhe o excelente motor 1.4
Econo.Flex, que une potência e economia de combustível.
Samuel Russell destaca ainda que o Prisma chega ao mercado para juntar-se a outros modelos sedãs da Chevrolet,
como Classic 1.0 e 1.6 e Corsa 1.0 e 1.8.

“A marca Chevrolet tem muita tradição no segmento dos sedãs. O Classic, por exemplo, foi campeão de vendas sete
vezes dentre os sedãs de pequeno porte e o Vectra é um modelo consolidado no mercado brasileiro. E fazemos sucesso
também com o Corsa Sedã e o Astra Sedã. Agora, com o Prisma, temos uma oportunidade de ampliação de vendas,
num segmento em que não se tem um grande lançamento há pelo menos dois anos?, analisa Russell.

Conteúdo do Prisma 2007

O Chevrolet Prisma 2007 oferece uma lista mais ampla de equipamentos com destaque para:

• Protetor de Cárter
• Desembaçador com Ar Quente
• Desembaçador do Vidro Traseiro
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· Pára-Choque e Grade Dianteira na Cor do Veículo
· Console Central Integrado com Porta-Objetos
· Tacômetro nos Instrumentos do Painel
· Abertura Interna Manual da Tampa do Porta-Malas
· Aviso Sonoro de Faróis Acesos
· Banco Traseiro Rebatível
· Cinto de Segurança Dianteiro com Regulagem de Altura
· Cintos de Segurança Laterais Traseiros Retráteis
· Direção Hidráulica
· Rodas de Aço de 14″ com Calota
· Maçanetas Externas na Cor do Veículo
· Alavanca de Câmbio Esportiva
· Console Central Traseiro com Porta-Copos
· Iluminação e Grafismo Diferenciados e dos Instrumentos do Painel
· Anéis dos Instrumentos na cor “Matt Chrome”
· Ar Condicionado
Estes itens estão disponíveis de acordo com a versão (a tabela completa encontra-se na ficha técnica).

A personalização do Prisma

Todos os acessórios do Prisma foram desenvolvidos juntamente com o design do carro. Além de vestirem o carro como
uma “luva? pois nasceram juntos, devem atender ao consumidor que busca cada vez mais individualidade e
personalização. A linha de acessórios originais permite ao cliente adequar o veículo ao seu gosto e estilo de vida,
preservando a garantia de qualidade oferecida pela GM do Brasil.

Todos os acessórios, ou seja, aerofólio traseiro, saia lateral, spoiler traseiro, rodas de alumínio, farol de neblina,
molduras de proteção lateral e pára-choques dentre outros, tiveram a mesma atenção no projeto e na validação das
peças junto ao desenvolvimento do veículo.

O Prisma contará ainda com um novíssimo CD Player, de elevada tecnologia, que dispõe de entrada para IPod, SD Card,
USB, MP3 dentre outros recursos oferecidos como acessórios originais pela GM do Brasil.

O campo de negócio de acessórios tem sido trabalhado com muita intensidade na GM do Brasil e é mais uma maneira
de aproximar ainda mais os veículos Chevrolet de seus clientes. No caso do Prisma isso está muito evidente. Todos os
acessórios desenvolvidos atendem as mais variadas necessidades do cliente que aspira um sedã deste porte.

“Atualmente a linha de acessórios originais faz parte da estratégia do produto e toda a comunicação do Prisma
enfocará com destaque os veículos equipados, retratando um excelente resultado da integração total de todas as áreas
da GM, desde a concepção do projeto até o cliente final”, explica Luiz Carlos Lacreta, Diretor Executivo de Pós-Vendas.

Estes são os principais acessórios disponíveis no Prisma:

· Adesivo da Tampa do Combustível
· Adesivo das Colunas das Portas
· Ponteira do Escapamento Esportiva
· Protetor de Soleira das Portas
· Pedaleira Esportiva
· Aquecedor
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October 4, 2006

· Acendedor de Cigarros
· Cinzeiro
· Adesivos Refletivos
· Saias Laterais
· Spoiler Dianteiro
· Farol Esportivo – Máscara Negra – Fumê
· Farol de Neblina
· Frisos Laterais
· Roda Esportiva de Alumínio aro 13″
· Roda Esportiva de Alumínio aro 14″
· Direção Hidráulica
· Vidros Elétricos Dianteiros
· Vidros Elétricos Completos (dianteiros e traseiros)
· Travas Elétricas
· Alarme com Controle Remoto
· CD Player com MP3 KDCMP-676
· Antena do Teto
· Aerofólio da Tampa Traseira
· Spoiler Traseiro
· Lanterna Esportiva
· Protetor de Pára-Choques
· Sensor de Estacionamento
· Adesivo Tampa Traseira
· Tapete do Porta-Malas
· Rack Teto Esportivo
Os acessórios estão disponíveis nas 535 concessionárias e pontos-de-venda Chevrolet em todo o Brasil.

A divulgação do Prisma em ‘teasers’

A exemplo da estratégia utilizada em outros lançamentos no Brasil, a GM divulgou detalhes a respeito do Prisma em
forma de ‘teasers’. O primeiro, no dia 11 de julho de 2006, revelou o nome do automóvel, que agradou em cheio a
vários segmentos do mercado automobilístico brasileiro e em especial a clientes potenciais, conforme indicaram
clínicas feitas pela GM. Chegou-se ao nome Prisma depois de realizar uma pesquisa com clientes. Inicialmente eram 10
nomes cotados, foram selecionados três e, numa escolha final, chegou-se ao Prisma.

O segundo ‘teaser’ foi a divulgação, no último dia 07 de agosto de 2006, do primeiro ‘sketch’ – croqui ou esboço de
desenho – revelando traços que serviram de inspiração para o design final do novo carro, que transmite, à primeira
vista, um aspecto de bastante robustez. O terceiro ‘teaser’, em 28 de agosto de 2006, revelou detalhes do seu
desenvolvimento na área de engenharia, comandado pelo diretor Pedro Manuchakian e também a divulgação de um
‘sketch’ final que resultou no desenho definitivo do Prisma. O quarto ‘teaser’ foi divulgado em 18 de setembro de 2006,
fornecendo detalhes do motor 1.4 Econo.Flex.

General Motors Corporation (NYSE: GM) é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder global de vendas
nos últimos 75 anos. Fundada em 1908 a GM emprega atualmente 327.000 pessoas em todo o mundo. Com sede em
Detroit, a GM fabrica veículos para passageiros e comerciais em 33 países. Maiores informações podem ser obtidas no
site: www.gm.com.

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October 4, 2006

Contatos:

Carlos Augusto P. de Souza
Tel.: (11) 4234-6282 / 9973-8185
Email: carlos.souza@gm.com

Fabiano Mazzeo
Tel.: (11) 4234-7115
Email: fabiano.mazzeo@gm.com

Renato Acciarto
Tel.: (11) 4234-6281
Email: renato.acciarto@gm.com

Renato Luti
Tel.: (11) 4234-6280
Email: renato.luti@gm.com

ESPECIFICAÇÕES TÉCNICAS

CHEVROLET PRISMA 1.4 ECONO.FLEX

RESUMO

Modelo: Prisma 1.4 Econo.Flex
Carroceria / motorização: Sedã 5 passageiros, 4 portas, motorização dianteira, tração dianteira

Construção: Aço galvanizado nos painéis exteriores
Fabricação: Gravataí, Rio Grande do Sul, Brasil
Principais competidores: Fiat Siena e Ford Fiesta Sedã

MOTOR

Modelo: X14YFL Família I

Disposição: Transversal
Número de cilindros: 4 em linha VHC (Very High Compression)
Cilindrada (cm3): 1.389

2007 Prisma Press Release

October 4, 2006

Diâmetro e Curso (mm):
Válvulas:
Injeção eletrônica de combustível:
Taxa de compressão:

Potência máxima líquida
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):

Torque máximo líquido
(ABNT NBR 5484 – ISO 1585):

Combustível recomendado:

Rotação máxima do motor (rpm):
Bateria:
Alternador:
Consumo NBR 7024 (km/l)

(Cidade/Estrada/Média):

TRANSMISSÃO

Modelo:

Relação de marchas:
Primeira:
Segunda:
Terceira:
Quarta:
Quinta:
Ré:

Diferencial:

CHASSIS/SUSPENSÃO

Dianteira:

Traseira:

Direção:
Direção redução:
Direção número de voltas

(batente a batente):
Diâmetro de giro (m):

FREIOS

Tipo:

Disco diâmetro x espessura (mm):

RODAS/PNEUS

Roda tamanho e tipo:

2007 Prisma

77,6 x 73,4
OHC, duas válvulas por cilindro

M.P.F.I. (Multi Point Fuel Injection)
12,4:1
?lcool: 97 cv a 6.200 rpm
Gasolina: 89 cv a 6.200 rpm

?lcool: 12,9 mkgf (127 Nm) a 3.200 rpm
Gasolina: 12,4 mkgf (122 Nm) a 3.200 rpm
Gasolina comum e/ou ?lcool hidratado (flex fuel)

6.300
12V, 42 Ah (55 Ah com ar condicionado)
55 A (70 A com ar condicionado)
Gasolina: 13,1 / 18,5 / 15,5?lcool: 9,3 / 13,1 / 11,0

F15-5 CR
Manual de 5 velocidades à frente sincronizadas

3,73:1
2,14:1
1,41:1
1,12:1
0,89:1
3,31:1

3,74:1

Independente McPherson, molas helicoidais com carga lateral, amortecedores telescópicos

hidráulicos pressurizados a gás, barra estabilizadora ligada a haste tensora
Semi-independente com braços oscilantes, molas tipo barril progressivas, amortecedores
telescópicos hidráulicos pressurizados a gás

Manual, pinhão e cremalheira (Hidráulica, pinhão e cremalheira – versão Joy R6Q e Maxx)
Manual: 22,0:1 (Hidráulica: 16,0:1 – versão Joy R6Q e Maxx)

Manual: 4,3 (Hidráulica: 2,75 – versão Joy R6Q e Maxx)
Manual: 9,80 (Hidráulica: 9,95 – versão Joy R6Q e Maxx)

Discos dianteiros ventilados, tambor traseiro

Dianteiro: 236 x 20; traseiro 180 x 30

13 x 4½ (14 X 5½ – Versão Maxx)

Press Release

October 4, 2006

Pneus: 165/70R13 (175/65R14 – Versão Maxx)

DIMENSÕES

Distância entre eixos (mm): 2.443
Comprimento total (mm): 4.127

Largura carroceria (mm): 1.645
Largura total (mm): 1.857
Altura (mm): 1.463
Bitola (mm): Dianteira: 1.371; traseira: 1.376

Altura mínima do solo (mm): 105
Peso em ordem de marcha (kg): 905 (935 com ar-condicionado)
Distribuição de peso

(% dianteira/traseira): 60 / 40 (61 / 39 com ar-condicionado)

CAPACIDADES

Porta-malas (litros): 439
Carga útil (kg): 470
Tanque de combustível (litros): 47,8

Óleo do motor (litros): 3,25 (3,5 com o filtro)
Sistema de refrigeração (litros): 6,4 (6,6 com ar-condicionado)

DESEMPENHO

Velocidade máxima (km/h): ?lcool: 184

Gasolina: 178
Aceleração 0 a 100 km/h (s): ?lcool: 10s6
Gasolina: 11s0
Aceleração 0 – 400 m (s): ?lcool: 17s4

Gasolina: 27s7

Aceleração 0 – 1.000 m (s): ?lcool: 32s0
Gasolina: 32s5

Retomada 40 a 100 km/h (s): ?lcool: 13s5 (4a marcha)
Gasolina: 13s9 (4a marcha)

Retomada 80 a 120 km/h (s): ?lcool: 13s6 (5a marcha)
Gasolina: 14s4 (5a marcha)

Descrição Joy Maxx
1.4 Econo.Flex R6N R6P R6Q R6R R6S
SEGURANÇA
Barras de proteção contra impactos laterais nas portas x x x x x
Cinto de segurança traseiro central sub-abdominal x x x x x
Cintos de segurança dianteiros laterais retráteis – 3 pontos, ajuste de altura x x x x x

2007 Prisma Press Release

Conteúdos

October 4, 2006

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Cintos de segurança traseiros laterais retráteis – 3 pontos

Faróis com refletores de superfície complexa, lentes transparentes, e lanternas indicadoras de direção
integradas ao conjunto ótico x x x x x
Tampão do tanque de combustível com chave x x x x x
Trava suplementar nas portas traseiras (trava para criança) x x x x x
Sistema de imobilização do motor por chave eletrônica (Immobilizer System de 2a. Geração) x x x x x
APARÊNCIA
Canaleta sobre o teto – ambos os lados x x x x x
Vidros verdes, pára-brisa laminado x x x x x
Pára-choques pintados na cor do veículo x x x x x
Emblema Econo.Flex na tampa do porta-malas x x x x x
Emblema 1.4 na tampa do porta-malas x x x x x
Emblema Joy nas portas dianteiras com a designação do modelo x x x
Emblema Maxx nas portas dianteiras com a designação do modelo x x
Calotas 13″ integrais (5 raios), presas pelos parafusos das rodas x x x
Calotas 14″ integrais (9 raios), presas pelos parafusos das rodas x x
Rodas de aço 13″ x x x
Rodas de aço 14″ x x
Maçaneta externa preta x x x
Maçaneta externa na cor do veículo x x
Moldura (anéis) dos controles do sistema de recirculação com acabamento na cor “Matt Chrome”. x x x x x
Molduras (anéis) das saídas de ar no painel de instrumentos com acabamento na cor “Matt Chrome”. x x x x x
Moldura (anéis) dos instrumentos do painel x x
Manopla da alavanca de câmbio diferenciada x x
Painéis das portas com acabamento em tecido “Blanc” x x x
Painéis das portas com acabamento em tecido “Belushi” x x
Moldura no acabamento interno das portas e maçanetas internas das portas com acabamento na cor
“Matt Chrome”. x x
CONFORTO & CONVENIÊNCIA
Controle de ventilação com ventilador de 3 velocidades x x x x x
Controle remoto manual dos espelhos retrovisores externos x x x x x
Limpador e lavador elétrico do pára-brisa x x x x x
Luz de advertência – auto-diagnóstico do sistema de injeção, no painel de instrumentos x x x x x
Luz interna na parte dianteira do teto, entre as sombreiras x x x x x
Painel de instrumentos com velocímetro analógico, marcador de combustível analógico, hodômetro
total / parcial e relógio digitais, tacômetro e indicador analógico de temperatura do motor comiluminação na cor “Âmbar”
x x x
Painel de instrumentos com velocímetro analógico, marcador de combustível analógico, hodômetro
total / parcial e relógio digitais, tacômetro e indicador analógico de temperatura do motor com
iluminação na cor “Verde” e capas dos ponteiros pintadas x x
Aviso sonoro de farol / lanterna ligados com motor desligado x x x x x
Porta-mapas no painel inferior das portas dianteiras x x x x x
Tomada de força e porta-objetos no console central x x x x x
Porta objetos na extensão do painel central x x x x x
Console central com porta copo x x
Porta objetos na tampa da caixa de fusíveis x x x x x
Sombreiras integradas no teto com movimento lateral e porta-documentos do lado do motorista x x x x x
Sombreira do lado do passageiro com espelho integrado x x
Trava das portas acoplada às maçanetas internas x x x x x
Volante de direção acolchoado de três raios com botão central de acionamento da buzina x x x x x
Desembaçador com ar quente e sistema de recirculação de ar x x
Ar -condicionado integrado frio e quente x x x
Direção Hidráulica x x x
Chapa de proteção para o cárter do motor x x x x x
Desembaçador elétrico do vidro traseiro, com luz de advertência no painel de instrumentos x x x x x
Temporizador do limpador do pára-brisa x x x x x

2007 Prisma Press Release

October 4, 2006

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Alça articulada dianteira no teto, lado do passageiro

Alavanca interna de abertura do porta-malas x x x x x
BANCOS
Bancos dianteiros individuais reclináveis com apoios sólidos para cabeça fixos x x x x x
Banco traseiro com encosto inteiriço rebatível e dois apoios sólidos para cabeça x x x x x
SISTEMA DE SOM
Alojamento para alto-falantes dianteiros com telas de proteção integrado ao porta-mapas x x x x x
Preparação para receber sistema de som x x x x x
Preparação para receber alto-falantes traseiros x x x x x
ACABAMENTO INTERNO
Bancos com revestimento em tecidos “Lester Uni” / “Blanc”, em Charcoal x x x
Bancos com revestimento em tecidos “Lester Uni” / “Belushi”, em Charcoal x x
CORES
Branco Mahler (sólida) x x x x x
Preto Liszt (sólida) x x x x x
Vermelho Lyra (sólida) x x x x x
Prata Polaris (metálica) x x x x x
Cinza Bluet (metálica) x x x x x

Acessórios

Descrição
1.4 Econo.Flex 4 Portas
Joy Maxx
R6N R6P R6Q R6R R6S
APARÊNCIA
Adesivo da Tampa do Combustível x x x x x
Adesivo das Colunas das Portas x x x x x
Aerofólio (Porta-Malas) x x x x x
Saias Laterais x x x x x
Spoiler Dianteiro x x x x x
Spoiler Traseiro x x x x x
Farol escurecido – Fume x x x x x
Lanterna Esportiva x x x x x
Frisos Laterais x x x x x
Protetor de Pára-choques x x x x x
Ponteira do Escapamento Esportiva x x x x x
Protetor de Soleira das Portas x x x x x
Pedaleira Esportiva x x x x x
Roda Esportiva Aro 13″ x x x x x
Roda Esportiva Aro 14″ x x x x x
Adesivo (Porta-malas) x x x x x
CONFORTO E CONVENIÊNCIA
Vidros Elétricos Completo x x x x x
Travas Elétricas x x x x x
Extensão do Console x x x
Direção Hidráulica x x
Alça dianteira de teto x x x

2007 Prisma Press Release

October 4, 2006

Sombreira Direita c/ espelho

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Acendedor de cigarros x x x x x
Cinzeiro x x x x x
Tapete de Borracha Personalizado x x x x x
Tapete (Porta-malas) x x x x x
SISTEMA DE SOM
Alto-Falante Triaxial Dianteiro x x x x x
Alto Falante Triaxial Traseiro x x x x x
Antena do Teto x x x x x
Tela Alto Falante Traseiro x x x x x
CD Player Chevrolet Kenwood 395ª x x x x x
CD Player Chevrolet Kenwood MP575 (MP3) x x x x x
SEGURANÇA
Adesivos Refletivos x x x x x
Alarme com controle remoto x x x x x
Farol de Neblina Dianteiro x x x x x
Sensor estacionamento Traseiro x x x x x

2007 Prisma Press Release





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