Home Marcas Chevrolet Chevrolet Tracker é bom, valente e barato, mas ultrapassado

chevrolet tracker 1 Chevrolet Tracker é bom, valente e barato, mas ultrapassado




Este texto é do UOL Notícias e não necessariamente é a opinião do NoticiasAutomotivas.com.br

A volta do Chevrolet Tracker ao mercado brasileiro no fim do ano passado deu a impressão de que, finalmente, surgia um rival mais competitivo para o EcoSport. Afinal, o utilitário esportivo da General Motors (montado em CKD na Argentina e baseado no Suzuki Grand Vitara) conta com muito mais ímpeto “off-road”. E poderia ameaçar, mesmo que timidamente, a liderança isolada do exemplar da Ford, que vende mais de 3.500 unidades/mês.

Só que a limitada capacidade da planta portenha, aliada ao visual datado do modelo e, mais recentemente, ao lançamento de uma nova geração do Grand Vitara lá fora, atrapalharam qualquer perspectiva para o jipinho da Chevrolet, que não ultrapassa as 500 unidades mensais. Afinal, no preço o Tracker não deixa de ser bastante competitivo. A GM pede R$ 59.990 pelo modelo. O utilitário esportivo compacto da Ford, na versão XL 1.6, por sua vez, parte dos R$ 49.680. Mas na configuração mais barata com motorização 2.0, a XLT, sai por R$ 62.490.

chevrolet tracker 2 Chevrolet Tracker é bom, valente e barato, mas ultrapassado

O modelo da Chevrolet leva a vantagem por ter tração 4×4 com reduzida e uma lista de equipamentos que inclui ar-condicionado, direção hidráulica, freios com assistentes ABS e EBD, airbag duplo frontal, teto solar e trio elétrico. O único EcoSport com tração nas quatro rodas e nível de itens de fábrica semelhentes, a versão 4WD, que não dispõe de reduzida, custa iniciais R$ 66.120.

A idade e o conjunto do Tracker, contudo, jogam contra. O modelo dispõe de um eficiente, mas antigo, motor 2.0 litros de 128 cv a 5.900 rotações; o EcoSport 4WD tem propulsor 2.0 de 147 cv. O torque máximo do propulsor da GM é de 17,7 kgfm a 4.300 giros. Isso sem contar o visual defasado do jipinho argentino. Com linhas quadradonas até normais em um SUV, ele conta com um desenho bastante comportado e conservador, que fica evidente já no conjunto ótico retangular com uma grade trapezoidal ao centro.

chevrolet tracker 3 Chevrolet Tracker é bom, valente e barato, mas ultrapassado

Tudo em linha reta
Nas laterais, nenhuma ousadia. Molduras na parte posterior das portas e musculosidades no pára-lamas traseiro. A parte de trás ostenta o indefectível estepe pendurado na tampa do porta-malas. O vidro e a carroceria têm cortes predominantemente retos e apenas os pára-choques possuem alguns detalhes mais bojudos. As lanternas verticais e majoritariamente retas completam o visual.

De qualquer forma, o Tracker não deixa de oferecer uma interessante relação custo/benefício. O modelo conta ainda com regulagens de altura do banco do motorista e da coluna de direção, rodas de liga leve aro 16, bagageiro no teto, console central, espelhos cortesia nos pára-sóis, rádio/CD player, ajuste lombar do assento do condutor, comando interno de abertura da tampa do porta-malas, banco traseiro bipartido e relógio digital. Só que o futuro do modelo é duvidoso. A Suzuki já faz um novo Grand Vitara (da mesma plataforma de onde surge o Tracker) e a GM não confirma se vai partir para a nova versão do jipe.

chevrolet tracker 4 Chevrolet Tracker é bom, valente e barato, mas ultrapassado

IMPRESSÕES AO DIRIGIR: CHEVROLET TRACKER
O clone do Suzuki Grand Vitara tem um desempenho e um ímpeto fora-de-estrada bastante interessantes. O motor de 128 cv entrega boas arrancadas e respostas rápidas às investidas no acelerador. As retomadas é que são um pouco mais lentas, devido ao torque tímido de 17 kgfm disponível somente aos 4.300 giros.
O comportamento estável do SUV compacto pode ser considerado razoável. Nas curvas em velocidade, a carroceria torce um pouco. As frenagens bruscas, porém, são exemplares. Auxiliadas pelo ABS e EBD dos freios, o utilitário não sai da trajetória.

Mas é no fora-de-estrada que o Tracker se revela mais divertido. Com a tração 4×4, o jipe encara bem trechos esburacados de terra e até uma laminha mais inocente. A suspensão mais ajustada para o “off-road”, porém, compromete um pouco o conforto dos passageiros, já que reflete as irregularidades do terreno. Ainda no conforto, o espaço para cabeças é bom, mas o vão para as pernas é limitado e o assoalho elevado não garante uma boa posição para os passageiros. De qualquer forma, dois adultos e uma criança conseguem viajar atrás.

No que diz respeito ao condutor, o banco estreito é um aspecto negativo e desconfortável. Mas a posição de dirigir é facilmente encontrada com as regulagens de altura do banco e o ajuste da coluna de direção. Além disso, a comunicação rodas/volante é precisa, assim como os engates do câmbio, mas os cursos poderiam ser mais curtos. Nas manobras, o problema é o estepe, que prejudica a visão. E as aventuras “off-road” custam: o Tracker teve a sofrível média de 6,2 km/l com gasolina.

Matéria do UOL Notícias, por Fernando Miragaya


  • HugoVictor

    Teria que mudar muita coisa pra emparelhar com a Eco,e,por questões pessoais, achei muuito apelativa essas lanternas traseira,e como tunar as lanternas traseiras do Del Rey…
    não se desfazendo do Del Rey,ok?
    (Meu pai tem um Del Rey 1.8 guia set/91,show de carro,show de motor a gasolina,tooodo original, adoro o Del Rey)

  • Leo

    O único problema é o motor, mas as suas caracteristicas off-road são infinitamente superiores ao Eco, que nada mais é que um fiesta com suspensão modificada.

  • Phulano Dethal

    Infelizmente, muitos brasileiros vivem de aparências, querem se mostrar para o vizinho, não se preocupam com o custo/benefício de um investimento. Sem dúvida, a Tracker é superior ao Ecoport, inclusive em custo/benefício. Mas a maquiagem da Eco… Há quem diga que é por causa da marca, como acontece com a Renault, que fabrica ótimos carros, mas os brasileiros torcem o nariz só porque a marca é pouco conhecida, ou porque o carro não é tão bonito. Mas com o Tracker não é assim, já que a Chevrolet é uma marca muito conhecida e até respeitada. Acredito que se fizemem um modelo com chassis de fusca 1300, mas bonitinho, brasileiro fará fila pra comprar (aliás, comprar não, irá fazer prestações infinitas, sem se preocupar com o custo final).

  • ricardopbarros

    É um bom carrinho com um ótimo preço, mas prefiro o EcoSport.

  • rui jansen

    tomara q siga as mudanças da grand vitara

    ai sim temus um carro pra competir cuma eco

    ainda pprefiro o prisma y

    mais bunitu q a eco

  • Guilherme

    ECO… eca… Um nojo! Uma porcaria de carro. Aliás o que as montadoras brasileiras têm feito com nós consumidores? Nos tratando como porcos e oferecendo "lavagem" p consumirmos. Pensem na ford com os Fiesta e Eco. Pensem nos carros de brinquedo Uno e Celta. Pensem naquela porcaria de gol. E pior que para alguém comprar um veículo desses 0km deve desenbolsar nada mais que R$25 mil.

    • alvino

      concordo com você guilherme! tenho um classic,2011 excelente custo beneficio mas a 110kmh me sinto dentro de uma caixa de papelão de 26.000

  • FRED

    MAIOR ANTIGÃO!!!!!!!!!!!!! :glass:SOU MAIS O ECO.!! :green:

  • Moriah

    Este é o Chery Tiggo da GM! Tem as mesmas coisa do Tiggo(embora ele não tenha a reduzida), mas tem preço menor, em torno de 25 mil dólares e um motor Mitsubishi MIVEC 2.4 com praticamente a mesma potencia, só que com mais torque. A GM não ganha mais mercado com esse Tiggo-Chevrolet pq não quer, pois ele venderia bastante se tivesse uma produção maior, e um face-lift igual ao do XL7 que usa a mesma carroceria. Isso já seria alguma coisa. Mas, GM é GM…Só para ter uma idéia, pq não modificar o trem propulsor, colocando um motor 2.0 Flex Power? Outra GM que venderia bem aqui, é o Chevrolet Niva 2123. Não é aquele jipinho da Lada não, mas é montado na plataforma dele(o que é realmente boa) e carroceria mais moderna, que até tem um design mais leve que este Suzuki aí. http://www.gm-avtovaz.ru

  • Ezequiel

    Voçes. os brasileiros, sao especiais… voçes dizem “montado em CKD”… dizem isso pra nao aceptar que nosso pais (Argentina) tambem é um fabricante de carros… eu achei neste website muitas expressoes da discriminçao neste sentido… eu gosto muito dos carros brasileiros e tenho um forte respeto pela industria brasileira… eu gostaria que voçes tivesem o mesmo respeto pra os argentinos e sua industria automotiva…

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [quote comment="33039"]Este é o Chery Tiggo da GM! Tem as mesmas coisa do Tiggo(embora ele não tenha a reduzida), mas tem preço menor, em torno de 25 mil dólares e um motor Mitsubishi MIVEC 2.4 com praticamente a mesma potencia, só que com mais torque. A GM não ganha mais mercado com esse Tiggo-Chevrolet pq não quer, pois ele venderia bastante se tivesse uma produção maior, e um face-lift igual ao do XL7 que usa a mesma carroceria. Isso já seria alguma coisa. Mas, GM é GM…Só para ter uma idéia, pq não modificar o trem propulsor, colocando um motor 2.0 Flex Power? Outra GM que venderia bem aqui, é o Chevrolet Niva 2123. Não é aquele jipinho da Lada não, mas é montado na plataforma dele(o que é realmente boa) e carroceria mais moderna, que até tem um design mais leve que este Suzuki aí. http://www.gm-avtovaz.ru/quote

    O motor do Corsa 1.8 tem uns 10 cv a menos mas tem o mesmo torque da Tracker, e ainda é distribuído em rotações mais baixas, além de ser FlexPower.

  • Gabriel,the “mal”

    Gente,isso é um vitara certo,ninguem discorda.
    então porque a Gm não tras a porcaria do vitara atualizado e coloca pra ser produzido aqui com o nome TRACKER.

    antigamente esse mesmo carro era chamdo de Cream TRACKER,porque além de inseguro em acidente tinha um durabilidade pior que os FIATs.

  • Gabriel,the “mal”

    Por falar em tiggo,porque os jipinho chinês ainda não desembarcou?

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [quote comment="33056"]Por falar em tiggo,porque os jipinho chinês ainda não desembarcou?[/quote]

    pensa que é fácil importar um veículo??? tem um processo de homologação, e isso inclui a questão das emissões de poluentes

  • Mercenário

    Eu já andei nos dois e digo: O EcoSport é um CARRO, não é nada além disso, já o Grand-Vitara-chamado-Tracker é sim um autêntico veículo todo-terreno.

    Pra ir no shopping, vá de EcoSport, pra ir ao sítio, vá de Tracker. E só pra constar, na pala de sol do EcoSport vem um aviso que o veículo é instável após os 60km/h. :blink:

    Sinceramente não confio na mecânica da Ford. Pegue o Jornal da Tarde de quarta-feira de qualquer dia que vai ver nas reclamações um Fiesta ou ou Eco (que são a mesma coisa) com problemas de motor.

    Bom mesmo é meu opalão!

  • Nilson

    Entre o GM e o Ford, sou muito mais muito mais o GM embora já tá bem velhinho…

  • Gigio

    Dentre os automoveis que ja tive (6 no total), de quase todas as marcas, a Ford foi uma das que me fez mais satisfeito em relacao a seus carros, manutencao, etc.. Ate os precos dos servicos na concessionaria eram muito bons..

    Ate acho a Tracker legal, mas compraria uma Ecosport (e nem olharia pra Crossfox ou Idea Adv) se tivesse interesse em um carro destes..

  • Diogo

    [quote comment="33041"]Voçes. os brasileiros, sao especiais… voçes dizem “montado em CKD”… dizem isso pra nao aceptar que nosso pais (Argentina) tambem é um fabricante de carros… eu achei neste website muitas expressoes da discriminçao neste sentido… eu gosto muito dos carros brasileiros e tenho um forte respeto pela industria brasileira… eu gostaria que voçes tivesem o mesmo respeto pra os argentinos e sua industria automotiva…[/quote]

    Mas o carro não é mesmo montado em CKD?! Pq essa revolta toda??? A gente sabe que a Argentina também produz bons carros como o Focus, SpaceFox, 307,Hilux,etc…mas esse Tracker é apenas montado aí…acho que 100% da peças vêm de fora. Não é falta de respeito com a indústria automotiva argentina, é apenas a verdade.

    ———————————————–

    Quanto ao carro. Se quiser um carro para andar na lama “light”, compre um tracker. Se quiser um carro bonitinho para andar na cidade, compre o Eco.
    Agora se você quer um carro bonito pra andar na cidade e valente pra andar na terra, junta mais dinheiro e compra uma coisa melhor.

  • LeO!

    Bem, nunca gostei do design da Tracker mesmo. Sei lá, redondo, indeciso. Feio. :S:

    :glass:

  • GG

    so queria um motor a diesel e mais potente
    tipo o do bugatti veyron :D

  • Gabriel,the “mal”

    [quote comment="33056"]Por falar em tiggo,porque os jipinho chinês ainda não desembarcou?[/quote]

    Bem,me parecia que ele viria pelo uruguay(como a maioria dos chineses) e depois,dependendo da aceitação do Brasileiro iriam colocar uma Fábrica de médio porte aqui no Brasil.

  • Ochackal

    Só q ninguém falou q a GM parou d produzir essa trenhada… né? Tá na cara q essa matéria é paga! Esses manés do UOL só fazem matéria assim, comprada, sem nenhum comprometimento com o consumidor!!! Vê se o pessoal do NA para d colocar essas besteiras no fórum!

  • brunno

    Cara tu que falou da Eco…e instavel aos 60km isto e certo que tem la mais o Motor cara tu não entendi porcaria de nada o Zetec Rocam e muito bom e um motor bem completo e sem duvidas para min e o Segundo melhor motor que temos 1.Vtec Da Honda 2.Zetec Rocam da Ford….Cara eu tb concordo contigo Opala anda mais isto e para veio carro veio fica no musel tem que atualizar meu irmão!.

  • Shiol

    Nem Ecosport nem Tracker, detesto os dois! Um é o Fiesta metido a grande e o outro querendo ser de luxo, sem contar que os dois são feios!

  • Shiol

    [quote comment="33139"]Só q ninguém falou q a GM parou d produzir essa trenhada… né? Tá na cara q essa matéria é paga! Esses manés do UOL só fazem matéria assim, comprada, sem nenhum comprometimento com o consumidor!!! Vê se o pessoal do NA para d colocar essas besteiras no fórum![/quote]
    bghrbhgbrhgb, ixxxxxxxx…. nada a ver!

  • Shiol

    Mesmo assim acho que a GM conseguiria aumentar um pouca nas vendas se ela prestasse mais atenção nessa porcaria chata de assunto polêmico: OS MOTORES!!! Bebem muito e ainda nem é essas coisa todo de potência e torque.

  • Robinho

    Dizer que e Eco é uma enganação é a Tracker não é uma tremenda besteira…essa Tracker é feia, antiquada, já estava no mercado a muito tempo antes da Eco (como Vitara) e nunca fez sucessso…sem essa conheço a Eco (meu primo e monte de gente aqui da empresa tem uma) e já andei nessa GM “Treco” é horrivel fosse percebe a idade nela no andar….

    ah tenho um GM (Vectra) e um Ford (Escort Zetec) e um colega aqui diz que não confia nos motores ford´s, bom azar o dele…eu confio…tive ford, fiat,VW e GM…

  • nelson

    Tb concordo que o GM é mto melhor, mesmo com o motor mais fraco e aparencia defasada. Se esse carrinho tivesse um motor a diesel mesmo que aumentasse um pouco o preço seria mto mais vendido, entrando em outro segmento!!

  • king diamond

    bom, como aki no brasil a aparencia do carro conta + do que o custo x beneficio, é só a GM mudar a cara (fazer uma plástica) no carro e fazer algumas ações publicitárias como “Conheça a NOVA Tracker”… hehehehehe

    ai vai vender um monte!

  • Gabriel,the “mal”

    pra mim o zetec fica atrás do motor do monza(usado no vectra),que fica depois do AP todopoderoso.

    alguem sabe me dizer se esse motor do Tracker é o mesmo do monza?

  • Jailson

    O único problema do Tracker é o motor, poderia manter o suzuki 16v. Fora isso o projeto do tracker é incontestavelmente melhor para sua proposta fora de estrada. Pergunte a qualquer jipeiro. Veja os as especificações: 4×4 reduzida, Suspensão Traseira Tipo 5-Link com 5 pontos de articulação entre a carroceria e o eixo traseiro rígido. E como todo 4×4 de verdade tem o chassi de longarina.

  • Jailson

    Esqueci de mencionar que com o motor longitudinal e a tração traseira no modo 4×2, o tracker enfrenta a terra com mais desenvoltura.

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [quote comment="33239"]pra mim o zetec fica atrás do motor do monza(usado no vectra),que fica depois do AP todopoderoso.

    alguem sabe me dizer se esse motor do Tracker é o mesmo do monza?[/quote]

    O motor do Tracker é Suzuki, e o do Vectra é Opel. Mas até hoje o motor do vectra é usado pela Chevrolet da Coréia do Sul, antiga Daewoo. É usado até nos carros da Chevrolet que correm no mundial de turismo.

  • Ochackal

    [quote comment="33176"][quote comment="33139"]Só q ninguém falou q a GM parou d produzir essa trenhada… né? Tá na cara q essa matéria é paga! Esses manés do UOL só fazem matéria assim, comprada, sem nenhum comprometimento com o consumidor!!! Vê se o pessoal do NA para d colocar essas besteiras no fórum![/quote]
    bghrbhgbrhgb, ixxxxxxxx…. nada a ver![/quote]
    Fica quieto muleki antes d falar q alguém ta falando besteira! Vai se informar!!!! As concessionárias tao loucas querendo desovar esse tracker! A produção dessa jossa parou por causa doVitara 2ª geração! Até porque vc nem deve lembrar dos primeiros Tracker com motor diesel de oitenta e poucos cavalos! Na época o carro era atual e muito belo, só q o motor… Bem, nisso concordamos, os motores que a GM usa no Brasil são uma vergonha!!!!!!!!!!!!!!!!!

  • cRiPpLe_rOoStEr 100% Chevrolet

    [quote comment="33213"]Dizer que e Eco é uma enganação é a Tracker não é uma tremenda besteira…essa Tracker é feia, antiquada, já estava no mercado a muito tempo antes da Eco (como Vitara) e nunca fez sucessso…sem essa conheço a Eco (meu primo e monte de gente aqui da empresa tem uma) e já andei nessa GM “Treco” é horrivel fosse percebe a idade nela no andar….

    ah tenho um GM (Vectra) e um Ford (Escort Zetec) e um colega aqui diz que não confia nos motores ford´s, bom azar o dele…eu confio…tive ford, fiat,VW e GM…[/quote]

    Quem disse que o Vitara não fez sucesso??? Fez tanto que ainda há vários rodando por aí, tanto em trilhas quanto na cidade. Mas o dólar alto acabou prejudicando as operações da Suzuki para importar os modelos prontos do Japão, então montam em CKD na Argentina e entram sem imposto pelo Mercosul.

  • Flavio

    Acho ridiculo essa materia falando sobre o tracker ser ultrapassado na verdade ele é um “Jipe” digamos assim… seu concorrente o Eco não possui teto solar e o preço é exorbitante para tão pouco.. alem do mais minha irmã tem um Eco e com 20 mil km travou anel do pistão é mole? acho esse carro muito bom , bonito e agradavel com preço justo! alem do seguro ser barato!

  • jose ferreira

    TRACKER-TODOS FALAM QUE O CARRO É UM CARRO DESATUALIZADO, O DESENHO É ULTRAPASSADO, MAS É UM EXCELENTE CARRO, NAO TEM COMPARACAO COM O ECOESPORT, EU CONHECO PESSOAS QUE SO COMPRAM CARROS SE FOR “BONITINHO”, E NAO POR SEU CUSTO-BENIFICIO, VOCE SJA VIRAM O DESIGN DE VARIOS OUTROS CARROS ?, O NOVO ECOESPORT COPIOU O DESNEHO DO CARRO FREE LANDER, O DESIGN DOS CARRO S DA WOLKSWAGEN SAO RIDICULOS E DE MUITO MAL GOSTO,MAS O POVO COMPRA CARROS POR QUE SAO BONITINHOS E NAO DURAVEIS,É MUITA FALTA DE INFORMACAO.

  • Marcos

    O Tracker é “a opção” para este segmento. O tópico não serve pra comparar “abóbora com abacate”. O brasileiro tem preguiça de ler ou interpretar textos. Tracker é off-road (dos mais simples, mas é). EcoSport é carro normal. O que eles têm em comum é a altura, o conforto, acessórios, tamanho, enfim… cada um com seu prol e contra. Agora, falar de tacada (como o próprio autor da matéria) que o carro é ultrapassado?! Comentário infeliz e inócuo. Um carro com ABS, Airbag, teto solar, na estrutura que ele tem, vindo de um senhor projeto que foram os Vitaras, neste mercado porcaria que é o BR – isto é “ultrapassado”? De onde cê escreveu a matéria? NY? Nota zero! Agora, gosto não se discute! O design deste carro AINDA depois de ANOS dá um banho em um monte de outros por aí – pra quem curte! É como dizer que loira é “mais qq coisa” que morena – só gente sem cultura tem coragem pra expor uma besteira dessas. Pelo custo, conforto, itens de série, seguro, dirigibilidade e vários outros aspectos, é “a opção” para quem usa em cidade e curte dar um pulinho fora da estrada com estilo. Só espero que a GM dê continuidade e que o Eco (que particularmente não gosto) ajude na competitividade. [ ]‘s a todos!

  • joao

    Sou proprietario de um tracker, e sinceramente asntes de me decidir pela aquisição pesquisei outros modelos, exemplo eco/ford, mas optei pela GM por inumeras razões, dentre elas o custo beneficio. Estou muito contente com as respostas que tenho obtido quando solicitado e tmb. com o otimo desempenho que este veiculo me oferece, afinal temos ai uma fusão de tecnologia Norte Americana, Japonesa, Brasileira e Argentina.Quer mais!

  • Rogério

    Caras ! Nesse forum discutindo sobre o tracker, comessou em 08/2007, que ele vai sair novamente de linha, mas vejam : já estamos em 2009 e a GM continua vendendo esse jipinho. Comprei um esse ano (ele é Ano2006/Modelo2007) paguei 43.000,00, tá com 3.000 km (tá zerado), tô gostando muito, é um carro muito bom, o custo/benfício nem se fala, quanto a linhas e designer desatualizado, eu não concordo muito, pois, disseram que ele é quadrado (alguém já olhou pro TR4 ? , faça o favor !!!

  • neto

    nao tem eco spot, idea adventuri, cros fox para todo tipo de terreno na classificacao do automovel so TRACKER E TR4 as duas retadas e com a vinda da nova TRACKER a luta vai continuar que a TRACKER nova que voltara em LINHA, A Luta continua companheiro com a TRACKER PAI E FILHA.