Chevrolet Prisma: veja aqui o conteúdo completo do press-release divulgado hoje dando mais detalhes
18/09/2006

Para Publicação: 2006-09-18
CONTATOS
1.4 Econo.Flex, o motor que pulsa forte no coração do Prisma, o novo sedã Chevrolet
Produzido pela GM Powertrain, ele é o mais potente na categoria dos automóveis com motores 1.4, chegando a quase 100 cavalos
Pulsa bem forte no coração do novo automóvel Chevrolet Prisma – a ser lançado no início do próximo mês de outubro – o novíssimo motor 1.4 Econo.flex, desenvolvido no Brasil pela equipe da GM Powertrain, que recentemente alcançou a expressiva marca de produção de 16 milhões de unidades powertrain, ou sejam, os motores e as transmissões.
“O Econo.Flex é o mais recente resultado da GM Powertrain, que tinha como desafio principal desenvolver um propulsor com a tecnologia ‘flex fuel’ que permitisse ao veículo com ele equipado, um excelente desempenho aliado à eficiência na economia de combustível?, revela Adhemar Nicolini, o diretor Geral da GM Powertrain LAAM – responsável por esta divisão nas regiões da América Latina, ?frica e Oriente Médio e que comanda duas fábricas de motores e uma de transmissões no Brasil e uma de motores em Rosario, na Argentina.
O Prisma é o primeiro modelo da linha Chevrolet a utilizar um motor acima de 1.0 litro com a consagrada tecnologia VHC (Very High Compression), que oferece um excelente rendimento volumétrico graças à sua elevada taxa de compressão de 12,4:1, otimizada para ser utilizada tanto com álcool quanto com gasolina. O ‘VHC’ vinha sendo utilizado nos últimos anos nos modelos Celta, Classic e Corsa exclusivamente nos motores 1.0.
Graças a esta tecnologia e aprimoramentos realizados no motor da ‘Família I’, o 1.4 Econo.Flex proporciona uma impressionante potência de 97 cavalos com a utilização do combustível álcool e 89 cv no uso da gasolina.
Em ambas as situações a potência máxima é obtida a 6.200 rpm (rotações por minuto). O torque máximo líquido com álcool é de 12,9 mkgf (127 Nm) a 3.200 rpm, enquanto com gasolina é de 12,4 mkgf (122 Nm) a 3.200 rpm.
A potência do motor do Prisma é, simplesmente, a maior dentre todos os motores 1.4 existentes nos modelos similares da concorrência e também supera alguns modelos com motores de cilindrada acima de 1.4, como 1.6 e 1.8 litro.
Evolução resulta no inovador 1.4 Econo.flex
O motor 1.4 Econo.Flex que equipa o Prisma é a consolidação de uma fantástica evolução dos motores da ‘Família I’, desenvolvidos pela GM Powertrain, em São José dos Campos.
Para se ter uma idéia, esta mesma família de motor começou equipando, a partir de junho de 1994, o modelo Corsa GL 1.4 litro com sistema de alimentação ‘single point’ – um único bico injetor para os quatro cilindros -, que tinha uma potência de 60 cavalos para o funcionamento com gasolina.
Depois houve uma melhoria tecnológica com o sistema de injeção de combustível ‘multipoint’ – um bico injetor para cada um dos quatro cilindros -, que proporcionava uma potência de 85 cavalos, equipa o Celta 1.4 gasolina.
E, agora, para o lançamento do novo Chevrolet Prisma, teve mais uma grande evolução e, além da tecnologia ‘VHC’, o novo motor 1.4 Econo.Flex recebeu outros diferenciais técnicos como o sistema de comando de válvulas com rolamentos de baixo atrito e componentes de menor inércia (Low Friction Valve Train – LFVT), justamente os responsáveis em propiciar um melhor desempenho e otimização na economia de combustível.
O conversor catalítico acoplado ao coletor de escapamento tubular diminui o tempo de aquecimento do catalisador (light-off), tornando o motor mais eficiente e menos poluente. Com o coletor tubular há uma peça mais leve e com menor rugosidade, melhorando o fluxo dos gases de escapamento e resultando em melhor desempenho do motor.
GM Powertrain, 16 milhões de motores/transmissões
As operações com a primeira fábrica de motores em São José dos Campos, que foi inaugurada em 1958, acabam de alcançar um recorde histórico, com a produção de 16 milhões de unidades ‘powertrain’, ou sejam, os motores e as transmissões. Destes números, cerca de 12 milhões foram de motores e 4 milhões de transmissões, todos produzidos na unidade de São José dos Campos.
“Este resultado foi excepcional “, destaca Adhemar Nicolini, ao confirmar que o motor histórico número 16 milhões é integrante da ‘Família I’, que engloba os motores 1.0, 1.4, 1.6 e 1.8 litro, atualmente utilizados nos modelos Chevrolet Celta, Classic, Corsa, picape Montana e monovolume Meriva.
Além dos motores da ‘Família I’, a GM Powertrain também produz os propulsores da ‘Família II’, ou sejam, com 2.0 e 2.4 litros de capacidade volumétrica e que equipam os modelos Astra, Vectra, picape S10, utilitário esportivo Blazer e monovolume Zafira.
A GM Powertrain produz, ainda, motores completos destinados à exportação para países de várias regiões do mundo e componentes de motores para Coréia, Austrália, China e Argentina. Os motores lá produzidos também são fornecidos para outras montadoras.
O ritmo de produção da GM Powertrain é forte, com cerca de 145 transmissões e 170 motores, em média, por hora. No total são cerca de 5.000 unidades powertrain por dia ou 110 mil por mês. Por ano, a produção supera os 1,2 milhão de unidades powertrain.
São dois turnos de trabalho mas algumas áreas atuam em três turnos, como os motores ‘Família I’ e ‘transmissões’.
Trajetória de sucesso
A evolução da GM Powertrain em São José dos Campos, na Região do Vale do Paraíba, inclui, após a sua inauguração, em 1958, o surgimento, um ano depois, das fundições de ferro e da fábrica de motores Chevrolet 261 polegadas cúbicas (4.3 litros de capacidade volumétrica).
Dez anos depois começaria a produção dos motores para o primeiro modelo nacional de automóvel produzido pela GM no Brasil, o Opala. Em 1973, seria a vez de início de produção do motor 1.4 litro do Chevette, o segundo modelo nacional Chevrolet produzido pela GM no Brasil.
Em 1981, a GM Powertrain iniciou a produção do motores que equipariam principalmente o modelo Monza. Também naquele ano foi iniciado o programa de motores a álcool. Em 1994 começou a produção dos novos motores da ‘Família I’, que substituíriam o motor do Chevette.
No campo das transmissões, foi inaugurada, em 1996, a fábrica dos sistemas F15 e posteriormente F17. Um ano depois inaugurou-se a fábrica de motores de Rosario, Argentina.
Sempre impulsionada por muitos desenvolvimentos tecnológicos, a GM Powertrain iniciou, em 2003, a produção dos motores Flexpower e o primeiro foi o 1.8, que equipou o Corsa naquele ano. De lá para cá surgiram também os motores Flexpower 1.0, 2.0 e 2.4 litros. Atualmente, a maior parte dos motores é constituída dos Flexpower e, agora do 1.4 Econo.Flex, que equipam os veículos produzidos para o mercado brasileiro. Para exportação os motores são basicamente movidos a gasolina.
A divulgação do Prisma em ‘teasers’
O primeiro ‘teaser’ foi divulgado no último dia 11 de julho de 2006, revelando o nome do automóvel, Prisma, que agradou em cheio a vários segmentos do mercado automobilístico brasileiro e em especial a clientes potenciais, conforme indicaram clínicas feitas pela GM. A GM chegou ao nome Prisma depois de realizar uma pesquisa com clientes. Inicialmente eram 10 nomes cotados, foram selecionados três e, numa escolha final, chegou-se ao Prisma.
O segundo ‘teaser’ foi a divulgação, no último dia 07 de agosto de 2006, do primeiro ‘sketch’ – croqui ou esboço de desenho – revelando traços que serviram de inspiração para o design final do novo carro, que transmite, à primeira vista, um aspecto de bastante robustez.
O terceiro ‘teaser’, divulgado em 28 de agsoto de 2006, revelou detalhes do seu desenvolvimento na área de engenharia, comandado pelo diretor Pedro Manuchakian e um ‘sketch’ final que resultou no desenho definitivo do Prisma. Agora, o quarto ‘teaser’ enfoca o motor 1.4 Econo.Flex.
General Motors Corporation (NYSE: GM) é a maior fabricante de veículos do mundo e tem sido a líder global de vendas nos últimos 75 anos. Fundada em 1908 a GM emprega atualmente 327.000 pessoas em todo o mundo. Com sede em Detroit, a GM fabrica veículos para passageiros e comerciais em 33 países. Mais informações podem ser obtidas no site: www.gm.com.
CONTATO(S):
Carlos Augusto P. de Souza
Tel.: (11) 4234-6282 / 9973-8185
Email: carlos.souza@gm.com
Fabiano Mazzeo
Tel.: (11) 4234-7115
Email: fabiano.mazzeo@gm.com
Renato Acciarto
Tel.: (11) 4234-6281
Email: renato.luti@gm.com
Renato Luti
Tel.: (11) 4234-6280
Email: renato.luti@gm.com
Notícias Automotivas Ainda vai acontecer, e você já leu aqui

